Вы находитесь на странице: 1из 1

ATIVIDADES DE REDAO

PROFESSORA VANESSA OLIVEIRA

TEXTO 1 - MOMENTO DE MOBILIZAO SOCIAL

Adolescentes e mesmo crianas praticam, atualmente, infraes brbaras, deixando-nos perplexos e estarrecidos pela crueldade e malvadez que os caracterizam. A diminuio da faixa etria dos criminosos violentos um dado real que merece uma acurada reflexo. Agindo isoladamente ou em grupos comandados por maiores, nossas crianas e nossos jovens esto demonstrando uma insensibilidade assustadora e um desapego incompreensvel pela vida alheia e at pela prpria, pois se colocam frente ao crime de forma aberta, inconsequente, mostrando um destemor irracional. Assusta a prtica de violncia e de crueldade absolutamente desmotivada, desprovida de qualquer sentido, mesmo dentro da ptica do delinquente, pois, aps imobilizar a vtima e se apossar os bens, provoca-lhe um mal fsico desnecessrio, uma vez que seu objetivo j foi atingindo. Com tais caractersticas, a criminalidade infanto-juvenil est a merecer reflexes que extrapolam os limites da questo jurdica e das solues legislativas de natureza meramente repressiva para situar-se num campo mais amplo e diversificado que possibilite uma anlise global do problema. Para situar a questo dentro de parmetros consentneos com a realidade, imprescindvel que a sociedade, especialmente as elites, coloque-os como partcipe da angustiante situao e no como mera espectadora ou vtima. Na verdade, a sociedade, de um modo geral, preocupa-se com os menores porque eles esto assaltando. Estivessem quietos, amargando calados e inertes suas carncias e misrias, continuariam esquecidos e excludos.Nossas crianas esto crescendo abandonadas, desnutridas, sem afeto, sem teto, sem sade, sem educao, explorada e convivendo diuturnamente com a violncia. Embora tardia, chegou a hora de fazermos algo mais do que clamar por punio. (autor desconhecido)
DE ACORDO COM O TEXTO, RESPONDA: 1) Qual o tema abordado no texto?

2) Observando os conceitos j trabalhados em aulas anteriores, este texto um texto dissertativo ou argumentativo? Justifique: 3) Explique a expresso: [...] merece uma acurada reflexo.

4) Por que, segundo o texto, os jovens e crianas esto demonstrando um desapego incompreensvel pela vida alheia e at pela prpria? 5) O texto afirma que a criminalidade infanto-juvenil merece reflexes que ultrapassem os limites jurdicos e de natureza meramente repressiva. O que isso significa? 6) O texto traz uma crtica severa em relao sociedade. Qual essa crtica. Voc concorda? Por qu? 7) Desenvolva um pargrafo, posicionando-se acerca da diminuio da idade penal. Reflita sobre esse assunto e fundamente sua opinio por meio de fatos e argumentos. (mnimo 15 linhas)

Вам также может понравиться