Вы находитесь на странице: 1из 2

Constantes do Arduino

Constantes
Constantes so variveis pr-definidas da linguagem do Arduino. Elas so usadas para fazer com que programas fiquem mais fceis de ler. Constantes so classificadas em grupos.

Definindo Nveis Lgicos e Constantes Booleanas (true e false)


Existem duas constantes utilizadas para representar verdade e falsidade na linguagem do Arduino: true (verdadeiro) e false(falso).

false
Falso o mais fcil de se definir. Falso definido como zero (0).

true
Verdadeiro normalmente tido como um (1), que est correto, mas verdadeiro tem uma definio mais ampla. Qualquer inteiro que no seja zero (0) considerado verdadeiro, num sentido booleano. Ento -1, 2 e -200 so todos definidos como verdadeiro, tambm em um sentido booleano. Note que as constantes verdadeiro (true) e falso (false) so digitadas em caixa-baixa (letras minsculas), ao contrrio de HIGH (ALTO), LOW (BAIXO), INPUT (ENTRADA) e OUTPUT (SAIDA).

Definindo os Nveis das Portas, HIGH e LOW


Quando lendo ou escrevendo em uma porta digital, existem apenas dois valores possveis que a porta pode ser lida/configurada: HIGH(ALTO) e LOW (BAIXO). HIGH O entendimento de HIGH (em relao a porta) um pouco diferente dependendo se a porta foi configurada como INPUT (ENTRADA) ou OUTPUT (SAIDA). Quando uma porta configurada como INPUT, utilizando a funo pinMode, e lida com a funo digitalRead, o microcontrolador retornar HIGH se a voltagem de 3 volts ou mais estiver presente na porta. Uma porta tambm pode ser configurada como INPUT com o pinMode e na sequncia ser configurada como HIGH com a funo digitalWrite. Isto ativar o resistor interno de elevao de 20K ohms, o qual derivar a porta para o valor HIGH a no ser que ela seja trazida para LOW, por um circuito externo. Quando uma porta configurada para OUTPUT com a funo pinMode, e configurada para HIGH com a digitalWrite, a porta ficar em 5 volts. Neste estado, a porta pode fornecer corrente, por exemplo para acender um LED, conectado atravs de um resistor em srie com o terra (ground ou GND), ou mesmo para outro pino configurado como sada e com valor LOW (tem o mesmo efeito do GND). LOW (BAIXO) O significado de LOW tambm tem diferentes entendimentos dependendo de como a porta configurada para INPUT ou OUTPUT. Quando uma porta configurada como INPUT pela funo pinMode, e lida com a funo digitalRead, o microcontrolador ir retornar LOW se a voltagem de 2 volts ou menos estiver presente na porta. Quando uma porta configurada para OUTPUT com pinMode, e configurada como LOW pelo digitalWrite, a porta ter o valor de 0 volts. Neste estado podemos ancorar corrente, como no exemplo do LED ligado atravs de um resistor em srie com uma porta OUTPUT no estado HIGH.

Definindo Portas Digitais, INPUT (ENTRADA) e OUTPUT (SAIDA)


Portas digitais podem ser usadas tanto como INPUT ou OUTPUT. Mudar o estado de uma porta de INPUT para OUTPUT com a funo pinMode() muda drasticamente as caractersticas eltricas da porta.

Porta Configurada como Entrada


Portas do Arduino (ATMega) configuradas como INPUT com pinMode esto em um estado conhecido por altaimpedncia. Uma forma de explicar isso que a porta configurada como INPUT demanda muito pouca corrente do circuito que est amostrando, como se tivesse um resistor de 100 Megaohms em srie com a porta. Isto se faz til para leitura de um sensor, mas no para acender um LED.

Porta Configurada como Sada

Portas configuradas como OUTPUT com pinMode esto em um estado conhecido por baixa-impedncia. Isso significa que elas podem fornecer uma quantidade substancial de corrente para outros circuitos. As portas do ATMega podem fornecer (prover corrente positiva) ou ancorar (prover corrente negativa) at 40 mA (miliamperes) de corrente para outros dispositivos/circuitos. Configuradas dessa forma, as portas podem fornecer corrente para acender um LED, mas se tornam inteis para leitura de um sensor. Portas configuradas como sada podem tambm ser danificadas ou destrudas se curto-circuitadas tanto ao terra quanto aos 5 volts. A corrente fornecida pelas portas do ATMega tambm no so suficientes para a maioria dos motores e rels, ento algum circuito de casamento se faz necessrio.

Traduo

Вам также может понравиться