Вы находитесь на странице: 1из 3

PRINCPIO DA PROTEO Processo: Sentena n. 00276-2004-005-04-00-0 Trata-se de ao que julgou procedente demanda trabalhista, reconhecendo o direito do reclamante.

Em sede de execuo ordenou pagamento das dvidas trabalhistas no prazo de 15 dias, sob pena de penhora, observada a multa do art. 475-J do CPC. Inconformada com a deciso a reclamada interps embargos execuo alegando, em sntese, a no aplicao do dispositivo do CPC, pois a CLT apenas faz referncia ao prazo e forma da citao, mas silente quanto multa. Para afastar essa tese, como se ver, o Magistrado lanou mo do Princpio da Proteo, justificando um processo mais eficiente na concreo dos direitos trabalhistas. Nesse sentido vale rever parte da deciso:
O que o artigo 475J do CPC faz buscar maior efetividade para a fase de execuo. A multa ali prevista constitui meio de coao ao cumprimento de uma determinao judicial. Sendo, pois, um estmulo ao adimplemento do crdito, totalmente afinada com os princpios que orientam o processo do trabalho. (...) Por fim, ressalto que o princpio da proteo constitui cerne do direito do trabalho. Ora, se concebemos processo como instrumento de realizao do direito material fato nitidamente observado no texto da CLT e preconizado por toda a doutrina moderna temos de pensar num instrumento que seja compatvel com o direito que visa a realizar. A conseqncia direta desse raciocnio a compreenso de que tambm o processo do trabalho informado pelo princpio tuitivo. Tal princpio determina a aplicao da norma mais favorvel. Essa hierarquia dinmica das fontes formais faz com que mesmo uma norma proferida no mbito da empresa seja aplicada, em lugar do texto constitucional, sempre e apenas quando propugna critrio mais favorvel ao trabalhador. Se assim, no existe razo para afastar o que dispe o artigo 475J do CPC, do mbito do processo do trabalho. inegvel que constitui norma mais favorvel do que aquela prevista na CLT. No podemos desconhecer o fato de que as regras de execuo contidas na CLT foram editadas em 1943, enquanto aquelas da Lei dos Executivos Fiscais datam de 1980. As recentes reformas do CPC refletem o momento atual de busca de um processo verdadeiramente instrumental e eficaz. Negar aplicabilidade s novas regras, quando trazem manifesto benefcio efetividade do processo, afigurando-se, pois, como norma mais favorvel a reclamar aplicao do princpio da proteo, compreender possvel um processo comum, baseado na igualdade formal entre as partes, mais efetivo, eficaz, lgico e protetivo, do que aquele forjado justamente sobre a base do princpio tuitivo.

H uma orientao que se impe de forma natural ao Direito: a relao jurdica formada por um sujeito mais forte e outro mais fraco interpretada em favor deste. No direito do trabalho isso a mais pura decorrncia do Princpio da Proteo. Na deciso em apreo o Magistrado parte da premissa de que o princpio da proteo constitui cerne do direito do trabalho para chegar aplicao da norma mais favorvel. Esta, no caso prtico, traduz-se como instrumento mais adequado para realizao do direito material. Vale dizer: aplicao do CPC. OUruguai Amrico Pl Rodriguez considera ter o Princpio da Proteo trs dimenses distintas (1)in dbio pro operrio, (2) o princpio da norma mais favorvel e, (3) o princpio da condio mais benfica. No caso em apreo se verifica nitidamente a aplicao da norma mais favorvel, na medida em que o art. 475-J do CPC, meio mais adequado para realizar o direito

trabalhista, em relao norma prevista na CLT. Inata salientar que ao mesmo tempo em que a deciso lana um desdobramento do princpio da proteo aplicao da norma mais favorvel trata o princpio tutelar como cerne do direito do trabalho. Nesse sentido, em ampliao as idias do autor uruguaio Maurcio Godinho Delgado conclui que ...o princpio tutelar no se desdobraria em apenas trs outros, mas seria inspirador amplo de todo o complexo de regras, princpios e institutos que compe esse ramo jurdico especializado. Conclui-se que da essncia do direito do trabalho o Princpio da Proteo, na medida em que a relao trabalhista (empregador-empregado) suficiente para impor ao trabalhador a hipossuficincia. Disso o Princpio da Proteo medida que se impe como forma de buscar o equilbrio nas ralaes de trabalho. 128/2009-821-04-00.4 PRINCPIO DA PROTEO Processo: Acrdo n. 0012800-74.2009.5.04.0821 rgo Julgador: Tribunal Regional do Trabalho da 4 Regio O Princpio da Proteo traduz a prpria essncia do Direito do Trabalho, promovendo a tutela da parte economicamente mais frgil da relao. Em outras palavras, poder-se-ia dizer que o Princpio da Proteo busca compensar a desigualdade econmica entre empregador e empregado em favor do hipossuficiente da relao trabalhista. Nesse sentido, a Professora Carmen Camino, em Direito Individual do Trabalho (2 Edio), assim dispe: A assimilao do princpio protetivo pelo ordenamento jurdico explcita porque perfeita a sintonia entre a idia fundante do Direito do Trabalho e a ratio legis. O Princpio da Proteo, de acordo com a doutrina majoritria e com fundamento na obra de Amrico Pl Rodrigues, pode ser desmembrado em trs: a) o in dubio pro operario; b) o da aplicao da norma mais favorvel ao trabalhador; c) o da aplicao da condio mais benfica ao trabalhador. Embora o acrdo selecionado cuide apenas da modalidade condio mais benfica, impe -se uma breve anlise das outras categorias. a) In dubio pro operario: na dvida, deve-se aplicar a regra mais favorvel ao trabalhador. Contudo, a aplicao da regra no absoluta, visto que, no direito processual do trabalho, deve-se verificar qual dos litigantes possui o nus da prova. b) Aplicao da norma mais favorvel: segundo Srgio Pinto Martins, essa modalidade do princpio protetivo est expressa no caput do artigo 7 da Constituio quando prescreve a aplicao de regras no previstas naquele rol, desde que visem melhoria da condio social do trabalhador. c) Condio mais benfica: vantagens j conquistadas pelo trabalhador no podem ser modificadas para pior. Trata-se da aplicao da regra constitucional do direito adquirido, encontrado no inciso XXXVI do artigo 5 da Constituio Federal. A modalidade da condio mais benfica do princpio protetivo foi objeto de smula pelo TST, conforme se verifica: Smula 51 do TST: As clusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, s atingiro os trabalhadores admitidos aps a revogao ou alterao do regulamento.

Portanto, segundo a jurisprudncia sumulada do TST, clusula menos favorvel ao trabalhador s atinge aqueles admitidos aps a sua vigncia. Aqueles j empregados pela empresa, quando da entrada em vigor da clusula regulamentar revogadora, no sero atingidos. No caso do acrdo selecionado, o magistrado utilizou-se do Princpio Protetivo, na modalidade da condio mais benfica, para determinar a no aplicao do Regulamento de Benefcios de 1991, tendo em vista que, no momento em que o trabalhador foi admitido na empresa, vigia o Regulamento Geral de Benefcios da Fundao Banrisul de 1965, o qual garante ao empregado o adicional de aposentadoria correspondente a 25% do benefcio do INPS.

Вам также может понравиться