Вы находитесь на странице: 1из 66

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE FILOSOFIA E CINCIAS HUMANAS ESCOLA DE SERVIO SOCIAL

LEANDRO DA SILVA PEREIRA

O CONCEITO DE CLASSES EM MARX E WEBER: UM ESTUDO PRELIMINAR

RIO DE JANEIRO 2012

Leandro da Silva Pereira

O conceito de classes em Marx e Weber: Um estudo preliminar

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Escola de Servio Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do grau de bacharel em Servio Social.

Orientador: Carlos Montao

Rio de Janeiro 2012

3 Agradecimentos

Aos meus familiares pelo apoio inconteste, o reconhecimento formativo como parte importante e a abertura de possibilitar tempo para crescer e amar. Carina, minha companheira, pelo apoio as investigaes e os planos de uma vida em conjunto. Ao meu amigo e orientador Carlos Montao pela aposta na minha formao e a pela partilha dos problemas e conversas fraternais. Aos camaradas de militncia cuja incidncia nas minhas escolhas investigativas foram da maior importncia na medida em que o problema prticopoltico se constitui as indagaes necessrias para mudarmos a histria. No Movimento Estudantil de Servio Social, correndo o risco de ser injusto por no lembrar no calor da escrita de algum, nomeadamente: Lucas, Leonardo Possidnio, Wanderson, Morena, Ivy. Na organizao poltica partidria no foram poucas as contribuies dos camaradas do Partido Comunista Brasileiro. Aos camaradas que partilharam as boemias e cujos momentos vo rareando mas figuram vivamente na lembrana: Andr, Felipe, Kadu, Garrafinha, Micofante, Aryatis, Jonatas, Bruno, Jobert, Adriano, Manoel, Ariane.

4 RESUMO

Este trabalho de concluso de curso teve como objetivo principal a sistematizao das concepes de classes sociais em Marx e Weber por entendlas como as principais concepes que tem insero contempornea nas formulaes mais correntes sobre o tema. O tratamento da temtica faz-se importante na medida em que tratado como suposto em muitas temticas do servio social seja na sua atuao prtico-poltica seja no seu elenco analtico das categorias sociais de sua gnese e sua significao social; e na medida em que veiculado na mdia as estatsticas que mensuram as classes sociais em funo do salrio. Nesse sentido, o trabalho pretende sistematizar o conceito de classes dessas duas matrizes de pensamento com a finalidade de ser um terreno seguro para o desenvolvimento categorial que sobre eles incidem para fornecer um conjunto analtico de transformao social para o fim das classes ou que deles se desenvolvam novas relaes entre os homens.

SUMRIO

INTRODUO 1 KARL MARX 1.1 O PENSAMENTO DE MARX 1.2 A ESTRUTURA DE CLASSES 1.3 A HETEROGENEIDADE DAS CLASSES SOCIAIS 2 MAX WEBER 2.1 O PENSAMENTO DE WEBER 2.2. MTODO DE WEBER 2.2.1 Ao Social 2.2.2 Relaes Sociais 2.3 PODER: CLASSES STATUS E PARTIDO 3 A CONTEMPORANEIDADE DO CONCEITO DE CLASSES 3.1PROCEDIMENTOS METODOLGICOS 3.2 A RESSONNCIA CONTEMPORNEA CONSIDERAES FINAIS REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS

06 11 11 26 31 36 36 38 39 44 48 53 54 57 62 65

6 INTRODUO

Este trabalho de concluso de curso tem por objetivo assentar o terreno que compreende s lutas de classe tentando solidificar as formulaes balizadas nas teorias sobre a sociedade pelas concepes de Weber e Marx. A escolha desses dois autores foi feita por motivos que so fundamentais para o entendimento da forma contempornea em que se utiliza classe social como pressuposto e muito pouco se diz sobre ela, conferindo-lhe muito como uma palavra vazia de sentido e no como uma categoria social. Este tema foi objeto de investigao ao longo da formao acadmica em espaos que tive a oportunidade de participar como monitor da disciplina Estado, Classes e Movimentos sociais, na qual a problemtica est ntidamente exposta no ttulo da disciplina; na monitoria da disciplina Servio Social Contemporneo o tema atravessa seja pela proposio na sociologia do fim do trabalho e fim das classes sociais e os rebatimentos que isso implica. Como pesquisador de iniciao cientfica participei do Ncleo de Pesquisa Polticas Pblicas: Entre o Estado e o Terceiro Setor que certamente adensou o contedo aqui exposto atravs dos debates e investigao dos temas. Os limites desse trabalho so os limites do trabalho de concluso de curso: uma primeira sistematizao sobre classes sociais, que darei sequencia investigativa em nvel de mestrado; o primeiro escrito de longo flego realizado por mim; e apresenta-se como uma etapa formativa de acmulo do arcabouo categorial necessrios a formao de pesquisador.

7 Na literatura de Servio Social a categoria classes sociais aparece nas categorias essenciais para os fundamentos da categoria. Tomemos o debate sobre a questo social, esta categoria, grosso modo, produto da lei geral de acumulao capitalista que concentra riqueza num polo em razo direta da miserabilidade no outro. Comparecem as relao fundamentais de classes entre burgueses e proletariado, e mais, ela comparece como categoria do movimento real da sociedade porque os proletariados organizados em classe para si tensionaram nas lutas de classe ps 1848. Desse movimento real dos trabalhadores que as lutas de classes tonaram-se uma questo para a sociedade. As polticas sociais tambm encontram seu fundamento na relao de foras entre as classes sociais, como resposta quela questo posta a sociedade pelos trabalhadores o Estado burgus na fase monopolista se v compelido a atender algumas demandas da classe trabalhadora seja para realizar capital seja porque obrigado a conferir direitos e abrandar o esprito da revoluo. A pesquisa tem a inteno de atualizar este debate das perspectivas analticas, contribuindo com uma base categorial aos profissionais de Servio Social. Interessa a esta categoria profissional o aprofundamento terico do funcionamento da sociedade e particularmente das classes sociais, pois a luta destas vocaliza uma direo social hegemnica dos sujeitos polticos. No Servio Social a disputa da direo poltica da categoria profissional tem por trave fundamental a defesa de um projeto tico poltico, ou seja, um projeto profissional, que a expresso da vontade poltica dos sujeitos.

8 A dimenso deo-poltica da categoria profissional de toda a importncia para o desenvolvimento deste objeto, pois o elemento essencial para lanar a pesquisa que sature as classes sociais de determinaes para uma clarificao cada vez mais consequente com a composio e as lutas de classes que possibilitaro uma interpretao acertada do terreno scio-histrico em que se realizam os projetos societrios. O movimento ulterior a este o de entendimento sobre o que o servio social nas estruturas internas da composio heterognea das classes sociais. Lembremos que na histria desta categoria, que equivocadamente por uma m interpretao dessa postura deo-poltica sua ao sozinha mudaria a estrutura de classe. Este movimento ficou conhecido como o messianismo profissional. Neste sentido, me parece que tudo indica que saturar de determinaes as classes sociais ser fundamental para o entendimento do lugar que a categoria profissional Servio Social se insere nos extratos de classe e que por seu turno melhorar o entendimento da sua postura deo-poltica. Posto isso este trabalho tratar da categoria classe social em Marx tentando compreend-la em funo do desenvolvimento do seu pensamento sobre o seu objeto, o modo de produo capitalista. Nesse sentido, neste captulo a exposio tenta ser mais fidedigna ao pensamento do autor, resumindo-lhe o pensamento e o objeto sem fazer grandes comentrios. Assim, segue a organizao da exposio tanto de Marx quanto de Weber: a formao da sua teoria da sociedade; e a categoria classe social

9 Para weber as classes sociais comparecem como parte da totalidade da sua investigao sobre o Poder, que consiste na possibilidade de um homem ou grupo de homens realizar sua vontade numa ao comunal, ainda que tenha resistncia de outros homens. O poder constitudo de 3 tipos de ordens: a ordem social, que a forma pela qual a honra social se distribui numa comunidade entre grupos tpicos representado pelo status; a ordem poltica, que antes um fator adicional que aumenta a possibilidade de manter poder ou honra, representada pelo partido; e a ordem econmica a forma pela qual os bens e servios econmicos so distribudos e utilizados, representado pelas classes sociais. O termo classe refere-se a qualquer grupo de pessoas que se encontra na mesma situao de classe cuja determinao posta em funo de possuir um componente causal especfico de suas oportunidades no mercado. Esse componente representado exclusivamente por interesses econmicos na posse de bens e oportunidade de rendimento, sob as condies de mercado de produtos ou do mercado de trabalho A determinao fundamental para o termo classe, para Weber, econmica e se situa fundamentalmente no mercado (no poder aquisitivo), pois a forma de distribuio da propriedade material por uma pluralidade de pessoas que se encontram em concorrncia no mercado determina a vida. No interior das classes a situao de classe tambm diferencia de acordo com o tipo de propriedade que utilizada e o tipo de servio que pode ser oferecido no mercado.

10 Para Marx (2005) a histria da humanidade, no sentido mais genrico, constituda pelas lutas de classes como afirma na formulao do texto O Manifesto do Partido Comunista A histria de todas as sociedades que j existiram a histria de luta de classes a expresso da universalizao das tendncias histricas, ou seja, do surgimento da propriedade privada aos nossos dias a histria da humanidade marcada pela diviso em classes sociais. A concepo materialista da histria permitiu identificar que sob a propriedade privada o que caracteriza o tipo de sociedade a relao social polarizada entre os produtores diretos da riqueza e os proprietrios dos meios de produo. Esta primeira acepo de Classe, fornece o primeiro elemento sobre a substncia do tema, a propriedade privada dos meios de produo dos bens materiais necessrios a reproduo social. Sob esta condio se ergue a estrutura social da explorao: de um lado os donos dos meios de produo, exploradores; de outro os trabalhadores, os explorados. No terceiro captulo sero realizadas as crticas aos autores assim como as suas formulaes tem influncia seja na busca fidedigna aos pensadores, seja de forma inconsciente ou atualizada. A pesquisa realizada foi bibliogrfica dos autores em questo com o procedimento metodolgico de exposio das categorias classes sociais a partir do desenvolvimento do pensamento dos autores. Elas s fazem sentido na medida em que se apresentam como categorias analticas de uma maturao da investigao dos autores. Assim a exposio escolhida de partir da exposio do

11 mtodo dos autores para desvelar as classes sociais no sentido que lhe so conferidas.

Captulo 1 - Karl Marx

1.1 O pensamento de Marx

O pensamento de Marx que tomaremos em anlise o de seu desenvolvimento em funo do seu objeto: o modo de produo capitalista. O que nos interessa, por tanto, ser o pensador do curso histrico de 1843, quando se depara com a concepo de sociedade civil e Estado, at a sua morte em 1883. A esse curso histrico de sua vida creditarei a unidade da sua investigao: o modo de produo capitalista. O desenvolver de sua relao com seu objeto se ancora no entrelaamento da crtica feita por ele a partir de trs fontes, ou as trs partes constitutivas (LNIN, 2001), a saber: filosofia clssica alem; a economia poltica clssica; literatura socialista. A crtica da filosofia clssica alem feita por Marx atravessar os anos 1843 1846, e neste curso da investigao que encontramos alongados os maiores escritos sobre o tema.

12 Em 1843, ele ir Paris, aps fechar o jornal Gazeta Renana - em que desempenhara a funo de redator chefe para trabalhar com Bruno Bauer em outro jornal Anais Franco-Alemes. No meio do translado Marx passa uma temporada de lua-de-mel com sua companheira Jenny von Westphalen, em Kreuznach. As marcas das suas debilidades formativas para tratar das questes polticas que se deparara no jornal que trabalhara sero o flego de suas dedicaes nesse perodo de estudo intensivo. neste perodo que Marx estudando a teoria poltica clssica se deparar com o texto Crtica da Filosofia do direito de Hegel no que compete questo sobre Estado e Sociedade Civil. A concepo de Hegel que a sociedade civil o reino da misria fsica e moral e o Estado a razo que lhe d sentido, a expresso da razo na histria (NETTO, 2002). Neste primeiro contato com a obra, o manuscrito fica em aberto, pois Marx no sabe como tratar a sociedade civil e portanto no apresenta nenhuma sada anlise de Hegel. Em 1844, Marx legando a interpretao do que ficou conhecido como a esquerda Hegeliana, sobretudo por uma inverso materialista realizada por Feuerbach, inverte a relao Estado e Sociedade Civil. A crtica moda Feuerbachiana a seguinte: no o Estado que funda a Sociedade Civil, que lhe d um carter organizador, uma razo; para Marx o Estado a expresso da sociedade civil, ela que funda o Estado. Fica clara aqui a abertura investigativa do que Marx formular no Manifesto Comunista o Estado o Comit executivo da burguesia, ou seja, o Estado moderno a expresso da relao social dominante de um modo de produo, o modo de produo capitalista. Porm Marx ainda no sabe como tratar a sociedade civil, ou melhor, ainda no apreendeu as

13 determinaes deste objeto, mas sabe que precisa entender as relaes sociais do modo de produo capitalista. Aps mais de 30 anos da crtica feita Hegel, em sua Magnum Opus, O Capital, faz meno a ele com uma posio extremamente respeitosa face aos que o tratavam como um cachorro morto. Marx reconhece nele um grande pensador, foi este o primeiro a apresentar a dialtica na forma geral de desenvolvimento, de maneira ampla e consciente (MARX, 2008). Assim, ao inverter seu pensamento idealista e apreender a sua dialtica, Marx est pronto para super-lo. Vejamos:
Em Hegel, a dialtica est de cabea para baixo. necessrio p-la de cabea para cima, a fim de descobrir a substncia racional dentro do invlucro mstico. A dialtica mistificada tornou-se moda na Alemanha, porque parecia sublimar a situao existente. Mas, na sua forma racional, causa escndalo e horror burguesia e aos porta-vozes de sua doutrina, porque sua concepo do existente, afirmando-o, encerra, ao mesmo tempo, o reconhecimento da negao e da necessria destruio dele; porque apreende, de acordo com seu carter transitrio, as formas em que se configura o devir; porque, enfim, por nada se deixa impor; e , na sua essncia, crtica e revolucionria. (MARX, 2008, p.29)

Em 1846, no seu longo manuscrito A ideologia alem - que no foi escrito para publicao, antes um texto para seu auto-esclarecimento -, que um acerto de contas com seu passado ancorado na postura de Feuerbach e dos pensadores alemes Bruno Bauer e Max Stirner e, tambm, a sistematizao da evoluo do seu pensamento. Desta crtica filosofia alem que Marx erguer a sua teoria materialista da histria segundo a qual o ponto de partida a existncia, a reproduo material da vida social dos homens. Em sntese A forma pela qual os indivduos produzem a materialidade da sua vida determina o que so, ou seja, o que produzem e como

14 produzem conferem as relaes sociais entre os indivduos em determinadas condies de sua produo. (MARX, 1992) Pondo a determinao material como ponto de partida fundamental, colide frontalmente com a filosofia alem, que pe a conscincia sobre a base material seja pela autonomizao do pensamento que conferem ao homem, seja por uma teleologia transcendente aos homens. Sua crtica ao materialismo, incluindo o de Feuerbach, consiste que eles compreendem somente como material os objetos sensveis - a empiria. No apreendem o homem na sua totalidade, como desenvolve subjetivamente sua objetividade, ou seja, porque s compreendem a atividade terica dos homens desconsideram sua atividade prtico-crtica. Marx insere aqui o movimento da dialtica no desenvolvimento da histria, a prxis: na medida em que os homens objetivam a sua vida, transformam o seu objeto e tambm a si mesmos. Vejamos:
Ao contrrio da filosofia alem que desce do cu sobre a terra, da terra ao cu que subimos aqui. Em outras palavras, aqui no partimos daquilo que os homens dizem, imaginam, crem, nem muito menos do que so nas palavras, pensamento, imaginao e representao de outrem, para atingir finalmente os homens em carne e osso. No, aqui partimos dos homens tomados em sua atividade real, segundo o seu processo real de vida, representando tambm o desenvolvimento dos reflexos e dos ecos ideolgicos desse processo vital. E mesmo as fantasmagorias no crebro humano so sublimaes, necessariamente resultantes dos eu processo material de vida, as quais se podem constatar empiricamente e que repousam sobre as bases materiais. Por isso, a moral a religio, a metafsica e todo o resto da ideologia, como tambm as formas de conscincia que lhes so correspondentes, perdem logo toda a aparncia de autonomia. (...) No a conscincia que determina a vida, mas a vida que determina a conscincia.(MARX, 1992)

Nesse sentido, na crtica ao idealismo de Hegel, Marx apreende a sua dialtica para a compreenso do movimento do objeto. Na medida em que concorda com os materialistas em inverter o pensamento de Hegel ele parte do concreto ao abstrato, insere nessa dinmica a dialtica e supera os materialistas.

15 Ao realizar estas crticas Marx fornece no a justaposio destas anlises, mas uma concepo de homem e de Histria. Posto que a primeira determinao a produo material, Marx encontrar na crtica da economia poltica as determinaes do movimento da ordem burguesa. O primeiro contato que tem com a economia poltica um texto enviado por Engels, em1844, de ttulo Esboo para uma crtica da economia poltica para a publicao no jornal, que Marx trabalhava, os Anais Franco-Alemes. Esse texto caiu como uma luva nas mos de Marx, o influenciou profundamente, que fez questo de referenciar seu primeiro contato com a economia poltica por esse texto de Engels e definiu-o como esboo genial. A crtica da economia poltica constitui sua Magnum Opus, O capital. Nela, Marx saturou de determinaes a produo material da vida social no modo de produo capitalista. A economia poltica clssica partindo do concreto achou algumas das determinaes mais simples fundamentais da ordem burguesa, mas no avanou para alm disso. Analisa Marx:
Os economistas do sculo XVII, por exemplo, comeam sempre pelo todo vivo: a populao, a nao, o Estado, vrios Estados, etc.; mas terminam sempre por descobrir, por meio da anlise, certo nmero de relaes gerais abstratas que so determinantes, tais como diviso do trabalho, o dinheiro, o valor, etc. (MARX, 1982, p.14)

Os economistas clssicos, Adam Smith e David Ricardo, que nesse processo de partir do concreto ao abstrato formularam a categoria valor-trabalho. Esta categoria ser fundamental para Marx, ela que travejar sua anlise do modo de produo baseado na explorao.

16 Marx apreende esta categoria do valor-trabalho no como abstrao simples de valor, mas ele a insere numa totalidade articulada que no aparece como a justaposio das partes, mas sim como um todo articulado de uma teoria do modo de produo capitalista. O predomnio do Modo de produo capitalista a produo de mercadoria. A mercadoria antes de mais nada uma coisa, um objeto externo que satisfaz as necessidades humanas (MARX, 2008). A estrutura econmica compete a riqueza da produo material da vida social, ou seja, da quantidade de riqueza que os homens na relao com a natureza produzem. Assim, os homens trabalham para produzir a riqueza material. Toda mercadoria tem um duplo carter de trabalho: o trabalho concreto, ou singular, que produz uma mercadoria a qual est vinculado a sua produo, um produto especfico de trabalho; o segundo compete ao trabalho abstrato que a condio humana de exercer trabalho, no modo de produo capitalista. Trabalho uma capacidade estritamente humana. celebre a formulao: o que diferencia o trabalho do pior arquiteto do da melhor abelha, na construo de um favo, por exemplo, que ele planeja, usa sua capacidade teleolgica, antecipa sua finalidade antes de objetiv-lo (MARX, 2008). Todo trabalho materializado na mercadoria ao mesmo tempo um trabalho concreto e trabalho abstrato. Concreto porque produz uma qualidade especfica de trabalho, um objeto especfico, ou seja, um valor-de-uso que atende a determinada necessidade social. E sempre que coloca esse produto do trabalho em relao de troca, vem a tona a segunda determinao da mercadoria, o valorde-troca. O valor de troca de uma mercadoria equivale a quantidade de valor nela

17 cristalizado pela quantidade de tempo de trabalho mdio despendido para produzila. Em sntese, a troca das mercadorias entre os homens a troca dos seus trabalhos individuais homogeneizados trabalho abstrato - equiparados pela magnitude de valor, que expresso pelo tempo de trabalho necessrio a sua produo. Partindo desta teoria, da constituio da mercadoria, ou seja o que ela , Marx avana para entender como produzida e trocada na sociedade capitalista. Assim, o que interessa elevar essa categoria simples a totalidade concreta que ela faz parte. Tomemos sua anlise para entender o movimento deste modo de produo. O capitalista com uma quantidade de dinheiro D compra mercadorias M capital constante, os meios de produo (aluga ou compra um espao, matriasprimas, energia, etc.) e capital varivel, fora-de-trabalho (recebe uma quantidade de dinheiro para despender trabalho uma quantidade de horas por dia para o capitalista, esse tempo dividido em tempo de trabalho necessrio, o que corresponde ao seu salrio, e um tempo de trabalho excedente, trabalho no pago). A mercadoria fora-de-trabalho move as outras mercadorias de forma sistemtica, processo produtivo, com a finalidade de produzir uma nova mercadoria M. Essa nova mercadoria produzida tem mais valor do que as duas outras qualidades de mercadorias tinham, e isso s possvel porque a mercadoria fora-de-trabalho tem a qualidade especial de produzir mais-valor do que o que ela consome para ser (re)produzida, ou melhor, somente ela produz valor, aquela capacidade humana de produzir um quantum de valores de uso

18 cuja a magnitude mensurada pela quantidade de trabalho humano genrico cristalizado. O capitalista, ao final do processo produtivo vende essa mercadoria por uma quantidade D no mercado. Essa linha equivale ao quantum diferencial entre a quantidade de dinheiro inicial investida pelo capitalista para a compra daquelas mercadorias e a quantidade de dinheiro final embolsado pelo capitalista. Essa quantidade de dinheiro corresponde ao valor criado pela fora-de-trabalho, ou seja, o trabalho no pago, a explorao. Aqui fundamenta-se a categoria explorao ancorada na teoria do valor trabalho, no expressa somente a abstrao simples dos economistas clssicos, ao contrrio ela uma determinao fundamental de uma totalidade concreta. Ao final do processo produtivo o capitalista embolsa a mais-valia, mas ele no pode gast-la toda, pois na concorrncia com outros capitalistas imperativo que ele empenhe parte desse excedente econmico apropriado privadamente novamente no processo produtivo, alargando a taxa de mais-valia. Ou seja, a finalidade do capitalista aumentar a composio orgnica do capital, e para elev-la de seu interesse que a produtividade do trabalho aumente, por isso a tendncia o investimento em mais capital constante em razo do capital varivel. Como o investimento do capital constante que compra as mercadorias (maquinaria, o espao fsico, a energia, etc.) que apenas transferem seu valor, e o investimento em capital varivel que compra a especial mercadoria fora-detrabalho que produz valor, interessa ao capitalista investir mais em capital constante para aumentar a taxa de valor produzida pelo trabalho.

19 Note que o avano da tecnologia costuma representar um avano das foras produtivas, ou seja, eleva a produtividade do trabalho, que por seu turno diminui o tempo de trabalho necessrio e aumenta a taxa de mais-valia. condio do capitalista que realize esta acumulao ampliada ou estar fadado a sucumbir na concorrncia com outros capitalistas. A primeira tendncia dessa acumulao ampliada a concentrao de capitais, de ordem monumentais nas mos de poucos capitalistas. A segunda tendncia a centralizao de capitais, que a unio poucos e grandes capitais, conformando cartis, trustes, holdings, ou seja, dominam os mercados. Essas tendncias forneceram os elementos fundamentais da totalidade do modo de produo capitalista para que Marx apreendesse sua lei geral da acumulao que composta pela razo oposta entre riqueza e misria. Quanto mais riqueza se produz nesse modo de produo maior a taxa de acumulao dos capitalistas e maior a taxa de explorao e miserabilidade dos trabalhadores. Certamente a anlise do modo de produo capitalista muito mais rica do que queremos apontar aqui, por sinal ocuparam volumosos escritos de Marx acerca deste objeto, o que apresento um mero esboo da produo capitalista. O que nos interessa chamar a ateno da crtica que Marx faz a economia poltica, tomando a categoria valor-trabalho como trave fundamental para edificar seu pensamento. Identificar na categoria trabalho - o eterno intercmbio do homem com a natureza - e a centralidade da categoria valor-trabalho compe o conjunto

20 necessrio para Marx vocalizar o sujeito revolucionrio da ordem burguesa: o proletrio. O terceiro pilar fundamental da obra marxiana a perspectiva revolucionria, que encontrar calo na sua elaborao propositiva, de relao social humana, da crtica que far a literatura socialista. A posio poltica na vida de Marx sempre foi uma tarefa fundamental e incide geneticamente na sua elaborao terica. O desenvolvimento de uma teoria que apreenda o real o pressuposto para uma linha poltica acertada. Portanto, Marx impensvel sem a sua prtica poltica, pois escreveu artigos sobre as transformaes societrias do seu tempo, formulou prospeces e organizou a classe trabalhadora. Marx foi um dirigente revolucionrio, e entre os escritos e organizaes que competem a sua contribuio cabe mencionar duas organizaes cuja produo ser recorrente a sua utilizao ao longo deste trabalho. A primeira a sua vinculao Liga dos Comunistas em 1847 cujo produto ser um manifesto poltico lanado em 1848, escrito por Marx e Engels, O manifesto do partido comunista. Nele encontraremos a crtica feita literatura socialista e s proposies dos comunistas. A segunda organizao, de maior porte, a criao da Associao Internacional dos Trabalhadores ( que ficar conhecida como a 1 Internacional Comunista) em 1864, cujo carter da revoluo comunista apresenta uma nova qualidade: a necessidade de ser internacional. Entre as intervenes da Internacional cabe mencionar os textos sobre a tomada de posio em favor da Comuna parisiense, que foi largamente levada cabo por Marx.

21 A literatura socialista foi uma baliza fundamental para Marx, pois na sua crtica ele edifica um novo carter programtica socialista vinculando a ela um sujeito revolucionrio: o proletariado. O movimento proletrio e o movimento comunista nunca foi a mesma coisa. Esta vinculao, da perspectiva societria socialista e os portadores da possibilidade de revolucionar o modo de produo capitalista, proletariado, de modo que leve a derrocada de todas as classes, produto da posio poltica de Marx. Quando Marx vai Paris em 1843 inicia seus primeiros contatos com as associaes operrias e os movimentos socialista e comunista (escreve nos jornais operrios, toma posio sobre as greves, etc). Ao decorrer dos anos vai aproximando-se de uma associao operria que inicia com o nome de Liga dos Justos, mas s efetiva sua filiao aps o Congresso de 1847, onde modifica inteiramente as concepes da organizao. Passam de Justos Comunistas. A formulao da concepo socialista e seu sujeito revolucionrio apresentam no seu manifesto de 1848 a crtica da tradio socialista at o momento, dando uma acepo dispare das suas principais vertentes: o socialismo reacionrio; o socialismo burgus; e o socialismo crtico-utpico. No tratamento do socialismo reacionrio ele dividir em trs vertentes: o socialismo feudal; o socialismo pequeno-burgus; o socialismo alemo ou o verdadeiro. Estas trs concepes do socialismo visam de modo geral a divagao de uma volta s relaes sociais j derrudas e superadas pela burguesia. Nesse sentido, o socialismo feudal ao deparar-se com a inviabilidade da restaurao da ordem feudal realiza crtica burguesia de forma meio lamentao, meio stira (Marx, 2005). Flertaram com o proletariado a fim de

22 agrup-los sua volta, demonstrando que este no existia no feudalismo, esquecendo propositalmente que a burguesia rebento da sua ordem. Fora todo o reacionarismo de remar contra a mar da histria a esta tradio convm creditar o acerto crtico burguesia em seu mago (...) sob o regime burgus, est sendo desenvolvida uma classe cujo destino ser cortar as razes e os galhos da antiga ordem da sociedade. (ENGELS, MARX, 2005, p. 48 e 49) O socialismo pequeno-burgus uma literatura que se desenvolveu desta classe, que est entre a burguesia e o proletariado. A expresso desta vertente foi o pensador Sismondi que teve expressividade tanto na Frana como na Inglaterra. Essa vertente produziu uma crtica com muita acuidade sociedade burguesa; desnudou as apologias dos economistas; provou os efeitos da diviso do trabalho; provou os efeitos da concentrao de capitais, etc. enfim, a ela compete os crditos de uma elaborao crtica contundente. No entanto, na sua proposio aspira restaurar os meios antigos de produo e de troca, ou restringir os meios modernos de produo e de troca. De maneira lapidar Marx conclui:
Em qualquer dos casos, reacionrio e utpico. Suas ltimas palavras so: associao corporativa para a manufatura; relaes patriarcais na agricultura. Por fim, quando fatos histricos relutantes dispersaram todos os efeitos embriagantes da auto-iluso, esta forma de socialismo terminou em um ataque miservel de melancolia (Marx, 2005, p.51 e 52)

A tradio socialista na Frana surgiu em resposta a presso do poder burgus. O socialismo alemo se desenvolveu sobre um processo de consolidao da burguesia que no houve, ou seja, ainda no houvera vencido a luta de classes contra a aristocracia feudal. Dessa transposio automtica da literatura francesa Alemanha no trouxe junto a realidade francesa (Marx, 2005), ou seja, a justaposio desta literatura sem mediaes deu forma ao socialismo

23 alemo ou o verdadeiro que compunha-se da seguinte tese: como na Alemanha apresentava uma formao histrica estritamente diferente da francesa a problemtica que se punha no era a formulao de uma ordem societal que colidisse com a burguesia, posto que esta se apresentava de maneira ainda muito dbil, muito pouco desenvolvida. Deste modo o socialismo alemo se sentiu avanado, no estgio em que a problemtica francesa fora superada e no tinha que servir a exigncia dos interesses do proletariado, mas sim os interesses da natureza humana; sua problemtica no estava em atender as exigncias verdadeiras, mas as exigncias da verdade. Assim, sendo a transposio sem mediaes da Frana para a Alemanha, o socialismo alemo serviu ao interesse reacionrio da aristocracia alem. O socialismo conservador ou burgus a literatura de uma parte da burguesia que deseja compensar as injustias sociais, refere-se aos filantropos, humanistas organizadores de caridade, etc. Para expressar esse pensamento Marx faz meno a obra filosofia da misria de Proudhon. Esta vertente do socialismo quer todas as vantagens da sociedade capitalista de maneira suavizada, desejando que o proletariado se comporte bem dentro dos limites da ordem que domina abandonando as idias de classe. Uma segunda forma a de que h a necessidade de algumas reformas administrativas, essa configura a verdadeira luta no as lutas de classe. Marx sintetiza as proposies do socialismo burgus, assim:
Mercado livre: para benefcio da classe trabalhadora. Taxas protetoras: para o benefcio da classe trabalhadora. Reforma carcerria: para o benefcio da classe trabalhadora. Esta a ltima palavra e a nica palavra sria do socialismo burgus. O socialismo da burguesia consiste, enfim, na afirmao de que os burgueses so burgueses em benefcio da classe trabalhadora. (Marx, 2005, p.58)

24

Os socialistas crtico-utpicos Babeuf, Saint Simon, Fourier, Owen, entre outros, foram socialistas que vincularam-se aos interesses da classe operria, compreendendo os interesses antagnicos das classe. No entanto, como estes pensadores esto escrevendo no perodo mais tenso da revoluo burguesa, como a burguesia ainda no se edificara como dirigente do modo de produo e do Estado; e por isso o proletariado ainda uma figura muito pouco desenvolvida, o sistema proposto por eles no apresenta o calo histrico para implementao. Por isso, buscam uma cincia social, novas leis que criem as condies necessrias transio socialista. Em face do subdesenvolvimento das lutas de classe a perspectiva socialista se edifica sobre o melhoramento das condies dos membros da sociedade, independente de quem seja e quais interesses desempenham em funo de sua classe. Os seus sistemas se pe acima delas e por meio de pequenos experimentos e transies graduais o socialismo vai se realizando. O ponto de acerto desses pensadores est em atacar os princpios da sociedade existente, porm, suas proposies so estritamente utpicas, na medida em que mesmo apontando o fim do antagonismo de classe, apresenta somente formas indistintas e indefinidas sobre o erguimento da nova ordem. Pode-se debitar o pouco calo histrico que permitiu aos principais pensadores clssicos do socialismo crtico utpicos formularem com mais contundncia os interesses da classe trabalhadora como sujeito revolucionrio, os pensadores discpulos desta tradio no podem ser poupados, estes realizam a relao inversa. Na medida em que as lutas de classes se desenvolvem, enclausuram sua posio fantstica fora da contenda e perde todo valor prtico

25 (Marx, 2005).Marx no os poupa pelo que expressam no desenvolver das lutas de classe. Vejamos:
Se, por um lado, os criadores desses sistemas so revolucionrios, seus discpulos formam, por outro, seitas reacionrias. Seguram com firmeza as vises originais de seus mestres, em oposio ao desenvolvimento histrico progressivo do proletariado. Eles, portanto, empenham-se, de modo consistente, para enfraquecer a luta de classe e para reconciliar os antagonismos de classe. Ainda sonham com a realizao experimental de suas utopias sociais, de fundar phalanstres isolados, de fundar colnias residenciais, de erigir uma Pequena Icria dcima-segunda edio da Nova Jerusalm -; e, para realizar todos esses castelos no ar, so compelidos a apelar para os sentimentos e bolsas dos burgueses. Gradativamente, eles afundam na categoria de socialistas conservadores reacionrios, retratada acima, diferenciando-se destes somente por um pedantismo mais sistemtico e por sua crena fantica e supersticiosa nos efeitos milagrosos de sua cincia social. Eles, portanto, ope-se violentamente a toda ao poltica por parte da classe trabalhadora. ( Marx, 2005, p.62)

A crtica far parte do pensamento marxiano at o fim de seus dias. Ela compete no constante dilogo que ele faz com seus contemporneos e com o legado do desenvolvimento do conhecimento humano. Ele se apropria do pensamento, toma suas categorias, as organiza e as subverte dando a elas novo contedo que sustenta sua anlise. Assim Marx fez com a filosofia alem, com a economia-poltica e com a literatura socialista. De modo algum estas trs fontes representam momentos lineares e estanques na evoluo de seu pensamento, pelo contrrio, elas se entrelaam desenvolvendo-se e amadurecendo, produto da sua extensa investigao. so

26 1.2 A estrutura de classes

As classes sociais, na literatura marxiana, figura lugar privilegiado na sua anlise, estrutura movida e movente da histria. movida porque determinado modo de produo tem como resultado classes sociais especficas; e moventes porque as lutas de classes movem as passagens de perodos histricos, os modos como os homens produzem a sua reproduo material. Retomando os pilares que edificam o pensamento de Marx, podemos constatar que a crtica feita filosofia alem conferiu uma concepo materialista de acepo estritamente nova, abriu a possibilidade de pensar a histria dos homens a partir da sua relao fundamental de produo material da vida em sociedade. Assim, o que caracteriza um perodo histrico a forma atravs da qual os homens produzem e reproduzem sua vida material, ou seja as relaes sociais de um modo de produo. O modo de produo corresponde a uma fase de desenvolvimento das foras produtivas, do desenvolvimento da diviso do trabalho e um tipo de propriedade. O estgio de desenvolvimento das foras produtivas implica uma complexidade de desenvolvimento da diviso do trabalho. A diviso do trabalho provoca a separao do trabalho industrial e comercial, por um lado, e trabalho agrcola, por outro. O seu desenvolvimento ulterior acentua a separao da indstria e do comrcio e posteriormente o desenvolvimento no interior desses setores acarreta diferentes subdivises entre

27 indivduos que cooperam com trabalhos determinados na totalidade produzida, ou seja, torna efetiva a ciso entre o trabalho manual e intelectual, alarga a condio de desigualdade no quantum consumido do trabalho total dos indivduos. Conforme Marx:
(...) atravs da diviso do trabalho, torna-se possvel, ou melhor, torna-se efetivo que as atividades intelectual e material, que o gozo e o trabalho, a produo e a consumao caibam em partilha a indivduos diferentes. (Marx, 1992, p.56)

A diviso do trabalho sob a propriedade privada gera, necessariamente, a composio fundamental das classes sociais, cuja luta tem como cerne a apropriao do excedente econmico. A formulao A histria de t odas as sociedades que j existiram a histria de luta de classes1 (Marx, 2005) a expresso da universalizao das tendncias histricas, ou seja, do surgimento da propriedade privada aos nossos dias a histria da humanidade marcada pela diviso em classes sociais. Em sntese a concepo materialista da histria permitiu identificar que sob a propriedade privada o que caracteriza o tipo de sociedade, o modo de produo, a relao social polarizada entre os produtores diretos da riqueza e os proprietrios dos meios de produo. Sempre que surge uma nova fora produtiva leva a uma nova diviso do trabalho e sempre que aquelas colidem com o modo de produo hegemnico abre-se o perodo revolucionrio, ou seja, as novas foras produtivas trazem novas relaes sociais de produo e nova diviso do trabalho. Quando colidem com a ordem societal do modo de produo da qual gestada e busca se impor

Esta passagem vem acompanhada de uma nota de rodap alertando para o perodo da humanidade hoje conhecido como comunismo primitivo. Este perodo marcado por intensa misria, com baixssimo avano das foras produtivas com raro ou nenhum excedente econmico. Se no excedente econmico, no h como haver propriedade privada, no h como haver explorao, logo no pode haver classes sociais.

28 como dominante explicita as lutas de classes pela direo hegemnica do modo de produo da sociedade. As classes sociais travam uma guerra ininterrupta, ora s claras, ora dissimulada, uma guerra que termina ou com a transformao revolucionria ou com a runa das classes em disputa. (Marx, 2005, p.10) Assim, se Marx atravs do materialismo possibilita a interpretao da histria da humanidade como sendo a histria das lutas de classes na apropriao do excedente econmico, porm, este no o seu objeto. O que Marx nos forneceu ao longo dos mais de 40 anos assinalados da formao do seu pensamento foi uma teoria2 do modo de produo capitalista, e para isso, certamente, analisou as sociedades pr-capitalistas e fez prospeces de sociedades ps-capitalistas3, portanto, ele no esgotou o tratamento de todas as sociedades humanas. Em sntese, posto que a especificidade da obra de Marx teoria do modo de produo capitalista s podemos retirar dele as determinaes desta ordem societal. Nesse sentido, o que nos interessa so as classes sociais do modo de produo capitalista. Mas, o conceito de classes em Marx inicia com um problema a qualquer pesquisador deste tema, pois quando ele iria tratar especificamente deste conceito, em sua Magnum Opus O capital, falece, deixando o captulo as Classes em aberto. Neste capitulo ele inicia a caracterizao das classes sociai s a partir das suas fontes de renda, que compe as trs grandes classes sociais do

Teoria para Marx a reproduo ideal do movimento real de um objeto, ou seja, apreender as estruturas moventes, saturar o objeto de determinaes no plano das ideias. Lembremos o seu combate ao idealismo, na tese de que as ideias no pe o mundo. Para Marx, abstrao um momento do conhecimento do concreto, ou seja o concreto pensado 3 Lembremos que Marx um dirigente comunista, e para ele comunismo no uma sociedade utpica uma necessidade concreta de emancipao Humana

29 modo de produo capitalista: o proletariado, cuja fonte o salrio; o burgus, cuja fonte o lucro; e o proprietrio de terra, cuja fonte a renda do solo. Na sequncia, Marx afirma que essa caracterizao se d a primeira vista, e quando inicia a serie de perguntas sobre o que uma classe? a nota que se tem : aqui encerra o manuscrito, feita por Engels. Se plausvel que haja polmica em torno desta abertura, no podemos debitar a Marx o no tratamento do conceito de classes (Iasi, 2007). Pelo contrrio, ao apreender seu mtodo verificar-se- que esta questo atravessa toda a sua obra, e mais, est presente em suas anlises das questes candentes de seu tempo, as classes sociais so parte constitutiva de sua anlise. A estrutura de classes no modo de produo capitalista que podemos retirar de Marx est vinculada a sua concepo materialista da histria. A relao fundamental a relao dos produtores diretos da riqueza social, os proletrios, e os apropriadores do excedente econmico, os donos dos meios de produo, os capitalistas. O tratamento mais detalhado da formao dessas classes sociais, fundamentais do modo de produo capitalista, encontra-se no Manifesto Comunista - Nele encontramos um resumo do surgimento e da constituio da burguesia como classe e seu produto mais legtimo, o proletariado. A condio de existncia do proletariado a venda da sua da fora-detrabalho, e portanto, rebaixado a condio de mercadoria. Eles tiveram a sua formao poltica fornecida pela prpria burguesia ao mov-los nas lutas contra a aristocracia e nas lutas entre as burguesias de pases diferentes, ou seja, o perodo do desenvolvimento do proletariado at 1848 a constituio da classe em si. No seu nascimento: as lutas so contra os instrumentos de trabalho;

30 formam ainda uma massa incoerente; e sua unio resultado da unio da burguesia que o pe em movimento de acordo com os interesses dela. A classe precisa se organizar para si, pois de todas as classes o proletrio a nica decisivamente revolucionria porque s tem seus grilhes a perder, a emancipao humana sua condio de classe. Todas as demais lutam para manter sua existncia ou para no tornarem-se proletrios. A burguesia produto de um longo desenvolvimento das relaes de produo e troca, acelerado, em larga medida, pela circunavegao e pelo descobrimento da Amrica. Cada passo da sua constituio de classe foi acompanhado de uma avano poltico nas lutas de classes com a velho modo de produo: o feudalismo. Marx anota trs exemplos: Estabelecimento de Repblica urbana independente (Itlia e Alemanha); Terceiro Estado sujeito a imposto (Frana); Manufatura sustentando a monarquia contra a nobreza. Com o estabelecimento da indstria moderna e do mercado mundial a burguesia conquistou o Estado representativo moderno, autoridade poltica exclusiva para gerenciar seus assuntos. A condio de existncia que amplie sempre a sua acumulao de capital e por tanto necessita revolucionar constantemente os instrumentos e as relaes de produo para ampliar sua taxa de mais-valia. Ser um capitalista ter no s uma condio puramente pessoal, mas tambm uma condio social na produo (Marx, 2005). As classes sociais so, portanto, no uma vinculao pessoal de carter moral, elas so uma determinao social da estrutura do modo de produo. A condio dos trabalhadores que para a sua reproduo social, para se

31 apropriarem do quantum da riqueza social produzida ele precisa vender a sua nica mercadoria, a fora-de-trabalho. A condio do capitalista que ele se aproprie de forma alargada o excedente econmico produzido pelos

trabalhadores, explore-os. Nas palavras de Marx:


No foi rseo o colorido que de s figuras do capitalista e do proprietrio de terras. Mas, aqui, as pessoas s interessam na medida em que representam categoriais econmicas, em que simbolizam relaes de classe e interesses de classe. Minha concepo do desenvolvimento da formao econmico-social como um processo histrico-natural exclui, mais do que qualquer outra, a responsabilidade do indivduo por relaes, das quais ele continua sendo, socialmente, criatura, por mais que, subjetivamente, se julgue acima delas. (Marx, 2008,p.18)

1.3 A heterogeneidade das classes sociais

As relaes sociais de produo do contedo material da reproduo social compem a estrutura da sociedade, o terreno de onde se ergue o conjunto dos complexos sociais. Desta relao fundamental, que desenvolvemos no captulo anterior, balizada na propriedade privada dos meios de produo no modo de produo capitalista formam-se duas classes antagnicas. Por um lado os produtores, proletrios, por outros, os exploradores, os capitalistas. Essas so as classes fundamentais da composio do modo de produo capitalista, so parte da sua estrutura movente, essncia do modo de produo. No entanto, de modo algum isso significa que h uma redutibilidade a essas duas classes, muito pelo contrrio, no terreno scio-histrico concreto existe uma

32 variabilidade enorme em funo do grau de desenvolvimento das foras produtivas. Com isso afirmamos que a hegemonia do modo de produo capitalista significa que a classe burguesa se impe como fora poltica que coordena a superestrutura da sociedade conforme a lgica que necessita para legitimar-se socialmente. A superestrutura compreende ao complexo social que se ergue do terreno posto pelas relaes sociais de produo. So as relaes jurdico-polticas, artes, o Estado, a ideologia, ou seja, todo o conjunto de objetivaes que tem como calo a forma pela qual os homens se reproduzem materialmente, que no modo de produo capitalista significa a reificao. O tratamento lapidar da qualidade de coisificao que a ordem burguesa exponenciou a mediao indivduo e sociedade de tratamento semelhante a criatura que se autonomizou e se imps ao criador: a relao social entre coisas e relao de coisa entre as pessoas (Marx 2008). Na definio de Marx:
A burguesia desnudou de sua aurola toda ocupao at agora honrada e admirada com respeito reverente. Converteu o mdico, o advogado, o padre, o poeta e o cientista em seus operrios assalariados. Ela arrancou da famlia o seu vu sentimental e reduziu a relao familiar a uma mera relao de dinheiro. (Marx, 2005)

O complexo de relaes sociais, no entanto, ser a expresso do desenvolvimento, da maturidade do modo de produo. Portanto, necessrio identificar o complexo desenvolvimento dos estados nacionais, preciso compreender as formaes econmicas do edifcio capitalista. O grau de

desenvolvimento do modo de produo significa que mais desenvolvida est sua relao social no seio da sociedade, portanto, mais desenvolvidas esto suas relaes sociais e seus antagonismos em razo do enterro das relaes sociais

33 anteriores que sucumbiram ou existem de forma secundrias, estas se mostram com alguma fora nos perodos recentes ps-revoluo. Em suma, prprio do capitalismo que as relaes sociais de produo entre os homens seja a venda da fora-de-trabalho do trabalhador livre e no as relaes sociais servil, do perodo feudal ou de escravido, do perodo antigo4. Nesse sentido pode-se identificar em determinado perodo classes sociais de transio, por exemplo o campons. Na anlise feita por Marx sobre o golpe de restaurao da monarquia, o 18 brumrio de Lus Bonaparte, o campons ainda constitui a maioria da populao e embora a Frana fosse capitalista a direo poltica da burguesia ainda no houvera se consolidado. Assim, Marx define os camponeses:
Os pequenos camponeses constituem uma imensa massa, cujos membros vivem em condies semelhantes, mas sem estabelecerem relaes multiformes entre si. Seu modo de produo os isola uns dos outros, em vez de criar entre eles um intercmbio mtuo. (...) Seu campo de produo, a pequena propriedade, no permite qualquer diviso do trabalho para o cultivo, nenhuma aplicao de mtodos cientficos e, portanto, nenhuma diversidade de desenvolvimento, nenhuma variedade de talento, nenhuma riqueza de relaes sociais.Cada famlia camponesa quase auto-suficiente; ela prpria produz inteiramente a maior parte do que consome, adquirindo assim os meio de subsistncia mais atravs de trocas com a natureza do que do intercmbio com a sociedade. Uma pequena propriedade, um campons, e sua famlia; ao lado deles outra pequena propriedade, outro pequeno campons e outra famlia. Algumas dezenas delas constituem uma aldeia,e algumas dezenas de aldeias constituem um departamento. (Marx, 2012 ,p.54)

Em 1871, no texto que trata da guerra civil na frana o desenvolvimento capitalista est bem mais avanado comea-se a derru-lo, A agricultura capitalista moderna, que o sobrecarregava em impostos os camponeses, expropriava as
4

Embora a relao social hegemnica do modo de produo capitalista no seja a escravido, o seu uso, a escravido moderna, ainda figura presente fortemente de forma lateral e funcional ao capitalismo. Lembremos da escravido de cunho tnico-racial dos negros no perodo colonial, dos judeus na Alemanha nazista, e os trabalhadores rurais no Brasil, sobretudo na produo de cana-de-acar

34 terras e entrava em cena como produto dessa agricultura que a substitua pelo proletariado rural. Em sntese, o desenvolvimento do capitalismo impe a sua forma de produo a todas as esferas da vida. O desenvolvimento capitalista amadurece a formao do Estado moderno, o comit para gerir seus interesses de classe. Esse Estado produto das necessidades surgidas no mago da sociedade burguesa, no seu processo revolucionrio foi fundamental para se impor como classe. O longo processo da revoluo burguesa avanando passo a passo dentro da velha ordem teve seu corolrio na revoluo francesa de 1879 e teve a tarefa foi quebrar os poderes independentes locais, territoriais, urbanos para estabelecer uma unificao nacional. Nesse sentido o Estado moderno alarga a diviso do trabalho realizada pela monarquia. (Marx, 2012) O Estado pressupe uma srie de funcionrios e um exrcito como corpo profissional. Junto aos pequenos burgueses sero tratados como classes mdias, cumprem a funo intermediria entre a burguesia e o proletariado, no entanto no h nada que o caracterize por suas propriedades, mas por suas debilidades e instabilidade. Vejamos:
Sua posio intermediria, entre a classe dos grandes capitalistas, comerciantes e industriais, ou seja, a burguesia propriamente dita e a classe proletria ou operria, estabelece o seu carter. Tendo aspiraes posio da primeira, o menor tropeo da sorte atira os indivduos dessa classe para a segunda. Em pases monarquistas ou feudais, as tarifas da corte e da aristocracia tornam-se essenciais sua existncia; a perda dessas tarifas poder arruinar grande parte de suas economias. Em cidades menores, uma guarnio militar, um governo municipal, um tribunal, com seus seguidores, geralmente constituem a base de sua prosperidade; eliminando-os, os comerciantes, os alfaiates, sapateiros e marceneiros saem perdendo. Por isso, sendo continuamente atirados como peteca entre a esperana de galgarem a classe dos mais ricos e o medo de serem reduzidos condio de proletrios ou mesmo de indigentes; entre a esperana de promoverem seus interesses, pela conquista de um lugar nos negcios pblicos, e o pavor de despertarem

35
atravs de uma oposio inoportuna, a ira do Governo, que dispe de seus destinos, porque tem o poder de retirar-lhes seus melhores fregueses; (...) humilde e servil, sob um poderoso governo feudal ou monrquico, essa classe se volta para o lado do liberalismo, quando a burguesia est em ascenso; ela se torna presa a violentos acessos democrticos assim que a burguesia tenha obtido sua prpria supremacia, mas cai, novamente em desnimo e no medo, assim que a classe que se encontra abaixo dela o proletariado tenta encetar um movimento independente. (Marx, 1992)

A heterogeneidade pode ser infinita dependendo do pas que se Analisa e do perodo histrico, se mais ou menos desenvolvido o modo de produo. Mesmo na estrutura interna das classes h interesses diferentes e estratos diferentes. Os interesses dos burgueses bancrios colidem com os interesses do industrial e do comerciante, pois todos querem apropriar-se da maior fatia possvel da mais-valia produzida pelo trabalhador. Embora, os capitalista lutem entre si sabe-se muito bem que o proletariado seu inimigo fundamental, condio que a reproduo daquele seja em razo direta a miserabilidade deste. De modo que varie sempre as classes sociais em funo do

desenvolvimento e do acirramento das classes a essncia para afirmar-se modo de produo capitalista a particularidade de existncia dessas duas classes: burgueses e proletrios. Marx vocaliza o sujeito revolucionrio, porque o produto mais legtimo da ordem burguesa sendo o nico a poder emancipar o gnero humano, pois todas as outras classes tendem a lutar por conservar-se. O proletrio a nica classe que s tem seus grilhes a perder e tem a possibilidade de acabar com todas as classes, pondo fim a pr-histria da humanidade. O comunismo a possibilidade de ser o trabalho e as capacidades humanas livremente exponenciadas, uma vez emancipado o trabalho, todo homem se converte em trabalhador, e o trabalho produtivo deixa de ser um atributo de classe (Marx, 1986)

36 Captulo 2 Max Weber

2.1 O pensamento de Weber

Weber foi um grande pensador e fundou uma matriz de pensamento ao redimensionar o campo de pesquisa da sociologia dando-lhe nova acepo. Participou politicamente de ocasies importantes, por exemplo, como conselheiro no tratado de Versalhes, em 1919. No mesmo ano participou da comisso encarregada de redigir a Constituio da Repblica de Weimar. Embora observasse ser mais cientista do que poltico, porque este precisa fazer compromissos e quele isso vedado. A produo cientfica de Weber alternada em perodos de intensa investigao e produo, em virtude da estafa da intensidade de sua dedicao do perodo de 1898 1903 Weber tem um surto psquico e afastado da vida acadmica, que por sinal odiava. O Weber que tomaremos em anlise compreende aos trs perodos produtivos de 4 anos: 1904 1906; 1911 1913; 1916 1919. Nestes trs perodos constitui-se as principais obras de Weber, mas o tomaremos, sobretudo, por motivos de ser a partir de 1903 a sistematizao de Weber dos procedimentos metodolgicos da sociologia que conformaro a sua matriz de pensamento. As produes metodolgicas so: no primeiro perodo produz a objetividade do conhecimento nas cincias sociais (1904); no segundo produz Sobre algumas

37 categorias da sociologia compreensiva (1913); e no ltimo perodo produz Economia e Sociedade cujo primeiro captulo so os conceitos bsicos de sociologia. Sem menoscabar a produo anterior 1903, que de larga importncia e o tema central desta anlise, as classes sociais, aparece nesses textos, o corte realizado na primazia daquele perodo em funo do tratamento mais elaborado de Weber sobre a nossa temtica em Economia e Sociedade, que impensvel sem os procedimentos metodolgicos amadurecidos nestes perodos. Weber colide frontalmente com diversas matrizes de pensamento como o fisiologismo, que consiste na compreenso das relaes sociais dos indivduos como rgos para o funcionamento do organismo, e, como a concepo materialista da histria de Marx5, que segundo Weber uma interpretao de cunho monista ao debitar a predominncia das causas econmicas. Por esse motivo v-se compelido a formular uma matriz de pensamento, uma nova cincia, na medida em que nega as existentes, vejamos:
O domnio do trabalho cientfico no tem por base as conexes objetivas entre as coisas, mas as conexes conceituais entre os problemas. S quando se estuda um novo problema com o auxlio de um mtodo novo e se descobrem verdades que abrem novas e importantes perspectivas que nasce uma nova cincia. ( Weber, 1991, p.83, 84)

Assim, Weber se prope a fundar uma nova cincia dando uma acepo de sociologia, conferindo uma srie de procedimentos metodolgicos que o cientista deve executar para poder realizar uma interpretao da realidade.

Sobre a concepo materialista da histria ver o item 1 o pensamento de Marx no captulo 1

38 2.2 Mtodo de Weber

A sociologia, para Weber, uma cincia que busca determinar a conduta social de modo a obter uma explicao de suas causas, o seu curso de desenvolvimento e seus efeitos. O ponto de partida a ao social que toda conduta humana orientada subjetivamente conduta de outros. A premissa de Weber que os homens agem em relao aos outros e o estudo dessas aes constitui o objeto de anlise da sociologia. Toda ao social subjetiva, ou seja, uma ao orientada por um sujeito. Assim a metodologia por ele formulada so os nexos constitutivos que compe a ao e na sequencia dada a formulao de categorias sociolgicas. Nas palavras de Weber:
(...) a sociologia no reconhece uma personalidade coletiva em ao. Quando a sociologia usa termos Estado, nao, corporao, famlia, diviso do exrcito, ou conceitos coletivos semelhantes, o faz apenas para pr em foco certo tipo de desenvolvimento de modos alternativos de ao social para pessoas individuais (Weber, 1987, p.23)

Nesse sentido, a sequncia conceitual para o entendimento deste objeto sociolgico : ao social; sentido; interpretao; compreenso; motivao; tipo ideal.

39 2.2.1 Ao social

Como sinalizado acima, a ao social toda conduta humana orientada subjetivamente conduta dos outros indivduos. No entanto, nem toda ao social. Ao constitui-se na conduta humana que subjetivamente orientada, tal comportamento pode ser mental ou exterior, pode constituir uma ao ou omisso. Uma ao puramente formal no-social se orientada objetos inanimados. A conduta religiosa no social, se permanece simplesmente uma questo de contemplao, de orao solitria. (Weber, 1987, p.36) Se toda ao social uma ao subjetiva orientada outros indivduos ela apresenta, portanto, um sentido de ao. O sentido de uma ao pode ser captado em duas ocasies diferentes. Primeiro, uma conduta de um ator em determinada conjuntura histrica em relao a outros indivduos. Segundo, h o tipo ideal conceitual de sentido subjetivo que atribudo a um ator. Em nenhum dos casos pode-se atribuir um sentido verdadeiro estabelecido metafsicamente, essa uma diferena entre a cincia sociolgica e histrica da jurisprudncia, tica, pois seus propsitos consistem em achar o significado verdadeiro da ao. A fronteira entre uma ao com sentido e uma ao meramente reativa muito tnue. Por exemplo: embora possa-se comunicar experincias msticas atravs de palavras, elas no podem ser completamente compreendidas por algum que no foi suscetvel a tal experincia. No entanto, se colocar no lugar do ator para compreender a experincia no pressuposto para interpretar sua ao,

40 pois, as partes compreensveis e no-compreensveis esto vinculadas

geneticamente. Na explicao do no compreensvel Weber abre um parntese dos limites da cincia, por haver em todas elas certos processos e fenmenos sem sentido, isto , desprovido de significado subjetivo, quando operam simplesmente como estmulos liberando ou inibindo a ao. Por exemplo: todo objeto produzido com o intuito de meio ou finalidade da ao humana e seu uso pode ser extremamente variado com os propsitos do sentido que usado. No entanto, se este objeto no estiver vinculado como meio ou finalidade de uma ao ele torna-se ininteligvel, uma ao sem sentido. neste processo de orientar um sentido a ao que a conscincia figura espao privilegiado. Seguindo na sua formulao de uma cincia que possa apreender racionalmente a realidade ele afirma que toda interpretao necessita de provas verificveis, e elas podem ser de carter racional ou emptico. O carter racional da interpretao est no domnio do sentido da ao poder ser apreendida intelectualmente e racionalmente, ou seja, quando uma cadeia de raciocnio lgico executada de acordo com maneiras aceitas de pensar. O carter emocional emptico est na esfera da ao cuja conexo o sentimento nela vivida. Quanto mais suscetvel s paixes como medo, raiva, ambio, etc. mais irracional, ou emocional a ao. Em sntese, diz Weber:
A construo de uma ao rigorosamente racional, de acordos afins, por causa da sua clara inteligibilidade e falta de ambiguidade racional, serve sociologia como um tipo ideal. Assim somos auxiliados em nossa compreenso da maneira pela qual a ao real orientada de acordos afins influenciada por fatores irracionais de todo tipo (tais como emoo, erros) e que podem ento ser classificados como desvios da lio original hipottica. (Weber, 1987, p.12, 13)

41 Embora toda ao seja influenciada por fatores irracionais a interpretao racional do cientista de compreend-la racional. Ela pode ser de dois tipos: direta emprica; e explicativa. A compreenso direta emprica uma constatao prtico-racional do comportamento, tais como: quando uma pessoa em um

acesso de raiva se expressa atravs de exclamaes, expresso facial ou movimentos irracionais. A compreenso explicativa est na apreenso da conexo de sentido dentro da qual ocorre o curso da ao real. Por exemplo: se uma pessoa ao apontar uma arma porque recebeu uma ordem de fuzilar uma ao racional; se a mesma pessoa apontar uma arma por vingana uma ao emocional. Na compreenso explicativa o contexto indica a interpretao da intencionalidade da ao. A compreenso dentro desses dois tipos apresenta trs nveis de interpretao: dos casos concretos individuais, por exemplo, anlise da histria; dos casos mdios, isto estimativas aproximadas, como a anlise sociolgica de massa; e um tipo puro que a construo cientificamente formulada de ocorrncias frequentes, construes tpicas ideais como teoria econmica pura. Atravs deste ltimo constitui a tarefa da sociologia que investigar o sentido mais profundo da motivao e interpret-lo, mesmo quando a motivao no consciente no ator. A motivao refere-se a uma conexo de sentido que fundamenta a conduta tanto para o indivduo quanto para o observador. A conduta pode ser adequada a um sentido na medida em que suas partes constitutivas articulam-se de acordo com o nosso sistema de pensamento e sentimento. Pode tambm a

42 conduta ser casualmente adequada quando uma sequencia de eventos com base na experincia parece ocorrer da mesma forma. Compreendidas as categorias analticas acima que encharcam de determinaes a ao social compete generaliz-las para configur-las numa tipologia ideal: esta a tarefa da sociologia. As generalizaes e os conceitos da sociologia buscam contribuir na compreenso da histria, elevando at o mais alto grau a adequao de sentido de meios e fins de modo que oferea um tipo ideal. Este consiste na elevao destas categorias de anlise do plano concreto na sua expresso mais pura, na ao racional mais plena de sentido que confira os melhores meios para os melhores fins. Justamente por ser um tipo ideal uma abstrao que no encontra paralelo na histria real, mas sua pretenso como procedimento metodolgico a de fornecer uma possibilidade mais alargada de conceitos explicativos do real. As construes tpico-ideais, no entanto, no derivam apenas do ponto de vista objetivo, mas tambm do ponto do vista subjetivo. As pessoas raramente efetivam a ao com conscincia plena, seja por direcion-las pelo hbito ou instinto, ou seja, apenas ocasionalmente as aes dos indivduos racional ou emocionalmente encontra-se na expresso mais pura de conscincia. Nas palavras de Weber:
Em todos os casos, quer racionais como irracionais, a sociologia distancia-se da realidade, mas no entanto serve para entend-la, mostrando com que grau de aproximao um fenmeno histrico concreto pode ser subordinado a qualquer destes conceitos. (Weber, 1987, p. 32)

Posta a caracterizao da ao social o movimento ulterior realizado por Weber extrair a sua expresso pura, ou o tipo ideal. As aes sociais de tipo

43 ideal so quatro: ao em relao a fins; ao em relao a valores; ao afetiva; ao tradicional. Ao para determinados fins quando orientada racionalmente a determinadas finalidades e possibilidades escolhe os melhores meios para efetivla. Assim os homens geram expectativas a outros homens, pois se comportam de determinada maneira para atingir com sucesso os fins. Ao em relao a valores determinada pela crena consciente em valores absolutos como tica, religio, honra, dever, etc. So conduzidas a tal maneira as prticas convictas que configuram obrigao e no importando sua finalidade As aes afetivas por terem como ponto fundamental o afeto oscilam ora numa ao consciente de sentido para determinado fim ora so estimuladas por impulso no importando o modo de repercusso social, por exemplo, vingana. As aes tradicionais so aquelas aes que tem pouca reflexo sobre sua efetividade, orientadas por uma longa prtica de costumes legados, vinculadas aos estmulos rotineiros. Os tipos ideais - e se repetir em quase todos os outros tipos puros no tem paralelo integral na realidade, servem de comparativo, um instrumental do cientista da sociologia, e a realidade raramente ocorre por um vis apenas, em larga medida perpassa por conceitos de diferentes tipos ideais.

44 2.2.2. Relaes sociais

As relaes sociais so parte importante do conjunto conceitual de Weber para a nossa pretenso de lhe extrair um conceito de classes. As relaes aparecem para Weber num sentido mais amplo das aes sociais, agora como interao efetiva das aes dos indivduos. O conceito tomado nas palavras do prprio Weber na medida em que ele parte de uma sntese introdutria para investigar os conceitos por dentro, assim:
O termo relao social ser usado para designar em que duas ou mais pessoas esto empenhadas numa conduta onde cada qual leva em conta o comportamento de uma maneira significativa, estando, portanto, orientada nestes termos. A relao social consiste, assim, inteiramente na probabilidade de que os indivduos comportar-se-o de uma maneira significativamente determinvel. completamente irrelevante o porqu de tal probabilidade, mas onde ela existe pode-se encontrar uma relao social. (Weber, 1987, p.45, grifos do autor)

As relaes sociais tm uma varincia da relao com o tipo de conduta na relao, por exemplo, se conflitiva; hostil; atrao sexual, etc. ou seja, varia o tipo de relao de acordo com o tipo de finalidade estabelecida de uns indivduos com outros. Os sentidos estabelecidos sempre partem da unidade bsica, tratada acima pormenorizadamente, a ao social expressando por isso uma situao concreta de relao. Cada sujeito envolvido na relao orienta a sua ao em sentido subjetivo que pode ou no encontrar reciprocidade, no h uma simetria exata entre as finalidades de um indivduo e o conjunto de finalidades total dos indivduos. As relaes sociais podem ser de natureza transitria ou de uma variao de permanncia, isso quer dizer que as condutas de sentido subjetivo nas

45 relaes sociais podem apresentar um padro. Na medida em que so orientadas outros indivduos gera-lhes expectativas e sero sempre de maior probabilidade quando as condutas so racionais em relao a valores e fins, como no caso de um contrato de negcios, do que quando a conduta direcionada por orientao emocional, como numa atrao ertica, por exemplo. Assim, os indivduos percebendo que h uma probabilidade na ao de outros projetam as suas aes e da mdia das aes sociais conformam-se as relaes sociais, vejamos:
Assim, se a amizade ou o Estado existem ou tm existido, isso significa apenas que: em nosso juzo, de observadores, h ou tem havido a probabilidade de que, dados certos tipos de atitudes subjetivas conhecidas de certos indivduos, resulte, na mdia, num certo tipo especfico de conduta, e nada mais. (Weber, 1987, p.47, grifos do autor)

O sentido de uma relao pode ser determinado pelo consentimento mtuo, isso significa que os indivduos fazem promessas no que competem as suas

aes futuras. Cada participante, nesse sentido, orienta sua ao futura em funo do outro. Aqui centro da viragem das aes especulativas balizadas nas probabilidades e formulao de tipo ideal das relaes sociais: Comunidade e Sociedade. As relaes sociais de tipo ideal comunitria conferem ao tipo de associao entre os indivduos cuja razo estabelecida segue por motivao em sentido de solidariedade, tais como, resultados de ligaes emocionais, afetivas ou tradicionais. O simples fato de existncia de situaes semelhantes de indivduos no configura de modo algum uma relao comunitria, somente se configurar como tal se o salto qualitativo for consciente da necessidade de vincularem-se numa organizao social, vejamos um dentre tantos exemplos de Weber:

46
Uma orientao para as regras de uma lngua comum primariamente til como um meio de comunicao, mas no o suficiente para prover a substancia da relao social. apenas com o surgimento de diferenas conscientes, em relao a terceiros, que o fato de dois indivduos falarem a mesma lngua e compartilharem de uma situao comum pode lev-los a experimentar um sentimento de comunidade e a criar modos de organizao social consciente baseados na participao de uma lngua comum. (Weber, 1987, p.80)

As relaes sociais de tipo sociedade so estabelecidas por reconciliao, por um equilbrio de interesses de juzos racionais de valores ou finalidades podendo ser das seguintes formas: mercado livre, geralmente de interesses individuais opostos, mas complementar; unio voluntria de interesses cuja finalidade so os interesses materiais dos envolvidos; unio voluntria de valores ideolgicos absolutos, cuja ao costuma ir at as ltimas consequncias em torno dos valores. Esses dois tipos de relao, no entanto, no so estanques ou excludentes, a maior parte das relaes sociais totais de cada indivduo atravessam essas formas. Essas duas formas oscilam entre relaes abertas e fechadas quanto a participao dos indivduos e as finalidades que as exigem. Por relaes sociais abertas quer dizer que a participao na ao mutuamente orientada no negada por regulamento a qualquer um que esteja de fato em condio de participar. Se as finalidades das organizaes

regulamentares for aberta significa que os participantes esperam chegar a uma melhora de sua situao no grau, na espcie, na segurana, ou no valor da satisfao. Por relaes sociais fechadas quer dizer a participao na ao mutuamente orientada apresenta um regulamento que exclua, limite ou condicione a participao, favorecendo a organizao por monoplio. Isso significa que: os

47 signatrios podem competir livremente dentro do grupo; h regulamentos quanto as probabilidades das aes; facilita a apropriao por parte de indivduos ou grupos. Nesse sentido o participante ativo nesta relao fechada ser chamado de membro se a relao regulamentada conferir vantagens, direitos e privilgios apropriados ele ser chamado de membro legal. As relaes sociais de comunidade ou de sociedade oscilam ora fechadas ora abertas em funo da finalidade dos interesses coletivos de sua organizao. Por exemplo, no caso das guildas e da Idade mdia, havia uma tendncia, s vezes, de aumentar seus membros no interesse de melhorar a segurana de sua posio de poder, enquanto em outras pocas, se restringiam os membros para proteger o valor de sua posio monopolista. (Weber, 1987) Dentro das oscilaes da multiplicidade organizativas das relaes sociais a transio de fechamento gradual em funo das condies estabelecidas, por exemplo, um exame de admisso ou aquisio de um ttulo. Em sntese as principais relaes sociais fechadas tm uma srie de motivaes internas e uma srie de consequncias. Assim, os motivos de fechamento so a manuteno da qualidade do prestgio e os privilgios que dele derivam, gozar de honra, gozar de lucro, etc. A decorrncia direta do fechamento a monopolizao de determinadas instncias que conflitam com quem no pertencente. Nesse sentido, pode ocorrer: falta de oportunidade em relao as necessidades de consumo, na medida em que se monopoliza nas relaes fechadas; falta de oportunidades de sustentar a vida pelo trabalho devido a monopolizao do comrcio e das fontes de trabalho.

48 2.3 Poder: classe, status e Partido

As classes sociais em Weber comparecem como parte da totalidade da sua investigao sobre o poder. Para ele o poder a possibilidade de um homem ou grupo de homens realizarem sua vontade numa ao comunal, ainda que tenha resistncia de outros homens (Weber, 1973). O poder constitudo de 3 tipos de ordens: a ordem social, que a forma pela qual a honra social se distribui numa comunidade entre grupos tpicos participantes dessa distribuio, representado pelo status; a ordem poltica, que antes um fator adicional que aumenta a possibilidade de manter poder ou honra, representada pelo partido; e a ordem econmica que a forma pela qual os bens e servios econmicos so

distribudos e utilizados, representado pelas classes sociais. O termo classe refere-se a qualquer grupo de pessoas que se encontra na mesma situao de classe cuja determinao posta pela situao de mercado. Os elementos para anlise da situao de classe so: Possuir em comum um componente causal especfico de suas

oportunidades de vida; Esse componente representado exclusivamente por interesses

econmicos na posse de bens e oportunidade de rendimento, sob as condies de mercado de produtos ou do mercado de trabalho

49 A determinao fundamental para o termo classe econmica, pois a forma de distribuio da propriedade material por uma pluralidade de pessoas que se encontram em concorrncia no mercado determina a vida. No interior das classes a situao de classe tambm diferencia de acordo com o tipo de propriedade que utilizada e o tipo de servio que pode ser oferecido no mercado. Os proprietrios na sua diversidade que empregam suas propriedades podem pertencer a uma variedade de classes, vejamos:
Propriedade de prdios residenciais; estabelecimentos produtores; armazns; lojas; terras cultivveis (...); propriedade de minas; gado; homens (escravos); controle sobre bens mveis ou bens de capital (...) todas essas distines diferenciam as situaes de classe dos proprietrios, assim como o significado que podem dar, como na verdade o fazem, utilizao da propriedade, especialmente da propriedade que possui uma equivalncia em dinheiro (Weber, 1973, p.64)

Aqueles que no possuem propriedades tambm se diferenciam quanto pelo servio que prestam quanto por como utilizam seu servio em relao com um recebedor. Em sntese, a situao de classe , nesse sentido, em ltima anlise, uma situao de mercado.(Weber, 1973) Os interesses de classe para Weber a mdia dos interesses da classe que variar em funo da direo da busca individual (Ex: em funo de estar qualificado em alto, mdio ou baixo grau) e em funo do grau de desenvolvimento da situao de classe (Ex: se j est organizado, se h sindicato). Em decorrncia disso, os interesses expressar-se-o em ao comunal, quando a ao orientada pelo sentimento dos atores se juntarem e ao societria quando a ao orientada no sentido de ajustamento de interesses racionalmente motivado.

50 O grau de surgimento da ao comunal e da ao societria est ligado as condies culturais gerais, especialmente as de nvel intelectual, e aos contrastes existentes que j se tenham desenvolvido o entendimento das conexes das causas e conseqncias das situaes de classe. A experincia em si no d origem de forma alguma a uma ao de classe, pelo contrrio somente pelo reconhecimento que os contrastes das oportunidades de vida so resultantes da distribuio de propriedade existente ou da estrutura da ordem econmica. Entendendo a situao de classe as pessoas podem reagir contra a estrutura de classe com uma associao racional. Essa associao racional a resultante da ao comunal. Aqui preciso diferenciar que classes sociais no so comunidades, mas seu processo de comunalizao que abre as possibilidades das situaes de classe, por exemplo: o empreendimento capitalista pressupe a existncia de uma ao comunal fechada especificamente estruturada para proteger seus bens, ou seja, uma ordem legal. Seguindo o raciocnio o autor afirma que as lutas de classe tem se desviado progressivamente do crdito de consumo para lutas competitivas no mercado de produtos e em guerras de preo no mercado de trabalho. Isso para o autor tem sido a viragem que formar grupos de Status, pois a verdadeira luta de classes era a da antiguidade, quando os camponeses endividados lutavam conta os credores urbanos. Vejamos nas palavras de Weber:
A grande mudana, que se deu continuamente no passado e chegou ato os nosso dias, pode ser resumida, custa de certa impreciso: a luta em que as situaes de classe se fazem sentir tem-se desviado progressivamente do crdito de consumo para, primeiro, lutas competitivas no mercado de produtos, e, depois, para guerras de preo no mercado de trabalho. As lutas de classes da antiguidade na

51
medida em que eram verdadeiras lutas de classe, e no lutas entre grupos de status eram inicialmente levadas adiante por camponeses endividados e lutando contra credores urbanos, pois a sujeio por dvidas o resultado normal da diferenciao de riquezas nas cidades comerciais, especialmente porturias (Weber, 1973, p.69)

Nos grupos de status, diferentemente das classes sociais, sua natureza necessariamente uma relao social de comunidade, e a situao de status determinada por uma estimativa especfica de honra social. A honra social uma caracterstica fundamental de um grupo de status que pode estar ou no vinculadas a determinao de classe. Os grupos de status normalmente expressam e alavancam uma srie de estratificaes por crculos de estilos de vida que lhes tomam uma dinmica particular de feitura de relaes sociais internas que passa pela relao intergeracional,tais como: o casamento entre famlias bem consideradas e correspondentemente ricas projetam a permanncia de seu grupo pelas geraes vindouras; as oportunidades de empregos em estabelecimentos finos; o local de moradia faz com que pertena e possa visitado e convidado pelos membros do grupo de status. Assim os grupos de status de comunidades monopolistas se reproduzem entre seus grupos alargando seus privilgios de status e suas honras podem consistir no privilgio de usar indumentrias especiais, comer pratos especiais de culinria que tabu para o restante, dedicar-se diletantemente artsticas de modo no profissional, etc. Em sntese h uma tendncia de grupos monopolistas formarem grupos de status que tem a predominncia de uma determinada classe, os proprietrios. Nas palavras de Weber: a prticas

52 Com crescente fechamento do grupo de status, as oportunidades preferenciais convencionais para empregos especiais transformam-se num monoplio legal dos cargos especiais por parte dos membros do grupo. Certos bens tornam-se objeto de monopolizao por grupos de status. No caso tpico, estes incluem bens vinculados e frequentemente, tambm as posses de servos ou de criados, e, finalmente, ofcios especiais. Essa monopolizao ocorre positivamente quando apenas o grupo de status est habilitado a possu-los e a control-los (Weber, 1973, p.77) Em sntese Weber conclui que as condies e efeitos econmicos da estratificao por status se do em virtude da monopolizao que impede o livre desenvolvimento do mercado pela reteno do grupo de status monopolista. A ordem poltica na anlise weberiana constituda pela forma partido de organizao necessariamente uma ao no sentido de societalizao dos objetivos que est balizado em certo tipo de ao comunal, ou seja, serve de interesse de grupo de status, de classes ou de alguma forma espordica de organizao. Os meios utilizados podem ser variados indo da violncia crua disputa de votos atravs de formas grosseiras ou sutis: dinheiro; influncia social; poder oratrio; etc.

53 Captulo 3 A contemporaneidade dos conceitos de Classe

O conceito de classe contemporneo no pode ser debitado as formulaes dos pensadores tomados aqui em anlise. Se por um lado o desenvolvimento ulterior foge ao limite temporal de sua existncia humana, portanto, a limitao das suas formulaes, por outro o conceito de classes por ser parte constitutivas de suas teorias, h a possibilidade dos pensadores posteriores atualizarem a validade das suas formulaes. Em sntese, se no podemos dizer que as concepes contemporneas so da responsabilidade daqueles autores, podemos conferir que as formulaes atuais do conceito de classe se ancoram ou nas suas formulaes tais como foram elaboradas ou se ancoram na sua teoria societal que possibilita compreend-las na contemporaneidade. A primeira decorre necessariamente no mecanicismo de transladar atemporalmente os conceitos, a segunda significa que h o reconhecimento da validade terica dos pensadores, mas pelo prprio desenvolvimento da histria e da estrutura movente societal que se deve conferir a validade da teoria, formular novas categorias sociais desenvolvidas das relaes sociais, enfim, tudo que se modificou de relao social ps-autores. Nesse sentido, os passos desse captulo sero a crtica as formulaes metodolgicas dos autores, comparando-as e criticando-as e na sequencia realizarmos as crticas pertinentes aos conceitos de classe e a utilizao contempornea delas.

54 3.1 Procedimentos metodolgicos

A discusso metodolgica em Marx uma discusso extremadamente secundarizada, encontra-se ao longo de sua obra algumas partes sobre o tema, pois ela no um pr-requisito para a compreenso da obra. Embora no no captulo 1 nenhum espao especfico sobre mtodo ele est diludo na exposio, sobretudo, na concepo materialista da histria. A explicao deste tema no figurar espao privilegiado no pensamento de Marx a especificidade do seu objeto, que o modo de produo capitalista. Assim, parece que anotao nos cadernos Lnin sobre Marx que para ele Marx no nos deu uma lgica, Marx nos deu a lgica do capital (Netto, 2002) No entanto para fornecer a teoria do modo de produo capitalista teve necessariamente de se apropriar do legado investigativa da humanidade, a isso atribumos as trs fontes do seu pensamento: a filosofia alem; a economia poltica; a literatura socialista. De modo geral, apreender o mtodo de Marx apreender o conjunto da sua anlise sobre o seu objeto, que ter a sua forma mais acabada nO Capital. Neste texto as categorias do modo de produo capitalista estaro desenvolvidas e portanto, ter seu objeto mais saturado de determinaes da analise marxiana. O que se pode assinalar analisando o conjunto das anotaes, manuscritos comparados com as obras publicadas apresenta-se o mtodo em duas vias: o da investigao e o da exposio. Na investigao parte-se do concreto anrquico as relaes gerais e sensveis investigando cada parte constitutivas

55 separadamente, chegando as determinaes simples. Ou seja, partindo de relaes sociais concretas como estado pode chegar a formular um tratado sobre a moeda, os cmbios de mercadoria, etc. Terminado esse movimento de ida, quando tiver terminado a categorizao das determinaes simples, faz-se o movimento de volta, o movimento da exposio, que consiste em articular as determinaes simples de modo que a totalidade figure como um todo articulado e no como uma soma de fatores, mas como sntese de mltiplas determinaes. Em Weber, ao contrrio de Marx, os procedimentos metodolgicos so um conjunto de conceitos que tem a necessidade de serem apreendidos para a compreenso do conjunto da obra, um conjunto de regras formais para o cientista aplicar a realidade para compreend-la. O pressuposto metodolgico que o cientista tem as verdades, a separao sujeito objeto a primazia daquele diante deste. O cientista retira do fenmeno observado uma srie de elementos que para ele so mais importantes e elevam h uma proposio pura, ou melhor formula-lhe uma tipologia, uma forma que seria a ideal do fenmeno. Posto isso o pesquisador possui uma elenco categoria de tipo ideal que servir para constatar na realidade o quanto se aproxima ou no do seu tipo, em qualquer relao social humana ahistricamente. Em Marx h uma dominncia do real ao pensamento. O real assim tenhamos conhecimento dele ou no, portanto, a teoria apenas a reproduo ideal do movimento real de um objeto determinado, ou seja, a teoria a capacidade humana de abstrao, de elevar ao plano do pensamento o que acontece na realidade, aps reproduzir idealmente e apreender-lhe as estruturas

56 moventes se tem conhecimento do real. No entanto, ter conhecimento do real, formular uma teoria no significa transform-lo, significa apenas que conseguiu entender como funciona um objeto determinado. Nesse sentido, o mtodo no uma formulao que caber a qualquer relao social humana em todos os tempos, a possibilidade de conhecer um objeto determinado, em determinadas relaes histrico concretas. Outro ponto fundamental a concepo de homem ou o ponto de partida das anlises dos pensadores. Em Marx o ponto de partida a condio de existncia, a necessidade de reproduo da sua materialidade. A concepo de homem ergue-se a partir da sua relao fundamental em sociedade de realizar trabalho para produzir o quantum de riqueza necessrio para a reproduo social dos indivduos. Essa determinao fundamental a condio de reproduo da vida de todos os seres vivos, a forma como realizam uma forma estritamente humana, atravs do trabalho. Em Weber o ponto de partida a ao social, os indivduos agem de acordo com os seus interesses, o ponto de partida pressupe uma organizao e uma intencionalidade que no tem uma matriz de explicao do motivo de agirem ou que salto em relao as formas anteriores de vida os peculiariza. Esse ponto de partida produto da prpria limitao de Weber, ele se prope a uma cincia que quer apreender uma determinada parte do movimento da humanidade, ou melhor, quer formular uma cincia de tipo ideal para interpretar a histria, essa a sua formulao sociolgica. Nesse sentido h nele uma diviso cientfica de objetos, a sociologia torna-se um departamento do conhecimento.

57 3.2 A ressonncia contempornea

O conceito de classes em Marx tem uma dupla acepo, ou melhor, h duas partes constitutivas de anlise: a primeira compete as formaes estruturais; e a segunda a das formaes econmicas. O conceito de classe estrutural compete a relao estrutural das sociedades da pr-histria da humanidade6, ou seja, da vigncia das relaes de produo balizadas pela propriedade privada. Nessa relao erguem-se sempre duas classes fundamentais: os que se apropriam do produto do trabalho e os produtores diretos de riqueza. No modo de produo capitalista temos os capitalistas sob a condio de explorao e os proletrios como produtores da riqueza social. Nas formaes econmicas especficas Marx capturou uma srie de classes em transio, que existiam dos resqucios do modo de produo anterior, e as classes intermedirias, que surgem com a complexificao da superestrutura que se ergue do modo de produo. H um limite na formulao de Marx sobre o tema, embora tenha fornecido bastantes elementos sobre as classes fundamentais o esgotamento da superestrutura e as classes que surgem no foram alongado. H algumas indicaes a cerca do tema, mas no foi preenchido de determinaes muito em funo de que a etapa madura, a sua fase monopolista, alargou essa
6

Para Marx a histria da humanidade porque a propriedade privada impede os homens exponenciares suas capacidades humanas. A histria da humanidade comear quando na relao cuja mediao da reproduo da vida no seja o constrangimento da miserabilidade.

58 superestrutura. Posto que o capitalismo eleva-se a etapa monopolista no ultimo quartel do sculo XIX, Marx s pode retirar do real os indicativos de que a viragem nova etapa indicava. Nesse sentido, ao que tudo indica h um crescimento na fase madura do capitalismo das classes intermedirias. Elas no so capitalistas na medida em que a sua posio no a de manuteno da sua existncia por ter capital e tambm no so proletrios na medida que no produzem a riqueza material em sentido estrito, ou seja, o eterno intercmbio do homem com a natureza para extrair dela o quantum de riqueza material. Embora sejam trabalhadores em sentido amplo, pela condio de se reproduzirem atravs da venda da sua fora-de-trabalho, esta empregada de forma improdutiva seja empregados pelo estado seja pelo complexo social de funes da especializao humana, tais como, msicos, advogados, assistentes sociais, etc. A referncia a estes trabalhadores de que a burguesia reduziu estas categorias mais nobres a condio de proletariado. Posto isso a literatura marxista no deu conta ainda de uma formulao categorial que desse conta de apreender a significao social dessas classes intermedirias. A vocalizao do proletariado como sujeito revolucionrio encontra hoje algum tom de fora para afirmar contra a proposio de Marx de unir o movimento comunista do movimento operariado. No captulo sobre Marx evidenciamos que Marx props ao movimento operrio a concepo de sociedade comunista, junto com todo o legado que esta tradio fez do capitalismo.

59 As teses contra a validade do proletariado e o movimento comunista tem se imposto sobretudo, aps a queda da experincia socialista baseada nessa concepo proposta por Marx. Posto isso possvel entender a separao constante que tem havido dos movimento operrio do movimento comunista, ainda quando os comunistas vocalizam os proletrios como sujeitos

revolucionrios, eles j no compes a sua linha de frente. A histria da humanidade no feita em uma gerao e a histria reservou neste episdio: uma derrota aos proletrios comunistas. Em Weber as classes sociais comparecem como ordem econmica, uma parte constitutiva de poder juntamente com status e partido. A classe a posio dos indivduos no mercado para se apropriarem de bens, sendo a primeira diviso de classes a partir das suas propriedades. Assim, a primeira diviso entre proprietrios e no-proprietrios; dentro dessa primeira diviso h a diviso interna que se vincula ao tipo de uso: os proprietrios dividem-se em funo do uso da sua propriedade, fundiria, capital, indstria, etc; os no-proprietrios dividem-se em funo de onde trabalham e como usam o seus servios. No entanto, embora a situao de classe seja uma constatao real para ele a ao de classe tem se tornado cada vez mais uma ao de status, a luta contempornea est vinculado cada vez mais a melhorar a sua posio no mercado. Desta forma, Weber escrevendo contrariamente a Marx, formula uma concepo que oculta as relaes de produo e consolida a viso conservadora que visa cancelar as lutas de classe. Em sntese, o termo classe em Weber produto simples das situaes dos homens no mercado, partindo das categorias encontradas na sociedade, mas

60 pouco se desenvolve sobre o que elas so. Sua anlise para todas as categorias so as aes dos sujeitos, que para ele o objeto da sociologia, ou seja, a sociologia a cincia da ao social e compete a ela compreender, interpretar e explicar. O pensamento de Weber se ancora na ao posta, os sujeitos agem e a sociologia interpreta o ato. Esse ponto de partida parte constitutiva do seu mtodo - tipo ideal - que consiste em enfatizar determinados traos da realidade at conceb-los na expresso mais conseqente, necessitando ser constitudos no pensamento do pesquisador sobre o fenmeno e no no fenmeno. Em resumo, este o procedimento metodolgico positivista de separao do sujeito e do objeto, em que aquele se sobrepe ao objeto no se impe a anlise, pelo contrrio constitudo pelos procedimentos metdicos do pesquisador, ou seja, no se trata de se reproduzir no plano das idias a realidade posta pelo objeto, mas de atribuir uma ordem, no pensamento, de sentido que capte aspectos selecionados do fenmeno. O pensamento de Weber assim como o seu mtodo inserem as categorias na sua superficialidade conferindo um sentido s relaes sociais humanas como so porque assim so, e assim a manuteno da ordem social naturalizada. Nos dias correntes o uso indiscriminado do termo cumpre a funo ideolgica7 de ocultar a realidade e difundido em larga escala como uma estratificao de volume de recursos para o consumo de bens. Seguidas vezes

O conceito de ideologia em Marx apresenta vrias acepes em suas obras. O conceito aqui utilizado no sentido das falsas idias, aquelas que so postas para enganar ou servir para legitimar a ordem, como usado para se referir aos economistas vulgares.

61 em veculos de comunicao de massas transmitem as pesquisas estatsticas, cuja fonte principal est na normatizao da Associao Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP). A classificao feita a partir de uma srie de itens listados de bens de consumo, e dependendo do nmero e volume de itens que o entrevistado possui so classificados em classe A1, A2, B1, B2, C1, C2, D, E. A listagem de A1 a E o poder de consumo dos brasileiros. O interessante da normatizao que logo de incio vem a orientao geral ABEP (2010), que a seguinte:
O Critrio de Classificao Econmica Brasil, enfatiza sua funo de estimar o poder de compra das pessoas e famlias urbanas, abandonando a pretenso de classificar a populao em termos de classes sociais. A diviso de mercado definida abaixo de classes econmicas. (ABEP, 2010)

Na esteira dessa formulao circulam pesquisas estatsticas nos mais diversos meios de comunicao, que no nenhuma novidade, a sua vinculao com o conservadorismo e escamoteia as lutas de classe circulando as ideias da classe dominante. Um artigo publicado no jornal o Globo afirma que em 2008 e 2009 subiu a renda de todas as classes sociais numa apologtica forte governista para o apaziguamento das lutas de classes. Em diversos artigos do site de especialista em logstica de ttulo logstica descomplicada o conceito rigorosamente este da normatizao da ABEP, e as concluses que chega que mudou a pirmide das classes sociais no Brasil em funo do crescimento da classe C, concluindo num equilbrio entre as classes.

62 Consideraes Finais

Este trabalho de concluso de curso teve a pretenso de retomar a categoria classe social na literatura sobre a sociedade em dois autores para fornecer uma possibilidade interpretativa quer seja do uso cotidiano de veiculao miditica quer seja na elaborao que pressupe na literatura da categoria profissional de Servio Social. No foi possvel alongar grande quantidade de pginas por motivos de limitao investiga de maior flego, que exige tempo e grau diferente. Pretendo dar conta de parte dela no mestrado, mas vale sinalizar desde j as lacunas deixadas por este trabalho para as investigaes necessrias. A investigao pormenorizada das tendncias estatsticas do uso do termo classes sociais como um conjunto de consumo. A indicao de ter bebido em Weber no quer dizer que de sua responsabilidade, mas quer dizer que seu pensamento na totalidade e a indicao de classe tem toda uma similitude. E certamente disso necessitar analisar os rebatimentos no apaziguamento das lutas de classes, nas barreiras que erguem para a conscincia de classe para si. Essa concepo miditica tem implicaes diretas para a categoria profissional pois as lutas de classe figuram papel importante na compreenso da gnese e significao social da profisso. A matriz hegemnica de perspectiva crtica se debruou sobre a tradio marxista na concepo de classe, no entanto entre a vanguarda da categoria e sua base h uma largo espao permevel as concepes de todo tipo tais como as panfletadas pela mdia. Nesse sentido,

63 necessrio fazer um esforo terico para tratar pormenorizadamente as categorias fundamentais, mas preciso ir alm na medida em que as estruturas moventes societais avanam e se complexificam necessita atualiz-las. Nesse sentido, a indicao investigativa de atualizao sobre as classes se deve em um duplo movimento formular uma atualizao constante das formaes econmico-sociais particulares dos Estados Nacionais para compreender o conjunto das classes em presena no plano concreto. A segunda indicao a que necessita uma maior investigao acerca do trabalho improdutivo, pois, com o aumento exponencial da produtividade do trabalho ergueu-se uma superestrutura social que permite os homens afastarem as barreiras naturais de modo tal que as relaes sociais aparecem para o indivduo de forma desconectada com a totalidade. Assim, o trabalho improdutivo que s possvel pela volume de riqueza do trabalho improdutivo os colocam na mesma condio de se reproduzirem enquanto venderem sua fora-de-trabalho, no entanto em relaes empricas totalmente diferentes. A reificao de todas as atividades humanas, ao o capital transformar tudo em mercadoria, complexifica as relaes de tal modo que as ponderaes da existncia do individuo com a sociedade no lhe tem expresso emprico imediata. Enfim, a atualizao da composio das classes estruturais necessariamente deve levar em conta esta tendncia e tudo que isso implica nas relaes sociais. Os grilhes parecem reforados, mas para que a humanidade d o salto qualitativo para se emancipar e enfim comear a histria da sua humanizao o proletariado precisa trazer a destruio de todas as classes e para que enfim o

64 trabalho possa ser relao que exponencie as capacidades humanas e no as prenda e subordine a uma condio de classe.

65

REFERNCIAS ARON,R. As Etapas do pensamento Sociolgico. 2.ed. So Paulo: Ed. Martins Fontes: Braslia, UNB, 1987. ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Lutas de classes na Alemanha. 1.ed. So Paulo. Boitempo, 2010. ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. O Manifesto Comunista. 15.ed. So Paulo. Paz e Terra, 2005. IASI, Mauro Luis. O conceito e o no-conceito de classes em Marx. In: Ensaios sobre Conscincia e Emancipao. 1 ed. So Paulo: Expresso Popular, 2007 LENIN, Vladimir. As trs fontes. 1.ed. So Paulo: Expresso Popular, 2001. MARX, Karl. A Guerra Civil na Frana. So Paulo: Global Editora, 1986. MARX, Karl. Fundamentos da histria. In: IANNI, O. (org.) Karl Marx. So Paulo: tica, 1992. __________. A estrutura de classes na Alemanha. In: IANNI, O. (org.) Karl Marx. So Paulo: tica, 1992. MARX, Karl. O Capital: crtica da Economia Poltica. 26 ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2008. MARX, Karl. Para a Crtica da Economia Poltica. So Paulo: Abril Cultural, 1982. ___________. O 18 brumrio de Luis Bonaparte. http://pcb.org.br/portal/docs/o18brumario.pdf acessado em 23 de janeiro de 2012 NETTO, J. P.; BRAZ, Marcelo. Economia Poltica: uma introduo crtica. 2.ed. So Paulo: Cortez Editora, 2007. NETTO, J.P. Curso sobre o mtodo em Marx. http://www.cristinapaniago.com/jos%C3%A9_p_netto__curso_o_m%C3%A9todo_em_marx_- acessado em 23 de janeiro de 2012

66 WEBER, Max. Conceitos bsicos de Sociologia. So Paulo. Editora Moraes, 1987. WEBER, Max. Classe, Status, Partido. In: VELHO, O. G; PALMEIRA, M. G. S.; BERTELLI, A. R. (org.) Estrutura de Classes e Estratificao Social. 4. Rio de Janeiro: Zahar, 1973. WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas cincias sociais. In: COHN, Gabriel. (org) Weber. So Paulo: tica, 1991. O globo. Renda familiar subiu em todas as classe sociais em 2008 aponta pesquisa observador Brasil 2009 http://oglobo.globo.com/economia/rendafamiliar-subiu-em-todas-as-classes-sociais-em-2008-aponta-pesquisa-observadorbrasil-2009-3213034 acessado em 23 de janeiro de 2012 COELHO, L. C; COELHO, L.R. As classes sociais e a desigualdade no Brasil. http://www.logisticadescomplicada.com/as-classes-sociais-e-a-desigualdade-nobrasil/ acessado em 23 de janeiro de 2012

Вам также может понравиться