Вы находитесь на странице: 1из 8

FUNDAO DE ENSINO SUPERIOR DE OLINDA FUNESO PLO: BARRA DE GUABIRABA PE CURSO: ADMINISTRAO

GILDO LOURENO BEZERRA

A IMPORTNCIA DA TICA PROFISSIONAL

BARRA DE GUABIRABA Nov 2013

GILDO LOURENO BEZERRA

A IMPORTNCIA DA TICA PROFISSIONAL

Trabalho apresentado em cumprimento do componente curricular: Contabilidade do curso de Administrao pela Fundao de ensino Superior de Olinda - FUNESO, sob a orientao da professora formadora Juliane Florncio.

BARRA DE GUABIRABA Nov 2013

INTRODUO

O presente trabalho apresenta a importncia da tica no componente profissional, para que dentro das organizaes permeie sempre a lisura, a harmonia, integrao, o respeito pelas normas e acima de tudo que se faa o que justo o que lcito, colocando a importncia do ser humano acima da frieza das relaes nos negcios.

A IMPORTNCIA DA TICA PROFISSIONAL

A tica de domnio do carter est ligada a maneira de conviver bem com os outros em sociedade, de carter interpessoal, agir e ser humanamente bom com os outros, acontece de uma atitude de dentro para fora, vem do ntimo e se externa, enquanto que a moral se faz atravs de obedincia de leis e normas criadas pela sociedade, visando criar determinantes de conduta dos seres humanos em sociedade, caracterizada pela ocorrncia de uma atitude de fora para dentro.

importante ressaltar e firmar que a tica elementar na vida do profissional, pois est diretamente ligada as atitudes comportamentais, a maneira com que se relaciona com os outros, primando uma harmonizao nas relaes de convivncia.

Nas empresas burocrticas as relaes so bem difceis, pois o que se relaciona so os cargos e as funes, e no as pessoas, h um monoplio nas tomadas de decises, a cargo de um chefe s, geralmente decises autoritrias, com ausncia de autonomia. Porm, nas empresas cujo modelo de

relacionamento contemporneo, ou seja, primam pelo bom convvio, pelo bom relacionamento, pela inovao, pela autonomia, onde o lder , alm de um facilitador, um educador, a tica passa a ser relevante, pois no h como pensarmos em uma empresa que visa o bom relacionamento contar com pessoas anti-ticas, cujos pensamentos no so virtuosos (bondade, gentileza, domnio prprio, temperana, pacincia, amizade, entre outros) e sim viciosos

(vulgaridade, libertinagem, orgulho, zombaria, vaidade, inveja, entre outros vcios).

A postura tica, portanto, de suma importncia para nossa vida profissional e manter as atitudes ticas faz com que os colaboradores alcancem a eficincia atravs da obedincia legislao e diretrizes da organizao. Alm disso, manter uma postura tica organizacional poder levar o colaborador a conquistar seus sonhos, pois ter uma vida pautada em cumprir as regras fielmente.

Algumas empresas adotam cdigos de conduta como forma de criar regras e diretrizes de atuao e comportamento de seus colaboradores como um todo, em todos os escales. Empresas que atuam observando o cdigo de conduta criam um clima moral que leva seus colaboradores a terem um melhor desempenho, trabalham mais confiantes e mais satisfeitos, e isto reflete diretamente na imagem da empresa para os clientes e fornecedores.

pela profisso que o indivduo se destaca e se realiza plenamente, provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligncia, comprovando sua personalidade para vencer obstculos.

Atravs do exerccio profissional, consegue o homem elevar seu nvel moral. na profisso que o homem pode ser til a sua comunidade.

Contemporaneamente, percebe-se a necessidade de postura reflexiva e tica em todos os momentos da vida humana, especialmente no exerccio das mais diversas profisses. Toda profisso deve dispor de organizaes adequadas com atividades, obrigaes e responsabilidades, e, com conscincia de grupo,

assim, as associaes profissionais, os sindicatos, os conselhos profissionais, so importantes para a consolidao tica, desta maneira a pessoa encontra uma razo mais forte para viver de acordo com o princpio da solidariedade, e conduta, refletindo na formao da imagem da profisso.

O comportamento do profissional, em princpio, uma questo de moral, sendo sua conscincia a delineadora do seu comportamento social e profissional.

Os Cdigos de tica, na sua essncia, apelam para a conscincia da importncia social das categorias profissionais, como prestadoras de servios humanidade. O Cdigo de tica profissional um guia orientador e estimulador de novos comportamentos e est fundamentado em um conceito de tica direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estmulo e parmetro para que o profissional amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ao mais eficaz diante da sociedade.

Os cdigos por si s no tornam melhores os profissionais, mas representam uma luz e uma pista para seu comportamento, mais do que ater-se aquilo que prescrito literalmente, necessrio compreender e viver a razo bsica das determinaes. Na linguagem vulgar conscincia significa a capacidade de agir sempre bem, de ser honesto, de ser justo. Assim, o povo divide as pessoas em dois grupos: aqueles que tm conscincia e aqueles que no tm, portanto um profissional desonesto e um assaltante no tm conscincia, enquanto que um profissional justo ou um taxista que devolve o dinheiro deixado no carro por algum, tm conscincia. Na tica, porm, conscincia significa a capacidade de

distinguir entre o bem e o mal para si mesmo, ela a norma fundamental do comportamento de cada pessoa sob o ponto de vista tico.

Com base no delineamento do comportamento do profissional, pode-se estabelecer seu perfil tico. De um modo geral, o bom profissional aquele que, conhece, executa, defende e denuncia. Assim, o profissional est cumprindo sua funo na sociedade, e, se tiver conhecimento de seus direitos e deveres e executar seu trabalho de acordo com esses conhecimentos, defendendo e valorizando sua profisso, no praticando nem deixando que pratiquem irregularidades no seu exerccio profissional, tornando-se fiscais de sua profisso.

CONCLUSO

O Sucesso de um profissional depende, primordialmente, da imagem positiva que ele mantm junto a sociedade, trabalhando de acordo com os princpios ticos, de forma virtuosa, honesta e ntegra. Consequetemente transmite reconhecimento e qualidade aos produtos e servios produzidos pela organizao da qual faz parte.

Вам также может понравиться