Вы находитесь на странице: 1из 3

Questionrio Respostas

1. Um pesquisador considerado o pai da mecnica dos solos. Quem ele?

Professor Karl Terzaghi

2. Como pode ser descrito o mtodo de pesquisa do solo por ele sugerido em seus escritos?

Pode ser descrito como empirismo ou mtodo emprico ou seja, que se apia somente em experincias vividas, na observao de coisas, e no em teorias e mtodos cientficos. Desintegrao mecnica (atravs de agentes como a gua, temperatura, vegetao e vento). Desintegrao mecnica (atravs de agentes como vulcanismos e movimentos tectonicos). Decomposio qumica (atravs ao de agentes qumicos como cidos e sulfatos). Areias, Siltes e Argilas

3. Os solos em geral se originam de rochas decompostas. Cite 3 processos de decomposio.

4. Os solos em geral de dividem em trs grandes grupos. Quais so eles? 5. A ABNT classifica os solos segundo o tamanho das partculas que o compem. Cite essa classificao em ordem decrescente.

Pedregulho, Areia Grossa, Areia Media, Areia Fina, Silte, Argila Areias Grossas, Areias Medias, Areias Finas

6. Pensando no tamanho das partculas, de que maneira as areias podem ser classificadas? 7. Um dos temas que foi muito abordado durante as aulas foi a investigao do sub-solo. Fale sobre os diversos tipos de investigao do sub-solo que existem.

As investigaes mais usadas so as feitas com retirada de amostras (deformadas ou indeformadas) Estas envolvem : A) Abertura de poos de explorao. B) Execuo furos de sondagens. Lenol Fretico.

8. Durante essas investigaes podemos achar gua. Sua ocorrncia no sub-solo recebe um nome especifico. Qual? 9. O que so siltes?

So solos que apresentam apenas a coeso necessria para formar, quando secos, torres facilmente desagregveis pela presso dos dedos. Na superfcie do solo a precipitao (chuva) comandada pela gravidade. A partir do momento em que a gua penetra no solo (seja por precipitao ou por trafego de esgotos e/ou guas pluviais) ela pode circular horizontalmente. Essa circulao recebe o nome de percolao. Ela ocorre entre as partculas de solo e pode atingir uma grande rea. Essa circulao pode inclusive trabalhar contra a gravidade, subindo ao longo de canais estreitos (capilares) em pequenas quantidades. Esse fenmeno se chama de fluxo capilar ou Capilaridade. Fofa (pouco compactada); Medianamente compacta; Compacta.

10. A gua na superfcie do solo corre comandada pela gravidade. Mas abaixo do solo esse fluxo tem outra lgica. Explique esse mecanismo.

11. Qual a classificao das areias segundo sua Compacidade.

12. Fale o que sabe sobre as argilas.

So solos que apresentam caractersticas marcantes de plasticidade; quando suficientemente mido, molda-se facilmente em diferentes formas: quando secos, apresentam coeso bastante para constituir torres dificilmente desagregveis por presso dos dedos.

13. Qual a classificao das argilas segundo sua Rigidez

Muito moles: As argilas que escorrem com facilidade entre os dedos. Moles: As que so facilmente moldadas pelos dedos;

Mdias: As que podem ser moldadas normalmente pelos dedos; Rijas: As que podem ser moldadas normalmente pelos dedos: Duras: As que no podem ser moldadas pelos dedos.
14. Os solos s vezes se apresentam saturados de gua. Se esse solo receber uma construo, em que esse estado influir?

A gua que se encontra no solo, ocupa ali um espao. Esse espao pode ser facilmente comprimido e a gua dele expulsa pelo simples peso que se apia sobre ele. Essa expulso se d, por exemplo pelo peso de uma residncia e/ou de suas fundaes e a gua, ao ser expulsa gera perda de sustentao do solo e portanto rebaixo diferencial de partes da casa. Esse rebaixo conhecido como recalque diferencial e pode ocasionar fissuras e rachaduras na residncia. uma sonda simples que permite avaliar, embora sem preciso, resistncia do subsolo. Consta de uma barra de ao com dimetro de cerca de 2 centmetros e comprimento de 2,00 metros, que pode ser ampliada por emendas sucessivas e que se faz penetrar no solo por meio de percusso. Na ponta da barra, h uma srie de farpas, para reter fragmentos do terreno. Quando de sua retirada, possvel a identificao da natureza da camada atravessada, bem como uma indicao de sua profundidade. um processo tambm restrito a pequenas profundidades. uma ferramenta bastante simples, que consta, basicamente de duas ps, formando um recipiente. As lminas das ps encontram-se em planos diferentes, de tal maneira que podem cortar o solo, por movimento de rotao (torque) e ret-lo no recipiente. A ferramenta retira amostras do solo medida do avano na perfurao, evidenciando a natureza das camadas atravessadas. Permite, tambm, avaliar a espessura e profundidade das vrias camadas, alm de dar, pela maior ou menor dificuldade de escavao, uma noo da resistncia. A sondagem a obteno de amostras e dados do sub-solo a partir de perfuraes e recolhimento de materiais. Ela tem como principal objetivo o reconhecimento do solo e de suas camadas constituintes, o conhecimento do nvel de gua, bem como a resistncia que o solo apresenta penetrao. As aferies que so feitas se referem ao numero de golpes necessrios para a penetrao do amostrador (o numero do SPT, Standart Penetration Test) e o recolhimento das amostras de solo retidas dentro do amostrador. Estes solos so encontrados no principalmente em depsitos litorneos, pluviais e em vrzeas de crregos e rios, em camadas de 3 a 10 metros de espessura. Por sua caracterstica orgnica apresentam elevados ndices de vazios, e por serem de sedimentao recente, so pouco adensados possuindo baixa capacidade de suporte e considervel compressibilidade. Em algumas formaes, ocorre uma considervel concentrao de folhas e caules em processo de decomposio. 65 Kg

15. Para que serve a Agulha e como ela funciona?

16. Para que serve o Trado e como ele funciona?

17. O que sondagem? Pra que ela serve?

18. A cada metro de perfurao devemos fazer certas aferies. Quais so elas?

19. O que Turfa?

20. Qual o peso da pea que usada para golpear a haste de sondagem? 21. De que altura deve ser dado esse golpe?

75 cm 45 cm

22. Qual o comprimento total das amostras retiradas?

23. As amostras so ensaiadas em laboratrio para a obteno de vrios ndices. Quais so eles?

Os ndices a serem aferidos so o Limite de liquidez, limite de Plasticidade e o limite de Retrao. Ao colocarmos a amostra dentro de um recipiente com agua cujo volume foi previamente medido, esta deslocara um volume mensurvel de gua que ser nossa primeira medida. Ao secarmos a amostra e a mergulharmos novamente na mesma quantidade de gua obteremos uma segunda medida. A diferena de valores entre as medidas corresponder a quantidade de gua na amostra original.

24. A partir de uma amostra de solo e de um recipiente com gua podemos determinar a quantidade de gua dessa amostra. Explique como. (Analogia Experincia do Frasco de Chapmam)

25. A partir de uma amostra de solo, de um recipiente hermtico e uma quantidade de carbureto de clcio podemos determinar a quantidade de gua dessa amostra. Explique como. (Experincia do Speedy Moisture Test)

Ao colocarmos a amostra dentro de um recipiente hermtico ela carregara consigo uma determinada quantidade de agua. Ao adicionarmos carbureto de clcio em quantidade prestabelecida, este reagira com a agua da amostra gerando gs. A presso produzida por esse gs esta diretamante relacionada com a quantidade de agua envolvida na reao. A partir da presso obtida podemos com o uso de tabelas de converso determinar a quantidade de gua na amostra original.

Responder manuscrito, em folhas de papel almao, com letra legvel. No sero aceitos trabalhos feitos no computador, entregues em folhas soltas ou entregues fora do prazo.

Вам также может понравиться