Вы находитесь на странице: 1из 30

UNIVERSIDADE CATLICA DE BRASLIA

PR-REITORIA DE GRADUAO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO

Curso de Engenharia Civil


CARTILHA DE UTILIZAO DA NR 18 E U CANTEIRO DE O!RA"
Autores: Patric He ri!ue U"a#$i o $e %reitas &at'e(s A#)ei$a Reis Orie ta$or: Ro$ri*o Stu$art Corr+a

BRASLIA

2013

CARTILHA DE UTILIZAO DA NR 18 EM UM CANTEIRO DE OBRA1

Mathews A !e"#a Re"s $at%"& He'%"()e U*a #"'+ #e ,%e"tas patrichenrique@hotmail.com mathews_reis22@hotmail.com O%"e'ta#+%- R+#%".+ St)#a%t C+%%/a Curso de Graduo em Engenharia Civil Universidade Catlica de Braslia

RESUMO
Os processos na construo civil brasileira ainda demandam uma grande quantidade de mo de obra nos canteiros de obras! "endo em vista essa situao# e$istem as %ormas &egulamentadoras '%&(s) que ob*etivam garantir a segurana e sa+de dos trabalhadores# provendo maior padroni,ao de procedimentos e atividades nesse ambiente de trabalho! %& ./ 'Condi0es e 1eio -mbiente de "rabalho na Construo Civil) 2 a norma que mais possui diretri,es aplic3veis aos canteiros de obras# sendo compulsrio o seu emprego neles! 4or2m 2 uma norma e$tensa# pouco did3tica e de di5cil compreenso! Considerando esses 5atos# o presente trabalho visa desenvolver uma cartilha de 53cil entendimento sobre a utili,ao da %& ./ no ambiente do canteiro de obras# apresentando o conte+do da norma de 5orma did3tica e ob*etiva! - cartilha possuiu te$tos simples e ilustra0es que ob*etivam melhorar a qualidade de transmisso da mensagem# sendo direcionada para os trabalhadores presentes no canteiro de obras! $ALA0RAS CHA0ES- %orma &egulamentadora ./# %& ./# Canteiros de Obras# 6egurana do trabalho e 6a+de no trabalho!

-rtigo apresentado ao Curso de Graduao em Engenharia Civil da Universidade Catlica de Braslia# como requisito para obteno ao ttulo de Bacharel em Engenharia Civil! O artigo 5oi aprovado pelo pro5essor7 &odrigo 6tudart Corr8a! Braslia# 9: de novembro de 9;.<!

ABSTRACT
"he Construction processes involved in the Bra,ilian construction industr= still emplo= a large >or?5orce at construction sites! @n vie> o5 this situation# there are the &egulator= %orms# >hich aim to ensure the sa5et= and health o5 >or?ers# providing greater standardi,ation o5 procedures and activities in the >or?place! "he &egulator= %orm no! ./ 'Conditions and Aor? Environment in Construction) is the one that o55ers more guidelines applicable to construction sites# being compulsor= its application in them! Bo>ever is an e$tensive norm# little didactic and di55icult to understand! Considering these 5actors# the present >or? aims to develop an eas= to understand guideboo? on the use o5 &egulator= %orm no! ./ in the environment o5 the construction site# presenting the contents o5 the norm no! ./ didacticall= and ob*ective! "he guideboo? had simple te$ts and illustrations that aim to improve the qualit= o5 the message transmission# being directed to >or?ers present at the construction site! 1E23ORDS- &egulator= %orm no! ./# %& ./# Construction 6ites# Aord sa5et= and Bealth at >or?!

14 INTRODUO
%o cen3rio da construo civil brasileira 2 comum se deparar em canteiros de obras com situa0es que envolvam 5alta de segurana na e$ecuo de servios! @sso ocorre na maioria das ve,es devido C car8ncia na implementao de medidas preventivas de segurana que ameni,em a incid8ncia de atos e condi0es inseguras! "rata se de uma herana antiga# quando era mnima a importDncia da segurana no trabalho! E essa herana re5lete numa viso pouco racional# onde a minimi,ao de custos ainda 2 vigente# decorrendo Cs ve,es na no utili,ao de recursos que visam promover a sa+de e a segurana do trabalhador! - segurana do trabalho 2 um 5ator integrante no processo de produo e deve ser um dos ob*etivos permanentes de uma empresa# visando C preservao de seu patrimEnio humano e material# de clientes e terceiros# dando assim continuidade Cs atividades em padr0es adequados de produtividade com qualidade de servio '&ousselet# .FFF)! Ge acordo com &ocha '9;;H)# a segurana do trabalho 2 um dos elementos de grande importDncia para o sucesso de qualquer tipo de empreendimento# ressaltando sua in5lu8ncia na produtividade# custos# perdas e a imagem da empresa# en5ati,ando tamb2m a sua importDncia no bem estar de todos que esto envolvidos no trabalho! 1esmo com esse arcabouo de importDncias citadas# a segurana do trabalho ainda assim 2 negligenciada em ambientes de trabalho! Ia, se ento necess3rio a normati,ao da reali,ao de algumas atividades e procedimentos# com ob*etivo de ameni,ar a ocorr8ncia de acidentes de trabalho! - %orma %& ./ 'Condi0es e 1eio -mbiente de "rabalho da Construo Civil# .FJ/)# estabelece as diretri,es administrativas# de plane*amento e organi,ao# com o ob*etivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos de segurana nos processos# nas condi0es e no meio ambiente de trabalho na ind+stria da construo civil! 4ortanto# a utili,ao das in5orma0es contidas nessa norma tornam se 5undamentais para o 5uncionamento de canteiros de obras! "rata se# por2m# de uma norma e$tensa# proli$a e de di5cil compreenso# caractersticas que di5icultam uma maior adeso por parte dos empregadores e empregados# principalmente em canteiros de pequeno porte! Outro problema comum 2 o nvel bai$o de

conhecimento da norma por parte dos respons3veis pelas obras# gerando uma s2rie de de5ici8ncias de ordem administrativas e t2cnicas! O ob*etivo geral deste trabalho 2 desenvolver uma cartilha de orientao sobre a utili,ao da %orma &egulamentadora nK ./ %& ./ do 1inist2rio do "rabalho em um canteiro de obras# visando C sa+de e segurana dos trabalhadores! Como ob*etivos espec5icos# tem se7 Gistinguir de 5orma simples e direta# na cartilha# as in5orma0es de maior relevDncia contidas na %orma %& ./! Girecionar a cartilha para todos os trabalhadores de um canteiro de obrasL 4romover a correta aplicao da %orma %& ./ no ambiente de trabalho!

24 MATERIAL E M5TODOS
O te$to do trabalho ser3 desenvolvido por meio de t2cnicas de sumari,ao# tendo como base o conte+do da norma %& ./! 6ero utili,adas 5iguras com intuito de melhorar a qualidade da mensagem! Cada tpico possuir3 uma ilustrao re5erente aos procedimentos abordados por ele! - cartilha ser3 impressa# com tinta colorida# em papel recicl3vel# no 5ormato -H '.M#H $ 9;#H cm)!

34 SUMARIZAO DA NORMA NR 18 E ILUSTRA6ES


Este captulo apresenta o trabalho de sumari,ao da norma %& ./# em que 5oram

reunidos# de 5orma resumida# os tpicos de maior importDncia para o conte$to de um canteiro de obras! Nunto aos tpicos# 5oram utili,adas 5iguras que ilustram as in5orma0es re5erentes a cada um deles! O conte+do deste captulo 2 o mesmo utili,ado para a elaborao da cartilha! 141 A$RESENTAO O que so as %ormas &egulamentadoras do 1inist2rio do "rabalho %&(sO

"ratam se de normas que regulamentam os procedimentos de segurana e preservao da sa+de de trabalhadores# editadas pelo minist2rio do trabalho! Pual o ob*etivo da %& ./O @mplementar medidas de controle e princpios preventivos de segurana na e$ecuo de atividades em canteiros de obras! Iigura ;. -presentao!

IO%"E7 43gina do site da 6a5et= Gimensions9!

142 DOCUMENTAO E RE7UISITOS -ntes de se dar inicio a atividades no canteiro de obras# deve se in5ormar C Gelegacia &egional do "rabalho7 a) O endereo e o tipo da obraL b) - quali5icao do contratante# empregador ou condomnioL c) -s datas previstas para o incio e t2rmino da obraL d) - reali,ao do 4rograma de 4reveno de &iscos -mbientais 4C1-" '%& ./)# dependendo do n+mero de empregados! 44&- '%& F) ou do

4rograma de Condi0es e 1eio -mbiente de "rabalho na @nd+stria da Construo

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!sa5et=dimensions!com!auRprogramsRpublicScertSohsSconstructionT! -cesso em Out! 9;.<!

Iigura ;9 Gocumentao e &equisitos

IO%"E7 43gina do site da -utospit<!

143 COMISSO INTERNAR DE $RE0ENO DE ACIDENTES 8 CI$A

a) - empresa que tiver a partir de vinte empregados '%& H) e um ou mais canteiros de obra deve possuir7 @! C@4- centrali,ada# no caso de menos de setenta empregados em toda's) a's) obra's)L @@! C@4- por estabelecimento# no caso de setenta ou mais empregados por obraL @@@! C@4- provisria# no caso de canteiros cu*a durao das atividades se*a menor que cento e oitenta dias!

b) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR =4

Iigura ;< Comisso @nterna de 4reveno de -cidentes C@4-

<

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!autospiti!grRtraderR/<: T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da &9 "reinamentoM!

14> CERCAMENTO DO CANTEIRO

a) O canteiro de obras deve ser cercado com tapumes ou barreiras# antes do incio das atividadesL b) Caso a edi5icao estiver em contato direto com a rua ou passeio# devem ser construdas galerias de proteo sobre o passeio!

Iigura ;M Cercamento do Canteiro!

Gisponvel em7 Q http7RRr9treinamentos!com!brRcursosRdesignado cipa nr HR T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da Construtora e @ncorporadora 4GGH!

14= OR?ANIZAO E LIM$EZA

a) O canteiro de obras deve estar sempre limpo e organi,ado# no havendo impedimentos nas vias de circulao# passagens e escadasL b) Os entulhos devem ser constantemente coletados e removidos# sendo proibido conserv3 los no ambiente da obra!

Iigura ;H Organi,ao e Uimpe,a!

Gisponvel em Q http7RR>>>!pdg!com!brRimovel print!phpOidEmpreendimentoV:F. T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da Construtora e @ncorporadora 4GG:!

14@ ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS NO CANTEIRO DE OBRAS

a) Os materiais devem ser arma,enados de 5orma que no impeam o trDnsito de trabalhadoresRmateriais e o combate a inc8ndioL b) 1ateriais t$icos# corrosivos# in5lam3veis e e$plosivos devem ser arma,enados em locais isolados e sinali,ados! a) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NRAs 11 e 204

Iigura ;: -rma,enamento de 1ateriais no Canteiro de Obras!

Gisponvel em Q http7RR>>>!pdg!com!brRimovel print!phpOidEmpreendimentoV:F. T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 Obra residencial 4onte -lta# Gama GI!

14B CREA DE 0I0DNCIA Os canteiros de obras necessitam em suas 3reas de viv8ncia de7 a) I'sta a:;es Sa'"tE%"as que devem possuir lavatrios# vasos sanit3rios# mictrios e chuveiros el2tricos# sendo as instala0es mantidas de 5orma higi8nica# no havendo ligao direta com re5eitriosL b) 0est"E%"+s com cobertura# ventilao e iluminao adequada# detendo de arm3rios individuais para os trabalhadoresL c) ReFe"tG%"+ com mesas e bancos que atendam a demanda de trabalhadores# dotados de lavatrios pr$imos Cs depend8ncias! d) Be*e#+)%+s que 5orneam 3gua pot3vel aos empregados! e) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 2>4

Iigura ;J 6anit3rio Wrea de Xiv8ncia

IO%"E7 43gina do site da Construtora e @ncorporadora 4GGJ!

148 UTILIZAO DE E7UI$AMENTO DE $ROTEO INDI0IDUAL 8 E$I

a) - empresa deve 5ornecer a todos os trabalhadores os E4@(s adequados aos riscos espec5icos associados a cada atividade! 6endo os E4@(s mais comuns7 @! CapaceteL @@! 4rotetores auricularesL @@@! 13scaraL @X! Yculos ou viseiraL X! UuvasL X@! BotasL X@@! Cinto de segurana!

Gisponvel em Q http7RR>>>!pdg!com!brRimovel print!phpOidEmpreendimentoV:F. T! -cesso em Out! 9;.<!

b) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR @4

Iigura ;/ Utili,ao de Equipamentos de 4roteo @ndividual E4@

IO%"E7 43gina do site da Uedcor Construction Uimited /!

Iigura ;F E$emplos de E4@(s!

IO%"E7 43gina do site da E4@ Brasil UtdaF!

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!proso5s?=!comRinde$!phpZmiV9[ptV.[piV.;;;;[sV9[pV9[aV;[atV; T! -cesso em Out! 9;.<! F Gisponvel em7 Q http7RR>>>!epibrasil!com!brROgclidVC4Arlua;$UoCI\6dM-od ]@-gg T! -cesso em Out! 9;.<!

14H SINALIZAO DE SE?URANA

a) O canteiro de obras e suas pro$imidades devem ser sinali,ados por meio de avisos# placas eRou carta,es indicando sadas# acessos# equipamentos# isolamentos e circulao de veculosL b) 6o imprescindveis as sinali,a0es de advert8ncia em relao ao acionamento de m3quinas# uso de E4@(s e risco de quedaL c) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 2@4

Iigura .; 6inali,ao de 6egurana!

IO%"E7 43gina de Est3gio 6upervisionado em Obra do site da Universidade Iederal do &io Grande do 6ul.;!

Iigura .. E$emplos de 6inali,a0es!

.;

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!u5rgs!brResoRcontentROattachmentSidVH;F T! -cesso em -go! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da "o>bar 6inali,ao de 6egurana ..!

1410 TREINAMENTOS

a) Gevem ser reali,ados treinamentos admissionais e peridicos para todos os empregados do canteiro de obras# com o ob*etivo garantir a e$ecuo de atividades com seguranaL b) Os treinamentos admissionais e peridicos devem orientar# principalmente# sobre o ambiente de trabalho# os riscos envolvidos em cada 5uno e ao uso correto dos E4@s!

Iigura .9 "reinamento!

..

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!to>bar!com!brRlo*aR T! -cesso em -go! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site Gproteo Engenharia e Consultoria.9!

1411 $ROTEO CONTRA INCDNDIOS

a) O canteiro de obras deve possuir trabalhadores capacitados para combate a inc8ndiosL b) ^ necess3ria a instalao de alarmes indicadores de inc8ndio em pontos estrat2gicos do canteiroL d) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 234

Iigura .< "reinamento de 4roteo Contra @nc8ndio!

.9

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!dprotecao!com!brR9;.9R;<R./Rgps obra ilhas vivenceR T -cesso em -go! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site Cursos @E-.<!

1412 ESCA0A6ES E ,UNDAO

a) -s 3reas de escavao devem ser isoladasL b) "aludes com pro5undidade superior a .#9H metros devem ser estruturados# garantindo estabilidade e segurana# sendo eles dispostos de escadas ou rampas! c) Os materiais retirados na escavao devem ser arma,enados a uma distDncia superior a metade da pro5undidade da escavao! c) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 214

Iigura .M E$ecuo de uma Iundao!

.<

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!cursosiea!com!brR5otosRcursos e treinamentoRtreinamento de combate a incendio bunge T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da -!\oshii Engenharia Obra 1aison 4restige.M!

1413 INSTALA6ES EL5TRICAS

a) Os condutores de energia devem ser isolados# sendo que durante a reali,ao de servios de instala0es el2tricas# eles devem estar desenergi,adosL b) Os circuitos el2tricos devem7 @! 6er protegidos contra intemp2ries 'chuva# vento# e outros)# impactos el2tricos e corrosoL @@! 6er identi5icados dentro do quadro!

c) ^ importante aterrar todas as estruturas e carcaas provenientes de equipamentos el2tricosL e) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NRAs 10 e 1@4
.M

Gisponvel em7 Q http7RR>>>!a=oshii!com!brRlanamentosRacompanhe sua obraR<<R1aison prestigeR T! -cesso em Out! 9;.<!

Iigura .H @nstalao El2trica!

IO%"E7 43gina do site da _opelsa @nstala0es El2tricas @ndustriais .H!

141> SER0IOS DE CAR$INTARIA

a) O canteiro de obras deve possuir uma serra circular sobre uma mesa est3vel# com um protetor de disco e coletor de serragemL b) O local de trabalho deve possuir um piso antiderrapante e uma cobertura capa, de proteger os trabalhadores contra quedas de materiais e intemp2ries 'chuva# vento# e outros)!

Iigura .: 6erra Circular!

.H

Gisponvel em7 Q http7RR?opelsa!com!brRservicosRinstalacoes eletricas industriaisR T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da 6 e 6 ao trabalho.:!

141= SER0IOS DE ARMA6ES DE AO

a) %o local dos servios de corte e dobra de ao# deve ser montada uma banca ou plata5orma de trabalhoL b) -s pontas verticais das arma0es devem ser mantidas protegidas# evitando o risco de per5ura0es e rasgamentos!

Iigura .J 6ervios de -rmao de -o!

.:

Gisponvel em7 Q http7RRsegurancatoscana!blogspot!com!brR T! -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da &onasc Construo e &e5orma.J!

141@ SER0IOS ESTRUTURAIS DE CONCRETO

a) -s arma0es de pilares devem ser escoradas antes do cimbramento# havendo a inspeo das escoras antes e durante a concretagemL b) -s cone$0es dos tubos transportadores de concreto devem prover de dispositivo de segurana que impea a separao das partesL c) Gevem ser elaborados meios que impeam a queda de materiais durante a des5orma da estrutura!

Iigura ./ 6ervio de Estrutura de Concreto!

.J

Gisponvel em7 Q http7RRronascobras!blogspot!com!brR9;.<R;JRarmacoes em aco para porticos prestacao!html T -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 Empreendimento Ile$ Gama Construtora UB Xalor!

141B ESTRUTURAS METCLICAS< SOLDA?EM E CORTE A 7UENTE

a) O local de trabalho dos servios de soldagem ou corte a quente deve ser protegido por material do tipo incombustvel 'que no pega 5ogo)L b) -ntes de reali,ar qualquer servio de solda# rebitagem ou para5usagem a pea deve ser previamente 5i$ada# combatendo riscos de quedaL

Iigura .F E$ecuo de 6oldagem!

IO%"E7 43gina do site Ai?ip2dia 6oldagem a -rco El2trico Com Eletrodo &evestido./!

1418 AL0ENARIA RE0ESTIMENTO E ACABAMENTO

a) -s paredes de alvenaria da peri5eria das edi5ica0es devem ser mantidas est3veis# evitando o risco de desmoronamentoL b) Os locais logo abai$o dos servios de pele vidro devem ser interditados ou protegidos contra a queda de materiais# sendo que aps a colocao# os vidros devem ser visivelmente marcados!

Iigura 9; E$ecuo de -lvenaria!

./

Gisponvel em7 Q http7RRpt!>i?ipedia!orgR>i?iR6oldagemSaSarcoSel`C<`-FtricoScomSeletrodoSrevestido T -cesso em Out! 9;.<!

IO%"E7 Empreendimento Ile$ Gama Construtora UB Xalor!

141H ES$AOS CON,INADOS

5) Gevem ser treinados trabalhadores para a e$ecuo de servios em espaos con5inados# evidenciando os riscos envolvidos na atividadeL d) Em locais con5inados onde sero reali,ados servios com uso de substDncias in5lam3veis# so proibidos7 @! Pualquer material que possa gerar 5ascaL @@! 6ervios de soldagem e corte a quente que possa gerar inc8ndio!

g) O local con5inado dever possuir meios seguros de resgate# caso ocorra algum acidenteL h) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 334

Iigura 9. 6ervio em Espao Con5inado!

IO%"E7 43gina do site &esgate "2cnico Especiali,ado.F!

1420 TRABALHO EM ALTURA

a) Gevem

ser

instaladas

prote0es

5i$as

na

peri5eria

da

edi5icao

5echamentosRprote0es de car3ter provisrio nas aberturas de pisos# evitando a queda de empregados e materiaisL b) - edi5icao deve possuir plata5ormas protetoras contra queda de materiais em sua peri5eriaL c) "odo o permetro da edi5icao deve ser 5echado por tela de proteoL d) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 3=4

Iigura 99 "rabalho em -ltura!

.F

Gisponvel em7 Q http7RRresgatetecnicoespeciali,ado!blogspot!com!brR9;..R;<Rtrabalho resgate em espaco con5inadoS;M!html T -cesso em Out! de 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da B2rcules Equipamentos9;!

1421 MO0IMENTAO E TRANS$ORTE 0ERTICAL DE MATERIAIS E $ESSOAS

a) Os equipamentos de transporte de materiais e os de pessoas devem ser operados apenas por trabalhadores quali5icados# devendo os equipamentos serem vistoriados periodicamenteL b) ^ estritamente proibido o transporte de pessoas em elevadores de materiaisL c) Os elevadores de passageiros podem transportar pessoas ou materiais# desde que no ocorra de 5orma simultDnea! d) $a%a !a"s #"s9+s":;es< &+'s) ta% NR 114

Iigura 9< Cremalheira em Iuncionamento!

9;

Gisponvel em7 Q http7RRherculesequipamentos!blogspot!com!brR T -cesso em Out! de 9;.<!

IO%"E7 43gina do site da Construtora e @ncorporadora 4GG9.!

1422 ANDAIMES ,ACHADEIROS

a) Os andaimes 5achadeiros devem7 @! 6er travados no piso e em sua 5ace de 5orma que garanta total segurana C estruturaL @@! 4ossuir escadas incorporadas a sua estrutura# para reali,ao de acessos verticais!

b) %a montagem e desmontagem dos andaimes# a movimentao vertical das peas deve ser reali,ada por meio de cordas ou por um sistema de iamento prprio# havendo o isolamento completo do local do servioL
9.

Gisponvel em Q http7RR>>>!pdg!com!brRimovel print!phpOidEmpreendimentoV:F. T! -cesso em Out! 9;.<!

c) ^ necess3ria a utili,ao de tela de arame galvani,ado ou material equivalente ao redor dos andaimes# para proteo no caso de queda de materiais!

Iigura 9M -ndaime Iachadeiro!

IO%"E7 43gina do site da C%I 6oluo Uoca0es Utda! 99!

>4 CONCLUSO E RECOMENDA6ES

Com base na leitura e interpretao da %orma &egulamentadora nK ./ %& ./ do 1inist2rio do "rabalho 5oi elaborada uma cartilha com te$to simples e direto e ilustra0es para 5acilitar o entendimento e assimilao dos procedimentos de segurana no canteiro de obras!

99

Gisponvel em7 Q http7RRuug!com!brR"emplateUug;;<R@nterna!asp$Oid6iteV.<.[i@dVJ;M[homVtrue T! -cesso em Out! de 9;.<!

- utili,ao desta cartilha no cotidiano de um canteiro de obras pode contribuir na conscienti,ao da importDncia da %& ./ e das demais %&(s a ela vinculadas!

Gestaca se# a necessidade de elaborao de outras cartilhas abordando outras %&(s! @sso pode agregar conhecimento e assimilao das normas de segurana no trabalho# visto que# no Brasil em particular# h3 car8ncia de trabalhos apro5undados sobre segurana do trabalho na construo civil!

=4 RE,ERDNCIAS BIBLIO?RC,ICAS
&OU66EUE"# Edison da 6ilvaL I-UCaO# Cesar! A se.)%a':a 'a +*%a IMa')a tJ&'"&+ #e se.)%a':a #+ t%a*a h+ e! e#"F"&a:;es 9%e#"a"sK! Editora @nterci8ncia Utda!# &N! &OCB-# Carlos -lberto G! 6! de Cavalcante! D"a.'Gst"&+ #+ &)!9%"!e't+ #a NR 18 '+ s)*set+% e#"F"&a:;es #a &+'st%):L+ &"M" e s).est;es 9a%a !e h+%"as4 Gisponvel em7 Q http7RR>>>!lume!u5rgs!brRhandleR.;./<R9MJ:T -cesso em7 ;H de Outubro de 9;.<! %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& : #e 9%+te:L+ "'#"M"#)a 8 E$I4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& .; Se.)%a':a e! "'sta a:;es e se%M":+s e! e et%"&"#a#e4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& .. !+M"!e'ta:L+< a%!aNe'a.e's e !a')se"+ #e !ate%"a"s4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& .: +9e%a:;es 9e%".+sas4 At"M"#a#es e T%a's9+%te< E()"9a!e't+

%&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& ./ !e"+ a!*"e'te #e t%a*a h+ #a "'#Ost%"a #a &+'st%):L+4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& 9; saO#e #+ t%a*a h+ &+! "'F a!EMe"s e &+!*)stPMe"s4

C+'#":;es e

Se.)%a':a e

%&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& 9. T%a*a h+ a &J) a*e%t+4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& 9< &+'t%a "'&/'#"+s4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& 9M sa'"tE%"as e #e &+'F+%t+ '+s +&a"s #e t%a*a h+4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& 9: S"'a "Na:L+ #e se.)%a':a4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& <. saO#e '+s t%a*a h+s e! es9a:+s &+'F"'a#+s4 %&# %orma &egulamentadora do 1inist2rio do "rabalho e Emprego! %& <H a t)%a4 T%a*a h+ e! Se.)%a':a e C+'#":;es $%+te:L+

@4 A?RADECIMENTOS
-gradecemos aos nossos pro5essores# em especial ao nosso orientador &odrigo 6tudart Corr8a# por terem sido os grandes respons3veis pelo nosso aprendi,ado durante o curso de Engenharia Civil! -gradecemos tamb2m a instituio Universidade Catlica de Braslia por todo o apoio prestado durante o decorrer do curso! E por 5im# somos eternamente gratos aos nossos pais pela orientao e incentivo prestados desde sempre em nossas vidas!

Вам также может понравиться