Вы находитесь на странице: 1из 8

DESENVOLVIMENTO SOCIAL DA PERSONALIDADE (6 a 12 anos)

*Patrcia Pastro Stella **Valine Heitor Reinhardt

RESUMO

O desenvolvimento social e individual de crianas na faixa etria dos 6 aos 12 anos, envolve vrias mudanas comportamentais, especialmente entre os 10 e 12 anos, quando esto na pr-adolescncia. O objetivo deste estudo foi analisar a relao de um pr-adolescente do sexo masculino com outras crianas de sua faixa etria dentro e fora da escola, bem como com seus professores e com seus pais. Para tanto foi feita uma entrevista com a me de um menino de 12 anos de idade que cursa a quinta srie do ensino fundamental em uma escola pblica em novembro de 2005, como parte dos trabalhos desenvolvidos junto Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Pedagogia Educao Infantil e Sries Iniciais da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) do Campus de Guaba - RS. Pode-se concluir que o menino analisado apresenta um comportamento normal para um pradolescente de sua idade, com um bom desenvolvimento social e que, dentro do contexto em que vive, corresponde s expectativas postuladas por Piaget. Palavras-chave: desenvolvimento social, personalidade, psicologia.

____________________
*Aluna da Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Pedagogia Educao Infantil e Sries Iniciais da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Campus de Guaba - RS. **Professora da Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Pedagogia Educao Infantil e Sries Iniciais da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) - Campus de Guaba - RS.

INTRODUO

Quando falamos sobre o desenvolvimento social e da personalidade de crianas na faixa etria dos 6 aos 12 anos, notamos vrias mudanas de comportamento. Especialmente entre os 10 e 12 anos, quando esto na pradolescncia. Baseio-me na teoria de Piaget e em seus estudos sobre o desenvolvimento qualitativo das estruturas intelectuais, abrangendo o que poderia ser chamado de organizao inicial da personalidade. O perodo das operaes concretas, onde as estruturas iniciais se transformam, dando lugar a outras cada vez mais complexas, j formando alguns conceitos e utilizando os princpios da lgica.

A criana mais velha parece ter sob seu controle um sistema cognitivo coerente e integrado, com o qual organiza e manipula o que o cerca (...) d a impresso clara de possuir uma base cognitiva slida (...) com o qual pode estruturar o presente em termos de passado (...) sem a tendncia constante de cair em contradio (FLAVEL, 1996, p. 168).

METODOLOGIA

Foi feita uma entrevista com a me de um pr-adolescente de 12 anos de idade que cursa a quinta srie do ensino fundamental em uma escola em novembro de 2005, como parte dos trabalhos desenvolvidos junto Disciplina de Psicologia do Desenvolvimento do Curso de Pedagogia Educao Infantil e Sries Iniciais da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) do Campus de Guaba - RS. As perguntas que serviram de base para a anlise esto especificadas no Anexo I. O nome do

pr-adolescente referido pela entrevistada foi substitudo por Lucas. Os dados obtidos foram analisados e comparados com a literatura.

RESULTADOS E DISCUSSO

A relao dele com outras crianas boa, brinca normalmente, no costuma ter problemas, aceita novos amigos confirmando a tese Waldrop e Halverson apud Bee (1998), que se referem s relaes dos meninos como extensivas e as meninas como intensivas. Nessa fase ocorre um declnio do egocentrismo e a criana j tem capacidade de perceber que, outras pessoas tm pensamentos, sentimentos e necessidades diferentes das suas, o que levar a um comportamento mais interativo e afetivo no s com outras crianas como os adultos. Suas amizades j no so to superficiais (caractersticas fsicas), sabem em quem confiar e conversam sobre assuntos de seus interesses, no s brincam juntos, o que confere um comportamento normal de acordo com a pesquisa de Selman apud Bee (1998) e os estudos extensivos realizados por Berndt apud Bee (1998) que diz que, na escola elementar o conceito-chave da amizade o da confiana recproca, amigos so aqueles que ajudam e confiam uns nos outros. Tambm confirma a teria de Piaget apud Bock (2002), que diz que nessa idade que surgem os prprios valores morais, os sentimentos, o respeito mtuo, a honestidade, o companheirismo e a justia, que considera a inteno na ao. No colgio, os professores de Lucas* o elogiam bastante, pois bom aluno e respeitoso com elas, o que vem a confirmar a pesquisa que indica que nessa idade as crianas costumam ser mais educadas com os estranhos e mais francas e crticas com os amigos.

Crianas que ficam juntas na escola ou em seus bairros (...) constituem uma sociedade em miniatura (...). O grupo de companheiros institui ou treina as crianas em capacidades sociais crticas que no podem ser aprendidas da mesma forma com os adultos: como interagir com pessoas da mesma idade, como se relacionar com um lder, como enfrentar hostilidade e dominncia (NEWCOMBE, 1999, p. 366).

A relao com os pais nessa idade j no tem tantas expresses de afeto por parte da criana, o que no significa um enfraquecimento do apego, mas uma mudana de tarefas, onde a criana ensaia sua independncia, como cuidar de seu cachorrinho, estender sua cama e at mesmo ajudar nas tarefas de casa, afirma Maccoby apud Bee (1998). No caso de Lucas*, ele mais apegado me porque no tem contato com o pai, o que o torna um pouco carente. Porm sua me valoriza de forma carinhosa tais atividades.

Em uma dada investigao, os pesquisadores definiram qualidade afetiva ao observarem as mes em termos de como respondiam as atividades da criana,de sua flexibilidade (por exemplo, permitir que a criana mude de atividade), sua preocupao com os sentimentos da criana (por exemplo, perguntar porque a criana no quer alguma coisa) e sua aceitao (por exemplo, eu deixo ela fazer suas atividades em seu prprio ritmo) (ESTRADA et al. apud NEWCOMBE, 1999, p. 294).

A relao positiva entre pais e filhos pode tambm influenciar no aumento da competncia social da criana, melhorar seu desempenho escolar e a disposio para explorar e se arriscar. Conforme os estudos de OBrien e Bierman apud Bee (1998), crianas de 5 srie definiram como grupo, o fato de garotos fazerem coisas juntos. Lucas* tambm assim, gosta de vrias atividades em que possa correr, andar de bicicleta, e ir casa de amigos, ele brinca com meninos e meninas e prefere brincadeiras em grupo ao ar livre e percorrem uma rea maior em suas atividades, j as meninas brincam mais em ambientes fechados.

O desempenho escolar de Lucas* desde as sries iniciais bom, no se alterou nem com a mudana de escola, a qual se adaptou facilmente. Quanto a questes dos limites, a me de Lucas* disse que preciso ser dura s vezes, mas que ele acaba entendendo, o que vem a confirmar a anlise de Baumrind apud Bee (1998), que afirma que a figura de autoridade a melhor base para a criana. Para fomentar a apoiar o surgimento da competncia na criana. Lucas* um menino muito prestativo e competente. Sua relao com a me boa, ele carinhoso, amigo e companheiro.

CONCLUSO

Aps relacionar o caso de Lucas* com as teorias sobre o desenvolvimento social e da personalidade, pode-se concluir que ele um menino normal para idade dele, que tem um bom desenvolvimento social e que dentro do contexto em que vive, corresponde s expectativas postuladas por Piaget. de Piaget apud Bock (2002) o postulado de que o pleno desenvolvimento da personalidade sob seus aspectos mais intelectuais indissocivel do conjunto das relaes afetivas, sociais e morais que constituem a vida da Instituio Educacional. A primeira vista, o desabrochamento da personalidade parece depender sobretudo dos fatores afetivos; na realidade, a educao forma um todo indissocivel e no possvel formar personalidades autnomas no domnio moral se individuo estiver submetido a uma coero intelectual que o limite a aprender passivamente, sem tentar descobrir por si mesmo a verdade: se ele passivo intelectualmente no ser livre moralmente. Mas reciprocamente, se a sua moral consiste exclusivamente numa submisso a uma vontade adulta e se as nicas relaes sociais constituem as relaes de aprendizagem so as que ligam cada estudante individualmente a um professor que detm todos os poderes, ele no pode tampouco ser ativo intelectualmente (Bock, 2002).

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BOCK, Ana M. B. Psicologias: Uma Introduo ao Estudo de Psicologia. Barra Funda: Saraiva, 2002. BEE, Helen. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. FLAVEL, John H. A psicologia do Desenvolvimento de Jean Piaget. So Paulo: Pioneira, 1996. NEWCOMBE, Nara. Desenvolvimento Infantil: Abordagem de Hussen. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. RAPPAPORT, Clara Regina. Psicologia do Desenvolvimento. So Paulo: EPU, 1981.

ANEXO

I QUESTIONRIO APLICADO NA COLETA DE DADOS

1. Como a relao de seu filho com outras crianas? 2. Como no colgio? O que os professores dizem sobre ele? 3. E muito ligado aos pais ainda? 4. Brinca com meninos e meninas ou tem alguma preferncia? 5. O que seu filho mais gosta de fazer? (ex: olhar TV, andar de skate, ir casa de amigos) 6. Como era antes o seu desempenho escolar e como agora? 7. Como a questo de colocar limites? Seu filho aceita e entende? 8. Como a relao dos filhos com os pais?

Вам также может понравиться