Вы находитесь на странице: 1из 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS DE JOINVILLE CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE

APOSTILA DE MATEMTICA BSICA

Joinville 2011.1

PET EMB

Amauri da Silva Jnior Antnio Albino de Magalhes Neto Daniel Rossi Korol Diego Bonkowski de La Sierra Audiffred Evandro Machado Felipe Marin Geovana Girardelo Folle Gustavo Scheid Prass Hugo Borges de Quadros Keith Dillian Schneider Lucas Arrigoni Iervolino Rodrigo Antonio Sebben Thiago Francisco F. Vaz

Apostila Desenvolvida pelo grupo PET EMB do curso Engenharia da Mobilidade do Centro de Engenharia da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Joinville.

Joinville 2011.1

Apostila de Matemtica Bsica

Criao: Antnio Albino de Magalhes Neto, Evandro Machado e Lucas Arrigoni Iervolino. Desenvolvimento e Planejamento: Evandro Machado. Reviso: Professor Alexandre Mikowski e Professora Susie Cristine Keller. Realizao: PET EMB Apoio: UFSC Joinville e Biblioteca Setorial de Joinville Referncias:
EXATHUM. Apostila Semi Extensivo. 2009. Luiz Carlos Fuckner. Semi-Extensivo 01. Coleo Exathum Maro 2009. S Matemtica. Pgina desenvolvida por Grupo Virtuous. Atualmente o maior e mais acessado site de matemtica da Web, tornou-se referncia no ensino de matemtica na Internet. Disponvel em: <http://www.somatematica.com.br/>. Acesso em: 2 mar. 2011. WIKIPDIA: a enciclopdia livre. Este site utiliza a ferramenta Wiki, que permite a qualquer pessoa, editar os artigos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal>. Acesso em: 2 mar. 2011. PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA (PUC). Departamento de Matemtica e Estatstica. Belo Horizonte, MG. Disponvel em: <http://www.matematica.pucminas.br/>. Acesso em: 2 mar. 2011. GIOVANNI, Jos Ruy; BONJORNO, Jos Roberto; GIOVANNI JR, Jos Ruy. Matemtica Fundamental: ensino mdio. Local:So Paulo. Editora: FTD, 2002.

Site PET EMB: http://www.petemb.ufsc.br Site UFSC Joinville: http://www.joinville.ufsc.br Site Biblioteca Joinville: http://www.bsjoi.ufsc.br

SUMRIO

Aula 01: Introduo geometria plana ngulos..........................................................05 Aula 02: Potenciao.......................................................................................................06 Aula 03: Radiciao.........................................................................................................07 Aula 04: Fatorao...........................................................................................................08 Aula 05: Equao do 1 grau...........................................................................................09 Aula 06: Equao do 2grau............................................................................................10 Aula 07: Funes Polinomiais.........................................................................................11 Aula 08: Logaritmos........................................................................................................12 Aula 09: Trigonometria...................................................................................................13 Aula 10: Matrizes, determinantes e sistemas..................................................................16

Aula 01: Introduo geometria plana ngulos


Introduo: No estudo da Geometria Plana, consideraremos trs conceitos primitivos: O ponto, a reta e o plano. Os mesmos so os pilares da construo da Geometria. Postulados da Geometria: A reta tem infinitos pontos; Dois pontos distintos determinam uma nica reta; Por um ponto fora de uma reta pode-se traar uma nica reta paralela a essa reta. (Postulado das retas paralelas ou Postulado de Euclides.). Segmento de Reta: Se numa reta r considerarmos dois pontos distintos A e B, podemos definir o segmento de reta AB, como sendo o conjunto dos pontos da reta r, situados entre A e B, incluindo-se estes, sendo A e B chamados extremos do segmento AB. ngulos: Chama-se ngulo, a figura plana limitada por duas semi-retas de mesma origem. Na figura abaixo, podemos observar que as semi-retas e determinam dois ngulos: um de abertura a (ngulo convexo) e outro de abertura b (ngulo cncavo). O ngulo convexo indicado por BA e a a medida deste ngulo.

Medidas de ngulos: A principal unidade de medida de ngulos o grau (smbolo: ). Um ngulo raso, aquele formado por duas semi retas opostas, mede 180. A metade de ngulo raso denominado ngulo reto, e sua medida 90. O ngulo em volta de uma volta completa, corresponde a dois ngulos ngulos rasos e portanto sua medida 360. Definies: ngulo agudo: aquele cuja medida situa-se entre 0 e 90.

ngulo obtuso: aquele cuja medida situa-se entre 90 e 180. ngulos complementares: so aqueles cujas medidas somam 90. ngulos suplementares: so aqueles cujas medidas somam 180. ngulos congruentes: so aqueles que possuem medidas iguais. ngulos opostos pelo vrtice: como o prprio nome indica, so aqueles cujos lados de um so os prolongamentos dos lados do outro. Vale aqui, a seguinte proposio:

Dois ngulos opostos pelo vrtice so congruentes, ou seja, possuem a mesma medida. Bissetriz de um ngulo: a semi reta nica que partindo do vrtice, determina dois ngulos congruentes(ou seja, de mesma medida). Retas concorrentes: duas retas so concorrentes se elas tm um ponto em comum. Retas perpendiculares: so retas concorrentes que formam entre si um ngulo reto. Retas paralelas: duas retas r e s so paralelas quando estando contidas num mesmo plano(coplanares) no possuem ponto em comum. (representao: r // s)

Aula 02: Potenciao


A potenciao uma multiplicao de fatores iguais. Ou seja: Exemplos: . A multiplicado n vezes.

Particularidades, conseqncias da definio:

Propriedades:

Observao importante:

Potncia de Base 10: Muitos problemas de Fsica e/ou Qumica usam o artifcio das potncias de 10 para suas resolues sejam elas macroscpicas(grandes dimenses) ou microscpicas(pequenas dimenses). . O expoente indica o nmero de zeros. . O expoente indica o total de casas decimais.

Aula 03: Radiciao


Definio: O nmero y raiz ensima de a se, e somente se, elevado ao expoente reproduzir o nmero a. Simbolicamente temos: =y , sendo:

: smbolo da radiciao(radical) a: radicando n: ndice da raz(n y: raiz Propriedades: Sendo . = = , com b temos:

= = = Importante: = Racionalizao: o processo mediante o qual, dada uma funo com radical no denominador, encontramos uma frao equivalente(com mesmo valor), porm sem o radical no denominador. 1 caso: Denominador contendo termo do tipo :

2 caso: Denominador do tipo

, com n>2 e m<n:

3 caso: Denominador do tipo

):

Aula 04: Fatorao


Fatorar transformar uma soma em um produto. Fator Comum:

Agrupamentos:

Produtos Notveis: Quadrado Perfeito:

Diferena de dois quadrados:

Cubo Perfeito:

Soma e Diferena de dois cubos:

Aula 05: Equao do 1 grau


Definio: a Define-se como equao do 1 grau toda sentena aberta, redutvel e equivalente com a

Possveis Resolues: Para Para Para Resoluo de Problemas: Resolver problemas prticos usando matemtica simblica(lgebra) possui uma nica dificuldade: o equacionamento do problema dado mediante smbolos e operaes elementares. No existe um mtodo especfico nem uma frmula para solucionar um problema, possvel, no entanto, adotar certos procedimentos pode facilitar a resoluo dos problemas: Na leitura compreensiva do problema, verificar quem a incgnita de maneira a atribuir mesma um smbolo(digamos x).

Equacionar o problema de acordo aos dados do mesmo. Proceder a uma interpretao da soluo no correspondente problema. Existem problemas fsicos ou matemticos que envolvem duas ou mais equaes, cada uma delas com uma, duas ou mais variveis. Ao conjunto formado por essas equaes chamamos de sistema de equaes. Resolver um sistema de equaes do 1 grau com duas variveis consiste em encontrar dois valores que verifiquem simultaneamente as equaes do sistema.

Aula 06: Equao do 2 Grau


Definio: Denomina-se equao do 2 grau a toda sentena aberta, em x redutvel a , com Exemplo: x2 - 5x + 6 = 0 um equao do 2 grau com a = 1, b = -5 e c = 6.

Resoluo do caso geral: Frmula de Bskara As razes de uma equao do 2 grau so dadas da seguinte forma:

Onde a, b e c so os coeficientes da equao do segundo grau indicada acima e

Se Se Se

, as duas razes so reais e diferentes. , as duas razes so reais e iguais (Raiz dupla). , no h razes reais.

Exemplo: resoluo da equao:

Portanto:

Aula 07: Funes Polinomiais


Definio: Uma funo pode ser expressa por meio de uma tabela, um grfico ou uma frmula matemtica (lei de formao) e funo polinomial aquela cuja frmula matemtica expressa por um polinmio. O grau de uma funo dado conforme o grau do polinmio que compe a frmula matemtica. Exemplo: , esta uma funo de grau 5.

Funo Polinomial de 1 Grau: Define-se uma funo polinomial de primeiro grau a toda funo definida como , tal que com . O conjunto de pares ordenados formados numa funo de primeiro grau organiza-se em forma de uma reta quando representados no plano cartesiano. Na funo , com (a 0), a conhecido como coeficiente angular da reta e o valor de b conhecido como coeficiente linear da reta. Na representao grfica, o coeficiente linear indica o ponto onde a reta intercepta o eixo das ordenadas(eixo y), j o coeficiente angular representa a declividade da reta. A raiz da funo intercepta o eixo das abscissas. Se a > 0 ento a funo estritamente crescente; Se a < 0 ento a funo estritamente decrescente; Se a = 0 ento a funo definida como funo constante. Funo Constante: Defini-se funo constante por: dado um nmero k, , indica o ponto que a reta

Ou seja, o valor da imagem ser sempre o mesmo, independente do valor do x. O grfico de uma funo constante uma reta paralelo ao eixo x.

Funo Polinomial de 2 Grau: Defini-se como funo polinomial de segundo grau, a funo , com . tal que

Graficamente a funo polinomial de segundo grau representada por uma parbola, na qual o valor de c indica o ponto em que a parbola intercepta o eixo das ordenadas. As razes ou zeros da funo indicam os pontos em que a parbola intercepta o das abscissas. Se a > 0, ento a concavidade da parbola est voltada para cima, se a < 0, ento a concavidade da parbola est voltada para baixo. De acordo com os valores de a e de temos as seguintes situaes:

Vrtice da Parbola: O vrtice da parbola o ponto de coordenadas: . Se a > 0, ento o

vrtice o ponto mximo da mesma, se a < 0, ento o vrtice da parbola o ponto de mnimo da mesma.

Aula 08: Logartmos


Definio: sendo: N = Antilogartmo ou logartmando = base = logaritmo Condio de existncia:

Conseqncias: Propriedades: Sendo A > 0, B > 0 e 1 em IR

Mudana de Base: Em algumas situaes podemos encontrar no clculo vrios logaritmos em bases diferentes. Como as propriedades logartmicas s valem para logaritmos numa mesma base, necessrio fazer, antes, a converso dos logaritmos de bases diferentes para uma nica base conveniente. Essa converso chama-se mudana de base. Para fazer a mudana de uma base a para uma outra base b usa-se:

Aula 09: Trigonometria


Deduzindo da prpria palavra, trigonometria a parte da geometria que estabelece relaes mtricas e angulares entre elementos de tringulo qualquer. Tringulos: Dados 3 pontos A, B, C, no colineares, isto , no alinhados, chama-se tringulo a regio do plano limitada pelos segmentos AB, AC e BC, denominados lados, sendo A, B e C os seus vrtices. Teorema Angular de Tales: A soma das medidas dos ngulos internos de um tringulo igual a 180.

Teorema ngulo Externo: Em todo tringulo, um ngulo externo, igual soma dos ngulos internos no adjacentes, ou seja:

d = a+c Propriedade: Se um tringulo possui dois lados medindo a e b, o terceiro lado c estar sempre compreendido entre |a-b| e (a+b), ou seja: |a-b| < c < (a+b) Classificao dos Tringulos: Quanto aos Lados: Escaleno: Os trs lados possuem medidas diferentes. Issceles: Ao menos dois lados possuem medidas iguais. Eqiltero: Os trs lados possuem medidas iguais. Quanto aos ngulos: Acutngulo: Quando os trs ngulos internos so agudos.

Retngulo: Quando um dos ngulos internos reto. Obtusngulo: Quando um dos ngulos internos obtuso. Segmentos Notveis de um tringulo: Mediana: o segmento que une um vrtice ao ponto mdio do lado oposto. O ponto de interseo das 3 medianas de um tringulo denomina-se BARICENTRO do tringulo. Altura: o segmento que une um vrtice ao lado oposto(ou ao prolongamento deste), sendo perpendicular a esse lado. As 3 alturas de um tringulo passam por um mesmo ponto, chamado ORTOCENTRO do tringulo. Bissetriz interna: o segmento que divide cada ngulo interno do tringulo, em 2 ngulos iguais. As 3 bissetrizes internas de um tringulo passam por um ponto chamado INCENTRO do triangulo. O incentro o centro da circunferncia inscrita no tringulo, isto , da circunferncia que tangencia os 3 lados do tringulo. Mediatriz: a reta perpendicular ao lado, passando pelo ponto mdio do mesmo. As 3 mediatrizes de qualquer tringulo passam por um mesmo ponto, chamado CIRCUNCENTRO, que o centro da circunferncia circunscrita ao tringulo, isto , da circunferncia que passa pelos 3 vrtices do tringulo. Relaes Mtricas no Tringulo Retngulo: Tringulo retngulo todo polgono de 3 lados que contm um ngulo interno reto, ou seja, 90 graus. Num tringulo retngulo, o maior lado denominado hipotenusa, e os outros dois lados, adjacentes ao ngulo reto, so denominados catetos.

A relao mtrica do tringulo retngulo mais utilizada e conhecida o teorema de Pitgoras que diz: Em todo tringulo retngulo, o quadrado da medida da hipotenusa igual soma dos quadrados das medidas dos catetos. Hip = cat + cat Existem ainda outras relaes mtricas do tringulo retngulo:

Onde: h altura do tringulo retngulo relativa ao ngulo reto n projeo do cateto (b) sobre a hipotenusa (a) m - projeo do cateto (c) sobre a hipotenusa (a) Por semelhana de tringulos , obtemos as relaes: + =

Considerando um tringulo retngulo com a sua hipotenusa e seus dois catetos(adjacentes e opostos ao ngulo agudo ). Chega-se as seguintes expresses:

Uma relao importante pode ser obtida pelo Teorema de Pitgoras: (cateto oposto) + (cateto adjacente) = (hipotenusa)

Dividindo toda a expresso acima por (hipotenusa) e relacionando com as razes trigonomtricas temos que:

Essa relao tambm conhecida como relao fundamental da trigonometria.

Aula 10: Matrizes e Determinantes


Matrizes Sejam m e n dois nmeros naturais no nulos. Denomina-se matriz de ordem m x n, como uma tabela retangular formada por m.n elementos, dispostos em m linhas e n colunas. Pela representao de matriz genrica:

Tipos de matrizes: Se m n, A uma matriz retangular. Se m = n, A uma matriz quadrada, tambm conhecida como matriz de ordem m. Se m = 1, A uma matriz linha. Se n = 1, A uma matriz coluna. Se , ento A chamada matriz nula(ou matriz 0). Se A uma matriz quadrada e quando i j tem-se matriz diagonal. Se A uma matriz quadrada, quando i j tem-se tambm representado por . ou quando i < j tem-se , denomina-se , ento A chamada , e quando i = j tem-se

, ento A chamada matriz identidade(ou matriz unidade) de ordem m, Se A uma matriz quadrada, quando i > j tem-se , ento A chamada matriz triangular. Se A uma matriz com m linhas e n colunas com elementos matriz transposta de A(indicada por elementos , com . a matriz com n linhas e m colunas com

Igualdade de matrizes: Sejam as matrizes A e B, duas matrizes de mesma ordem, para que se tenha A = B necessrio que se tenha .

Operaes com matrizes: Adio e Subtrao de matrizes: Condio: Para que se possa efetuar a adio ou a subtrao de matrizes necessrio que elas possuam a mesma ordem. A soma ou a subtrao de duas ou mais matrizes efetuada quando se somam ou subtraem os elementos correspondentes das matrizes. O resultado tem a mesma ordem que compem as parcelas: Sejam as matrizes: , eC , ento:

Multiplicao de nmero real por matriz: Sejam: A uma matriz com m linhas e n colunas e um nmero real. Para se obter uma matriz B, de mesma ordem da matriz A, de forma que B = A, cada elemento de B ser igual ao elemento correspondente de A multiplicado pela constante :

Multiplicao de matrizes: Condio: Para que se efetue a multiplicao de duas matrizes A e B necessrio que o nmero de colunas da matriz A seja igual ao nmero de linhas da matriz B. O produto A.B tem nmero de linhas igual ao nmero de linhas da matriz A e o nmero de colunas igual ao nmero de colunas da matriz B. Sejam as matrizes: , eC ,, para que se tenha C

= A.B, inicialmente verifica-se a condio de existncia:

Para cada elemento da matriz C:

Importante: Lembre-se que somente para matrizes quadradas: A = A.A Propriedades operatrias das matrizes:

Sejam as matrizes A, B e C, quaisquer e de acordo com as condies operatrias das matrizes, temos: I. II. III. IV. V. VI. A +B=B+A A.(B + C) = AB + AC A.B B.A A. = .A = A

(A + 0) = A

Matriz inversa: Seja A uma matriz quadrada de ordem n. Recebe o nome de matriz inversa de A a matriz tal que:

Determinantes Determinante um nmero ou expresso que se associa a uma matriz quadrada.

Calculando determinantes: Determinante de primeira ordem: Seja a matriz M = (a), o seu determinante dado por: det M = |a| = a Determinante de segunda ordem: Seja a matriz , o seu determinante dado por: det Determinante de terceira ordem(Regra de Sarrus): Seja a matriz o seu determinante dado por:

Propriedades dos determinantes: Situaes que anulam um determinante: O determinante de uma matriz quadrada igual a zero, se a matriz possui: Uma fina nula; Duas filas paralelas iguais; Duas filas paralelas proporcionais Uma fila que combinao linear de outras filas paralelas.

Situaes que no alteram o determinante: O determinante de uma matriz quadrada no se altera se: Trocarmos ordenadamente as linhas pelas colunas(matriz transposta); Substituirmos uma fila por uma combinao linear de outras filas paralelas com a fila substituda(Teorema de Jacobi). Situaes que alteram o determinante: O determinante de uma matriz quadrada de ordem n altera-se: Trocando de sinal, quando duas filas paralelas trocam entre si de posio; Ficando multiplicado por K, quando os elementos de uma fila so multiplicados por K.

Вам также может понравиться