Вы находитесь на странице: 1из 5

O que uma reao qumica? Identifica-se uma reao qumica quando se reconhece mudana nas propriedades do(s) elemento(s).

. Maneiras de identificar uma reao qumica: Liberao de gs (h excees gases dissolvidos em lquidos) Formao de precipitado (no h excees) Mudana de temperatura (h excees) Mudana de odor (no h excees) Mudana de cor (h excees solues pigmentadas)

Se no houver um contexto, todos os tpicos so indcio de reao qumica. Obs. mudana de temperatura vs. mudana de odor. Odor , tecnicamente, uma propriedade da matria, temperatura no. Por isso, alterao de odor determinante quando se trata de reconhecer uma reao qumica e mudana de temperatura no.

Equao qumica: Definio Brasil Escola: A equao qumica a forma de se descrever uma reao qumica. Os reagentes so mostrados no lado esquerdo da equao e os produtos no lado direito. Reagente(s) Produto(s) Exemplo: SO + O SO

Leis ponderais: Lei de Lavoisier: tambm chamada de Lei de conservao da massa. Diz que o somatrio da massa dos reagentes igual ao somatrio da massa dos produtos (ou seja, a massa dos elementos antes da reao qumica a mesma massa dos elementos aps a reao qumica). mR = mP (onde mR a massa dos reagentes e mP a massa dos produtos) Tambm de Lavoisier: Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. CaCO CaO(s) + CO2(g)

Lei de Proust: Definio Brasil Escola: A Lei de Proust, tambm denominada Lei das Propores Constantes ou Definidas, diz que uma determinada substncia composta formada por substncias mais simples, unidas sempre na mesma proporo em massa. CaCO 100 kg 200 kg 1 kg Cao + 56 kg 112 kg 0, 56 kg CO 44 kg 88 kg 0, 44 kg

As quantidades dos elementos em uma reao qumica so sempre proporcionais.

Composio centesimal: porcentagem em massa de cada elemento que compe uma determinada substncia. Exemplo: (exerccio nmero 2 da lista de exerccios do Cap. Duarte) Qual a composio centesimal do composto cuja frmula CaS, sabendo-se que 72g do composto possuem 40g de clcio? Ca: 72 40 100 x S 72 32 100 x

9 5

100 x

9 4

100 x

9x = 500 x = 500/9 x = 55,55%

9x = 400 x = 400/9 x = 44,44%

Representao:

Ca%S%

Estrutura Atmica

Modelos Atmicos Quanto a eles, importante saber quais das crenas de cada um esto corretas, quais esto erradas. Tambm importante saber como rebater ou reafirmar cada uma das crenas. Modelo de Dalton Atomismo: tambm chamado de Modelo das bolas de bilhar. Caractersticas dos tomos na viso de Dalton: Indivisvel (errado) Macio (errado) Indestrutvel (correto, se for levada em conta a fsica convencional) Sem carga (errado) Uniforme, homogneo (errado) Em uma reao qumica,h o rompimento de ligaes qumicas (chamadas por ele de interaes atmicas) e a formao de outras. (correto)

obs. importante: a ltima afirmao est correta e reafirma a Lei de Lavoisier.

O principal problema do modelo de Dalton foi o fato de no ter proposto a carga (relao entre matria e energia) dos tomos.

Modelo de Thomson Tambm chamado de Modelo pudim de passas. As ideias que no foram reafirmadas em relao ao modelo de Dalton so a ausncia de carga e a indivisibilidade. Thomson ainda dizia que o tomo era macio. Raios catdicos carga negativa eltrons (pouca massa). Raios canais carga positiva. Sabia que tinham mais massa que eltrons, mas no a quantidade. carga positiva = carga negativa

Representao grfica do modelo de Thomson:

Segundo esse modelo, como a tendncia da matria ficar neutra, o nmero de cargas positivas teria que ser igual ao nmero de cargas negativas. O tomo era uma massa positiva com partculas negativas nele (como passas).

A grande contribuio do modelo de Thomson para a qumica foi a descoberta dos eltrons.

Modelo Rutheford

Experimento: Partculas alfa com carga positiva e massa so lanadas em uma lmina de ouro. Espera-se impacto material das partculas com a lmina (causando marcas ou o rompimento da mesma). Resultado: as partculas alfa atravessaram a lmina sem romp-la. A ideia do modelo de Thomson no permitiria que as partculas atravessassem a lmina sem o rompimento dela. Rutheford decifrou que os resultados do experimento significavam que: Na eletrosfera dos tomos de ouro existem espaos e algumas partculas atravessavam a lmina passando por tais espaos. As partculas alfa se desviavam porque colidiam com o ncleo dos tomos de ouro. O ncleo positivo, por isso repele as partculas alfa de carga positiva. O ncleo pequeno em relao ao tomo.

(Brasil Escola)

Вам также может понравиться