Вы находитесь на странице: 1из 5

FILOSOFIA DO DIREITO NA ANTIGIDADE

O alicerce grego na construo de uma Filosofia do Direito


Hilda Helena Soares Bentes
Notas do Professor Roberto Kennedy Doutora em filosofia do Direito e do Estado da PUCSP, Professora assistente do Programa de Ps-Graduao em Direito da UGF. O sentido utilizado aqui para pensamento reflexivo justamente o que podemos chamar de filosofia. Pouco a pouco, lentamente. Sem controvrsia. Colher, obter, lucrar. Prticos e desorganizados. Milagre grego como os estudiosos do mundo helnico chamam ao desenvolvimento cultural dos gregos que, segundo estes, no teriam recebido nenhuma influncia exterior. Todo o desenvolvimento intelectual, como a filosofia, teria sido fruto exclusivo desse povo. H, contudo, controvrsias que no cabem aqui o debate. Que no remetem a nenhum ordenamento religioso, mas absolutamente civil. Penetrante, profundo. Essa experincia radical no tem o sentido de extremismo, mas de raiz; de origem; de principio. Unida, ligada, contrada. Polis o termo cunhado pelos gregos para denominar a experincia coletiva do agrupamento das famlias (demos).

A histria da Filosofia do Direito deve percorrer os mesmos caminhos onde o pensamento reflexivo comea a desenhar os seus primeiros sinais. pela admirao que o homem passa a desenvolver a sua capacidade racional de decifrar os mistrios da natureza e do mundo que o circunda, tal como assinalam Plato e Aristteles, respectivamente, no Teeteto (155a) e na Metafsica (Livro I, 982b). E esse canal possibilitador de interrogao e problematizao do saber filosfico encontra-se nos primeiros passos dados pelos pensadores pr-socrticos em vrios mbitos do conhecimento. A singularidade do grego reside na capacidade de forjar um pensamento paulatinamente liberto das crenas e dos mitos rumo a um patamar de racionalidade que ir abrir caminhos fecundos para a criao de vrios campos de investigao: a Cincia, a tica, a Poltica, o Direito, a Esttica, a Filosofia. Para os gregos, a palavra filosofia possui um sentido abarcante (etimologicamente: amizade, amor sabedoria), englobando todos os saberes como centro de indagao especulativa. Conquanto seja incontroverso que os gregos auferem inmeros ensinamentos da sabedoria oriental, constitui fato notvel que esses conhecimentos, caracterizadamente empricos e assistemticos, penetram na Grcia para receber a um impulso racional extraordinrio, fruto de um gnio particularmente helnico que vinha gradativamente manifestando-se nos setores da atividade humana. Foroso constatar que o milagre grego surge em decorrncia de um longo processo de fermentao de ideias que culmina com um nvel de racionalizao propcio para o advento da reflexo filosfica. Importa salientar que o aparecimento de formas secularizadas de pensamento sinalizam a passagem de uma estrutura mtica da realidade para uma concepo mais racional. A passagem do mito razo corresponde a uma evoluo histrica, marcada por fatos sociais, polticos e econmicos, que ir transformar substancialmente as formas de pensamento.

Dito de outra forma, a experincia de cidade, que os romanos chamaro de urbis. A palavra poltica deriva de polis (grego) bem como, a palavra urbano deriva de urbis (latim) . Separao; corte. Legalidade=qualidade ou estado do que legal (conforme com a lei); Intrnseca=que est dentro de uma coisa que lhe essencial; interior; ntimo; inerente. Portanto o termo quer dizer algo que inerente legalidade definida, convencionada. Um exemplo dessa postura foi a de Scrates que condenado pena capital (de morte) negou-se a fugir da priso ainda que seus discpulos houvessem facilitado a mesma por suborno da guarda (para maiores detalhes veja o dilogo de PlatoCriton). Aqui cabe dizer que para o homem grego dessa poca no existia a ideia de individualidade tal como passar a ocorrer no homem moderno. O homem grego se confunde com a polis nesse perodo, s passar a ocorrer uma mudana quando Alexandre da Macednia tomar as cidades-estado gregas sob seu imprio. Ento, a importncia de saber expressar-se em pblico justifica a importncia dos sofistas para esse perodo posto que esses sbios prticos detentores da arte da retrica, tinham o preo der seus ensinamentos na mais

Trata-se de explicar como essa transmutao se opera, uma vez que implica um novo modelo de sociedade e novas articulaes discursivas, capazes de enfrentar os desafios de um espao pblico aberto, segundo apreciao percuciente de Jean-Pierre Vernant. A palavra destituda de suas conotaes mgico-religiosas, mticas, para se converter em logos (; palavra, razo), em discurso filosfico. A contraposio mthologos (; mthos, mito, palavra, narrativa) traz implcita a necessidade de fundar uma nova linguagem, baseada em conceitos que expressem a racionalidade emergente. A experincia radical dos gregos concentrada no logos permite admitir que a Grcia antiga elabora uma fundao original e, consequentemente, a Filosofia do Direito uma particular inveno helnica. Contudo essa construo est limitada a um fator especfico, na anlise de Jean-Cassien Billier: ela constitui uma histria da Filosofia do Direito adstrita ao Direito ocidental, sem embargo da produo de normas e da reflexo, principalmente no que se refere Moral, sobre elas realizada no Oriente, na China e ndia. Outro trao deve ser ressaltado na construo grega dos alicerces de uma Filosofia do Direito: a concepo de completitude na abordagem do Direito, que abarca todos os aspectos da vida humana e, em especial, a insero do indivduo na coletividade, donde se conclui que o Direito est intrinsecamente ligado poltica e tica; e que se estende at o sentido de legalidade das leis positivas, fazendo o contraponto com a doutrina do Direito Natural, reconhecendo-se, em larga medida, a amplitude conceitual da dicotomia phsis (; natureza) e nmos (; norma, conveno) a ser esboada nos quadros de uma Filosofia jurdica marcadamente nascente no pensamento grego.

A Completitude do Direito na Polis


O sentido de completitude do Direito marca profundamente o

pensamento helnico a ponto de criar-se uma ciso entre o mundo grego e o dos brbaros, ou melhor o dos no gregos. No que tange especificamente ao Direito, os gregos vangloriam-se de possuir uma percepo ntida da legalidade intrnseca, vale dizer, do dever de obedincia Lei estatuda, ao contrrio dos brbaros, que necessitam de um conjunto de prescries sem conceber um verdadeiro elo com o dever legal. Esse esprito de defesa das leis constitui uma das peculiaridades do
2

Alto valor comercial ($). Cobravam valores altssimos por seus ensinamentos e eram tratados como seres divinos. Qualidade do que histrico; relativo historia; verdadeiro; digno de figurar na Histria. Tornar tudo o que outrora era sagrado, coisa civil, portanto, susceptvel a leis dos homens. Fora que afasta, ou procura desviar-se do centro. Um estado em que boas normas estabelecem a harmonia entre os opostos circunstanciais. O oposto da eunomia, ento se esta remete harmonia, a dysnomia remete ao caos; a desorganizao; a desharmonizao. Particularmente eu discordo da forma como a anarquia comumente pensada. Nessa forma, dizer que algo anrquico dizer que ele no possui absolutamente ordenamento algum, mas, mesmo o caos possui em seu interior uma certa organizao e, nesse sentido, uma civilizao, uma sociedade, do tipo anarquista envolve toda uma preparao (utpica, bem verdade) que depende intrinsecamente da educao dos homens para que eles no dependam de leis para os obrigarem a fazer o que certo para o todo e no apenas para ele prprio.

pensamento grego, encarnado em diversas expresses literrias e filosficas, tal como ilustrado por Herdoto pelas palavras pronunciadas por Demratos no dilogo com Xerxes: De fato, sendo livres eles [os helenos] no so livres em tudo; eles tem um dspota a lei mais respeitado pelos lacedemnios que tu pelos seus sditos (Histria, livro VII, 104, p. 368). Enfatize-se que o Direito est vinculado consolidao da polis () grega, principio de afirmao do homem livre apto a deliberar sobre os assuntos pblicos. A polis representa o aperfeioamento do logos, liberto de qualquer influncia sobrenatural ou naturalista: na verdade, a polis qualifica-se pela historicidade, posto que criao racional do homem, capaz de elaborar convenes e julg-las. A outrora fala do poeta, do adivinho e do rei de justia ainda uma palavra mgicoreligiosa, expresso usada por Marcel Detienne na sua obra Os mestres da verdade na Grcia arcaica, portadores de uma memria sagrada. Por isso, so os Mestres da Verdade e a palavra por eles proferida assume um estatuto soberano: ela eficaz, pois a verdade anunciada no comporta refutaes. Todavia, paralelamente palavra mgico-religiosa, delineia-se uma nova forma de palavra: a palavra-dilogo, emergindo das decises compartilhadas publicamente por um grupo. Deve-se enfatizar que o processo de laicizao da palavra mgicoreligiosa coincide com o advento de um novo sistema de pensamento: na esfera pblica da polis, a verdade como Aletheia (verdade revelada, desvelamento) enfraquece e surge um discurso baseado no dilogo, instrumento eficiente para a configurao das bases da Poltica, do Direito, da Retrica e da Filosofia.

O Direito e a tica
Merece destaque o reconhecimento de que o direito produto humano, cultural, intimamente imbricado com as esferas tica e poltica, construindo um esforo conjunto para o alcance do ideal grego de ordem, de um princpio unificador das foras centrfugas e irracionais, instauradoras do caos, visando a construo de um cosmo bem ordenado que aflora como medida de valor, julgando todas as manifestaes do homem. Estado poltico que converge para a eunomia () que, na viso de Slon (sculo VI a.C), se refere a um quadro poltico de perfeita harmonia; ao revs, a dysnoma ()
3

Estes termos remetem a uma forma de justia que se submete aos desgnios dos deuses e eram interpretadas pelos mestres da verdade, conforme j colocado no texto acima, que por essa condio eram homens de grande notabilidade e importncia na sociedade. Surge como fenmeno para fora de si mesmo; aparece. um termo relacionado hermenutica, que, por sua vez, remete a um exerccio de interpretao rigorosa e estrita do sentido originrio da palavra. Uma condio fundamental para o entendimento do ordenamento em todos os tempos a realizao de uma hermenutica, isto , uma investigao do sentido original que as palavras tinham e que servem como chave de leitura e entendimento do significado e do sentido. Da a importncia da Etimologia, isto , origem de uma palavra; parte da gramtica que trata da origem das plavras. Esse termo evoca um fundamento do pensamento grego antigo, que as coisas no se encontram necessariamente em estado de oposio, isto , bem versus mal; certo versus errado, e tc., mas sim uma completando a outra. Acredito que, nesse sentido, o ocidente se encontra com o oriente na forma do pensamento grego eis um motivo para a negao do milagre grego

configura um estado em que prevalece o caos, ou seja, a total desagregao da vida poltica e jurdica e em que os males proliferam de forma avassaladora prejudicando o convvio social, conforme exame detalhado de Martin Ostwald. Nesse sentido, Jean-Cassier Billier afirma que os gregos descobrem a legalidade (op. Cit., 2001), ou seja, a conscincia da lei e as vantagens decorrentes de seu estrito cumprimento na medida em que a ausncia de leis, ou sua observncia, acarretaria a anarquia. A evoluo do Direito, por meio da consolidao do nmos, ir entronizar a lei como cone definitivo da conquista da democracia. De fato, em vez de Zeus, do rei ou do tirano, a lei converte-se em rei, como comenta Werner Jaeger (Paidia: a formao do homem grego, p. 97) sobre a clebre frase de Pndaro, smbolo de uma nova era em que a lei ser a soberana distribuidora das penas e dos prmios para todo o dmos (; povo). Seria errneo considerar que a cristalizao do nmos o pensamento grego anula as antigas concepes relativas a Thmis () e Dke (), como sentido de justia divina e de prescrio imperativa, referncias importantes na elaborao de um discurso de validade universal. O sentido consagrado de Thmis e Dke exsurge com mais nitidez na medida em que se investiga a origem etimolgica dessas palavras: Thmis provm do snscrito rta correspondente ao vocbulo latino ars, que significa ordem, e tambm de dhaman, em grego thmis, sentido de lei, cuja raiz dhe quer dizer estabelecer, colocar, ou seja, Thmis passa a representar a lei posta que tem por base uma ordem divina. Dke, por seu turno, deriva da raiz deik, resultando em grego deknumi (; mostrar) e em latim dico (dizer), donde o significado de mostrar verbalmente, com autoridade, uma prescrio normativa. Assim, percebe-se que nmos no est em oposio a Thmis e Dke; ao revs, cuida-se de uma relao de complementariedade entre as noes, conferindo ao nmos o estatuto de uma ordem natural harmnica, peculiar ao pensamento grego. Cabe enfatizar que o conceito de harmonia desempenha um papel capital na formao do ideal grego de justia, de equilbrio, fixando as premissas bsicas da Poltica, do Direito, da tica e da Esttica. A doutrina sobre a harmonia aparece em Pitgoras (acme entre 540-537 a. C), geralmente associada
4

do milagre grego, isto , que o pensamento grego foi absolutamente original sem sofrer influncia de nenhum outro povo da antiguidade. Que est sob interdio, isto , proibido, privado de reger a sua pessoa e bens no sentido jurdico. Aqui, no caso, trata de algo que se encontra convencionado e que no pode ser, portanto, rompido sem significar o prejuzo (dolo) de outra pessoa, ou do Estado.

questo da afinao musical, relacionada razo numrica. A ideia de harmonia como um princpio fundamental para a ordenao do universo fascinou no somente Pitgoras como tambm filsofos de diferentes orientaes: vemos o conceito triunfar no pensamento de Anaximandro (610-540 a. C., aproximadamente), de Herclito (acme 504-501 a. C), de Plato (427-347 a. C), de Aristteles (384-312 a. C), e outrossim de clebres legisladores, como Slon. Com efeito, a busca do justo equilbrio basilar no pensamento grego, norteando a concepo de Direito e Justia. Funcionando como par antittico a Dke aparece a noo de hbris (; desmedida, excesso), que est associada prtica de um delito, de um ato criminoso que exige reparao, pois implica necessariamente usurpao sobre um terreno interdito, consoante Louis Gernet, constituindo uma invaso na esfera alheia. Logo, hbris significa a violao do nomos, do equilbrio que cabe a cada um na partilha social e poltica, fundamentalmente do princpio da isonomia (), que tal que eunomia, provm da raiz nmein, nmesthai (, ), significando dar e receber em partilha, e no do vocbulo nmos; deve-se frisar, contudo, que nmos possui o significado de diviso de territrio, regio, distrito, ou seja, daquilo que atribudo a algum numa partilha, sendo eunomia precisamente a distribuio equitativa dos bens numa determinada comunidade, oposta ao destrutiva da hbris que pode ser concretizada em diversas violaes (roubos, assassinatos), pondo em risco a ordem social. De Hesodo a Aristteles, assistimos condenao da desmedida e busca incessante da sophrosne (; moderao), para a consecuo do ideal de um estado tico. Misso que cabe aos poetas, legisladores e filsofos executar, no papel de educadores do edifcio tico-jurdico-poltico grego, exigindo o pleno exerccio da funo do sophs (; sbio), hbil nas atividades teorticas e prticas.

Вам также может понравиться