Вы находитесь на странице: 1из 5

A interpretao dos sonhos e a psicanlise de

Aline Bannwart Fabiane Henriques Jlia Sabbanelli Pietra Porto

Projeto de Psicanlise Prof: Daniel Vitorello

Introduo
Este trabalho, realizado para a disciplina de Psicanlise, tem como objetivo entender e analisar o sonhos de Alice, do filme Alice no Pas das Maravilhas de Lewis Caroll. Ao longo do projeto aprendemos sobre os sonhos a partir dos conceitos de Sigmund Freud. Ele foi um mdico neurologista e criador da Psicanlise que iniciou seus estudos a partir da da tcnica da hipnose como forma de chegar ao inconsciente. Segundo ele, a interpretao dos sonhos a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da mente. Pode parecer simples de incio, mas fazer a ligao do que sonho com o que real foi uma tarefa muito difcil principalmente porque a interpretao exatamente o caminho que nos leva do contedo manifesto dos sonhos, aquele que corresponde ao sonho lembrado e contado pela pessoa, aos pensamentos latentes, tambm chamados de pensamentos ocultos, inconscientes. Apesar de um pouco complexo, o grupo se interessou muito pelo tema e foi decidido que o nosso projeto final teria os sonhos como base. Para o assunto no ficar muito amplo, j que, cada sonho um sonho e tem um significado para cada pessoa, escolhemos o sonho da Alice, que um sonho conhecido e de um desenho que todas do grupo conheciam, alm de j ter sido estudado antes na psicanlise, facilitando o entendimento do mesmo. Um dos objetivos do nosso trabalho mostrar que a psicanlise est mais no nosso cotidiano do que imaginamos e que possvel a partir dela estudar livros, filmes e etc. Alm disso, trabalhar com Alice no Pas das Maravilhas facilita o entendimento do conceito de sonhos, servindo assim como um bom exemplo. A experincia de trabalhar com uma coisa to simples aos olhos de uma criana e to complexo quando se analisa do ponto de vista do sonho muito interessante. Alm de poder deixar um pouco a imaginao como guia do trabalho, descobrimos que o desenho que ns assistamos quando criana pode ser um prato cheio para a psicanlise.

O conceito de "sonho"
Foi em 1900 que Freud mostrou ao mundo sua teoria sobre os sonhos com a publicao do livro "A Interpretao dos Sonhos". Segundo ele, sonhos so fenmenos psquicos onde realizamos desejos inconscientes. "O sonho o resultado de uma conciliao. Dorme-se e, no obstante, vivencia-se a remoo de um desejo. Satisfaz-se um desejo, porm, ao mesmo tempo, continua-se a dormir. Ambas as realizaes so em parte concretizadas e em parte abandonadas" (SIRONI, s.d.). Alm disso, Freud d aos sonhos uma interpretao cientfica, mostrando que estes no necessariamente so "premonies", como se dizia na Antiguidade. Assim, criou o contedo manifesto e o contedo latente. O primeiro diz respeito ao "consciente", ou seja, ao relato ou a descrio verbal do sonho. J o segundo, corresponde ao "inconsciente", ou seja, aos sentimento e desejos reprimidos. Entre eles haveria mecanismos de censura, como o deslocamento e a condensao, que passariam pelo recalque mascarando os verdadeiros fatos, passando assim para o contedo manifesto de forma distorcida. A partir desse estudo, Freud deu significado (principalmente sexuais) a alguns objetos. Por exemplo, caixas, malas e cofres seriam smbolos do rgo genital feminino e objetos pontiagudos ou inseridos dentro das caixas e cavidades seriam smbolo do rgo genital masculino. Segundo ele, o que a pessoa sente quanto a esse objeto ou situao fundamental para a interpretao do sonho. Freud concluiu ento que os sonhos nos oferecem a principal via para entrar no inconsciente, pois neles que temos os desejos mais reprimidos e "proibidos". H outros manifestos do inconsciente tambm que podem servir como entrada para o mundo mental, como atos falhos e chistes, que podem estar presentes principalmente nos relatos dos sonhos. Foi assim que Freud analisava seus pacientes, tornando-se exemplo para o mundo da Psicanlise at os dias de hoje.

Psicanalise de Alice no pas das maravilhas


A histria de Alice no Pas das Maravilhas pode ser muito relacionada ao conceito psicanaltico de inconsciente por vrios aspectos, entre eles a entrada em um mundo estranho com seres diferentes e o estranhamento de Alice em coisas que parecem familiares. Essa histria comea quando Alice adormece, e em seu sonho v um coelho branco e resolve segui-lo, at cair em um buraco profundo que termina em um mundo completamente diferente, conhecendo objetos e pessoas bizarras, completamente diferentes do seu mundo real, e neste mundo (o Pas das maravilhas), Alice tenta voltar para casa, mas encontra algumas dificuldades. O inconsciente freudiano, ento, pode ser relacionado com a histria de Alice, pois quando a personagem cai entra na toca do coelho, representa o momento da transio da Alice, onde ela passa para o seu inconsciente, o mundo estranho onde sero manifestados todos os seus desejos e pensamentos atravs de todos os seus sonhos, o qual ocorre todo o resto da histria. Enquanto Alice cai no buraco, alguns objetos vo passando ao seu redor, o que pode ser representado como a mistura feia em nossa cabea quando atingimos o nosso sono mais profundo, com os nossos maiores desejos e pensamentos, muitas vezes reprimidos. Um exemplo de representao do seu inconsciente em seus sonhos o coelho branco, sempre atrasado, representando o tempo que se passou em sua vida, to depressa, e que agora o momento do seu casamento, no to desejado. Outros aspectos que indicam que o inconsciente de Alice pode ser representado pelo Pas das Maravilhas a presena de pessoas e objetos que no fazem parte da realidade, que so absurdos e estranhos para Alice, como por exemplo animais que falam. Este um contedo explicado por Freud em que tudo o que ns reprimimos na nossa vida, apresentada em nossos sonhos de forma inconsciente, porm ocorre uma maquiagem, atravs de simbolismos, para assim no ocorrer um desconforto excessivo no sonhador, neste caso, Alice.

Ela ainda passa pelo estranhamento, uma sensao de quando voc v algo estranho, mas que lhe parece familiar, o que segundo Freud, ocorre com coisas que foram reprimidas na sua realidade e que se manifestam atravs do seu inconsciente [...] achamos acertado concluir que ele tambm antes sabia. Simplesmente lhe era inacessvel; ele no sabia que sabia, e pensava que no sabia. Ou seja, a situao era igual quela que suspeitamos existir naquele nosso sonhador. ([1914-1916] 1996, p.108)

Todos os personagens ao longo da histria nos parecem ter algum significado para Alice, seja ele mais direto ou indireto. Entre eles, est a grande guerra contra o drago, que segundo o nosso ponto de vista, est representando o seu casamento arranjado pela me. Alice durante seu sonho, deve ir em busca do seu prprio eu, se conhecer, para ento decidir o que far de sua vida, lutar contra o drago e salvas todos naquela terra, ou apenas continuar seguindo em frente. J na vida real, Alice deve seguir o seu eu para decidir se realmente vai seguir os planos que sua me a fez, ou seguir os planos que ela realmente quer. Durante seu sonho, ao se descobrir, Alice decide seguir o seu corao, o seu eu, e lutar contra o drago, representando o casamento e todas as presses da sociedade que ela anda carregando em sua nova fase da vida, a vida adulta. A Rainha Vermelha do filme, representa a sua me por duas razes. Primeiramente, por ambas possurem ideias fixas e repetitivas em suas cabeas. Enquanto a Rainha sempre diz cortem-lhe a cabea, sua me repete vrias vezes sobre o seu casamento to esperado. Depois, o tamanho da cabea da Rainha pode representar a necessidade de controle e de ideias manipuladoras, seja a me para controlar o casamento da filha, seja a rainha tentando controlar todo o Pas das Maravilhas.

Ainda existem muitas outras anlises psicanalticas sobre o filme, o livro e o desenho de Lewis Carrol, podendo caracterizar cada um dos personagens e compar-los com o momento em que Alice est vivendo, porm estas foram apenas as anlises feitas pelo grupo.

Вам также может понравиться