Вы находитесь на странице: 1из 1

SEMIC 2013

22 SEMANA DE INICIAO CIENTFICA A. Cincias Exatas e da Terra 3. Fsica 2. Fsica Geral

Desenvolvimento de instrumento de baixo custo para utilizao didtica em Fsica Experimental


da Costa,
1 DSS ;

Machado,

2 AF ;

3 Wiermann,A

1. Aluno Bolsista - Instituto de Fsica UERJ 2. Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Fsica Terica - UERJ 3. Prof. Dr. / Coorientador, Depto. Geofsica - Observatrio Nacional

Trabalho de Iniciao Cientfica - Instituio de fomento: CNPq Bolsa PIBIC de 01/08/2011 a 31/07/2013

INTRODUO
Os laboratrios do Instituto de Fsica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como muitos outros laboratrios de instituies de ensino, enfrentam frequentes problemas de limitao de recursos. Neste trabalho mostraremos como possvel criar uma excelente ferramenta para o auxlio s tarefas experimentais, com o uso de tecnologia de baixo custo. Criamos um instrumento capaz de medir a posio e o movimento de objetos alvo em experimentos de Fsica, utilizando uma webcam conectada a um computador pessoal. Esta metodologia j foi testada e validada, apresentada na SEMIC de 2012. Ser abordada sua aplicao em um experimento de Pndulo Simples, no qual possvel extrair a gravidade a partir de seu perodo de oscilao. A figura 1 descreve as foras que agem sobre a massa do pndulo.

RESULTADOS
As oscilaes descritas pelo pndulo foram registradas durante dez segundos. A cmera utilizada possui um frame rate mximo de 30 quadros por segundo e uma resoluo de 480 x 640 pixels. As respectivas imagens capturadas foram mapeadas atravs de algoritmos, no qual foram extrados os paramentos do pendulo simples. O perodo de oscilao calculado pelo programa foi de 1,1843 s e seu erro estimado em 0,0333 s. A acelerao gravitacional determinada foi de 9,68 m/s com um erro percentual de 1,28%. esperado que a figura 3 demostre o movimento aparente no mapa de pixels, aps a identificao do objeto alvo pelo algoritmo. A partir de ento, pde-se comprar com os dados tericos esperados.

Figura 1: Decomposio das foras que agem em um Pndulo Simples

MTODO
Atravs de uma cmera posicionada adequadamente, objetiva-se capturar imagens que possam ser tratadas por um programa de computador, gerando dados estatsticos de posio ao longo do tempo. A montagem do experimento consiste em uma massa esfrica suspensa por uma linha fixada a uma haste a certa altura. Uma webcam fixada em uma posio tal que, em sua captao de imagens, consiga enquadrar toda a trajetria de movimento desta massa, como diagramado na figura 2. Isto feito para que seja registrada a posio instantnea e, consequentemente, o seu perodo de oscilao. As imagens obtidas pela cmera so processadas por rotinas computacionais criadas especificamente para este trabalho, produzindo dados mtricos posicionais e de tempo para a determinao da posio em pixels, podendo assim obter o perodo de oscilao.

Figura 5: Grfico que representa as posies inferidas em pixels, do pndulo, pelo programa, a partir do centro geomtrico ao longo do tempo.

CONCLUSES
Os resultados obtidos se mostraram extremamente satisfatrios, comprovando a confiabilidade do mtodo neste experimento de pndulo simples. Uma tecnologia de baixo custo e acessvel que pode auxiliar nas tarefas experimentais do ensino de Fsica. Pode-se substituir a maneira habitual em que um aluno faz as medies do perodo de maneira visual, carregando erros enormes associados s medidas. Aqui foi demonstrado que atravs de equipamentos simples pode-se melhorar em muito a aquisio de dados neste experimento. Em escolas tcnicas e universidades, a implantao do ensino experimental algo muito mais natural do que em escolas do ensino mdio. Porm esta metodologia se torna perfeitamente funcional em qualquer unidade de ensino. Visto que, mesmo um estudante de ensino mdio em uma formao geral, tambm necessita dos conhecimentos experimentais para uma melhor aceitao da teoria.

IMAGEM DO ESQUEMA EXPERIMENTAL EM PERSPECTIVA EM CONSTRUO


Figura 2: Esquematizao da posio em que a cmera deve ser localizada para uma eficcia plena da metodologia proposta.

APOIO

Вам также может понравиться