Вы находитесь на странице: 1из 28

500 anos em busca da sustentabilidade urbana

500 years in search of urban sustainability


Klemens Laschefski

Resumo Este artigo apresenta um resgate histrico do surgimento do termo desenvolvimento sustentvel. Mostra que a busca pela sustentabilidade sempre esteve vinculada s diversas crises dos modos de produo do espao feudal e capitalista. As analogias em tempos recentes, demonstrado a partir da aplicao do Estatuto da Cidade em Belo Horizonte, conrmam a condio de insustentabilidade social das cidades urbano-industrial-capitalistas. Isso, porque so beneciados empreendimentos imobilirios privados ditos sustentveis que estimulam a elitizao do espao. Propostas concretas para as sociedades urbanas socialmente sustentveis apresentam elementos comuns ilha Utopia, dos escritos de Thomas Morus, de 500 anos atrs, rea rmando a necessidade de considerar a categoria espao como produto social e as relaes de poder sobre o territrio na conceituao da sustentabilidade urbana. Palavras-chave: sustentabilidade urbana; desigualdade social; produo do espao; empreendedorismo imobilirio; marginalizao; justia ambiental.

Abstract This article presents a historical review of the origins of the term sustainable development. It shows that the search for sustainability has always been connected with the several crises of the modes of production of the feudal and capitalist space. The analogies in recent times confirm the condition of social unsustainability of the urban-industrial-capitalist cities, which is shown through the application of Brazils City Statute to the municipality of Belo Horizonte. The reason for this is that it benefits the so-called sustainable, privately-owned real estate undertakings, which stimulates the elitization of space. Concrete proposals for socially sustainable urban societies have similarities with the Island of Utopia, from the writings of Thomas More 500 years ago, reaffirming the need to consider the category space as a social product, and the power relations over territory within the conceptualization of urban sustainability. Keywords: urban sustainability; social inequality; production of space; real estate undertakings; marginalization; environmental justice.

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

Klemens Laschefski

Introduo
O documento final da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, denominada Rio+20, enfatiza a chamada eco-

desenvolvimento sustentvel, que mobilizaram e mobilizam inmeros agentes de instituies pblicas, entidades da sociedade civil, setor privado e academia, no foram produzidos resultados significativos que indicam um caminho claro para o futuro que queremos. Ao contrrio, numa perspectiva global, nada indica o fim do agravamento dos problemas ambientais e da desigualdade social. Diante disso, esse trabalho procura retomar a crtica poltica s contradies inerentes sociedade urbano-industrial-capitalista, visando analisar o que chamamos aqui crise da busca da sociedade sustentvel. Partimos da hiptese que o surgimento dessas contradies no so processos recentes, mas tm suas razes em processos histricos que transformaram as relaes da sociedade com o meio fsico. Tal observao parece bvia, j que amplamente reconhecido que os processos de industrializao e os novos processos de urbanizao induzidos por ela, transformaram a cara do mundo. No entanto, embora muitos discursos se refiram s questes espaciais de forma descritiva, no se iniciou ainda um debate que problematize a sociedade urbano-industrial no que diz respeito sua espacialidade. Consequentemente, observamos que as relaes socioespaciais como elementos importantes para analisar o pano de fundo da situao de no-sustentabilidade so negligenciadas. Nessa perspectiva, procuramos mostrar que as questes da sustentabilidade esto, na verdade, relacionadas s formas contraditrias de produo e reproduo do espao na sociedade moderna. Trata-se, ento, de acordo com Lefbvre (1994), de uma crise da atual produo poltica e social do espao.

nomia verde como uma ferramenta importante para a erradicao da pobreza e a manuteno do funcionamento saudvel dos ecossistemas da Terra (Naes Unidas, 2012, p. 9). Ao nosso ver, a consagrao do termo economia verde consolida o discurso que concebe a sustentabilidade como um conjunto de problemas tcnicos e administrativos que visam solucionar as questes sociais e ambientais contemporneas adequando o sistema econmico atual. Essa tendncia resultado da confluncia das polticas neoliberais e das polticas ambientais internacionais, ocorrida nos anos 1990, referendadas, por um lado, pela Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), conhecida tambm como Rio-92, e, por outro lado, pela fundao da Organizao Mundial do Comrcio em 1995. Assim, no surpreende que a economia verde seja considerada, no documento final da Rio+20, um meio para [...] oferecer opes para deciso poltica, sem ser um conjunto rgido de regras (Naes Unidas, 2012, p. 9). Entendemos que, com essa confluncia das polticas ambientais e neoliberais, houve, de fato, um afastamento do contedo poltico da crtica ambiental que surgiu a partir dos anos 1960 e que intensificou fortemente, na poca, a busca por alternativas para a sociedade dita moderna diante da insustentabilidade dos modelos de desenvolvimento baseadas na industrializao. Porm, apesar do sucesso dos discursos sobre solues pragmticas para alcanar o

144

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

Aps uma breve reflexo sobre a origem e o atual significado do termo desenvolvi-

da poltica internacional, no relatrio intitulado

mento sustentvel, mostramos que o adjetivo sustentvel j foi utilizado em discursos sobre a crise econmica do sculo XVII e XVIII causada pela escassez de madeira (Carlowitz, 1713/2000), que apresentam semelhanas com os debates atuais sobre a limitao de recursos naturais e o consumo de energia. Essa crise ocorreu s vsperas da ascendncia do capitalismo industrial, sendo originada nos conflitos socioterritoriais que marcaram a Idade Mdia tardia, os quais resultaram na reconfigurao dos direitos de uso e posse da terra. Segundo Lefbvre(2004), trata-se da mudana funcional do modode produo do espao que antes girava em torno da cidade comercial e passa a girar em torno da cidade industrial. Nesse processo, emergem novas formas de desigualdade social que permanecem at os dias de hoje. Sobre essa base, analisamos processos recentes de avano do modo de produo do espao urbano-industrial-capitalista no Brasil, traando um paralelo com acontecimentos histricos da Europa central. Finalmente, procuramos mostrar que os atuais discursos sobre cidades sustentveis apresentam elementos j delineados por Thomas Morus h 500 anos atrs, quando ele apresentou a sua fico do sistema espacial da sociedade Utopia.

As origens da noo da sustentabilidade


De acordo com a maioria dos livros especializados, o termo desenvolvimento sustentvel foi empregado, pela primeira vez, no contexto

World Conservation Stratagy Living resource conservation for sustainable development , publicado em 1980 pela IUCN (International Union for the Conservation of Nature). Esse relatrio resume os principais pontos debatidos na poca em relao s falhas das polticas para o desenvolvimento de pases do ento chamado Terceiro Mundo. As discusses se concentraram em aspectos econmicos sem considerar os aspectos sociais e, sobretudo, os ecolgicos. Diante das consequncias de questes como o agravamento da pobreza, os problemas ambientais e a depredao dos recursos naturais, o relatrio aponta como estratgia a reformulao e ampliao dos objetivos do desenvolvimento, considerando a limitao dos recursos e a capacidade de carga (carrying capacity) dos ecossistemas. Alm disso, os autores do relatrio destacam as necessidades das geraes futuras como parmetro para [...] providenciar o bem-estar social e econmico. O objetivo da conservao de segurar a capacidade da Terra para sustentar o desenvol vimento e apoiar toda vida (IUCN, 1980, p. I, traduo nossa). A argumentao faz referncias s principais ameaas ao modelo de desenvolvimento, detectadas por Meadows et al. (1972), entre as quais esto o crescimento exponencial da populao e da economia, que deveriam ser limitados para evitar a sobrecarga do planeta. Os autores utilizaram tambm o termo sustentvel, mas referindo-se a um sistema mundo, no sentido fsico, que fosse [...] 1) Sustentvel, sem colapso sbito e incontrolvel [...] [e] 2) [...] Capaz de satisfazer aos requisitos materiais bsicos de todos os seus habitantes (Meadows et al., 1972, p. 158). Esse livro gerou muita polmica nos debates

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

145

Klemens Laschefski

polticos internacionaisdevido sua demanda pelo crescimento zero das curvas de crescimento econmico e populacional, pois colocou em questo o modelo do desenvolvimento econmico em vigor. O relatrio da IUCN significava, portanto, o esboo de um discurso mais ou menos consensual de resgate do termo desenvolvimento, porm adjetivado como sustentvel. Dessa forma, o texto virou base para a definio do termo pela Comisso Mundial sobre Meio Ambiente das Naes Unidas, que o define no chamado Relatrio Brundtland, em 1987, como "[...] o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras geraes em satisfazer suas necessidades" (CMMD, 1991, p. 9). Porm, chamamos ateno continuao do texto, em que consta:
o conceito de desenvolvimento sustentvel tem, claro, limites no limites absolutos, mas limitaes impostas pelo estgio atual da tecnologia e da organizao social, no tocante aos recursos ambientais, e pela capacidade da biosfera de absorver os efeitos da atividade humana. Mas tanto a tecnologia quanto a organizao social podem ser geridas e aprimoradas a fim de proporcionar uma nova era de crescimento econmico. (CMMD, 1991, p. 9)

subsumidasna gesto ambiental. Tais medidas tm sua origem no conceito de modernizao ecolgica, introduzido por Huber (1982), entendido como progresso tecnolgico que iniciaria uma fase de superindustrializao dos processos produtivos que, ao mesmo tempo, apresentariam solues para os problemas ambientais. Alm disso, houve um reconhecimento de que as polticas pblicas deveriam ser elaboradas de forma participativa, a exemplo das iniciativas de formular Agendas 21 nacionais e locais que objetivam a definio de metas concretas para conciliar os interesses econmicos, sociais e ambientais, na esperana de alcanar o consenso a respeito dos caminhos para a sustentabilidade. nesse sentido que observamos as teses do Relatrio Brundtland, produzido em 1987, reafirmadas no lema economia verde postulado na Conferncia Rio+20 em 2012. Apesar do surgimento de mercados bastante expressivos para algumas atividades que podem ser encaixadas na economia verde, h, como aludimos, um certo consenso de que estamos distante de solucionar questes como a pobreza e a crise ambiental global, ou seja, estamos distante da justia intra e intergeracional e do equilbrio ecolgico. Isso porque, seguindo o raciocnio de Sachs (2000), as estratgias supracitadas buscam consertar as falhas do modelo de desenvolvimento por intermdio do prprio desenvolvimento, desviando-se, assim, das contradies inerentes sociedade urbano-industrial, principalmente no sistema capitalista. Como indicamos, tais contradies no so um fenmeno recente, pois acompanharam a histria da ascendncia da sociedade urbano-industrial-capitalista, na inflexo do agrrio para o urbano (Lefbvre, 2004), que

Com esse resgate, a ideia de que o crescimento econmico o principal motor do desenvolvimento sustentvel amplamente aceita at os dias atuais. Para concretizar essas tarefas apostava-se em ajustes atravs do progresso da cincia que possibilitasse o desenvolvimento de tcnicas limpas e estratgias de mitigao e compensao de impactos ambientais; estratgias administrativas

146

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

induzia ao fim dos modos feudais de produo do espao.

senhores pertencentes aristocracia, igreja, aos monastrios; donos da terra que tambm ocupavam funes da administrao e jurisdio. Assim, de certa forma, a proposta reflete

A crise da sustentabilidade do feudalismo como bero do capitalismo


Como anunciamos, h autores que atribuem a origem do termo sustentvel a uma publicao alem de Hans von Carlowitz do ano 1713.
1

as vises e desejos dos senhores de tornarem as florestas mais produtivas. J naquela poca, no se tratou apenas de um discurso tcnico embutido numa racionalidade econmica, mas do resultado da luta conflituosa entre autoridade e sditos pela hegemonia de opinio (Fetzer, 2002), que, afinal, contribuiu para a superao do modo de produo do espao do sistema feudal. Os conflitos sobre o uso das florestas tiveram incio na Idade Mdia e se multiplicaram, sobretudo no sculo XVI, culminando na Guerra dos Camponeses (1524-1525). De modo geral, a revolta interpretada como uma revoluo contra a explorao econmica e a opresso sobre os sditos, exercida de forma cada vez mais abusada pelos senhores. As reivindicaes dos camponeses foram resumidas nos 12 Artigos de Memmingen, que pautaram assuntos como a eleio livre dos padres, a abolio da servido, regulamentos relativos ao dcimo e aos servios prestados aos senhores. Trata-se do primeiro documento conhecido no qual os camponeses referiam-se a um discurso religioso; era influenciado pelo movimento reformista de Martinho Lutero, embora o padre tenha se distanciado radicalmente dos camponeses por causa da violncia dos conflitos (Lutero, 1996). Por outro lado, um admirador de Lutero, o telogo Thomas Mnzer, padre da cidade alem Mhlhausen, se envolveu nas guerras dos camponeses, inclusive justificando a violncia com palavras da Bblia: No penseis que vim trazer paz terra; no vim trazer paz, mas espada. De certa forma, essas

Nela, o autor se refere necessidade do manejo florestal racional para combater a carncia de madeira da poca, que, segundo ele, ameaava a economia do pas:
Onde o dano surge da negligncia do trabalho cresce a pobreza e a carncia dos humanos. Tambm no possvel a produo de madeira to rpida como na agricultura [...] Por isso, a arte, a cincia, o desempenho e a organizao mais perfeita realizar uma conservao e uso da madeira de tal maneira que se alcanasse o seu uso durvel, continuo e sustentvel, por que se trata de uma coisa indispensvel, pois, sem isso, o pas no conseguiria manter a sua existncia. (Carlowitz, 1713/2000), pp. 105-106, grifo nosso)

Esse trecho frequentemente citado como a primeira meno ao manejo sustentvel no ramo da economia florestal. Contudo, o que nos interessa aqui o contexto socioeconmico que serviu como justificativa para a apresentao dessa proposta. Antes de entrar nessa temtica, cabe lembrar que a obra de Carlowitz representa uma sistematizao do conhecimento acumulado por vrios sculos pelas autoridades

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

147

Klemens Laschefski

influnciascontriburam para que os camponeses se apropriassem da Bblia para reforar as suas reivindicaes. O resultado foi o estmulo ao debate sobre o assunto entre os senhores, j que a Bblia, naqueles tempos, legitimava um discurso hegemnico, que sustentava a ordem social da sociedade medieval e ps-medieval. Em funo dos objetivos deste trabalho, destacamos as reivindicaes dos camponeses relativas aos direitos sobre o uso da terra:
4) No fraternal e compatvel com a palavra de Deus que o homem pobre no obtm poder de capturar animais selvagens, aves e peixes. Pois, quando Deus o Senhor criou o homem, ele deu a ele o poder sobre todos os animais, o pssaro e o peixe na gua. 5) Os senhores se apropriaram das florestas. Quando o homem pobre necessita algo [das florestas] ele precisa compr-lo com o dobro de dinheiro. Por isso, todas as florestas que no foram compradas [as florestas anteriormente comuns, apropriadas pelos senhores] devem ser devolvidas para a comunidade, para que todos possam satisfazer suas necessidades de madeira para a construo e lenha. [...] 10) Muitos se apropriaram dos pastos e das lavouras que eram posse da comunidade. Queremos essas de volta em nossas mos. (Blickle, 2004, pp. 26-27, traduo nossa, resumido)

territrio. Em outras palavras, a populao rural defendia a sustentabilidade de suas formas de vida, colocando o acesso terra e aos recursos naturais na perspectiva de direitos que garantissem sua existncia. De fato, os 12 artigos de Memmingen so considerados, hoje, como a primeira manifestao escrita de reivindicao de direitos humanos universais (Blickle, 2004). Assim, podemos interpretar essa revoluo do homem comum (Bickle, 2004) como luta por justia ambiental. Apesar de os camponeses, depois da revolta, terem sido considerados derrotados, nos anos subsequentes iniciaram-se reformas que resultaram, em 1555, na formalizao do direito ao recurso individual ou coletivo dos sditos contra as aes dos senhores, nas instncias mais altas da ordem jurdica do ento denominado Sacro Imprio Romano da Nao Germnica. Em consequncia, surgiu um sistema complexo de jurisprudncia sobre o uso das florestas, constitudo em dominium utilis (direitos de uso), dominium directum (direitos de posse) e dominium pleno (direito pleno de uso e posse). Nesse conjunto, os direitos das famlias de usufruir das florestas de forma a garantir o necessrio para a sua existncia tornou-se um dos pontos mais disputados. Essa norma, chamada Hausnotdurft (Fetzer, 2002, p. 251), abrangeu, alm do direito da retirada de lenha e de madeira para construir, entre outras coisas, casas e cercas, tambm sistemas combinados de pastagem e produo florestal (sistemas silvipastoris). O direito da Hausnotdurft prevaleceu sobre o uso particular pela autoridade, como, por exemplo, para a produo do mercado. Assim, os usos particulares foram limitados pelo uso comum das florestas. Contudo, em decorrncia da degradao das florestas,

Analisando a citao, observa-se que a luta dos camponeses no era apenas contra os abusos de poder pela nobreza. Um dos principais focos era o restabelecimento e fortalecimento do modo de produo do espao baseado nos direitos de uso comum, que eram cada vez mais desrespeitados pela nobreza, amea ando o sustento dos camponeses; era uma luta em torno da distribuio do poder sobre o

148

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

causadaprincipalmente pelo crescimento populacional, essa norma foi cada vez mais questionada pela nobreza, que alegava no se tratar de um direito, mas apenas de uma permisso ou um ato de clemncia nos seus domnios (Grundherrschaften).Os conflitos entre os sditos que defendiam seus direitos comuns e os senhores que reivindicavam seus direitos propriedade (Eigentum) se estenderam at o sculo XVIII, quando ocorre a passagem do sistema feudal para o capitalismo. Em decorrncia da ampliao das relaes mercantis, tornou-se frequente a venda dos direitos de uso das florestas comunitrias ou de seus produtos (madeira ou outros produtos florestais) para obter renda monetria no apenas pela nobreza, mas tambm pelas prprias comunidades camponesas. Em consequncia, a nobreza procurou sistematizar a contabilizao, o destino do uso das florestas, separando quantitativamente as necessidades para a Hausnotdurft e para a comercializao. Como essa nova forma de renda monetria permitia sanar as necessidades bsicas dos camponeses por meio do mercado ao invs da produo prpria, os limites entre a produo para o autoconsumo e para a comercializao ficaram cada vez menos claros. Diante da crescente complexidade dos clculos, iniciou-se a busca pelo uso racional das florestas baseado em mtodos cientficos, cujos resultados foram gradativamente utilizados para enfraquecer o direito Hausnotdurft. Aos poucos, aumentou tambm a venda das prprias florestas, gerando uma onda de processos jurdicos (Fetzer, 2002). Essas breves consideraes mostram a complexidade das normas poltica e socialmente construdas que determinaram o modo de produo do espao e, assim, a apropriao

material do territrio durante o feudalismo. Tambm explicam por que esse sistema se manteve por tanto tempo, elucidando o desenvolvimento tardio de algumas regies alems. Numa outra leitura, a relativa estabilidade do sistema feudal era fruto do aparelho jurdico desenhado para tratar e mediar os conflitos dos sditos ( Untertanenkonflikte ), obrigando as partes de debater suas posies num espao formalmente circunscrito. Tal fato fornece uma explicao para a suposta falta de potencial revolucionrio nos sculos posteriores guerra dos camponeses. Porm, preciso destacar que a maioria dos processos jurdicos, que frequentemente duravam dcadas, beneficiava os poderes hegemnicos, introduzindo, assim, as condies bsicas para a implementao do modo de produo capitalista do espao. O que interessante nesse contexto que os senhores, na sua argumentao para derrubar os direitos comunitrios, obliteraram o crescimento populacional expressivo como uma das causas da superexplorao das florestas. Esse era, em princpio, um argumento relevante, pois a circulao restrita de mercadorias impossibilitava a troca longa distncia da maioria dos produtos. Consequentemente, o aumento da produtividade para a subsistncia das famlias camponesas seria uma contribuio importante para a consolidao de uma sustentabilidade social. Contudo, ao invs disso, os senhores enfatizavam, nas suas justificativas, o mau uso da Allmende (terras comum) pelos camponeses, reivindicando, assim, a diminuio dos direitos e promovendo o manejo racional das florestas organizado pelos estudiosos da elite, culminando na sistematizao desse conhecimento na obra de Carlowitz,

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

149

Klemens Laschefski

escrita em 1713. O resultado foi a progressiva apropriao das florestas pelos senhores como propriedade privada, com a finalidade de produzir excedentes de madeira de boa qualidade, o que no era possvel nos sistemas de uso mltiplo dos camponeses. Com o impedimento de outros usos, sobretudo os sistemas silvipastoris, iniciou-se o processo que chamamos aqui de monoculturizao econmica das florestas. Nesse contexto, as florestas so subordinadas ao valor de troca para atender crescente demanda dos mercados externos por madeira, perdendo sua funo de sustentar as formas de vida no campo, guiadas pelos valores de uso.

devido transformao de uma sociedade agrria em sociedade urbano-industrial. Considerando esse contexto socioeconmico, o manejo sustentvel defendido por Carlowitzfoi, possivelmente, a primeira proposta de modernizao ecolgica, pois ele no questionou os processos de industrializao e urbanizao subjacente crise detectada, mas apenas apresentou a possibilidade de resolver o problema por meios tcnicos, aumentando a produo de madeira. Por outro lado, apontou o desencontro temporal entre os ciclos de crescimento das florestas e os ciclos econmicos, reconhecendo, de certa forma, uma limitao do crescimento da produo. Cabe lembrar que, embora o centro da ateno fossem as cres-

O manejo orestal no contexto da consolidao do sistema urbano-industrial-capitalista


A compreenso do papel do manejo sustentvel no mbito do surgimento da sociedade urbano-industrial-capitalista fica mais clara quando analisamos as justificativas de Carlowitz(1713/2000) para a introduo do novo sistema. Para ele, as principais causas para a escassez da madeira eram alm dos pontos j citados a demanda da minerao de prata nas montanhas do Erzgebirge (uma rea montanhosa na Alemanha central), a construo de navios, a quantidade elevada de madeira usada como material de construo nas crescentes cidades e o uso de carvo vegetal nos vrios ramos da metalurgia. De fato, Carlowitz (1713/2000) se referiu a uma crise energtica que, na poca, afetava toda a vida social e econmica, cuja principal fonte de energia era a madeira. Era uma crise da escassezde recursos

centes demandas industriais, quando fala da necessidade do aumento da produtividade para garantir a Notdurft ou Hausnotdurft, o autor lembrou-se da funo social das florestas para as finalidades existenciais comuns. Porm, a soluo do problema apresentada como exclusivamente tcnica e administrativa, sem considerar a questo do direito ao uso do territrio e os conflitos sobre a terra. Anunciavam-se, ento, as temticas que ainda causam discordncias entre cornucopianos e malthusionos2 nos debates contemporneos sobre justia ambiental e desenvolvimento sustentvel.

A insustentabilidade do modo de produo capitalista do espao


Numa outra leitura, podemos interpretar que o sistema de manejo florestal de Carlowitz foi adotado para fomentar o crescimento

150

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

econmico custa da sustentabilidade das comunidades camponesas. Aparentemente, a estratgia teve sucesso. Inicialmente, foram plantadas florestas mistas com espcies nativas, substitudas por plantaes de monoculturas com espcies exticas, como a confera Picea

dos pases do centro oriunda de tais relaes desiguais se apresenta ainda mais expressiva quando consideramos a mochila ecolgica, ou seja, a quantidade de material e energia acumulada durante os processos de produo de bens para exportao (Schmidt-Bleek, 1994). Para se ter uma ideia, 43% da produo total de energia no Brasil so consumidos nos processos produtivos de bens destinados exportao (Bermann, 2011). Essa forma do sobre-consumo dos pases centrais custa das naes perifricas pode ser quantificada com base em conceitos como espao ambiental (Opschoor e Weterings, 1994) e pegada ecolgica (Wacker-Nagel e Rees, 1996). Tais abordagens se referem quantidade de solo, energia, gua e matria-prima no renovvel necessria para os padres de consumo de determinadas sociedades. Tais conceitos permitem identificar desequilbrios em relao equidade global, ideia normativa segundo a qual todo cidado do planeta tem o mesmo direito de usufruir os recursos naturais. A ttulo de exemplo citamos os clculos do Global FootprintNetwork que indicam que seriam necessrias 2,57 terras se toda a populao global tivesse a mesma pegada ecolgica que os cidados alemes (Global Footprint Network, 2012a). No caso do Brasil, seriam apenas 1,67 terras, contudo com tendncia crescente (GlobalFootprint Network, 2012b), indicando que existe uma injustia entre os dois pases, com a ressalva de que ambos tm que reduzir o seu consumo per capita para alcanar a equidade global. Embora essas propostas utilizem critrios que ainda esto causando intensos debates, elas estimulam a discusso sobre a troca ecolgica desigual (Rice, 2009), que faz referncia tese da troca desigual citada

excelsa. Em consequncia, a cobertura de florestas na Alemanha, hoje, maior do que nos tempos de Carlowitz (Schmidt, 2007). Contudo, tal fato no consequncia de uma poltica que visava ajustar o desenvolvimento ao ritmo da regenerao dos recursos naturais. Na verdade, a floresta perdeu sua impor tncia como recurso, pois a madeira, como fonte principal de energia, foi substituda por carvo mineral, petrleo, energia nuclear, entre outros, o que diminuiu a presso pela explorao das florestas. Alm disso, com a consolidao do colonialismo e do imperialismo em nvel global, estava em plena expanso o modo de produo capitalista do espao, com a ampliao das relaes mercantis e da subordinao de outros territrios. Posteriormente, na era ps-colonial, a apropriao territorial das sociedades industriais se intensificou por meio de relaes comerciais desiguais, que tornaram as naes em desenvolvimento fornecedores de matria-prima e produtos semifabricados de baixo custo. A diferena da produo de mais-valia desses produtos em comparao com aqueles industrializados pelos pases de centro configurou uma situao de dependncia econmica dos pases perifricos, que s podiam adquirir os produtos industrializados por meio de endividamento externo. Essa troca desigual, a chamada tese de Singer-Prebisch, configurou um teorema central na corrente da teoria da dependncia (Toye e Toye, 2003). A apropriao territorial

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

151

Klemens Laschefski

acima. Nesse contexto,a dvida econmica dos pases perifricos contraposta dvida ecolgica dos pases do centro, sob a alegao que o processo de crescimento econmico foi, na verdade, subsidiado pela apropriao do espao ambiental. Essa interpretao justifica as reivindicaes para o perdo das dvidas dos pases perifricos ou para o pagamento de compensaes. Entretanto, Pdua (2000) apontou a inadequao da associao da dvida ecolgica ao consumo mdio de pases diante as desigualdades sociais internas, j que em pases emergentes existem classes sociais com patamares de consumo equivalentes aos dos pases do centro. Essa observao nos leva de volta s desigualdades sociais presentes nas prprias cidades, onde as reas urbanas so locais de consumo elevado e o campo transformado em rea de sustentao desse consumo, reforando o processo de produo capitalista do espao. Porm, no podemos esquecer os espaos perifricos urbanos, onde se concentra a populao que luta pelo acesso ao consumo e tambm ao territrio, como aprofundaremos mais adiante. Assim, necessrio ressaltar que a sustentabilidade social no se restringe apenas questo de distribuio dos recursos, que pode ser reduzida s formas de produo de riquezas abstratas com base no valor de troca e, assim, aos debates clssicos entre a economia de mercado e de estado. Ao invs disso, a busca pela sustentabilidade tem que considerar outras formas sociais de apropriao material e simblica da natureza e do meio ambiente, que foge dos princpios de produo do espao das sociedades modernas. Diante do exposto, podemos ver que, na discusso sobre a insustentabilidade do

modelode desenvolvimento, a dimenso espacial tratada de forma abstrata. Por isso, para ilustrar melhor as consequncias da expanso do modo de produo espao capitalista, focalizamos aqui sua materializao no espao vivido. No se pode negar que esse processo resultou numa forte reconfigurao territorial de abrangncia global, caracterizada pela concentrao de grande parte da populao nos centros urbanos. No entanto, sua hinterlndia, denominado campo ou zona rural, geralmente negligenciado na discussosobre a sustentabilidade urbana, ficando subordinado s diversas demandas das cidades e se configurando como um mosaico de recortes espaciais uniformes para a produo de alimentos e matria-prima para as indstrias. A produo agrcola, nesse contexto, segue a mesma lgica da produo industrial, produzindo exclusivamente mercadorias especficas com ajuda de novas tecnologias, agroqumicos e maquinrio especfico. Tais paisagens industriais passam a fazer sistemicamente parte do urbano e perdem suas caractersticas, frequentemente subsumidas no termo rural. Com a expanso das lavouras extensas, por exemplo, foram extintos modos de produo do espao de grupos rurais, como camponeses, povos indgenas e outras populaes tradicionais. Em consequncia, processos como o xodo rural estimulado, por um lado, pela perspectiva de emprego remunerado e, por outro, pela apropriao de terras camponesas nas mais variadas formas, descritas por Marx como acumulao primitiva resultam na monoculturizao ecolgica e social do campo. O termo monoculturizao tambm usado aqui para se referir subordinao de reas de diversidade ecolgica e

152

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

cultural a usos especializados de territrios, como o faz a mineraoe as hidreltricas. Com a ampliao das possibilidades de transporte e armazenagem, a globalizao e a flexibilizao dos mercados, a hinterlndia dos espaos urbanos se torna cada vez mais dispersa, fluida, impossvel de ser relacionada a territrios com limites concretos. Diante disso, a territorialidade da cidade moderna apenas pode ser entendida como elemento concentrador de trocas em redes que abrangem o espao global como um todo, dominado, nas palavras de Santos (1996), pelo meio tcnico-cientfico-informacional necessrio para sua organizao. A cidade moderna, ento, encontra-se numasituao de competio, no apenas no que se refere alocao de mercados, mas tambm em relao incorporao de espao(s) ambiental(is). As grandes teorias de desenvolvimento que surgiram na poca da descolonizao, depois da Segunda Guerra Mundial, previram a reproduzir o processo histrico de modernizao urbano-industrial nos recm-criados Estados-nao de forma planejada em poucas dcadas. No Brasil, investiu-se na criao de polos de crescimento econmico (Perroux, 1967), estimulados por polticas de investimento em indstrias-chave. Esperava-se que, aps a chamada fase take off (deslanchamento), iniciada pela gerao de renda nessas indstrias e a incluso de alguns segmentos sociais no mercado, surgiria um processo bola de neve que beneficiaria a sociedade como um todo. Isso porque os trabalhadores assalariados, por sua vez, aqueceriam a economia em funo da demanda por alimentos, roupas, entre outros. Consequentemente, outras indstrias e servios seriam atradas, os quais, de novo, gerariam

renda e oportunidades de emprego. Esperava-se que, dessa maneira, seria alcanada a insero social de todos os membros dessa nova sociedade urbano-industrial-capitalista no mercado, estimulando o consumo em massa, garantindo, assim, o crescimento autossustentado e o bem-estar da nao (Rostow, 1956). Esses princpios bsicos do desenvolvimento ainda permeiam, de forma modificada, as polticas urbanas atuais, sobretudo no Brasil. Isso, apesar dos debates sobre as limitaes dessa concepo para alcanar o mesmo nvel de desenvolvimento dos pases de centro diante da situao de dependncia provocada pela situao da troca desigual e da situao concorrencial na luta pelo espao ambiental. Tambm em relao a outros aspectos, as vises idealizadas sobre o desenvolvimento urbano-industrial negligenciam o processo histrico bastante contraditrio da formao das cidades industriais europeias, com consequncias hoje denominadas no sustentveis, que se repetem, em parte, nos chamados pases em desenvolvimento. Na Europa, a oferta de emprego na fase inicial da industrializao, por exemplo, provocou um inchao populacional nos centros urbanos, que, combinado com a explorao ilimitada dos trabalhadores industriais, envolvendo at o trabalho infantil, criou condies extremamente insalubres e gerou profundas tenses sociais. Nos centros industriais de Londres e Hamburgo, por exemplo, a construo de moradias, a infraestrutura sanitria, os servios sociais e os sistemas de sade no acompanharam tais dinmicas. As condies de vida pioraram drasticamente, a ponto de o mau estado de sade dos trabalhadores ameaar a prpria acumulao do capital, sobretudo nos casos de epidemias. Exemplo

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

153

Klemens Laschefski

dissofoi a epidemia de clera em Hamburgo, em 1892, que matou 8.600 habitantes, com reflexos profundos na economia local. Segundo Schubert (1993), a epidemia foi motivo para a adoo de polticas pblicas para a reestruturao urbana, que envolveram, entre outras aes, a construo de moradias adequadas, um sistema eficiente de abastecimento de gua, postos de sade e um programa de revitalizao construtiva de bairros populares. Interessante notar que, j em publicaes de 1906, foi mencionado que tais medidas que, nos dias de hoje, so recorrentes no planejamento ambiental urbano , propiciaram, alm do melhoramento da qualidade de vida para alguns, a especulao imobiliria e a concorrncia entre edifcios comerciais e administrativos e prdios residenciais nos centros da cidade, processo chamado em ingls de city building. Os bairros populares, em decorrncia do melhoramento da infraestrutura dos meios de transporte de massa, foram construdos fora dos limites da cidade, indicando um processo de aprofundamento da segregao social (Schubert, 1993). Analisando o processo de urbanizao de Belo Horizonte, podemos observar mesmo sem uma ciso to impactante como aquele gerada pela clera em Hamburgo processos semelhantes. Trata-se de um exemplo de cidade planejada na concepo moderna urbano-industrial delineada acima. O espao urbano era, inicialmente, planejado de acordo com determinadas funes sociais, econmicas e administrativas, que ainda se refletem em nomes de bairros como Cidade industrial, Funcionrios, entre outros. Os planejadores focalizaram as condies de produo para indstrias-chave ligadas siderurgia e metalurgia em funo das riquezas de minrio nos

seus arredores, com os setores de servios administrativos e de comrcio para atrair investidores internos e externos. De fato, foram principalmente as mineradoras de pases europeus que se apropriaram de grandes terrenos, explorando matria-prima e produtos semifabricados, enquanto a maior parte da produo de mais-valia acontecia em seus pases de origem. Apenas posteriormente se instalaram indstrias de fabricao de mquinas e automveis destinados ao mercado interno. Contudo, como em muitas outras cida des de pases em desenvolvimento, a con se qunciade tais polticas foi o desencadea mento de processos incontrolveis, como a migrao rural e a periferizao do espao urbano. Tais fatos tornaram necessria a criao do Plambel (Planejamento Metropolitano de Belo Horizonte), pela Lei Estadual n 6.303, em 1974, que assumiu, alm das questes de desenvolvimento industrial, assuntos relativos habitao. De modo geral, segundo Motta (2011), as polticas habitacionais se concentravam principalmente na construo de novas moradias por meio de programas de financiamento direcionados para a populao de baixa renda, ao mesmo tempo em que se procurou, por meio de remoes ou intervenes urbanas, a extino de reas dominadas pela autoconstruo de habitaes. Um exemplo o Projeto Vila Viva, iniciado em Belo Horizonte no ano de 2000, frequentemente apresentado como modelo de urbanizao e desfavelizao. Apesar das aparentes melhorias na rea a custo de remoes e outros impactos profundos nas relaes socioespacias , instaurou-se um processo recorrente de valo rizao de imveis, que se tornaram, assim, inacessveis para o grupo-alvo: as camadas sociais mais carentes. Motta (2011) destaca que

154

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

uma das principais causas desse descompasso que todas as polticas habitacionais visaram o financiamento de moradias; com o efeito, as habitaes foram concebidas como mercadorias. Consequentemente, os subsdios para os programas de habitao foram apropriados pelo empresariado do ramo atravs de processos de especula o imobiliria, direcionando-os a grupos com condies econmicas consolidadas para liquidar as dvidas a mdio e longo prazo (Motta, 2011; Costa,2003). Assim, explica-se a continuao das lutas pela moradia e o surgimento de novas favelas em tempos atuais, evidenciando, assim, a insustentabilidade das formas atuais de urbanizao. Ainda segundo Motta (2011), podemos, nesse contexto, diferenciar conflitos em torno 1) da permanncia e acesso moradia, que envolve, alm da construo de moradias e da regularizao fundiria de bairros existentes, ocupaes de terrenos e prdios abandonados; 2) de questes de infraestrutura, como a implantao e/ou melhoria do sistema de sanea mento (redes de abastecimento de gua eficientes, redes coletoras de esgoto, canalizao e recuperao de crregos devido a enchentes constantes); dos transportes (asfaltamento e abertura de vias, implantao ou melhoria de linhas de nibus); da instalao de rede eltrica, entre outros; e 3) de obras de urbanizao, geralmente realizadas pelo poder pblico, que implicam remoes ou mudanas no modo de vida. Todos esses conflitos tangenciam questes da sustentabilidade urbana, tanto em relao desigualdade social como aos problemas ambientais. Lembramos que os bairros populares, sejam eles formais ou informais, so locais onde se manifestam injustias ambientais, pois

so os principais palcos de conflitos ambientais. Tais conflitos ambientais podem ser: distributivos, que ocorrem em torno da aplicao de recursos pblicos para o acesso gua potvel ou instalao de equipamentos urbanos e infraestrutura de saneamento para melhorar a qualidade de vida na regio; espaciais, que se referem localizao de fontes poluidoras, como fbricas, que afetam a populao pelas emisses gasosas, liquidas ou sonoras que se espalham no espao; territoriais, que giram em torno de como determinados grupos realizam formas de vida que no correspondem aos significados atribudos por outros grupos, como, por exemplo, a ocupao de reas de risco. Entendemos que essa diferenciao de conflitos torna-se necessria diante das possveis respostas para sua resoluo. As duas primeiras categorias, os distributivos e os espaciais podem, em princpio, ser amenizados por meios tcnicos e administrativos e uma gesto adequada. Os conflitos ambientais territoriais, por sua vez, indicam as contradies profundas do prprio modo de produo capitalista do espao e da distribuio de poder sobre o territrio (Zhouri e Laschefski, 2010), que apontam a necessidade de repensar a configurao socioespacial como procuramos mostrar a seguir. Obviamente, os conflitos ambientais no se restringem aos bairros populares; problemas ambientais como poluio, trfico intenso, impermeabilizao dos solos, enchentes, entre outros, afetam a populao urbana como um todo, porm de forma desigual. Dessa forma, os conflitos ambientais indicam tambm aspectos da desigualdade social que, ao final, tem o seu reflexo na violncia urbana. Por causa dela, muitos moradores com renda mais elevada consideram insustentvel a vida urbana nessas

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

155

Klemens Laschefski

condies e procuram sossego e segurana fora da cidade ou em loteamentos fechados com aparncia fortificada (Laschefski, 2006; Mendona, 2003; Costa, 2003). Enuncia-se, assim, mais uma contradio: a urbanizao promove a aproximao espacial dos moradores das cidades, mas, diante da insegurana do cotidiano, eles fogem, optando pelo isolamento individual, pelo distanciamento no espao social nas mais variadas formas de guetos (alm dos empreendimentos imobilirios, podemos mencionar clubes e shopping centers com acesso restrito, entre outros). Se considerarmos que o espao ambiental de Belo Horizonte ultrapassa os limites da cidade construda, confirma-se a tendncia monoculturizao da hinterlndia, que se materializa na expanso do setor agropecurio comercial e na instalao de grandes barragens como Furnas, Trs Marias e Irap. Nesse contexto, destacam-se as reas de minerao, que formam, junto com as indstrias da siderurgia e extensas plantaes de eucalipto e pinus para produo de carvo vegetal, um complexo agroindustrial que ocupa grande parte das reascentrais e da regio norte de Minas Gerais e do Vale do Jequitinhonha. Essa situao gera inmeros conflitos ambientais territoriais junto s populaes tradicionais, com processos semelhantes aos que aconteceram na Alemanha, como descrito acima (Laschefski, 2010). Assim, o modo de produo capitalista do espao produz cidades que expressam a insustentabilidade do atual modelo de desenvolvimento, que gera as chamadas crises ambientais globais e desigualdade social.

O metabolismo socioambiental e as relaes do poder


Diante do exposto, fica claro que a busca por cidades sustentveis tem que considerar o metabolismo urbano, mostrado por Lefbvre (1991) a partir do exemplo da relao de uma casa com o contexto socioespacial:
Pode-se ver [a casa] como um eptome da imobilidade com os seus contornos fortes, frios e rgidos [...] Contudo, uma anlise crtica, sem dvida, destruiria a aparncia de solidez desta casa [] luz dessa anlise imaginria nossa casa emergiria como permeada por fluxos de energia de todas as direes que passam para dentro e fora atravs de todos os caminhos imaginveis: gua, gs, eletricidade, linhas de telefone, sinais de rdio e televiso, entre outros [] a cidade [...] consome quantidades colossais de energia, fsica e humana, [...] efetivamente uma fogueira constantemente flamejante. (Lefbvre, 1991, pp. 92-93, traduo nossa)

Na citao, observamos que a estrutura espacial est intrinsecamente vinculada ao consumo individual das pessoas. Mesmo um cidado ecologicamente correto tem possibilidades limitadas de reduzir seus padres de consumo devido estrutura socioespacial dispersa na qual organiza seu cotidiano. Os sistemas de gua e esgoto, o tratamento do lixo, as linhas de transmisso de energia eltrica, a rede viria do comrcio, seja para alimentos ou bens durveis, envolvem caminhos de transporte que abrangem todo o globo. As funes sociais bsicas como trabalho, compras,

156

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

educao,entre outros, acontecem a grandes distncias, que s podem ser superadas por meios de transportes motorizados. Em relao ao hinterlandia descrito acima, Freund (2010) lembra que o espao ambiental dos sistemas de transporte baseado em carros e dos sistemas fast food como produto da agricultura industrial e pecuria so insustentveis em relao intensidade de energia e recursos, assim como em relao ao consumo de terras. Nessa perspectiva, revela-se o carter ilusrio da interpretao da modernidade como a possibilidade de relativa libertao dos constrangimentos ecolgicos diante das possibilidades da diviso do trabalho, da troca mediada pelo mercado e da capacidade humana para transformar o mundo biofsico (Goldblatt,1996). A pegada ecolgica da sociedade moderna est mais alta do que nunca e os indivduos, inseridos num sistema de produo e reproduo de abrangncia global, jamais foram to dependentes dos recursos materiais. Na verdade, o mercado leva abstrao das relaes socioespacias, ofuscando, assim, a base de reproduo material da sociedade moderna, tornando-a invisvel aos seus integrantes individuais. Iniciativas para a conscientizao da populao em relao aos seus padres de consumo, como parte da educao ambiental, so, diante dessas relaes socioespaciais, insuficientes para alcanar alguma forma de sustentabilidade. Segundo Swyngedouw (2007), esse metabolismo socioambiental da sociedade globalizada, diante do seu contedo social e de suas qualidades fsico-ambientais, precisa ser entendido como uma produo histrica. Qualquer parque urbano, arranha-cu ou reserva natural contm e expressa um conjunto de processos

sociofsicos que incorporam relaes metablicas e sociais especficas. O mundo, de acordo esse autor, seria um ciborgo, parcialmente natural, parcialmente social, parcialmente tcnico e parcialmente cultural, sem fronteiras, centros e limites claros. Assim, quaisquer mudana fsica e ambiental ou modificao dos fluxos, redes e prticas socioambientais no podem ser entendidas independentes das condies histricas, culturais, polticas ou econmicas e das instituies que as acompanham. Esses metabolismos socioambientais, frequentemente, abrangem tendncias contraditrias e conflitantes, sobretudo quando qualidades socioambientais so reforadas em um lugar para alguns humanos e no humanos , resultando na deteriorao das condies socioecolgicas de um outro lugar, como expresso, de forma abstrata, nos conceitos espao-ambiental ou pegada ecolgica, apresentados anteriormente. Dessa forma, os processos de mudana metablica nunca so socialmente ou ecologicamente neutros. As redes socioecolgicas so permeadas pelas geometrias de poder, que decidem, finalmente, quem tem acesso aos recursos ou outros componentes do meio ambiente e controle sobre eles e quem est excludo desses imbrglios metablicos (Swyngedouw, 2007). Nesse contexto, o autor cita o direito cidade, de Henri Lefbvre, que implicaria tambm no direito ao metabolismo. Com respeito a essa temtica, Harvey (2008) afirma que o direito cidade abrange muito mais do que a liberdade individual para acessar os recursos urbanos. Seria mais um direito comum do que um direito individual, pois essa transformao depende inevitavelmente do exerccio do poder coletivo para reformar os processos de urbanizao. Trata-se, de acordo de Harvey (2008), de

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

157

Klemens Laschefski

um dos direitos mais negligenciados entre os direitos humanos. Nessas afirmaes, reflete-se a ideia de que o primeiro passo para a superao dos impasses socioambientais do espao urbano seria a verdadeira democratizao da sociedade, que implica tambm a aceitao de situaes de conflito ao invs de polticas participativas que promovem consensos artificiais em campos caracterizados por assimetrias nas relaes do poder.

ambiental, infraestrutura urbana, ao transporte e aos servios pblicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras geraes; II gesto democrtica por meio da participao da populao e de associaes representativas dos vrios segmentos da comunidade na formulao, execuo e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano. (Brasil, 2001)

Para realizar tais tarefas, essa lei prev, no seu Artigo 32, a operao urbana consorciada, que

Do Direito Cidade ao Estatuto da Cidade: um caminho para a sustentabilidade urbana?


Harvey (2008) menciona no seu artigo a conquista dos movimentos sociais urbanos no Brasil, que conseguiram a consolidao legal de reivindicaes importantes no Estatuto da Cidade do Brasil, definido pela lei 10.257, de 10 de julho de 2001. De modo geral, essa lei considerada um passo importante para a garantia do direito cidade e a democratizao das polticas urbanas, devido regulamentao da funo social da terra e da participao na elaborao de planos diretores, entre outros. Citamos o Artigo 2:
A poltica urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funes sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais: I garantia do direito a cidades sustentveis, entendido como o direito terra urbana, moradia, ao saneamento

1 [...] o conjunto de intervenes e medidas coordenadas pelo Poder Pblico municipal, com a participao dos proprietrios, moradores, usurios permanentes e investidores privados, com o objetivo de alcanar em uma rea transformaes urbansticas estruturais, melhorias sociais e a valorizao ambiental. (Brasil, 2001)

As operaes urbanas so executadas principalmente por intermdio de Parcerias Pblico-Privadas (PPP). Como exemplo de implementao dessa lei, apresentamos aqui alguns aspectos levantados em torno de uma pesquisa em andamento sobre a Operao Urbana do Isidoro, uma das ltimas reas verdes de Belo Horizonte. Procuramos investigar como a gesto democrtica realizada na prtica e em qual sentido os discursos da sustentabilidade social e ambiental so empregados pelos atores envolvidos. Na leitura oficial, a rea em questo se caracteriza pela urbanizao espontnea e irregular. Para enfrentar essa situao, a prefeitura de Belo Horizonte estabeleceu, no mbito da operao urbana, uma PPP com o

158

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

empreendimentoGranja Werneck S/A. O projeto foi apresentado como uma inovao do planejamento urbano sustentvel e visa construo de 17.500 unidades habitacionais em reas preservadas. O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do empreendimento prope uma srie de medidas em relao eficincia energtica, tratamento de lixo, saneamento e equipamentos urbanos (MYR Projetos Sustentveis, 2011), que correspondem, de modo geral, a medidas da modernizao ecolgica promovidas por redes de governos municipais como a Internatio-

Interessa analisar, ento, como o empreendimento se relaciona com as comunidades j existentes no entorno da rea prevista para sua construo, compostas por populaes privadas do direito cidade, moradores de bairros informais, parcialmente localizados em reas de proteo ambiental e de risco geolgico, ameaados de remoo. O fato que o empreendimento Granja Werneck destinado a atender, principalmente, classes sociais com poder aquisitivo mais elevado. Contudo, de acordo com o regulamento da Operao Urbana do Isodoro, 10% das habitaes construdas na rea interna desse novo bairro deveriam ser destinadas Poltica Municipal de Habitao, para atender famlias com renda de 0 a 6 salrios mnimos. Porm, no EIA, consta que o empreendimento visa beneficiar o segmento de 3 a 10 salrios mnimos:
O empreendimento Granja Werneck poder contribuir com o programa Minha Casa Minha Vida atendendo a populao com faixa salarial familiar acima de trs salrios mnimos. Para a populao que tem renda abaixo deste patamar dever ser invivel comercializar os imveis, cujo valor ser agregado de custos como o alto valor dos terrenos, impostos, contrapartidas e alta dos materiais de construo. (MYR Projetos Sustentveis, 2011, p. 49)

nal Council for Local Environmental Initiatives (ICLEI),3 que j esto sendo amplamente inseridas em polticas pblicas municipais. De certa forma, seguem o modelo da cidade compacta, visando reduo das relaes socioespaciais atravs de um setor de servios, creches, escolas e um centro comercial na proximidade das novas unidades habitacionais. O que chama a ateno que os empreendedores idealizaram o projeto como a construo de um novo bairro, apresentando o centro de servios e comrcio como uma [...] aldeia [...] que proporcionar, acima de tudo, a volta da vida em comunidade, a noo humanista de lugar e a vida em harmonia com o meio ambiente (MYR Projetos Sustentveis, 2011, p. 34, grifos nossos). O que surpreende a apropriao de termos que frequentemente so relacionados s formas de vida no campo, fruto de uma trajetria de convivncia de geraes, consideradas atrasadas em relao sociedade moderna, ou seja, algo sujeito a um processo evolutivo que dificilmente pode ser construdo. Nesse discurso, reflete-se o apelo emocional a uma certa saudade direcionado a possveis compradores que procuram sossego diante das ameaas urbanas supracitadas.

Diante das exigncias da poltica habitacional, os empreendedores procuram atender aquele grupo que, segundo o programa governamental Minha Casa Minha Vida, tem acesso ao financiamento de imveis orados entre R$80 mil e R$130 mil. A justificativa de considerar apenas grupos com salrios maiores essencialmente baseada na perspectiva de obter,

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

159

Klemens Laschefski

entre as faixas salariais determinadas pelas polticas habitacionais, o maior lucro possvel. Como a Poltica Municipal de Habitao prev o atendimento de populaes com renda de 0 a 3 salrios mnimos, os empreendedores esto negociando a construo de 1.750 unidades habitacionais para esse pblico, mas fora dos limites da rea planejada. Verifica-se, assim, a afirmao de Acselrad (2004) de que esse tipo de empreendedorismo urbano, promovido pelo prprio poder municipal, pautado nas vantagens econmicas, que subordinam as formulaes das polticas pblicas, gerando novos conflitos territoriais na rea do entorno. Durante as reunies de comunicao social s comunidades vizinhas exigncia do rgo licenciador para atender os requisitos do Estatuto da Cidade com respeito participao , esto sendo tratados apenas os possveis efeitos positivos indiretos oriundos da dinamizao econmica da regio. No momento da concluso deste artigo, o objetivo principal da comunicao social ainda no foi alcanado: esclarecer como as comunidades sero impactadas pelos efeitos direitos e indiretos do empreendimento e discutir a viabilidade de propostas de amenizar ou evitar os impactos negativos (Landes et al., 2012). Contudo, como esse processo ainda estava em andamento, no possvel uma avaliao final dele. Alm disso, no h clareza sobre as reais consequncias da supervalorizao dos imveis para a populao carente. bem provvel que ser ainda mais difcil adquirir uma moradia naquela localidade, conquistar a documentao de titulao de propriedade dos loteamentos antigos no regulamentados e, ainda, permanecer nesse espao por causa da elevao do custo de vida na regio. Nesse sentido,

entendemos que a especulao acelerada, promovida por projetos como a Granja Werneck, tem potencial de agravar a segregao socioespacial em funo da presso direta ou indireta para que os moradores atuais saiam da regio. Contudo, cabe lembrar que, de forma contraditria, empreendimentos desse porte podem levar a um movimento inverso: a atrao de um elevado contingente populacional na busca de emprego nas residncias desses empreendimentos imobilirios como jardineiros e outros servios domsticos, que se instala na regio sem a devida infraestrutura urbana, problemtica j analisada em outros trabalhos (Laschefski,2006; Laschefski e Costa, 2008). Contudo, cabe lembrar que entidades da sociedade civil organizada, como ONG ambientais, compartilham as preocupaes em relao aos futuros problemas do entorno, mas no se posicionam contra essa forma de empreendedorismo imobilirio. O coordenador do Projeto Manuelzo, Marcus Vincius Polignano, alegou: [...] o projeto tem aspectos positivos no que tange rea que vai ser ocupada, mas falta ser discutido o que vai acontecer no entorno (Manuelzo, 2011). Tal afirmao surpreende diante da possibilidade de supresso da vegetao nativa por causa da construo dos edifcios e os impactos de aproximadamente 200.000 novos moradores na bacia hidrogrfica. Aparentemente, h certa aceitao da hiptese de que a preservao das reas restantes pode ser alcanada por meio da agregao de valor aos imveis, visando compradores que procuram proximidade com as belezas cnicas das paisagens da regio. A estratgia da ONG, de acordo de Polignano, discutir, junto com o poder pblico e outras lideranas comunitrias, propostas para resolver

160

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

as demandas em torno dos impactos do empreendimento. Assim, para solucionar problemas ambientais e sociais, essa ONG assume um papel proativo e propositivo em relao a assuntos tcnicos e administrativos, mas sem tocar nos processos polticos que possibilitam essa nova forma de apropriao do espao justificada com o discurso da sustentabilidade. Tudo indica que o Estatuto da Cidade, na forma como est sendo implementado, induz a um processo que Dagnino (2004) chama a confluncia perversa da institucionalizao da participao da sociedade civil e do projeto neoliberal. 4 Em resumo, o projeto Granja Werneck est promovendo uma elitizao do espao urbano, adotando uma concepo de sustentabilidade que visa, sobretudo, agregar valor de troca aos imveis comercializados. Costa et al. (2011) observaram que essa verso da sustentabilidade urbana elitizada tambm permeia os Planos Diretores de municpios do vetor Norte da Regio Metropolitana de Belo Horizonte, particularmente aqueles integrados APA Carste de Lagoa Santa, como Confins, Lagoa Santa, Matozinhos e Pedro Leopoldo. As polticas municipais procuram, claro, a regularizao e urbanizao dos bairros populares existentes, mas h uma inteno explcita de evitar que seus territrios continuem sendo locais de extenso da urbanizao perifrica. Ao invs disso, pretendem promover atividades econmicas em torno do turismo e loteamentos fechados, mimetizando, assim, a expanso elitizada da regio Sul de Belo

Horizonte(Costa et al., 2011). A esperana que a valorizao do territrio municipal evite a reterritorializao de grupos no desejados oriundos de outros municpios. Entretanto, os municpios, ao apostar na atrao de empreendimentos imobilirios privados, negligenciam que entram numa luta concorrencial no mercado de cidades (Vainer, 2000), no qual valores relacionados aparnciada paisagem e sensao de segurana social so elementos de marketing. Tal processo transforma no apenas os empreendimentos imobilirios, mas tambm as prprias cidades em mercadoria. Como esses municpios configuram a continuao territorial da rea da Operao Isodoro, reduzem-se os espaos para solucionar o dficit habitacional generalizado. Costa et al. (2011) tambm chamam ateno para a diminuio das reas rurais nos municpios estudados, com consequncias em relao s atividades agrcolas e de segurana alimentar. Obviamente, nessa realidade, no h espao para a agricultura familiar ou da pequena propriedade, pois a tendncia geral de elevao dos patamares de preo da terra. Finalmente, Costa et al. (2011) constatam que a poltica de elitizao do espao urbano, com base na retrica da sustentabilidade ambiental, negligencia o fato de que os moradores de alta renda so geradores de intensos fluxos de ve culos, de novas necessidades de consumo, de sofisticada infraestrutura urbana e regional, o que configura novos desafios para o planejamento urbano.

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

161

Klemens Laschefski

Sustentabilidade versus equidade: a ambientalizao de impasses sociais


bem provvel que, contraditoriamente, as polticas para promover a sustentabilidade ambiental custa da justia social induzam processos de urbanizao descontrolada em outros lugares, inclusive em reas de risco e/ou destinadas preservao ambiental. Em princpio, esses recortes espaciais so reas com pouco potencial de agregao de valor, configurando-se, no contexto de produo capitalista do espao, como sobras. Assim, constri-se, artificialmente, o conflito entre o social e o ambiental. Frequentemente, os moradores dessas reas enfrentam o estigma de pouco esclarecidos por colocarem a prpria vida em risco, ou de problema ambiental por invadirem reas de alto valor ecolgico, o que justifica sua remoo. Referimo-nos aqui fala de um morador de um bairro no formalizado, localizado numa rea de APP bastante acidentada, na vizinhana do projeto Granja Werneck. O morador defendeu que o poder pblico tem que considerar que a ocupao da rea no fruto da ignorncia dos moradores e que o risco como morador de rua, exposto ao crime, seria bem mais concreto do que a possibilidade de um eventual deslizamento. Consequentemente, os moradores de bairros irregulares no devem ser considerados como problema ambiental, mas, sim, como problema habitacional. Continuando, alegou que existem tcnicas para diminuir os riscos naquelas reas, nas quais o
5

poder pblico poderia investir para resolver os problemas de habitao. De fato, h uma tendncia de as camadas da populao com alta renda de, cada vez mais, investir em edificaes localizadas em reas montanhosas que necessitam medidas construtivas sofisticadas. Tal fato mostra que a definio de reas de risco uma construo social; refere-se s pessoas que no tm recursos suficientes para acessar as tecnologias adequadas para manter suas casas em declives ngremes. Tambm no possuem o capital social necessrio para exigir o direito de permanncia em APP, algo admitido para outros. Exemplo disso o Bairro Belvedere III, em Belo Horizonte, que j est ultrapassando a cumeeira da Serra de Curral, uma rea tombada pelo IPHAN, que marca o limite entre os municpios de Belo Horizonte e Nova Lima. Inicialmente, o bairro sofreu uma ocupao desordenada, promovida por fortes investidores do setor imobilirio, causando inmeros impactos na vegetao natural, na situao hidrolgica, no clima e no trnsito, entre outros. Os problemas culminaram na ameaa de importantes mananciais em torno da Lagoa Seca e do Crrego Cercadinho, um afluente do Ribeiro Arrudas que, por sua vez, pertence bacia hidrogrfica do Rio das Velhas. A rea de extrema importncia para o abastecimento de gua potvel da populao da zona sul de Belo Horizonte. Mesmo assim, a urbanizao promovida pela especulao imobiliria foi posteriormente legalizada em desrespeito e subsequente flexibilizao da legislao ambiental (Amorim, 2007). Entretanto, as correes necessrias para manter a qualidade ambiental so realizadas pelo poder pblico. Vasconcelos et al.

162

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

(2011) mencionam,por exemplo, a instalao de um novo sistema de drenagem e captao de gua de chuva ao redor da Lagoa Seca, parao qual o poder muni cipal disponibilizou R$7 milhes. O Ministriodas Cidades, por sua vez, prev, no mbito do Programa de Acelerao do Crescimento (PAC 2), R$1,8 milhes para um projeto de saneamento integrado em torno do Crrego Cercadinho. O exemplo mostra que as camadas mais abastadas esto cada vez mais disputando os morros termo tradicionalmente utilizado como sinnimo de favelas com as camadas mais pobres. Obviamente, reas ocupadas pelos primeiros dificilmente sero rotuladas como reas de risco, mesmo quando apresentam as mesmas caractersticas geofsicas e ecolgicas que os bairros irregulares, o que revela uma injustia ambiental. No caso de remoes de bairros populares de reas consideradas inadequadas surgem novas contradies com capacidade de provocar conflitos ambientais. As solues propostas pelo poder pblico para os removidos a disponibilizao de moradias em edificaes verticais, em funo da falta de espaos destinados a essa finalidade. Contudo, a troca de um barraco por um apartamento pode provocar grandes transformaes no modo de vida dessas pessoas, j que determinadas aes no podem mais ser realizadas. Pensemos, por exemplo, na criao de porcos, galinhas e outros animais, no cultivo de uma horta ou no uso de um fogo a lenha. Tais atividades no so apenas um hbito especfico; na verdade, complementam o sustento dessas pessoas, que, em sua maioria, no tm emprego fixo. Alm disso, morar num prdio significa a regulamentao do consumo de energia, gua e outros servios

que envolvem custos adicionais para os moradores. A condio bsica para sustentar a vida num prdio a renda fixa e regular, algo raro, sobretudo entre as pessoas cuja faixa de renda de 0 a 3 salrios mnimos. A partir do exposto, podemos tirar duas concluses: por um lado, o discurso ambiental, no raramente, utilizado para destacar a situao de ilegalidade de moradores em reas de sensibilidade ambiental ou de risco. Trata-se, ento, da ambientalizao de um problema social: o dficit habitacional. Oblitera-se, assim, outra ilegalidade: a negligncia do direito constitucional moradia digna, que, por sua vez, baseado na Declarao Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Por outro, o tratamento do dficithabitacional por meio de instrumentos do mercado impede que a parcela da populao no integrada ou parcialmente integrada economia formal usufrua o direito cidade. Para alm da garantia desse direito em consequncia, entendemos que preciso ampliar o Estatuto da Cidade com a especificao de um Direito ao Territrio.

Na busca do espao sustentvel e socialmente justo


Confirma-se, ento, a afirmao de Hodson e Marvin (2008) de que as respostas neoliberais dominantes baseadas em tecnologias de acordo com o modelo de cidade e coeficiente visam construo de enclaves para usurios premium.Em contraste a essas propostas convencionais, os autores resumem algumas condies bsicas para alternativas menos

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

163

Klemens Laschefski

direcionadasao comrcio e tecnologia, com o objetivo de pautar a necessidade de criar cidades justas na agenda urbana. Isso envolveria principalmente o seguinte questionamento: para que e para quem servem as respostas, promovendo uma mudana sociotcnica que procura reformar as cidades existentes e no a construo de novos enclaves e coeficientes. Afinal, a sustentabilidade social tem que garantir a segurana social, ecolgica e energtica para todos (e no apenas para alguns privilegiados), por intermdio de polticas que procurem lidar com a interconectividade entre os processos sociais e a crise ecolgica e social. Perguntamo-nos: possvel criar um espao urbano sustentvel? Para destacar a necessidade de elaborar utopias concretas, lembramos a crtica de Lefbvre (1991) aos planejadores urbanos soviticos, que no produziram um espao socialista, mas apenas reproduziram o projeto urbano dos pases industrializados, que [...] simplesmente continuaria no caminho de crescimento e acumulao [...] O processo do crescimento puramente quantitativo tem que ser colocado em questo (Lefbvre,1991, p. 357). Porm, ele admite que no tinha uma viso concreta do que seria esse espao novo. Como se pode observar, essa problemtica ainda mais complexa quando pensamos no metabolismo socioambiental das sociedades urbano-industrial-capitalistas. Ento, como seria concretamente a expresso espacial do metabolismo socioambiental sustentvel? Recorremos mais uma vez a Lefbvre (1991) que alega que a estratgia para um projeto socialmente progressivo pode ser fundada em pequenos e mdios empreendimentos em cidades compatveis com esse foco,

proposta que permeia quase todos os discursos sobre cidades sustentveis. O que surpreende nas solues propostas para alcanar a sustentabilidade com equidade que, em princpio, no h nada de novo. J no sculo XV, na poca do cerceamento das terras camponesas na Inglaterra e da ascendncia da industrializao e do capitalismo, foi Thomas Morus que apresentou o desenho da ilha fictcia Utopia (derivado do latim, significa no lugar) como um recorte espacial limitado, cujos moradores procuravam o consumo equilibrado e distribudo de forma igualitria. Morus (2001) original publicado no incio do sculo XVI, durante o reinado do Henrique VII acreditava que podiam ser criados sistemas de produo e consumo dos recursos naturais que permitissem uma vida em abundncia para todos os membros da sociedade, com o consumo se concentrando naquilo que fosse essencial, eliminando artigos de luxo. Nessa afirmao, podemos identificar claramente a mesma crtica feita s sociedades afluentes dos anos 1960 (Marcuse, 1969). A ilha Utopia era caracterizada por uma organizao socioespacial com estrutura urbana policntrica, formada por 54 cidades dispostas em torno da capital Amaurota, sede de um governo centralizado, mas com estrutura igual a todas as outras cidades. Tais ncleos seriam centros de artesanato, educao, cincia e administrao. A necessidade de organizao central do governo explica-se por causa da ameaa de possveis invasores e guerras. Contudo, o prncipe no teria mais os privilgios da classe aristocrtica, que se destacou por seus bens materiais; seu papel seria mais o de um administrador do pas. No entanto, Morus j previu

164

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

um sistema representativo de conselheiros que, junto com o prncipe, formulariam as polticas pblicas. Tais representantes seriam designados pelos chamados filarcos ou sifograntes, que, por sua vez, formariam uma assembleia municipal democraticamente eleita. Na escrita de Morus, destacam-se tambm as propostas para a poltica populacional e o planejamento familiar, cujo objetivo seria manter a populao estvel. Cada membro da sociedade, inclusive os conselheiros e o prncipe, so obrigados a trabalhar por dois anos no campo, o que garantiria a origem de toda prosperidade da sociedade. Assim, Morus considerava o trabalho no campo to nobre quanto as atividades nas cidades, mostrando, assim, que a cidade no pode ser vista como um sistema de produo e reproduo independente da zona rural. O ponto de partida de Morus era a vida parasitria e faustosa da corte numa poca em que os prncipes e seus vassalos viviam num luxo exuberante. Porm, abordou tambm o enriquecimento da classe burguesa, enquanto aqueles que produzem tais riquezas, sobretudo os homens no campo, eram submetidos explorao desumana. Alm disso, Morus props que os bens que simbolizavam a riqueza, tais como ouro, pedras preciosas, entre

outros, fossem considerados coisas inteis e desnecessrias.Consequentemente, questionou profundamente as relaes de poder em torno dessas supostas riquezas que fundamentam a ganncia e a corrupo. O resultado das reflexes de Morus um profundo questionamento de relaes de poder to prejudiciais para o povo. Embora no abordando explicitamente a situa o ecolgica, ele entendeu que o consumo ilimitado de bens materiais e do prprio espao pelos prncipes, pela corte e pelos vassalos era a causa de conflitos territoriais, guerras e injustia social. Nessa breve descrio da viso de Morus, refletem-se muitos elementos que marcam hoje a discusso sobre sustentabilidade urbana pautada nos princpios do equilbrio ecolgico e da justia ambiental. Tambm fica claro que essas questes no podem ser tratadas sem pensar um novo modelo de produo do espao, garantindo, alm do consumo equitativo e equilibrado dos recursos naturais, o direito ao territrio. O que surpreende que muitos aspectos das propostas e modelos das cidades sustentveis atuais no se diferem em muito da viso de Morus, fechando, assim, o ciclo de 500 anos de busca pela sustentabilidade urbana.

Klemens Laschefski Doutor em Geografia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha. Professor Adjunto no Programa de Ps-Graduao em Geografia, Instituto de Geocincias, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte/MG, Brasil. klemens.laschefski@gmail.com

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

165

Klemens Laschefski

Notas
(1) Carlowitz era o administrador principal de minerao no governo do Frederico Augusto I, o forte, ento Eleitor da Saxnia, Alemanha. (2) Malthusiano: viso pessimista quanto finitude dos recursos naturais para atender as demandas oriundas do crescimento populacional e a elevao dos padres de consumo. O termo se refere a obra de Thomas Malthus (1798) sobre o princpio da populao (Malthus, 1998). Cornucopiano: viso otimista que acredita que as demandas futuras podem ser atendidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias que visem a otimizao e a eficincia energtica e material de processos produtivos que resultem numa elevao da produtividade no geral. um termo da mitologia grega e refere-se a um chifre da cabra Amalthea que amamentava o recmnascido deus Zeus. A criana ganhava fora extraordinria e quebrava o chifre, acidentalmente, durante uma brincadeira. O chifre possui um poder divino; fonte ilimitada de tudo que for desejado (Kernyi, 1994). (3) Para mais informaes: http://www.iclei.org/index.php?id=804 (4) De fato, a lei foi criada no governo de Fernando Henrique Cardoso, que defendeu polticas de terceira via, que, segundo Giddens (1998), procuraram renovar o neoliberalismo radical e retomar meios de interveno poltica para evitar injustias sociais. Nesse contexto, foram promovidas estruturas e instituies da sociedade civil, que assumiram tarefas sociais para as quais o estado reduzido no se responsabilizou. Em troca, as entidades da sociedade civil ganharam o direito de participao na formulao de polticas pblicas. (5) Apresentao durante um seminrio realizado no dia 25 de novembro de 2011, no mbito da disciplina Aulas Prticas Integradas de Campo, do curso Cincias Socioambientais, com participantes do projeto Granja Werneck, da comunidade quilombola Mangeiras e do bairro Novo Lajedo.

Referncias
ACSELRAD, H. (2004). Desregulao, contradies espaciais e sustentabilidade urbana. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 107, pp. 25-38. AMORIM, F. P. (2007). Belvedere III: um estudo de caso sobre a influncia do mercado imobilirio na produo da paisagem e espao urbanos. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. BERMANN, C. (2011). Notas sobre la energa incorporada en la exportacin de bienes primarios en Brasil. Energa y Equidad, v. 1, pp. 31-38. BLICKLE, P. (2004). Die Revolution von 1525. Mnchen, R. Oldenbourg. BRASIL (2001). Estatuto da cidade: Lei n. 10.257, de 10 de julho. Disponvel em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acesso em: 8 abr 2013.

166

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

BRASIL (2012). Ministrio das Cidades. Elaborao de projeto executivo de Saneamento Integrado da Bacia Hidrogrfica do Crrego Cercadinho - Belo Horizonte/MG. Disponvel em: http://www.pac. gov.br/obra/24438. Acesso em: 29 set 2012. CARLOWITZ, H. C. von (2000). Sylvicultura oeconomica. Anweisung zur wilden Baum-Zucht . (Reimpresso da Edio CARLOWITZ, H. C. von (1713)). Leipzig, Braun. CMMD Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (1991). Nosso futuro comum. Rio de Janeiro, Ed. da Fundao Getlio Vargas. COSTA, G.; COSTA, H. S. M.; VEIGA, F. M. e TALMA, M. M. P. de (2010). Planos diretores e polticas territoriais: reflexes a partir de transformaes no vetor norte de expanso da Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Paranaense de Desenvolvimento. Curitiba, n. 119, pp. 79-106. COSTA, H. S. M. de (2003). Natureza, mercado e cultura: caminhos para a expanso metropolitana de Belo Horizonte. In: MENDONZA, J. e GODINHO, M. H. L. Populao, espao e gesto na metrpole novas configuraes, velhas desigualdades. Belo Horizonte, PUC-Minas. DAGNINO, E. (2004) Sociedade civil, participao e cidadania: de que estamos falando?, In: MATO D. l. (coord.). (2004). Polticas de ciudadana y sociedad civil en tiempos de globalizacin. Caracas, FACES, Universidad Central de Venezuela. FERREIRA, M. B. (2003.) A proteo do patrimnio natural urbano e suas temporalidades: estudo de caso sobre a Serra do Curral. Dissertao de Mestrado. Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais. FETZER, R. (2002). Untertanenkonflikte. In: Ritterstift Odenheim Vom Ausgehenden Mittelalter Bis Zum Ende Des Alten Reiches. Stuttgart, W. Kohlhammer. FREUND, P. (2010). Capitalism, time space, environment and human well being: envisioning ecosocialist temporality and spatiality. Capitalism, Nature, Socialism, v. 21, n. 2, pp. 112-121. GIDDENS, A. (1998). The third way: the renewal of social democracy. Cambridge, Polity Press. GLOBAL FOOTPRINT NETWORK (2012a). Brazil. Disponvel em: http://www.footprint-network.org/ images/trends/2012/pdf/2012_brazil.pdf. Acesso em: 29 set 2012. ______ (2012b). Germany. Disponvel em: http://www.footprint-network.org /images/trends/2012/ pdf/2012_germany.pdf. Acesso em: 29 set 2012. GOLDBLATT, D. (1996). Social theory and environment. Oxford, Polity. HARVEY, D. (2008). The right to the city. New left review, n. 53, pp. 23-40. Disponvel em: http:// newleftreview.org/article/download_pdf?id=2740, Acesso em: 8 abr 2013. HODSON, M. e MARVIN, S. (2000). The Right to the City Energy and Climate Change. In: Contours of Climate Justice: Ideas for Shaping New Climate and Energy Politics. Dag Hammarskjld Foundation Occasional Paper Series. Critical Currents, n. 6, pp. 70-78. HUBER, J. (1982). Die verlorene unschuld der kologie neue technologien und industrielle entwicklung. Frankfurt/M, Fischer. IUCN International Union for Conservation of Nature (1980). The world conservation strategy: living resource conservation for sustainable development. Gland. KERNYI, K. (1994). Die Mythologie der Griechen - Die Gtter- und Menschheitsgeschichten. Mnchen, dtv.

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

167

Klemens Laschefski

LANDES, P. N. C.; ALVES, P. P. e LASCHEFSKI, K. (2012). Planejamento urbano e justia social: anlise de um novo modelo de desenvolvimento regional em Belo Horizonte. I SEMINRIO INTERNACIONAL CIDADE E ALTERIDADE: CONVIVNCIA MULTICULTURAL E JUSTIA URBANA, 25-28 set. Anais. Belo Horizonte (no prelo). LASCHEFSKI, K. (2006). A sustentabilidade geogrfica de condomnios na zona metropolitana de Belo Horizonte. In: COSTA, H. S. de M. (org.). Novas periferias metropolitanas. Belo Horizonte, c/Arte. ______ (2010). Agrocombustveis a caminho de um novo imperialismo ecolgico?. In: ZHOURI, A. e LASCHEFSKI, K. (org.). Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte, UFMG. ______ (2011). Licenciamento e equidade ambiental: as racionalidades distintas de apropriao do ambiente por grupos subalternos. In: ZHOURI, A. (org.). As tenses do lugar: hidreltricas, sujeitos e licenciamento ambiental. Belo Horizonte, Ed. UFMG. LASCHEFSKI, K. e COSTA, H. S. de M. (2008). Segregao social como externalizao de conflitos ambientais: a elitizao do meio ambiente na APA-Sul, Regio Metropolitana de Belo Horizonte. Ambiente e Sociedade. Campinas, v. 11, pp. 307-322. LEFBVRE, H. (1991). The production of space. Oxford, Blackwell. ______ (2004). A revoluo urbana. Belo Horizonte, UFMG. LUTERO, M. (1996). Exortao paz: resposta aos Doze Artigos do Campesinato da Subia. In: LUTERO, M. Obras selecionadas. So Leopoldo. Sinodal, Porto Alegre, Concrdia, v. 6. pp. 304-329. MALTHUS, T. (1998). An essay on the principle of population. Electronic Scholarly Publishing Project. Disponvel em: http://129.237.201.53/books/malthus/population/malthus.pdf. Acesso em: 28 set 2012. MANUELZO (2011). De olhos abertos Audincia pblica discute ocupao na Bacia do Isidoro. Disponvel em: http://www.manuelzao.ufmg.br/comunicacao/noticias/de-olhos-abertos. Acesso em: 29 set 2012. MARCUSE, H. (1969). Befreiung von der berflugesellschaft. In: ENZENSBERGER, H. M. (ed). Kursbuch 16. Frankfurt, Suhrkamp. MEADOWS, D. H.; MEADOWS, D. L.; RANDERS, J. e BEHRENS, W. (1972). The limits to growth. Nova York, Universe Books. MENDONA, J. G. (2003). Belo Horizonte: a metrpole segregada. In: MENDONA, J. G. de e GODINHO, M. H. de L. (orgs.). Populao, espao e gesto na metrpole: novas configuraes, velhas desigualdades. Belo Horizonte, PUC Minas, v. 1, pp. 119-158. MORUS, T. (2001). Utpia. So Paulo. Ridendo Castigat More. Disponvel em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/ utopia.html. Acesso em: 10 maio 2012. MOTTA, L. D. (2011). A questo da habitao no Brasil: polticas pblicas, conflitos urbanos e o direito cidade. Disponvel em: http://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/geral/anexos/ txt_ analitico/ MOTTA_Luana_-_A_questao_da_habitacao_no_Brasil.pdf. Acesso em: 29 set 2012. MYR Projetos Sustentveis (2011). Estudo de Impacto Ambiental Granja Werneck. Belo Horizonte. NAES UNIDAS (2012). The future we want: outcome document adopted at Rio+20. Disponvel em: http://www.un.org/en/sustainablefuture. Acesso em: 29 set 2012. OPSCHOOR, J. B. e WETERINGS, R. (1994). Environmental utilisation space: an introduction. Tijdschrift Voor Milieukunde, v. 9, n. 4, pp. 198205. 168
Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

500 anos em busca de sustentabilidade urbana

PDUA, J. A. (2000). Produo, consumo e sustentabilidade: o Brasil e o contexto planetrio. Cadernos de Debate. Rio de Janeiro, Fase, n. 6, pp. 13-48. PERROUX, F. (1967). A economia do sculo XX. Porto, Herder. RICE, J. (2009). North-South relations and the ecological debt: asserting a counter-hegemonic discourse. Critical Sociology, n. 35, pp. 225-252. ROSTOW, W. W. (1956). The take-off into self-sustained growth. The Economic Journal, v. 66, n. 261, pp. 25-48. SACHS, W. (2000). Meio Ambiente. In: SACHS, W. (ed.). Dicionrio do Desenvolvimento - Guia para o conhecimento como poder. Petrpolis, Vozes. SAILER, R. (2004). Untertanenprozesse. ZeitenBlicke 3, n. 3. Disponvel em: http://www.zeitenblicke. de/2004/03/sailer/sailer.pdf. Acesso em: 22 set 2012. SANTOS, M. (1996). A natureza do espao: tcnica e tempo, razo e emoo. So Paulo, Edusp. SCHMIDT, M. (2007). Mit den Ressourcen schonend und nachhaltig umgehen. Alle reden heute von Nachhaltigkeit - die wenigsten kennen ihren Ursprung. Konturen, Hochschule Pforzheim. S. 8-11. SCHMIDT-BLEEK, F. (1994). Wieviel Umwelt braucht der Mensch - MIPS, das Ma fr kologisches Wirtschaften. Basilia, Bosten, Berlim. Birkhuser. SCHUBERT, D. (1993). Von der Katastrophe zur Gesundung Stadthygiene, Stdtebau und Sanierung nach der Cholera in Hamburg. In: HAPKE, T. Stadthygiene und Abwasserreinigung nach der Cholera in Hamburg: Umweltforschung vor 100. Hamburgo, Technische Universitt. SWYNGEDOUW, E. (2007). Impossible sustainability and the post-political condition. In: The sustainable development paradox: urban political economy in the United States and Europe. Nova York, Guildford Press, pp. 13-40. TOYE, J. e TOYE, R. (2003). The origins and interpretation of the prebisch-Singer thesis. History of Political Economy, v. 35, n. 3, Duke University Press. VAINER, C. B. (2000). Ptria, empresa e mercadoria: notas sobre a estratgia discursiva do planejamento estratgico urbano. In: ARANTES, O; VAINER, C. e MARICATO, E. A cidade do pensamento nico: desmanchando consensos. Petrpolis, Vozes. VASCONCELOS, F. C. W; CORREA, A. S.; NEVES, A. L. B.; CARVALHO, C. D. S.; SALES, D. M. e PROTA, L. (2011). Impactos ambientais decorrentes do crescimento do Bairro Belvedere III, Belo Horizonte/ Minas Gerais/Brasil. Revista Geogrfica de Amrica Central, Nmero Especial EGAL. Costa Rica, pp. 1-17. WACKERNAGEL, M. e REES, W. E. (1996). Our ecological footprint: reducing human impact on the earth. Gabriola Island, New Society Publishers. ZHOURI, A. e LASCHEFSKI, K. (2010). Desenvolvimento e conflitos ambientais: um novo campo de investigao. In: ZHOURI, A. e LASCHEFSKI, K. (org.). Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte, UFMG.

Texto recebido em 6/out/2012 Texto aprovado em 2/nov/2012

Cad. Metrop., So Paulo, v. 15, n. 29, pp. 143-169, jan/jun 2013

169

Вам также может понравиться