Вы находитесь на странице: 1из 24

Africanos no Brasil, Hoje: Imigrantes, Refugiados e Estudantes

Neusa Maria Mendes de Gusmo1 (Unicamp)

Resumo

O presente texto trata da realidade de estudantes originrios de pases africanos de lngua oficial portuguesa no Brasil. So jovens que compartilham um processo migratrio com finalidade de estudos e que vivem a experincia de estar fora de lugar em um pas estrangeiro. Trata-se de um contexto complexo em que os indivduos que migram cumprem metas de desenvolvimento de seus pases de origem. A partir de seus deslocamentos e de suas histrias particulares revela-se a histria mais geral do povo negro, africano e estrangeiro na terra dos outros. Palavras-chaves: Estudantes africanos, Palop, Migrao, Juventude, Dispora

Africans in Brazil, Today: Immigrants, Refugees and Students

Abstract

This paper addresses the reality of students from Portuguese-speaking African countries in Brazil. These students share a migratory process with the main purpose of studying, and the living experience of being out of place in a foreign country. It is a complex context in which migrants meet the development goals of their original countries. Their movements and their particular histories reveal a more general history of black people, Africans and foreigners in the land of others. Keywords: African Students, Palop, Migration, Youth, Diaspora
1

Antroploga e professora titular (Colaboradora) do DECISE Departamento de Cincias Sociais na Educao e do Programa de Ps Graduao em Educao FE/UNICAMP e da Ps-Graduao - Doutorado em Cincias Sociais (Antropologia) do IFCH/UNICAMP. Dedica-se ao estudo da Antropologia da Educao e das questes tnicas e raciais em diferentes contextos.

14 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

Os processos de internacionalizao que envolve trocas cientficas, universitrias e culturais, no so um fenmeno recente. Mais que isso, como afirma Monique Saint Martin (2004, p.17), no que pese o desconhecimento desses processos, mesmo no mundo acadmico, importa colocar em debate o fato de que h diferentes caminhos de internacionalizao, dentre estes, a formao em nvel superior em pases estrangeiros.

Os processos de mobilidade com finalidade de estudo e universos contextuais especficos revelam por trs dos mesmos, que realidades muito diversas e diferentes so postas em movimento. Isso, segundo Monique Saint Martin (2004), implica diferentes maneiras de usar caminhos semelhantes (p.25) que produzem efeitos e conseqncias difceis de serem apreendidas por indicadores precisos e quantificveis. Silva (2005) tambm aponta as dificuldades decorrentes de estudos numericamente reduzidos sobre esse tipo de mobilidade e o fato de que indivduos envolvidos nesses processos escapam aos Censos Demogrficos e outras que visam apreenso dos grandes fluxos migratrios (p.60). Na tentativa de localizar o lugar de onde se fala, sublinha-se aqui, o que diz Saint Martin (2004)
Poucos socilogos ou antroplogos se debruam verdadeiramente sobre a questo das trocas internacionais e da circulao cientfica de indivduos, e menos ainda sobre a relao entre essas trocas e a formao intelectual dos grupos envolvidos nesse processo ou sobre a relao entre as trocas e os processos de recomposio das elites e da redistribuio do poder. (p. 17)

Com esse pano de fundo, a pesquisa que aqui se apresenta2, ainda inicial em seus passos, sofre a influncia das limitaes descritas e as tem acentuadas na medida em que toma por objeto as migraes para estudo, de sujeitos de origem africana, nomeaJovens Africanos Projetos Nacionais e Educao: o caso dos PALOP e da CPLP no Brasil e em Portugal. Projeto de pesquisa de minha responsabilidade e em andamento.
2

15 Neusa Maria Mendes de Gusmo

damente dos Palop/CPLP3 para o Brasil. Tais migraes no possuem forma sistemtica, precisa e oficial de registro de entrada e sada de estudantes africanos que buscam as instituies de ensino superior (IES) brasileiras para se qualificarem mesmo quando essa entrada se faa por meio de polticas sociais como o PEC-G/PEC-PG4. Por sua vez, a problemtica do estudante africano nas instituies brasileiras no objeto de reflexo acadmica e cientfica, a no ser de poucos pesquisadores e, muitas vezes, s o so, por parte dos prprios estudantes africanos que tomam a experincia de viver no Brasil como temtica de suas monografias, dissertaes e teses, no interior do mundo acadmico. Fora isso, estudantes africanos s encontram visibilidade, quando vitimados por violncia, quase sempre de ordem racial, que ganham as mdias impressas e televisivas. Outra dimenso que impe limite a essa proposta a que decorre da invisibilidade das relaes Brasil/frica no tocante as migraes temporrias ou ditas especiais e a prpria definio terica do que sejam tais processos. Cham-las de temporrias ou especiais gera, no debate pblico, muitos questionamentos quanto aos seus sentidos e desafia as possibilidades de abordagem reflexiva e crtica. Dificuldades de ordem terica expem o fato de que as categorias em uso nesta pesquisa, ainda que sejam flutuantes quanto aos sentidos e significados, abertas a muitos debates, sejam aqui definidas a partir da realidade investigada e, sempre que possvel, dialogam com outros estudos j realizados em busca de consistncia e de coerncia analtica.
3 PALOP (Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa) e CPLP (Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa).

4 PEC-G e PEC-PG - Programa de Estudante Convnio de Graduao e de Ps-Graduao trata-se de poltica de cooperao entre o Brasil e pases em desenvolvimento da Amrica Latina e da frica e oferece vaga em universidades brasileiras com vista formao de quadros de pases em desenvolvimento.

16 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

Categorias Sociais e Cientficas: flutuaes semnticas5 e reconverso6


A reflexo cientfica se faz ancorada em categorias que operacionalizam e permitem a apreenso dos fenmenos sociais num dado contexto e poca. Contudo, como afirma Telles (2006), em pocas especficas determinados problemas sociais se transformam em problemas sociolgicos passveis de investigao e transformam as categorias sociais em categorias cientficas, que nominam novos sujeitos polticos a desafiar a prpria produo cientfica, muitas vezes aprisionada a dogmas e a categorias que se consolidaram no mbito da pesquisa acadmica de um momento anterior. Diz Telles (2006),
Sabemos que no campo das cincias humanas a critica s categorias de anlise, bem como suas redefinies, algo que se faz em compasso com a interpretao das mudanas operantes no mundo social e ao modo como se formula as novas exigncias interpretativas em dilogo com as questes polticas colocadas, com suas promessas, desencantos ou hesitaes. (p.141)

5 Para Arruti (1997) as categorias so criaes no fixas, dotadas de plasticidade e relativas. Por ter isso em conta, o autor chama a ateno para as flutuaes semnticas das categorias sociais.

A pesquisa em tela se coloca como parte de um momento de transio de categorias constitudas. O uso entre aspas evidencia as hesitaes prprias do campo poltico ou dizem da emergncia de novas realidades ainda no consolidadas no

6 O termo reconverso remete para usos de uma mesma categoria em uma rede de interdependncia de sentidos, conforme os sujeitos em presena e os interesses colocados no contexto do mundo acadmico ao mundo poltico, perpassando ainda o espao social de vida e luta dos grupos que tais categorias nominam e, que, por vezes, so apropriadas pelos prprios grupos.

17 Neusa Maria Mendes de Gusmo

campo cientfico, no porque fossem inexistentes, mas porque no mais correspondem a contextos de referncia do momento anterior. Este parece ser o caso das migraes temporrias e/ ou especiais, que abrangem a circulao de pessoas que buscam qualificarem-se fora de seus lugares de origem, entre estes, os africanos dos Palop.

De incio a prpria definio de migrao temporria e/ou especial, encontra respaldo em dois contextos diversos. O primeiro deles, defendido por Afrnio Garcia (2004), assume que estas dizem respeito a Formas Especiais de Migrao, ou seja, so migraes especiais. Garcia pensa a partir da realidade africana ps-colonial de Moambique e Angola, que recebeu exilados brasileiros formados na Europa, logo aps a Independncia, atuando na construo do Estado-nao, entre os anos de 1974 e 1979, em meio concorrncia entre elites intelectuais e polticas, locais e estrangeiras. Nesse contexto, a migrao especial constitui-se como:
tentativas de reconverses profissionais em que a substituio de quadros administrativos da antiga potncia colonial portuguesa do lugar a uma intensa concorrncia entre universitrios de diferentes procedncias nacionais. ( Garcia, 2004, p. 15)

Aps vrias dcadas e mesmo passado o sculo XX, com as lutas internas aos estados nacionais em construo, a realidade desses pases e dos demais em frica de lngua portuguesa, mudou e transformou os prprios contextos. Hoje, no se trata mais de substituio de quadros coloniais, mas est em pauta a formao de quadros em busca da consolidao interna e externa dos Estados-nao, na busca de um lugar na diviso internacional do trabalho que coloca em novo patamar as relaes Norte-Sul e Sul-Sul, da qual o Brasil e a frica fazem parte. Se as migraes especiais com finalidade de estudo visam formar quadros para que retornem aos pases de origem, no podem ser pensadas nos moldes das teorias tradicionais dos estudos dos fenmenos migratrios, posto que, por sua natureza e

18 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

objetivo, devem ser temporrias. Segundo Silva (2005), Jos de Souza Martins ao pensar as migraes internas de trabalhadores brasileiros, afirma que,

Por tudo isso a migrao internacional de estudantes africanos dos Palop que buscam sua formao no Brasil assumida aqui como migrao temporria e especial. Entende-se que o sujeito que migra, no movido apenas por questes econmicas, tpicas da migrao tradicional, mas, tambm, por fatores objetivos e subjetivos relacionados com a experincia migratria e com a realidade com que se deparam nos pases de acolhimento. Nessa medida, partir e ficar so faces da mesma realidade social e, envolve um tempo uno, cindido em dois espaos (Silva, 2005, p.54). Tal fato envolve um estar aqui, no Brasil e, um ser de l, frica. Envolve ser africano, estrangeiro e negro fora de lugar reflexos das relaes em processo, estabelecidas no contexto social de acolhida e que possui uma dimenso contraditria e conflitiva que, como aponta Silva (2005), exige ser compreendida posto que se associe a perdas e separaes, mas tambm, a reencontros, voltas, reconstrues culturais, etc. Concordando com a autora, a migrao temporria e especial de estudantes africanos aqui considerada como processo social e os estudantes africanos, como migrantes que na condio de refugiados se fazem estudantes e migrantes que vem para estudar

temporrio, na verdade, aquele migrante que se considera a si mesmo fora de casa; fora de lugar, ausente, mesmo quando em termos demogrficos, tenha migrado definitivamente [...]. Se a ausncia o ncleo da conscincia do migrante temporrio, porque ele no cumpriu e no encerrou o processo de migrao, com seus dois momentos extremos e excludentes: a dessocializao nas relaes sociais de origem e a ressocializao nas relaes sociais de adoo. Ele se mantm, pois, na duplicidade de suas socializaes [...]. sempre outro, o objeto e no o sujeito. sempre o que vai voltar a ser e no o que . A demora desse reencontro define o migrante temporrio (p. 61).

19 Neusa Maria Mendes de Gusmo

nas IES brasileiras. So eles, parte de um contingente que carrega trajetrias e expectativas diversas, contudo so todos agentes de um duplo processo: o da internacionalizao das realidades africanas e brasileiras; e, sujeitos cujo processo de circulao trs tona, os processos de cooperao entre pases e naes que, a um s tempo, incidem diretamente naquilo que so como indivduos sociais e coletivos, inseridos num campo de tenso cultural e poltica, individual e coletiva.

Metodologicamente, portanto, falas e representaes dos sujeitos so apreendidas como parte de processos que dizem de histrias pessoais colhidas por meio de entrevistas, de depoimentos a respeito de trajetrias, de histrias de vida e, tambm, por elaboraes escritas em monografias, dissertaes e teses cujo foco a experincia da migrao e a vivncia como estudante em IES brasileiras. Informaes cruzadas permitem compreender o contexto de migrantes angolanos refugiados no caso de Campinas (SP) e de estudantes dos Palop/CPLP de modo geral, como sujeitos inseridos em organizaes sociais no interior das quais, suas aes se conformam e acontecem (Silva, 2005). Ao mesmo tempo tais sujeitos fabulam e criam representaes conformadoras de nova viso de mundo incidentes nas identidades forjadas fora do lugar. Tal processo que no unvoco e linear, no se permite a generalizaes, mas possibilita compreender em sua pluralidade, o que h de comum, o que h de divergente nos diferentes caminhos trilhados para obteno da qualificao em nvel superior. Nesse sentido, pensar a migrao temporria e especial significa pens-la como parte de processos sociopolticos contemporneos que produz um saber situado7, do viver fora do lugar que , tambm, um estar no lugar e que, permite articular o local com o transnacional, produzindo cultura e realidade poltica especficas desse processo.
7 Cf. Haraway, D. Saberes localizados: a questo da cincia para o feminismo e o privilegio da perspectiva parcial. Cadernos PAGU, N. 5, p.7 41, 1995

20 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

Migrar e Estudar Fora do Lugar: trilhas da pesquisa


Em meio a propostas contnuas de pesquisa8, a conversa de agora que se alonga no tempo, teve incio com a pesquisa relativa aos africanos em Portugal e, depois se voltou para a realidade brasileira e para outro segmento diverso daquele tratado em Os Filhos da Africa em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educao, editado em Portugal e no Brasil.

8 Trata-se da pesquisa Luso-Africanos em Campinas e So Paulo: imigrao, cultura e educao desenvolvida com apoio do CNPq entre 2004 e 2008, e parte do percurso iniciado com os estudos dos luso-africanos em Portugal em 1997/2002, com o apoio do CNPq e que deu continuidade a outro projeto desenvolvido entre 2002/2004, tambm apoiado pelo CNPq e pelo ICS (Lisboa). Deles se teve por resultado a minha Livre-Docncia junto a UNICAMP (2003), publicada como livro com o ttulo: Os Filhos da frica em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educao. Belo Horizonte, 2005 e, tambm em Portugal, com o mesmo ttulo, publicado pelo ICS, em 2004.

A pesquisa realizada entre 2005 e 2008 com apoio do CNPq, intitulada Luso-africanos em Campinas e em So Paulo: imigrao, cultura e educao, parte da retomada dos estudos feitos com relao aos luso-africanos em Portugal (Gusmo, 2005), marca o caminho da escolha de agora e joga luz sobre a imigrao africana dos PALOP para o Brasil, nomeadamente nos anos de 1990 do Sculo XX. Naquele caso, tratava-se de um estudo com imigrantes africanos de lngua portuguesa, principalmente, dos PALOP, buscando compreender a natureza da insero e integrao social e poltica desses imigrantes em duas cidades: Campinas (SP) e Porto Alegre (RS). Nesse estudo, foi feita a seleo e anlise dos discursos construdos por diferentes agncias e agentes, considerando-se de modo particular, o campo da educao e o campo poltico de insero na realidade brasileira. A preocupao central foi a de pensar a realidade do estudante estrangeiro de nvel universitrio proveniente dos PALOP, imigrante ou no, e sua experincia relativa imigrao e formao de quadros por parte das realidades africanas emergentes. Interessava-nos compreender como a sociedade brasileira elabora os sentidos e significados dessa presena africana no tecido social, de forma a

21 Neusa Maria Mendes de Gusmo

compreender atitudes e comportamentos de aceitao ou rejeio do imigrante africano e/ou estudante estrangeiro de origem africana quando na terra do outro, tal como aconteceu e acontece em Portugal e outros pases europeus.

Estudantes da Universidade de Campinas, daquele momento, em maioria de Angola, entraram no Brasil nos anos de 1990, como turistas, requisitaram perante o Estado nacional a condio de refugiados, tornando-se sujeitos de benefcios previstos em lei para esses casos. Nesse contexto, passam a ter acesso educao em todos os seus nveis e, em particular, nas universidades pblicas, na graduao e na ps-graduao. Tratava-se de uma gerao que lutara pela independncia do jugo colonial e que recebeu formao, por vezes, at mesmo fora da frica, em maioria, em pases do antigo eixo socialista ou em Cuba. Todos, em algum momento, j haviam migrado temporariamente com finalidade de estudo e chegam ao Brasil, por meio de um processo de outra natureza. O processo de mobilidade no mais individual, mas familiar e, ainda que se coloque como provisrio em razo das guerras civis e das perseguies polticas se faz permanente e origina uma comunidade de angolanos a residir e a se estabelecer na macro-regio campineira. Alm desses e, muitas vezes, a partir da presena deles em Campinas e do conhecimento das polticas do governo brasileiro com relao frica, tal como o PEC-G e o PEC-PG, outros angolanos migram com finalidade de estudo e qualificao na Universidade de Campinas e em outras capitais brasileiras. De norte ao sul do pas possvel constatar a presena de estudantes de origem africana e que chegam para fazer a graduao e/ou a ps-graduao em universidades pblicas e privadas9,

9 Em particular, sero os pases dos PALOP Angola, Cabo Verde, Guin, Moambique e So Tom e Prncipe os maiores beneficiados pelos Acordos de Cooperao assinados entre Brasil e os pases africanos, tanto por parte das instncias federais do governo brasileiro, quanto por Acordos Institucionais firmados diretamente com as IES nacionais ou por meio de organizaes religiosas e ONGs. Aqui, os estudantes dos PALOP em Campinas e na UNICAMP so em maioria, do Programa PEC-G do governo brasileiro. O mesmo no acontece com os estudantes de Porto Alegre, j que so bastante efetivos nessa regio os acordos diretos com as IES, como so os casos da UFRGS, do IPA e da ULBRA, em Porto Alegre.

22 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

vindas de diferentes pases. Muitos chegam atravs do Programa do PEC-G/PEC-PG do governo brasileiro efetivado atravs de acordos bilaterais e regras especficas de seleo e ordenamento do estar em terra estrangeira. Outros chegam atravs de convnios de seus pases com empresas multinacionais ou, ainda, com apoio de alguma instituio religiosa. Alguns contam com bolsas de estudo do governo brasileiro, outros com bolsas de seus prprios governos e, por vezes, contam com o apoio financeiro da famlia ou de membros da famlia que esto em frica. Em acordo com cada um desses contextos enfrentam maiores ou menores dificuldades para se estabelecer e viver longe dos seus, na relao com os nacionais e, ainda com outros africanos.

Contudo, o contexto vivido pelos estudantes africanos no Brasil, se revelou como sendo mais amplo que apenas seu cotidiano de ganhos e perdas a desafiar o viver fora de lugar. Segundo Dantas (2002), desse contexto faz parte ainda, o projeto cultural do Brasil em diversos momentos, fato que no se faz indiferente ao campo poltico, alm de envolver a vida de pessoas e de famlias em solo africano. Nesse sentido, pensar a vivncia e a experincia dos estudantes africanos no Brasil, diz respeito tambm, s relaes desse pas com os governos nacionais em frica, principalmente a frica Subsaariana onde se encontram os PALOP. Por sua vez, os pases africanos em consolidao como estados nacionais buscam por uma insero internacional que no se faa numa condio marginalizada no ambiente da globalizao conforme afirmam diferentes estudos. Nesse sentido, o Brasil e os PALOP implementam desde o final dos anos de 1974, acordos bilaterais, nos quais a imigrao com finalidade de estudo propicia a vinda de estudantes africanos ao Brasil. Do universo das relaes que so ento, estabelecidas entre pases e governos, outro fator de incremento das trocas internacionais e da circulao internacional de indivduos ser a criao da CPLP Comunidade de Pases de Lngua Oficial Portuguesa, j nos anos de 1990. A CPLP apesar de ter um carter mais comercial, vem revitalizar as relaes com o continente africano, nomeadamente nos setores de educao, sade e agricultura, como afirma Joo (2004).

23 Neusa Maria Mendes de Gusmo

Assim, a preocupao com a dimenso identitria e de insero de estudantes africanos no Brasil e com as formas coletivas engendradas na dispora vivida enquanto estudante em terras brasileiras retomada agora, num esforo comparativo com a mesma realidade em Portugal. Objetiva-se, assim, refletir sobre a construo de referenciais claros e mais complexos no tocante s diferenas e similaridades de experincias vividas pela juventude que compem a horda de estudantes africanos fora de lugar. Algumas questes so pontuais e locais, mas outras se inscrevem no prprio contexto da CPLP e dos acordos transnacionais.

A presente pesquisa10 toma por centro a circulao, a cooperao e a educao de jovens africanos a partir da perspectiva antropolgica, em particular, da antropologia da educao compreensiva, moderna e crtica, centrada no comparar e descobrir, capaz de reconhecer e considerar a experincia do indivduo como sujeito coletivo que tem memria, tradio, histrias de vida, valores, sentimentos, emoes. Um ser concreto, objetivo e subjetivo ao mesmo tempo. Um ser de histria e de singularidade. Um ser sociocultural. Com isso, histrias de vida e comparao se fazem recursos estratgicos do processo educativo, na medida em que ambos so inseparveis no processo de construo e acesso ao saber o saber de si e o saber do outro; o saber sobre um e outro. Nesse sentido, tanto para o individuo, como para o coletivo, a experincia vivida no processo de migrao e de estudo fora do lugar ser a matria prima por excelncia de construo de uma conscincia de si, daquilo que se . Contudo, diz tambm, daquilo que se pratica como ao e como ofcio decorrente da qualificao que permite operar a realidade no interior das sociedades de origem, para os que l ficaram e, tambm, para aqueles que retornam aps a experincia internacional. Em jogo, necessidades postas em movimento por uma ordem social e econmica globalizada que empresta aos processos mi-

10 Projeto de Pesquisa: Jovens Africanos, Projetos Nacionais e Educao: o caso dos PALOP e da CPLP no Brasil e em Portugal.

24 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

gratrios uma face ainda pouco conhecida e pouco refletida na academia, no cotidiano e na poltica que envolve trocas cientficas, sociais e polticas entre pases e naes e que ordena processos de recomposio de elites e de redistribuio do poder.

Migrar e Estudar Fora de Lugar: construir um lugar prprio ou o prprio lugar


Os pases integrantes dos chamados PALOP Pases Africanos de Lngua Oficial Portuguesa em frica: Angola, Cabo Verde, Guin Bissau, Moambique, Portugal, So Tom e Prncipe e Timor Leste, compem junto com o Brasil, a chamada CPLP Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa. Se a primeira sigla indica a pertena a um tronco lingustico comum, decorrente da colonizao portuguesa, a segunda sigla revela o pertencimento lingustico e agrega aos pases componentes, a dimenso da cooperao tcnica, econmica, poltica que tem por meta a formao comunitria e a aproximao transnacional desse bloco no rearranjo das foras globais. As experincias locais vividas pela populao desses pases e a insero dos mesmos na diviso internacional do trabalho, coloca em debate a circulao de bens e de pessoas num trnsito intenso e transcontinental. Neste sentido,
os atores polticos, econmicos e sociais de tais pases articulam-se e influenciam-se mutuamente atravs das denominadas polticas de cooperao, alm de polticas especficas para circulao de pessoas, bens culturais e mercadorias (Projeto CPLP, 2010)11.

PROJETO CPLP - Projeto de Pesquisa: Misses Exploratrias sobre Juventudes no contexto transnacional dos pases da CPLP: processos de identificao, expresses culturais e mediaes, apresentado ao CNPq, Edital 037/2010, coordenado pelo Prof. Dr. Frank Nilton Marcon e equipe.
11

A Circulao Internacional (CI) parte das transformaes da ordem mundial, globalizada, contudo no inteiramente dependente da existncia dos acordos de cooperao internacional entre pa-

25 Neusa Maria Mendes de Gusmo

ses, seja da CPLP com pases fora da frica, seja, dentre os pases membros do bloco hegemnico. Isto quer dizer, que na circulao de pessoas, nomeadamente dos PALOP, os processos de Circulao Internacional (CI) podem ou no estar atrelados a acordos bilaterais de cooperao entre pases, tal como prope a CPLP. O que importa registrar nos processos de circulao de pessoas em frica e fora da frica, segundo Gusmo (2009) que os/as andarilhos dessa nova era, so indivduos sociais que partilham de diferentes coletivos e constroem muitos mapas em que escapam ou em que se perdem (Castro, 2001, p.27), mas que, de uma forma ou de outra, dizem muito disso que este incio de sculo XXI.

No por acaso, portanto, tais movimentos dizem respeito a processos relativos configurao dos estados nacionais emergentes em frica, seus projetos de desenvolvimento e suas propostas de conformao de uma realidade em transformao. Parte desses propsitos se realiza atravs dos segmentos mais jovens das populaes locais que buscam fora de seus pases de origem, uma formao qualificada para integrar as realidades emergentes e em construo no interior do mundo africano. A migrao de carter internacional e a educao fazem-se centrais nesse contexto e, envolve outras dimenses da vida social, cultural e poltica dos PALOP e da prpria CPLP. A importncia significativa de tais processos que os mesmos exigem compreender e interpretar aspectos ainda pouco conhecidos do fenmeno migratrio com efeitos e conseqncias para os que migram e se fazem sujeitos presentes na terra do outro12. Exigem, tambm, colocar em tela o que se compreende como juventude, juventude africana e o que dela esperado no interior dos projetos nacionais de desenvolvimento. preciso ter presente, como diz o Projeto CPLP (2010), que muitos dos estudos realizados em Portugal sobre juventude, envolvem transversalmente estudos sobre imigrao, expresses culturais, comportamento, processos de identificao e diferenO termo terra do outro inspirado pelo trabalho de Gomes (2002).

12

26 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

a, relaes raciais e intertnicas, e polticas pblicas. No Brasil, se por um lado o tema juventude pouco incide sobre anlises e referncias sobre imigrao ou emigrao, por outro lado, o enfoque sobre polticas pblicas e as anlises sobre expresses culturais e comportamentos esto em desenvolvimento e direta ou indiretamente relacionadas a temas como educao, sexualidade, relaes raciais, emprego, estilos de vida, consumo e produo cultural. Em Angola, Cabo Verde e Guin Bissau, os jovens so a imensa maioria e portam peculiaridades significativas, mas so poucos os estudos a eles referentes, seja em seus contextos internos, seja em relao queles que migraram com a finalidade de estudar e um dia regressar para contribuir nos processos locais e nacionais de seus pases de origem. Por sua vez, estudantes africanos de lngua portuguesa em sua dispora temporria na terra do outro, neste caso, no Brasil, constroem diferentes redes sociais de apoio, que assumem diferentes configuraes. Tais redes podem viabilizar os projetos individuais dos sujeitos migrantes e suas famlias; podem fornecer apoios fundamentais no interior das polticas locais na conformao dos mercados de trabalho e, depois nos pases de origem, proporcionando ou no, o retorno de crebros, sua fuga ou ainda, seu desperdcio tal como se discute nos estudos relativos globalizao e circulao de crebros (brain globalization e brain circulation). Trata-se de pensar a mobilidade internacional de jovens escolarizados ou em processo de qualificao para o mercado local e/ou global. Como afirmam diversos autores, tais fluxos migratrios para fins de estudos e qualificao exercem atrativos diversos sobre jovens de pases pobres ou em desenvolvimento e, por essa razo, alguns Estados-nao optam por instrumentos de cooperao com outros pases visando o retorno desses jovens nao de origem e como meio de contornar a perda de crebros e/ou sua fuga.

Por tudo isso, a migrao para fins de estudo, atravs de projetos de cooperao internacional ou no, coloca em tela o papel

27 Neusa Maria Mendes de Gusmo

social, cultural e poltico especfico da experincia de jovens africanos em Portugal e no Brasil, que chegam com a expectativa de obter formao superior e qualificao; apontam para as mltiplas dimenses que envolvem os estudantes fora de lugar no caso dos pases de acolhimento, dado que esto distantes dos pases de origem e, para enfrentar as adversidades decorrentes, organizam-se em redes de entre ajuda e cooperao. No entanto, as formas associativas oficiais ou no que resultam do estar fora de lugar, no so isentas de contradio e conflitos entre sujeitos, supostamente iguais porque africanos, porm, diversos em razo de origem nacional, tnica, cultural, social e poltica. Pressupe-se, assim, que as relaes estabelecidas so a um s tempo de proximidade e de distncia, e, por sua vez, complementam-se ou se opem no interior dos grupos ou para com outros grupos igualmente de origem africana. Quais os sentidos desses fatos na experincia particular de indivduos e de grupos no ainda uma realidade conhecida, como tambm no se conhece desse processo, a aprendizagem decorrente e se a mesma configura no jovem estudante, um novo sujeito poltico ou no. De que maneira, a vivncia na terra do outro e no mbito das diferentes redes influi na viso de mundo dos estudantes, quando ainda fora de seu lugar? E ao retornarem aos seus pases de origem? Tais aspectos so ainda desconhecidos nos processos de deslocamentos entre a frica, o Brasil e Portugal. Trata-se de realidade muito nova e que demanda urgncia em pesquisas que permitam conhecer tais processos em solo brasileiro, portugus e africano. Nesse caminho, interessa perguntar o que h de comum entre estudantes desses pases e como essa similaridade se expressa na vivncia fora de lugar. Se h vnculos possveis entre os projetos individuais de formao e mobilidade e os projetos nacionais de desenvolvimento, expressos nos acordos internacionais da CPLP. Para alm da histria poltica comum em termos da experincia colonial, da independncia e da circulao migratria e de bens de consumo e expresses culturais, o foco que se busca compreender diz respeito emergncia de expresses culturais, movimentos

28 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

sociais e polticos marcadamente presentes entre os jovens, assim como a ingerncia de polticas sociais internacionais nestes contextos. Se possvel, em duas realidades diversas: fora de lugar, ou seja, nos pases de acolhimento Brasil e Portugal e no interior dos prprios pases de origem, no caso desta proposta, particularmente em Cabo Verde e na Guin Bissau.

Importa aqui, compreender a capacidade de adaptao de indivduos e grupos de estudantes africanos diante de situaes de mudanas decorrentes da dispora cultural para dimensionar o papel da formao superior na conformao das novas elites africanas, sua experincia, trajetrias e mentalidades em termos nacional e continental. Para tanto, ser necessrio detectar a conformao de redes sociais ou de realidades em rede; verificar o uso de elementos nacionais, tnicos, raciais ou religiosos no interior das redes de estudantes africanos no Brasil, em Portugal e em frica (Cabo Verde e Guin Bissau), com a finalidade de compreender os sentidos e os significados dos mesmos nos processos de adaptao e definio identitaria entre jovens. Nesse contexto est em jogo o papel do capital cultural enquanto propulsor de atributos de mobilidade, reconhecimento e poder entre jovens africanos (Cabo Verde e Guin Bissau) e as possibilidades para dimensionar o significado e o alcance dos deslocamentos internacionais com finalidade de estudos na conformao de suas identidades individuais e coletivas, dentre essas, a identidade nacional.

Caminhos da Investigao
O objeto de estudo so as relaes em rede que resultam da dispora africana vivida por estudantes dos PALOP no Brasil e em Portugal, numa primeira fase. Em uma segunda fase, o estudo incidir sobre os efeitos da experincia diasprica na vida de ex-estudantes quando do regresso a seus pases de origem, portanto, em frica, nomeadamente em Cabo Verde e Guin Bissau.

29 Neusa Maria Mendes de Gusmo

A problematizao tem por foco a formao das redes de apoio institucionais ou no e seus efeitos na articulao de uma coletividade fora de lugar. Por que, quando e como ela acontece; se sua realidade efmera ou no; qual a possibilidade de no retorno aos locais de origem, dar vida a formas semelhantes e qual seria a seu papel no tocante aos projetos locais e nacionais que embasam a configurao dos pases africanos emergentes na nova diviso internacional do trabalho. Com isso, a partir de uma perspectiva antropolgica, na primeira fase, a anlise tem por meta a compreenso de novos ngulos da insero social de estudantes e ex-estudantes no Brasil e em Portugal. Em uma segunda fase, a pesquisa se far em solo nacional africano, mais pontualmente em Cabo Verde e Guin Bissau. Em cada uma das fases busca-se compreender a relao entre indivduo, grupo, famlia com a identidade coletiva e ou nacional, o papel das redes sociais estabelecidas no Brasil e no pas de origem, bem como seus significados e alcances sociais e polticos. Pretende-se responder as seguintes questes: qual a natureza organizacional das redes sociais e de apoio ao estudante africano na dispora? Os vnculos individuais e coletivos se fazem a partir de que critrios? Que elementos identificam os sujeitos que compem uma dada rede? Como atuam as redes frente aos dilemas cotidianos de seus membros? A unio e participao numa dada rede se fazem a partir do lazer, de troca social ou configura um espao poltico? Pertencer a uma ou mais redes resulta num processo de reflexo, reavaliao e reestruturao de valores, condutas, prticas? Quais os discursos que se fazem presentes nesses espaos? Pertencer a uma rede envolve processos de proximidade e de distanciamento entre um ns e um eles de modo a demarcar identidades e possveis pertenas? Tais respostas exigem procedimentos de ordem qualitativa e quantitativa na recolha de dados, pois se pretende a construo de uma Base de Dados que permita o mapeamento e a configurao das redes de estudantes africanos existentes no Brasil e em

30 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

Portugal e, destes pases com seus pases de origem. Contudo, pela ausncia de estudos desse tipo no Brasil, considera-se de suma importncia um levantamento de estudos relativos presena de estudantes africanos, nomeadamente de lngua portuguesa em Portugal e dos estudos l desenvolvidos com relao s redes por eles estabelecidas em solo portugus, posto que diversas geraes para a migrem h mais tempo. Espera-se que tais estudos possam iluminar os caminhos a serem considerados em solo brasileiro pela presente proposta e instrumentalizar a busca da compreenso sobre ser jovem e juventude africana de lngua portuguesa formados na dispora e conformadora de uma elite jovem nos destinos das naes de origem.

A possibilidade de aproximaes e distncias em funo da realidade histrica de ambos os pases e da experincia dos estudantes africanos no Brasil e em Portugal , assim, um esforo sistemtico de estabelecer relaes e criar contigidades, contudo, trata-se de um processo que exige estar atento para pensar de que relaes se tratam e o que as sustenta (Koffes, 1994, p.63). Nesse sentido, trata-se de processo que envolve a interao sujeito/objeto e se realiza reflexivamente medida que ao cruzar dados, comparar diferentes tipos de discurso, confrontar falas de diferentes sujeitos sobre a mesma realidade, constri a tessitura do social em que todo valor, emoo ou atitude est inscrita (Fonseca, 1999, p. 64). Assim, nesta proposta o esforo comparativo estabelece pontes entre fatos, amplia o universo de relaes possveis e, por meio da confrontao com dinmicas anlogas ao que se busca conhecer, procura por outras possibilidades explicativas, para ir alm do que est dado e visvel. A informao privilegiada dos prprios sujeitos deve ser considerada como de suma importncia j que muitos estudantes, no caso brasileiro, foram entrevistados pela pesquisa desenvolvida em Campinas, em So Paulo e Porto Alegre13 conformando um
13

Refere-se pesquisa anterior desenvolvida. Vide nota 7 acima.

31 Neusa Maria Mendes de Gusmo

primeiro recurso de orientao para a atual proposta. Assim, a informao privilegiada do chamado boca a boca dever operar tambm como facilitadora dos contatos com elementos-chaves no interior das diferentes redes. Tais sujeitos sero alvos de conversas informais e de entrevistas abertas em busca de estabelecer a natureza das realidades em rede, de seu fazer e das representaes sobre seu sentido e razo de ser.

Entrevistas abertas com lideranas e anlise documental sero fundamentais. Por sua vez, tais lderes sero entrevistados para recolha de narrativas biogrficas (Koffes, 1994), por critrios a serem definidos em termos de dois conjuntos principais: alunos de graduao e alunos de ps-graduao, bolsistas ou no, e se possvel, selecionados enquanto homens e mulheres. Tais narrativas objetivam, de um ponto de vista antropolgico, evidenciar as redes sociais de pessoas que vivem a mobilidade internacional. Alm disso, busca-se apreender os limites e referncias em torno do que cada grupo partilha e acumula enquanto saber, memria, historia em comum, trajetos, percursos, recursos, perdas, conquistas enfim, um conjunto de todas as referncias, sentimentos, atos e fatos que compem o senso de pertena (Clemente, 2005, s.p.). A questo da pertena como questo de identidade coloca e recoloca como fundamental, pensar segmentos sociais em situao de migrao mesmo que temporria. Nesse caso, torna-se necessrio pensar que nas identidades individuais, tnica e cultural, esto impressas as representaes do nacional e do continental, ou seja, o continente africano. Porm a forma pela qual as identidades se expressam envolvem ainda uma dimenso desconhecida do instrumental de campo, dado que podem ser expressas ou sutis, em acordo com as tenses polticas que envolvem o sujeito fora do lugar. Contudo, vale lembrar, que dizem respeito ao que se passa nos lugares de origem, pelos vnculos que permanecem, seja no estrito circulo do parentesco, seja por afiliaes e comprometimentos partidrios e outros.

32 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

A abordagem do tema a partir das redes criadas no contexto da dispora vivida por estudantes africanos fora de seu lugar, na terra do outro, numa primeira fase, consiste, pois, na especificidade do presente proposta. Em uma segunda fase pretende-se verificar se aqueles que retornam como quadros profissionais formados no exterior e, em particular, no Brasil e em Portugal, ao regressarem aos pases de origem, constroem a redes semelhantes ou no quelas construdas e expernciadas no exterior e o significado disso no mbito familiar, social e poltico. Pode-se assim, avaliar a assertiva do Ministrio das Relaes Exteriores (MRE) do Brasil14 que afirma a importncia do intercmbio de conhecimentos acadmicos, tcnicos, cientficos e tecnolgicos como prtica de estreitamento de laos polticos e culturais entre as sociedades e Estados, bem como afirma ser a cooperao educacional que envolve o intercmbio de estudantes fundamental para os pases em desenvolvimento.

14

Por tudo isso, o interesse com relao a Cabo Verde resulta de informaes obtidas junto a estudantes dessa nacionalidade, bem como, de outros registros presentes em artigos, textos, monografias realizadas por estudantes africanos no Brasil (Alves, 2005; Mouro, 2004; 2006; Pedro, 2000; Desidrio, 2006; Subuhana, 2005) que colocam as questes aventadas acima como inerentes a um projeto de desenvolvimento da nao caboverdiana. Alm disso, leva em conta os projetos individual e familiar de jovens caboverdianos em busca por mobilidade social e profissional. Uma informao significativa diz respeito ao fato dos caboverdianos antes de deixarem sua terra, no se verem a si mesmos como africanos e Cabo Verde como frica, fatos que se colocam na dispora. A questo tambm se apresenta para sujeitos da frica continental, que no se vem a si prprios como africanos, porm, tem no caso de Cabo Verde, um componente particular. O caso caboverdiano envolve um contexto histrico singular e diverso dos demais casos de estudantes oriundos de diversos pases da friwww.itamaraty.gov.br/difusaocultural/pec, acessado em 15/10/2010.

33 Neusa Maria Mendes de Gusmo

ca que ser necessrio considerar. Envolve a condio insular, a intensa miscigenao e a realidade de emigrao que caracteriza Cabo Verde e que influncia a sua formao como Estado-nao em constituio (Tolentino, 2006). A histria comum partilhada entre Cabo Verde e Guin-Bissau em tempos coloniais e na luta pela independncia tornam a Guin e os guineenses sujeitos potenciais de uma anlise comparativa sobre construo de mecanismos possveis de explicao capazes de compreender os efeitos de realidades culturais sobre aqueles que constroem uma trajetria fora do lugar e no campo do ensino superior. Caboverdianos no Brasil e em Cabo Verde, Guineenses no Brasil e na Guin Bissau, como tambm respectivamente em Portugal, cumprem assim, a possibilidade do entrecruzar de identidades individuais, de grupo, nacionais e continentais por excelncia como de referncias invertidas. Para dar conta desse desafio prope-se como parte dos procedimentos de pesquisa, o uso das tcnicas de observao participante; a realizao de entrevistas; a coleta de narrativas biogrficas; a elaborao permanente de um dirio de campo. No se dever descuidar ainda do valor das conversas informais e do contato direto com os entrevistados, fundamental na pesquisa antropolgica.

Em Portugal, nosso enfoque sobre as juventudes aplicado mais especificamente aos contextos marcados pela presena imigratria de jovens oriundos de pases da CPLP ou de descendentes. No Brasil, ele est atravessado por questes que envolvem a presena africana e afrodescendente, tanto pelo vis das polticas pblicas, mais precisamente pelas aes afirmativas, quanto pela nfase nos estilos de vida e expresses culturais, alm da imigrao/emigrao para/de pases da CPLP. Em Angola, Guin-Bissau e Cabo Verde, o enfoque implica tanto os discursos das polticas pblicas quanto as formas de expresso cultural, movimentos sociais e articulaes polticas elaboradas entre os jovens desses pases, alm da imigrao/emigrao para/de pases da CPLP.

34 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

Assim, a presente pesquisa encontra-se em fase de estudos e tem por ancoragem a obra de Bourdieu (1987a; 1987b) no que se refere questo do capital cultural e da mobilidade social, associada ao habitus. Contudo, permanece a necessidade de visitar outras posturas tericas que permitam abrir diferentes portas de acesso ao conhecimento do objeto (Pais, 1999, s.p.). Concordando com Pais, tais aberturas se configuram como zonas privilegiadas por sinais que, transformados em enigmas, propem-se decifrao. Para tanto, a contribuio de autores diversos do campo da antropologia, da sociologia, devem conduzir o olhar do pesquisador a questionar, estranhando, as categorias postas de modo cristalizado pelo conhecimento j produzido com respeito a realidades prprias do imigrante, do estrangeiro, do africano e do negro. Em particular, por abordar a realidade no campo educacional, deve-se privilegiar a Antropologia da Educao, como instrumento valioso na abordagem e anlise do universo aqui privilegiado. A postura que se pretende nesta investigao de natureza dialgica e toma por base diversos autores; diferentes perspectivas e reas de conhecimento.

Nesse sentido, a perspectiva de uma cultura rgida, fixa, no cabe como anlise da realidade aqui proposta e, como tal, considera-se a cultura como processo aberto e de muitas possibilidades. A cultura se apresenta assim, como meio de avaliao das relaes sociais entre indivduos. Por esta razo, compreende-se que, os sujeitos aqui pesquisados estudantes africanos no se pautam por uma nica identidade, uma nica cultura e tradio. Compreende-se que o que so e expressam, depende de relaes histricas concretas, do passado e do presente, como tambm dependem das relaes que constroem no cotidiano de suas vidas, no aqui e agora de sua existncia e, de modo particular, no interior da universidade e do processo educativo. Assim, se faz possvel conhecer os esquemas de pensamento e de trajetrias, como diz Garcia (2004), em que o que est em jogo a formao de novas elites africanas e a conformao de naes emergentes.

35 Neusa Maria Mendes de Gusmo

Referncias Bibliogrficas
ALVES, Maria de Ftima C. Estudantes Cabo-Verdianos na Cidade do Rio de Janeiro: o processo de socializao e as redes sociais. Monografia, Uni-Rio, 2005. BOURDIEU, Pierre. Pierre Bourdieu: sociologia. So Paulo: Perspectiva, 1987 a. . A economia das trocas simblicas. So Paulo:tica, 1987 b.

ARRUTI, Jos Mauricio A. A emergncia dos remanescentes: notas para o dilogo entre indgenas e quilombolas. Mana, v.3 n.2 Rio de Janeiro out.1997. CASTRO, Mary Garcia. (Coord.) Migraes Internacionais Contribuies polticas. CNPD Comisso Nacional de Populao e Desenvolvimento. Braslia, agosto de 2001. CLEMENTE, Claudelir C. Analisando territrios e laos sociais de pessoas que vivem em mobilidade internacional. Anais do IV Encontro Nacional sobre Migrao ABEP. 2005 Disponvel em: www.abep.org.br acesso em 15/02/06. DANTAS, Isabella L. Entre o Projeto de Vida e o Projeto Cultural: o Lugar do Estudante Angolano. (Dissertao de Mestrado) PUC/RJ: Rio de Janeiro, 2002. DESIDRIO, Edilma. Migrao e Polticas de Cooperao: Fluxos entre Brasil e frica. (Dissertao de Mestrado). ENCE/IBGE: Rio de Janeiro. 2006.

GARCIA, Afrnio. O exlio poltico dos estudantes brasileiros e a criao das universidades na frica (1964-1985) In: Almeida, Ana M.F et all. Circulao Internacional e Formao Intelectual das Elites Brasileiras. Campinas;Editora UNICAMP, 2004 .

GOMES, Jos M.S. Estudantes na terra dos outros. A experincia dos universitrios angolanos da Universidade Federal de Minas Gerais Brasil, 2002. 172 p. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Educao, UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais.

GUSMO, Neusa M. M. de. Os Filhos da frica em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educao. Belo Horizonte:Autntica, 2005. . Dossi: Ensino Superior e circulao internacional de estudantes: os Palop no Brasil e em Portugal (Organizao e Apresentao) - PRO-POSIES. Revista Quadrimestral da Faculdade de Educao UNICAMP. V. 20, n.1 (58) jan/abr.2009. GUSMO, Neusa M. M. de. Os Filhos da frica em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educao. Imprensa de Cincias Sociais, ICS, Lisboa:2004.

FONSECA, Claudia. Quando cada caso NO um caso. Revista Brasileira de Educao. N. 10, Jan-Fev-Mar-Abr, 1999, p. 58 - 78.

36 AFRICANOS NO BRASIL, HOJE: IMIGRANTES, REFUGIADOS E ESTUDANTES

JOO, Dulce M. D. C. M. O Mito Atlntico: relatando experincias singulares de mobilidade dos estudantes africanos em Porto Alegre no jogo de reconstruo de suas identidades tnicas. (Dissertao de Mestrado) UFRGS: Porto Alegre, 2004. KOFFES, Sueli. Experincias sociais, interpretaes individuais: histrias de vida, suas possibilidades e limites. CADERNOS PAGU (3) 1994. MOURO, Daniele E. Identidades em trnsito: um estudo sobre o cotidiano de estudantes guineenses e cabo-verdianos em Fortaleza. Monografia, Fortaleza CE: Universidade Federal do Cear, 2004. (Mimeo.).

. frica na pasajen. Identidades e nacionalidades guineenses e cabo-verdianas. Dissertao de Mestrado. Fortaleza CE Universidade Federal do Cear, 2006. PAIS, Jos Machado. Anotaes de sala de aula- Curso Sociologia do Cotidiano. FE/UNICAMP. Mimeo. PEDRO, Vernica T. Identidades Traduzidas num Mundo Globalizado: os estudantes africanos em Florianpolis. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. SAINT MARTIN, Monique. Introduo. In: Almeida, Ana M.F et all. Circulao Internacional e Formao Intelectual das Elites Brasileiras. Campinas;Editora UNICAMP, 2004.

SAINT-MAURICE, Ana de. Identidades Reconstrudas Cabo-verdianos em Portugal. Celta Editora, Oeiras, 1997.

SILVA, M. Ap. de M. Contribuies metodolgicas para a anlise das migraes. IN: DEMARTINI, Zeila de B. F.; TRUZZI, Oswaldo (orgs.) Estudos migratrios, perspectivas metodolgicas. So Carlos:Edufscar, 2005 p. 53 - 86. SUBUHANA, Carlos. Estudar no Brasil: imigrao temporria de estudantes moambicanos no Rio de Janeiro. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.

TELLES, V.da S. Favela, Favelas: interrogando mitos, dogmas e representaes. Revista brasileira de Cincias Sociais [online] 2006, vol.21, n 62, p. 141 143. So Paulo, Oct. Disponvel em: http://dx.doi.org/10.1590/SOI0269092006000300011 Acesso em: 18 de Nov. 2011. TOLENTINO, Andr Corsino. Universidade e Transformao Social nos Pequenos estados em desenvolvimento: o caso de cabo Verde. Doutorado em Cincias da Educao. Universidade de Lisboa, 2006. Recebido em 01/10/2012 Aprovado em 15/11/2012

Вам также может понравиться