Вы находитесь на странице: 1из 23

EXCELENTSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DA 4 VARA CVEL DA COMARCA DE UBERLNDIA

AUTOS N: 0702. 12. 017.976-0

A parte r, CASAS ANTRTICA LTDA, j qualificada nos autos do processo da AO DECLARATRIA DE INDBITO C/C INEDINIZATRIA COM PEDIDO LIMINAR, que lhe move Lcio da Silva Sauro, representante do esplio de Sueli da Silva Sauro, tambm j qualificado nos autos, vem por via de sua advogada Clia Moreira, OAB 89.000-MG, com endereo profissional na Av.: das guas Claras, 531, bairro: Bonito, CEP: 38.400-000, Uberlndia Minas Gerais; apresentar a presente:

CONTESTAO Demonstrando as seguintes razes:

A requerente, atravs de advogado constitudo, pretende receber a importncia de .... (....) salrios mnimos a ttulo de indenizao, eis que julga-se lesada na honra e na reputao em virtude da ao ilcita da requerida.

Diz na preferencial que na qualidade de ...., contratou os servios do .... para ser fotografada, fotos estas para formar uma espcie de "book". Aduz que a contratada teria vendido algumas fotografias executadas ao ex-marido, o qual serviu-se das mesmas para instruir processo de destituio de guarda do filho menor ...., junto a .... Vara de

Famlia, que tendoconhecimento da aludida ao, surpreendeu-se com as referidas fotografias que segundo seu equivocado entendimento teve relevncia para tirar-lhe seu filho menor.

Emrito Julgador, em que pese as razes esgrimidas pela autora, a ao em tela no deve prosperar, uma vez que a requerida no incorreu em violao de direito material ou moral para ser obrigada a reparar eventuais danos, conforme se provar no decorrer da defesa.

"Ab initio", a requerida realmente executou a mando da requerente a confeco de fotografias, algumas com pose de cunho sensual, tendo entregue as fotografias requerente que passou a utiliz-las para fins que bem entendesse. Ocorre que o exmarido da autora, ...., ao fazer uma das rotineiras visitas ao filho, ...., veio a encontrar algumas fotos produzidas pelo estdio da requerida, assenhorando-se das mesmas. De posse dos mencionados retratos, o ex-marido, de forma vil e clandestina, valendo-se do descuido da fotografada, engendrou a confeco de novas fotos no estdio da requerida, valendo-se de terceira pessoa, exibiu a numerao das fotografias ao preposto fotgrafo da requerida, que na boa f realizou as cpias, sem questionar para que fins seriam utilizadas.

Prova de boa f da requerida encontra-se consignada na defesa da autora, juntada nos autos n .... que tramitam na .... Vara de Famlia, que no bojo do item .... assevera o seguinte: "... o requerente descobriu tais fotos na casa da requerida, agiu de m f, procurou o estdio fotogrfico, atravs de terceira pessoa, via telefone, identificando-se como sendo a requerida, solicitando cpias das fotos, usando-as para denegrir a imagem da mesma inclusive fazendo comentrios desairosos", contestao em anexo.

Por conseguinte, a requerida no foi responsvel pela divulgao das fotografias, pois a prpria autora confessa que as fotografias foram retiradas pelo ex-marido de sua casa, de modo que no se deve falar em venda de fotos.

Por outro lado, as fotos no tiveram relevante importncia na formao do juzo de valor de MM. Juiz da .... Vara de Famlia, que somente veio a destituir a autora da guarda do filho menor, ...., aps anlise de outros fatos principalmente valendo-se do

relatrio da Assistente Social,...., que em entrevista ao menor constatou irregularidades no trato dispensado a criana principalmente no que tange a negligncia alimentar e sobretudo porque o menor presenciava durante a noite os encontros amorosos da me, declinando para a assistente social que "sentia vergonha" de falar no assunto e que no pudera dormir na noite em que .... dormiu com eles, porque .... fez muito barulho (trecho da entrevista no menor com a Assistente Social).

Diante do exposto, a ao ora pugnada pela autora carece de respaldo jurdico, pois sob a tica jurdica o direito de pleitear indenizao consiste na violao de um direito e o prejuzo resultante de tal ao, situao no vislumbrada, de modo que se impe a improcedncia da ao, pois no h prova de que a requerida tenha concorrido com o ilcito apontado na prefacial, as articulaes declinadas no ficaram suficientemente provadas. H desarmonia nas declaraes da autora, prova de tal fato est evidenciada na prpria narrativa da defesa no processo de posse da guarda, onde a autora admite que foi vtima de ardil do prprio marido, sendo que o pedido de guarda s foi deferido aps a concordncia da mesma na audincia de conciliao como se denota pelo despacho de fls. ...., verso em anexo.

Ademais, no h dano a ser ressarcido, vez que as fotos no comprometem a imagem e o decoro da demandante, contudo, sem querer questionar a conduta da mesma, h no processo que tramita na .... Vara de Famlia, indcios insofismveis do comportamento promscuo e desairoso da autora, que no caso, chocam-se com o bem estar da criana.

De resto, requer a produo de provas em direito admitidas, especialmente a testemunhal, documental e pericial.

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

................... Advogado OAB/...

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CVEL DA COMARCA DE ...

Processo n XXX

(nome), (nacionalidade), (estado civil), (profisso), inscrito no CPF n (informar) e no RG n (informar), residente e domiciliado (endereo completo), nesta cidade, por seu procurador que esta subscreve (anexo), vem respeitosamente presena de Vossa Excelncia apresentar

CONTESTAO

na Ao de Indenizao por Danos Morais que lhe move Fulano de Tal, o que faz pelos fatos e fundamentos que passa a expor.

I - DO MRITO

O autor descreveu na narrativa dos fatos que o Requerido ao estacionar seu veculo na vaga destinada carga e descarga, excedeu o prazo de 20 minutos.

Porm, no anexou aos autos prova de que tenha ocorrido o excesso de prazo. Entretanto mesmo que isto tenha ocorrido, deve ser de conhecimento do autor, j que sndico, que no bloco C h 02 elevadores sendo um social e apenas 01 para servio (tambm utilizado para carga e descarga), para o prdio com 10 andares e que cada andar tem 02 apartamentos, ou seja, apenas 01 elevador pode ser utilizado para a carga e descarga para os 20 apartamentos.

Desta forma, ainda que o Requerido tivesse ultrapassado o prazo para permanecer estacionada e efetuar a carga e descarga, tal fato ocorreu em razo de ter apenas 01

elevador para ser utilizados para este fim.

Logo, caberia ao autor na funo de sindico, evitar confuso com os moradores, e averiguando que o Requerido tenha cometido infrao ele deveria ter aplicado uma das penalidades descritas no artigo 99 do Regimento Interno do Condomnio. E, no ficar procurando briga atravs do interfone, at porque na foto anexada pelo autor, h duas vagas para carga e descarga, e apenas uma estava ocupada, no caso pelo Requerido.

Ainda pelo interfone, na segunda tentativa pelo autor em falar com o requerido, o autor (sndico) deu inicio a agresso que supostamente teria sido cometida pelo Requerido.

Destaca-se, que o autor sndico do prdio onde moram as partes, e a atitude mais esperada da pessoa que ocupa tal funo que a exera da maneira mais coerente possvel evitando os dissabores entre os moradores e ainda, tem o dever de evitar que eles aconteam.

Entretanto, o autor preferiu deixar de ter atitude de sindico e aplicar a penalidade cabvel, e resolveu agir atravs da truculncia e grosseria que lhe peculiar, chamando o Requerido para a briga, que se confirma pela prpria Inicial.

Portanto, pela exposio ftica descrita na Inicial, est demonstrado que o Requerido em momento algum quis agredir o autor, pelo contrrio, o autor que insitou o Requerido para ir as vias de fato.

O Requerido tambm no agrediu em nenhum momento o Autor com as palavras descritas na Inicial e ainda que tenha dito alguma de tais palavras, isto ocorreu pelo calor da discusso que se deu entre as partes, que inclusive s no foi para as vias de fatos porque o Requerido no atendeu ao chamado do Autor para a briga.

Ademais, o autor no demonstrou o dano que supostamente tenha ocorrido.

Quanto ao nus da prova, h que se esclarecer que cabe a parte autora provar os fatos constitutivos de seu direito, consoante preconiza o art. 333, I do CPC, in verbis:

Art. 333, I, CPC: O nus da prova incumbe: I. ao autor quanto ao fato constitutivo do seu direito;

Pedimos vnia para transcrevermos os ensinamentos de Cristvo Piragibe Tostes Malta, inseridos na sua obra Prtica do Processo Trabalhista, ed. LTR, 24 edio, pg. 448, como segue:

"O nus da prova incumbe parte que alega um fato do qual pretende que lhe resulte um direito. Em outras palavras se o Reclamante sustenta que determinado (fato constitutivo) ocorreu, desse fato lhe nascendo um direito, cumpre-lhe demonstrar o que alegou, salvo se o Reclamado o admitir".

Compulsando os autos, verifica-se a ausncia de prova indicativa do direito do autor, mormente pelo fato de no ter comprovado o dano, e tambm o nexo causal entre a ao do Requerido e o dano do autor. Portanto, no h que se pleitear a quem no lhe causou a reparao de um dano que no se comprovou.

A leso de interesses no patrimoniais de pessoa fsica ou jurdica, provocada pelo fato lesivo. A expresso dano moral deve ser reservada exclusivamente para designar o agravo que no produz qualquer efeito patrimonial. Se h conseqncias de ordem patrimonial ainda que mediante repercusso, o dano deixa de ser extra-patrimonial.

No se trata, claro, de fazer das audincias palco de lamentaes, ou de se esperar copioso pranto em juzo, ainda que isto possa humanamente acontecer, principalmente com aqueles que realmente sofrem, toda vez que se toca na ferida. Ainda que choro no seja prova irrefutvel de infortnio, sendo impossvel invadir o ntimo do sofredor para se saber da sua verdadeira causa e sinceridade. Nesse aspecto a causa do sofrimento realmente a prova impossvel. Mas o sofrimento em si no. O nexo causal entre o dano e ato ilcito que deve ser presumido, se presentes todos os demais elementos que formem um contexto plausvel: personalidade da vtima + ato ilcito + sofrimento + imediatidade entre ato ilcito e

sofrimento + inexistncia de outros fatos, estranhos ao ato ilcito tratado no processo, que podem ser a causa ou concausa da dor espiritual.

Frise-se ainda que da prpria narrativa dos fatos da Inicial, est claro que a agresso foi recproca no calor de uma discusso, e o entendimento dos tribunais tem sido de que no gera direito a indenizao: EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL DANO MORAL INJURIA. DISCUSSO QUE CULMINA EM OFENSA RECIPROCA MERO DISSABOR DO DIA A DIA INEXISTNCIA DE DANO. HONORRIOS DE SUCUMBNCIA VALOR EXORBITANTE. ADEQUAO. POSSIBILIDADE. RECURSO PARCIALMENTE PROVIDO. (TJ/PR Apelao n 375.789-3, 10 Cmara Cvel).

Ao pleitear a condenao do Requerido ao pagamento de R$ 15.200,00, devidamente corrigidos ao tempo da execuo, a ttulo de indenizao pelo dano moral, o Autor no se dignou a demonstrar os elementos que o levaram a essa absurda quantia, ignorando regra insculpida no Cdigo Civil, seguinte:

"Art. 953. A indenizao por injria, difamao ou calnia, consistir na reparao do dano que delas resulte ao ofendido. Pargrafo nico. Se o ofendido no puder provar o dano material, caber ao juiz ficar, equitativamente, o valor da indenizao, na conformidade das circunstncias do caso.

Ignorou o autor tambm o entendimento doutrinrio segundo o qual compete ao juiz e no parte a fixao do valor indenizatrio. SILVIO RODRIGUES (in "Responsabilidade Civil", 1979, p. 198/9) salienta:

"Ser o juiz, no exame do caso concreto, quem conceder ou no a indenizao e a graduar de acordo com a intensidade e durao do sofrimento experimentado pela vtima."

A Professora Maria Helena Diniz, nesse sentido, destaca essa posio importante, defendendo a sua tese a respeito do assunto:

"Na reparao do dano moral o juiz determina, por eqidade, levando em conta as circunstncias de cada caso, o "quantum" da indenizao devida, que dever corresponder leso, e no ser equivalente, por ser impossvel tal equivalncia."

E adiante conclui:

"Grande o papel do Magistrado na reparao do dano moral competindo, a seu prudente arbtrio, examinar cada caso, ponderando os elementos probatrios e medindo as circunstncias, preferindo o desagravo direto ou compensao no-econmica pecuniria, sempre que possvel, ou se no houver risco de novos danos."

O Autor, nos moldes em que narra a inicial, reala o seu conceito com a pureza de um Monge Beneditino, dizendo que no respondera aos insultos que teria irrogado o Requerido. Essa fantasia dissipada desde logo ao saber que o prprio autor chamou o Requerido para as vias de fato, e foi o autor quem iniciou a agresso.

Essas razes bem demonstram que a pretenso indenizatria, despida de qualquer elemento ou parmetro, abusiva e ilegal, no podendo subsistir.

II - DO PEDIDO

Diante das razes expedidas e documentos juntados pelo Requerido, requer-se sejam julgados totalmente improcedentes os pedidos da exordial.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos e cabveis espcie.

Termos em que,

Pede deferimento.

(localidade), (dia) de (ms) de (ano).

Advogado OAB XCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA DA COMARCA DE ....

................................. (qualificao), residente e domiciliado na Rua .... n ...., nesta cidade, por intermdio de seus advogados (instrumento de mandato fl. ....), infra firmados, respeitosamente comparece presena de V. Exa. para, tempestivamente, apresentar sua

CONTESTAO

AO DE INDENIZAO POR DANO MORAL, autuada sob n ...., requerida por ...., mediante o seguinte:

I. INTRODUO

Cuida a espcie de processo de conhecimento segundo o rito ordinrio, pretendendo o A., por ter sofrido violncias fsicas e morais que teriam sido praticadas pelo R. nas dependncias......, em ...., a condenao desse em razo de dano moral na quantia de R$ ...., moeda atual, acrescida dos consectrios legais, e que "seja o aludido valor fixado diretamente na sentena". (fl. ....)

Sem razo o A.

II. PRELIMINARMENTE

2.1. Sobrestamento do feito

Demonstram os autos que a causa de pedir fundamenta-se em hipottica conduta delituosa do R., e que tal teria ocasionado leses integridade fsica e honra do A.

Tambm demonstram os autos que o R. responde aos termos de uma ao penal (autos n ....), em trmite perante o Juzo de Direito da Vara Criminal de ...., como incurso no art. 129, "caput", do Cdigo Penal, em que vtima, entre outras, o prprio A. (fl. ....)

A questo nuclear do fato, tido como delituoso, tanto numa como noutra ao, a mesma. Todavia, alm da pretenso punitiva do Estado ter sido exercitada antes que o A. intentasse a ao civil (a denncia foi recebida em .../.../..., fl. ....), existe divergncia quanto ao fato e sua autoria.

"Se o conhecimento da lide depender necessariamente da verificao da existncia de fato delituoso," reza o art. 110, "caput", do Cdigo de Processo Civil, "pode o juiz mandar sobrestar no andamento do processo at que se pronuncie a justia criminal."

CELSO AGRCOLA BARBI (in "Comentrios ao Cdigo de Processo Civil", 1974, v. I, t. II/477) assinala que a finalidade do instituto

" evitar divergncia entre o julgamento civil e o criminal."

HUMBERTO THEODORO JNIOR (in "Curso de Direito Processual Civil", 1985, I/200) fulmina:

"a sentena penal absolutria, quando fundada no reconhecimento da inexistncia do fato ou de sua autoria, tambm vincula o juzo cvel, pois, em tal caso no ser mais permitido discutir sobre a excludente da responsabilidade dada como provada pelo juzo

criminal (Cdigo Civil, art. 1.525, "in fine")."

Considerando-se que a questo sobre o fato, tido por delituoso, e sua autoria so prejudiciais de questo civil, impe-se o sobrestamento no andamento do processo at que se pronuncie a justia criminal.

2.2. Inpcia da Inicial

Timbra a exordial que o R. teria chamado o A. de "ladro" e outros eptetos gravemente injuriosos (fl. ....). O atributivo de "ladro" claro. Mas quais seriam estes outros eptetos gravemente injuriosos?

Como o A. no esclarece, resta inequvoca a inpcia da inicial, que o Cdigo de Processo Civil, no art. 295, pargrafo nico, inc. I, assim proclama, por faltar-lhe a causa de pedir.

CALMON DE PASSOS (in "Comentrios ao Cdigo de Processo Civil", 1974, III/200) ensina:

"Tambm determina a inpcia a falta da causa de pedir. Realmente, faltando a causa de pedir, faltar a enunciao do fato jurdico sobre o qual assenta o autor a sua pretenso. Recordemos, aqui, o que j foi dito: causa de pedir, ttulo ou "causa petendi" outra coisa no que o fato constitutivo do direito do autor e o fato constitutivo da obrigao do ru. Se o juiz no se oferece um e outro, retirou-se-lhe o poder de exerccio, no caso concreto, da sua jurisdio, porquanto sem fato conhecido no h direito a aplicar."

Para se aquilatar o suposto ilcito, impunha-se que a exordial dissesse, clara e inequvoca, qual ou quais as expresses ou vocbulos desairosos.

Cuida a vaga inicial, notadamente no perodo "e outros eptetos gravemente injuriosos", na preciso de CALMON DE PASSOS (ob. e p. cits.)

"de defeito que obsta, impede, torna impossvel o exame de mrito."

Impe-se, portanto, em reconhecer a inpcia da inicial, relativamente ao perodo destacado, como proclamado.

III. MRITO

3.1. Do Suposto Ilcito

O fundamento jurdico do pedido assenta-se em conduta delituosa do ru, ao dizer que este teria atingido a honra e a integridade fsica do A.

A inicial ou emite ou acrescenta aos fatos elementos fantasiosos. Cumpre assim demonstr-los luz da verdade. Com efeito.

O R., na poca dos fatos relatados na exordial, efetivamente se encontrava no saguo ...... ...., aguardando o desembarque de sua irm, ...., que regressava do exterior, em razo de delicada cirurgia que havia se submetido.

Quando, ento, passou o A. e o agrediu dizendo: "E a me, babaca?" Em razo dessa injusta ofensa, revidou o R., imediatamente, chamando-o de "ladro de minha me."

Posteriormente, quase sada o A. novamente agrediu o R. chamando-o, bem como sua me, de ladro, desferindo-lhe um soco. Imediatamente repeliu a injusta agresso, envolvendo os contendores numa briga a socos.

Fala a inicial que nessa briga acabaram se envolvendo, tambm a companheira do ...., e seu filho .... (fl. ....).

Todavia, essas pessoas no so partes na ao e qualquer aluso a elas gratuita, pois vedado ao A. pleitear, em nome prprio, direito alheio (CPC, art. 6).

Ao contrrio do que falsamente consta na inicial, o R., quando respondia a inconseqente e injusta agresso, aconselhou ao A.a sair de sua frente, temendo novos

desdobramentos ao entrevero. Jamais o fez com o intuito de atingir sua honra.

Patente est que o R. agiu, nos dois momentos, em legtima defesa, numa conduta perfeitamente lcita, assim previstas nos arts. 160, I, e 1.540, do Cdigo Civil. WASHINGTON DE BARROS MONTEIRO (in "Curso - Parte Geral", 1977, p. 279), por todos, fulmina:

"A legtima defesa direito que emana da prpria personalidade humana, sendo universalmente reconhecido por todas as legislaes. Normalmente, a tutela dos direitos efetua-se mediante invocao da autoridade pblica; todavia, sob o presso de necessidades prticas, todas as legislaes atuais admitem numerosos casos de justia privada. Um desses casos, talvez o mais importante, precisamente o da legtima defesa.

Com efeito, muitas vezes, o agente no tem tempo, nem ocasio, para invocar e receber o amparo da autoridade pblica; premido pelas circunstncias, no tem ele outro recurso seno defender-se a si mesmo, fazer justia pelas prprias mos.

...

Quem assim exerce um direito legtimo, no fica obrigado a reparar o dano causado a outrem, sendo, pois, improcedente qualquer pedido de indenizao formulado pelo prejudicado."

Nem preciso dizer que a legtima defesa alcana quaisquer bens ou interesses juridicamente protegidos. Assim, como sufragou a jurisprudncia:

"A agresso moral, feita verbalmente, tende a prosseguir no caso de no haver uma atitude genrica do ofendido, justificando-se at mesmo uma certo dose de violncia na reao para fazer calar o ofensor. Por isso que no deve ser julgado com excessivo rigor o homem que preza e defende a sua honra, nem de se exigir milimetricamente a prova de que sua reao no foi imoderada." (TACrimSP - Rel. Juiz Manoel Pedro, in RT 437/380).

No fosse a legtima defesa inequivocamente configurada, vale ressaltar que a expresso "ladro de minha me" no foi irrogada falsamente. Com efeito.

...., empresa que a me do ru scia e representante legal, adquiriu .... apartamentos do Edifcio ...., situado em .... O autor, todavia, na qualidade de procurador com plenos e especiais poderes para administrar referida empresa, atravs de artifcio, induziu em erro Construes e Incorporaes ...., obtendo para si, inicialmente atravs de contratos de promessa de compra e venda, os .... imveis. (docs. ns. .... e ....)

Descoberto o engodo, o Autor "esclareceu que havia colocado os compromissos de compra e venda em seu nome apenas para facilitar uma posterior venda." Como .... no concordou com tal atitude, revogou a procurao outorgada ao A. e este, bem como sua esposa, outorgaram procurao .... para providenciar a transferncia dos apartamentos a quem lhe conviesse.

Imaginando estar solucionando a pendncia, .... estava aguardando a concluso do edifcio para transferir ao seu nome os imveis quando foi informada pelo Incorporador que o A. havia outorgando nova procurao a seu irmo, com plenos poderes para alien-los a quem bem entendesse, revogando expressamente a procurao anteriormente outorgada a .... Mas o A. foi alm, obtendo em seu prprio nome as escrituras definitivas dos imveis, causando elevados prejuzos ....

Em razo desses fatos, que patenteiam o crime de estelionato, requereu .... a instaurao de inqurito policial contra o ...., cujas provas colhidas demonstram o seu proceder criminoso (docs. ns. .... a ....).

Posteriormente, quando os autos de inqurito policial j se encontravam em juzo, denunciou .... que o A. devolvera os imveis, no mais demonstrando interesse no prosseguimento do feito. Em razo disso, o Promotor de Justia ao entender que "tendo em vista a ratificao pela vtima da composio com o indiciado, inexistindo, destarte, leso patrimonial," requereu o arquivamento do inqurito, o que foi deferido. (doc. ....)

evidente que eventual ressarcimento do prejuzo no elide a responsabilidade penal, servindo, to somente, para influir na reduo da pena. O crime, que existiu, continua

impune. A jurisprudncia firme e reiterada:

"Conforme jurisprudncia pacfica do STF, o ressarcimento do prejuzo no exclui o crime de estelionato, influindo apenas na fixao da pena." (STF - Rel. Min. Cunha Peixoto - in RT 522/481)

"Tratando-se de estelionato em seu tipo principal, eventual ressarcimento do prejuzo, ainda que ocorrido ante da denncia, no tem o condo de elidir a criminalidade do ato praticado, podendo servir to-somente como circunstncia atenuante." (TACrimSP Rel. Juiz Gonzaga Franceschini - in RT 609/336.)

Certo que o crime praticado pelo Autor contra empresa de propriedade da me do Ru foi o de estelionato. O Ru em revide a injusta agresso chamou-o de "ladro de minha me". Qual o significado de ladro?

Para DE PLACIDO E SILVA (in "Vocabulrio Jurdico", 1982, III/44: do latim "latro", "latronis", ladro, por extenso

"passou a designar todo aquele que furta ou que rouba, sentido que aplicado na linguagem atual."

"Mas, na tcnica jurdica, o vocbulo tido em sentido amplo: significa a pessoa que desvia ou se apodera de qualquer maneira de bens alheios. Assim, tanto designa o "larpio", como o "gatuno", o "estelionatrio", o "infiel", o "peculatrio" e o "explorador"."

No havendo ilcito cometido pelo Ru no se pode cogitar de indenizaes.

3.2. Da Quantia Indenizatria

Ao pleitear a condenao do Ru "ao pagamento de R$ .... (....), devidamente corrigidos ao tempo da execuo, a ttulo de indenizao pelo dano moral" (fl. ....), o Autor no se dignou a demonstrar os elementos que o levaram a essa absurda quantia, ignorando

regra insculpida no Cdigo Civil, seguinte:

"Art. 1.547. A indenizao por injria ou calnia, consistir na reparao do dano que delas resulte ao ofendido.

Pargrafo nico. Se este no puder provar prejuzo material, pagar-lhe- o ofensor o dobro da multa no grau mximo da pena criminal respectiva (art. 1.550)."

Ignorou o A. tambm o entendimento doutrinrio segundo o qual compete ao juiz e no parte a fixao do valor indenizatrio. SILVIO RODRIGUES (in "Responsabilidade Civil", 1979, p. 198/9) salienta:

"Ser o juiz, no exame do caso concreto, quem conceder ou no a indenizao e a graduar de acordo com a intensidade e durao do sofrimento experimentado pela vtima."

CLAYTON REIS (in "Dano Moral", 1991, p. 84 e seguintes) sintetiza o entendimento atual:

"Em nossa doutrina nacional, destaca o Professor Antonio Montenegro: predomina o entendimento de que a fixao da reparao do dano moral deve ficar ao prudente arbtrio dos juizes. Comungam desse sentir, entre ns, Wilson Melo da Silva e Aguiar Dias, para quem o arbitramento critrio por excelncia para indenizar o dano mora.

H, no entanto, outros doutrinadores que julgam necessria a fixao de critrios ou parmetros definidos para fixar o "quantum" indenizatrio.

Para o Desembargador Sady Gusmo, citado pelo Professor Antonio Montenegro, o ideal, ou pelo menos mais seguro e democrtico, seria a indenizao tarifada de uns dez salrios mnimos, tendo em vista as peculiaridades da cada caso concreto, como ocorre nos acidentes do trabalho embora esta parte seja revivescncia do vetusto sistema da composio pecuniria.

...

A idia prevalente do livre arbtrio do Magistrado ganha na doutrina e jurisprudncia, na medida em que transfere para o juiz o poder de aferir, com o seu livre convencimento e tirocnio, a extenso da leso e o valor de reparao correspondente. Afinal, o juiz quem, usando de parmetros subjetivos, fixa a pena condenatria de rus processados criminalmente e/ou estabelece o "quantum" indenizatrio, em condenao de danos ressarcitrios, de natureza patrimonial."

A Professora Maria Helena Diniz, nesse sentido, destaca essa posio importante, defendendo a sua tese a respeito do assunto:

"Na reparao do dano moral o juiz determina, por eqidade, levando em conta as circunstncias de cada caso, o "quantum" da indenizao devida, que dever corresponder leso, e no ser equivalente, por ser impossvel tal equivalncia."

E adiante conclui:

"Grande o papel do Magistrado na reparao do dano moral, competindo, a seu prudente arbtrio, examinar cada caso, ponderando os elementos probatrios e medindo as circunstncias, preferindo o desagravo direto ou compensao no-econmica pecuniria, sempre que possvel, ou se no houver risco de novos danos."

A indenizao, em matria de dano moral, decorrente de injria, calnia ou difamao capituladas no Cdigo Penal, se limita aos parmetros estabelecidos no art. 1.547 do Cdigo Civil, cabendo ao juiz fixar o seu "quantum". JOO CASILLO (in "Dano Pessoa e sua Indenizao", 1987, p. 171) fulmina:

"Ser o arbtrio do juiz, com os parmetros bsicos dados pela lei, que verificar a melhor indenizao."

Mas, para o juiz avaliar o dano moral deve considerar os padres dos envolvidos. CLAYTON REIS (ob. cit. p. 83) ensina:

"Para avaliar o dano moral, ressalta Antonio Montenegro com precucincia, haver-se-

de levar em considerao, em primeiro lugar, a posio social e cultural do ofensor e do ofendido. Para isso deve-se ter em vista o "homo medius", de sensibilidade tico-social normal. preciso, portanto, idear o homem mdio para que, conhecendo o seu perfil, tenhamos condies e elementos para a fixao dos fatores que concorrero para o arbitramento do "quantum" indenizatrio."

Wilson Melo da Silva estabelece uma forma para se construir esse homem mdio, ao ensinar:

"O tipo mdio de homem sensvel de cada classe seria o daquele cidado ideal que estivesse igual distncia do estico e do homem de corao seco que fala Rippert, e do homem de sensibilidade extremada e doentia."

FREITAS NOBRE (in "Comentrios Lei de Imprensa", Saraiva, 1978, p. 312) fulmina:

"Como poderia o juiz julgar da intensidade do sofrimento do ofendido, seno tendo em conta sua situao pessoal ante a sociedade em que vive, o conceito em que tido, o respeito que o envolve, a considerao ao que efetivamente merece?

Esse exame est igualmente comprometido com a natureza e a repercusso da ofensa que dependam no s da inteno dolosa de quem emite, como, ainda, das relaes que possui o ofendido."

O Autor, nos moldes em que narra a inicial, reala o seu conceito com a pureza de um Monge Beneditino, dizendo que no respondera aos insultos que teria irrogado o Ru. Essa fantasia dissipada desde logo ao saber que o ...., nos dois momentos do entrevero foi quem iniciou a agresso.

E mais. Dois dias aps o fato, o que bem demonstra o carter e a personalidade do ...., se dirigira ao Jornal ...., para injuriar o .... chamando-o de "desequilibrado", "idiota", aconselhando-o a "crescer". Ante a gravidade das acusaes, o Jornal teve o cuidado de dizer que o ...., procurou a redao para fazer a denncia e colocou entre aspas os atributos por ele irrogados. (fl. ....)

E no s. O .... freqentemente levado s barras do Tribunal. Alm do estelionato praticado contra a empresa da me do ...., responde o .... uma ao penal como incurso no art. 147 do Cdigo Penal, por ameaa pessoa de .... e toda sua famlia (docs. ns. .... e ....). E mais: dado o .... ao comrcio ilegal da moeda americana ou, como se diz popularmente, "doleiro".

Obviamente, quem reiteradamente trilha pelo caminho da marginalidade no tem o mesmo conceito, respeito e considerao que a sociedade d ao homem comum. Em razo disso, a dor moral, se existente, atenuada.

A pretenso do .... no passa de uma aventura. Nada tem a perder. Em suas fantasiosas declaraes prestadas polcia teve ainda o despautrio de imputar ao .... crime de ameaa (fl. ....), muito embora as testemunhas ouvidas no procedimento policial nada disseram a respeito.

O reverso se d com o .... Conquanto tivesse motivos de sobra, como demonstrados, no iniciou a agresso. Agora em legtima defesa. A repulsa imediata, nos dois momentos, ora foi calcada em fatos existentes ora em defesa de sua integridade fsica.

Cuida o .... de empresrio de relativo sucesso, respondendo pela direo de vrias empresas, slidas e tradicionais, que tm o respeito da sociedade, no dispondo, em razo da dinmica que os negcios exigem, de tempo para se envolver com pessoas do naipe do ...., que j causou muito dissabores sua famlia. O pouco que lhe resta dedicado Fundao Iniciativa, de fins filantrpicos, mantedora da casa .... (doc. ....).

certo afirmar ainda que, o .... depositrio do melhor conceito, respeito e considerao da sociedade, sequer tendo contra si, exceto no episdio que o envolve com o ...., qualquer mcula (docs. ns. .... e ....).

Essas razes bem demonstram que a pretenso indenizatria, despida de qualquer elemento ou parmetro, abusiva e ilegal, no podendo subsistir.

IV. CONCLUSO

Requer-se a V. Exa. o acolhimento das preliminares levantadas, determinando o sobrestamento do feito at que se pronuncie a Justia Criminal e o reconhecimento da inpcia da inicial, notadamente no trecho "e outros eptetos gravemente injuriosos"; no mrito da pretenso, julgar totalmente improcedente a ao, porque o .... agiu em legtima defesa, ou, quando no, o que se faz por cautela, a fixao da indenizao dever ficar ao arbtrio do juiz, desconsiderando a pretenso relativamente ao "quantum" indenizatrio.

Requer-se a condenao do .... ao pagamento dos consectrios legais, inclusive quanto parte que decair do pedido.

Requer-se, ainda, a produo das seguintes provas:

a) depoimento pessoal do ...., sob pena de confesso;

b) ouvida de testemunhas, cujo rol apresentar tempestivamente;

c) juntada de novos documentos.

Termos em que,

Pede deferimento

...., .... de .... de ....

.................. Advogado OAB/... EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA .... VARA CVEL DA COMARCA DE ....

.................................., (qualificao), pessoa jurdica de direito privado, com sede em ...., na Rua .... n ...., neste ato representada pelo seu proprietrio ........................, (qualificao), por seu advogado adiante assinado, com escritrio profissional na Rua .... n ...., onde recebe notificaes e intimaes, vem respeitosamente presena de V. Exa., apresentar

CONTESTAO

aos termos da AO DE INDENIZAO que lhe move ................, aduzindo as seguintes razes:

A requerente, atravs de advogado constitudo, pretende receber a importncia de .... (....) salrios mnimos a ttulo de indenizao, eis que julga-se lesada na honra e na reputao em virtude da ao ilcita da requerida.

Diz na preferencial que na qualidade de ...., contratou os servios do .... para ser fotografada, fotos estas para formar uma espcie de "book". Aduz que a contratada teria vendido algumas fotografias executadas ao ex-marido, o qual serviu-se das mesmas para instruir processo de destituio de guarda do filho menor ...., junto a .... Vara de Famlia, que tendo conhecimento da aludida ao, surpreendeu-se com as referidas fotografias que segundo seu equivocado entendimento teve relevncia para tirar-lhe seu filho menor.

Emrito Julgador, em que pese as razes esgrimidas pela autora, a ao em tela no deve prosperar, uma vez que a requerida no incorreu em violao de direito material ou moral para ser obrigada a reparar eventuais danos, conforme se provar no decorrer da defesa.

"Ab initio", a requerida realmente executou a mando da requerente a confeco de fotografias, algumas com pose de cunho sensual, tendo entregue as fotografias requerente que passou a utiliz-las para fins que bem entendesse. Ocorre que o exmarido da autora, ...., ao fazer uma das rotineiras visitas ao filho, ...., veio a encontrar algumas fotos produzidas pelo estdio da requerida, assenhorando-se das mesmas. De

posse dos mencionados retratos, o ex-marido, de forma vil e clandestina, valendo-se do descuido da fotografada, engendrou a confeco de novas fotos no estdio da requerida, valendo-se de terceira pessoa, exibiu a numerao das fotografias ao preposto fotgrafo da requerida, que na boa f realizou as cpias, sem questionar para que fins seriam utilizadas.

Prova de boa f da requerida encontra-se consignada na defesa da autora, juntada nos autos n .... que tramitam na .... Vara de Famlia, que no bojo do item .... assevera o seguinte: "... o requerente descobriu tais fotos na casa da requerida, agiu de m f, procurou o estdio fotogrfico, atravs de terceira pessoa, via telefone, identificando-se como sendo a requerida, solicitando cpias das fotos, usando-as para denegrir a imagem da mesma inclusive fazendo comentrios desairosos", contestao em anexo.

Por conseguinte, a requerida no foi responsvel pela divulgao das fotografias, pois a prpria autora confessa que as fotografias foram retiradas pelo ex-marido de sua casa, de modo que no se deve falar em venda de fotos.

Por outro lado, as fotos no tiveram relevante importncia na formao do juzo de valor de MM. Juiz da .... Vara de Famlia, que somente veio a destituir a autora da guarda do filho menor, ...., aps anlise de outros fatos principalmente valendo-se do relatrio da Assistente Social,...., que em entrevista ao menor constatou irregularidades no trato dispensado a criana principalmente no que tange a negligncia alimentar e sobretudo porque o menor presenciava durante a noite os encontros amorosos da me, declinando para a assistente social que "sentia vergonha" de falar no assunto e que no pudera dormir na noite em que .... dormiu com eles, porque .... fez muito barulho (trecho da entrevista no menor com a Assistente Social).

Diante do exposto, a ao ora pugnada pela autora carece de respaldo jurdico, pois sob a tica jurdica o direito de pleitear indenizao consiste na violao de um direito e o prejuzo resultante de tal ao, situao no vislumbrada, de modo que se impe a improcedncia da ao, pois no h prova de que a requerida tenha concorrido com o ilcito apontado na prefacial, as articulaes declinadas no ficaram suficientemente provadas. H desarmonia nas declaraes da autora, prova de tal fato est evidenciada na prpria narrativa da defesa no processo de posse da guarda, onde a autora admite que

foi vtima de ardil do prprio marido, sendo que o pedido de guarda s foi deferido aps a concordncia da mesma na audincia de conciliao como se denota pelo despacho de fls. ...., verso em anexo.

Ademais, no h dano a ser ressarcido, vez que as fotos no comprometem a imagem e o decoro da demandante, contudo, sem querer questionar a conduta da mesma, h no processo que tramita na .... Vara de Famlia, indcios insofismveis do comportamento promscuo e desairoso da autora, que no caso, chocam-se com o bem estar da criana.

De resto, requer a produo de provas em direito admitidas, especialmente a testemunhal, documental e pericial.

Nestes termos,

Pede deferimento.

...., .... de .... de ....

................... Advogado OAB/...

Вам также может понравиться