Вы находитесь на странице: 1из 22

kraemer

Cronograma
Introduo Introduo ao algoritmo SPF Processo de roteamento link-state Criao de um B.D. link-state Vantagens Requisitos Comparao dos protocolos Resumo e reviso
kraemer

Introduo

Os protocolos link-state funcionam como um mapa de estrada criando um mapa topolgico da rede, e cada roteador usa esse mapa para determinar o caminho mais curto para cada rede. Da mesma maneira que voc recorre a um mapa para localizar a rota at outra cidade, roteadores link-state usam um mapa para determinar o melhor caminho para chegar a outro destino. O objetivo final que cada roteador receba todas as informaes link-state sobre todos os outros roteadores na rea de roteamento. Com essas informaes link-state, cada roteador pode criar seu prprio mapa topolgico da rede e calcular de maneira independente o caminho mais curto para toda rede.
kraemer

Introduo

kraemer

Introduo ao algoritmo SPF

kraemer

Processo de roteamento link-state

LSP = Pacote Link-State

kraemer

Processo de roteamento link-state

Ou estado do link (link-state)

kraemer

Processo de roteamento link-state

kraemer

Processo de roteamento link-state

kraemer

Processo de roteamento link-state


Cada roteador cria um pacote link-state que contm o estado de cada link diretamente conectado.

Cada roteador inunda o LSP em todos os vizinhos, que armazenam todos os LSPs recebidos em um banco de dados.
kraemer

Processo de roteamento link-state


LSPs no precisam ser enviados periodicamente. Um LSP s precisa ser enviado: Durante a primeira inicializao do roteador ou do processo de protocolo de roteamento nesse roteador Sempre que houver uma mudana na topologia, incluindo um link para cima ou para baixo, ou uma adjacncia de vizinho que estiver sendo estabelecida ou quebrada.

kraemer

Criao de um B.D. link-state

Cada roteador usa o banco de dados para criar um mapa completo da topologia e computa o melhor caminho para cada rede de destino. Cada roteador cria sua prpria rvore SPF independentemente de todos os outros roteadores. Para assegurar o roteamento correto, os bancos de dados link-state usados para criar essas rvores devem ser idnticos em todos os roteadores.

kraemer

Criao de um B.D. link-state

kraemer

Criao de um B.D. link-state


B.D. topolgico

kraemer

Vantagens

kraemer

Requisitos
Os link-states modernos so criados para minimizar os efeitos de memria, CPU e largura de banda.

kraemer

Requisitos
Em geral consome mais recursos que Vetor de Distncia
O B.D. topolgico consome memria

A CPU usada para processamento do SPF

Consome muita largura de banda na inicializao.


kraemer

Comparao dos protocolos

kraemer

Resumo e reviso

Protocolos de roteamento link-state tambm so conhecidos como protocolos de caminho mais curto primeiro e so criados a partir do algoritmo SPF (caminho mais curto primeiro) de Edsger Dijkstra. H dois protocolos de roteamento link-state para IP. OSPF (Abrir Caminho Mais Curto Primeiro) e IS-IS (Intermediate-System-toIntermediate-System).

kraemer

Resumo e reviso
O processo link-state pode ser resumido da seguinte forma: 1. Cada roteador obtm informaes sobre suas prprias redes diretamente conectadas. 2. Cada roteador responsvel por "dizer ol" a seus vizinhos em redes diretamente conectadas. 3. Cada roteador cria um pacote link-state que contm o estado de cada link diretamente conectado. 4. Cada roteador inunda o LSP para todos os vizinhos, que armazenam todos os LSPs recebidos em um banco de dados. 5. Cada roteador usa o banco de dados para criar um mapa completo da topologia e computa o melhor caminho para cada rede de destino.

kraemer

Resumo e reviso

Um link uma interface no roteador. Um link-state a informao sobre a interface, que inclui o endereo IP e a mscara de sub-rede, o tipo de rede, o custo associado ao link e qualquer roteador vizinho quele link. Cada roteador determina seus prprios link-states e inunda as informaes em todos os outros roteadores na rea. Como resultado, cada roteador cria um banco de dados link-state (LSDB) que contm as informaes link-state de todos os outros roteadores. Todos os roteadores tm LSDBs idnticos. Usando as informaes no LSDB, cada roteador executa o algoritmo SPF. O algoritmo SPF cria uma rvore SPF, com o roteador na raiz da rvore. Enquanto cada link conectado a outros links, a rvore SPF criada. Quando a rvore SPF concluda, o roteador pode determinar por si s o melhor caminho para cada rede na rvore. Essas informaes de melhor caminho so ento armazenadas na tabela de roteamento do roteador.

kraemer

Resumo e reviso

Protocolos de roteamento link-state criam um mapa da topologia local da rede que permite que cada roteador determine o melhor caminho para uma determinada rede. Um novo LSP s enviado quando h uma mudana na topologia. Quando um link adicionado, removido ou modificado, o roteador inunda o novo LSP para todos os outros roteadores. Quando um roteador recebe o novo LSP, ele atualiza o LSDB, executa novamente o algoritmo SPF, cria uma nova rvore SPF e atualiza a tabela de roteamento. Protocolos de roteamento link-state normalmente tm um tempo de convergncia mais rpido que protocolos de roteamento do vetor de distncia. Uma exceo notvel o EIGRP. Porm, os protocolos de roteamento link-state exigem mais memria e processamento. Isso no costuma ser um problema com os roteadores atuais.

kraemer

Вам также может понравиться