Вы находитесь на странице: 1из 8

1 INTRODUO Unidade de valor padro utilizada como instrumento de troca por uma comunidade.

o meio pelo quais os preos so expressos, as dvidas liquidadas, as mercadorias e servios pagos e a poupana efetuada. A moeda corrente o dinheiro oficial de um pas para todos os tipos de transaes. Como o controle da moeda vital no apenas para o equilbrio da economia de um pas, mas tambm para as relaes comerciais entre naes, criado um sistema monetrio internacional. Moeda e crdito so um dos termos que mais despertam a ateno em economia, sobretudo em pocas de variao do valor da moeda, de inflao. Devido inflao, o assunto moeda provavelmente o que mais prende a ateno do pblico em geral, sendo ao mesmo tempo o assunto menos acessvel aos leigos. O que o povo entende por dinheiro e o que os especialistas entendem so coisas totalmente diferentes. A partir da, as regras do jogo da determinao do volume da moeda, da sua circulao e assim por diante esto, para o leigo, envolvidas por uma densa nuvem de mistrio tecnocrtico. Mas alm de tudo isso, o que veremos foram tamanha evoluo que sofreu a moeda desde sua criao, seus aspectos fundamentais e suas estruturas nos dias atuais. A moeda no foi, pois, genialmente inventada, mas surgiu de uma necessidade e sua evoluo reflete, a cada momento, a vontade do homem de adequar seu instrumento monetrio realidade de sua economia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Moedas - Mercadorias; Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos, assumiram a funo de moeda, circulando como elemento trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o valor. Eram as moedasmercadorias. O gado, principalmente o bovino, foi dos mais utilizados; apresentava vantagens de locomoo prpria, reproduo e prestao de servios, embora ocorresse risco de doenas e de morte. O sal foi outra moedamercadoria; de difcil obteno, principalmente no interior dos continentes, era muito utilizado na conservao de alimentos. Ambas deixaram marca de sua funo como instrumento de troca em nosso vocabulrio, pois, at hoje, empregamos palavras como pecnia (dinheiro) e peclio (dinheiro acumulado) derivados da palavra latina pecus (gado). A palavra capital (patrimnio) vem do latim capita (cabea). Da mesma forma, a palavra salrio (remunerao, normalmente em dinheiro, devida pelo empregador em face do servio do empregado) tem como origem a utilizao do sal, em Roma, para o pagamento de servios prestados. Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram inconvenientes s transaes comerciais, devido oscilao de seu valor, pelo fato de no serem fracionveis e por serem facilmente perecveis, no permitindo o acmulo de riquezas.

2.2 A origem e a evoluo do metalismo; Os primeiros registros do uso de moedas metlicas datam do sculo VII a. C., quando eram cunhadas na Ldia, reino da sia Menor e tambm na regio do Peloponeso, ao sul da Grcia. Quando o homem descobriu o metal, logo passou a utiliz-lo para fabricar seus utenslios e armas anteriormente feitos de pedra. Por apresentar vantagens como a possibilidade de entesouramento, divisibilidade, raridade, facilidade de transporte e beleza, o metal se elegeu como principal padro de valor. Era trocado sob as formas mais diversas. A princpio, em seu estado natural, depois sob a forma de barras e, ainda, sob a forma de objetos, como anis, braceletes etc. O metal comercializado dessa forma exigia aferio de peso e avaliao de seu grau de pureza a cada troca. Mais tarde, ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicativa de valor, que tambm apontava o responsvel por sua emisso. Essa medida agilizou as transaes, dispensando a

pesagem e permitindo a imediata identificao da quantidade de metal oferecida para troca.

2.3 O surgimento da Moeda - Papel; Na Idade Mdia, surgiu o costume de se guardar os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o tempo, esses recibos passaram a ser utilizados para efetuar pagamentos, circulando de mo em mo e dando origem moeda de papel. No Brasil, os primeiros bilhetes de banco, precursores das cdulas atuais, foram lanados pelo Banco do Brasil, em 1810. Tinham seu valor preenchido mo, tal como, hoje, fazemos com os cheques. Com o tempo, da mesma forma ocorrida com as moedas, os governos passaram a conduzir a emisso de cdulas, controlando as falsificaes e garantindo o poder de pagamento. Atualmente quase todos os pases possuem seus bancos centrais, encarregados das emisses de cdulas e moedas. A moeda de papel evoluiu quanto tcnica utilizada na sua impresso. Hoje a confeco de cdulas utiliza papel especialmente preparado e diversos processos de impresso que se complementam, dando ao produto final grande margem de segurana e condies de durabilidade.

2.4 A criao da Moeda Fiduciria (Papel - Moeda); A moeda-papel abre espao para o surgimento da moeda fiduciria, ou papel-moeda, modalidade de moeda no lastreada totalmente. O lastro metlico integral mostrou-se desnecessrio quando foi constatado que a reconverso da moeda-papel em metais preciosos no era solicitada por todos os seus detentores ao mesmo tempo e ainda quando uns a solicitavam, outros pediam novas emisses. A passagem da moeda-papel para o papel-moeda tida como "uma das mais importantes e revolucionrias etapas da evoluo histrica da mo eda. Mas a evoluo dos instrumentos monetrios no pararia com descoberta da

operacionalidade da moeda-papel. Os certificados emitidos, devido sua aceitao j generalizada, passaram a circular mais que as prprias peas metlicas. Seu valor no decorreria ainda da regulamentao oficial de sua emisso, mas simplesmente da confiana geral em sua plena conversibilidade.

Essas emisses monetrias trariam vantagens para produtores, comerciantes e banqueiros. Os primeiros passaram a ter acesso a uma nova fonte de financiamento, os comerciantes obtinham crditos suficientes para a expanso de seus negcios e os banqueiros beneficiavam-se das receitas correspondentes aos juros.

2.5 A Moeda Bancria; A moeda bancria ou moeda escritural consiste nos depsitos vista existentes nos bancos ou em outras instituies creditcias, normalmente movimentadas por intermdio de cheques, instrumento de circulao da moeda bancria. Os cheques so: originados em entrega de dinheiro pelo cliente (depsito originrio); originados em operao de crditos (depsitos contbeis). No caso dos depsitos feitos por clientes, os bancos fornecem cheques em branco que podem ser preenchidos vontade do depositante, at completar a quantia creditada. No caso da moeda bancria, ocorre o mesmo processo utilizado na moeda-papel conversvel. Permanecendo parte dos depsitos sem movimento, os bancos emprestam certa importncia que vai de 75% a 93% dos depsitos, ficando a outra parte como encaixe, variando sua percentagem conforme a legislao bancria de cada pas. H uma proporo entre depsitos, encaixe e emprstimos.

2.6 A Moeda Digital; O Dinheiro Eletrnico, ou Moeda Digital, um dos instrumentos utilizados em transaes que no utilizam papel-moeda. Ao invs disso, um valor monetrio eletronicamente creditado ou debitado. Muitas vezes, o Dinheiro Eletrnico a forma de pagamento utilizado para transaes de e-commerce, facilitando o comrcio entre diferentes pases. O Dinheiro Eletrnico , na maioria dos casos, equivalente ao papel-moeda e trocado pelos bens e servios que o indivduo deseja adquirir. E permite criar correntes de comrcio entre indivduos e empresas de todos os cantos do globo.

2.7 A origem dos Cartes de Crditos; O uso de moedas e cdulas est sendo substitudo cada vez mais por pequenos cartes de plstico. Instituies financeiras, bancos e um crescente nmero de lojas oferecem a seus clientes cartes que podem ser usados na compra de grande nmero de bens e servios, inclusive em lojas virtuais atravs da internet.

Os cartes no so dinheiro real, simplesmente registram a inteno de pagamento do consumidor. Cedo ou tarde a despesa ter de ser paga, em espcie ou em cheque. , portanto, uma forma imediata de crdito. O Carto de Crdito surgiu nos Estados Unidos na dcada de 20. Postos de gasolina, hotis e firmas comearam a oferec-los para seus clientes mais fiis. Eles podiam abastecer o carro ou hospedarem-se num hotel sem usar dinheiro ou cheque. Em 1950, o Diners Club criou o primeiro carto de crdito moderno. Era aceito inicialmente em 27 bons restaurantes daquele pas e usado por importantes homens de negcios, como uma maneira prtica de pagar suas despesas de viagens a trabalho e de lazer. Confeccionado em papel carto, trazia o nome do associado de um lado e dos estabelecimentos filiados em outro. Somente em 1955 o Diners passou a usar o plstico em sua fabricao.

2.8 A origem do Cifro; Representao universal do dinheiro, a palavra cifro vem do rabe cifr. A hiptese mais aceita da origem desse smbolo mistura a histria das incurses rabes na Europa com a mitologia grega. Para realizar um de seus famosos 12 trabalhos, o heri Hrcules teria rachado uma montanha ao meio, ligando o Mar Mediterrneo ao Oceano Atlntico. As colunas resultantes dessa separao foram batizadas Colunas de Hrcules. Quando, no ano 711, o general Djebel-el-Triq conquistou a Espanha, mandou gravar em moedas uma linha com a forma da letra S, representando o caminho sinuoso percorrido at a conquista. Essa linha foi cortada por dois traos verticais e paralelos para simbolizar as Colunas de Hrcules, cone de poder, fora e perseverana. Triq teria partido da Arbia, passando pelo Egito, pelos desertos do Saara e da Lbia, por Tunsia, Arglia e Marrocos, at cruzar o tal canal criado fora pelo heri grego para invadir a Espanha. No sculo VIII, o canal passou a ser chamado Djebel - e hoje conhecido como Estreito de Gibraltar

2.9 O futuro em relao moeda (Novidades) Hoje em dia, cada vez mais os cartes de crdito (que emprestam dinheiro ao usurio do carto) e dbito (que retiram dinheiro da conta do usurio) ocupam o lugar das notas de papel e das moedas metlicas nas transaes do dia a dia. So comuns tambm os pagamentos por meio de transferncias bancrias via terminais de autoatendimento, internet ou mesmo mensagens de texto de telefone celular. Valem ser destacados os casos do Qunia e da Tanznia, onde grande parte da populao faz compras e realiza transferncias financeiras utilizando o mpesa, um sistema de movimentaes financeiras via telefone celular que utiliza os crditos do celular como moeda de troca. Esse sistema veio preencher a carncia de bancos tradicionais nesses pases. Outro caso atual interessante o das chamadas "moedas sociais" no Brasil. Trata-se de aproximadamente quarenta tipos de moeda, diferentes da unidade monetria oficial do pas, o real e que tm a particularidade de somente circularem e serem aceitas em determinadas regies pouco desenvolvidas economicamente. Com isto, o dinheiro no sairia destas regies, o que contribuiria para desenvolver a economia dessas reas. As cdulas das moedas sociais so emitidas por bancos comunitrios locais, com lastro em reservas de reais e postas em circulao atravs de emprstimos sem juros populao de baixa renda.

3 CONCLUSO

Conclui-se que desde que a multiplicao das transaes comerciais na antiguidade levou substituio gradativa do sistema de troca direta de mercadorias pelos sistemas monetrios, a moeda percorreu em sua evoluo um longo caminho, de importncia fundamental para o desenvolvimento econmico das diferentes sociedades. Ao converter-se no primeiro grande meio de pagamento, por ser uma mercadoria facilmente trocvel nas transaes internas ou externas de uma comunidade, o gado bovino afastou as vrias outras que funcionavam como moeda. Seu valor reside nas funes que desempenha como meio de pagamento, ou instrumento de troca; como reserva de valor; e como medida comum de valores. Na economia moderna, porm, o dinheiro nem sempre adota a forma de moedas ou cdulas, e cada vez mais frequentemente se efetuam transaes por meio dos livros bancrios. No caso de no necessitar do dinheiro imediatamente, o cliente poderia depositar no mesmo banco uma parte do crdito concedido; tal depsito permitiria ao banco conceder um novo crdito e assim sucessivamente. O dinheiro, seja em que forma se apresente, no vale por si, mas pelas mercadorias e servios que pode comprar. uma espcie de ttulo que d a seu portador a faculdade de se considerar credor da sociedade e de usufruir, por meio do poder de compra, de todas as conquistas do homem moderno. A moeda no foi, pois, genialmente inventada, mas surgiu de uma necessidade e sua evoluo reflete, a cada momento, a vontade do homem de adequar seu instrumento monetrio realidade de sua economia.

4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Disponvel em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-surgiu-o-cifrao>. Acesso em: 05. Fev.2014. Disponvel em: <http://www.bcb.gov.br/?CIFRAO>. Acesso em: Acesso em: 06. Fev. 2014. Disponvel em: <http://www.bcb.gov.br/?ORIGEMOEDA>. Acesso em: 08. Fev.2014. HOWELLS, Peter. Economia monetria: moedas e bancos. Colaborao de Keith Bain. Rio de Janeiro RJ: LCT, 2001 . 319 p.: il. ISBN 85-216-1252-4. 3 Exs. HUGON, P. Histria das doutrinas econmicas. 14 ed. So Paulo: Atlas, 1980. LOPES, J. do C. Economia Monetria. 8 Ed. So Paulo: Atlas, 2002. MARINHO, Henrique. Poltica Monetria no Brasil: da teoria prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1996. ROSSETTI, J.P. Introduo Economia. 17 Ed. So Paulo: Atlas, 1997.

Вам также может понравиться