Вы находитесь на странице: 1из 3

..

PROFESSORA: ______________________________ --- 3a ___ ALUNO (A):_____________________________________

Uma histria celeste


Marianne Solowiz Naquela noite a velha Lua, que derramava o brilho de sua luz prateada por cima das casas dos homens, percebeu um fato extraordinrio. No meio do velho rebanho familiar das estrelas, um estranho visitante comeava a ser notado, ainda bem lon e, e por isso, pequenino e de luz plida. Mas l vinha ele avanando, avanando, sem parar... Lo o que ele che ou mais perto, a lua exclamou, em sua lin ua em celestial! ""#l$% #l$% Meu rapaz... &ue ' que voc( pretende por aqui) Mas o visitante nada ouviu, ou pelo menos fin iu que nada ouviu, pois continuou na sua corrida para o lado da Lua. *inha mais rpido que um trem expresso e quase t+o depressa como um corisco%... No entanto, o firmamento ' t+o rande, t+o rande que por mais que o estranho corresse n+o vencia lo o o caminho. ,ssa noite passou, e mais uma, e mais outra, e vrias ainda, at' que ele pudesse che ar perto da lua. Mas a cada momento, ele se tornava maior e mais brilhante, de luz mais forte, at' que mostrou possuir uma linda cauda, que se perdia no espao, em compridos raios de prata e ouro. ""#h% ""disse a Lua. "" lo o vi que se tratava de um desses via-antes aqui do c'u, sem trabalho certo. . muito tempo que um deles n+o aparecia por estas bandas. ,, voltando/se para toda aquela massa de luz, per untou! "" *oc( ' mesmo um cometa) "" 0ois que havia de ser, dona lua)...Ser poss1vel que a senhora nunca tenha visto um de meus irm+os)... 2u ser que, com a sua idade, - vai perdendo a vista e a mem3ria) ""4eva ar, menino% Se-a mais delicado com uma senhora da minha idade, respondeu ma oada a Lua. 5aramente um de voc(s se aproxima tanto do meu caminho e, quando isso acontece, voc(s passam t+o depressa que nem tenho tempo de examina/los bem... Mas, di a/me! que faz voc( nessa disparada, em passo t+o diferente do meu, que vou calmamente cumprindo a minha tarefa noturna) ""0ois n+o sabe) *ia-o a vida inteira. 6raas a 4eus, tenho (nio ale re e divertido, e cora em para correr, correr, correr muito. "" Mas daqui posso observar coisas maravilhosas l da 7erra, disse a Lua. Ser que a senhora toma s'rio a 7erra) &ue s+o afinal de contas, a 7erra e a Lua) 6r+ozinhos de poeira no espao infinito, como milhares de astros da mesma esp'cie, que nem luz pr3pria tem, pois a luz que refletem vem do Sol. # velha e cansada Lua suspirou tristemente. ,, ent+o, disse! "" 8em sei que esta luz n+o ' minha. 8em si que a 7erra tamb'm n+o possui luz pr3pria. Mas ainda assim, n+o deixamos n3s duas de ter nossa beleza... *e-a daqui como ' lindo o lobo terrestre% , eu mesma, observe bem, n+o apresento encantos)

2 9ometa n+o pode conter o riso, antes de responder com ar bre-eiro! ""Muito lindos, muito lindos, sim senhora%... ,specialmente a senhora, com essa face t+o enru ada, e essa luz plida e fria. ""0ois os homens afirmam que sou linda, retrucou a Lua, olhando zan ada o atrevido 9ometa que n+o parava de rir. ""7em raz+o, tem raz+o, dona Lua... 7em toda raz+o, foi dizendo o 9ometa, n+o porque estivesse concordando, mas para se livrar de ouvir maiores explica:es. , aproveitou uma pausa para se despedir. ,m pouco tempo estava lon e, puxando atrs de si a sua cauda brilhante. # Lua continuou a sua caminhada, serena, como conv'm a um astro a-uizado. Mas a1, sentiu/se um pouco cansada. 8oce-ou, foi fechando os olhos e pe ou no sono...

Responda: 1; / 4e acordo com o texto qual ' a caracter1stica que difere a 7erra e a Lua do Sol) 5!"""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""""" 2; / &uais s+o as duas caracter1sticas de um cometa que o texto nos mostra) 5! 3; < &uem ' a senhora enru ada que o texto nos mostra) 5! """""""""""""""""""""""""""" 4; < &uem de acordo com o texto tem o (nio divertido, ale re e osta de correr muito) 5!"""""""""""""""""""""""""""""""""""" 5; < # 7erra e a Lua n+o possuem """""""""""". 6; / 5elacione a colunas de acordo com o numeral correspondente!
= > ; rpido = ? ; boce-ou = @ ; extraordinrio = A ; ale re = B ; notou = C ; plida = D ; dialo ar = ; / excepcional, espetacular = ; / veloz = ; < desbotada, descorada = ; < abriu a boca com sono = ; < feliz, contente = ; / percebeu = ; / conversar

7; < 5eescreva as frases substituindo as palavras sublinhadas ou rifadas nas frases por seus ant$nimos! a; / 2 9ometa vinha muito rpido e ele parecia ser enorme.

b; < # velha lua suspirou triste. 8; / 2r anize os acontecimentos de acordo com a seqE(ncia do texto =utilizando numerais;!
= ; # Lua continuou a sua caminhada, boce-ou e foi fechando os olhos. = ; # lua comeou a dialo ar com o cometa. = ; # velha lua com sua Luz prateada comeou a aparecer por cima das casas. = ; 2 9ometa decidiu dialo ar com a Lua. = ; #pareceu um visitante que vinha mais rpido que um trem expresso.

9; / 5etire do texto B palavras que voc( acredita serem importantes!

11) / # ora escolha tr(s delas e faa uma Fnica frase utilizando/as!

Вам также может понравиться