Вы находитесь на странице: 1из 10

Entidades Viscerais.

doc

Entidades Viscerais
Antes de mais uma breve introduo, porque parece-me uma matria de extrema importncia, pela diferena de relao com as noes de psicologia do Ocidente e Oriente: Vamos falar de psicologia sem falar de psicologia. H uma grande diferena, na forma como o homem Oriental e o homem Ocidental encaram a doena psicolgica. A principal diferena reside no facto de, para o Oriente as doenas psicolgicas so sempre orgnicas, e quando perceberem os seus conceitos vo ver que no h conflito entre as duas, que no temos absolutamente nada contra a interveno psicolgica e da psico-terapia, apenas achamos que a causa fundamental da doena no etrea mas material. Tem a ver com alteraes orgnicas ou seja das Entidades Viscerais. O que so Entidades Viscerais? uma espcie de mente de cada rgo. Quando as pessoas me ouviram falar de mente e de esprito dos rgos, h uns anos atrs, pior ainda, pensavam que eu realmente estava demente. Chamavam-me maluco, que era a afirmao mais normal a ser feita. As pessoas tinham dificuldade em admitir que um Rim por exemplo, tem mente ou esprito. Curiosamente desde que comecei a ensinar MTC at actualidade, foi a cincia que me ajudou a provar que eu tinha razo. Sabe-se que j foi feita clonagem humana, um dado adquirido em termos de cincia. Ainda no se sabe exactamente onde nem quando. Mas admitindo que o processo teve sucesso; o que provvel, uma vez que resultou em animais, e ns somos animais, s que nos esquecemos disso frequentemente, portanto no h razo nenhuma para no ter resultado. Na clonagem extrai-se o ncleo de uma clula qualquer humana ou animal. Apenas o ncleo. Pode ser uma clula da pele ou do cabelo, mas a maior parte das vezes sangunea. Depois coloca-se dentro de um vulo ao qual se extraiu o ncleo, o que origina um ser vivo supostamente igual aquele que foi clonado ou copiado. Admitindo que o homem tem mente, ou esprito, ou alma, ou aquilo que lhe quiserem chamar; presume-se que o ser humano ao ser criado tambm vai ter mente, ou esprito, ou alma, e penso que todos concordam comigo. Ora, se essa mente foi retirada de uma clula, se temos a capacidade de aceitar que possvel, ainda mais fcil aceitar que um conjunto de clulas, ou seja um rgo, tambm tenha mente. Portanto, foi a cincia que me ajudou a demonstrar que afinal h alguma razo nestes conceitos. Ento, entende-se que em MTC pensamos realmente que todas as partes de um indivduo, clulas ou partes ainda inferiores a uma clula, tm uma mente, quer as pessoas lhe chamem alma, esprito ou apenas mente.

1 de 10

Entidades Viscerais.doc Entidades Viscerais, justamente porque entidade constitui um ser, um ente que tem caractersticas de individualizao em relao ao exterior, e viscerais porque so das vsceras. De uma forma simplista falamos em Entidades Viscerais, falamos das mentes dessas Vsceras, embora existam Entidades Viscerais para todos os rgos e vsceras. Abordamos, regra geral, os cinco rgos principais que esto relacionados com os cinco movimentos, e que so o Fgado, Corao, Bao, Pulmo e Rim. Vamos falar agora de Shen, e nada como reportarmo-nos ao ideograma, que tem a sua importncia no sentido em que ele tem uma relao directa com o Corao, e que ao contrrio das outra entidades viscerais, (que iremos abordar melhor); o Shen uma espcie de chefe da orquestra e coordenador da globalidade do mental. Por sua vez, o Shen tambm personifica o mental em si prprio, e quando falamos que o sangue o suporte do Shen, ele tambm o suporte global do mental. A importncia do Shen tambm nos reporta para um outro problema que implica questes de carcter tico e deontolgico, nomeadamente quando que se pode afirmar que o homem homem, quando que um indivduo tem as caractersticas que fazem dele uma entidade especfica, o que em termos de MTC a partir do momento em que tem Shen. A traduo literal do ideograma : O que cai do Cu e atravessa o corpo, e que foi evidentemente alvo de interpretaes teolgicas, tentando fazer entender que o esprito que vem do Cu, de Deus. claro que h pessoas que no acreditam na existncia de nenhum Deus, e esto no seu direito, e que daro outra interpretao deste ideograma. Os prprios chineses tm uma concepo de vida que no taosta, no se baseia na noo de nenhum Deus, e sim na de um Universo regulado por um tipo de Energias. Portanto, provavelmente no era essa a interpretao deles. O conceito de Shen pode ser encarado em trs pontos de vista diferentes: 1. A Expresso Exterior da Actividade Total do Homem Estamos a falar daquele Shen que se avalia quando se faz a pesquisa e a observao de um indivduo. Reflecte o estado geral e o estado da Energia. Detecta-se na cor da face, na tez, no reflexo do olhar, nos movimentos energticos do ser humano e tambm pode ser detectado nos pulsos. Entre outras coisas tambm se diz que um pulso tem ou no Shen. 2. A Globalizao do Mental Entendida como a sntese de todas as partes do psiquismo humano. 3. A Actividade Mental ligada ao Corao Assim, entendido no seu sentido mais amplo, Shen pode ser considerado como uma influncia organizadora, configuradora e transformadora que determina e suporta o carcter especfico do indivduo.

2 de 10

Entidades Viscerais.doc Ou seja, ele (o Shen) que caracteriza um indivduo. Aquilo que diferencia um co dum gato o Shen. Por isso que o Shen tem uma grande importncia no que respeita concluso de quando que o homem se torna homem. Sob o ponto de vista tico, no que respeita regulamentao do aborto em diversos pases, pondo em causa se um feto ou no um ser humano, que uma questo que releva no s para questes de carcter poltico partidrio, ideolgico, mas tambm para questes de conscincia e que so perfeitamente individuais. Sem querer fazer apologia de um lado nem do outro, em termos de MTC a partir do momento em que um individuo tem Shen, um indivduo de determinada raa. E tem Shen quando o Corao est inteiramente formado, dado que ele depende da parte da matria Corao, da parte orgnica. Jing E passamos a falar de Jing. O Jing a origem da vida; O Shen resultante da unio dos dois Jing Nei Jing Ou seja, o Shen o resultado entre a fuso do espermatozide e o vulo, e isso que quer dizer dois Jing, em que Jing a verdadeira Energia Ancestral. O Shen designa o princpio prprio e essencial da vida, cuja presena faz com que um agregado material se torne em ser vivo. O Jing Qi e o Yuan Qi O Jing Qi a verdadeira Energia ancestral. a Energia que se recebe da me e do pai, dos cromossomas, aquela Energia que se herda pela conjugao dum espermatozide com um vulo, duma clula masculina com uma feminina. Este Jing d-nos uma totalidade de Energia que supostamente s se pode gastar e no se pode repor. Est depositada nos Rins e regulada por eles. O Yuan Qi, a que chammos no 1 ano de Energia Ancestral, tem uma relao directa com o Jing Qi a Energia pr-natal. Na verdade a forma utilizvel do Jing Qi, ou seja, o Jing Qi para ser utilizvel transformado em Yuan Qi, s depois utilizado para fabricar as outras Energias, tais como a Wei Qi, Zhong Qi ou Ying Qi (Energia alimentar). A afirmao de que a Energia Ancestral no se pode repor est parcialmente certa, porque na realidade no se pode fabricar Jing Qi, mas pode-se fabricar Yuan Qi, que a forma utilizvel do Jing Qi. admissvel que alguns medicamentos chineses poderem fabricar ou darem uma parte de Jing. o caso do Yun Zhe, que um cogumelo chins, que consta na documentao da MTC antiga, e foi colocado no mercado para aumentar o Jing, e que tem uma histria muito interessante.

3 de 10

Entidades Viscerais.doc Evidentemente que tudo relativo, e quando digo que no se pode aumentar o Jing, (e estou realmente a dizer a verdade), existe aqui uma metfora. O que acontece que o Yun Zhe, de tal forma potencializado pelas funes do Jing, nomeadamente na capacidade de fabricar Yuan Qi, que se diz que pode aumentar o Jing. E porque que lhe vem a fama de aumentar o Jing? Vem da poca do 1 Imperador da dinastia Han, ou seja mais ou menos em 228 A.C., que queria viver 1000 anos, e lanou um repto dos mais fortes possveis comunidade mdica da corte, e que era muito simples e prtico, como so os chineses, que era o seguinte: Quem conseguisse descobrir qualquer coisa que promovesse a vida, fizesse viver mais tempo e que provasse claramente que fosse verdade, seria coberto de riquezas e regalias. Quem no conseguisse ver-se-ia livre do peso da cabea! Tanto quanto se sabe, o Imperador cumpriu categoricamente das duas formas. Mas houve um mdico que ficou celebrrimo por ter descoberto o Yun Zhe. Tendo demonstrado que em animais de vida curta, ratos, gafanhotos e outros desse gnero, se comessem abundantemente o Yun Zhe, viviam muito mais tempo do que o normal. Por exemplo, no caso dos ratos que vivem mais ou menos 18 a 20 meses, no s passavam a viver em media 60% a mais, como tambm os ratos idosos, recuperavam a capacidade reprodutora, incluindo as fmeas que tm mais dificuldade do que os machos, e alm disso tambm recuperavam a cor dos pelos. Este mdico que se chamava Huatuo, foi o mesmo que descobriu os pontos Huatuo Jia Ji, que se situam ao lado das apfises espinhosas de toda a coluna vertebral e que so pontos extra meridianos. Ainda bem que descobriu o Yun Zhe, porque sem cabea era difcil! O 1 nome metafrico que o Yun Zhe teve no mercado foi Plula para viver mil anos. E eu estou a utilizar a metfora para que percebam que quando se diz que ele aumenta o Jing Qi, tambm uma metfora, da mesma forma que ele no fazia viver mil anos. Entendem a noo? - O problema esta contextualizao transcultural, no facto de os chineses terem uma forma de pensar e de ver diferente do Ocidente. Quando o chins diz que sim, no quer dizer que sim, quer dizer que o no, no est excludo, que essa hiptese ainda existe. Ou seja, temos que tentar perceber as coisas de acordo com a sua prpria cultura. Resumindo e voltando atrs, o Jing Qi a Energia herdada do pai e da me, no possvel aument-la. Contudo, existem certas substncias, mtodos e tcnicas que aumentam tanto o Yuan Qi que aparenta aumentar o Jing Qi. Falei-vos do Yun Zhe por comparao, para perceberem e consolidarem essa informao, como qualquer coisa de

4 de 10

Entidades Viscerais.doc concreto, e para perceberem que a metfora Plula para viver mil anos est para os mil anos, assim como o Yun Zhe, est para a capacidade de fabricar Jing Qi. Acrescento tambm, que no Ocidente o Yun Zhe, conhecido com a capacidade de tratar cancro, Hepatite B, C e SIDA. Se fizerem uma pesquisa na Internet vo encontrar esse tipo de informao. A cincia provou que era eficaz nesse tipo de doenas. Mas demasiado limitativo dizer que em relao s capacidades do Yun Zhe, se destina a tratar o cancro, hepatites, SIDA e as imunodeficincias. Ele aumenta o Yuan Qi, e como o Jing Qi e o Yuan Qi esto na base do fabrico da Wei Qi, que a Energia defensiva. Qualquer destas doenas, beneficia muito do aumento das defesas do organismo. Se compreenderem, no precisam de saber as indicaes, porque deduzem-nas. Pergunta de um Colega: Que parte determinada pelo Jing? Resposta: No havendo Jing no h vida. por isso que h uma relao estreita entre Jing e Shen, porque o Shen caracteriza um indivduo, mas sem Jing no h vida, depois a juno dos dois promove o fabrico da vida. Em principio um indivduo nasce com Jing para viver duzentos anos, mas ns que o gastamos muito depressa. Vamos agora falar de Entidades Viscerais, e digo-vos desde j, que trato uma grande quantidade de patologias psiquitricas graves, com melhorias e resultados absurdos e impossveis luz da Cincia, baseada na teoria das Entidades Viscerais. Portanto esta matria sem dvida por demais importante, apesar de parecer muito simples e aparecer escrita numa s pagina. Como se trata de uma matria que apesar de simples complexa, resolvi no s colocar a minha opinio, mas tambm a de outros, na matria, no sentido de, seguidamente podermos confront-las umas com as outras. No por acaso que comeamos pelo Po e a seguir passmos para o Hun. Comeo desde j, por dizer, que no por acaso que o Po, Entidade Visceral do Pulmo, e o Hun, Entidade Visceral do Fgado, vo ser seguidos numa sequncia descendente ou ascendente, e assim passamos do Pulmo ao Fgado, quando ainda teramos pelo meio o Corao, por exemplo. H uma razo lgica que veremos a seguir.

Po Vamos ver o que disseram certas pessoas conhecidas e reputadas em relao ao Po (pronuncia-se como se tivesse um H no meio): Entende-se por Po a primeira forma especfica de Shen, e lembrem-se que Shen para alm da Entidade Visceral do Corao com o mesmo ideograma, simboliza a globalidade do esprito, da mente. Ento esta a primeira forma a surgir da mente, aps

5 de 10

Entidades Viscerais.doc a concepo. Responsvel pela organizao e desenvolvimento embrionrio e transmitido pela me, ou seja, a me transmite mais do que o pai. Lavier

Lavier, que era um sinlogo francs, ou seja um estudioso da lngua e cultura chinesa escreveu: o princpio vital genrico, que origina os fenmenos fundamentais da vida, tais como o comportamento instintivo. Ou seja, Lavier est a dizer-nos que o Po depende dos instintos primrios, instantneos e imediatos. Ricci Ricci que era outro sinlogo, e que temos que o contextualizar no sentido de percebermos que ele era catlico, o que tem importncia, porque tinha uma viso diferente se fosse por exemplo muulmano, o que est mais do que provado hoje em dia. No julgando qualquer tipo de valores, apenas estou a dizer que eram diferentes os pontos de vista, o que relevante. Dizia: a alma sensitiva que em conjunto com a alma espiritual anima o ser humano. Arnie Lade Arnie Lade que um americano, tambm estudioso da cultura e do pensamento Oriental e em particular relacionado com MTC, diz: a alma animal. Po est associado paixo, ao instinto e ligao s coisas materiais e terrestres. Nei Jing Nei Jing dizia: Po o movimento Yin em direco terra.

...e Eu pessoalmente acrescento que o Po a nossa ligao terra, a nossa ligao sobrevivncia, a nossa ligao vida. Acrescento que patologias do Po, podem resultar em excesso ou deficincia de apego s coisas materiais. Lembro-me de um poema, que no sei se sita alguma circunstncia real, ou se apenas alegrico, que me foi dado quando andava na escola primria e que era qualquer coisa do gnero: O velho avarento levou uma pedrada no olho, dez moedas lhe pediram para o aliviar da dor .

6 de 10

Entidades Viscerais.doc no me lembro agora do resto mas tambm no interessa, o que interessa que ele respondeu: - Dez moedas? Um olho dava eu por isso! Evidentemente que esse avarento tinha um grave problema de Po por insuficincia, no sentido em que aquele apego era de tal forma extremo, que ele valorizava mais uma coisa material do que os prprios olhos. De igual modo que uma tendncia suicida patologia do Po, o que significa uma diminuio do instinto de sobrevivncia. O indivduo vem dotado nascena de uma forte vontade de sobreviver que instintiva, que faz parte da alma animal e que est para alm do seu raciocino lgico. Portanto a tendncia suicida tambm uma patologia do Po. O medo da morte, o excessivo medo de morrer, ou seja o contrrio de suicida, simultaneamente uma patologia do Po. A sobrevivncia tida demasiado em considerao, demasiado excessiva a preocupao com a garantia de viver. Ou seja, de certa forma um excesso de apego terra e s coisas materiais. Agora j vos posso explicar porque que o Po e o Hun aparecem por esta ordem. porque, o Po, o que nos liga Terra, e o Hun o que nos liga ao Cu, no sentido espiritual, e por isso que eles se apresentam nesta sequncia descritiva. Primeiro, Po e a seguir Hun, o mximo de instinto e o mximo de espiritualidade. Uma pessoa sem espiritualidade nenhuma, em principio tem uma diminuio de Hun, porque um indivduo equilibrado tem um pouquinho de tudo; tem um pouquinho de instintos bsicos e de espiritualidade. O excesso ou deficincia de uma coisa ou da outra, so claramente considerados desequilbrio e patologia. Hun Vamos falar de Hun, e de certa forma este texto diz-nos que herdamos os nossos instintos bsicos da me, e que herdamos a espiritualidade do pai. Mais uma vez no h aqui nenhum juzo de valores. Voltando psicologia, penso que j conseguimos desqualificar as questes dos complexos de dipo. Uma das questes em que os psiclogos se debatem, com uma tendncia crescente organicista da medicina ocidental, em relao situao das patologias psicolgicas, o que resulta numa tendncia para intervir de uma forma farmacolgica, em vez de intervir no paciente de forma psicolgica, ou seja pela palavra e por outro tipo de aces que promovam o equilbrio da aco mental. Originrio do pai, est associado comunicao com o exterior. Nesta frase podem desde j antever que a incapacidade de comunicar com o exterior, ou o contrrio, excesso de comunicao com o exterior, uma patologia do Hun. E podemos mencionar dois exemplos destes extremos: O Autismo que a incapacidade de comunicar com o exterior.

7 de 10

Entidades Viscerais.doc O Exibicionismo, nas suas diversas vertentes, incluindo aquela em que o indivduo todo nu abre a capa para se mostrar, o que tem uma componente ainda mais importante da patologia da esfera do Hun. Porque o Hun controlado pelo Fgado, e uma grande parte da patologia excessiva sexual igualmente a dependncia do Fgado. Por essa razo, a associao da conjugao desses dois factores pode resultar numa patologia do Hun. Devo dizer que j tratei este tipo de patologia de exibicionismo sexual como patologia do Hun. Ao Hun pertence a imaginao, a capacidade de sonhar, a memria inconsciente das ordens/ defesas hereditrias e das ordens/ defesas do meio adquiridas aps o nascimento. Dizia Ricci: a alma espiritual; alma humana (que depois a morte subsiste separada do corpo, distinta do Po, alma terrestre e sensitiva), o pensamento, a inteligncia, o esprito, as faculdades mentais. frequente o Hun aparecer descrito como a alma, precisamente por haver esta capacidade de espiritualizar, de ligao ao Cu. Dizia Arnie Lade: a alma espiritual. Hun est associado intuio, imaginao, e ao estado de conscincia superior. Aqui est evidenciado que s as pessoas com uma boa quantidade de Hun, conseguem atingir nveis elevados de conscincia, entre os quais se encontra a espiritualidade. As pessoas com muito Po so muito mais instintivas, bsicas (sem juzo de valor), mais vocacionadas para questes imediatas relacionadas com a sobrevivncia. No esqueam que o egosmo faz parte da sobrevivncia; a capacidade de dar e de oferecer mais espiritual, enquanto que a capacidade de reter para si, guardar, uma capacidade mais instintiva, um instinto mais animal, e ns somos ambas as coisas, dependendo das circunstncias em que nos encontramos. As opes podem ter a ver com o Hun, mas tm mais a ver com o Yi, do qual j iremos falar. Nei Jing diz: Hun corresponde ao movimento Yang, dirigido para cima em direco ao Cu. Nei Jing nunca disse que o Hun era a alma, nem que saia do corpo e seguia para o Cu, foram as pessoas que na sua interpretao o disseram. de propsito que ponho vrias posies e opinies. Est ligado ao Fgado e ao movimento Madeira e ao ponto 47V Hun Men, que no meu entender sobretudo responsvel pela capacidade de espiritualizar e de comunicar com o exterior. Pergunta de um colega: O que que significa capacidade de comunicar com o exterior?

8 de 10

Entidades Viscerais.doc Resposta: Significa com o exterior, para alm do corpo, para alm de si prprio enquanto indivduo, a capacidade de comunicar com os outros. Pessoas exageradamente tmidas tm patologias por deficincia do Hun, e pessoas demasiado desinibidas, que falam excessivamente e nunca se calam, tm patologia por excesso do Hun. por isso que h pouco, expliquei os extremos, porque quando se est na fronteira mais difcil de entender. Dei o exemplo do exibicionismo, que a vontade total de se mostrar, e do auto ostracismo que o autismo. Alis, circunstncia em que a MTC tem mais resultados do que a Medicina Convencional. Neste momento tenho em tratamento directo cinco autistas, em que o mais recente est h oito meses, e o mais antigo h dois anos e meio. E nos cinco casos, os pedopsiquiatras j disseram que se tinham enganado no diagnstico e que nenhum deles era autista. Para a MTC no importante se um autismo ou no, porque autismo uma classificao ocidental, o que interessa que no consegue comunicar com o exterior, o que quer dizer que depende dos tipos de mutismo. H certos tipos de mutismo que se enquadram dentro da patologia do Hun, outros no. Alis existem casos que so subsequentes a uma compresso da Energia do Fgado desencadeados por uma contrariedade. Por exemplo, uma agresso psicolgica muito violenta, em que frequente as pessoas permanecerem sem falar durante muitos anos, e que pode ter uma relao com Hun, mas uma compresso da Energia do Fgado, e a funciona muito melhor o 6F (Xi do Fgado) do que o 47V (ponto do Hun), porque desbloqueia a Energia do Fgado, mas no de todo impossvel que o Hun esteja atingido. H pouco uma colega referiu-me que tinha um familiar que no sabia se tinha doena de Parkinson. E eu respondi-lhe que era indiferente se tem ou no, o que interessa que tem sintomas que fazem pensar que tem. Logo, j sabemos o que que temos que fazer, quer se prove ou no. Zhi Zhi a entidade visceral do Rim e rgo responsvel pelo medo. dependente do movimento gua dos Rins e do Fogo do Ming Men, porque h uma relao directa entre os Rins e o Ming Men. O Ming Men o Fogo Imperial, o mximo de Fogo, o mximo de Yin que se transforma em Fogo, o centro do planeta Terra, que tem tanto Yin que tem temperaturas elevadssimas. Do Zhi dependem a vontade e a capacidade de realizao. Uma pessoa que no tem capacidade de realizar nem vontade prpria tem um vazio de Zhi. Eu conheo e trato muitos casos. No Ocidente visto como uma alterao da personalidade, mas na verdade uma patologia que tem tratamento.

9 de 10

Entidades Viscerais.doc No imaginam a quantidade de jovens e tambm de adultos, completamente perdidos com perturbaes do psiquismo, pequenas depresses, que no conseguem concretizar nada, comeam as coisas mas nunca as acabam, que no tm motivao para fazer nada; justamente porque uma patologia do Zhi. Aumentar o Zhi aumenta a capacidade de realizar. como aquele portugus (que toda a gente conhece) que quase ganhava tudo. Quando no era em prova, fazia os melhores tempos do mundo, mas quando ia competir desistia a meio, ou seja, uma patologia do Zhi. Se lhe picassem o 52V ele ganharia. Existem tantas pessoas que ficam a meio dos cursos, porque tm tanto medo de no chegar l. No pensando que o mximo que lhes pode acontecer reprovar, e isso j est garantido no indo l. Esta incapacidade de realizar, falta de vontade e de coragem, que aparece com frequncia associada s depresses, atingem frequentemente o Zhi, e beneficiam de uma estimulao do Zhi, mesmo que a depresso no seja renal ou no seja um vazio de Zhi, no sentido de produzir uma maior capacidade, de concretizar, de criar vontade e de realizar. Eu utilizo muito o 47V e o 52V na toxicodependncia, na capacidade de exteriorizar. Tm efeito directo sobre a Energia do Fgado e pela contrariedade, capacidade de concretizar e de ganhar coragem para ultrapassar tarefas difceis, e regra geral estes pontos promovem o equilbrio se houver deficincia. Depende da capacidade de comando, que no caso do homem, que um animal gregrio, e porque existem sempre lideres e liderados, em que os lderes so sempre indivduos com um forte Zhi. a natureza procurando sempre o equilbrio, para que a espcie sobreviva, porque se fossem todos lideres ningum se entendia. A natureza distribuiu, pois, de forma equilibrada o Zhi.

10 de 10

Вам также может понравиться