Вы находитесь на странице: 1из 7

Manual da Planilha LS Opes

ltima atualizao em 18/11/2009 as 12:55

Configuraes da planilha
Para o pleno funcionamento da planilha LS Opes necessrio que os suplementos que acompanham a planilha sejam ativados e o nvel de segurana das macros esteja configurado no nvel mdio de proteo.

No Excel 2003
No Excel 2003 o primeiro passo clicar em Ferramentas Suplementos... Marcar todos os suplementos disponveis Confirmar A segurana das macros pode ser acessada pelo item Ferramentas Macro Segurana... Nivel Mdio

No Excel 2007
No Excel 2007 o primeiro passo clicar no Microsoft Office Button Boto Opes do Excel Suplementos Boto Ir (ao lado de Gerenciar: Suplementos do Excel) Marcar todos os suplementos disponveis Confirmar Agora a vez de liberar as macros, baixando seu nvel de segurana para mdio A segurana das macros pode ser alterada na Central de Confiabilidade Microsoft Office Button Boto Opes do Excel Categoria Central de Confiabilidade Boto Configuraes da Central de Confiabilidade Categoria Configuraes de Macro Desabilitar todas as macros com notificao

Cotaes
A planilha recebe as cotaes por meio do Link DDE e funciona com 6 programas de cotao. necessrio selecionar o programa antes de comear a utilizao da planilha. Na aba Links clique na clula i1 escolha o programa na lista suspensa e em seguida pressione a figura do raio logo abaixo. Caso no tenha nenhum dos programas h duas maneiras, preencher os dados na mo ou editar a aba Links. Obs: A planilha s puxa os dados do ProfitChart se os ativos estiverem adicionados no grid de cotaes. No ProfitChart aperte Ctrl + A e selecione a guia Opes, marque as opes desejadas e adicione ao grid.

Outros problemas
Um problema comum so as clulas dos dias restantes corromperem. Selecione uma, aperte a tecla F2 e depois ENTER. Se no der certo troque NETWORKDAYS por DIATRABALHOTOTAL.

A Planilha
O documento permite acompanhar e controlar operaes no mercado de opes das empresas BM&FBovespa, Petrobrs e Vale. Cada empresa conta com duas planilhas, uma delas para o vencimento atual e outra para o vencimento seguinte. Tentamos criar uma planilha simples e prtica que pode ser utilizada para o acompanhamento, controle e simulao de qualquer trava com opes. Sugerimos que esta planilha seja adotada pelo aluno na rotina de suas operaes. Uma nova verso da planilha pode ser baixada, www.leandrostromer.com.br, a cada novo vencimento com as sries em aberto para os prximos dois meses. Essa a planilha que vamos trabalhar:

Figura 1: Viso geral da planilha LS Opes.

Como utilizar a planilha


A planilha composta por dois mdulos: Mercado e Simulado.

Mercado
O mdulo o mercado permite verificar as gregas das opes em tempo real e traar a curva da d posio para o dia do vencimento. Nele h uma srie de variveis que j vm preenchidas para o funcionamento da planilha. C3 Cotao do Ativo-Objeto C4 Taxa de Juros (Selic) C5 Dias teis restantes para o vencimento da srie atual C6 Dia do vencimento da srie atual C7 Dias teis is restantes para o vencimento da srie seguinte C8 Dia do vencimento da srie seguinte C9 Volatilidade Se os dados acima estiverem corretos o quadro MERCADO fornecer a cotao das opes, os strikes, as volatilidades implcitas calculadas , as gregas e outros parmetros. parmetros

A Grade
A Grade j vem preenchida com uma srie de opes sugeridas. possvel mudar qualquer uma delas, o recomendado que se mantenham em seqncia para uma melhor viso das gregas no quadro MERCADO. Mudando as opes na Grade a planilha automaticamente alimenta os quadros MERCADO e SIMULADO. A coluna PREO somente ser preenchida caso haja abertura de posies na bolsa de valores valores. A primeira coluna se refere s opes, as colunas seguintes correspondem ondem ao tipo da operao (compra ou venda), quantidade e preo.

As compras ou vendas so marcadas com as letras C ou V e as quantidades expressas em unidades de K. Exemplo: Uma compra de 1000 PETRI30, , conhecida tambm como 1K de PETRI30 deve ser marcada como C 1,0 Uma venda de 500 PETRI32, conhecida tambm como 0,5K de PETRI32 deve ser marcada como V 0,5 Obs.: Na planilha sempre que uma opo for marcada como C ou V a cor de alguns itens mudar. Na figura a ao lado nota-se a compra em azul ul e a venda em vermelho. Assim que uma posio montada o grfico mostra seu retorno nos diversos preos do ativo-objeto ativo no dia do vencimento.

Gregas, Financeiro e Resultado


A coluna Mercado no quadro das gregas mostra as gregas em tempo real da posio montada. importante salientar que a posio a soma de todas as operaes feitas. Pode ser um trava de alta, lanamento coberto ou qualquer outro tipo. Se o indicador for negativo os resultados aparecero em vermelho, caso sejam positivos aparecero em azul.

A figura abaixo representa uma trava de baixa. O financeiro em menos 90 centavos (crculo vermelho 1) representa que receberemos 90 centavos se montarmos a posio ou pagaremos 90 centavos para desmont-la, caso estejamos posicionados. O segundo crculo vermelho nos indica quanto recebemos por unidade de trava no momento em que a trava foi montada.

O crculo azul retorna a diferena entre os crculos vermelhos. Nesse caso recebemos 97 centavos e o mercado nos cobra 90 centavos, resultando um lucro de 7 centavos por unidade de trava.

Simulado
O modo simulado permite simular cenrios de mercado e ento calcular as gregas das opes.

Esse modo timo para se combinar com AT no ativo-objeto, uma vez que sua funo principal simular o mercado. Exemplo: feito um estudo indicando que h uma boa probabilidade da VALE acertar sua prxima resistncia em 47,50. Esse valor ento inserido na clula D3 e o quadro SIMULADO calcula os prmios e gregas das opes.

Cabe ao aluno ambientar-se com esta planilha e com ela fazer seus controles e simular operaes. Com o tempo se percebera que ela uma tima ferramenta de estudo e observao do mercado, e o aluno ficara pratico em preencher suas clulas, bem como visualizara automaticamente as informaes que ela fornece. Outra planilha devera ser usada para controle e apurao contbil das operaes. Esse modo tambm faz o uso da grade. No modo mercado acima foi explicada a funo de todas as colunas da grade, menos a coluna preo. Essa coluna serve para simular preos de compra e venda das opes.

Вам также может понравиться