Вы находитесь на странице: 1из 1

O processo de produo da celulose na Fibria

Lder mundial na fabricao de celulose branqueada de eucalipto, a Fibria investe no cultivo de orestas como fonte renovvel e sustentvel de vida, para produzir riqueza e crescimento econmico, promover desenvolvimento humano e social e garantir a conservao ambiental. Para produzir celulose, a empresa utiliza exclusivamente madeira de rvores plantadas. Com suas atividades e seus mais de 18 mil empregados diretos e indiretos, participa ativamente da vida de comunidades do Esprito Santo, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, So Paulo e Rio Grande do Sul. Conra no infogrco o processo de produo de celulose na Fibria e tambm as principais iniciativas socioambientais desenvolvidas pela empresa.
37% da rea orestal da Fibria composta de reservas nativas protegidas.

Pesquisa
No Centro de Tecnologia da Fibria so desenvolvidas tecnologias sustentveis de manejo orestal, como o melhoramento gentico do eucalipto, o controle biolgico de pragas e a conservao de solos. Alm disso, so realizadas pesquisas visando ao desenvolvimento de produtos e otimizao de processos industriais. A liderana em tecnologia de produo e conservao dos recursos naturais da Fibria fruto de mais de 35 anos de estudos e pesquisas.

Viveiro
A Fibria produz mudas de eucalipto em viveiros orestais prprios e mudas de rvores nativas em viveiros comunitrios. Em 2011, a produo chegou a aproximadamente 103 milhes de mudas de eucalipto e 15 milhes de mudas nativas. Parte das mudas doada ou distribuda para produtores rurais que participam dos programas de fomento.

Monitoramento
Para melhorar o manejo orestal e gerenciar os impactos das atividades, a Fibria realiza estudos e monitoramentos ambientais da ora e da fauna, dos solos e dos recursos hdricos. As aves so utilizadas como principal indicador da qualidade ambiental da paisagem orestal nas reas da empresa.

1
Pesquisa Casa de enraizamento

Plantio
Os plantios comerciais de eucalipto produzem madeira e servios ambientais, como a conservao do solo, da gua e da biodiversidade e o sequestro de carbono da atmosfera. O plantio orestal feito em sistema de plantio direto, que mantm parte do solo coberto por cascas, galhos e folhas, minimizando a eroso. As orestas plantadas oferecem um ambiente adequado para abrigo e passagem de vrias espcies de fauna e ora nativas, alm de contribuir para a inltrao de gua no solo.

Mosaicos
Nas reas orestais da Fibria, as plantaes de eucalipto so intercaladas com matas nativas, formando mosaicos. Atualmente, a Fibria conta com uma base de 975 mil hectares, dos quais 352 mil so de reas de conservao. Essa paisagem em mosaicos abriga diversas espcies animais nas reas de conservao, que transitam livremente pelos corredores ecolgicos e pelo sub-bosque dos plantios de eucalipto.

2 3
Viveiro Eucalipto Mosaicos

9
Toras

Proteo
O sistema integrado de proteo orestal da Fibria busca reduzir as perdas causadas por pragas, doenas, plantas daninhas e incndios orestais, minimizando os impactos no meio ambiente. Para tanto, determina-se o nvel crtico de infestao e realizam-se o plantio de clones resistentes a doenas e o monitoramento contnuo para deteco e controle precoce de pragas, priorizando o uso de agentes de controle biolgico.

11
Fbrica

Mata nativa

Trem

Torre de observao Cavacos Plantios consorciados

18mil

10

Barcaas de madeira

Fomento
A Fibria mantm o Programa Poupana Florestal, em que proprietrios rurais tornamse importantes fornecedores alternativos de madeira. O objetivo do programa integrar a comunidade ao negcio orestal, contribuindo para a incluso social, a melhoria da qualidade de vida, a conservao ambiental e o desenvolvimento rural.

prossionais prprios e terceirizados.


Mais de 247 mil horas de treinamento para os prossionais prprios em 2011 (mdia de 61 horas para homens e 66 horas para mulheres).

Monitoramento

4 7

Caminho

Plantios consorciados
Em algumas reas orestais da Fibria, convivem em harmonia plantaes de melancia, milho, feijo, mandioca, criao de gado, produo de mel e muito mais. uma forma de ampliar a gerao de renda em comunidades rurais.

rea de atuao da Fibria


Base orestal em 254 municpios em 7 Estados. 3 fbricas prprias (Aracruz/ES, Jacare/SP e Trs Lagoas/MS)
e 1 em joint venture (Veracel Eunpolis/BA).

13

2 terminais especializados no embarque de celulose

(Santos/SP e Portocel Aracruz/ES). 3.422 contratos de fomento orestal, totalizando quase 107 mil hectares de plantios de eucalipto. Manejo orestal certicado pelo FSC e pelo Ceror.

12
BIODIVERSIDADE
A Fibria atua nos biomas brasileiros da Mata Atlntica, Cerrado e Pampa. Espcies catalogadas no Banco de Dados de Biodiversidade da Fibria: Plantas 1.786 Aves Mamferos Anfbios Rpteis Peixes Crustceos

A celulose produzida pela Fibria transformada em diferentes tipos de 22% papel, como fraldas, papis para higiene Papis de imprimir pessoal, papel de e escrever escrever e de livros. A celulose tambm 24% tem uso cosmtico, farmacutico, txtil e Papis especiais em alimentos.
Papis sanitrios

54%

DERIVADOS DA CELULOSE

Colheita
Cada rvore de eucalipto leva de 6 a 7 anos para atingir a idade de colheita, feita por mquinas orestais, que colhem e descascam as rvores plantadas e as cortam em toras. Os resduos, como galhos e folhas, permanecem no solo, criando uma proteo natural, alm de contribuir para a reposio de nutrientes.

742 155 95 108 134 25


gua O2 energia solar CO2 gua

12
Porto

Uso da gua
Na Fibria, a gua utilizada de forma racional e otimizada, tanto nos plantios de eucalipto quanto nos processos industriais. Na rea orestal, a Fibria possui uma rede de monitoramento de quantidade e qualidade da gua supercial e subterrnea. Nas fbricas, a gua reutilizada em diversas etapas do processo de produo, minimizando o consumo. Com o uso de tecnologias modernas, a empresa consegue recircular grande quantidade de gua, devolvendo aos corpos hdricos mais de 80% da gua captada. A empresa tambm faz parte do Water Footprint Network (WFN) e monitora sua pegada hdrica em todas as suas etapas produtivas.

10

Transporte
Os eucaliptos so transportados por via rodoviria, ferroviria ou martima. As comunidades so informadas sobre o perodo e a rota do transporte. A Fibria realiza manuteno permanente nas estradas utilizadas para retirada de madeira e monitoramento do ambiente marinho de circulao das barcaas de madeira.

14

legenda Escritrio Unidade Industrial Porto Floresta


Trs Lagoas

ms sp

Belmonte Veracel Posto da Mata Caravelas Conceio mg da Barra es Portocel Aracruz rj Vale do Jacare Paraba ba

MUDAS
O eucalipto plantado pela Fibria obtido pelo cruzamento e seleo de espcies, buscando alcanar caractersticas de adaptao ao clima, resistncia s principais doenas, ecincia no uso de gua e insumos e maior produtividade no processo industrial. As rvores selecionadas so clonadas e reproduzidas em larga escala nos viveiros orestais. O tempo de desenvolvimento de cada muda de 90 a 120 dias.

11

Fbrica
Na fbrica, as toras de eucalipto so picadas e viram cavacos. Os cavacos so transportados por esteiras at o digestor, onde se inicia o seu cozimento, que vai transformar os pedaos de madeira em uma polpa. Essa polpa ltrada e lavada at car livre de impurezas. Depois, comea o processo de branqueamento, em que a celulose lquida recebe um tratamento para que que alva. A prxima etapa a secagem, em que a celulose prensada para retirar a gua e transform-la em uma folha achatada, que entra em uma secadora e nalmente sai seca no outro lado. Por m, as folhas secas so cortadas e prensadas em fardos.

EUCALIPTO
O eucalipto consome gua e gs carbnico como todas as rvores e, por meio da fotossntese, produz biomassa, devolvendo gua e oxignio para a atmosfera e capturando o carbono no seu tronco. O eucalipto, no entanto, mais eciente e produz mais madeira com menos recursos ambientais.

terra

rs

Santos So Paulo Capo Bonito Capo do Leo

14
raiz lenol fretico

Exportao
A celulose que sai das fbricas exportada pelos terminais de Santos (SP) e da Portocel (Aracruz, ES) para mais de 40 pases, por meio de centros de distribuio e escritrios comerciais localizados na Amrica do Norte, Amrica Latina, Europa e sia.

13

Resduos
Quase toda a energia utilizada na Fibria autogerada e vem de biomassa originada no processo produtivo. Hoje, 68% dos resduos da fabricao de celulose so reaproveitados, parte deles nas operaes de silvicultura. Os resduos no aproveitados so dispostos em aterros industriais apropriados.

www.bria.com.br/infograco

Fonte: Relatrio de Sustentabilidade 2011.

Вам также может понравиться