Вы находитесь на странице: 1из 79

MEIO AMBIENTE ECOLOGIA GLOSSRIO

abaxial (abaxialis). Diz-se da parte ou face de um rgo mais afastada do eixo. aberrante (aberrans). Que difere da estrutura habitual; diz-se tambm da planta que difere do tipo de estrutura do taxon (v) em um ou mais caracteres anmalos. aberto (apertus). Diz-se da prefolheao (v) em que as folhas no se sobrepem nem se tocam pela margem. abortivo (abortivus). Que se desenvolve imperfeita ou incompletamente. Estames abortivos: os reduzidos aos filetes por aborto das anteras ou que possuem vestgios das anteras abortadas. Aborto (Abortus). Supresso ou paragem do desenvolvimento de um rgo. Flor masculina (ou feminina) por aborto: flor inicialmente hermafrodita que, por aborto do ovrio (ou dos estames), se tornou masculina (ou feminina) respectivamente. Fruto monosprmico (v) por aborto: fruto proveniente de um ovrio com mais de um vulo, dos quais apenas um deu origem a semente. abrupto (abruptos). Que se altera rapidamente; no atenuado progressivamente. Aplica-se muitas vezes forma do pice. acapelado (cucullatus). Em forma de capuz ou capelo de frade. = cuculado (v) ou cuculiforme (v). acaule (acaulis). Sem caule ou aparentemente sem caule. aceroso (acerosus; aciformis). Comprido, estreito, de seco subcircular ou semicircular, rgido e agudo na ponta; em forma de agulha. acetinado. Com brilho de cetim, o que devido a uma cobertura de plos aplicados, densos e brilhantes. acclico (acyclicus). Com as peas florais inseridas helicoidalmente. Accula (Acicula). Acleo delicado, direito e fino como a ponta de uma agulha, mas no vulnerante; seda rgida e curta. aciculado (aciculatus). I Que tem acculas. II Marcado com riscas muito finas e irregulares como se feitas pela ponta de uma agulha. acicular (acicilaris). Semelhante a accula; em forma de agulha muito fina. cido (acidus). I Que tem sabor acre, como vinagre ou semelhante; com pH < 7. Utiliza-se muitas vezes para descrever frutos que so cidos devido presena de cido mlico, ctrico, etc. acidfilo (acidophilus). Diz-se da planta cujo desenvolvimento requer meio cido (geralmente solo) ou se processa em meio cido. acinaciforme (acinaciformis). Diz-se da folha em forma de sabre (espada curva); pode ser carnuda, trigonal, de faces subplanas como em Carpobrutos acinaciformis.

aclavado (clavatus). Estreito na base e alargadamente arredondado para o pive; com a forma de clava. acrescente (accrescens). Que continua a crescer depois do perodo do perodo normal, como alguns clices (ex. Diospyrus, Physalis) cujo crescimento prossegue mesmo depois da fecundao at o fruto atingir a maturao. acrpeto (acropetus). Formado sucessivamente da base para o pice. Ex.: o desenvolvimento das flores numa inflorescncia indefinida (ex. panicula, captulo). Ope-se a baspeto (v). actinomrfico (actinomorphus). Com simetria radial, possuindo um eixo de simetria. = multilateral, radiado (v) ou polissimtrico. aculeado (aculeatus). Provido de acleos. aculeiforme (aculeiformis). Em forma de acleo. Acleo (Aculeus). Formao epidrmica, rgida, aguada, sem feixes vasculares e, por isso, fcil de destacar. acumbente (accumbens). Diz-se da radcula que se posiciona em frente linha de justaposio dos dois cotildones. Alternativa: incumbente (v). Acmen (Acumen). Extremidade aguda e ligeiramente curva. acuminado (acuminatus). Que termina em acmen (v). acunheado (cuneatus). Em forma de triangulo invertido, com um dos ngulos na base; em forma de cunha. Aplica-se a estruturas bidimensionais. V. cuneiforme. acutisculo (acutiusculus). Que intermdio entre agudo e obtuso, aproximando-se mais de agudo. adaxial (adaxialis). Diz-se da parte ou face de um rgo que est mais prximo do eixo. -adelfo (-adelphus). Palavra de origem grega usada na formao de termos referentes disposio dos estames em grupos, por fuso dos filetes. monadelfos, diadelfos, triadelfos,... poliadelfos: estames fundidos em um, dois, trs, muitos grupos. Aderncia (Adhaerentia). Fuso de elementos ou rgos adjacentes do mesmo tipo ou no, geralmente do mesmo verticilo (v) ou de verticilos adjacentes. aderente (adhaerens). Fundido com outro. adesivo (adhaesivus). Diz-se das razes epgeas ou dos discos no pice de algumas gavinhas que aderem a um suporte mantendo erguidos caules e ramos. adnado (adnatus). Diz-se de partes normalmente distintas que se desenvolvem juntas. adunado (adunatus). Aderentes dois a dois, de modo a constiturem um s. Folhas adunadas: folhas opostas e ssseis, soldadas pela base, dando a impresso de uma s, atravessada pelo caule (ex. Lonicera periclymenum). adunco (aduncus). Curvo em forma de gancho ou de unha de ave de rapina.

adventcio (adventitius). I Diz-se do rgo inserido num local anormal (ex. razes adventcias nas folhas, gemas adventcias nas raizes). II Diz-se de plantas recentemente introduzidas. areo (aereus; aerius). Por oposto ao subterrneo ou aqutico. afilo (aphyllus). Desprovido de folhas. afim (affinis). Filogeneticamente prximo. afunilado (infundibuliformis). Em forma de funil ou cone invertido. = infundibuliforme (v). aglomerado (agglomeratus). Agregado de estruturas subesfricas que no se fundem. aglutinado (agglutinatus). Agregado (v) de estruturas que no se fundem mas se mantm unidas por substncia pegajosa (ex. os gros de plen nas polindias das Orchidaceae. agregado (aggregatus). Reunido em grupo compacto. agudo (acutus). Diz-se de qualquer rgo laminar, como folhas, brcteas, spalas e ptalas, cujas margens confluem no pice segundo um ngulo agudo; aplica-se tambm s formas slidas que terminam em ponta. Agulha. Nome vulgarmente dado s folhas dos pinheiros. alabardino (hastatus). Diz-se dos rgos laminares que terminam em ponta possuindo na base duas projeces laterais (aurculas, v) divergentes ou perpendiculares nervura mediana; em forma de ferro de alabarda. = hastado. alado (alatus). Provido de asa(s). uni- (1), bi- (2), tri- (3), quadri- (4) ... plurialado: com uma, duas, trs, quatro, vrias asas. Albinismo. Anomalia que consiste na ausncia de pigmentos (v). albino (albinus). I Planta destituda de pigmentos apresentando-se, por isso, com as folhas brancas ou amarelo-plidas. II Corola branca de espcies que normalmente as possuem coradas. Albmen (Albumen). Tecido de reserva formado no saco embrionrio aps a dupla fecundao nas Magnoliopsida , presente ou no na semente. endosperma (v). albuminoso (albuminosus). Que possui albmen. aliceo (alliaceus). Com cheiro ou sabor a alho. Alogamia (Allogamia). Fecundao de uma flor pelo plen de outro indivduo da mesma ou de espcie diferente. = polinizao cruzada. O contrrio de autogamia (v). alogmico (allogamus). Que fecundado por alogamia (polinizao cruzada). Alopoliplide (Allopolyploideus). Poliplide no qual o nmero bsico de cromossomas de cada um dos progenitores se encontra repetido vrias vezes em nmero par. Alotetraplide (Allotetraploideus). Alopoliplide no qual o nmero bsico de cromossomas de cada um dos progenitores se encontra repetido duas vezes. As suas clulas somticas possuem, portanto, 2n + 2n' cromossomas, ou seja, quatro vezes o nmero bsico de cromossomas. = anfidiplide.

alpestre (alpestris). Diz-se das plantas das montanhas abaixo da zona alpina. = subalpino (v). alpino (alpinus). I Relativo aos Alpes. II Relativo zona rtica das altas montanhas a que correspondem prados ou vegetao lenhosa em cochim ou almofada. alterniptalo (alternipetalus). Diz-se de estames ou estamindios inseridos entre* duas ptalas consecutivas. V. epiptalo. *na realidade inseridos num entren acima. alterno (alternus). Diz-se de folhas ou outros rgos inseridos ao longo de um eixo, um em cada n. alveolado (alveolatus). Provido de alvolos (v). Alvolo (Alveolus). Conjunto de pequenas depresses de contorno regular, dispostas compactamente fazendo lembrar um favo de mel. Amndoa (Amygdala). Parte da semente constituda apenas pelo embrio ou por este acompanhado de albmen. amentceo (amentaceus). Em forma de amentilho (v) ou que se lhe assemelha. amentfero (amentifer). Que possui amentilhos. Amentilho (Amentum). Espiga alongada, pendente, deiscente, de flores unissexuadas, nuas ou com perianto sepalide, geralmente bracteadas. amigdalide (amygdaloideus). Semelhante a uma amndoa. amilceo (amylaceus). Que produz ou que possui amido. amfilo (ammophilus). Diz-se da planta ou comunidade vegetal que requer solo arenoso. = psamfilo (v). amorfo (amorphus). Sem forma determinada. amplexicaule (amplexicaulis). Diz-se das folhas ssseis, estpulas ou brcteas cuja base envolve parcialmente o eixo. ampliado (ampliatus). Aumentado; dilatado. anantero(anantherus). Diz-se do estame desprovido de antera. anastomosado (anastomosans). Reunidos por anastomose. Anastomose (Anastomosis). Unio de nervuras formando um retculo. antropo (anatropus). Diz-se do vulo invertido, ou seja, o que sofre uma curvatura de 180 na base invertendo-se de forma que o micrpilo (v) fica colocado mais prximo da placenta (v) do que da calaza (v), soldando-se o funculo lateralmente ao vulo por uma sutura, designada rafe (v). O saco embrionrio no sofre curvatura continuando a calaza e o micrpilo a ocupar extremos opostos. ancipital; ancpite (anceps; ancipitius). Diz-se do rgo comprimido, com margens aguadas, como o escapo de algumas espcies de Narcissus. = bigmeo (v). Androceu (Androecium). Conjunto dos estames.

Andrforo (Androphorum). I Tubo resultante da concrescncia dos filetes de um androceu monadelfo (v). II Entren floral alongado entre o perianto e a insero dos estames; coluna que ergue os estames. andrognico (androgynus). Diz-se da inflorescncia com flores masculinas e femininas; hermafrodita. Ocasionalmente utilizado no sentido de monico. Androginforo (Androgynophorum). Entren floral alongado desenvolvido acima da corola que ergue o androceu e gineceu. Anel (Annullus). I Dispositivo dos esporngios dos fetos, formado por uma fiada de clulas de paredes desigualmente espessadas que promove a deiscncia. II Salincia circular da base dos aqunios de algumas Boraginaceae. anemocrico (anemochorus). Disseminado pelo vento. anemfilo (anemophilus), Polinizado pelo vento. anfbio (amphibius). Capaz de se desenvolver igualmente em solo emerso como na gua. anficrpico (amphicarpus). Que produz dois tipos de frutos que diferem na forma, perodo de maturao, etc. Anfidiplide. = alotetraplide. angular (angularis; angulatus). Que tem ngulo(s), quer se trate de rgo plano, quer slido. uni- (1), bi- (2), tri- (3) ... multiangular: com um, dois, trs ... muitos ngulos. anisofilo (anisophyllus). Que possui folhas de forma ou dimenses diferentes inseridas ao mesmo nvel. anmalo (anomalus). Diferente do comum. anotino (annotinus). Diz-se de ramos ou folhas que tm um ano de idade, que se desenvolveram no ltimo ano. Antela (Anthela). Cimeira multpara com eixos secundrios desiguais entre si ultrapassando em altura o eixo principal. Antera (Anthera). Parte do estame onde se forma e que contm o plen (v). anterfero (antheriferus). Que possui antera(s). anterior (anticus). Que ocupa posio frontal; que esta frente. Estames anteriores: os do lado da brctea ou folha axilante. Lbio anterior (da corola ou do clice): idem. ntese (Anthesis). Estritamente o perodo de expanso da flor. Tambm utilizado para designar o perodo durante o qual a flor est aberta. Antocarpo (Anthocarpium). Fruto seco, unilocular e monosprmico, que se torna complexo pelo facto de a parede do ovrio se unir parte inferior do androceu e do tubo do perianto persistente (endurecido ou carnudo). Ex. fruto com acessrios, por vezes pseudocarpos, como o do morango e anans. Antfito (Anthophytum). Planta com flor. = Magnoliopsida, Angiosprmica, Fanerogmica.

Antforo (Anthophorum). Entren floral, mais ou menos alongado, desenvolvido acima do clice e que suporta no extremo a corola, o androceu e o gineceu (ex. algumas Caryophyllaceae). antropocrico (anthropochorus). Disperso directa ou indirectamente pelo homem. antrorso (antrorsus). Que se dirige para o pice ou para a frente. Ope-se a retrorso (v). Aplica-se particularmente a formaes epidrmicas, como plos, acleos, etc. anual (annuus). Diz-se da planta cujo ciclo de vida se completa num ano ou em tempo inferior. Com um ano de durao. anular (annularis). Em forma de anel; relativo ao anel do esporngio dos fetos. apedado; pedado; pedato (pedatus). Diz-se da folha cuja nervura principal se divide na base em duas nervuras divergentes, cada uma dividida, por sua vez, em smpodo (v) escorpiide. apedatipartido (pedatipartitus). Com nervao apedada e o limbo partido. apedatissecto (pedatiscetus). Com nervao apedada e o limbo dividido at base. Apndice (Appendix). Prolongamento(s) que se encontra(m) na base ou no pice (v) de alguns rgos como nos filetes dos estames de Allium, na base das anteras de algumas espcies de Erica, etc. apendiculato (appendiculatus). Que possui um ou mais apndices. Apendculo (Appendiculum). Pequeno apndice. aptalo (apetalus). Diz-se da flor destituda de ptalas. apical (apicalis). Localizado na parte do rgo oposta sua insero; que pertence ao ponto distal de qualquer rgo. Estilete apical: o que est no prolongamento da parte terminal do ovrio; por oposio a estilete ginobsico, ou seja, inserido na base do ovrio. pice (Apex). Local de qualquer rgo que se ope ao seu ponto de insero; ponto terminal ou vrtice. apiculado (apiculatus). Provido de apculo. Apculo (Apiculum). Ponta curta e aguda, mas no rgida, na extremidade de uma folha, ptala, spala, etc. V. mucro. apincelado (penicillatus). = penicilado (v). aplicado (applicatus; appressus; adpressus). Encostado estreitamente em toda a extenso, mas no aderente. Folhas aplicadas: as encostadas ao caule ou/e ramos. Plos aplicados: os deitados sobre a superfcie do rgo em que se inserem. apocrpico (apocarpus). Diz-se da flor, gineceu ou fruto que possui vrios carpelos independentes uns dos outros. Apocarpo (Apocarpium). Fruto formado pelo conjunto de vrios frutos parciais, cada um resultante de um carpelo independente, mas todos de uma s flor. O apocarpo pode ser formado por aqunios (Ranunculus, Fragaria), por drupas (Rubus), por folculos (Paeonia), etc. = fruto apocrpico.

Apfise (Apophysis). Protuberncia piramidal e endurecida das escamas dos estrbilos (v) de algumas Pinaceae. apogmico (apogamus). Diz-se do embrio ou do esporfito desenvolvido sem que tenha ocorrido fecundao. aproximado (approximatus). Junto, muito prximo mas no unido. ptero (apterus). Sem asa(s). aqutico (aquaticus). Diz-se das plantas que vivem na gua, enraizadas ou no no fundo. Aqunio (Achaenium). Fruto seco, indeiscente e monosprmico no qual o pericarpo no adere semente. di - (2); tetra- (4) aqunio: frutos mltiplos, formados por dois ou por quatro aqunios. aquilhado (carinatus). Que apresenta uma salincia em gume na linha mediana longitudinal assemelhando-se quilha de um barco. = carenado. aracnide (arachnoideus; arancosus). Diz-se do indumento formado por plos muito finos, macios e flexveis, tenuemente entrecruzados; semelhante teia de uma aranha. = tearneo. arbreo (arboreus). Semelhante ou pertencente a rvore. arborescente (arborescens). Semelhante a uma rvore pela altura e ramificao; com o aspecto de rvore. arbustivo (fruticosus). Com porte de arbusto. Arbusto (Frutex). Planta lenhosa inferior a cinco metros de altura, sem um tronco principal ramificando-se a partir da base. rea (Area). Conjunto das localidades ocupadas por indivduos pertencentes ao mesmo taxon. arencola (arenicola). Que vive em ou requer terreno arenoso. Arola (Areola). I Espao limitado pelas nervuras anastomosadas das folhas dos fetos. II Pequenas concavidades ou salincias em alguns rgos onde, por vezes, se encontra um tufo de plos, sedas, etc. areolado (areolatus). Que possui arolas. argnteo (argenteus). Que possui brilho semelhante ao da prata, aspecto que devido presena de um indumento formado por plos abundantes, esbranquiados e aplicados. Arilo (Arillus). Apndice ou invlucro acessrio, por vezes carnudo, de algumas sementes que se desenvolve a partir do hilo ou da parte superior do funculo e que as pode envolver completamente. Arista (Arista). Formao delgada ou setiforme, mais ou menos longa e rgida, inserida geralmente no pice ou no dorso de alguns rgos (glumas, glumelas, bractolas, dentes do clice, aqunios, etc.). aristado (aristatus). Provido de arista(s). armado (armatus). Munido de qualquer gnero de formaes agudas e mais ou menos rgidos, como espinhos, acleos, etc. aromtico (aromaticus). Com cheiro mais ou menos agradvel devido, geralmente, presena de leos essenciais.

arqueado (arcuatus). Ligeiramente curvo em arco. arredondado (rotundatus). Com a parte superior ou inferior em arco de crculo, de forma a poder incluir um ngulo recto. Articulao (Articulatio). Zona pela qual partes contguas se separam naturalmente sem ruptura de tecidos, deixando uma cicatriz geralmente bem definida. articulado (articulatus). Provido de articulaes (v) (ex. frutos de Coronilla, Hippocrepis, etc., caules de Haloxylon, Salicornia, etc.). Artculo (Articulus). Poro compreendida entre duas articulaes (v) consecutivas, as quais correspondem frequentemente a zonas de estrangulamento. arvense (arvensis). Diz-se da vegetao ou plantas daninhas que invadem as culturas e ou prados semeados. rvore (Arbor). Planta lenhosa, geralmente superior a 5 metros de altura, com caule (tronco) indiviso at certa distncia do solo, dividindo-se ento em maior ou menor nmero de ramos (v). Asa (Ala). I Expanso laminar, folicea ou membranosa, como a da semente do pinheiro bravo. II Cada uma das ptalas laterais da corola papilioncea (v). III Cada uma das spalas laterais, maiores e petalides (v) do clice das Polygalaceae. ascendente (ascendens; adscendens). Diz-se dos rgos que se desenvolvem primeiro e em pequena extenso horizontalmente ou quase, encurvando-se depois at assumirem uma postura aproximadamente vertical. Ascdia (Ascidium). Formao utricular (v) ou urceolada (v) resultante da transformao das folhas de algumas espcies. spero (asper). Coberto de pequenas salincias ou de plos curtos e rgidos que tornam a superfcie rugosa ao tacto. = escabro (v). assalveado (hypocrateriformis). Diz-se da corola simptala com tubo longo e estreito que se dilata bruscamente em limbo plano ou cncavo. = hipocrateriforme (v). asspalo (asepalus). Desprovido de spalas; sem clice. asseptado (aseptatus). Sem septos ou tabiques. assexuado; assexual (asexualis). I Desprovido de rgos reprodutores masculinos e femininos. II Que se forma sem recorrer a reproduo sexuada. assimtrico (asymmetricus). Diz-se do rgo sem qualquer plano de simetria. Folha assimtrica: aquela cujo limbo bastante desigual de um e outro lado da nervura principal. assovelado (subulatus). Que termina abruptamente em ponta aguda como a da sovela. = subulado. atenuado (attenuatus). Que estreita progressivamente para o pice. Atrofia (Atrophia). Paralizao do desenvolvimento; definhamento. atrpico (atropus). = ortotrpico. Aurcula (Auricula). Expanso lobada, semelhante a uma pequena orelha, na base de rgos laminares, como folhas, spalas, etc., ou no pice de alguns frutos (ex. aqunios de Anthemis), etc. auriculado (auriculatus). Provido de aurcula(s) (v).

auriculiforme (auriculiformis). Em forma de aurcula (v). autocrpico (autocarpus). Diz-se do fruto resultante de autofecundao. autctone (autochton). Diz-se do taxon originrio de uma determinada zona. = espontneo, indgena. auto-estril (autosterilis). Diz-se da flor (ou da planta) hermafrodita cujo(s) vulo(s) no produz(em) semente(s) como resultado da polinizao pelo plen da mesma flor ou de flores do mesmo indivduo; apenas produz(em) semente(s) quando polinizado(s) pelo plen de flores de outro indivduo da mesma espcie. Oposto de auto-frtil (v). auto-frtil (autofertilis). Diz-se da flor (ou da planta) hermafrodita cujo(s) vulo(s) produz(em) semente(s) como resultado da polinizao pelo plen da mesma flor ou de flores do mesmo indivduo. Oposto de auto-estril (v). Autogamia (Autogamia). Polinizao de uma flor hermafrodita pelo seu prprio plen ou pelo plen de flores do mesmo indivduo. Ope-se a alogamia (v). autogmico (autogamicus). Diz-se da planta (ou flor) hermafrodita que fecundado pelo seu prprio plen. Autopoliplide. Poliplide (v) em que o nmero bsico de cromossomas se encontra repetido trs ou mais vezes. aveludado (velutinus). Coberto de plos finos, curtos, densos e erectos, semelhante a veludo. = velutino. axial; xil (axialis). Diz-se da placentao de um ovrio bi-pluricarpelar, sincrpico, cujos vulos se inserem no eixo central do ovrio. Axila (Axilla). Vrtice do ngulo formado por um rgo com o eixo em que se insere (ex. axila da folha). axilante (axillans). Diz-se da folha, brctea ou outro rgo em cuja axila se encontra um ramo, pednculo, pedicelo ou flor; a folha, brctea, etc., so axilantes desse ramo, pednculo, etc. axilar (axillaris). I Situado na axila. II Diz-se tambm, incorrectamente, da placentao axial ou xil (v).

baciforme (bacciformis). Semelhante a baga (v). Baga (Bacca). Fruto indeiscente, geralmente sincrpico e polisprmico, com epicarpo geralmente delgado, mesocarpo carnudo, endocarpo muito tnue ou formado por tecido muito fino. Bainha (Vagina). I Parte basilar, mais ou menos alargada de algumas folhas e que envolve o eixo. II Pea formada pela unio das folhas das Equisetaceae que rodeia a base dos entre-ns. Balastia (Balaustium). Fruto sincrpico, proveniente de ovrio nfero, com o pericarpo coriceo e o interior, dividido em cavidades por lamelas delgadas, repleto de sementes encostadas umas s outras, com episperma (v) sucoso (ex. fruto da romanzeira, Punica granatum).

10

Barba (Barba). Conjunto de sedas agrupadas em tufo. barbado (barbatus). = barbudo. barbudo (barbatus). Que tem barbas. basal (basalis). Prprio da base; relativo base; situado na base. = basilar. Base (Basis). A parte de um rgo junto ao seu ponto de insero. basifixo (basifixus). Aderente ou preso pela base. Anteras basifixas: as inseridas nos filetes pela base. basfugo (basifugus). Diz-se do rgo cujo crescimento se processa da base para o pice (fugindo da base). = acrpeto (v). basilar (basilaris). Relativo base; que serve de base; que se situa na base ou prximo desta. Folhas basilares: as inseridas pouco acima do colo da raiz. Placentao basilar: aquela em que os vulos se inserem no fundo da cavidade do ovrio. baspeto (basipetus). Crescendo em direco base. Ope-se a acrpeto (v) e basfugo (v). basfilo (basophilus). Diz-se das plantas ou das comunidades vegetais que se desenvolvem em meios de ph > 7 (bsico). bi- (dois, duas vezes). Prefixo de origem latina usado na formao de termos que indica um rgo ou uma estrutura se encontram repetidos duas vezes. (ex.: biaristado, com duas aristas; bibracteado, com duas brcteas; bifloro, com duas flores). bianual; bienal (biennalis; biennis). Diz-se da planta vive mais do que um perodo vegetativo, no ultrapassando dois, dando-se a germinao e crescimento no primeiro ano e a florao e frutificao no segundo. bicolor (bicolor). Diz-se do rgo que apresenta duas cores. bicorne (bicornis). Que possui duas pontas semelhantes a pequenos chifres. bifacial (bifacialis). Com duas faces. bfido (bifidus). Dividido em duas partes mais ou menos at meio. = bifendido. biforme (biformis). Que tem duas formas. = bimorfo. bifurcado (bifurcatus). Com duas furcas ou ramos partindo do mesmo ponto. bigeminado (bigeminatus). Diz-se das folhas compostas com dois fololos, cada um peciolulado. bigmeo (anceps). = ancipital (v). bilabiado (bilabiatus). Diz-se do clice sinspalo ou corola simptala com segmentos dispostos em duas partes, os lbios, opostas. bilateral (bilateralis). Que tem dois lados ou se dispe em duas filas, de um e outro lado de um rgo.

11

Simetria bilateral: a dos rgos que possuem dois planos de simetria apenas, perpendiculares entre si. bpara. Cimeira cujos ramos, sob cada flor terminal, so opostos. bipartido (bipartitus). Dividido em duas partes at mais do meio, mas sem atingir a base. bipenatifendida (bipinnatifidus). Folha penatifendida cujas divises so, por sua vez, fendidas. bipenatipartida (bipinnatipartitus). Folha penatipartida cujas divises so, por sua vez, partidas. bipenatissecto (bipinnnatisectus). Folha penatissecta com os segmentos divididos, por sua vez, at nervura. bissexual (bisexualis). = hermafrodita. biternado (biternatus). Diz-se da folha composta trifoliada em que cada um dos trs pecolulos possui trs fololos; folha ternada duas vezes. bolbfero (bulbifer). Que possui bolbo(s). = bolboso. bolbiforme (bulbiformis). Com a forma de bolbo; que se assemelha a um bolbo. bolbilhfero (bulbillifer). Que possui bolbilhos. bolbilho (bulbillus; bulbulus). Pequenos bolbos (v) formados na axila das escamas de bolbos, na axila de folhas, sobre algumas folhas ou em inflorescncias, a partir dos quais a planta se repruduz vegetativamente. Bolbo (Bulbus). Caule curto, geralmente subterrneo, com a gema rodeada por folhas carnudas (escamas) e a poro axial (prato ou disco) muito contrada. B. entunicado: aquele em que as escamas so mais ou menos concntricas, cada uma envolvendo completamente a anterior e envolvida pela seguinte. B. escamoso: aquele cujas escamas so estreitas e imbricadas. B. slido: o caule subterrneo que envolvido por poucas escamas membranosas ou fibrosas possuindo, ao contrrio dos acima mencionados, a parte central slida bastante desenvolvida e mais ou menos carnuda. bolboso (bulbosus). Que tem ou produz bolbos (v). bolhoso (bullosus; bullatus). Com a epiderme erguida em forma de bolhas ou vesculas. Bolsa (Bursa). Concavidade nos tecidos. Bstrix (Bostryx). Cimeira unpara helicide em que os ramos sucessivos no se situam todos no mesmo plano. Boto floral (Alabastrum). Gomo que produz flores. Brctea (Bractea). Folha mais ou menos modificada (distinta das normais pela dimenso, forma, consistncia ou cor), em cuja axila se insere a flor, ou situada prximo da flor ou da inflorescncia. bracteado (bracteatus). Que tem brctea(s).

12

bracteiforme (bracteiformis). Semelhante a brctea. Bractola (Bracteola). Brctea de segunda ordem, geralmente menor do que a brctea, situada sobre um eixo floral lateral ou inserida no pedicelo. Nas Apiaceae (Umbeliferae) so brcteas as formaes laminares que rodeiam o ponto de insero dos raios no pice do pednculo e bractolas as que rodeiam a base das umblulas. bracteolado (bracteolatus). Provido de bractolas. Braquiblasto (Brachyblastus). Ramo curto sobre o qual se inserem apenas folhas ou flores. Bursculo (Bursicula). Pequena bolsa que contm um ou dois retinculos (v) (ex. flor das Orchidaceae).

Cacho (Racemus). Inflorescncia cujas flores, providas de pedicelos, se inserem ao longo do mesmo eixo. Se o eixo simples, o cacho simples; se ramificado, o cacho composto. caduciflio (caducifolius). Diz-se das rvores ou arbustos que perdem as folhas na estao desfavorvel. caduco (caducus). Que se separa espontaneamente, por vezes precocemente. Spalas caducas: as que se soltam antes da flor abrir por completo (ex. Papaver, papoilas). Estpulas caducas: as que se desprendem antes da folha. Calaza (Chalaza). Tecido da base do vulo, oposta ao micrpilo onde se inserem os tegumentos. calccola (calcicola). Que vive em terreno calcrio (bsico), evitando o silicioso (cido). = calcfilo. calcfugo (calcifugus). Que normalmente no pode viver em terreno calcrio (bsico). calcfilo (calciphilus). = calccola. Clice (Calyx). Conjunto das peas florais externas (spalas) do perianto diferenciado, as quais so, em geral, verdes e de consistncia herbcea. caliciforme (calyciformis). Com a forma de clice. calicinal (calycinus). Pertencente ao clice ou relativo ao clice. caliculado (calyculatus). Que possui calculo ou epiclice (v). caliculiforme (calyculiformis). Com a forma de calculo ou epiclice (v). Calculo (Calyculus). = epiclice.

13

Calosidade (Callus). Endurecimento semelhante a um calo. caloso (callosus). Que possui calosidade(s). Folha com margem calosa ou folha caloso-marginada tem a margem endurecida e, por vezes, de tom claro, amarelado ou esbranquiado. Cmara. Espao existente entre clulas. C. aerfera: espao intercelular grande no parnquima das plantas hidrfitas. C. secretora: espao intercelular, subgloboso ou elipside, onde se acumulam os produtos de secreo das clulas que o limitam. = bolsa secretora. Cmbio (Cambium). Tecido meristemtico constitudo por uma camada de clulas indiferenciadas que se dividem mitoticamente continuamente originando clulas que se diferenciam em vrios tecidos. Cmbio vascular (ou libero-lenhoso): cmbio que d origem ao xilema para o interior da planta e floema para o exterior da planta. C. sbero-felodrmico ou felognio: o que se desenvolve na periferia do caule ou da raiz, produzindo sber para o exterior da planta e feloderme para o interior. Camfito (Chamaephytum). Diz-se da planta cujas gemas de renovo se situam a menos de 25 cm da superfcie do solo. campanulado (campanulatus). Em forma de sino invertido, ou seja, alargando bruscamente junto base e pouco ou nada a partir dela. campilotrpico (campylotropus). Diz-se do vulo em forma de rim que se curva cerca de 90, de modo que o micrpilo se situa junto calaza, aproximando-se do funculo. Canal (Canalis). I Escavao em forma de goteira ou calha. II Cavidade no interior dos tecidos, alongada e estreita, resultante, por vezes, da reabsoro de clulas e onde se depositam produtos de secreo (canal secretrio). canaliculado (canaliculatus). Escavado longitudinalmente em forma de canal estreito, como na face superior de alguns pecolos. canelado (sulcatus). Com sulcos longitudinais ou caneluras. capilar (capillaris). Comprido e fino como um cabelo. capitado (capitatus). I Em forma de cabea, ou seja, alargando-se subitamente em corpo globoso ou quase, como alguns estigmas e alguns plos glandulosos. II Reunindo-se em inflorescncia semelhante a uma cabea (captulo ou glomrulo). capituliforme (capituliformis). Em forma de captulo; parecido com captulo. Captulo (Capitulum). Inflorescncia capitada (globosa), achatada ou no na parte superior, de flores geralmente ssseis, reunidas num receptculo comum geralmente rodeadas por um invlucro de brcteas. Cpsula (Capsula). Fruto seco, deiscente, sincrpico, polisprmico. C. loculicida: a que abre (deiscente) por meio de fendas longitudinais, correspondentes nervura mediana de cada carpelo. Neste caso, a deiscncia valvar e dorsal. C. septicida: a que abre (deiscente) longitudinalmente ao longo dos septos dos lculos, separando-se a parte correspondente a cada carpelo. Neste caso, a deiscncia valvar e sutural. C. septfraga: a que abre (deiscente) por fendas longitudinais que separam a face dorsal dos carpelos completamente dos septos.

14

C. circuncisa: V. pixdio. C. deiscente por dentes: a que abre por curtas fendas longitudinais ou dentes divergentes na parte superior. C. poricida: aquela em que a deiscncia se faz por poros. C. valvar: a que abre (deiscente) por fendas longitudinais, mais ou menos a todo o comprimento, que separam o pericarpo em pores designadas valvas. capsular (capsularis). Com caracteres de cpsula; pertencente a cpsula. Carena (Carina). I V. quilha. II Salincia longitudinal em gume ao longo da linha mediana da face dorsal de um rgo. carenado (carinatus). = aquilhado. carenal (carinalis). Diz-se da preflorao da corola pseudo-papilioncea das Caesalpinioideae em que a quilha ou carena cobre as asas e estas o estandarte. Cariopse (Caryopsis). Fruto seco, indeiscente e monosprmico, com o pericarpo aderente semente (ex. nas Poaceae). crneo (carneus). Cor de carne. carnvoro (carnivorus). Diz-se das plantas que capturam pequenos animais, geralmente insectos, dos quais extraem nutrientes, especialmente azoto. V. insectvoro. carnudo (carnosus). Suculento mas firme. Caroo (Nucleus; Putamen). Parte interna e dura do pericarpo a qual rodeia a semente nas drupas. carpelar (carpellaris). Relativo ou pertencente ao carpelo. uni- (1), bi- (2), tri- (3)... pluri - (vrios) carpelar: diz-se do gineceu formado por um, dois, trs..., vrios carpelos. Carpelo (Carpellum). Cada uma das unidades que compem o gineceu, correspondendo cada uma a uma s folha transformada. Carpforo (Carpophorum). Prolongamento do eixo ou do receptculo de algumas flores, no pice do qual se inserem os carpelos e depois os frutos. cartceo (chartaceus). Com a consistncia de papel ou de pergaminho e de cor no verde. cartilagneo (cartilagineus). Semelhante a cartilagem, ou seja, firme mas um tanto elstico. Carncula (Caruncula). Excrescncia carnosa do tegumento (v) junto ao micrpilo da semente. Casca (Cortex). Parte externa dos troncos e das razes das rvores e arbustos, situada fora do cmbio lbero-lenhoso e que fcil de destacar. Tambm se emprega vulgarmente para designar o exocarpo (v) ou epicarpo (v) de frutos e a tecido externo das sementes. Catafilo (Cataphyllum). Folhas situadas em rgos subterrneos, frequentemente escamiformes, escariosas e desprovidas de clorofila. caudado (caudatus). Provido de cauda, ou seja, de um prolongamento ou apndice estreito e longo. Caudculo (Caudicula). Parte atenuada em forma de pedculo que liga a polindia ao retinculo.

15

Caule (Caulis). Tipicamente, a parte do eixo da planta que suporta as folhas; situa-se a seguir raiz e cresce em sentido oposto ao desta. caulescente (caulescens). Diz-se da planta com caule(s) bem desenvolvido(s); oposto a acaule. Caulculo (Cauliculo). A parte do eixo do embrio a partir da qual se desenvolve o caule primrio da planta. caulinar (caulinaris; caulinus). Pertencente ao caule. Folhas caulinares: as que se inserem ao longo do caule, por oposio s basilares. Cecdia (Cecidium). Neoformao ou hipertrofia de tecidos vegetais, resultante da aco de insectos (zoocecdias) ou de outras plantas (fitocecdias) (ex. bugalhos dos carvalhos so zoocecdias). -cfalo (-cephalus). Com cabea ou captulo. Mono- (1), di - (2), tri- (3), oligo- (poucos), poli - (muitos) cfalo: diz-se da inflorescncia, caule, planta, com um, dois, trs..., poucos, muitos captulos. Celha (Cilium). = clio. celheado (ciliatus). = ciliado. central livre. Tipo de placentao do ovrio unilocular cujos vulos se inserem sobre uma coluna no centro daquele. centrfugo (centrifugus). Que se desenvolve do centro para a periferia. Ope-se a centrpeto (v). centrpeto (centripetus). Que se desenvolve da periferia para o centro. Ope-se a centrfugo (v). Cepa (Cauecx). Base subterrnea do caule de uma planta perene e lenhosa. Tambm se aplica parte inferior, mas no subterrnea de alguns caules, como nas videiras. ceroso (cereus). Revestido de cera ou com a cor e a textura da cera. Cspede (Caespes). Tufo formado pelos caules muito juntos de algumas plantas multicaules herbceas. cespitosa (caespitosus). Aplica-se planta que forma cspedes (v). chanfrado (emmarginatus). = emarginado. ciatiforme (cyathiformis). Em forma de ciato (v). Ciato (Cyathium). Inflorescncia das espcies do gnero Euphorbia com flores unissexuais e nuas (a feminina solitria e pedicelada no centro, rodeada por 5 masculinas, cada uma possuindo apenas um estame), circundadas por um invlucro caliciforme, assemelhandose o conjunto a uma flor hermafrodita. Cicatriz (Cicatrix). Marca deixada pelo desprendimento de um rgo no local de insero. cclico (cyclicus). Disposto em verticilos (v). Ope-se a acclico ou helicoidal (v). ciliado (ciliatus). Provido de clios.

16

Clio (Cilium). Plos finos, paralelos uns aos outros ou pouco divergentes, semelhantes a pestanas, geralmente inseridos na margem de rgos laminares (ex. nas folhas de Erica ciliaris e E. tetralix). ciliolado (ciliolatus). Provido de clios muito curtos. Cimeira (Cyma). Inflorescncia com o eixo principal de crescimento limitado (definido), terminando numa flor; este modelo repete-se nos eixos inferiores laterais; as primeiras flores a abrir encontram-se no topo da inflorescncia ou no centro de um aglomerado de flores. Ope-se a inflorescncia indefinida (v) ou racemosa. C. unpara: com um s eixo sob cada flor terminal. = monocsio. C. bpara: com dois eixos opostos sob cada flor terminal, aparentando uma dicotomia. = dicsio. C. multpara: com mais de dois ramos no mesmo verticilo sob cada flor terminal, aparentando uma umbela. = pleiocsio. C. escorpiide: a cimeira unpara com os eixos sucessivos inserindos alternadamente para um e outro lado (as brcteas so alternas) (ex. cncino, v, ou ripdio, v). C. helicide: cimeira unpara com os eixos inseridos todos para o mesmo lado (brcteas dispondo-se todas para o mesmo lado) (ex. bstrix ou drepnio, v). cimoso (cymosus). Semelhante a cimeira; dispondo-se em cimeira. Cncino (Cincinnus). Cimeira unpara escorpiide com os ramos sucessivos situam em planos diferentes. cinreo (cinereus). Cor de cinza. circinado (circinatus). Vernao na qual as folhas se encontram enroladas em espiral para a pgina inferior. circular (circularis). V. orbicular. circunciso (circumscissus). Diz-se de cpsulas (v. pixdio) ou anteras cuja deiscncia se processa mediante a separao da parte superior segundo uma linha transversal em torno de todo o rgo. Cirro (Cirrhus). = gavinha. cirroso (cirrhosus). Terminando num apndice filiforme, enrolado no pice ou flexuoso. citrino (citrinus). De cor amarelo-limo. Claddio (Cladodium). Caule achatado ou laminar especialmente adaptado funo fotossinttica, mas que retm a sua funo de caule nele se inserindo por vezes ramos, folhas reduzidas e flores. clavado (clavatus). = aclavado. claviforme (claviformis). Em forma de clava, ou seja, de estrutura alongada, de seco transversal circular e dilatada da base para o pice arredondado. = aclavado. cleistogmico (cleistogamus). Aplica-se s flores sempre fechadas nas quais a autofecundao obrigatria. Ope-se a casmogmico. coalescente (coalescens). Fundido. = concrescente.

17

Coca (Coccus). Cada uma das partes em que se dividem alguns frutos esquizocrpicos (v), cada uma correspondendo a um carpelo e contendo uma s semente; as cocas so secas ou pouco carnudas. coccneo (coccineus). De cor entre escarlate e carmim. cocleado (cochleatus). Enrolado em hlice curta, como a concha de um caracol. coclear (cochlearis; cochleariformis). Em forma de colher. -coco (-coccus). bi, tri- ... coco: que se divide em duas, trs... cocas. colateral (collateralis). Que est colocado ao lado de outro. colector (collector). Diz-se dos plos de alguns estiletes que retm o plen. Colmo (Culmus). Caule cilndrico com ns bem diferenciados e entrens longamente revestidos pelas bainhas das folhas (ex. nas Poaceae). Colo (Collum). I Prolongamento em forma cilndrica ou de gargalo. II Zona de ligao da raiz ao caule. Coma (Coma). I Tufo de folhas, de brcteas estreis ou de flores estreis inserido no pice de algumas inflorescncias ou infrutescncias (ex. fruto deAnanas comosus). II Tufo formado pelas folhas das palmeiras no cimo do espique (v). Comissura (Commissura). Superfcie ou linha de unio de duas ou mais partes ou rgos. comissural (commissuralis). Relativo ou pertencente comissura. comoso (comosus). Provido de coma. completo (completus). Que possui todas as partes. Folha completa: com bainha, pecolo e limbo. Flor completa: com perianto duplo, androceu e gineceu. composto (compositus). Diz-se de partes semelhantes, reunidas num todo. Folha composta: a que formada por duas ou mais lminas parciais (fololos), inseridas num pecolo comum. Inflorescncia composta: aquela cujo eixo principal se ramifica em eixos secundrios nos quais se inserem flores ou eixos tercirios, etc. comprimido (compressus). Achatado dorsal ou lateralmente. concolor (concolor). Com cor igual ou muito semelhante em ambas as pginas (folhas) ou em todas as peas da corola ou do perianto ou em todas as flores (captulo). Ope-se a discolor. concrescente (concrescens). Diz-se dos rgos ou partes de rgos que se desenvolvem ligados entre si; fundido. condensado (condensatus). Reunidos em grupo compacto, devido ao encurtamento dos eixos.

18

Inflorescncia condensada: inflorescncia multiflora e com as flores muito aproximadas. conduplicado (conduplicatus). Dobrado ao meio ao longo da nervura mediana de modo a que as metades do limbo ficam justapostas ou quase. Vernao conduplicada: aquela em que as folhas no interior da gema so conduplicadas. Cone (Conus; Strobilus). V. estrbilo. Conectivo (Connectivum). Tecido estril da antera que liga os sacos polnicos e se prolonga no filete. confluente (confluens). Que gradualmente se renem; que se renem devido a desenvolvimento ulterior. conforme (conformis). Com a mesma forma. conivente (connivens). Aplica-se a rgos separados na base cujos pices se inclinam e aproximam at contactarem mas sem se fundirem. conide (conoideus). Quase cnico. contnuo (continuus). Diz-se do caule, ramo ou fruto desprovido de articulaes. Ope-se a articulado. contorcido (contortus). Diz-se da preflorao em que cada pea floral cobre a margem da pea seguinte sendo a sua outra margem coberta pela da pea anterior, encontrando-se o conjunto enrolado helicoidalmente. contrado (contractus; constrictus). I Estreitado subitamente (folha contrada no pecolo, folha contrada no cimo em acmen, etc.). II Apertado (inflorescncia contrada). convergente (convergens). I Que tendem a aproximar-se no pice como os estames coniventes (v). II Diz-se das nervuras que unem no pice da folha encurvando-se. convoluto (convolutus). Tipo de prefolheao (ou de preflorao) em que cada pea est enrolada longitudinalmente sobre si mesma, incluindo no seu interior a imediata. = enrolado. Copa (Coma). Conjunto das ramificaes de uma rvore. corado (coloratus). Aplica-se a todo a estrutura que possua cor diferente de verde ou branca. cordado (cordatus). Em forma de corao estilizado invertido, ou seja, de contorno geral ovado-triangular, base com dois lobos arredondados e subiguais separados por um sinus profundo e estreito. cordiforme (cordiformis). = cordado. coriceo (coriaceus). Firme e um pouco espesso; com consistncia semelhante do couro; aplica-se especialmente a folhas. corimbiforme (corymbiformis). Em forma de ou semelhante a corimbo (v). Corimbo (Corymbus). Inflorescncia racemosa em que as flores se situam ao mesmo nvel devido ao comprimento gradualmente inferior dos pedicelos ao longo do eixo. corimboso (corymbosus). Que se dispem em corimbo ou que possui corimbo(s).

19

Cormo (Cormus). I Parte subterrnea, curta e engrossada do caule de algumas Liliidae (Monocotiledneas), semelhante a um bolbo, mas desprovida de gema, com escamas papirceas ou fibrosas ou sem escamas. Impropriamente chamado bolbo slido. II Eixo das plantas superiores, formado pela raiz e pelo caule. crneo (corneus). Duro como chifre, mas de textura fina, o podendo ser cortado sem dificuldade. corniculado (corniculatus). Semelhante a cornculo (v) ou com partes em forma de cornculo. Cornculo (Corniculum). Prolongamento ou apndice em forma de pequeno chifre, ou seja, delgado, agudo e recurvado. Coroa (Corona). Apndice circular como um rebordo de uma taa. C. do perignio ou da corola: Estrutura circular resultante da unio de apndices petalides (em algumas Amaryllidaceae) de escamas das ptalas (em algumas espcies de Silene e Lychnis). C. estaminal: expanso formada pela unio de partes petalides do androceu nas Asclepiadaceae. C. do aqunio: expanso situada no pice dos frutos de Asteraceae, Dipsacaceae, Valerianaceae, etc, que , na realidade o limbo do clice transformado e persistente. coroado (coronatus). Provido de coroa. Corola (Corolla). Conjunto das ptalas, livres ou unidas. corolino (corollinus). Semelhante a corola; pertencente a corola; inserido sobre a corola. coroniforme (coroniformis). Em forma de coroa. corrugado (corrugatus). Diz-se da preflorao em que as ptalas se encontram irregularmente enrugadas. = enrugado. Cortia (Suber). Camada externa mais ou menos espessa do tronco e ramos de alumas rvores, formada por clulas mortas de paredes suberificadas. V. sber. cosmopolita (cosmopolitas). Designao dada s espcies com distribuio mundial. Costa (Cotia). Estrutura longitudinal saliente pronunciada. costado (costatus). Possuindo uma ou mais costas. Cotildone (Colyledon). Folha embrionria (ou seminal) com reservas nutritivas. Em nmero de um nas Liliidae (Monocotiledoneas) e de dois nas Magnoliidae (Dicotledoneas) e em nmero de dois a vrios nas gimnosprmicas. crassisculo (crassiusculus). Moderadamente carnudo. crasso (crassus). Engrossado, espesso, carnudo. crenado (crenatus). Provido de recortes arredondados convexos na margem. duplamente crenado (duplicato-crenatus): com os recortes arredondados na margem por sua vez recortados em outros semelhantes mas menores. crenulado (crenulatus). Que tem a margem com recortes arredondados convexos muito pequenos.

20

crespo (crispus). I Irregularmente encaracolado ou ondulado, como alguns plos. II Diz-se da margem de rgos laminares irregularmente recortada e apertadamente ondulado-plissada. = encrespado. Criptfito (Cryptophytum). Forma biolgica cujas gemas de renovao se situam abaixo da superfcie do solo ou da gua. Crista (Crista). Salincia ou apndice irregularmente recortado ou laciniado de alguns rgos. cristado (cristatus). Que possui crista(s). crucfera (cruciformis; cruciatus). Diz-se da corola dialiptala com quatro ptalas dispostos em cruz e com unha longa. cuculado (cucullatus). = acapelado. cultivado (cultus). I Diz-se da planta que depende dos cuidados humanos. II Aplica-se ao terreno trabalhado (Arvum) pelo homem com o objectivo de nele estabelecer culturas ou onde j se desenvolvem culturas. cuneiforme (cuneiformis). Em forma de pirmide invertida; aplica-se a estruturas tridimensionais. V. acunheado. Cpula (Cupula). I Invlucro duro e espesso em forma de taa, formado por numerosas brcteas imbricadas, concrescentes inferiormente; encontra-se na base das flores femininas de Quercus e posteriormente reveste inferiormente o fruto. II Fruto eriado de espinhos com deiscncia apical, vulgarmente designado ourio (ex. fruto de Castanea sativa, castanheiro). cupuliforme (cupuliformis). Em forma de cpula, ou taa. curvinrveo (curvinervis). Diz-se das folhas de Magnoliidae (Dicotiledneas), geralmente ovadas ou elpticas, com vrias nervuras longitudinais, aproximadas nas extremidades e arqueadas na parte restante. cuspidado (cuspidatus). Com pice agudo e rgido, no muito longo. Cutcula (Cuticula). Pelcula formada por cutina que reveste externamente a epiderme.

decduo (deciduus). Que se destaca naturalmente, como as folhas no Outono ou as ptalas depois da ntese (v). declinado (declinatus). Inclinado ou curvo para a frente ou para baixo. decumbente (decumbens). Desenvolvendo-se sobre o solo apenas com a extremidade ascendente. decurrente (decurrens). Que se prolonga abaixo do nvel de insero. Limbo decurrente no pecolo: o que se prolonga de um ou dos dois lados do pecolo. Folha decurrente: folha sssil cujo limbo se prolonga ao longo do caule ou ramo.

21

definido (definitus). Eixo com crescimento limitado. Inflorescncia definida: V. cimeira. Deiscncia (Dehiscentia). Processo ou mecanismo natural mediante o qual o fruto, antera ou esporngio abrem na maturao para libertar o seu contedo. deiscente (dehiscens). Que se abre espontaneamente na maturao. deliquescente (deliquescens). Que se transforma numa massa fluida. deltide (deltoideus). Em forma de tetraedro. densifloro (densiflorus). Com muitas flores e estas aproximadas entre si. denso (densus). Apertado, basto, muito junto, como algumas inflorescncias cujas flores so em grande nmero e prximas, ou o indumento no qual os plos so muito bastos. dentado (dentatus). Provido de dentes perpendiculares linha da margem. duplamente ou duplicado-dentado (duplicato-dentatus): com dentes divididos em outros menores. Dente (Dens). Salincia triangular, pequena e pontiaguda que se projecta para alm da superfcie ou margem de um rgo. denticulado (denticulatus). Que tem dentes muito pequenos ou dentculos. depauperado (depauperatus). I Pouco desenvolvido, enfraquecido. II Reduzido a um nmero inferior ao normal. Inflorescncia depauperada: a que tem poucas flores. deprimido (depressas). Comprimido perpendicularmente ao eixo. descendente (descendens). Que se dirige progressivamente para baixo. vulo descendente: vulo pendente para a base do ovrio. dextrorso (dextrorsum). Diz-se dos caules volveis que se enrolam em hlice da esquerda para a direita* em torno de um suporte. Ope-se a sinistrorso (v). * quando o observador se supe colocado no suporte ou eixo. di- (dois, duas vezes). Prefixo em palavras de origem grega para significar que um rgo ou estrutura se encontram repetidos duas vezes*. Equivale ao prefixo latino bi-. * Palavras com este prefixo e que no figuram na letra D deste glossrio, devem ser procuradas no respectivo letra, depois de suprimido o prefixo. difano (diaphanus). Muito delgado, quase transparente e desprovido de cor. dialiptalo (dialypetalus). Diz-se da corola com as ptalas completamente livres. dialisspalo (dialysepalus). Diz-se do clice com as spalas completamente livres.

22

dialitpalo (dialytepalus). Aplica-se ao perignio (v) com as tpalas completamente livres. Dicsio (Dichasium). = cimeira bpara. diclamdeo (dichlamydeus). Aplica-se flor com perianto diferenciado em clice e corola. diclnico (diclynus). Diz-se da flor unissexuada. Dicotomia (Dichotomia). Tipo de ramificao em que um eixo se bifurca. dicotmico (dichotomus). Que sucessivamente se ramifica por dicotomia. didinmico (didynamus). Diz-se de quatro estames livres dispostos em dois pares, um mais longo do que o outro. diferenciado. Que tem partes morfolgica e funcionalmente diferentes. Embrio diferenciado: o que se diferencia em radcula, caulculo e cotildones. Perianto diferenciado: o que constitudo por clice e corola distintos. difuso (diffusus). I Com os ramos dispostos laxa e irregularmente divergindo do eixo em ngulo bastante aberto. II Diz-se da colorao em que uma cor penetra atravs de outra. digitado (digtatus). Diz-se da folha composta cujos fololos se inserem no pice do pecolo divergindo uns dos outros, divergindo como dedos numa mo aberta. dilatado (dilatatus). Alargado; aumentando em largura ou dimetro. dimorfo (dimorphus). Que tem duas formas. = biforme. diico (dioecius; dioicus). Diz-se da planta ou taxon com flores unissexuadas, masculinas e femininas, em indivduos diferentes. dploclamdeo (diplochlamydeus). Diz-se da flor com perianto (v) formado por dois verticilos iguais ou diferenciados. Diplide (Diploideus). A fase do ciclo de vida ou o organismo cujas clulas tm 2n cromossomas. disciforme (disciformis; discoidalis; discoideus). Em forma de disco (v). Disco (Discus). I Excrescncia glandulosa em forma de disco ou anel localizada em algumas flores. D. epignico: o que est situado sobre o ovrio. D. hipognico: o que est situado abaixo do ovrio e tem origem no receptculo. D. perignico: o que se localiza em torno do ovrio. II Poro central do captulo das Asteraceae (Compositae) constituda pelo conjunto das flores de corola tubulosa. III Parte slida do bolbo onde se inserem as escamas carnudas e cuja base emite numerosas razes. = prato. discide (discoideus). I Semelhante a um disco, ou seja, de contorno circular, achatado, mas com a margem mais espessa do que o centro. = disciforme. II Captulo das Asteraceae (Compositae) em que as corolas liguladas marginais esto ausentes ou so rudimentares, encontrando-se o disco reduzido s flores tubulosas.

23

discolor (discolor). De cores diversas, em geral duas. Aplica-se, especialmente, s folhas com dois tons diferentes nas duas faces e aos captulos das Asteraceae (Compositae) cujas lgulas tm cor diferente da das flores do disco. distal (distalis). Diz-se do ponto oposto ao da insero. dstico (distichus). Que se dispe em duas filas opostas, de um e outro lado de um mesmo eixo. diurno (diurnus). Diz-se da flor que abre apenas durante o dia. divaricado (divaricatus). Que se insere num eixo segundo um ngulo muito aberto ( 90). Aplica-se s ramificaes de segunda ordem e seguintes. divergente (divergens). Aproximado de outro em certa extenso afastando-se depois em direco oposta. Diviso (Divisio). Partes em que um todo se decompe. D. primrias: as que resultam de uma primeira partio. D. secundrias: as resultantes da partio das primrias. dobrada (plenus). I Diz-se da flor que apresenta um nmero de ptalas muito superior ao normal. II Diz-se do captulo radiado em que todas as corolas do disco ou parte delas se transformam tambm em corolas liguladas. dolabriforme (dolabriformis). Em forma semelhante a um machado, como algumas folhas carnudas, com uma das margens espessa e rectilnea e a outra delgada e em arco. dormente (dormiens). Que se encontra em estado de vida latente, como algumas gemas que s emergem anos aps a sua formao. dorsal (dorsalis). Relativo ao dorso ou inserido no dorso. Pgina dorsal ou face dorsal: a superfcie que est mais afastada do eixo; nas folhas a pgina inferior, externa ou abaxial. Nervura dorsal: a nervura longitudinal mediana ou principal, geralmente mais saliente na pgina inferior. Deiscncia dorsal: a da cpsula loculicida e que se efectua pela nervura mediana dos carpelos. dorsifixo (dorsifixus). Diz-se da antera que se insere no filete pelo dorso. dorsiventral (dorsiventralis). Que apresenta superfcies superior e inferior, nitidamente diversas, possuindo um s plano de simetria. Dorso (Dorsum). face inferior ou externa de um rgo. Drepnio (Drepanium). Cimeira unpara helicide, pouco enrolada, com os eixos das flores situados todos no mesmo plano. Tambm se designa por monocsio falciforme. Drupa (Drupa). Fruto carnudo e indeiscente com uma (ou mais) semente(s), includa(s) num s caroo lenhoso ou sseo (ou cada semente em seu caroo independente). drupceo (drupaceus). Assemelhando-se a uma drupa. duplicado- (duplicato-). Duas vezes. = duplamente. V. crenado, dentado.

24

durisculo (duriusculus). Um tanto duro.

ebracteado (ebracteatus). Desprovido de brctea(s). efmero (ephemerus). Diz-se das flores que duram muito pouco, um dia ou menos. Eixo (Axis). I - Estrutura alongada na qual se inserem com certa ordem elementos vrios, como, por exemplo, o caule relativamente aos ramos, estes relativamente s folhas, a rquis das folhas compostas relativamente aos fololos, o pednculo de uma inflorescncia relativamente aos pedicelos, etc. E. primrio, secundrio, tercirio: o de primeira ordem (ou principal), o de segunda ordem, o de terceira ordem, respectivamente. II - Elemento imaginrio - eixo de simetria - em volta do qual se dispem as partes integrantes de um todo. eglandular (eglandulosus). Desprovido de glndula(s). Elater (Elater). Estrutura higroscpica ligada a uma clula, o conjunto contribuindo para a disperso dos esporos nas plantas que no se reproduzem por semente. Cada uma das quatro bandas higroscpicas dos esporos da cavalinha (Equisetum spp.). Plural: elateres. eligulado (eligulatus). Desprovido de lgula. elipside (ellipsoideus). Com a forma do corpo slido cujas seces longitudinais so elipses e as transversais crculos. elptico (ellipticus). Diz-se da estrutura plana, simtrica, oblonga, limitada por linhas curvas que estreita para as duas extremidades. emarginado (emarginatus). Com um pequeno entalhe ou chanfro a meio do pice. Embrio (Embryo). Planta nos seus primeiros estados de desenvolvimento encontrando-se ainda no interior da semente. Emergncia. (Emergentia). Salincia superfcie dos rgos, constituda pela epiderme e por tecidos subepidrmicos (ex. acleos). emerso (emersus). Diz-se dos rgos das plantas aquticas que no se encontram dentro mas fora de gua. encrespado (crispus). Com a margem (rgos laminares) irregularmente recortada e densamente ondulado-plissada. encurvado (incurvatus; incurvus). Dobrado sobre si prprio. endmico (endemicus). Diz-se da planta ou taxon nativo exclusivamente de determinado local ou regio. Endemismo. Taxon endmico. Endocarpo (Endocarpium). Parte interna do pericarpo, correspondente epiderme interna, superior ou adaxial da folha (ou folhas) carpelar(es).

25

Endosperma (Endosperma). Tecido de reserva das sementes das gimnosprmicas formado anteriormente fecundao e que constitui o gametfito feminino. Tambm se designa por endosperma primrio; endosperma secundrio a designao menos correcta do albmen (v) das Magnoliopsida. enrveo (enervius; enervis). Que aparentemente desprovido de nervura(s). enrolado (convolutus). = convoluto. enrugado (corrugatus). = corrugado. ensiforme (ensiformis). Semelhante lmina de uma espada, ou seja, achatado, alongado, de margens agudas e paralelas em grande extenso, e terminando em ponta. Aplica-se particularmente a folhas. entomfilo (entomophilus). Diz-se da flor polinizada por insectos. Entren (Internodium). Poro do eixo compreendida entre dois ns consecutivos. = meritalo. entunicado (tunicatus). V. bolbo entunicado. Epiclice (Epicalix). Conjunto de bractolas (ex. em Malvaceae) ou de estipulas (ex. em Fragaria e Potentilla), situadas na base do clice ou prximo formando um invlucro independente ou parcialmente soldado quele, sugerindo um segundo clice. = calculo. Epicarpo (Epicarpium). Tecido mais externo do pericarpo o qual corresponde epiderme da pgina exterior, inferior ou abaxial da(s) folha(s) carpelar(es). Epiclito (Epicotylum). Entren situado entre o(s) cotildone(s) e a primeira folha. Epiderme (Epidermis). Tecido primrio de revestimento, formado, geralmente, por uma s camada de clulas. Epfito (Epiphytum ). Planta que vive sobre outra no a parasitando. epgeo (epigaeus). Que cresce sobre ou acima do solo. epignico (epigynicus; epigynus). I - Que se insere de facto sobre o ovrio. II - Diz-se das peas florais (perianto e androceu) que parecem inserir-se sobre o ovrio por estarem em parte fundidas com a parede deste, ou por o receptculo estar fundifo com o ovrio, elevando-se a insero dos estames e ptalas ao nvel do pice do ovrio ou acima deste. epiptalo (epipetalus). Diz-se do estame ou estamindio inserido sobre uma ptala. = opositiptalo. V alterniptalo. episspalo (episepalus). Diz-se do estame ou estamindio inserido sobre uma spala. epitpalo (epitepalus). Diz-se do estame ou estamindio inserido sobre uma tpala. Episperma (Episperma). Tecido que reveste a semente, formado geralmente por duas camadas. = tegumento (v). equifacial (aequifacialis). Laminar e com as duas faces iguais, como as folhas submersas de muitas plantas aquticas. equinado (echinatus). Coberto de espinhos rectos, rgidos e divergentes, assemelhando-se a um ourio. equinulado (echinulatus). Como equinado, mas com espinhos muito curtos.

26

equitante (equitans). I - Diz-se das folhas conduplicadas e dsticas em que a base de cada uma envolve a da imediatamente superior do lado oposto. II -Tipo de prefolheao em que cada folha, dobrada pela nervura mediana, envolve uma outra folha tambm assim dobrada. erecto (erectus). Direito, vertical ou prximo da posio vertical a partir da base. eroso (erosus). = rodo. Erva (herba). Planta geralmente de pequeno porte cujo caule, no ou pouco lenhificado, seca depois da frutificao. As ervas podem ser anuais, bienais, vivazes ou perenes. escbrido (scabridus; scabriusculus). Ligeiramente escabro (v). escabro (scaber). spero ao tacto devido presena de pequenas salincias ou de plos muito curtos e rjidos. Escama (Squama). Formao laminar ou achatadas, estreitamente aplicada sobre uma superfcie ou imbricadas, geralmente no verdes. Pode ser carnuda, escariosa, lenhosa. escamiforme (squamiformis). Semelhante a escama. Plos escamiformes: plos pluricelulares, laminares, paralelos superfcie do rgo sobre o qual se inserem mediante um pedculo por vezes muito curto. escamoso (squamosus). I - Que tem escamas. II - Com indumento de plos escamiformes. escamuloso (squamulosus). Provido de escamas muito pequenas (escmulas). escandente (scandens). = trepador. escapiforme (scapiformis). Semelhante a um escapo (v). Escapo (Scapus). Pednculo geralmente afilo, mas com brcteas ou escamas, terminando numa flor ou numa inflorescncia, rodeado ou no na base por folhas, as quais, como ele, se originam num bolbo, cormo ou rizoma. = haste floral. escarioso (scariosus). Membranceo mas seco, um tanto firme e translcido, geralmente corado mas no verde. escorpiide (scorpioideus). V. cimeira escorpiide. escrobiculado (scrobiculatus; scrobicularis). Com a superfcie apresentando numerosas e pequenas depresses ou cavidades. Escudo (Scutum). Parte externa e visvel, desenvolvida, das escamas do cone (pinha) das Pinaceae. esculento (esculentus). Que serve de alimento; alimentcio. esfrico (sphaericus). V. globoso. Espadice (Spadix). Espiga de eixo frequentemente espesso e carnudo e de flores geralmente unissexuadas e pouco vistosas, envolvida pela espata (v). esparso (sparsus). Pouco denso. Espata (Spatha). Brctea grande frequentemente corada e vistosa ou par de brcteas que rodeiam algumas inflorescncias.

27

espatceo (spathaceus). Em forma de ou com o aspecto de espata. espatulado (spathulatus). Em forma de esptula, ou seja, achatado, oblongo, arredondado no pice e longamente atenuado para a base. espiciforme (spiciformis; spicatus). Em forma de espiga (v), que se assemelha a uma espiga. Espiga (Spica). I - Inflorescncia indefinida simples, com as flores ssseis, geralmente inseridas sobre um eixo alongado. Designa-se tambm por espiga a inflorescncia composta de algumas Poaceae (Gramineae) que, na verdade, uma espiga de espiguetas. II Conjunto dos esporngios de algumas Criptogmicas vasculares, inseridos sobre um eixo longo. III - Conjunto dos esporfilos quando diferentes das outras folhas e localizados na extremidade do eixo. V. estrbilo. Espigueta (Spicula). Inflorescncia elementar das Cyperaceae e Poaceae (Gramineae); nestas ltimas constituda por duas (tambm uma ou trs) brcteas estreis (glumas) na base, um eixo (raquila) com nmero varivel de ns inserindo-se disticamente uma flor em cada um; o perianto reduzido a duas (por vezes trs) lodculas (v) ou ausente; as flores so rodeadas geralmente por duas brcteas (glumela inferior ou lema e glumela superior ou plea). espinescente (spinescens). Com a extremidade transformada em espinho; que se transforma em espinho (v). Espinho (Spina). Estrutura pontiaguda e rgida, resultante da modificao de um ramo, pecolo ou estpula. Possui feixes vasculares ligados ao sistema condutor principal sendo, por essa razo, difcil de destacar, ao contrrio dos acleos. espinhoso (spineus; spinifer; spinosus). Provido de espinhos. espiniforme (spiniformis). Em forma de espinho. Espnula (Spinula). Espinho pequeno ou formao com aspecto de espinho pequeno e delgado. espinuloso (spinulosus). Que apresenta espnulas, s vezes microscpicas. Espique (Truncus). Caule, geralmente cilndrico e desprovido de ramos, terminando num tufo de grandes folhas, com feixes vasculares fechados numerosos e irregularmente dispostos (ex. em Arecaceae ou Palmae, palmeiras). espontneo (spontaneus). Diz-se da planta ou taxon que se encontra na sua regio ou local de origem, desenvolvendo-se e propagando-se sem os cuidados humanos. espordico (sporadicus). Diz-se da planta dispersa, pouco comum. Esporngio (Sporangium). rgo onde se formam e esto contidos os esporos. Esporo (Calcar). Prolongamento oco, cnico, cilndrico ou saciforme, invertido e fechado no pice que se encontra na base de ptalas ou de spalas livres (ex.Aquilegia) ou de corolas simptalas (ex. Linaria). Esporo (Spora). Estrutura reprodutora globular, haplide, geralmente unicelular, adaptada disperso, de cujo desenvolvimento resulta um gametfito. esporoado (calcaratus). Que possui esporo. Esporocarpo (Sporocarpium). Estrutura protectora das Marsiliaceae e Salviniaceae que contm um ou mais soros com esporngios. Esporfilo (Sporophyllum). Folha modificada onde se diferenciam os esporngios. Esporfito (Sporophytum). Corpo da planta com clulas vegetativas diplides (num ciclo de vida com alternncia de geraes).

28

Esporfita: fase diplide das plantas que possuem alternncia de geraes. Esquizocarpo (Schizocarpium). Fruto seco, proveniente de 2-vrios carpelos concrescentes que se separam na maturao formando 2-vrios frutos parciais, monosprmicos, indeiscentes (mericarpos), designados, em alguns casos, por cocas. Estame (Stamen). rgo da flor onde se produz o plen. estaminado (staminatus; stamineus). Que possui estames mas no possui pistilo(s)ou carpelos. estaminal (staminalis). Relativo ao(s) estame(s) ou ao androceu. Estamindio (Staminodium). Estame estril ou estrutura com aspecto de estame, por vezes vistosa e petalide. Estandarte (Vexillum). Ptala superior (posterior) da corola papilioncea, geralmente maior do que as outras quatro.= vexilo. Estatura (Statura). Altura da planta ou altura e envergadura. No confundir com porte ou hbito. estril (sterilis). I - Que no se reproduz; que no produz semente. II - rgo reprodutor que no desempenha a sua funo habitual. Flor estril: a que no tem sexo por aborto dos rgos sexuais. Estame estril: o que no produz plen. Lculo (do ovrio) estril: aquele cujos vulos abortaram. Folha estril das Pteridophyta: por oposio a folha frtil ou esporfilo, aquela onde se no formam esporos. Caule estril das Equisetaceae: por oposio a caule frtil, aquele onde no se formam estrbilos (v). Estigma (Stigma). Parte terminal da folha carpelar ou pistilo, sobre a qual se fixa e germina o plen. Pode ser sssil, quando se situa directamente sobre o ovrio, ou no, encontrando-se, neste caso, no pice do estilete. estigmtico (stigmaticus). Relativo ao estigma. estigmatfero (siigmatifer). Que possui estigma(s). Estilete (Stylus). Parte(s) delgada(s) do carpelo ou pistilo compreendida(s) entre o ovrio e o(s) estigma(s). Estilopdio (Stylopodium). Disco epignico nectarfero, resultante do espessamento da base dos estiletes das Apiaceae (Umbelliferae) e persistente sobre os frutos. estipitado (stipitatus). Provido de estpite (v). Estpite(Stipes). Pedculo de alguns carpelos e frutos. Estpula (Stipula). Apndices, geralmente em nmero de dois, morfologicamente variveis (estruturas laminares, glndulas, plos, espinhos, escamas), localizados em ambos os lados da base do limbo de uma folha sssil ou base do pecolo das Rosaceae; comum tambm nas Fabaceae (Leguminosae), etc. estipulceo (slipulaceus). Semelhante a estpula(s). estipulado (stipulatus; stipularis; stipulosus). Que tem estpulas.

29

estipuliforme (stipuliformis). Semelhante a estpula. Estiplula (Stipulula). Estpula de segunda ordem, situadas na base dos fololos das folhas compostas ou recompostas. Estivao (Aestivatio). = preflorao. Estolho (Stolo). Ramo prostrado, longo, delgado, capaz de enraizar nos ns e originar outras plantas. E. epgeo: provido de folhas verdes e desenvolvendo-se superfcie do solo. E. hipgeo: com folhas rudimentares ou escamas e desenvolvendo-se abaixo da superfcie do solo. estolhoso (stolonifer). Que possui estolhos. estoloniforme (stoloniformis). Semelhante a um estolho. estrangulado (strangulatus). Contrado bruscamente entre duas partes alargadas. Estrangulamento (Strangulatio; Isthmus). = istmo. estrelado (stellatus). Com ramos ou partes irradiando de um centro, como os raios de uma estrela. estrelado-puberulento: com indumento de plos estrelados minsculos. estrelado-tomentoso: coberto por tomento (v) de plos estrelados. estriado (striatus). Provido de estrias, ou sejam, sulcos finos e superficiais, longos e paralelos entre si. estrobiliforme (strobiliformis; strobilaceus; strobilinus). Em forma de estrbilo, como algumas inflorescncias cujas brcteas imbricadas formam um conjunto semelhante a uma pinha ou cone. Estrbilo (Strobilus). Estrutura reprodutora que consiste num conjunto de folhas modificadas (esporfilos) inseridas helicoidalmente ou em verticilos em torno da poro terminal de um eixo. Podem ser masculinos ou femininos conforme so constitudos por microsporfilos ou por macrosporfilos, ou mistos. Nos estrbilos de algumas Pinaceae, os macrosporfilos (escamas ovulferas) encontram-se na axila de brcteas lenhosas ou coriceas, quer livres, quer fundidas com eles. Os estrbilos das Coniferae so tambm designados cones (pinhas e glbulas). Estrofolo (Strophiolum). Excrescncia que se forma ao longo da rafe de algumas sementes. extico (exoticus). Diz-se da planta no nativa de uma regio. explosivo (explodens). Aplica-se s estruturas (frutos, anteras) que abrem bruscamente, expelindo o seu contedo com violncia a alguma distncia. Exocarpo (Exocarpium). = epicarpo. exserto (exsertus). Diz-se dos estames salientes do tubo da corola ou da corola saliente do clice. Ope-se a incluso (v). extra-axilar (extra-axillaris). Que se no insere numa axila de folha ou brctea. Ope-se a axilar. extra vaginal (extravaginalis). Que se desenvolve ou forma fora da bainha da folha, ou que no permanece envolvido por ela.

30

extrorso (extrorsus). Diz-se das anteras cujas fendas, vlvulas ou poros de deiscncia esto voltados para a parte exterior da flor.

Face (Pagina). = pgina ou superfcie. Fcies (Facies). Aspecto geral, forma externa. falcado (falcatus). Estreito, achatado e encurvado como uma foice. falciforme (falciformis). = falcado. Falso-arilo (Pseudo-arillus). Excrescncia constituindo invlucro acessrio, parcial ou completo, de algumas sementes formado junto ao micrpilo. V. carncula. Falso-septo (Pseudoseptum). Divisria interna do ovrio que no resulta da fuso das paredes dos carpelos (ex. nas Brassicaceae, Cruciferae). Fanerfito (Phanerophytum). Forma biolgica cujas gemas de renovao se encontram a mais de 25 cm do solo. Fanerfito escandente. Planta trepadora sarmentosa cujo caule, lenhoso mas flexvel, pode atingir muitos metros de comprimento. = liana, cip. farinhoso; farinoso; farinceo (farinosus; farinaceus). Coberto de p branco com aspecto de farinha; semelhante a farinha. -frio (-farius). Dispondo-se em filas. bi- (2), tri- (3), quadri- (4), quinque- (5) ... multi- (muitos) frio. Que se encontram dispostos em duas, trs, quatro, cinco... muitas filas. fasciado (fasciatus). I Que coalesce com partes contguas ou prximas, originando estruturas teratolgicas (anormais, com defeitos de conformao, monstruosidades) achatadas. II Com largas faixas paralelas transversais de cores diferentes. fasciculado (fasciculatus). Reunidos em feixe ou em grupo. Folhas fasciculadas: as que se renem em grupos densos em ramos curtos e que muitas vezes se desenvolvem menos do que o normal. Flores fasciculadas: as dispostas em cimeiras de eixos primrios curtos parecendo agrupadas em feixes. fastigiado (fastigiatus). Com os ramos rectos, inseridos em ngulo muito agudo com o eixo, formando um conjunto alongado e estreito. Fauce (Fauces). Garganta, entrada do tubo clice, da corola ou do perianto indiferenciado. fecundado (fecundatus). Diz-se do vulo que se fundiu com sucesso com o gmeta masculino; que sofreu fecundao.

31

Feixe lbero-lenhoso. Feixe condutor fechado da estrutura primria das plantas constitudo por clulas lenhosas (xilema) e liberinas (floema). feminino (foemineus). Diz-se da clula sexual com grande quantidade de substncia de reserva, susceptvel de ser fecundada por uma clula reduzida, ou praticamente reduzida, ao ncleo;diz-se tambm da planta, flor ou outro rgo onde se forma(m) a(s) clula(s) feminina(s). Flor feminina: a que possui carpelos e no tem estames. Inflorescncia ou planta feminina: a que s possui flores femininas. fendido (fissus). Dividido at cerca de meio (do semilimbo se trata de folhas peninrveas). bi- (2), tri- (3)... multifendido*: fendido em dois, trs, muitos segmentos. *= (auct.) -fido, usado em obras estrangeiras. Mas a bfido, trfido, etc associa-se a partio em segmentos mais estreitos e agudos do que a expressa por fendido, bifendido, etc. fenestrado (fenestratus). Que apresenta a lmina foliar com aberturas. ferruginoso (ferrugineus). Cor de ferrugem. frtil (fertilis). I Diz-se da planta, ou parte desta, que contm ou produz elementos reprodutores capazes de originar novas plantas. Flor frtil: a que produz fruto com sementes capazes de originar novas plantas. Planta frtil: que tem flores frteis. Folha frtil (das Pteridophyta); caule frtil (das Equisetaceae): respectivamente, a folha e caule onde se formam esporngios. Antera frtil: a que produz plen, por oposio a estamindio (antera abortada ou estril). Lculo frtil (do ovrio): o que produz vulos bem desenvolvidos. Fibra (Fibra)*. Filamento alongado, resistente. *No no contexto anatmico. Fibrilha (Fibrilla). Fibra muito delgada. fibriloso (fibrillosus). Que tem fibrilhas (v). fibroso (fibrosus). Que possui fibras ou delgado e comprido como uma fibra. -fido (-fidus). Dividido aproximadamente at meio. Usa-se em palavras compostas (V. fendido). b- (2), tr- (3)... multfido: dividido em dois, trs, muitos segmentos. filamentoso (filamentosus). Delgado como um filamento ou formado por filamentos. Filete (Filamentum). Parte do estame, muitas vezes delgada, que sustenta a antera.

32

filiforme (filiformis). Delgado e comprido como um fio. Filocldio (Phyllocladium). Ramo curto, laminar, de crescimento limitado, provido de clorofila e que desempenha a funo de folha (ex. Ruscus aculeatus). Fildio (Phyllodium). Pecolo alargado e achatado com aspecto de limbo foliar (o qual se encontra frequentemente abortado) que desempenha a funo deste (ex. espcies de Accia). fimbriado (fimbriatus). Com uma franja formada pela diviso da zona marginal em segmentos filamentosos, muito finos e paralelos. fistuloso (fistulosus). Cilndrico e com uma cavidade central longitudinal, longa. Ope-se a slido (v). flabelado (flabellatus). Em forma de leque. flabelado-partido: diz-se do limbo foliar de contorno em forma de leque e dividido em segmentos estreitos quase at base. flabeliforme (flabelliformis). = flabelado. flavescente (flavescens). Amarelado, que se torna amarelo. flocoso (floccosus). Com indumento constitudo por plos frouxos que formam glomrulos ou flocos irregulares, facilmente destacveis. Flor (Flos). Conjunto das estruturas reprodutoras das Magnoliopsida (estames, carpelos ou ambos, acompanhados ou no de perianto). Florao (Florescentia). Perodo do ciclo de vida das Magnoliopsida que se estende desde a abertura das flores mais precoces at o murchar das mais tardias. floral (floralis). Relativo a flor ou que tem flor(es). florfero (florifer; floriger). Que produz flores. -floro (-florus). Com flor(es). Usa-se em palavras compostas que dizem respeito (s) flor(es). uni- (1), bi- (2), tri- (3) ... pauci- (poucos), pluri- (vrios), multi- (muitos) floro(s): com uma, duas, trs ..., poucas, vrias, muitas flores. flutuante (fluitans). Diz-se da planta aqutica ou partes de planta aqutica, como folhas, flores, etc. que flutuam superfcie da gua. Folha (Folium). rgo lateral de crescimento limitado que se insere no caule ou em ramos, geralmente laminar e provido de clorofila mas que pode apresentar-se modificado. V. nomofilo. Folheao (Foliatio). Perodo em que aparecem as primeiras folhas numa planta vivaz ou perene e que mais bvio nas rvores e arbustos caduciflios (v). Folheatura (Vernatio). = prefolheao, vernao. folhoso (foliosus). Que tem ou produz folhas; revestido de folhas. foliceo (foliaceus). Semelhante a folha. Aplica-se a spalas, lobos do clice e brcteas com textura, forma e cor semelhantes a folhas.

33

foliar (foliaris). Prprio da folha, relativo folha. folicular (follicularis; folliculatus). Relativo a folculo (v) ou semelhante a folculo. Folculo (Folliculus). Fruto seco, polisprmico, deiscente por uma fenda longitudinal correspondente sutura ventral do carpelo nico a partir do qual se desenvolve. Fololo (Foliolum). Cada um dos limbos parciais da folha composta ou recomposta. -foliolado (-foliolatus). Com fololos. Usa-se em palavras compostas. uni- (1), bi- (2), tri- (3) ... etc. foliolado: folha composta com um, dois, trs, etc. fololos. forquilhado (furcatus). Dividido em duas hastes terminais; como um forcado. = bifurcado. foveolado (foveolatus). Que tem na superfcie pequenas depresses ou pequenos orifcios orbiculares. Fronde (Frons). I Folha de feto. II Corpo no diferenciado que produz as flores das Lemnaceae. frutescente (frutescens). Que se torna arbustivo. V. sufrutescente. fruticoso (fruticosus). = arbustivo. frutculo (fruticulus). Pequeno arbusto. frutfero (fructifer). Que produz fruto(s). Fruto (Fructus). Estrutura das Magnoliopsida constituda pelo ovrio ou grupo de ovrios maduros contendo 1 ou mais sementes, juntamente com todos os tecidos adjacentes que com ele podem estar fundidos na maturao. Em muitas espcies o fruto a estrutura que contribui em maior ou menor grau para a disseminao das sementes. Os frutos podem ter origem em tecidos muito diferentes sendo, por isso, difcil estabelecer uma nomenclatura que abranja todas as variantes. Fruto mltiplo: Aquele formado numa s flor cujo ovrio apocrpico, cada um dos carpelo dando origem a um fruto independente (ex. Rubus, amora). Infrutescncia: Estrutura complexa que resulta do desenvolvimento de uma inflorescncia quando ocorre a maturao dos frutos; envolve o prprio eixo da inflorescncia e pedicelos, e at as bracteas (ex. infrutescncia em cacho, em espiga, em captulo e ainda casos como o figo e o anans). Falsos frutos; pseudocarpos (pseudocarpus): Na realidade infrutescncias (ex. figo, anans) ou estruturas que se assemelham a frutos mas que no se formam como consequncia da fecundao de uma flor ou flores. Algumas gimnosprmicas como Taxus baccata (teixo) que possuem arilos carnudos e Juniperus(zimbro e outros) com cones carnudos parecem desenvolver frutos; contudo o termo fruto aqui erradamente aplicado. fugaz (fugax). Que cai muito rapidamente ou que dura muito pouco. Aplica-se particularmente a flores e corolas. Funculo (Funiculus). Filamento que liga o vulo ou a semente placenta no interior do ovrio. furfurceo (furfuraceus). Coberto de pequenas escamas irregulares, como farelo ou caspa. fusiforme (fusiformis). em forma de fuso, ou seja, dilatado na parte mediana mas adelgaando para ambas as extremidades e com seco transversal circular.

34

Glbula (Galbulus). Estrbilo (v) ou cone modificado e globoso do gnero Cupressus (gimnosprmica), cujas escamas ovulferas so peltadas (com o pice alargado) e oposto-cruzadas separando-se na maturao. Glbula baciforme: glbula do gnero Juniperus, pequena, globosa, indeiscente, com as escamas ovulferas carnudas soldadas entre si. Galha (Galla). Cecdia (v) de forma esfrica ou quase, frequente em algumas espcies de Quercus, designada vulgarmente por bugalho. Gametfito. Gerao haplide que produz clulas reprodutoras sexuadas (gmetas). gamfilo (gamophyllus). = sinfilo. gamoptalo (gamopetalus). = simptalo. gamosspalo (gamosepalus). = sinspalo. gamotpalo (gamotepalus). = sintpalo. Gavio (Caudex radicalis). Raiz principal, proveniente do crescimento da radcula do embrio nas plantas que se originam de sementes. = raiz mestra ou principal. Gavinha (Cirrus; Cirrhus). Extremidade de folhas ou de ramos que se transformam em estruturas filamentosas capazes de se enrolar em hlice, podendo fixar as plantas a suportes. gavinhoso (cirratus; cirrosus; cirrhosus). Que possui gavinha(s). Gema (Gemma). Boto ou gomo foliar, ou seja, ramo e folhas associadas no estado embrionrio formando uma estrutura ovide, cnica ou subesfrica frequentemente protegida por escamas. Quanto localizao as gemas podem ser axilares, terminais ou adventcias. gemfero (gemmifer; gemmiparus). Provido de gema(s). geminado (geminatus). Que se dispe aos pares; que se encontra repetido duas vezes. Gmula (Gemmula). Pequena gema terminal do caulculo do embrio. geniculado (geniculatus; genuflexus). Dobrado bruscamente aproximadamente em ngulo recto. Aplica-se principalmente a caules, primeiro prostrados e depois erectos a partir de um dos ns inferiores; aplica-se tambm a aristas. Gefito (Geophytum). Criptfito (v) cujas gemas de renovo se situam abaixo da superfcie do solo localizando-se na raiz, no rizoma, no tubrculo ou no bolbo). giboso (gibbosus; gibbus). Que possui uma salincia ou dilatao semelhante a um saco (ex. algumas corolas simptalas).

35

Gineceu (Gynoecium). Conjunto dos carpelos (rgos femininos da flor). ginobsico (gynobasicus). Diz-se do estilete que (1) se insere na base do ovrio, ou (2) parece inserir-se no receptculo por entre os carpelos de um ovrio apocrpico ou (3) atravessa o ovrio, parecendo inserir-se no receptculo em alguns ovrios sincrpicos. Ginforo (Gynophorum). Poro alongada do eixo floral, compreendida entre o androceu e o gineceu e que ergue os carpelos. Ginostmio (Gynostemium). Prolongamento colunar e unilateral do eixo das flores das Orchidaceae que se desenvolve por cima do ovrio e em cuja poro anterior se inserem o(s) estame(s) e o estigma. gipscola (gypsicola). Diz-se das plantas e formaes vegetais que crescem em solos ricos em gesso. gipsfilo (gypsophilus). Plantas caractersticas dos solos ricos em gesso. glabrrimo (glaberrimus). Superlativo que se emprega para acentuar a falta absoluta de plos. glabrescente (glabrescens). Que se torna glabro (v), ou quase, com a maturao. No confundir com subglabro, ou seja, com indumento de plos esparsos. glabro (glaber). Desprovido de plos. Glande (Glans). Fruto seco, indeiscente, monosprmico, com pericarpo coriceo, envolvido por uma cpula; provm de um ovrio plurilocular cujos lculos e vulos, excepo de um, abortam. o fruto de Quercus (carvalhos). Glndula (Gladula). Estrutura capaz de produzir uma secreo. glandular (glandularis). Referente a glndula(s). glanduloso (glandifer; glandulifer; glandulosus). Que possui glndula(s). glaucescente (glaucescens). Que se torna glauco (v). glauco (glaucus). De cor verde-cinzenta-azulada. globoso (globosus). Diz-se do corpo slido isodiamtrico. Glomrulo (Glomerulus). Cimeira multiflora, muito contrada, frequentemente globosa (v) ou subglobosa. Glomrulo frutfero. Infrutescncia resultante da fuso dos frutos provenientes das flores de glomrulos florferos. Gluma (Gluma). I Cada uma das brcteas frteis e estreis da espigueta das Cyperaceae. II Cada uma das brcteas estreis da base da espigueta das Poaceae (Gramineae); geralmente duas, gluma inferior e gluma superior podendo ser 1 ou 3. glumceo (glumaceus). Que se assemelha a gluma. Glumela (Glumella). Cada uma das peas bracteiformes ou escamiformes (geralmente duas), escariosas ou herbceas, que envolve cada flor das Poaceae (Gramineae). G. inferior: a glumela inserida inferiormente, 3-multinrvea, geralmente consistente, por vezes aristada ou mucronada. = lema. G. superior: a glumela inserida superiormente, claramente 2-nrvea, hialina. = palea.

36

Glumlula (Glumelula). = lodcula (v). glutinoso (glutinosus). Coberto com uma secreo pegajosa. gomiloso. Em forma de jarro ou gomil, ou seja, com uma parte inferior alargada que estreita em colo, o qual alarga um pouco no pice. -gonal, -gono (-gonus). Que diz respeito aos ngulos de um objecto a trs dimenses. tri- (3), tetra (4), penta- (5), hexa- (6), etc. gonal, gono*: com trs, quatro, cinco, seis, etc. ngulos. *As palavras formadas com -gono so esdrxulas. graminiforme (graminiformis). Com aspecto de gramnea. granuloso (granularia; granulatus; granulosus). Coberto de salincias muito pequenas, semelhantes a grnulos. gregrio (gregarius). Que vive em grupo com outros do mesmo tipo.

Habitat (Habitatio). Ambiente de crescimento de um organismo. Hbito (Habitus). = porte. Halfito (Halophytum). Planta prpria de solos fisiologicamente secos, devido grande concentrao de sais (principalmente cloreto de sdio). haploclamdeo (haplochlamydeus). Com perianto simples, formado por um s verticilo. = monoclamdeo. haplide (haploideus). Que tem n cromossomas. hastado (hastatus). = alabardino. Haustrio (Haustorium). rgo subterrneo das plantas parasitas que penetra a raiz da planta hospedeira e atravs do qual feita a absoro de nutrientes. = sugador. Helicoidal (helic-). Disposio em espiral. 1. Mathematics. A three-dimensional curve that lies on a cylinder or cone, so that its angle to a plane perpendicular to the axis is constant. 2. A spiral form or structure. hemicclico (hemicyclicus). Diz-se da flor em que parte das peas florais se dispe em verticilos, sendo a restante disposta em espiral.

37

Hemicriptfito (Hemicryptophytum). Forma biolgica em que as gemas de renovo se situam superfcie do solo; verifica-se em plantas bienais ou perenes cuja parte area morre anualmente). hemiginobsico (hemigynobasicus ). Diz-se do estilete inserido um pouco acima da base do ovrio. Hemiparasita (Hemiparasitus). Planta que parasita outra, da qual extrai nutrientes atravs de haustrios (v), mas que no depende exclusivamente do hospedeiro visto possuir clorofila. = semiparasita. herbceo (herbaceus). De consistncia no ou pouco lenhoso e verde. hermafrodita (hermaphroditus; bisexualis). Diz-se da flor que possui estames e carpelos funcionais ou da planta que possui flores funcionais com ambos os sexos. Hesperdio (Hesperidium). Fruto dos Citrinos (laranjeiras, limoeiros, etc.), resultante de um ovrio spero e sincrpico, com epicarpo delgado e colorido provido de bolsas secretoras de leos essenciais, mesocarpo esponjoso esbranquiado (formando, juntamente com o epicarpo, a poro vulgarmente designada por casca) e endocarpo membranoso (pelcula que envolve os gomos), revestido na face interna por numerosos plos repletos de suco e que constituem a parte propriamente apetecvel do fruto. heterndrico (heterandrus). Que possui estames ou anteras diferentes umas das outras pela dimenso ou forma. heterocrpico (heterocarpux). Que produz frutos de duas ou mais formas diferentes. heterocclico (heterocyclious). = hetermero. heteroclamdeo (heterochlamydeus). Aplica-se flor diploclamdea cujo perianto se distingue em clice e corola. heterofilo (heterophyllus). Que possui folhas com mais do que uma forma inseridas a nveis diferentes do caule. heterogmico (heterogamus). Aplica-se aos captulos das Asteraceae (Compositae) cujas flores radiadas apresentam sexo diferente das do disco, femininas ou neutras as do raio e hermafroditas ou masculinas as do disco. hetermero (heteromerus; heteromericus). Diz-se das flores cujos verticilos tm diferente nmero de peas. Ope-se a ismero. heteromorfo (heteromorphus). Que diverge da forma habitual; que tem rgos cuja forma ou comprimento variam. V. polimorfo. heterosprmico (heterospermus). Que possui sementes nitidamente diferentes no mesmo fruto ou em frutos diferentes do mesmo indivduo. heterosprico (heterosporus). Que possui esporos de tipo diferente. Heterostilia (Heterostylia). Existncia de estiletes de comprimentos diferentes em indivduos da mesma espcie e estames de comprimento co-relacionado variando em dimenso e posio (por ex. em Primula vulgaris). H. dimorfa: aquela em que h dois tipos de flores (brevistlicas e longistlicas). H. trimorfa: aquela em que h trs tipos de flores (brevi- , longi- e medistlicas). heterostlico (heterostylus). Espcie ou flor em que se verifica a heterostilia (v). hialino (hyalinus). Transparente e sem cor. hibernante (hybernans). Diz-se da planta ou do rgo desta que passa a estao desfavorvel em estado de vida latente retomando o desenvolvimento normal no perodo vegetativo seguinte.

38

Hidrocrico (hydrochorus). Planta cujo agente de disseminao a gua. Hidrfito (Hydrophytum). Criptfito (v) cujas gemas de renovao esto submersas; planta aqutica, parcial ou totalmente submersa. hidrogmico (hydrogamus). Planta cujo agente de transporte do plen a gua. Higrfito (Hygrophytum). Planta nativa de ambientes muito hmidos. Hilo (Hilum). Regio do vulo ou da semente onde se insere o funculo ou, no caso dos vulos ssseis, a regio da sua insero na placenta. Hipoctilo (Hypocotylus). Poro de um embrio ou plntula situada entre os cotildones e a radcula; uma parte do caulculo (v). hipocrateriforme (hypocrateriformis). = assalveada. hipgeo (hypogaeus). Que est situado ou que se efectua debaixo do solo. hipognico (hypogynus). Diz-se da corola e dos estames que se inserem abaixo do gineceu. Hipsofilo (Hypsophyllum). Brctea de inflorescncia ou folha reduzida ou modificada, situadas na poro terminal do caule na zona floral. hirsuto (hirsutus). Coberto de plos um tanto compridos, um pouco rgidos mas flexveis e patentes ou quase. hspido (hispidus). Revestido de plos muito rgidos, quase picantes, patentes e no muito densos. hispdulo (hispidulus). Com plos curtos e rgidos. homocrpico (homocarpus). Com um s tipo de frutos. Ope-se a heterocrpico (v). homoclamdeo (homochlamydeus). Diz-se das flores diploclamdeas (v) em que os dois verticilos do perianto so iguais. homofilo (homophyllus). Com todas as folhas da mesma forma. Ope-se a heterofilo (v). homogmico (homogamus). I Diz-se do captulo das Asteraceae (Compositae) em que todas as flores so hermafroditas. II Com todas as flores do mesmo sexo. Homostilia (Homostylia). Existncia de estiletes e estames de um s tipo no na mesma espcie. Ope-se a heterostilia (v). homostlico (homostylus). Espcie ou flor em que se manifesta homostilia. hornotino ( hornotinus ). Que se desenvolveu ou formou no presente ano; que no completou um ano de durao. hortense (hortensis). Que criado em hortas ou jardins. Hospedeiro (Hospes). Organismo parasitado por outro. humcola (humicola). Que se desenvolve sobre hmus.

39

imaculado (imaculatux). Sem manchas ou mculas. Ope-se a maculado. imberbe (imberbis). Desprovido de barbas, sedas ou franjas na margem. imbricado (imbricatus). Diz-se de uma estrutura que simultaneamente sobrepe e sobreposta por outras semelhantes como as escamas dos peixes ou as telhas de um telhado, o seu conjunto revestindo completamente uma superfcie. imbricativa (imbricativus). I Tipo de prefolheao ou preflorao em que os elementos esto imbricados (v). imerso (immersus). Diz-se das estruturas completamente submersas ou da planta aqutica completamente submersas. imparipenatissecto (imparipinnatisectus ). Diz-se da folha penatissecta com os segmentos dispostos aos pares, sendo um terminal (mpar). imparipinulado (imparipinnatus). Que pinulado, com os fololos dispostos aos pares, sendo um terminal (mpar). impresso (impressus). Marcado em profundidade na superfcie de um rgo, como algumas nervuras no limbo das folhas. inciso (incisus). Com a margem um tanto profunda, irregular e agudamente recortada. inciso-dentado: quando os dentes so perpendiculares margem. inciso-serrado: quando os dentes se orientam para o pice do rgo. incluso (inclusus). No ultrapassando determinado nvel. Ope-se a exserto (v). Estames e estigma inclusos: os que no so salientes do tubo da corola ou do perianto. Corola inclusa: a que no mais longa do que o clice. incompleto (incompletus). Diz-se da flor a que falta um ou dois verticilos do perianto. inconspcuo (inconspicuus). Diz-se do rgo, estrutura, aspecto, etc. no bvio. incumbente (incumbens). Diz-se da radcula que, no embrio, se posiciona sobre o dorso de um cotildone. Alternativa: acumbente (v). indefinido (indefinitus). I Em nmero elevado e varivel. Estames indefinidos: em nmero superior a 10 (ou 15-20) e varivel. II Que tem crescimento contnuo. Inflorescncia indefinida: aquela em que as primeiras flores a atingir a maturao so as da base ou as da periferia (em aglomerado de flores); ex. racemos, paniculas, espigas, corimbos, umbelas, captulos so inflorescncias indefinidas.

40

indeiscente (indehiscens). Diz-se do fruto que no abre naturalmente. indgena (indigenus). = autctone e espontneo. indiviso (indivisus). No dividido em lobos ou segmentos; a margem pode ser dentada, serrada ou crenada. Indumento (Indumentum). Conjunto de plos, escamas ou glndulas que cobre a superfcie dum rgo. induplicativo (induplicatus). Tipo de preflorao em que as peas so conduplicadas, tendo as margens voltadas para o centro da flor e contactando pelas faces externas, sem que haja enrolamento. Indsio (indusium). Formao laminar que cobre os soros de muitos fetos. inequiltero (inacquilaterus; inacquilateralis). Diz-se das folhas assimtricas, ou seja, aquelas cujos dois lados da nervura mediana so muito desiguais. inerme (inermis). Destitudo de quaisquer estruturas picantes como espinhos, acleos, etc. inferior (inferior). Diz-se de um rgo ou parte de rgo inserido abaixo de outro; na flor aparenta estar mais afastada do eixo relativamente a este. Lbio inferior do clice ou da corola: o que fica voltado para baixo ou para a frente quando a brctea ou a folha axilar est dirigida para o observador. = lbio anterior. Pgina ou face inferior da folha: aquela que fica voltada para o exterior quando a folha se aplica de encontro ao caule ou ramo. = pgina abaxial ou dorsal. nfero (inferus). Diz-se do ovrio fundido com o receptculo ou com o tubo do clice de modo que as restantes peas florais (epignicas) aparentam inserir-se sobre ele ou acima dele. inflado (inflatus). Assemelhando-se a um pequeno balo oco com parede delgada, membranosa, um pouco transparente. inflectido (inflexus). Curvado bruscamente para dentro. Inflorescncia (Inflorescentia). Disposio em grupo das flores numa planta. Aplica-se s flores, em nmero superior a um, que se inserem sobre um mesmo pednculo. I. definida: V. cimeira. I. indefinida: V. indefinido (II). infra- (infra-). Inserido abaixo de ou na face inferior (abaxial). infra-axilar (infra-axillaris). Inserido por baixo da axila. infra-estaminal (infrastaminalis). Inserido abaixo dos estames (aparenta estar colocado por fora destes). Infrutescncia (infrutescentia). Conjunto dos frutos provenientes de uma inflorescncia (ex. infrutescncia em cacho, em espiga, em captulo). V. scone e sorose. infundibuliforme (infundibuliformis; infundibularis). = afunilado. Inovao (Innovatio). Rebento basilar que renova uma planta herbcea vivaz.

41

insectvora (insectivorus). Diz-se da planta que aprisiona pequenos insectos, de que em parte se nutre. Insero (Insertio). Modo ou local em que os rgos se ligam ao seu suporte. inteiro (integer). Com a margem no recortada. intercostal (intercostalis). Situado no espao ou sulco compreendido entre duas costas consecutivas do caule ou de outros rgos. V. valcula. interfloral (interfloralis). Inserido entre as flores. Aplica-se, particularmente, a brcteas (escamas) do receptculo de captulos. Internrvio (Internervium). Poro do parnquima situada entre as nervuras. = intervnio. interpeciolar (interpetiolaris). Situado entre o pecolo e o eixo onde se insere a folha. interrompido (interruptus). No contnuo; sequncia de partes em que algumas se encontram mais afastadas. Espiga interrompida: aquela cujo eixo no apresenta flores em parte do seu comprimento. Folha interrompidamente penatissecta: a folha penatissecta a que faltam alguns segmentos ou com alguns segmentos muito menores do que os normais. Intervnio (Intervenium). = internrvio. intrafloral (intrafloralis). Situado no interior da flor. intrastaminal (intratlaminalis). Situado entre o androceu e o centro da flor, como o disco intrastaminal. intravaginal (intravaginalis). Que se encontra ou se produz no interior da bainha da folha. intricado (intricatus). Emaranhado; com muitos filamentos ou muito ramificado e com as ramificaes entrelaadas. introduzido (introductus). Diz-se da planta que no cresce naturalmente numa regio tendo sido para a levada. = sinantrpico. introrso (introrsus). I Diz-se da antera cuja deiscncia se d para o centro da flor. II Que est voltado para o eixo. Invaginao (Invaginatio). Prolongamento para o interior em forma de dedo de luva ou estreito como a bainha de uma espada. invaginante (vaginans). Envolvente; que possui base dilatada envolvendo o eixo como uma bainha. Involucelo (Involucellum). Conjunto das brcteas das umblulas das Apiaceae (Umbelliferae). involucrado (involucratus). Provido de invlucro. involucral (involucralis). Prprio do ou relativo ao invlucro. Invlucro (involucrum). Conjunto de brcteas, livres ou aderentes, que se inserem na base de flores ou inflorescncias rodeando-as. involutivo (involutivus). Tipo de vernao em que as duas metades do limbo se encontram enroladas sobre a face superior. involuto (involutus). Com as margens enroladas longitudinalmente sobre a pgina superior. Ope-se a revoluto (v).

42

irregular (irregularis). I Sem plano de simetria ou apenas um. II No regular. Irregularmente dentado ou serrado: com a margem recortada (dentada ou serrada) em dentes desiguais. ismero (isomerus). Que possui um verticilo floral com nmero de peas igual ao de outro ou de outros. Ope-se a hetermero. isosprico (isosporus). Que possui um s tipo de esporos. Istmo (Isthmus). Poro estreita de um rgo alongado (geralmente fruto) situada entre duas partes dilatadas consecutivas (correspondentes s sementes). = estrangulamento.

-jugo (-jugus; -jugatus). Que se dispe aos pares. Usa-se em palavras compostas que indicam o nmero de pares de fololos de uma folha composta pinulada. uni- (1), bi- (2), tri- (3), ... multi- (muitos) jugo: com um, dois, trs... muitos pares de fololos. junciforme (junciformis; junceus). Que semelhante a folhas de junco, ou seja, longo, cilndrico, flexvel, oco e verde.

Labelo (Labellum). I Tpala mediana posterior do perianto das Orchidaceae a qual, por toro do eixo floral, se apresenta em posio anterior; geralmente apresenta forma, dimenses e, muitas vezes, cor diferentes das outras tpalas. II Raramente aplicado ao estamindio petalide maior do que os outros e dirigido de ordinrio para baixo ( Scitamineae). labiado (labiatus). Diz-se do clice ou da corola sinfilos (v) (com as peas fundidas) com o limbo profundamente dividido em duas pores ou lbios (bilabiado ou 2-labiado), de dimenses iguais ou diferentes, podendo um dos lbios ser abortado (unilabiado ou 1labiado). Os dois lbios podem ser inteiros ou lobulados. Lbio (Labium). Cada uma das duas partes do clice ou da corola labiada. lacerado (laceratus). Com a margem irregularmente recortada em pequenas pores, como que rasgada. Lacnia (Lacinia). Segmento longo, estreito e pontiagudo da margem de alguns rgos. laciniado (laciniatus). Dividido em lacnias.

43

Lacuna (Lacuna). Espao intercelular relativamente grande e irregular. lacunoso (lacunosus). Provido de lacunas. ladanfero (ladanifer). Que possui ou produz ldano (exsudao resinosa e aromtica). lageniforme (lageniformis). Em forma de garrafa bojuda ou de cabaa. Lamela (Lamella). Lmina pequena e muito delgada. lamelar (lamellaris). Semelhante a lamela ou relativo a lamela. lameliforme (lamelliformis). Em forma de lamela. lameloso (lamellosus). Composto de lamelas ou disposto em camadas de finas lminas. Lmina (Lamina). A parte dilatada das folhas, das ptalas ou das tpalas. = limbo. lanceolado (lanceolatus). Em forma de ponta de lana. Aplica-se a rgos laminares com o comprimento cerca de trs vezes a largura, que estreitam para ambos as extremidades agudas ou subagudas; a localizao da maior largura controversa: a meio para Lineu (como em Plantago lanceolata), abaixo do meio na literatura botnica anglo-saxnica (Bentham, A. Gray). O termo aqui utilizado na acepo anglo-saxnica; na acepo de Lineu dever hoje utilizar-se o termo elptico. lanoso (lanatus). Coberto de plos longos e crespos, semelhantes a l de carneiro. Aplica-se tambm ao indumento formado por plos desse tipo e aos prprios plos. lanuginoso (lanuginosus). Coberto de plos crespos e macios mas pouco longos. -lateral (-lateralis). Que se insere no lado de um rgo. unilateral: diz-se do caule ou da inflorescncia com, respectivamente, todos os ramos ou flores inseridos no mesmo lado do eixo. plurilateral: com os ramos ou flores inseridos em vrios lados do eixo. Ltex (Latex). Secreo de aspecto geralmente leitoso podendo tambm ser amarela, alaranjada ou vermelha. laticfero (laticifer; latescens). Que produz ltex, que contm ltex. laxifloro (laxiflorus). Com as flores afastadas umas das outras. laxo (laxus). Pouco denso; com os elementos constituintes afastados uns dos outros. leitoso (lacteus; lactaneus; lactineus). Da cor do leite (branco com um tom levemente azulado). Lema (Lemma). Glumela inferior das flores das Poaceae (Gramineae). Lenho (Lignum). Parte endurecida e resistente do tronco e ramos das gimnosprmicas e Magnoliidae (dicotilidneas) arbreas e arbustivas, situada internamente ao cmbio; corresponde ao xilema secundrio e constituda por fibras de celulose (40-50%) e hemicelulose (15-25%) ligadas por linhina (15-30%). O lenho cortado e seco e utilizado em construo e como combustvel. lenhoso (lignosus). Que pertence ao lenho ou est lenhificado; que tem a consistncia da madeira.

44

Lenticela (Lenticella). = lentcula. lenticelado (lenticellatus). = lenticulado. Lentcula (Lenticula). Salincia esponjosa, circular, oval ou alongada, no tecido suberoso das razes, caules, ramos e at frutos (ex. ma, pra) que permite trocas gasosas entre o interior e o exterior das plantas vasculares que desenvolvem peridermes espessas; formam-se geralmente associadas a estomas. = lenticela. lenticulado (lenticellatus). Que tem lentculas ou lenticelas. lenticular (lenticularis; lentiformis). Em forma de lente biconvexa. lepdoto (lepidotus). Coberto de plos escamosos. Liana: V. fanerfito escandente. Lber (Liber). Tecido vascular constitudo essencialmente por elementos crivados, clulas parenquimatosas, fibras e esclerdeos. = floema. lbero-lenhoso. Diz-se dos feixes vasculares constudos internamente por xilema e externamente por floema separados por cmbio. Lgula (Ligula). I Excrescncia geralmente membranosa, situada na superfcie interna (adaxial) das folhas de algumas plantas, principalmente Poaceae (Gramineae), na unio da bainha com o limbo. II Nas Selaginellaceae e Isoetaceae, apndice membranoso que se encontra na base da folha. III Corola da periferia dos captulos radiados das Asteraceae (Compositae). = corola ligulada. ligulado (ligulatus). I Provido de lgula. II Em forma de lgula, ou seja, de pequena lngua. Corola ligulada: com lbio extremamente alongado ou liguliforme. Na realidade, trata-se de uma corola simptala, zigomrfica com tubo muito curto, lbio superior ausente e inferior extremamente desenvolvido. liguliforme (liguliformis). Em forma de lgula. Limbo (Limbus). I Parte distal geralmente laminar e verde da folha. II Parte alargada, laminar das ptalas ou tpalas, acima da unha (v). III A parte livre da corola, clice ou perianto sinfilos (v), ligada ao tubo na fauce (v). linear (linearis). Estreito e comprido (comprimento 6-12 ou mais vezes a largura), com as margens paralelas ou quase. linguiforme (linguiformis; lingulatus). Longo, plano-convexo, carnudo e com a extremidade arredondada; em forma de lngua. lirado (lyratus). Diz-se das folhas divididas, com o segmento terminal arredondado e muito maior do que os laterais, os quais diminuem gradualmente de dimenses na direco da base da folha. liso (laevis). De superfcie regular, sem rugosidades ou esculturas. Lista; Listra. Linha estreita e comprida, diferindo da cor principal do rgo em que se encontra. listado; listrado (vittatus). Que tem listas ou listras. = raiado (v). lvido (lividus). Cor em que se junta o cinzento, azul e esverdeado-amarelado plido. livre (liber). No unido com outro(s). Estames livres: aqueles que no esto ligados nem pelos filetes nem pelas anteras.

45

Ovrio livre: ovrio spero, no aderente s outras peas florais. Carpelos livres (carpelos apocrpicos): os que, embora pertencendo mesma flor, so independentes uns dos outros. Por oposio a carpelos cujas paredes esto fundidas (carpelos sincrpicos, v). lobado (lobatus). Que est dividido em lobos, ou seja, parties que no atingem o meio do limbo (ou do semilimbo se se trata de folha peninrvea). bi- (2), tri- (3), quadri- (4) ... pauci- (poucos), multi- (muitos) lobado: com dois, trs, quatro... poucos, muitos lobos. Lobo (Lobus). Poro de limbo, larga e geralmente arredondada, compreendida entre incises que no alcanam o meio do limbo (ou do semilimbo se se trata de folha peninrvea). lobulado (lobulatus). Que est dividido em lbulos. Lbulo (Lobulus). Pequeno lobo. -locular (-locularis). Com lculo(s). Aplica-se a ovrios, cpsulas ou anteras. uni- (1), bi- (2), tri- (3), .... multi- (muitos) locular: com um, dois, trs..., muitos lculos. loculicida (loculicidus). V. cpsula. Lculo (Loculus). Cavidade ou compartimento de alguns rgos (ovrios, cpsulas e anteras). Lodcula (Lodicula). Cada uma das 2-3 peas escamiformes que constituem o perianto transformado e muito reduzido nas Poaceae (Gramineae), inseridas sob o ovrio, opostas glumela superior e aos estames. lomentceo (lomentaceus). Relativo a lomento (v) ou parecido com ele. Lomento (Lomentum). Vagem indeiscente e articulada que, na maturao, se separa pelas articulaes em pores monosprmicas. longistlico (longistylus). Aplica-se s flores das espcies heterostlicas (v) que possuem estilete bem longo e estames com anteras posicionadas inferiormente ao estigma, quer pelo comprimento reduzido dos filetes quer pela sua insero num ponto inferior. lunular (lunularis). Em forma de crescente lunar. lustroso (lucidus). Que tem a superfcie lisa e lustrosa, quer glabra, quer coberta de plos densos e aplicados (acetinados).

Macrofanerfito (Macrophanerophytum). Fanerfito com mais de 2 m de altura (V. nanofanerfito, mesofanerfito e megafanerfito). Macroprotalo (Macroprothallus). Protalo que, nas plantas heterospricas, se forma a partir dos macrsporos e no qual se desenvolvem os arquegnios. = protalo feminino.

46

Macrosporngio (Macrosporangium). Esporngio que produz macrsporos. Macrsporo (Macrospora). Esporos de maiores dimenses que se desenvolvem em protalos femininos (onde s se formam arquegnios), designados macroprotalos. Macrosporfilo (Macrosporophyllum). Esporfilo que produz macrosporngios. Mcula (Macula). Mancha de color diferente, geralmente mais escura do que a parte restante. Podem ser nicas num rgo (como na base das ptalas de algumas flores), ou mltiplas, neste caso em nmero geralmente reduzido. maculado (maculatus). Provido de mculas ou manchas. maduro (maturus). Aplica-se aos rgo quando atingem o seu mximo desenvolvimento. magenta (magenteus). Cor vermelha-prpura. majsculo (majusculus). Relativamente grande. malacfilo (malachophilus). Diz-se da planta que polinizada por moluscos (geralmente lesmas ou caracis). maliforme (maliformis). Em forma de ma. mamiforme (mammiformis). Em forma de mama ou teta. Mamilo (Mamilla). Proeminncia ou papila em forma de bico de peito ou de teta. mamiloso (mamillatus). Provido de mamilo(s). marcescente (marcescens). Que seca ou murcha sem se desprender do eixo como algumas folhas, clices ou corolas. Margem (Margo). Contorno ou bordo dos rgos laminares ou comprimidos. marginado (marginatus). Limitado por uma margem de constituio, cor ou espessura diferentes das do rgo circundado. marginal (marginalis). Situado perto da ou sobre a margem. Nervura marginal: a que percorre o limbo junto margem. Placentao marginal: aquela localizada na margem da folha carpelar. marmoreado (marmoratus). Com manchas e veios de cores diferentes que se interpenetram dando o aspecto de mrmore. mascarino (personatus). = personado. masculino (mas; masculus; masculinus). I Diz-se dos rgos ou a planta onde se formam as clulas reprodutoras masculinas. II Diz-se da clula sexual de pequenas dimenses, mvel ou no, reduzida exclusivamente, ou quase, ao ncleo. Flor masculina: a que tem estames mas no tem carpelos ou estes so rudimentares e no funcionais. Planta masculina: a que tem s flores masculinas. Inflorescncia masculina: a que, numa planta diica ou monica, tem as flores todas masculinas.

47

Maturao (Maturitas). Perodo durante o qual rgos esto totalmente formados. matutino (matutinus). Diz-se das flores que se abrem ao romper do dia ou durante a manh. Ope-se a vespertino (v). mediano (medianus). I Que se situa entre duas partes iguais, que pertence ao meio. II De dimenses nem muito grande nem muito pequeno; neste sentido um termo impreciso e deve ser evitado. mediterrneo; mediterrnico (mediterraneus). I Aplica-se zona geogrfica que circunda o mar Mediterrneo. II Diz-se da vegetao caracterstica da zona que circunda o mar Mediterrneo bem como da vegetao com adaptaes semelhantes que se encontra em outros pontos do planeta com clima semelhante: Califrnia, zona costeira do Chile, sul da frica e Sudoeste da Austrlia. Medula (Medulla). Parnquima que ocupa a parte interna do cilindro central do caule da maioria das Magnoliopsida (Angiosprmicas). medular (medullaris). Relativo a medula. meduloso (medullosus). Diz-se do caule e ramos com medula esponjosa como no sabugueiro (Sambucus). Megafanerfito (Megaphanerophytum). Fanerfito com gemas de renovo a mais de 30 m do solo. As grandes rvores incluem-se nesta categoria. membranceo (membranaceus). Semelhante a uma membrana, ou seja, muito delgado e flexvel. Mericarpo (Mericarpium). Cada uma das partes (monosprmicas e indeiscentes) em que se divide um fruto esquizocrpico (v), cada uma correspondente a um s carpelo. Meristema (Meristema). Tecido indiferenciado, constitudo por clulas que se dividem por mitose a uma taxa elevada e do qual resultam os tecidos definitivos. meristemtico. Pertencente ou relativo ao meristema. Meritalo (Merithallus). V. entren. -mero (-merus). Sufixo que se adiciona a numerais para significar as partes em que se divide ou decompe um todo, ou o nmero de peas que o constituem. d- (2), tr- (3), tetr- (4), pent- (5), hex- (6) mero: dividido em ou com uma, duas, trs, quatro, cinco, seis... partes ou peas. Mesocarpo (Mesocarpium): Tecido do fruto que corresponde camada mediana do pericarpo, compreendido entre a epiderme (ou epicarpo) e a poro mais interna (endocarpo); um fruto com esta estrutura desenvolve-se a partir do(s) carpelo(s) ou folha(s) carpelar(es) correspondendo, ento, o mesocarpo ao mesofilo da folha transformada. Mesofanerfito (Mesophanerophytum). Fanerfito com as gemas de renovo 8-30 m acima do solo. So rvores de porte mediano. Mesfito (Mesophytum). Planta que requere condies intermdias de humidade. mesostlico (mesostylus). V. medistlico. Micorriza (Mycorrhiza). Simbiose entre o miclio de alguns fungos e as razes de muitas plantas. Microfanerfito (Microphanerophytum). Fanerfito com gemas de renovo situadas a 2-8 m do solo. Nesta categoria, incluem-se os grandes arbustos e as pequenas rvores. micropilar. Pertencente ou relativo ao micrpilo.

48

Micrpilo (Micropyle). Abertura do vulo atravs do(s) tegumento(s). Microprotalo (Microprothallus). Protalo que se desenvolve a partir de um micrsporo e no qual se formam os anterdeos. Microsporngio (Microsporangium). Esporngio onde se formam os micrsporos (v). Micrsporo (Microspora). Esporo de tamanho menor relativamente ao macrsporo e que origina um protalo masculino ou microprotalo (v) onde se desenvolvem anterdeos. Microsporfilo (Microsporophyllum). Esporfilo (v) que produz microsporngios. monadelfos. V. -adelfos. moniliforme (moniliformis). Em forma de colar ou rosrio, ou seja, com salincias subglobosas ou elipsides que alternam regularmente com estrangulamentos acentuados. mono- (mon-; mono-). Um(a), com um(a). Prefixo de termos de origem grega que indica que qualquer orgo ou parte so nicos. monocrpico (monocarpus; monocarpicus: monocarpacus). I Diz-se do fruto simples, resultante de um ovrio unicarpelar. II Dizse das plantas perenes que s florescem e produzem fruto uma vez, morrendo em seguida (ex. Agave). Monocsio (Monochasium). = cimeira unpara (v). monocfalo. V. -cfalo. monocclico (monocyclicus). I Diz-se da flor que possui apenas um verticilo de peas reprodutoras, estames ou carpelos, sendo destituda de perianto. II Que vive apenas durante um ciclo vegetativo. = anual. monoclamdeo (monochlamydeus). Que possui perianto de um s verticilo (clice ou corola). monoclnico (monoclinus). Diz-se da flor que rene os dois sexos. Ope-se a diclnico. monico (monoccius; monoicus). Diz-se do taxon com flores unissexuadas, masculinas e femininas, no mesmo indivduo. monopodial (monopodialis). Prprio ou relativo ao monopdio. Monopdio (Monopodium). Eixo principal de uma planta, provido ou no de ramos. monosprmico. V. -sprmico. monotpico (monotypicus). Diz-se do gnero composto unicamente por uma espcie. O termo aplica-se tambm a outras categorias taxonmicas (ex. famlia com um s gnero). Monstruosidade. I Deformao ou desenvolvimento anormal de uma planta ou de um rgo; quando se refere aos indivduos de uma espcie designa-se porlusus. montano (montanus). Diz-se das plantas que vivem nas montanhas, abaixo da zona subalpina. montcola (monticola). = montano. mucilaginoso (mucilaginosus; mucosus). Que possui mucilagem ou que formado por ela.

49

Mucro (Mucro). Ponta curta, aguda e rgida, ocupando posio terminal ou subterminal. mucronado (mucronatus). Que tem mucro. mucroniforme (mucroniformis). Semelhante a mucro. mucronulado (mucronulatus). Com pequenssimo mucro. multi- (mult-; multi- ). Prefixo de origem latina que se emprega na composio de muitas palavras para significar que um rgo, disposio, etc. se encontram repetidos muitas vezes. multicaule (multicaulis). Diz-se das plantas que se ramificam junto base, produzindo vrios caules, sensivelmente da mesma espessura e altura; ou das plantas cujo rizoma emite vrios caules areos semelhantes em altura, espessura, etc. multfido. V. -fido. multpara. V. cimeira multpara. multipartido. V. -partido. mltiplo. Diz-se do fruto que resulta de um ovrio apocrpico, ou seja, conjunto de frutos monocrpicos, independentes, inseridos no mesmo receptculo. V. apocarpo. muricado (muricatus). Coberto de salincias curtas, agudas e duras. Mutao (Mutatio). Alterao estrutural, permanente, sbita e hereditria do DNA. Mutante. Indivduo ou forma apresentando um carcter resultante de mutao. mtico (muticus). Sem mucro nem arista.

-nados (-nati). Inseridos no mesmo n. bi- (2), ter- (3) ...: com dois, trs... no mesmo n. Nanofanerfito (Nanophanerophytum). Fanerfito cujas gemas de renovo se encontram 0,25-2,00 m acima do solo. Incluem-se nesta forma biolgica os subarbustos e os pequenos arbustos. napiforme (napiformis). Em forma de nabo, de cpula rabe invertida. Aplica-se a razes tuberculosas. nativo (nativus). Natural, prprio da regio em que vive. = autctone, indgena, espontneo. naturalizado (inquilinus). V. subespontneo.

50

Naveta (Carina). = quilha. navicular (navicularis). Que tem forma semelhante quilha de um barco. Nctar (Nectar). Lquido rico em hidratos de carbono (aucares: sucrose, glucose e frutose) podendo conter tambm amino cidos, nectarina I (protena), compostos fenlicos, flavonoides, alcalides, terpenos, cidos orgnicos, glicsidos, vitaminas e leos. produzido em (1) glndulas (nectrios, v) localizadas na flor constituindo atraco para animais polinizadores (insectos, aves, morcegos e outros), constituindo o principal componente do mel das abelhas; ou, mais raramente, em (2) locais vrios da planta atraindo insectos que se alimentam de nctar e outros insectos, funcionando como agentes de limpeza. nectarfero (nectarifer; nectareus). Que possui nctar ou o segrega. Nectrio (Nectarium). rgo onde segregado e se acumula o nctar e que pode estar localizado na flor nectrio floral (no clice, tpalas, ptalas, estames, carpelos, receptculo) ou no nectrio extrafloral (ex. em estpulas). neotropical. Zona florstica que compreende as zonas tropicais e subtropicais das Amricas (Novo Mundo). V. paleotropical. Nervao (Nervatio). Forma como se dispem as nervuras das folhas. -nrveo (-nervius; nervis). Com nervura(s). I - Precedido de um numeral ou adjectivo indefinido, indica o nmero de nervuras principais. uni- (1), bi- (2), tri- (3) ... pluri- (vrias), multi- (muitas) nrveo(s): com uma, duas, trs ... vrias, muitas nervuras longitudinais. II Precedido.de um qualificativo, refere o modo como se dispem as nervuras (ex. palminrveo, v ). nervoso (nervosus; nervatus). Com as nervuras muito ramificadas e bastante visveis. = venoso. Nrvulo (Nervulus; Nervilus). ltimas ramificaes, muito tnues, das nervuras. = vnula. nervuloso. Com nervuras delgadas e aparentes. Nervura (nervus). Estrutura composta por elementos condutores e mecnicos existente no limbo foliar ou em outros rgos de natureza foliar, geralmente bem distinta e, por vezes, muito saliente, principalmente na pgina inferior. N. dorsal, mdia, mediana, principal ou central: a que ocupa posio mediana; , geralmente, a maior e mais saliente encontrando-se no prolongamento de um feixe lbero-lenhoso do pecolo ou do peciolulo. N. longitudinais: as que se originam na base do limbo; nas folhas paralelinrvias, a mediana pode ser pouco distinta. N. secundrias: as que se inserem na nervura mediana ou nas nervuras longitudinais, sendo, portanto, ramificaes destas. N. marginal: v. marginal. neutro (neuter). Sem sexo devido a aborto ou atrofia dos estames e dos carpelos e, por conseguinte, estril. Nicho ecolgico. Local e/ou funo de um dado organismo no seu ecosystema (ex.: numa floresta pode existir o nicho ecolgico para uma planta de grande porte que necessite de poucos nutrientes; este nicho pode ser ocupado por um pineiro bravo) nictitrpico (nyctitropus). Diz-se de movimentos provocados pela alternncia da aco conjunta do dia e da noite (luz e escuro) sobre alguns rgos. ntido (nitidus; nitens). Liso, sem plos nem glndulas, e brilhante.

51

nitrfilo (nitrophilus). Diz-se das plantas que requerem solo rico em matria orgnica, especialmente substncias azotadas. N (Nodus). Regio do caule, ramo ou eixo da inflorescncia onde se insere uma folha ou folha transformada (brctea, spala, ptala, estame, carpelo) ou mais do que uma simultaneamente. noctifloro (noctiflorus). Que possui flores que abrem noite e fecham de manh. nocturno (nocturnus). I Que ocorre durante a noite, como a polinizao de algumas flores. II Diz-se das flores que abrem tarde, mantendo-se abertas durante a noite e fechando-se com a luz do dia. nodoso (nodosus). Com os ns muito salientes ou com salincias semelhantes a ns. Nomofilo (Nomophyllum). A folha normal, que desempenha a funo clorofilina, para a distinguir de catafilo (v) e de hipsofilo (v). Noz (Nux). Subtipo de drupa, com a parte externa do mesocarpo pouco carnuda ou coricea e a interna ssea desenvolvida juntamente com o endocarpo. Pode resultar de um ovrio nfero ( Juglans regia, nogueira) ou spero (Prunus dulcis, amendoeira). nu (nudus). Aplica-se ao rgo ou parte de rgo desprovido de peas que normalmente esto presentes em outra espcie. Caule nu: o que no tem folhas. Inflorescncia nua: sem brcteas. Flor nua: a que no tem perianto, encontrando-se reduzida aos rgos sexuais. Receptculo (do captulo) nu: que no possui escamas, plos ou sedas interflorais. Tubo da corola nu: aquele cuja fauce est desprovida de plos ou escamas. Fauce da corola nua: sem escamas. nulo (nullus). Que no existe; ausente. nutante (nutans). Com o pice voltado para baixo, pendente.

ob- (ob-). Prefixo que indica posio ou forma invertida. obclavado; obclaviforme (obclavatus). Da forma de uma clava invertida, ou seja, com a parte mais espessa para baixo. obcnico (obconicus). Em forma de cone invertido, ou seja, com a base no pice e o vrtice na base. obcordado; obcordiforme (obcordatus). Em forma de corao de carta de jogar, ou seja, com a parte mais larga e o snus opostos ao ponto de insero.

52

oblanceolado (oblanceolatus). Lanceolado, mas com a maior largura um pouco acima do meio. oblquo (obliquus). I Diz-se da posio oblqua de um rgo relativamente vertical. I Diz-se de parte de um rgo relativamente ao seu plano mediano; aplica-se a rgos laminares com as pores de cada lado da linha mediana um pouco desiguais. oblongo (oblongus). Em forma de elipse alongada, com o eixo maior trs a seis vezes mais comprido que o menor. obovado (obovatus). De forma ovada invertida, com a parte distal mais alargada. Aplica-se a estruturas planas. Obovide (obovoideus). De forma ovide invertida, como um ovo com parte distal mais alargada. Aplica-se a estruturas a 3 dimenses. obsoleto (obsoletus). Pouco evidente, rudimentar, pouco desenvolvido, quase no se notando. obtusisculo (obtusiusculus). Entre agudo e obtuso, aproximando-se mais de obtuso. obtuso (obtusus). I Diz-se dos rgos laminares que terminam em ngulo obtuso ou em curva arredondada (V. agudo). II Tambm se aplica aos rgos de figura slida que terminam em superfcie curva. ocrceo (ochraceus). Com a cor do ocre. crea (Ocrea). Formao tubular resultante da lgula ou da concrescncia de duas estipulas opostas e que envolve a base do entren semelhante a uma bainha. oficinal (officinalis). Diz-se da planta ou partes desta que so usadas em preparaes farmacuticas. oleaginoso (oleaginosus). Carnudo e rico em azeite, em leo. olefero (oleifer). Que contm ou que produz azeite ou outros leos semelhantes. oligo- (olig-; oligo-). Prefixo de origem grega, com o significado de pouco, com poucos. olivceo (olivaceus). De cor verde-azeitona. ondulado (undulatus). Com margem alternadamente deprimida e elevada, segundo curvas arredondadas; aplica-se geralmente a folhas e ptalas. opaco (opacus). No transparente; oposto a ntido. opercliado (operculatus). Provido de oprculo (v). Oprculo (Opcrculum). I Pequena tampa destacvel, geralmente presente em frutos. II Pea que resulta da concrescncia das ptalas em Eucalyptus e que se destaca como um todo. III Parte terminal e mvel das ascdias (v) de algumas plantas carnvoras (Nepenthes; Utricularia; etc). IV Pea da cpsula das Bryophyta. opositi- (oppositi-). Prefixo de origem latina que significa oposio entre peas. V. oposto. opositflio (oppositifolius). Que se ope folha, como algumas gavinhas. opositiptalo (oppositipetalus). Diz-se do estame que se insere em frente a uma ptala (v. alternipetalo). oposto (oppositus). Que se insere em face de outro e ao mesmo nvel (no mesmo n).

53

oposto-cruzado. Diz-se das folhas opostas ou ramificao em que pares consecutivos formam entre si um ngulo de 90 o. = decussado. oposto-pinado; oposto-pinulado (oppositipinnatus). Diz-se das folhas pinadas (ou pinuladas) cujos fololos so opostos. orbicular (orbicularis). Com o contorno de um crculo ou quase. ortotrpico (orthotropus). Diz-se do vulo que no apresenta qualquer curvatura, encontrando-se o hilo e o micrpilo em posies opostas. = atrpico (v). sseo (osseus). Duro como osso. Ourio. Invlucro espinhoso das flores e frutos do castanheiro. V. cpula (II). outonal (autumnalis). Que se forma, desenvolve ou aparece no Outono. V. serdio. ovado (ovatus). Diz-se dos rgos laminares com a forma da seco longitudinal de um ovo, ou seja, com base larga e arredondada, lados curvos convergentes para o pice que pode ser obtuso ou agudo e o comprimento um tanto maior do que a largura. oval (ovalis). Elptico e com o comprimento duplo da largura. Ovrio (Ovarium). Parte basilar do carpelo ou pistilo (v) na qual se formam os vulos. ovide (ovoideus). Com a forma de um ovo, ou seja, corpo slido mais largo na base do que no pice, de seco transversal circular e de seco longitudinal ovada. -ovulado (-ovulatus). Que possui vulo(s). uni- (1), bi- (2), tri- (3) ... pauci- (poucos), multi-ovulado: com um, dois, trs... poucos, muitos vulos. Aplica-se a carpelos, ovrios e lculos de ovrio. vulo (Ovulum). Estrutura das plantas com semente que contm o gametfito feminino (nucelo) e um a trs integumentos; aps a fecundao o vulo transforma-se em semente.

Pgina (Pagina). Cada uma das duas superfcies de um rgo laminar, geralmente aplicado a folhas. = face (v). P. superior: a que fica voltada para o eixo ou que se encosta a este quando se aplica a folha contra ele. = p. adaxial P. inferior: = p. abaxial Palato (Palatum). Salincia do lbio inferior da corola personada, a qual encerra a fauce (tubo da corola) por se encostar ao lbio superior. Plea (Palea). I Escamas interflorais do receptculo das Asteraceae (Compositae). II = glumela superior das Poaceae (Gramineae).

54

paleceo (paleaceus). Que possui pleas (escamas interflorais). = palheceo. paleorctico (palaeoarcticus). Relativo ou pertencente diviso fitogeogrfica que abrange a Europa, o norte de frica at ao Sahara e a sia at ao norte da pennsula Arbica e o norte dos Himalaias. Paleoendemismo. Taxon geralmente taxonomicamente isolado cuja distribuio restrita constitui o resto de uma distribuio originalmente alargada que foi reduzida por razes vrias. paleotropical. (palaeotropicalis). Relativo diviso fitogeogrfica compreendida entre os trpicos e que abrange a frica a regio Indomalesiana e a Polinsia. V. neotropical. palheceo (paleaceus). I Que possui pleas; = paleceo. II Cuja consistncia lembra a da palha, ou seja, delgado e quebradio. palmado (palmatus). Dividido em partes divergentes, assemelhando-se mo com os dedos abertos. palmati- (palmati- ) Prefixo de origem latina que indica a diviso em partes divergentes, como os dedos na palma de uma mo aberta. palmatifendido (palmatifidus). Com nervao palmada e o limbo fendido. palmatfido (palmatifidus). = palmatifendido. palmatilaciniado (palmatilaciniatuss). Com nervao palmada e o limbo laciniado (v). palmatilobado (palmatilobus). Com nervao palmada e limbo lobado. palmatinrveo (palmatinervius; palmatinervis). = palminrveo. palmatipartido (palmatipartitus). De nervao palmada e limbo partido. palmatissecto (palmatisectus). De nervao palmada e limbo dividido por incisuras muito fundas, que atingem o ponto de divergncia das nervuras. palminrveo (palminervius). Diz-se das folhas com vrias nervuras, sensivelmente da mesma espessura, que partem todas de um ponto. = palmatinrveo. palustre (palustris). Diz-se das plantas que vivem nos pntanos ou lagoas ou em terrenos inundados no Inverno. panduriforme (panduriformis; panduratus). Em forma de violino (v). Pancula (Panicula). Inflorescncia indefinida (racemosa) em que o comprimento dos ramos decresce da base para o pice; os ramos so simples ou compostos (divididos). Pode tambm ser designada por cacho simples ou cacho de cachos ou de outras inflorescncias primrias (como nas Poaceae em que a inflorescncia primria uma espigueta, v). paniculado (paniculatus). Que se dispe em pancula. paniculiforme (paniculiformis). Semelhante a pancula. pantropical (pantropicalis). Que se distribui pelas regies intertropicais de todo o Mundo: frica e sia (Mundo Antigo) e Amricas (Novo Mundo), ou seja, as zonas paleotropical e neotropical. Papila (Papilla). Salincia epidrmica, geralmente no muito alongada, e obtusa. papilar (papillaris). Relativo a papila ou prprio de papila; semelhante a papila.

55

Papilho (Pappus). Tufo de plos ou sedas ou conjunto de escamas, que coroa alguns frutos e sementes. papilhoso (papposus). Provido de papilho. papilionceo (papilionaceus). Aplica-se corola dialiptala e zigomrfica formada por cinco ptalas: uma superior ou posterior (estandarte ou vexilo) geralmente maior e perpendicular ao eixo da flor e que envolve as restantes quando em boto; duas laterais (as asas) que envolve mais duas quando em boto; estas duas ltimas peas so concrescentes (v) ou coniventes (v) formando uma estrutura navicular (quilha ou naveta) que envolve o androceu e gineceu. papiloso (papillosus). Provido de papilas. papirceo (papyraceus). Pouco espesso e de consistncia de papel. Ppula (Papula). Protuberncia epidrmica suculenta ou vescula com lquido aquoso. papuloso (papuloso). Que tem ppulas. Parfise (Paraphysis). Formaes epidrmicas que se encontram nos soros de algumas Pteridophyta . paralelinrveo (parallelinervius; parallelinervis). Que possui vrias nervuras longitudinais, aproximadamente paralelas. V. curvinrveo. Parasita (Parasita; Parasitus). Que se nutre de outra planta viva (hospedeiro). Parnquima (Parenchyma). Tecido constitudo por clulas vivas de membrana celulsica delgada e sodiamtricas ou quase. parietal (parietalis). Que se insere na ou pertence parede. Deiscncia parietal: aplica-se a carpelos; d-se por duas fendas, uma de cada lado da sutura. Placentao parietal: insero dos vulos na parede do ovrio. paripinado (paripinnatus). = paripinulado. paripinulado (paripinnatus). Diz-se da folha composta, com os fololos opostos e desprovida de fololo mpar terminal. Partenocarpia. Formao de fruto sem fecundao; no h, habitualmente, sementes ou estas so estreis. Partenognese (Parthenogenesis). Desenvolvimento de um indivduo a partir do vulo sem ocorrncia de fecundao. partenogentico. Prprio da partenognese. partido (partitus). Dividido em segmentos at mais de meio (do semi-limbo, tratando-se de folhas peninrveas) bi- (2), tri- (3), quadri- (4) ... multipartido: partido em dois, trs, quatro ... muitos segmentos. patente (patens). Que se insere segundo um ngulo prximo de 90 com o eixo. = ptulo. ptulo (patulus). = patente. pauci- (pauci- ). Prefixo, derivado do latim paucus (pouco, poucos), que indica nmero reduzido. peciolado (petiolatus). Provido de pecolo; oposto a sssil.

56

Pecolo (Petiolus). Poro alongada da folha, reduzida, ou quase, ao feixe vascular principal, que une o limbo bainha ou directamente ao eixo. peciolulado (petiolulatus). Que tem peciolulo. Peciolulo (Petiolulus). Pecolo (v) dos fololos (v) das folhas compostas. pectinado (pectinatus). Dividido em partes perpendiculares ao eixo, estreitas, aproximadas e paralelas, como os dentes de um pente. pedatinrveo; pedatipartido; pedatssecto. V. respectivamente apedado, apedatipartido, apedatissecto. pedicelado (pedicellatus). Provido de pedicelo. Pedicelo (Pedicellus). O eixo de suporte da flor. pediculado (pediculatus). Que possui pedculo (v). Pedculo (Pediculus). Suporte delgado que no seja pedicelo, pednculo ou pecolo. pedunculado (pedunculatus). Que tem pednculo. Pednculo (Pedunculus). Eixo da inflorescncia simples ou da composta. Plo (Pilus). Formao epidrmica, uni ou pluricelular, simples ou ramosa. peltado (peltaust). Que tem forma aproximadamente circular ligando-se perpendicularmente ao eixo (pecolo, se se trata de folha) no centro do limbo. peludo (pilosus). Que apresenta plos. penatifendido (pinnatifidus). Diz-se da folha peninrvea dividida aproximadamente at ao meio do semi-limbo. penatilobado (pinnatilobus). Diz-se da folha peninrvea, dividida em lobos at menos do meio do semilimbo. penatipartido (pinnatipartitus). Peninrveo e com o limbo dividido para alm do meio do semilimbo, mas sem atingir a nervura mediana. penatissecto (pinnatisectus). Peninrveo e com o limbo dividido at nervura mediana; os segmentos designam-se fololos (v). pendente (pendens; pendulus). Pendurado devido ao encurvamento brusco do eixo de suporte o qual pode ser um ramo, pecolo, pednculo, pedicelo, funculo, etc. penicilado (penicillatus). Semelhante a um pincel, ou seja, com numerosos ramos do mesmo comprimento, subparalelos, inseridos sobre o mesmo ponto (ex. alguns plos ramosos e alguns estigmas). = apincelado. peninrveo (penninervius; penninervis). Com uma nervura mediana claramente mais espessa inserindo-se de um e outro lado desta nervuras secundrias paralelas entre si. penta- (penta-). Numeral grego que indica nmero cinco.

57

Pepnio (Pepo). Fruto sincrpico, resultante de um ovrio nfero, de trs ou cinco carpelos, com endocarpo tnue (por vezes liquefeito), mesocarpo carnudo e firme, epicarpo muito duro, por vezes lenhificado e placentas muito desenvolvidas. o fruto de algumas Cucurbitaceae (ex. abbora). perene (perennis). Diz-se da planta que vive trs anos ou mais. perfoliado (perfoliatus). Diz-se das folhas alternas, ssseis, cujas aurculas bem desenvolvidas contornam o ramo soldando-se pela margem parecendo a folha atravessada pelo ramo. Perianto (Perianthium). Conjunto das peas florais que rodeiam os rgos sexuais da flor. P. simples: com um s verticilo (de spalas ou de ptalas). P. duplo: com dois verticilos de paas semelhantes ou no. P. homogneo ou no diferenciado: com todas as peas semelhantes (tpalas). P. diferenciado: constitudo por clice e corola distintos. Pericarpo (Pericarpium). Parede do fruto; desenvolve-se a partir da parede do ovrio (folha carpelar) e ocnstitudo por 3 partes de fora para dentro: epicarpo, mesocarpo e endocarpo correspondendo respectivamente ao desenvolvimento da epiderme abaxial, mesofilo e epiderme adaxial da folha carpelar. perignico (perigynus). Diz-se do clice, corola e estames inseridos na margem do receptculo cncavo que rodeia o ovrio. O ovrio spero quando o receptculo livre; o ovrio semi-nfero quando receptculo e ovrio so parcialmente aderentes; o ovrio fero quando o receptculo e ovrio so aderentes. O termo aplica-se tambm s flores com estas caractersticas. Perignio (Perigonium). Perianto simples ou duplo no diferenciado das flores haploclamdeas (v) e homoclamdeas (v). Perisperma (Perisperma). Tecido de reserva de algumas sementes cuja origem exterior ao saco embrionrio. Pernada. Ramificao primria das rvores. = arranca. persistente (persistens). Que persiste para alm da sua durao funcional; que dura muito tempo. Clice persistente: o que permanece depois da florao, mantendo-se no fruto. Estilete persistente: o que persiste no fruto. Folhas persistentes: as que no passam por um perodo de senescncia simultnea; as plantas que as possuem permanecem sempre verdes embora as folhas em alturas diferentes caiam com a idade. personado (personatus). Diz-se da corola simptala e bilabiada cuja fauce fechada por uma salincia do lbio inferior (palato, v) que se encosta ao lbio superior. Ptala (Petalum). Cada uma das peas da corola geralmente coradas ou brancas; podem encontrar-se parcilmente ou totalmente fundidas (simptals). -ptalo (-petalus). Emprega-se na composio de palavras que se referem s peas da corola (ptalas). petalide (petaloideus). Semelhante a ptala pela cor e consistncia. ptreo (petraeus). To duro que parece pedra, como algumas clulas (clulas ptreas) do mesocarpo de alguns frutos (ex. pra), tambm designadas escleredos.

58

Pigmento (Pigmentum). Substncia que absorve selectivamente a luz de diferentes comprimentos de onda reflectindo outros apresentado a cor que reflecte. Os principais pigmentos nas plantas so clorofilas (nos cloroplastos; verdes), carotenoides (em cromoplastos; de amarelo a laranja) e flavonoides que incluem as antocianinas (no vacolo celular; de vermelho a azul) e os flavonis. Outras substncias emitem luz elas prprias por fluorescncia, fosforescncia ou luminescncia. piloso (pilosus). Que tem plos, geralmente afastados e dbeis. pinado (pinnatus). = pinulado. pinatfido* (pinnatifidus). V. penatifendido*. * Estes dois termos so aqui usados na acepo de De Candolle. H autores para quem as incises das folhas designadas pinatfidas vo mais alm do meio do semi-limbo; neste caso pinatfido teria o mesmo significado que penatipartido. pinatilobado (pinnatilobus). = penatilobado. pinatinrveo (pinnatinervius; pinnatinervis). = peninrveo. pinatipartido (pinnatipartitus). = penatipartido. pinatissecto (pinnatisectus). = penatissecto. Pinha (Strobilus). Estrbilo (v) de Pinaceae. pinulado (pinnatus). Diz-se da folha composta, com os fololos articulados ao longo do eixo comum ou rquis. Folha bipinulada ou bipinada: folha composta, com eixos secundrios sendo estes os que suportam os fololos. Folha tripinulada ou tripinada: folha recomposta, com eixos secundrios e tercirios sendo estes ltimos os que suportam os fololos. piriforme (piriformis; pyriformis). Em forma de pra. pisiforme (pisiformis). Subgloboso e de tamanho aproximado do de uma ervilha. pistilado (pistillatus). Diz-se da flor que possui um ou mais pistilos e no possui estames. uma flor unissexuada e feminina. Pistilo (Pistillum). Conjunto do ovrio, estilete e estigma quer de um s carpelo, quer resultante da fuso de dois ou mais carpelos. Pistildio (Pistillodium). Pistilo rudimentar e no funcional que existe por vezes nas flores masculinas. Pixdio (Pyxidium). Cpsula com deiscncia transversal, na qual a parte superior se ergue como uma tampa, desprendendo-se completamente. = cpsula circuncisa. Placenta (Placenta). Regio interna do carpelo onde se inserem os vulos; corresponde, geralmente, margem da folha carpelar. Placentao (Placentatio). Disposio das placentas e, portanto, dos vulos no ovrio. P. axial: V. axial. P. basilar: V. basilar.

59

P. central: V. central. P. marginal: V. marginal. P. parietal: V. parietal. Pleiocsio (Pleiochasium). Inflorescncia cimosa em que, sob o pice do eixo primrio que termina em flor, se formam dois ou mais ramos secundrios, os quais, por sua vez, repetem este padro de ramificao. Podem ser do tipo pseudo-umbela (v) ou antela (v). plicado; plicativo (plicatus). Tipos de vernao e de preflorao em que o limbo foliar ou a pea floral se encontra dobrado em pregas, geralmente no sentido longitudinal, como um leque fechado. plumoso (plumosus). Com ramificaes laterais, longas e tnues, inseridas num eixo, assemelhando-se o conjunto a uma pluma ou pena. Plmula (Plumula). A gema primria do embrio. pluri- (pluri-). Vrios; com vrios; em nmero inferior a multi- e poli- (muitos). Pneumatforo (Pneumathophorum). Razes de geotropismo negativo (epgeas ou emersas), com aernquima muito desenvolvido, prprias de plantas de solos pantanosos ou dos mangais, mediante as quais se fazem as trocas de gases das partes submersas da planta com a atmosfera. Plen (Pollen). Micrscopo que contm um microgametfito maduro ou imaturo; ocorre nas plantas com semente. poli- (poly-). Muitos, com muitos. Prefixo de origem grega que confere a ideia de nmero indefinido e elevado. policrpico (polycarpus). I Que possui numerosos carpelos. II Diz-se da planta que frutifica vrias vezes (plantas perenes). V. monocrpico. poligmico (polygamus). Diz-se das espcies que possuem flores hermafroditas e unissexuais (masculinas e femininas), seja qual for a forma como os trs tipos de flores esto dispostos na planta. Polimorfismo. Existncia de formas diferentes do mesmo rgo na mesma planta ou no mesmo taxon. polnico (pollinicus). Prprio do ou relativo ao plen. Polindia (Pollinium). Conjunto dos gros de plen de cada lculo de uma antera quando aglutinados entre si. Polinizao (Pollinisatio). Transporte do plen da antera e sua deposio sobre o estigma (nas Magnoliopsida) ou na abertura micropilar do vulo (nas Gimnosprmicas). Poliplide (Polyploideus). Clula ou organismo com mais do que duas guarnies de cromossmicas homlogas. Polvilho (Pruina). = pruina. polvilhoso (pruinosus). = pruinoso. Pomo (Pomum). Fruto carnudo e indeiscente, proveniente de um ovrio nfero sincrpico, no qual a principal parte carnuda deriva da rnula (v) da flor, e o endocarpo membranceo, coriceo ou cartilagneo. o fruto de algumas Rosaceae (macieira, pereira, etc.). Pontuao (Punctus). I reas minsculas punctiformes que correspondem, geralmente, a glndulas. II Pequena mancha.

60

pontuado (punctatus). Com pontuaes. Pontuado-elevado: Com pontos salientes. Pontuado-escavado: Com pequenas cavidades. Pontuado-maculado: Com pequenas manchas de cor. poricida (poricidus). Deiscente por poros. Aplica-se a anteras e cpsulas. Poro (Porus). Pequena abertura ou orifcio. Porte (Habitus). Aspecto geral ou aspecto de crescimento habitual de uma planta. = hbito. posterior (posticus). A parte ou rgo oposto brctea ou folha axilar e que se mantm mais afastada do observador, quando a brctea ou folha esto viradas para ele. Prado (Pratum). Tipo de vegetao natural ou artificial geralmente em lugares hmidos, caracterizado por plantas herbceas, de baixo porte, em que predominam Poaceae (Gramineae), Fabaceae (Leguminosae) e Cyperaceae formando revestimento contnuo. pratense (pratensis). Planta que cresce nos prados. Prato (Discus bulbi). = disco. Preflorao (Praefloratio). Disposio das tpalas, spalas e ptalas no boto floral; pode ser carenal, contorcida, imbricativa, induplicativa, quincuncial, valvar e vexilar (v). = estivao. Prefolheao (Praefoliatio).. Disposio das folhas na gema ou das folhas jovens em incio de expanso. Pode ser circinada (v), conduplicada (v), convolutosa (v), involutiva (v), plicada (v), reclinada (v), revolutiva (v) e semiequitante. = folheatura, vernao primrio (primarius). I Aquele que se desenvolve primeiro; eixo principal. II Os ramos que se inserem directamente no caule. III Os segmentos ou divises da folha que resultam da primeira diviso do limbo. Primina (Primina). O tegumento externo do vulo, quando existe mais do que um. principal (principalis). Mais importante, mais notrio, mais saliente. Eixo principal: aquele em que se inserem os restantes. Nervura principal: a mediana e mais espessa que se prolonga do pecolo. procumbente (procumbens). = prostrado. Profilo (Prophyllum). A primeira folha (nas Liliidae, Monocotiledneas) ou cada uma das duas primeiras folhas (nas Magnoliidae, Dicotiledneas) de um ramo lateral. profundo (profundus). I Diz-se da inciso no limbo que ultrapassa em muito a margem. II Diz-se da estrutura que penetra fundo num tecido (ex. relativamente a estomas). prostrado (prostratus). Estendido sobre o solo ou sobre outro meio; aplica-se a caules e ramos. Protalo (Prothallus; Prothallium). Gametfito reduzido das Pteridophyta.

61

protndrico (proterandrus). Diz-se da flor cujas anteras esto maduras e deiscentes antes de os estigmas se tornarem receptivos. protognico (proterogynus). Que tem o estigma receptivo enquanto as anteras esto ainda imaturas. Protuberncia (Protuberatio). Salincia arredondada. protuberante (protuberans). Saliente, proeminente. proximal (proximalis). Diz-se da parte de um rgo que est mais prxima do ponto de insero ou do eixo. Ope-se a distal. Pruina (Pruina). Revestimento, formado por cera em forma de p muito tnue, que cobre a cutcula de alguns rgos, conferindo-lhe um tom glauco. = polvilho. pruinoso (pruinosus). Coberto de pruina. = polvilhoso. psamfilo (psammophilus). Diz-se das plantas que requerem solos arenosos. Psamfito (Psammophytum). Planta das areias, das dunas martimas ou interiores. pseud-; pseudo- (pseud-; pseudo-). Prefixo usado na formao de palavras para exprimir falsidade ou semelhana. pseudo-axilar: que parece inserir-se na axila. Pseudo-bolbo: o caule areo espessado e bulbiforme em Orchidaceae. Pseudo-cacho (Pseudo-racemus): cimeira unpara parecendo um cacho. pseudo-papilioncea: semelhante corola papilioncea, mas com as duas ptalas inferiores externas e no internas no boto floral. Pseudo-umbela: cimeira multpara ou pleiocsio cujos ramos atingem aproximadamente o mesmo plano. puberulento (puberulus). Com plos finos, curtos, direitos e pouco densos, dificilmente visveis vista desarmada. Pubescncia (Pubescentia). Indumento de plos fracos e densos. pubescente (pubescens; pubens). Que tem pubescncia. pulverulento (pulverulentus; pulveratus). Com o aspecto de p, ou como se estivesse coberto de p. punctiforme (punctiformis). Como um ponto. pungente (pungens). Que termina numa ponta rgida e aguda, que pode picar. purpurascente (purpurascens). Que se torna cor de prpura ou que aproximadamente cor de prpura.

62

quadri- (quadr-; quadri- ). Prefixo de origem latina que indica que um rgo ou uma estrutura se encontra repetido quatro vezes. quaternados (quaterni; 4-nati). Que se dispem mesma altura em nmero de quatro. Quilha (Carina). I Linha saliente longitudinal, na face inferior de um rgo assemelhando-se quilha de um barco. II Pea navicular da corola papilioncea resultante da unio ou conivncia pela margem inferior das duas ptalas inferiores. = carena (v). III Ptala inferior da corola do gnero Polygala geralmente fimbriado-barbuda. quinados (quinatus). Dispondo-se cinco, mesma altura. quinque- (quinqu-; quinque-; quinqui- ). Prefixo de origem latina que indica que um rgo ou uma estrutura se encontra repetido cinco vezes. quincuncial (quincuncialis). Diz-se da preflorao de flores de perianto pentmero em que duas das peas florais (tpalas ou ptalas) so completamente externas, outras duas completamente internas e a quinta cobre uma interior com uma das suas margens e tem a outra coberta pela margem de uma das peas exteriores. quintuplinrveo (quintuplinervis). Com quatro nervuras secundrias espessas originadas acima da base da nervura principal, que se estendem at ao pice foliar. No confundir com quinquenrveo, tipo de nervao no qual as cinco nervuras partem do mesmo ponto da base foliar.

racemiforme (racemiformis). Semelhante a cacho (v). Racemo; Racimo (Racemus). = cacho (v). racemoso (racemosus). Que se dispe em cacho (v) ou que possui cacho(s). radiado (radiatus). I Que possui flores de corola ligulada (lgulas), dispostas marginal e radialmente no receptculo, como o captulo de muitas Asteraceae (Compositae). II Que possui vrios eixos de simetria. = actinomrfico. radiante (radians). I Que divergem a partir de um ponto em todas as direces. II Diz-se de inflorescncias, em geral captulos, umbelas ou corimbos densos, nas quais as flores marginais tm as ptalas externas ou os lobos externos do limbo maiores e dirigidos para o exterior da inflorescncia. radical (radicalis). I Referente raiz, prprio da raiz. II Diz-se das folhas das plantas acaules as quais parecem originar-se da raiz. radicante (radicans). Que produz raiz(es).

63

Caule radicante: caule prostrado ou decumbente que emite razes nos ns. Radcula (Radicula). A parte inferior do eixo do embrio a qual origina a raiz primria da planta. Rafe (Raphe). Salincia longitudinal dos vulos anatrpicos, v, (e das sementes que deles se originam) e que resulta da fuso do funculo com o tegumento. raiado (vittatus). Com listras ou traos longitudinais de cor diferente. Raio (Radius). Cada um dos ramos da umbela; o mesmo que pednculos de segunda e terceira ordem. Raiz (radix). rgo geralmente subterrneo atravs do qual so absorvidos sais minerais e gua e que fixa a planta ao solo. Ramificao (Ramificatio). I Modo como os ramos se dispem num eixo. II Emprega-se tambm como sinnimo de ramo. ramificado; ramoso (ramosus). Que tem ramos. Ope-se a simples. Raminho (Ramulus). O ramo de ltima ordem, formado no ano anterior. Ramo (Ramus). Cada uma das ramificaes de um caule. R. de primeira ordem ou primrios: os que se formam directamente no eixo principal. R. de segunda ordem ou secundrios: os que se formam num ramo de primeira ordem ou primrio. Raquila (Rachilla). Eixo das espiguetas de Poaceae (Graminae) e Cyperaceae onde se inserem as flores. Rquis* (Rachis). I Eixo da inflorescncia e que constitui o prolongamento do pednculo. II A parte do eixo da folha composta onde se inserem os fololos e que est no prolongamento do pecolo. III A parte central do limbo, adjacente nervura mediana juntamente com esta, das folhas fundamente partidas ou s a nervura mediana nas folhas sectas. IV O pecolo da folha dos fetos (Pteridophyta). *Substantivo do gnero feminino. rastejante (repens; reptans). Aplica-se aos caules prostrados (v) e radicantes (v) cujas partes mais velhas vo morrendo, sendo substitudas, sucessivamente, pelas mais recentes deslocando-se, assim, no solo. = reptante. Rebento (Virga). Rebentos formados sobre as touas das rvores cortadas ou sobre razes laterais. Rebento (Surculus; Virga). Os ramos novos ainda herbceos de uma planta vivaz formados a partir da gema. Receptculo (Receptaculum). I Parte superior e alargada do eixo onde se inserem as peas florais. II Parte terminal e mais alargada do pednculo onde se inserem as flores do captulo ou os raios da umbela. reclinado (reclinatus). I Curvado um tanto para fora e para a base. II Tipo de vernao em que as folhas se encontram dobradas transversalmente de modo a que o pice fique prximo da base ou sobre o pecolo. recomposto (recompositus). Diz-se da folha composta cujo eixo se ramifica em eixos de segunda ordem, podendo estes, por sua vez, dividir-se tambm em eixos de terceira ordem, etc, possuindo fololos apenas as divises de ltima ordem. rectinrvio (rectinervis). Que tem nervuras longitudinais, rectas e subparalelas em grande extenso. recurvado (recurvatus; recurvus). Fortemente reclinado.

64

Estames recurvados: so os que se curvam para a parte exterior da flor. redondo (rotundus; orbicularis). Com forma aproximadamente circular. reflectido (reflexus). Curvo bruscamente para baixo, num ngulo superior a 90. reflexo (reflexus). = reflectido. regular (regularis). Com mais do que dois planos de simetria, radialmente simtrico. Diz-se da flor actinomrfica. Relquia (Reliquiae). Taxon ou populao cuja rea de distribuio era alargada tendo sido reduzida e est hoje confinada a uma ou algumas bolsas de distribuio vestigiais. remontante (I ascendens; II remontans; bifer). I Ascendente. II Que produz flor ou fruto duas vezes por ano. remotamente (remote). Dispondo-se afastado de outro(s). r. dentado: margem dentada com dentes muito afastados uns dos outros reniforme (reniformis). Com contorno de ou forma aproximada de rim. Renovo (Renovatio; Surculus). = rebento. rente (sessilis). = sssil. repando (repandus). Diz-se da folha plana cuja margem ondulada. = sinuado. replicativo (replicatus). = reclinado (II). reptante (reptans). = rastejante. resinfero (resinifer). Que produz resina. resinoso (resinosus). Que tem, parece ter ou estar coberto de resina. resupinado (resupinatus). Com posio invertida relativamente normal. Corola resupinada: a corola zigomrfica em que a parte anterior (quilha na corola papilioncea, lbio inferior na corola bilabiada) ocupa posio posterior ou superior devido a toro do pedicelo ou do ovrio quando este inferior (ex. Orchidaceae). Reticulao (Reticulum). = retculo. reticulado (reticulatus). Que forma rede. Nervuras reticuladas: aquelas cujas ramificadas vrias vezes formando uma rede. Retculo (Reticulum). Rede formada pelas ramificaes de nervuras salientes; refere-se geralmente s folhas. Retinculo (Retinaculum). Massa viscosa glandular adjacente ao rostelo (v) qual se prendem uma ou duas polindias (em Orchidaceae). retroflectido (retroflexus; retrofractus). Curvo em direco base.

65

retrorso (retrorsus). Diz-se de plos, tricomas, aculolos, dentculos com o pice voltado para a base do rgo em que se inserem (ex. os tricomas das aristas de muitas Poaceae). retuso (retusus). Que tem o pice arredondado ou truncado, o qual possui no centro um recorte obtuso pouco fundo. revolutivo (revolutivus). Tipo de vernao em que as duas metades do limbo foliar se enrolam longitudinalmente para a face inferior (abaxial, v). revoluto (revolutus).Com as margens recurvadas para a pgina inferior (abaxial, v). Ripdio (Rhipidium). Monocsio escorpiide com os pedicelos plano e as flores situados todos no mesmo plano. Ritidoma (Rhytidoma). Parte da casca das rvores e arbustos, formada por tecidos mortos, rugosa e fendida e que se destaca de formas diversas. = casca seca. Rizoma (Rhizoma). Caule subterrneo, com aspecto de raiz, distinguindo-se desta pela anatomia e por possuir escamas e gemas. rizomatoso (rhizomatosus). Semelhante a rizoma ou possuindo rizoma. rodado (rotatus). Diz-se da corola simptala com tubo muito curto que se alarga bruscamente em limbo largo e plano, inteiro ou dividido, de contorno circular. rodo (erosus). Irregularmente dentado na margem parecendo rodo. rolio (teres). Aproximadamente cilndrico (circular em corte transversal), sem ngulos. rmbico (rhombicus; rhombeus; rhombiformis). Com a forma aproximada de um losango. roncinado (runcinatus). Diz-se das folhas penatifendidas ou profundamente serradas cujos segmentos ou dentes so cncavos para a base. rosceo (rosaceus). Diz-se da corola dialiptala e regular com cinco ptalas, de limbo largo e unha curta como a que ocorre em vrias espcies de Rosaceae. Roseta (Rosula). Conjunto de folhas inseridas em entrens muito aproximados resultando numa disposio radial; so muitas vezes basais, ou seja, dispe-se na base do caule da planta. Rostelo (Rostellum). Lobo anterior e estril do estigma das Orchidaceae no qual ou junto do qual se forma o retinculo (v). rostrado (rostratus). Provido de rostro. Rostro (Rostrum). Prolongamento em forma de bico de ave, ou seja, um tanto comprido, forte e agudo. ruderal (ruderalis). Vegetao ou planta que vive em meios resultantes da habitao humana (escombros, entulhos, estrumeiras, etc.), caracterizados por elevada percentagem de azoto no solo. rudimentar (rudimentalis; rudimentarius). Cujo crescimento parou num estado precoce do desenvolvimento. rugoso (rugosus). Que tem salincias e sulcos dispostos irregularmente; encarquilhado. ruguloso (rugulosus). Com pregas ou rugas leves, pouco marcadas.

66

ruminado (ruminatus). Diz-se do albmen que no limitado por uma superfcie contnua, mas se encontra penetrado irregularmente pelo tegumento. rupcola (rupicola). Que cresce entre rochas.

sabulcola (sabulicola). Que vive nos terrenos arenosos. = arencola e psamfilo. saciforme (sacciformis). Em forma de saco. Saco (Saccus). Cavidade orgnica. S. embrionrio: pequeno corpo saciforme que se encontra no interior do vulo e que constitui o gametfito feminino nas Magnoliopsida. S. polnico: estrutura saciforme que contem o plen; geralmente quatro nas Magnoliopsida que usualmente se fundem duas a duas formando duas tecas ou lculos das anteras. sagitado (sagittatus). Em forma de seta, ou seja, em forma de tringulo agudo prolongando-se na base em duas aurculas ou lbulos agudos, dirigidos para a base. saliente (exsertus). I Que ultrapassa outro ou ultrapassa um determinado plano ou nvel. = exserto. Ope-se a incluso. Estames salientes: os que ultrapassam o pice do tubo da corola. II Que sobressai sobre uma superfcie. Smara (Samara). Fruto seco, indeiscente e monosprmico, semelhante ao aqunio, mas com o pericarpo prolongado em asa membranosa. Bi- , Tri- , Quinquessmara: fruto mltiplo de duas, trs..., cinco smaras. sarmentoso (sarmentosus). Diz-se da planta com caule ou ramos lenhosos, muito longos, delgados e flexveis que se eleva apoiandose a outras plantas. seco (siccus). I Sem polpa, no suculento. Fruto seco: aquele com pericarpo pouco desenvolvido, tornando-se seco na maturao. Solos fisicamente secos: Aqueles com baixo contedo em gua. Solos fisiologicamente secos: Aqueles que, embora retendo gua, esta no est disponvel para ser absorvida pelas plantas devido a percentagem elevada de sais ou cidos ou se encontrar sob a forma de gelo. secretor; secretrio (secretorius). Que segrega.

67

-secto (-sectus). Dividido em segmentos no articulados que alcanam a nervura mediana ou a base do rgo. Emprega-se como sufixo na formao de vocbulos tais como penatissecto (v), palmatissecto (v), etc. secundrio (secundarius). O segundo na ordem de formao ou de importncia. Nervuras secundrias: as que partem da nervura principal. Segmentos secundrios: os que resultam da diviso dos segmentos primrios. Eixos secundrios, ramos secundrios, pednculos secundrios, etc.: os que se originam, respectivamente, no eixo principal, nos ramos primrios, no pednculo principal, etc. Secundina (Secundina). O tegumento interno dos vulos que possuem dois tegumentos. Seda. (Seta). Plo rgido, um tanto longo, picante, ou estruturas semelhantes. sedoso (sericeus). Com brilho de seda. = serceo. segetal (segetalis). Que pertence s ou que vive nas searas. Segmento (Segmentmn). Cada uma das partes em que um todo se divide. Aplica-se, particularmente, quando a diviso profunda (caso das folhas partidas e sectas), reservando-se o termo de lobo quando a diviso o menos. Seio (Sinus). Reentrncia funda entre dois lobos. Seio basilar ou peciolar: a reentrncia que se situa na base das folhas cordadas, auriculadas, etc. Seiva (Sapa). Lquido nutritivo que circula no xilema e floema. seiva bruta: soluo de substncias minerais e que circula no xilema. seiva elaborada: soluo de substncias orgnicas que circula no floema. Semente (Semen). Propgulo das plantas superiores, constitudo pelo embrio em estado de dormncia e, por vezes, tecido nutritivo envolvidos por um revestimento espesso; resulta do desenvolvimento do vulo aps a fecundao e, nas Magnoliopsida, est encerrada no fruto. semi- (semi- ). Prefixo de origem latina usado na formao de vocbulos que indicam meio, metade, quase. Ovrio semi-nfero: o que adere ao receptculo at aproximadamente metade da sua altura (o perianto e os estames so perignicos). Semiparasita. = hemiparasita (v). seminfero (seminifer). Que possui semente(s). Seno (Sinus). = seio. Spala (Sepalum). Cada uma das peas que formam o clice, completamente livres ou concrescentes. No ltimo caso, as partes livres designam-se por lobos (v) ou segmentos (v) do clice, conforme o seu comprimento relativamente poro fundida. -spalo (-sepalus). Com spalas; utilizado com prefixo indicador do nmero ou da disposio.

68

sepalide (sepaloideus). Com consistncia de spalas e cor verde. sept- (sept-; septem-; septen-). Prefixo de origem latina que indica que um rgo ou uma estrutura se encontra repetido sete vezes. septado (septatus). Provido de septos. septicida (septicidalis; septicidus). V. cpsula. septfraga (septifragus). V. cpsula. Aplica-se tambm a deiscncia. Septo (Septum). I Divisria interna. II Lminas que dividem o interior dos frutos compostos em compartimentos e que resultam da concrescncia das paredes de carpelos contguos. V. falso-septo. seriado (seriatus; serialis). Que se dispe em fila ou filas longitudinais ou transversais. serceo (sericeus). Com indumento de plos longos, finos, aplicados (v) e brilhantes, que conferem superfcie revestida um brilho semelhante ao da seda. = sedoso. serdio (serotinus). Diz-se da florao ou frutificao que ocorre depois da poca normal, geralmente no fim do Vero ou no Outono. = tardio. serpentincola (serpentinus). Que cresce em solos serpentnicos e outras rochas ultramficas (serpentinite: grupo de minerais esverdeados ou acastanhados base de Mg3Si2O5(OH)4, usados como fonte de magnsio e asbesto e em decorao. serrado (serratus). Com dentes marginais agudos e prximos, como os de uma serra, dirigidos para o pice do rgo. duplicado-serrado (duplicato-serratus): serrado e com os dentes, por sua vez, tambm serrados. serrilhado (serrulatus). Serrado, com dentes muito pequenos. sssil (sessilis). Que se insere directamente pela base na ausncia de qualquer eixo de suporte. Folha sssil: a que no tem pecolo. Flor sssil: a desprovida de pedicelo. setceo (setaceus). = setiforme. setiforme (setiformis). Semelhante a uma seda (v). setgero (setiger). Que tem sedas. bi- (2) setgero: com duas sedas. setoso (setosus). Coberto de sedas. Scone (Syconium). Infrutescncia formada por um receptculo piriforme ou subgloboso, quase completamente fechado, espesso e carnudo, em cuja face interna se inserem as flores que originam pequenos aqunios, em grande parte abortados. o fruto da figueira (Ficus carica) e de outras espcies do gneroFicus. siliccola (silicicola). Diz-se da planta ou associao que habita solos siliciosos.

69

silicfilo (silicophylus). Refere-se planta ou associao que requer solo silicioso. Silcula (Silicula). Verso curta da sliqua (v) em que o comprimento subiguala a largura podendo ser at trs vezes esta. Sliqua (Siliqua). Fruto seco, longo e estreito, deiscente, resultante de um ovrio spero bicarpelar, sincrpico, com placentao margino-parietal, separado em dois lculos por falso-septo de origem placentria; a deiscncia faz-se por duas valvas, que se separam da base para o pice, de um e outro lado das placentas, deixando o falso-septo com as sementes, preso ao pedicelo. caracterstico das Brassicaceae (Cruciferae), mas aparece tambm em outras famlias. siliquiforme (siliquiformis). Em forma de sliqua. silvcola; silvestre (sylvicola; sylvestris; sylvaticus). Que vive nas florestas ou nos bosques. Simetria (Symmetria). Diz-se de um rgo ou parte com pelo menos um plano que o divide em duas partes iguais ou quase iguais. simptalo (sympetalus). Com as ptalas concrescentes. = gamoptalo. simples (simplex). Que no composto; que se no ramifica; que se no divide. Caule simples: o que no tem ramos. Folha simples: a que no composta de fololos articulados ao pecolo, mas cujo limbo pode ser recortado ou dividido. Fruto simples: o que resulta do nico ovrio de uma s flor e que no concresce com outros de flores vizinhas. simpodial; simpdico (sympodialis). Prprio ou referente ao smpodo. Smpodo (Sympodum). Tipo de ramificao, em que cada ramo cessa o seu crescimento apical, prosseguindo a ramificao o seu desenvolvimento por meio de uma (ou vrias) gema(s) lateral, situada prximo da extremidade desse ramo, de forma que o eixo constitudo pela sobreposio, topo a topo, de segmentos monopodiais unidos pelas extremidades. prprio da maior parte das rvores florestais planiflias e das rvores de fruto. Sinndrio (Synandrium). Pea resultante da coeso (aproximao e contacto, sem fuso) de todas anteras de um androceu. sinantrico (synanthericus; synantherus). Diz-se dos estames com as anteras concrescentes em tubo, como nas Asteraceae (Compositae), ou das flores com este tipo de estames. sincrpico ( syncarpus ). Composto de dois ou mais carpelos cujas paredes esto fundidas (carpelos fundidos). sinfilo (synphyllum). Aplica-se a qualquer dos verticilos florais inferiores cujos elementos esto soldados, bem como ao invlucro de brcteas nas mesmas condies. = gamofilo. singensico (syngenesus). = sinantrico. sinistrorso (sinistrorsum). Diz-se do caule volvel que se enrola da direita para a esquerda, em sentido contrrio ao dos ponteiros de um relgio. Para determinar o sentido do enrolamento, o observador deve colocar-se de forma a olhar o caule volvel do interior da curvatura. sinspalo (synsepalus). Com as spalas concrescentes. = gamosspalo. sintpalo (synteyalus). Com as tpalas unidas entre si. = gamotpalo. sinuado (sinuatus). I Que tem seios ou sinus fundos. II Diz-se do rgo plano com margem em que alternam partes curvas salientes e curvas reentrantes = repando.

70

Sinus (Sinus). = seio. slido (solidus). Macio, sem espao oco. Aplica-se, em especial, a caules desprovidos de medula, com esta muito reduzida ou sem espao central. Ope-se, neste ltimo sentido, a fistuloso (v). solitrio (solitarius). Que est isolado, que nico, que no est agrupado com outro ou outros. Flor solitria: uma s flor na axila da folha ou na extremidade do caule. Ope-se a inflorescncia (v). Soro (Sorus). Grupo de esporngios das Pteridophyta. A sua morfologia tem valor taxonmico. Sorose (Sorosis). Infrutescncia resultante da fuso de frutos carnudos, na qual o eixo, as peas florais, as brcteas e os pedicelos se tornaram tambm carnudos (ex. fruto de Ananas comosum, anans). -sprmico (spermus). Com semente(s). Usa-se na formao de vrias palavras. mono- (1), di- (2), tri- (3), tetra- (4) ... oligo (poucas), poli (muitas) sprmico: com uma, duas, trs, quatro ... poucas, muitas sementes. sub- (sub-). Prefixo latino que se adiciona a muitos termos para atenuar o significado destes ltimos. subacaule: com caule quase nulo. subagudo: quase agudo. subglabro (subglaber): quase glabro, com plos muito esparsos. subsssil: quase sssil, com pecolo, pedicelo ou pedculo muitssimo curto. subalpino (subalpinus). = alpestre. subarbustivo (suffruticosus). Semelhante a subarbusto, referente a subarbusto. Subarbusto (Suffrutex). Planta perene, semelhante a um arbusto no seu aspecto e ramificao, mas baixa, geralmente inferior a um metro. Sub-bosque. Vegetao arbustiva dos bosques e florestas, mais baixa do que rvores. Sber (Suber). Tecido secundrio parenquimatoso, situado periferia de caules e razes, com funo de proteco mecnica e impermeabilisao; formado internamente pelo cmbio cortical, meristema sbero-felodrmico ou felogneo. = cortia suberoso (suberosus). Que contm sber ou que lembra o sber. subespontnea (subspontaneus). Diz-se da planta que, trazida acidental ou propositadamente de uma regio se adapta noutra multiplicando-se e propagando-se sem interveno do homem comportando-se como espontnea. subglabro (subglaber). Com poucos plos. submerso (submersus). Ope-se a emerso (v). I Diz-se da planta aqutica com todos os seus rgos mergulhados. II Tambm se aplica aos rgos mergulhados na gua de plantas que tm outros flutuantes ou emersos. subulado (subulalus). Rolio e que estreita da base para o cimo, terminando em ponta fina e aguda, como de sovela. = assovelado.

71

suculento (succulentus; carnosus). Diz-se das plantas ou partes destas que, devido abundncia de sucos, so muito espessas e carnudas. Sufrtice (Suffrutex). = subarbusto. Sufrutescente (suffrutescens). = subarbustivo. sufruticoso (suffruticosus). = subarbustivo. Sugador (Haustorium). = haustrio. sulcado (sulcatus). Provido de sulcos fundos, ou seja, de depresses estreitas e longitudinais. sulfreo (sulphureus). De cor amarelo-plida, semelhante do enxofre. superior (superior). Superfcie que se situa mais perto do eixo e mais afastado da brctea ou da folha axilante. Lbio superior do clice ou da corola: o que fica mais afastado da brctea ou da folha axilante (geralmente em flores bilabiadas). Pgina superior da folha: a que encosta ao eixo quando se levanta a folha de encontro a ele. = pgina ou face ventral, adaxial. spero (superus). Diz-se do ovrio inserido acima das outras peas florais e livre destas. Sutura (Sutura). Linha, frequentemente saliente correspondente s margens concrescentes de dois rgos ou partes contguas. Aplica-se, em especial, s linhas de unio entre carpelos contguos. sutural (suturalis). Diz-se da deiscncia que se realiza pela(s) linha(s) de sutura do(s) carpelo(s). V. cpsula septicida.

Tabique (Septum). = septo. Tlamo (Thalamus). = receptculo floral de flor simples (no de inflorescncia). tardio (serotinus). = serdio. tearneo (arachnoideus; araneosus) = aracnide. Teca (Theca). Cada uma das duas metades de uma antera completa. Tgmen (Tegmen). Cobertura interna da semente Tegumento (Tegumentum.). I O(s) tecido(s) (primina e secundina; raramente trs invlucros) que rodeiam o vulo. II O tecido da semente propriamente dito. = integumento.

72

tnue (tenuis). Pouco espesso, delgado. Tpala (Tepalum). Cada uma das peas do perianto no diferenciado em clice e corola. terminal (terminalis). Que se encontra no extremo distal; apical. Fololo terminal: o fololo mpar do extremo da rquis da folha composta imparipinulada. Flor terminal: a que se encontra no extremo de uma inflorescncia definida. Inflorescncia terminal: a que se situa no extremo do eixo da planta. Terfito (Therophytum). Erva anual, portanto com um s perodo vegetativo de vida. terrestre (terrestris). Que cresce no solo; por oposio a aqutico, epfito, etc. Testa (Testa). Cobertura externa rgida e espessa da semente tetra- Prefixo de origem grega que indica que um rgo ou uma estrutura se encontra repetido quatro vezes. tetracclico (tetracyclicus). Aplica-se s flores com quatro verticilos, um de spalas, outro de ptalas, um terceiro dos estames e o quarto do(s) carpelo(s). Ttrada (Tetras). Conjunto dos quatro esporos ou dos quatro gros de plen enquanto se mantm juntos depois da meiose. Nas Ericaceae, a ttrada de gros de plen nunca se separa. tetradinmicos (tetradynamus). Estames em nmero de seis, quatro maiores e iguais formando dois pares e dois estames menores, tambm iguais, inseridos entre os dois pares maiores. Tetraqunio (Tetrachaenium). Fruto formado por quatro aqunios (ou menos por aborto). Aplica-se, particularmente, ao fruto das Boraginaceae e Lamiaceae (Labiatae) o qual proveniente de um ovrio spero bicarpelar, cada carpelo dividindo-se, originando cada uma das duas partes um aqunio. tetrstico (tetrastichus). Diz-se de folhas, brcteas, espiguetas, etc. que se dispem em quatro filas. Tirso (Thyrsus). Inflorescncia compacta com o eixo principal indeterminado, os secundrios, determinados ou no (quando so cimeiras), so longos inferiormente tornando-se rapidamente curtos em direco ao pice o que confere a forma de losango; pancula compacta e composta. tirside (thyrsoideus; thyrsiformis). Semelhante a um tirso. Toia (Caudex). Base lenhosa e perene junto ao colo da raiz de algumas plantas vivazes que produz todos os anos os novos caules; pode ser hipgea (v), ao nvel do solo ou acima deste. Tomento (Tomentum). Indumento de plos espessos, curtos, enrolados sobre si prprios, cobrindo uniformemente uma superfcie. tomentoso (tomentosus). Coberto de tomento. tortuoso (tortuosus). Que descreve uma linha quebrada ou sinuosa irregular. toruloso (torosus; torulosus). cilndrico, mas alternando pores alargadas e estrangulamentos. Translator (Translator). Apndices do estigma das Asclepiadaceae onde recebido o plen ou que se prendem as polindias.

73

trepador (scandens). Diz-se de plantas cujo caule se mantm erguido por se segurar a suportes por meio de gavinhas, razes areas, espinhos, acleos, por enrolamento (V. plantas volveis) ou apenas por encosto. tri- (tri- ). Prefixo de origem latina que indica que um rgo ou uma estrutura se encontra repetido trs vezes; trigonal (V. gonal), trmero (V. -mero),trinrveo (V. -nrveo), trfido (V. -fido), tripartido (V. -partido), trissecto (V. -secto), etc. Tricoco (Tricoccus). Fruto esquizocrpico (v), com trs mericarpos (cocas). o fruto do gnero Euphorbia e de vrias outras Euphorbiaceae. tricotmico (trichotomus). Dividido em trs partes inseridas no mesmo ponto, cada uma dividindo-se em outras trs e assim sucessivamente. trienal (triennalis). Aplica-se maturao da semente que progride durante trs anos ou trs perodos vegetativos aps a florao. trifoliado (trifoliatus). Folha composta por trs fololos, os quais podem ser todos ssseis ou, pelo menos o terminal, peciolulado (v). trifurcado (trifurcatus; trifurcus). Dividido em trs ramos. trimorfo (trimorphus). V. heterostilia. triplinrvea (triplinervis; triplinervius). Diz-se da folha que possui duas nervuras secundrias inseridas junto base da nervura mediana e quase to espessas como ela. No confundir com trinrveo, caso em que as trs nervuras se originam no mesmo ponto na base do limbo. trquetro (triqueter; triquetrus). Alongado e de seco transversal triangular sendo os ngulos geralmente agudos. trstico (tristichus). Disposto em trs fiadas. Tronco (Truncus). Caule lenhoso principal das rvores (gimnosprmicas, Magniliidae e algumas Liliidae lenhosas). tropical (tropicus). Que prprio das regies tropicais. truncado (truncatus). Que termina por uma linha ou plano perpendicular ao comprimento ou altura. Tubrculo (I - Tuber; II - Tuberculum). I Caule com substncias de reserva, geralmente subterrneo, suculento, geralmente volumoso, globoso e com depresses onde se situam as gemas (olhos) (ex. Solanum tuberosum, batateira). II Pequenas salincias espessas e arredondadas ou verruciformes na superfcie de alguns rgos. tuberiforme (tuberiformis). Em forma de tubrculo (na acepo I). tuberoso (tuberosus). Tendo tubrculos ou semelhante a tubrculo (na acepo I). Tubo (Tubus). Qualquer corpo oco e alongado. Tubo do clice, da corola ou do perianto: zona tubular do clice sinspalo, corola simptala ou perianto sintpalo em que as peas esto fundidas. tubular (tubularis). = tubuloso. tubuloso (tubulosus). Diz-se do perianto sintpalo, clice sinspalo ou corola simptala com tubo muito alongado e limbo (poro livre) curto ou quase nulo. Tnica (Tunica). Cada uma das escamas largas e envolventes do bolbo entunicado.

74

turbinado (turbinatus). Em forma de pio, ou seja, obcnico e contrado para o pice (v). Turio (Turio). Rebentos de plantas vivazes ou perenes (1) de origem subterrnea como os dos espargos (Asparagus officinalis) ou (2) areos, que se desenvolvem na Primavera, como os das silvas (Rubus) com folhas (rudimentares) e sem flores.

ubiquista. Que ocorre em toda a parte, podendo viver em meios muito diversos. uliginoso (uliginosus). Que vive nos pntanos ou em terrenos muito hmidos. Umbela (Umbella). Inflorescncia indefinida na qual o extremo do eixo (pednculo) se dilata num pequeno receptculo no qual se inserem, como as varetas de um guarda-sol, um nmero varivel de pedicelos ou pednculos secundrios aproximadamente do mesmo comprimento (raios), que, ou suportam respectivamente as flores ( umbela simples) ou, por sua vez, umbelas secundrias (umbela composta). umbelado (umbellatus). Que se dispe em umbela(s). umbeliforme (umbelliformis). Em forma de, semelhante a, uma umbela. Umblula (Umbellula). Cada uma das umbelas secundrias (ou de segundo grau) que formam a umbela composta (v) e que se encontram no extremo de cada raio secundrio ou tercirio desta. umbilicado (umbilicatus). Com uma depresso na parte central, em forma de umbigo. umbroso (umbrosus). I Diz-se da planta prpria dos lugares sombrios. II Diz-se de lugares sombrios. uncinado (uncinatus). Que em forma de gancho ou garra na extremidade. unguiculado (unguiculatus). Provido de unha (v). unguiforme (unguiformis). Em forma de unha. Unha (Unguis). Parte inferior mais estreita das ptalas ou tpalas por onde se faz a sua insero. uni- (uni- ). Um(a), com um(a). Utilizado na formao de vocbulos de origem latina quando um rgo ou parte so nicos. unilocular (v. -locular) ; uniovulado (v. -ovulado); etc. unifoliolado (unifoliolatus). Diz-se da folha composta com um s fololo; distingue-se da folha simples pelo facto de o limbo possuir peciolulo, desenvolvido, articulado no extremo do pecolo. unicaule (unicaulis). Com um s caule. Ope-se a multicaule. unilabiado (unilabiatus). Com um s lbio, muitas vezes por aborto. V. labiado.

75

unilateral. Que se desenvolve apenas para um lado. V. lateral. uninrveo (uninervis; uninervius). Com uma s, ou aparentemente uma s, nervura. unpara. V. cimeira. unissexuado; unissexual (unisexualis). Que tem um s sexo; diz-se da flor que s tem estames ou s carpelos. univalve (univalvis). V. valve. urceolado (urceolatus). Oco e em forma de odre, ou seja, subgloboso ou ovide, subitamente contrado junto abertura; ocorre em clices e corolas simptalas regulares com o tubo globoso e o limbo muito reduzido, erecto ou quase. rnula (Hypanthium). Invlucro em forma de urna resultante da fuso em maior ou menor extenso do receptculo com a parte inferior do clice, corola e filetes e no qual fica includo o ovrio; a rnula pode ou no aderir ao ovrio. Na frutificao torna-se carnuda. Ex. na Rosaceae. urticante (urens). Diz-se de plos ou sedas com parede mineralizada e quebradia no pice, os quais segregam um lquido irritante que injectam quando o pice se quebra. utricular (utricularis). Que tem a forma de um utrculo (v). Utrculo (Utriculus). I Folhas ou segmentos foliares transformados em forma de vescula no gnero Utricularia. = ascdia. II Invlucro em que est encerrada a flor feminina e posteriormente o aqunio no gnero Carex. utriculoso (utriculosus). Que possui utrculos.

Vagem (Legumen). Fruto seco, geralmente deiscente e polisprmico, proveniente de um ovrio spero, unicarpelar, em que as sementes esto inseridas na sutura carpelar. Valcula (Vallecula). Sulco compreendido entre duas costas primrias contguas dos frutos das Apiaceae (Umbelliferae). valecular (vallecularis). Respeitante ou pertencente a valcula(s). Canais valeculares: canais secretores oleferos que se encontram na zona do fruto correspondente s valculas (em Apiaceae, Umbeliferae). Valva (Valva). I Cada uma das peas em que se abrem longitudinalmente as cpsulas, vagens e outros frutos secos e deiscentes. II Tpalas acrescentes do perianto das espcies do gnero Rumex. valvar (valvaris; valvatus). I Que possui valvas ou que deiscente por valvas. II Folheatura e preflorao em que as peas contguas contactam apenas pelas margens, sem qualquer sobreposio. -valve (-valvis). Usado na formao de vocbulos referentes ao nmero de valvas de uma cpsula.

76

uni- (1), bi- (2), tri- (3), quadri- (4), quinque (5) valve ... com uma, duas, trs, quatro, cinco ... valvas. Vlvula (Valvula). Pequena tampa da parede dos lculos das anteras ou das cpsulas que se levanta de baixo para cima, originando um orifcio por onde se faz a deiscncia. valvular (valvularis). Que possui vlvula(s) ; que se processa por vlvulas. variegado (variegatus). Com manchas de cores diversas irregularmente dispostas. vascular (vascularis). I Relativo aos vasos ou tecidos de transporte. II Diz-se da planta que possui vasos. Vaso (Vas). Clulas de xilema, alongadas e de lumn vazio por onde circula a seiva bruta. vegetativo (vegetativus). Que desempenha funes vegetativas no estando envolvido na reproduo sexuada. velutino (velutinus). Coberto de plos curtos, densos, macios e erguidos dando o aspecto de veludo. = aveludado. ventral (ventralis). Situado no ventre ou pertencente ao ventre. Nos rgos com simetria dorsiventral, aplica-se face oposta ao dorso. Sutura ventral dos carpelos: linha de unio das margens enroladas dos carpelos. Pgina ventral da folha: pgina adaxial ou face superior. ventricoso (ventricosus). Mais pronunciadamente dilatado num lado do que noutro. ventrudo. Dilatado, inchado como um ventre. Vnula (Venula). Nervura de ltima ordem, muito fina. = nrvulo. venoso (venosus). V. nervoso. Verdasca. Ramo ou vara delgada e flexvel, geralmente verde. verdascoso. Semelhante a verdasca (v). Vergntea (Virga). = rebento. vermicular (vermicularis). Em forma de verme, ou seja, quase cilndrico e com anis ou ondulaes irregulares marcadas transversalmente. Vernao (Vernatio). = prefolheao, folheatura. vernal (vernalis). Que se forma, desenvolve ou floresce na Primavera. verruciforme (verruciformis). Semelhante a verruga. Verruga (Verruca). Salincia arredondada e rugosa, superfcie de alguns rgos. verrugoso (verrucosus). Provido de verrugas. verstil (versatilis). Diz-se das anteras que oscilam livremente por se fixarem pela parte mediana ao pice do filete.

77

versicolor (versicolor). Que altera de cor medida que se desenvolve ou que envelhece. verticilado (verticiltatus). Que se dispe em verticilo. Verticilastro (Verticillaster). Falso verticilo constitudo por um par de cimeiras contradas inseridas na axila de brcteas opostas (ex. nas Lamiaceae). Verticilo (Verticillus). Disposio circular de rgos similares em torno de um n num eixo. Vescula (Vesicula). Pequena empola ou bolha repleta de gs ou lquido. vesicular (vesicularis). Em forma de vescula (v); pertencente a, prprio de, vescula. vesiculoso (vesiculosus). Provido de vesculas. vespertino (vespertinus). Aplica-se s flores que abrem ao pr-do-sol. vestigial (vestigialis). Pouco desenvolvido, rudimentar (v). vexilar (vexillaris). Pertencente ou relativo ao vexilo. Prefloraco vexilar: preflorao da corola papilioncea, em que o estandarte ou vexilo exterior s outras quatro ptalas. Vexilo (Vexillum). = estandarte (v). viloso (villosus). Provido de plos longos, macios, direitos ou sinuosos, no muito densos, patentes ou subpatentes e no entrecruzados. violceo (violaceus). Da cor da violeta; roxo com predomnio do tom azul. violino (panduriformis). Laminar, oblongo, arredondado nos extremos e com um estrangulamento pouco acentuado na parte mediana ou abaixo desta, assemelhando-se ao tampo de um violino. = panduriforme (v). virescente (virescens). Que passa de corado ou branco a verde; que se torna verde. viroso (virosus). Venenoso, de cheiro desagradvel. vscido (viscidus). Glutinoso, pegajoso. = viscoso (v). viscoso (vircosus). = vscido (v). vivaz (perennis). Que vive mais do que dois anos. vivparo (viviparus). Aplica-se planta que produz rgos de multiplicao vegetativa, tais como, bolbilhos, gemas adventcias, etc., ou sementes que se desenvolvem antes da disperso, enquanto ainda ligadas planta-me. volvel (volubilis). Diz-se da planta trepadeira ou do seu caule que se enrola em hlice sobre um suporte. vulnerante. Aguado e rjido, podendo ferir.

78

Xerfito (Xerophytum). Planta adaptada aos climas secos ou com um perodo de seca maior ou menor, que pode, portanto, viver com pequenas quantidades de gua.

zigomrfico (zygomorphus). Com um s plano de simetria, ou seja, com simetria bilateral; aplica-se a corolas. zoocrico (zoochorus). Diz-se da planta cuja disseminao feita por intermdio de animais. zofilo (zoophilus). Polinizado por intermdio de animais.

79

Вам также может понравиться