Вы находитесь на странице: 1из 30

Mdulo 2 Unidade 8

Barroco e Romantismo poesia de sentimentos


Para incio de conversa...
Quem sou eu diante do mundo? Que mundo esse? Nascer, morrer... Por qu? O corpo ou o esprito? O Amor... Ah! O amor... Quanta dor! Oh! Deus, por que sofro? Por que existo? Questes como essas sempre fizeram parte da natureza humana, no mesmo? A arte e a literatura mostram a expresso do homem no mundo, seus sentimentos, suas dvidas, seus sonhos, seus descontentamentos ou suas aceitaes. Por isso, a produo artstica passa a ser um reflexo da sociedade de uma determinada poca e espao. Como leitores, viajamos por mundos desconhecidos, vivenciamos outras pocas, percebemos as impresses de um tempo que no volta mais. Questionamos diferentes situaes e emoes, e, por isso, somos influenciados por artistas e pelas diferentes manifestaes artsticas: o teatro, o cinema, a pintura, a msica, a dana...
Figura 1: Jovem fazendo leitura junto natureza

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

51

A literatura, por ser a arte da palavra, reflete esse estar e ser do homem no mundo, atravs da linguagem. Isso se concretiza na maneira como escreve, na seleo dos assuntos e dos temas que o inquietam em um dado espao geogrfico e temporal. Dessa forma, a histria do homem pode ser contada atravs do conjunto das manifestaes literrias de cada poca. Nessas manifestaes, podemos perceber os costumes, as vrias formas de pensamento, a ideologia com suas preocupaes e que refletem os acontecimentos sociais, polticos, econmicos, filosficos. Estudar a produo literria de um povo, de uma poca, em um pas, em uma regio desvendar os sentimentos e emoes de um tempo. vivenciar os anseios do homem que vive nesse tempo, conhecer costumes, viajar pelos eventos; sentir como a vida acontecia e fazia acontecer. De 1500 at os nossos dias, muita coisa mudou no mundo e no homem brasileiro tambm. Mas duas pocas assinalaram um homem que questionou sua existncia, a religiosidade, o que a vida e a morte, os sentimentos: o Barroco, durante o sculo XVII, e o Romantismo, no sculo XIX. Esta a segunda discusso que propomos a voc: o que Barroco? E o que Romantismo? Como a poesia dessas pocas? Que sentimentos e emoes elas refletem? O que pensam os poetas em cada poca? Alm disso, ao analisar textos de pocas diferentes, conseguimos compreender de que maneira somos hoje, por que vivemos dessa forma e o que privilegiamos como qualidade de vida. Essa a importncia do estudo que apresentamos a voc nesta unidade. Ento, vamos l?

Objetivos de aprendizagem
Compreender o conceito de estilo de poca na Literatura, a partir do estudo dos perodos literrios; Estabelecer relaes entre textos de pocas diferentes, situando aspectos do contexto histrico, social e poltico no Brasil. Relacionar as concepes artsticas e literrias das poesias do Barroco e do Romantismo.

52

Mdulo 2 Unidade 8

Seo 1
Os estilos de poca
No Mdulo1, vimos que os textos literrios, de acordo com sua composio, estrutura e contedo, podem ser classificados conforme os gneros literrios: lrico, pico-narrativo e dramtico.

Os gneros literrios
O gnero lrico o texto onde h um eu lrico (os pronomes e verbos esto em 1 pessoa) que expressa suas emoes, ideias, seu mundo interior diante do mundo exterior (da estes textos serem subjetivos) e a musicalidade das palavras explorada. O gnero pico tem a presena de um narrador que conta uma histria, baseada em fatos reais ou apenas em fatos ficcionais, que envolve personagens que se interligam atravs de aes em um determinado tempo e espao.Os textos picos narram a histria de um povo ou de uma nao. Geralmente, so textos longos, em versos, envolvendo viagens, guerras, aventuras, gestos heroicos e h exaltao de heris e seus feitos.Mais tarde, estes textos do espao narrao de fatos fictcios, imaginrios, narrados em prosa e, por isso, passaram a ser compreendidos como gnero narrativo. O gnero dramtico um texto escrito para ser encenado, prprio para o teatro, baseado no conflito dos homens e seu mundo, as manifestaes da misria humana. Os atores fazem o papel das personagens e no h descrio de ambiente, j que, no palco, haver um cenrio.

Mas, alm desses elementos que caracterizam o gnero literrio de uma obra, preciso lembrar que h outros fatores que o definem e o caracterizam, como: o contexto social, poltico, econmico, filosfico, de acordo com os ideais de um tempo e de um povo. Dessa forma, uma obra passa a ter as caractersticas desse tempo, comuns a diferentes escritores durante um mesmo perodo, ou seja, pertence a um estilo de poca.

Estilo de poca o conjunto de caractersticas que um grupo de escritores e artistas apresentam em comum, devido s mesmas circunstncias histricas, polticas e sociais que os envolveram e os influenciaram. Isso acontece apesar de cada escritor escrever, ou cada artista expressar sua arte de acordo com seu prprio estilo, segundo suas caractersticas pessoais, ou seja, seu estilo individual.

Ora, se, em dado momento, o homem v-se impregnado de pessimismo diante da vida, vivenciando situaes de morte ou de desiluses, numa realidade que no o satisfaz, tambm sua obra, sua arte, ir tratar esses temas e expressar esses sentimentos, determinando um estilo de poca literrio.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

53

Veja a seguir a reproduo de uma pintura do sculo XVII, do Barroco. Nessa poca, as questes religiosas eram conflitantes e a dvida era uma constante. Note o jogo entre a claridade ( esquerda da tela) e a escurido ( direita); perceba ainda as sombras e a fisionomia dos personagens que transparecem o que sentem na situao.

Figura 2: A Coroao de Cristo, Van Dyck, 1620, Flandres, exposto em Madrid.

Por outro lado, se a cincia toma um novo rumo, se novas descobertas acontecem, modificando a maneira de se ver a sociedade, a arte tambm vai representar este momento; apresentar mais razo, mais objetividade, menos emoo e sentimentos. Logo, teremos outro estilo, que caracteriza outra poca. Por exemplo, do sculo XIII at o sculo XV, durante o Renascimento, houve grandes descobertas cientficas e tecnolgicas, que motivaram o homem a pensar de maneira mais racional, preocupando-se com a condio desse homem no mundo. Diferente da pintura barroca na Figura 2 anterior, a Figura 3, a seguir, de Leonardo da Vinci, representa o Renascimento do sculo XV. Apesar de retratar tambm um tema religioso o Anjo Gabriel anuncia a chegada de Jesus a Maria observe a claridade da tela ao fundo, a simetria entre os elementos retratados e a ausncia de expresso de sentimentos nos personagens. Esses elementos demonstram mais objetividade do artista na forma de retratar as cenas de uma poca mais racional, em equilbrio com as questes do mundo e, portanto, com mais clareza diante das situaes.

54

Mdulo 2 Unidade 8

Figura 3: A anunciao, Leonardo da Vinci.

E agora, vamos observar essa diferena de estilos de poca na literatura?

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta ao rei de Portugal, relatando a nova terra recm- descoberta. Leia o fragmento dessa carta, considerada como o primeiro documento escrito sobre nossa terra e nossa gente. Texto 1

A Carta Senhor, Posto que o Capito-mor desta Vossa frota, e assim os outros capites escrevam a Vossa Alteza a notcia do achamento desta Vossa terra nova, que se agora nesta navegao achou, no deixarei de tambm dar disso minha conta a Vossa Alteza, assim como eu melhor puder, ainda que para o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer! (...) E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro.(...) (...) guas so muitas; infinitas. Em tal maneira, graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se- nela tudo; por causa das guas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que ser salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lanar. (...) Pero Vaz de Caminha

(In. http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000283.pdf)

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

55

A linguagem dessa carta pode parecer meio estranha para ns, no? Contudo, vale lembrar que h uma distncia temporal bastante significativa entre a poca em que foi escrita e a poca de hoje. 1. Retire do texto o trecho em que Pero Vaz de Caminha conta ao Rei: a. o descobrimento da nova terra.

b. que h um povo que vive nessa terra. c. d. a beleza e os recursos naturais dessa nova terra. a necessidade de catequizar os ndios, considerados primitivos pelos portugueses.

Muito bem! Sabemos que a colonizao portuguesa trouxe conhecimento, avano e civilizao nova terra recm-descoberta. No entanto, tambm trouxe a dizimao de povos indgenas, a explorao de nossos recursos naturais, minerais e dos poucos ndios que sobreviveram a doenas, vcios e horrores do cativeiro ou dos africanos, trazidos como escravos. No sculo XX, Oswald de Andrade, poeta do Modernismo, outro estilo de poca, fez uma pardia da Carta de Caminha, fazendo uma crtica colonizao portuguesa.

Intertextualidade e Pardia Quando um texto faz uma referncia explcita ou implcita a um outro, ou quando uma obra faz aluso outra, dizemos que ocorreu intertextualidade, ou seja, um dilogo entre os dois textos. A pardia uma forma de intertextualidade, poisa voz do texto original retomada, mas seu sentido modificado, levando o leitor a uma nova reflexo, s vezes crtica, s vezes cmica. O autor da pardia utiliza-se de elementos do texto original para criar uma nova verso.

Leia o fragmento em que Oswald de Andrade mostra que os portugueses encontraram o povo que aqui habitava:

56

Mdulo 2 Unidade 8

Texto 2

Pero Vaz de Caminha Oswald de Andrade (...) Os selvagens Mostraram-lhes uma galinha Quase haviam medo dela E no queriam pr a mo E depois a tomaram como espantados (...)
(in: http://arquivos.unama.br/nead/graduacao/cche/letras/4semestre/form_lit_bras/ atividades/pdf/uni_1_atividade1.pdf )

No poema, Oswald de Andrade colocou-se na mesma perspectiva de Caminha no momento em que os portugueses aqui chegaram. Assim, mostra a maneira como os colonizadores sentiam-se superiores em relao ao povo que encontraram na nova terra. 2. Que elemento o autor do texto usou para mostrar o desprezo dos portugueses pelos ndios? 3. De acordo com o que relatado na estrofe do poema, como podem ser caracterizados os ndios, segundo a viso dos portugueses colonizadores? Agora, leia o fragmento de outra pardia da Carta de Caminha. Esta foi escrita em nossos dias e est disponvel em um blog na Internet:

Pardia da Carta de Caminha Ol, meu amado Rei, aqui quem fala o Pero Vaz. Est me ouvindo bem? Peguei emprestado o celular de um nativo aqui da nova terra. Tudo bem, Capito Pedro est lhe mandando um abrao. Chegamos na tera, 21 de abril, mas deixei para ligar no Domingo porque a ligao mais barata.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

57

aqui tem dessas coisas. Os nativos ficaram espantados com a nossa chegada por mar, no achavam que ramos Deuses, Majestade. Acharam que ramos loucos de pisar em um mar to sujo. (....) uma terra muito rica, Majestade. Acho que desta vez acertamos em cheio. Isso aqui ainda vai ser o pas do futuro...
(por Bond Bilau. In: http://www.oclick.com.br/colunas/humor10.html, acesso em 02/07/2011.)

Tambm aqui, o autor do texto coloca-se como se fosse o prprio Caminha que relata o descobrimento do Brasil. 4. Retire do texto os elementos que descaracterizam o tempo passado, de 1500, e que trazem o fato para os nossos dias. 5. Na Carta original, Caminha diz que as As guas so muitas, infindas(...). Que crtica percebe-se na pardia em questo? 6. Considerando que o ponto de partida para a criao da pardia uma carta escrita em 1500, que outra crtica percebe-se no final do texto, em Isso aqui ainda vai ser o pas do futuro...?

E ento, voc percebeu como a partir de um mesmo fato o Descobrimento do Brasil , os autores dos textos mostraram diferentes vises? Na verdade, cada autor retratou o mesmo fato de acordo com a viso prpria da poca em que cada um vive, adaptando a linguagem ao seu tempo. Veja: a. Em A Carta, de Pero Vaz de Caminha, temos a viso do colonizador que, em virtude do Ciclo das Navegaes, vai em busca de novas terras para enriquecer seu povo e seu pas; b. No poema de Oswald de Andrade, depreendemos uma crtica a este povo colonizador, em uma tentativa de desfazer o carter heroico que o povo portugus ainda recebia na poca (incio do sculo XX); c. J na pardia do blog, notamos uma preocupao com o Brasil de hoje, com a poluio dos recursos naturais e com o futuro do pas que ainda parece incerto, apesar do avano tecnolgico (afinal, ele no caso Caminha - fala ao celular com o Rei de Portugal!).
58

Mdulo 2 Unidade 8

Dessa forma, cada texto apresenta um conjunto de caractersticas prprias do seu tempo e pertence a um determinado estilo de poca. Cada estilo de poca ocorre num determinado espao de tempo, denominado perodo literrio. Assim, cada perodo literrio corresponde a uma fase em que determinados valores ideolgicos, filosficos, histricos, culturais e estticos propiciam a criao de obras literrias que se aproximam pelo estilo que adotam e pela viso de mundo que apresentam.

Verbete
Estticos - relativo esttica - cincia que trata do belo em geral e do sentimento que ele faz nascer em ns; filosofia da arte.

Ento, passemos a estudar um pouco mais sobre os perodos literrios.

Os perodos literrios
Os perodos literrios tambm so conhecidos como escolas, correntes ou movimentos literrios. Estudar os perodos literrios ao longo da histria compreender o conjunto de valores artsticos, culturais e ideolgicos do homem dentro de uma sociedade. E o que marca o incio e o trmino de cada perodo literrio? H certas circunstncias histricas como crises polticas, guerras, mudanas abruptas de poder poltico e econmico, entre outras condies que motivam a criao de uma arte nova, de um estilo novo e de uma nova maneira de registrar as coisas. Isso proporciona o surgimento de um novo perodo literrio. Entretanto, o nascimento de uma nova corrente artstica, esttica, literria no apaga a beleza, os sentimentos e as caractersticas do perodo anterior at porque as obras escritas nesse perodo continuaro a existir e a serem lidas, no mesmo? Dessa forma, elas continuaro a influenciar as pessoas ao longo do tempo. E mais: possvel a coexistncia de mais de um estilo de poca em um mesmo perodo de tempo, principalmente quando h uma transio de valores, ou seja, h uma mistura de formas diferentes de criao artstica, pois as pessoas que viveram e participaram de acontecimentos anteriores continuam produzindo arte e misturam-se queles que j pensam de uma nova maneira, criando novas formas de expressar sua viso de mundo atravs das artes. Embora cada perodo literrio seja marcado por datas e por eventos histricos, essa demarcao para o incio e o fim de cada poca serve apenas como um elemento para organizar a histria da literatura para fins de estudo e de compreenso das caractersticas que predominaram em um dado contexto. Mostra o perodo em que um estilo de

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

59

poca comeou a se manifestar, atingindo um ponto mximo de ascenso, at o momento em que comea a entrar em decadncia, com o aparecimento de novas ideias e novos valores. No Brasil, por causa da colonizao portuguesa, nossa literatura corresponde s influncias das manifestaes e dos estilos de poca que aconteciam em Portugal e na Europa. At o sculo XIX, quando o Brasil tornou-se independente de Portugal, as manifestaes literrias eram uma espcie de desdobramento da literatura portuguesa. Aos poucos, tal qual nossa nao, tambm a literatura foi se tornando independente e ganhou plena autonomia no incio do sculo XX, dando incio a um novo estilo de poca, chamado Modernismo. A histria da literatura brasileira est dividida em dois grandes momentos: a Era Colonial e a Era Nacional. Esses momentos acompanham toda a trajetria poltica e econmica de nosso pas. Veja:

A Era Colonial
A Era Colonial corresponde fase em que ainda estvamos sob domnio de Portugal e compreende os seguintes perodos literrios: 1. Quinhentismo: Literatura Informativa e Literatura de Catequese poca: Sculo XVI Fatos Histricos: Expanso Martima de Portugal e o Descobrimento do Brasil.

Este perodo manifesta-se atravs da Literatura Informativa e da Literatura Jesutica ou de Catequese. A Literatura Informativa o conjunto de obras e de documentos que relatam sobre a terra recmdescoberta, a fauna, a flora, as belezas e riquezas da terra, os ndios - com seus costumes e lngua. Exemplo disso a Carta, de Pero Vaz de Caminha. Literatura Jesutica ou de Cateques aquela produzida pelos padres jesutas que aqui chegaram com a finalidade de catequizar os ndios. Apresenta um conjunto de textos de carter pedaggico (com a finalidade de ensinar) e de poemas simples, com temas religiosos.

Figura 4: Primeira missa no Brasil catequizao dos ndios.

60

Mdulo 2 Unidade 8

2. Barroco poca: sculo XVII Fatos Histricos: Movimento da Contrarreforma na Europa; o ciclo da cana-de-acar na Bahia e as invases dos holandeses, no Brasil. 3. Arcadismo poca: sculo XVIII Fatos Histricos: o Iluminismo e a Revoluo Francesa, na Europa; o ciclo do ouro e a Inconfidncia Mineira, em Minas Gerais, no Brasil.

A Era Nacional
A partir de 1822, com a Independncia do Brasil proclamada, iniciou-se uma arte e uma literatura com mais autonomia em relao a Portugal. Nossas obras, poemas e romances do mais ateno aos problemas, costumes e cultura nacionais. Da a Era Nacional, que corresponde aos seguintes perodos literrios: 4. Romantismo poca: primeira metade do sculo XIX Fatos Histricos: o Liberalismo da burguesia; incio do confronto de classes sociais burguesia X proletariado. 5. Realismo, Naturalismo e Parnasianismo poca: segunda metade do sculo XIX Fatos Histricos: o cientificismo, o socialismo, o evolucionismo e as lutas de classe na Europa; o ciclo do caf, a decadncia da monarquia, a Abolio da escravatura e a Proclamao da Repblica no Brasil. 6. Simbolismo poca: final do sculo XIX Fatos Histricos: perodo de conflito pr-guerra mundial; a diviso da frica; a Psicanlise de Freud; as revoltas no Brasil da Armada, da Vacina, da Chibata, de Canudos; a Repblica de Floriano Peixoto. 7. Modernismo poca: sculo XX

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

61

Fatos Histricos: a Segunda Guerra Mundial; a crise econmica mundial; a poltica do caf com leite (Minas Gerais e So Paulo), a Era Vargas. 8. Ps-Modernismo e Literatura Contempornea poca: a partir de 1945 Fatos Histricos: a Guerra Fria (Estados Unidos X Unio Sovitica); a corrida espacial; Fim da Era Vargas, o perodo JK e a construo de Braslia, o Golpe Militar e a Ditadura no Brasil.

A evoluo da sociedade pode ser compreendida atravs das produes literrias. Procure pesquisar mais sobre os fatos histricos que marcaram as modificaes por que a produo literria passou. Pesquise em: http://www.infoescola.com/literatura/historia-e-origem-da-literatura/ http://www.coladaweb.com/literatura/literatura-brasileira http://eli39.sites.uol.com.br/escolaeestilodeepoca.html

Muito bem: agora que voc j entendeu o que um estilo de poca e quais so os perodos literrios que marcaram a histria da literatura brasileira, apresentamos uma atividade em que voc vai analisar dois textos de grandes poetas nacionais: Gregrio de Matos e lvares de Azevedo. Estes poetas representam dois perodos literrios diferentes, mas onde a expresso de sentimentos, a religiosidade, o questionamento do homem diante da vida so caractersticas comuns, embora sejam poemas de estilos de poca diferentes.Vamos l? Leia os poemas a seguir e faa a anlise que propomos, para que voc possa perceber a diferena entre um estilo de poca e outro.

Texto 1

A instabilidade das cousas do mundo Gregrio de Matos Nasce o sol e no dura mais que um dia Depois da luz, se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria.

62

Mdulo 2 Unidade 8

Porm, se acaba o Sol, porque nascia? Se to formosa a luz, porque no dura? Como a beleza assim se transfigura? Como o gosto da pena assim se fia? Mas no Sol e na luz falta a firmeza; Na formosura, no se d constncia E, na alegria, sinta-se tristeza. Comea o mundo, enfim pela ignorncia, E tem qualquer dos bens por natureza: A firmeza somente na inconstncia.

Verbete
Cousas - o mesmo que coisas. Pena - caneta, o trabalho de escrita. Fia - verbo fiar. Tramar, torcer.

(http://www.infoescola.com/literatura/barrocona-literatura/Gregrio de Matos.Obras Completas.)

Gregrio de Matos Guerra (1636/ 1695) nasceu em Salvador, foi advogado e poeta. considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satrico da literatura em lngua portuguesa no perodo. Enquanto viveu, sua obra foi propagada oralmente e, apenas no sculo XX, foram publicados todos os seus manuscritos, organizados pela Academia Brasileira, de acordo com a temtica de seus poemas: a) a poesia sacra, que apresenta os poemas de carter religioso, em que o eu-lrico dirige-se a Deus ou a Cristo. b) a poesia lrico-amorosa, onde esto reunidos os poemas que falam de amor a mulher, ou aos questionamentos do eu-lrico diante da vida. c) a poesia satrica, reunindo obras em que o poeta faz stiras, crticas aos nobres da poca ou aos governantes portugueses, o que lhe rendeu o apelido de O Boca do Inferno.

1. O questionamento diante da vida o tema central do poema. De que elementos valese o poeta para fazer este questionamento?

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

63

2. O poema tem como ttulo A instabilidade das cousas do mundo. Justifique o ttulo que o poeta atribuiu ao poema, considerando a luz, a alegria e a firmeza. 3. O poeta mostra-se em dvida diante das questes do mundo e da vida. Em que estrofe pode-se evidenciar nitidamente essa dvida? Qual o recurso que o poeta utiliza para marcar a dvida e o questionamento diante da vida, das cousas do mundo? Agora, leia o texto seguinte: Texto 2

Oh! Pginas de vida que eu amava lvares de Azevedo Oh! Pginas da vida que eu amava, Rompei-vos! nunca mais! to desgraado! ... Ardei, lembranas doces do passado! Quero rir-me de tudo que eu amava! E que doudo que eu fui! como eu pensava Em me, amor de irm! em sossegado Adormecer na vida acalentado Pelos lbios que eu tmido beijava! Embora - meu destino. Em treva densa Dentro do peito a existncia finda Pressinto a morte na fatal doena! A mim a solido da noite infinda! Possa dormir o trovador sem crena Perdoa minha me eu te amo ainda!

Verbete
Doudo - equivale a doido. Acalentado - (do verbo acalentar) dar mimo, embalar, animar. Finda - acabada, terminada. Trouvador - aquele que escreve trovas; na idade Mdia, os poetas eram chamados trovadores, pois a poesia era criada para ser cantada.

http://www.revista.agulha.nom.br/avz6.html#ohpaginas

64

Mdulo 2 Unidade 8

lvares de Azevedo foi escritor do Romantismo brasileiro, da segunda gerao romntica (UltraRomntica, Byroniana ou Mal do sculo). Foi contista, dramaturgo, poeta e ensasta brasileiro, autor de Noite na Taverna. Devido a sua morte prematura, aos 21 anos, vtima de tuberculose, todos os trabalhos de lvares de Azevedo foram publicados postumamente.

4. O poema anterior tambm questiona a prpria vida. De acordo com o que voc compreendeu do texto, qual o motivo de tanto lamento diante da vida? 5. Alm do pessimismo diante da vida, em virtude da proximidade da morte, que outros sentimentos podem ser notados no poema? Os textos 1 e 2 so do gnero lrico (tem um eu que fala no poema e que trata de expressar seus sentimentos e emoes). Alm disso, ambos falam da vida. No entanto, percebemos que h diferenas quanto ao tratamento dado ao tema e a expresso dos sentimentos, no mesmo? Compare os dois textos e responda: 6. Qual dos dois poemas tem uma presena mais marcante do eu-lrico? 7. Em que poema o questionamento diante da vida mais universal, ou seja, diz respeito humanidade como um todo e no apenas a um indivduo em particular?

Barroco e Romantismo contatos e contrastes na poesia de sentimentos


Aps essa atividade, voc deve ter percebido que os dois textos apresentam alguns pontos em comum, no ? Vejamos: a. quanto ao tema, ambos os textos tm a vida como foco e demonstram inquietude, insatisfao do homem diante dela; b. quanto forma, ambos esto escritos em versos, organizados em estrofes, com presena de rimas. c. tambm so do gnero lrico, pois expressam sentimentos de um eu que fala no poema.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

65

Mas, tambm notamos algumas diferenas, no mesmo? O primeiro texto fala da vida de modo mais universal, enquanto o segundo mais individual; O poema 1 traz mais questionamentos e dvidas acerca da vida; em 2, o eu-lrico apresenta mais pessimismo, desiluso, tristeza e sofrimento; Apesar de aparentemente muito semelhantes, quanto forma, o texto 1 um soneto, que uma forma mais clssica de escrever um poema, j que segue uma estrutura rgida. Todo soneto tem 14 versos que se organizam em 4 estrofes, sendo que as duas primeiras estrofes devem ter quatro versos (quartetos) e as terceira e quarta, trs versos (tercetos). Podemos dizer, ento, que h maior preocupao do poeta com a forma do poema no texto 1 que no texto 2. Pois ! Por que essas diferenas acontecem? Porque estamos tratando de textos de pocas diferentes, de diferentes estilos de poca na literatura. O primeiro texto, de Gregrio de Matos, foi escrito durante o sculo XVII e pertence ao estilo de poca, denominado Barroco. J o segundo texto, de lvares de Azevedo, representante do estilo de poca, denominado Romantismo, que acontece na primeira metade do sculo XIX. Durante o Barroco, no sculo XVII, de 1600 a 1700, o Brasil viveu o incio da colonizao portuguesa, o ciclo da cana-de-acar, principalmente na Bahia. Devido economia aucareira, to importante para a poca, os portugueses trouxeram os negros da frica como escravos, para trabalharem nas lavouras. Assim, o trfico negreiro tambm era a outra fonte de economia da poca. A riqueza do pas era evidente e, por isso, muitas invases, principalmente holandesas, aconteceram nessa poca.

Figura 5: Escravido no Brasil, Jean-Baptiste Debret.

66

Mdulo 2 Unidade 8

Na literatura, o Barroco desenvolveu-se na Bahia, durante o sculo XVII, e Gregrio de Matos considerado o principal poeta desse estilo de poca. Mais tarde, em Minas Gerais, em decorrncia do comrcio do ouro, a arquitetura e a escultura barrocas tiveram seu apogeu, principalmente atravs das obras de Aleijadinho. Vimos que a arte produzida no Brasil era reflexo das manifestaes europeias, principalmente de Portugal. Nesse perodo, o mundo ocidental, vivenciava o movimento da Contrarreforma, promovido pela IgreFigura 6: Baslica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com os 12 profetas esculpidos pelo Aleijadinho, em pedra sabo.

ja Catlica que procurava retomar sua fora, como aconteceu durante a Idade Mdia. Ha-

via uma disputa entre os protestantes, que promoveram o movimento da Reforma, e os catlicos que queriam que a Igreja novamente tivesse o mesmo poder da Idade Mdia.

Renascimento o perodo daHistria da Europaaproximadamente entre fins dosculo XIIIe meados dosculo XVII, marcado por transformaes na cultura,na sociedade,na economia, na polticaena religio.Tambm caracteriza a transio dofeudalismopara ocapitalismoe uma ruptura com as estruturas medievais. O nome Renascimento surgiu em virtude da redescoberta e revalorizao das referncias culturais daAntiguidade Clssica, para quem o sentido da vida consistia, principalmente, na aquisio dafelicidade no mundo. No sculo XVI, comeou a REFORMA PROTESTANTE, contra os abusos cometidos pela Igreja Catlica. A Igreja Catlica vinha, desde o final daIdade Mdia, perdendo sua fora. Gastos com luxo e preocupaes materiais estavam tirando o objetivo catlico dos trilhos. Muitos membros docleroestavam desrespeitando as regras religiosas, principalmente o que diz respeito ao celibato. Padres que mal sabiam rezar uma missa e comandar os rituais deixavam a populao insatisfeita. No campo poltico, os reis estavam descontentes com o papa, pois este interferia muito nos comandos que eram prprios da realeza. O homem renascentista comeava a ler mais e formar uma opinio cada vez mais crtica, o que tambm era contrrio aos preceitos da Igreja. Trabalhadores urbanos, com mais acesso a livros, comearam a discutir e a pensar sobre as coisas do mundo, um pensamento, baseado na cincia e na busca da verdade atravs de experincias e da razo.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

67

Esse movimento de disputa acabou por se traduzir na arte, atravs de dvidas e questionamentos, como mostra o poema de Gregrio de Matos, em que h muitas interrogaes: Porm, se acaba o Sol, por que nascia? /Se to formosa a luz, porque no dura?/Como a beleza assim se transfigura?/Como o gosto da pena assim se fia? Alm disso, tambm percebemos a contradio (fruto do conflito entre os valores da Reforma Protestante que valorizava o homem e o mundo e da Igreja Catlica que pautava a vida como uma busca incessante de salvao atravs de Deus), como aparece no poema 1, atravs do uso de uma figura de linguagem que joga com palavras de sentidos opostos, a anttese, como se pode ver em luz X escurido; incio X fim; alegria X tristeza; constncia X inconstncia. Na verdade, o maior objetivo desse movimento era propagar a religio atravs de uma arte luxuosa, muito enfeitada, com muitas curvas: o Barroco. Na literatura, esse luxo marcado pelo uso exagerado de muitas figuras de linguagem, como a anttese e o paradoxo, as metforas e as hiprboles. A linguagem usada era bastante rebuscada, com frases e versos, organizados na ordem inversa (Nasce o Sol, no lugar de O Sol nasce, ordem direta; Depois da luz, segue a noite escura, no lugar de A noite escura segue depois da luz, ordem direta). Tambm havia preocupao com a forma todos os versos deveriam ter a mesma mtrica (mesmo nmero de slabas poticas), um esquema de rimas constante, o que representam os enfeites e adornos prprios do Barroco na literatura. A primeira metade do sculo XIX marcada pela Revoluo Francesa, que aconteceu durante o sculo XVIII. Com as mudanas de mentalidade a partir dessa Revoluo, surge um novo estilo de poca nas artes o Romantismo. E quais as consequncias da Revoluo Francesa para o homem na poca? Ora, quando a burguesia assumiu o poder poltico (porque j tinha o poder econmico), a nobreza viu-se sem cho e sem rumo, em decadncia. Por outro lado, esta mesma burguesia ainda estava insegura diante dos novos papis que deviam assumir frente sociedade. E mais: aps a Revoluo Francesa, a Europa estava destruda muitas mortes, doenas, desalentos. A qualidade de vida era muito ruim e este um dos motivos pelos quais o esprito da poca pessimista perceba o tom de lamento no poema de lvares de Azevedo com subjetivismo exagerado (muita presena do eu nos poemas), transparecendo muito sentimento e emoo. As incertezas (que representam as mesmas incertezas do homem dentro da sociedade), as frustraes e os novos valores que deviam ser estabelecidos,e, portanto, tambm questionados, transparecem na arte. Da o Romantismo, estilo de poca que traduz na poesia todo o sentimentalismo e subjetivismo do homem nesse tempo, seja nos ideais nacionalistas e libertrios, prprios da ideologia do Iluminismo e da Revoluo Francesa, seja nos ideais de vida naqueles tempos incertos, sofridos, doentes, amargurados e infelizes.

68

Mdulo 2 Unidade 8

O poema 2, por exemplo, de lvares de Azevedo, d voz a um eu (por isso, lrico e a subjetividade do poema uma das caractersticas do Romantismo) que demonstra no acreditar mais na vida, como se a nica certeza para a vida fosse a morte: Dentro do peito a existncia finda/Pressinto a morte na fatal doena!. Mas a Revoluo Francesa, seguida do Liberalismo econmico que cresce em toda a Europa, tambm faz nascer um esprito de nacionalismo que contamina todo o mundo. Nas Amricas, as colnias inglesa, francesa, espanholas e portuguesas iniciam uma luta pela independncia. No Brasil, aps a chegada da famlia real portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1806, que teve de sair de Portugal por causa da Revoluo Francesa (j que os nobres eram mortos durante a revoluo), muita coisa mudou: economicamente, abriram portos para o comrcio exterior, fundou-se o Banco do Brasil. No mbito da cultura, construram teatros, museus, bibliotecas, a fim de atender s necessidades da corte portuguesa. Com isso, houve um grande avano cultural e econmico. Um pouco mais tarde, em 1822, tambm esses anseios atingiram o pas politicamente: o Brasil era proclamado independente de Portugal. Dessa forma, o Romantismo chega ao Brasil no momento em que o pas est livre e independente para buscar suas razes e construir sua prpria identidade como nao. Por este motivo, o Romantismo o primeiro estilo de poca que procura dar arte uma carga maior de brasilidade: a natureza retratada nos livros e poemas mais nacional, as cores que se percebem representam a claridade dos trpicos e o calor de nosso clima. Tambm aparecem os ndios, como os donos da terra e heris de nossa histria. Gonalves Dias o maior representante da poesia romntica nacionalista. Vamos analisar um pouco de sua poesia.

Texto 1

Cano do Exlio Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabi; As aves que aqui gorjeiam, No gorjeiam como l. Nosso cu tem mais estrelas, Nossas vrzeas tm mais flores, Nossos bosques tm mais vida, Nossa vida mais amores. [...] Gonalves Dias

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

69

1. O nacionalismo utpico e ufanista, isto , idealizado e exageradamente exaltado uma das caractersticas que se pode perceber em Cano do Exlio. Assinale as afirmaes corretas que justificam essa caracterstica no poema; a. ( ) o eu-lrico apresenta-se distante da ptria e, por isso, mostra-se saudoso,conforme o prprio ttulo traduz. b. ( ) a presena do pronome indefinido mais na segunda estrofe refora a exaltao das belezas naturais da ptria. c. ( ) a presena de elementos como palmeira e sabi assinalam um trao de brasilidade, o que refora o esprito de nacionalismo. d. ( ) a presena de sentimentalismo amoroso em Nossa vida mais amores desfaz o carter nacionalista do poema.

Muito bem: agora que analisamos a poesia nacionalista de Gonalves Dias, vamos continuar a estudar mais sobre o Romantismo? Como, no sculo XIX, muitas foram as transformaes e em tempo bastante veloz, a poesia romntica acompanhou essas mudanas, marcando trs geraes poticas que se entrelaam atravs do sentimento de amor: 1 gerao: o amor pela ptria, pela nao; 2 gerao: o amor pela vida que fugaz, efmera, com a proximidade da morte, e pelo prprio amor pela mulher amada, inatingvel, mas razo de existir do homem nesse tempo; 3 gerao: o amor pela liberdade do homem, enquanto pessoa e ser social. No Brasil, a poesia romntica divide-se tambm em trs geraes, mas com temas, paisagens, linguagem, personagens e situaes mais nacionais, j marcadas de brasilidade: a. A Primeira gerao: Nacionalista e Indianista. A poesia nessa gerao apresenta temas, como: a exaltao da natureza brasileira o ufanismo, o saudosismo do eu-lrico pela ptria distante, o ndio um ser idealizado (nobre, valoroso, fiel, heroico), mas que demonstra a valorizao das origens da nacionalidade. O principal poeta dessa gerao foi Gonalves Dias.

70

Mdulo 2 Unidade 8

Figura 7: Iracema, romance Indianista.

b. A Segunda Gerao: Ultrarromntica ou Mal do Sculo. Nessa fase, a poesia transparece: o pessimismo diante da vida; a morte como soluo escapismo; a religiosidade; a mulher idealizada, pura, inocente e, portanto, intocvel e inatingvel; o sofrimento amoroso; a fuga da realidade e, por conseguinte, a idealizao e o sonho. uma gerao marcada pelo subjetivismo exagerado e pelo individualismo egocntrico (centrado apenas no eu). Os principais poetas so lvares de Azevedo, Casimiro de Abreu. c. A Terceira Gerao: Condoreira ou Social A poesia aqui denuncia os vcios e os males da sociedade, mostrando as fragilidades da realidade social, como as desigualdades sociais. Para cantar esses vcios e mostrar denncia social, os poetas utilizam-se de um tom declamatrio, chamado de Condoreirismo. O texto era para ser declamado em voz alta, para atingir as alturas, como um grito de liberdade e, por isso, era marcado pelo uso de exclamaes, vocativos e verbos no imperativo.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

71

No Brasil, essa gerao d voz aos escravos, clama pela Abolio da Escravatura e j aponta a Repblica como soluo para os problemas nacionais. Castro Alves o principal poeta. Esta gerao j considerada uma transio para outro estilo, mais racional, cientfico e objetivo o Realismo. Sendo assim, vamos analisar um poema de Castro Alves, considerado o Poeta dos Escravos?

Sugesto para o encontro presencial. Texto 1

Navio Negreiro ( Fragmento) Castro Alves (...) Stamos em pleno mar Era um sonho dantesco... o tombadilho, Que das luzernas avermelha o brilho, Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar do aoite... Legies de homens negros como a noite, Horrendos a danar... Negras mulheres, suspendendo s tetas Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes: Outras, moas... mas nuas, espantadas, No turbilho de espectros arrastadas, Em nsia e mgoa vs. (...)

Verbete
'Stamos - equivale a estamos: foi omitida a vogal E como recurso potico. Dantesco - adj. Relativo a Dante, poeta italiano. / De um horror grandioso: espetculo dantesco. Tombadilho - A parte mais elevada de um navio, que vai do mastro at a popa. Luzernas - lampies, lamparinas, tochas. Tinir - Soar agudamente (falando-se de metal ou vidro): as armas dos guerreiros tiniam pelas escadas. / Zunir: meus ouvidos tiniam. Espectros - Fantasma, apario ilusria. / Fig. Presena ou iminncia ameaadora; espantalho: o espectro da fome. / Fig. e Fam. Pessoa esguia, magra e macilenta: um verdadeiro espectro.

72

Mdulo 2 Unidade 8

Era um sonho dantesco... Nesses versos, Castro Alves faz referncia ao escritor italiano Dante Aleghieri, e sua obra A Divina Comdia, produzida no sculo XIV, no Renascimento Italiano. Ao fazer esta referncia, o poeta utilizou-se de uma intertextualidade que j vimos anteriormente, lembra? A Divina Comdia descreve uma viagem de Dante atravs doInferno,Purgatrio e Paraso, primeiro guiado pelo poeta romano Virglio (smbolo da razo humana), autor do poema picoEneida, atravs do Inferno e do Purgatrio e, depois, no Paraso, pela mo da sua amadaBeatriz- smbolo dagraa divina (com quem, presumem muitos autores, ele nunca tenha falado, mas, apenas visto por uma ou trs vezes). No poema de Castro Alves, a imagem diz respeito cena do Inferno, descrita na obra de Dante. Outros artistas utilizaram-se das imagens que Dante criou em sua obra, como na reproduo da pintura a seguir:

Pesquise mais sobre a obra e o assunto em: http://www.stelle.com.br/ E assista ao vdeo que mostra ilustraes das cenas da obra Divina Comdia: http://www.youtube.com/watch?v=Ryx8X4JaW9Y&feature=related

1. Uma das caractersticas da poesia da Terceira gerao romntica, a condoreira ou social, denunciar as mazelas sociais e cantar o sofrimento dos povos oprimidos. De que denncia social trata o poema?

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

73

2. Em que condies de vida estavam os negros dentro do navio? 3. Para fazer a denncia sobre o tratamento dado aos escravos como eram trazidos para o Brasil, o poeta, atravs do eu-lrico, coloca-se junto aos negros, como se estivesse vivenciando a situao. Que palavra - elemento lingustico - exemplifica esta participao do eu-lrico? 4. Para reforar o sofrimento dos escravos, na 1 estrofe, o poeta recria a cena do navio negreiro, atravs de imagens visuais e sonoras, atravs de palavras que exprimem brilho, cor e sons representando o sofrimento a que o eu-lrico assiste. Destaque os versos em que este recurso usado. 5. Destacamos do poema alguns versos que se apresentam em metforas e comparaes. Explique com suas palavras o que elas expressam no poema.

Algumas figuras de linguagem utilizam-se da mudana de sentido das palavras, atribuindo a um termo com sentido diferente daquele convencionalmente empregado, como a metfora e a comparao (tambm chamada de smile). Vejamos: Ocorre comparao quando se estabelece aproximao entre dois elementos que se identificam, ligados por conectivos comparativos: feito, assim como, tal, como, tal qual etc. Exemplos: Amou daquela vezcomo se fosse mquina. / Beijou sua mulher como se fosse lgico. Ocorre metfora quando um termo substitui outro atravs de uma relao de semelhana resultante da subjetividade de quem a cria. A metfora tambm pode ser entendida como uma comparao abreviada, em que o conectivo no est expresso, mas subentendido. Exemplo: Ele trabalhava compulsivamente: era uma mquina naquele escritrio. Voc a luz do meu caminho.

74

Mdulo 2 Unidade 8

a.

Era um sonho dantesco... o tombadilho,

b. Legies de homens negros como a noite, /Horrendos a danar... Leia o trecho da reportagem a seguir:

O Brasil ainda tem cerca de 20 mil trabalhadores que atuam em condio anloga escravido e os atuais mtodos de combate prtica criminosa ainda no so suficientes para zerar a conta. Quem admite a situao o Ministrio Pblico do Trabalho (MPT) que lanou hoje (27) uma campanha nacional para sensibilizar a sociedade desse problema que persiste mais de um sculo depois do fim da escravido no pas.
(http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/05/27/trabalho-escravo-ainda-faz-20-milvitimas-no-pais-diz-mpt.jhtm)

No Brasil, as atrocidades cometidas no perodo de escravido foram consideradas as mais hediondas que j aconteceram na histria do homem. Por este motivo, muitos escritores usaram a literatura como forma de denunciar essas atrocidades. Ainda hoje, muitos trabalhadores vivem em situao de escravido. 6. A prova do ENEM 2010 trouxe como tema de redao O trabalho escravo. A seguir, reproduzimos essa proposta de redao.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

75

Muito bem. Agora, elabore seu texto e leve-o ao encontro presencial para que, junto aos colegas e ao professor, vocs possam discutir sobre a qualidade de vida das pessoas que viveram e ainda vivem em regime escravo.

76

Mdulo 2 Unidade 8

Ao longo do tempo, embora de maneira diferente, caracterizando diferentes estilos literrios, o homem tem as mesmas preocupaes, no ? Como viver melhor? Por que estou sofrendo? Que tipo de vida ideal para mim? Podemos dizer, ento, que se a Histria estuda o fato, a Literatura pretende mostrar como o homem sentiu este fato e como reagiu diante da situao. Na unidade seguinte, continuaremos a estudar mais sobre a poesia brasileira em outros momentos de nossa histria, ou seja, em outros estilos de poca.

Veja ainda!
1. Muitos temas do Barroco ainda podem ser percebidos em vrios textos at os dias de hoje. Um poeta e msico que se preocupou em cantar a incoerncia do homem, da vida e que tambm apresentou algumas discusses msticas e religiosas foi Raul Seixas, como Gita. Leia seus poemas e assista aos vdeos em http:// letras.terra.com.br/raul-seixas/48312/ 2. Tambm o Romantismo, principalmente o tema sofrimento amoroso, cantado at hoje, no? Leia mais em http://blogdospoetas.com.br/poemas/romantismo-seremos-romanticos/ 3. Assista ao vdeo: http://br.youtube.com/watch?v=njRk2XzKb9g sobre a vida e obra de Castro Alves. 4. E mais, no perca a verso musicalizada do poema Navio Negreiro, de Castro Alves, com cenas do filme Amistad (1997), relativas ao trfico de escravos africanos. uma forma interessante para o seu trabalho de interpretao do poema de Castro Alves.
Disponvel em:http://www.youtube.com/watch?v=fwRu0MOxfRw&feature=related.

5. No site - http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/jogoLiteratura/- voc encontra um jogo bem interessante de Literatura. Brinque, estudando os grande autores.

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

77

Atividade 1
1. a. (...) a notcia do achamento desta Vossa terra nova (...)

b. E dali avistamos homens que andavam pela praia, uns sete ou oito, segundo disseram os navios pequenos que chegaram primeiro. c. guas so muitas; infinitas. Em tal maneira, graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se- nela tudo; por causa das guas que tem! d. Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que ser salvar esta gente. 2. A forma como se refere aos ndios, como selvagens. 3. Como pessoas inferiores, ignorantes (no conheciam sequer a galinha) e medrosos; portanto, passveis de serem colonizados. 4. A linguagem usada pelo autor de nosso tempo, bem como a presena de celular e da poluio das guas. 5. O autor faz uma crtica poluio das guas. 6. . Percebe-se que desde 1500 ainda no conseguimos avanar e crescer verdadeiramente como pas, na perspectiva do autor desse texto que reconstri a Carta de Caminha, colocando-se nos dias atuais, com um novo enfoque (da ser uma pardia).

Atividade 2
1. Do sol, da noite, da beleza de sentimentos, como a alegria, a tristeza. 2. a. a luz se transforma em escurido.

b. a alegria, em tristeza. c. a firmeza, em inconstncia.

78

Mdulo 2 Unidade 8

3. A segunda estrofe. Note que o poeta organiza a estrofe em interrogaes, o que demonstra dvida e questionamento. 4. O eu-lrico mostra que sua vida est no fim, que sofre de uma sria doena, como se pode ver nos versos Dentro do peito a existncia finda /Pressinto a morte na fatal doena! 5. A saudade (... Ardei, lembranas doces do passado!Quero rir-me de tudo que eu amava!), a solido (A mim a solido da noite infinda!), o amor (Perdoa minha me - eu te amo ainda). 6. No Texto 2, diferente do Texto 1, temos mais pronomes e verbos na 1 pessoa ( minha, mim, eu, pressinto, amo). 7. No texto 1, o questionamento sobre a vida de qualquer um, universal, enquanto que, no texto 2, o eu-potico que se encontra no leito de morte.

Atividade 3
Esto corretas as letras B e C. Apesar de A e D constiturem afirmaes que apontam caractersticas romnticas, estas no se fixam no nacionalismo ufanista, como pede o enunciado da questo.

Atividade 4
1. O poema denuncia as condies desumanas dos negros escravos. 2. Os negros eram chicoteados Em sangue a se banhar., estavam acorrentados Tinir de ferros... estalar do aoite..., passavam fome Magras crianas, cujas bocas pretas Rega o sangue das mes. 3. No primeiro verso, o poeta utiliza-se do verbo ESTAMOS na 1 pessoa do plural, o que equivale a EU + os escravos. 4. Que das luzernas avermelha o brilho, Em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar do aoite...

Linguagens, Cdigos e suas Tecnologias Lngua Portuguesa

79

5. a. A cena era tal qual mostra a descrio do inferno na obra A Divina Comdia, de Dante Aleghieri (Leia o Saiba mais sobre o autor!). b. R.: O poeta compara os negros noite e cena dos escravos no navio, forados a trabalhar e conforme eram torturados, como se fosse um bal de horror. 6. Resposta pessoal.

80

Mdulo 2 Unidade 8

Вам также может понравиться