Вы находитесь на странице: 1из 4

Criao em processo.

Ensaios de crtica gentica


Zular, Roberto (org.).
So Paulo: Iluminuras, 2002.

A beleza da rasura
Alguns dos mais importantes autores brasileiros, como Clarice Lispector, Mrio de Andrade e Guimares Rosa, destruram ou perderam os manuscritos dos seus livros mais importantes. Por qu? Eis aqui um palpite: eles previram que os dias da obra acabada estavam contados. Era necessrio proteg-la de quem ameaava tomar o seu lugar: o processo de criao. Narrativas mltiplas, textos infinitos e digresses sobre o prprio ato de escrever comeavam a tomar a literatura da segunda metade do sculo XX, questionando os conceitos fechados de obra e de autor. A literatura e arte em geral voltava-se sobre seu fazer como nova fonte de prazer esttico. A crtica no poderia seguir um caminho diferente. O livro Criao em processo ajuda-nos a percorr-lo. Composto por oito ensaios de autores brasileiros e franceses alm da introduo de Roberto Brando e da apresentao do organizador, Roberto Zular a obra pretende dar uma viso dos diferentes aspectos da Crtica Gentica, cujo objeto de estudo pode ser definido como o processo de criao a partir dos manuscritos ou documentos preparatrios. Essa disciplina, segundo explica Roberto Zular, foi criada no final dos anos 1960, em Paris, a partir de um dilema colocado a um grupo de germanistas. A Biblioteca Nacional da Frana contratara-os para pesquisar os manuscritos do poeta romntico Henrich Heine. O que fazer com esses manuscritos? Depois da polmica do estruturalismo, era impossvel voltar crtica de fontes, ou procurar o texto original nos documentos. A soluo encontrada foi estudar o processo de criao do texto literrio, a partir de procedimentos estruturalistas. Para agrupar os diferentes ensaios sobre esse novo objeto de pesquisa, o processo, Zular dividiu o livro em trs partes: No limiar do texto, No limiar da disciplina e No limiar da interdisciplinaridade. O objetivo da diviso mostrar como o deslocamento do foco da obra acabada para a criao produz um questionamento tanto dos pressupostos da crtica quanto de sua existncia como disciplina independente. Seria impossvel tentar entender o que acontece na escrita sem estudar os processos mentais, o funcionamento dos neurnios, a histria da vida quotidiana. Mas procuremos entender ensaio por ensaio como se d esse caminho pelos limiares.

298

ALEA

VOLUME 5

NMERO 2

JULHO DEZEMBRO 2003

p. 298-301

A primeira parte, No limiar do texto, comea com o clssico artigo O texto no existe, de Louis Hay, um dos integrantes desse grupo inicial de germanistas e considerado o fundador da crtica gentica. Escrito como provocao aos estruturalistas, neste artigo Hay define que o texto no pode ser o objeto final dos estudos literrios, porque ele a ltima etapa de uma histria que ele mesmo enuncia: Talvez seja preciso entender o texto como um possvel necessrio, como uma das realizaes de um processo que permanece sempre virtualmente escrito em segundo plano e constitui uma terceira dimenso do escrito. Nesse espao aberto (ou entreaberto), o destino da obra decidido entre mpetos e esgotamentos, tartamudez e vazios, rupturas e inacabamentos que nos confundem. O texto no abolido nessa profundidade de campo ele parece simplesmente como um objeto bem mais complexo que nossos modelos antigos, bem mais aleatrio que nossos modelos atuais (: 44). Para abordar essa nova profundidade de campo do texto, a histria que ele carrega, a crtica gentica ressalta Hay , o crtico deve se debruar sobre um novo objeto, os documentos, que de alguma forma definem os limites dessa nova crtica. No seria possvel estudar o processo de criao de obras cujos manuscritos foram extraviados ou perdidos. Mas, por manuscrito, devemos entender muito mais do que uma verso escrita mo de um poema ou de um romance. O objeto de trabalho pode ser, por exemplo, uma pequena nota escrita na margem de um romance lido pelo autor, como mostra o segundo artigo dessa parte, A biblioteca de Mrio de Andrade: seara e celeiro da criao, da professora Tel Ancona Lopes: O ato criador explcito ou escondido em uma anotao autgrafa no exemplar de um livro, de uma revista ou de um jornal algumas vezes um simples trao , concretiza-se ali como nota prvia, esboo e mesmo rascunho em fragmentos de verses ou verso inteira, quando se trata de poemas (: 44). Nesse caso, a pesquisa no se centraria somente no contedo dessa anotao, mas na sua relao com o texto lido e com os projetos em curso do escritor, ou seja, no dilogo entre os textos. Philippe Willemart, introdutor da crtica gentica no Brasil, tambm a coloca como o estudo de um dilogo, mas, desta vez, um dilogo entre o texto que se escreve no papel e aquele que o escritor escreve ao mesmo tempo no seu pensamento (texto-mvel). Uma perspectiva que pode parecer abstrata, mas que possui um objeto de estudo bem preciso: a rasura. No trao sobre a palavra, encontra-se o dilogo concreto entre esses dois registros: No se trata da intencionalidade ou da realidade subjetiva, mas de um escritor preso nas malhas da escritura e do vir-a-ser que, a cada concluso da rasura, passa o basto como numa corrida, para a instncia do autor e descobre-se no como uma inteno primeira, mas como porta-voz de um desejo desco-

Claudia Amigo Pino

CRIAO EM PROCESSO...

299

nhecido e de uma comunidade que at pode ser universal. Por outro lado, cada concluso e cada ratificao de uma frase, de um pargrafo ou de um captulo pelo autor, supem o contato com o texto-mvel, que pode sempre questionar o que foi feito (: 88). Os artigos de Jean-Louis Lebrave e Almuth Grsillon, que compem a segunda parte do livro, referem-se definio da disciplina. Para os dois lingistas franceses, a crtica gentica no pode ser colocada como uma continuao da filologia, que at ento teria se ocupado do estudo dos manuscritos. A diferena estaria na proposta: enquanto a filologia se preocuparia em estabelecer o texto final, desejado pelo autor atravs dos manuscritos, a crtica gentica se ocuparia das questes prprias do processo de criao. Segundo Almuth Grsillon, essas perguntas seriam: Quid da relao entre gnese e gnero? Quid da intratextualidade que atravessa o conjunto de manuscritos de um determinado autor? Quid da intertextualidade que se d a ver luz do dia na escrita balbuciante dos comeos, onde discurso outro e discurso prprio se encontram, se misturam, concorrem, antes de se fundirem numa nova obra? Quid do tempo da escrita com relao ao tempo da histria? Quid dos tipos de manuscritos com relao s pocas da histria literria? Quid da escrita inventiva em relao escrita informativa? Quid da escrita mo em relao escrita por computador? Etc. (: 173). Enquanto estiver preocupada em responder essas perguntas defendem os autores a crtica gentica conseguir manter os seus limites em relao velha e respeitvel filologia. Mas essa nova disciplina est longe de se ater a limites, como mostra a terceira parte do livro, dedicada ao estudo do processo de criao de outras reas, como a arquitetura, as cincias exatas e as artes plsticas. Os artigos de Pierre-Marc de Biasi, Daniel Ferrer e Ceclia Almeida Salles, mostram a riqueza de ir alm das fronteiras do manuscrito, e enveredar por pesquisas sobre documentos das mais variadas ordens, como a partitura, os esboos de um pintor, o vdeo, os manuscritos das cincias exatas. Essa riqueza no reside apenas na diferena do material, mas na possibilidade de estudar as relaes intersemiticas entre dois sistemas de signos totalmente diferentes, como, por exemplo, a relao entre a criao em pintura e em literatura, em vdeo e em cinema, em msica e na fsica etc. Como bem ressalta Daniel Ferrer, esse estudo intersemitico no se refere apenas comparao entre as diferentes artes. s vezes o processo de criao de uma nica obra literria contm sistemas diferentes, como desenho e texto: no interior de um mesmo manuscrito, de uma nica folha, sempre coexistem vrios sistemas semiticos concorrentes, cujas interferncias devem ser estudadas pelo geneticista, que no so apropriadamente percebidas se ele se isola no interior de uma s disciplina (: 204).

300

ALEA

VOLUME 5

NMERO 2

JULHO-DEZEMBRO 2003

Essas interferncias entre um sistema e outro, da mesma forma que o dilogo entre texto e pensamento, entre notas de leitura e obra lida, embarcam o pesquisador em uma nova aventura: a esttica da criao. Porque, ao comparar dois processos, j no estamos estudando o processo de criao de uma obra literria ou artstica determinada. Estamos tentando encontrar matrizes da criao, ou diferenas, procurando entender o funcionamento dos processos criativos como um todo. Assim, a pergunta que antes era o que a literatura?, ou o que a arte?, desloca-se para o que criar? ou como se cria?. O valor que antes estava apenas no romance Macunama, hoje o encontramos tambm nos seus rabiscos iniciais nas margens dos livros da Biblioteca Mrio de Andrade, ou mesmo naquele manuscrito repleto de rasuras, que o autor jogou (displicente ou apreensivo pela nova ameaa) no seu cesto de lixo. Dessa forma, vemos a antes feia e fracassada rasura tornar-se portadora de uma certa beleza, a beleza do dilogo, a beleza da criao.
Claudia Amigo Pino
[USP]

Claudia Amigo Pino

CRIAO EM PROCESSO

301

Вам также может понравиться