Вы находитесь на странице: 1из 5

PORTARIA N. 067-CG/11 Fixa a jornada diria de trabalho no mbito da PMBA e d outras providncias.

O COMANDANTE-GERAL DA POLCIA MILITAR DA BAHIA, no uso de suas atribuies, considerando o disposto na Lei Estadual n. 7.990, de 27 Dez 01, e tendo por objetivo disciplinar a jornada diria de trabalho no mbito da instituio para efeito de padronizao e elaborao das respectivas Escalas de Servio, RESOLVE: Art. 1 Ficam regulados o regime e a jornada diria de trabalho, a relao entre o trabalho e a folga tanto para o servio operacional, em carter ordinrio e extraordinrio, quanto para efeito de expediente administrativo , a vigorar na Corporao, visando ao efetivo desenvolvimento das atividades inerentes e necessrias ao cumprimento da misso constitucional da PMBA. 1 Considerar-se- jornada diria de trabalho o perodo de efetivo servio militar e do qual decorre a correspondente folga. 2 A jornada diria de trabalho contemplar turnos de servio e ser representada em Escala de Servio, assim considerada a relao nominal de militares estaduais que concorrem a determinado servio, com distribuio equitativa e em estrita obedincia s normas legais. 3 As Escalas de Servio quer operacionais, quer administrativas devero ter ampla divulgao no mbito das organizaes policiais e de bombeiros militares, com a devida publicao em Boletim Interno da Unidade. Art 2 A jornada diria de trabalho do militar estadual ser contemplada com turnos de servio com durao prevista para 06 (seis), 08 (oito) ou 12 (doze) horas consecutivas, conforme o caso, no podendo exceder ao limite legal de 40 (quarenta) horas semanais, de acordo com a necessidade do servio, considerando-se o ms de trinta dias. 1 Excepcionalmente, ser admitido o turno de servio de:

I 16 (dezesseis) horas, para o servio operacional das Companhias Independentes de Policiamento Especializado CIPEs, exclusivamente; II 24 (vinte e quatro) horas, nas seguintes hipteses: a) servio de Oficial-de-Dia aquartelado; b) servio de Adjunto ao Oficial-de-Dia aquartelado; c) servio de Guarda do Quartel. 2 Fica vedada a permuta de servio que implique a sua continuidade, ultrapassando o turno de vinte e quatro horas, nas hipteses do pargrafo anterior, e que ultrapasse doze horas de servio contnuo, nas demais hipteses. 3 Compete ao Comandante ou Subcomandante de Unidade autorizar a permuta de servio, mediante ato administrativo publicado em boletim interno que indique as datas e horrios dos servios permutados, vedada a fixao de servio para data oportuna. 4 O emprego de carga horria diria ou semanal superior a anteriormente mencionada ser admitido, em carter excepcional, mediante prvia autorizao do Subcomandante-Geral, por solicitao, fundamentada, dos Comandos Operacionais PM/BM, Comandantes de Policiamento Regionais, Diretores de Departamento, Auditor, Corregedor e Coordenador de Misses Especiais. Art. 3 Entende-se por folga o perodo de descanso compreendido entre o trmino do turno trabalhado e o incio do prximo turno de trabalho contemplados em uma Escala de Servio. 1 S far jus respectiva folga o militar estadual que efetivamente prestar o servio que lhe confere o benefcio. 2 O militar estadual que deixar de comparecer ao servio no ter o direito ao benefcio da folga, devendo ser empregado nos dias em que estiver fora de Escala, e em turnos compatveis e necessrios complementao da carga horria semanal de 40 (quarenta) horas. Art. 4 A relao jornada diria de servio operacional/folga ter por base: I - Para o turno de servio em regime de 06 (seis) horas dirias, folga de at 18 (dezoito) horas. II Para o turno de servio em regime de 08 (oito) horas dirias, folga de at 24 (vinte e quatro) horas; III - Para o turno de servio em regime 12 (doze) horas dirias, com quatro grupos:

a) Se diurno, folga de 24 (vinte e quatro) horas; b) Se noturno, folga de 48 (quarenta e oito) horas. IV- Para o turno de servio em regime de 12 (doze) horas dirias, com cinco grupos: a) Se diurno, folga de 24 (vinte e quatro) horas; b) Se noturno, folga de 72 (setenta e duas) horas. V - Para o turno de servio em regime excepcional de 16 horas dirias, folga de, no mnimo, 8 horas. VI - Para o turno de servio em regime excepcional de 24 horas dirias, folga de 72 horas. 1 - Na hiptese de cumprimento de escala de servio com quatro grupos, prevista no inciso III deste artigo, faz jus o policial militar compensao prevista em lei, observada a necessidade e convenincia da Administrao; 2 - Na hiptese de cumprimento de escala de servio com cinco grupos, prevista no inciso IV deste artigo, dever o policial militar complementar a carga horria exigida em lei, observada a necessidade e convenincia da Administrao; 3 - Para o implemento do disposto no inciso V deste artigo, o policial militar far jus, a cada cinco dias contnuos de cumprimento da escala de servio, a dez dias de folga seguidos de servio ordinrio, visando regularizao de sua carga horria, observado o disposto no art. 8 desta Portaria. Art. 5 A jornada diria do servio administrativo ser de 08 (oito) horas. 1 Entende-se por servio administrativo todo aquele que no tem emprego direto na atividade fim da Corporao, incluindo-se os ordinariamente desenvolvidos no mbito dos Gabinetes, Comandos Operacionais, Comandos Regionais, Departamentos, Auditoria, Corregedoria, Coordenadoria de Misses Especiais, Unidades de Ensino e demais Unidades Operacionais. 2 O expediente administrativo dos policiais e bombeiros militares dever observar as seguintes regras: a) Para o intervalo de duas horas de descanso e alimentao, ter incio s 08 (oito) horas, interrompido s 12 (doze) horas, reiniciado s 14 (catorze) horas e encerrado s 18 (dezoito) horas; b) Para o intervalo de uma hora de descanso e alimentao, ter incio s 08 (oito) horas, interrompido s 12 (doze) horas, reiniciado s 13 (treze) horas e encerrado s 17 (dezessete) horas.

3 Em carter excepcional, os policiais e bombeiros militares empregados no servio administrativo podero ser autorizados a trabalhar 6 (seis) horas dirias no turno vespertino, das 13 (treze) s 19 (dezenove) horas, preferencialmente, ou, no turno matutino, das 07 (sete) s 13 (treze) horas, devendo, obrigatoriamente, concorrer escala do servio operacional, a fim de complementar a carga horria semanal de 40 (quarenta) horas. 4 - As unidades da Polcia Militar subordinadas ao Departamento de Ensino devero estabelecer o regime e os turnos de trabalho em conformidade com a rotina escolar, observada a carga horria prevista no art. 2 desta Portaria. 5 - Todas as unidades da Polcia Militar, em todos os nveis, mantero sistema de planto para atendimento ao pblico externo no horrio de descanso e alimentao, nos dias de expediente administrativo. Art. 6 Os Oficiais do QOSPM cumpriro a carga-horria prevista no art. 2 desta Portaria, da seguinte forma: I 30 (trinta) horas semanais, com turnos de 06 (seis) horas mnimas dirias, destinadas s atividades administrativas e especficas de sade, na unidade de lotao do militar estadual; II 10 (dez) horas semanais destinadas a acompanhamentos mdicos ou atividades extraordinrias, inclusive fora da unidade de lotao, tais como: a) treinamento/instruo; b) atendimentos clnicos e cirrgicos de urgncia, fora dos horrios normais de atendimento; c) reunies para tratamento de assuntos tcnico-cientficos; d) visitas hospitalares ou plantes extraordinrios; e) percias mdicas; f) composio de Junta Superior de Sade; g) acompanhamento de tropas movimentadas em jornadas militares e em operaes policiais de grave vulto (desfiles, pscoa, carnaval, greves, etc.); h) assistncia populao civil durante movimentos paredistas do pessoal mdico de estabelecimentos pblicos de assistncia sade; i) segurana sanitria de autoridades e dignitrios; j) participao em operaes de defesa civil por motivo de ocorrncia de tumultos ou catstrofes; l) palestras em cursos e estgios promovidos pela Corporao;

m) participao em congressos de interesse da Polcia Militar; n) viagem para aplicao de testes psicolgicos nas Unidades do interior do Estado; o) outros, mediante aprovao do Subcomandante-Geral. Art. 7 Ser assegurado a todo militar estadual um descanso semanal de 24 (vinte e quatro) horas consecutivas, salvo em razo de escala de servio extraordinrio ou necessidade imperiosa do servio. Art. 8 Nas situaes de grave perturbao da ordem pblica, para cuja represso houver necessidade de pronto emprego ou mobilizao de tropa, a carga horria, os turnos e as folgas decorrentes podero sofrer modificaes. Pargrafo nico Cessada a motivao e os efeitos demandantes s modificaes, a Administrao realizar as compensaes previstas nas normas em vigor. Art. 9 Havendo necessidade justificvel, a carga horria e o turno de servio podero ser prorrogados alm do horrio previsto ou mesmo alterados, sempre em carter excepcional e desde que autorizados pelo Subcomandante-Geral, garantido o direito compensao por folgas proporcionais s horas excedentes de trabalho. Pargrafo nico - A concesso da folga dever ser devidamente publicada em BIO de cada unidade. Art. 10 O tempo previsto para a durao dos servios constantes nesta Portaria refere-se ao tempo de permanncia no servio, excludo o necessrio locomoo do policial ou bombeiro militar e sua apresentao para pronto emprego. Art. 11 Os dirigentes mximos de cada unidade sero responsveis: I - pela implementao e fiscalizao do quanto disposto nesta Portaria, devendo instruir seus subordinados a respeito; II pela verificao e acompanhamento das normas estabelecidas nesta Portaria, por meio de seus programas de trabalho. Art. 12 Esta Portaria entrar em vigor, conforme abaixo descrito: I Unidades da Capital: a partir de 1 Set 11; II Unidades da RMS: a partir de 1 Nov 11; III Unidades do Interior: a partir de 1 Dez 11. Art. 13 Ficam revogadas as disposies em contrrio, em especial a Portaria n. 071- CG/99, publicada no BGO n. 121, de 29 Jun 99. PORTARIA N. 067-CG/11 BGO 149 de 05 Ago 11

Вам также может понравиться