Вы находитесь на странице: 1из 24

Elementos de Astronomia

Movimento dos Planetas

eclipse.txt

Rogemar A. Riffel

Planetas
Planetas so corpos que orbitam estrelas e no tem nem nunca tiveram reaes nucleares, alm de terem forma determinada pela auto gravidade !esfricos" e terem taman#os significativamente maiores do que os outros ob$etos em sua vi%in#ana & ' () &*up +' , em ,e +' estrelas -. &*up / & / ()&*up + deutrio em tr0tio +' ans marrons & / -. &*up +' planetas
eclipse.txt

&ovimento dos Planetas


1s planetas esto muito mais pr23imos de n2s do que as estrelas, de forma que eles parecem se mover, ao longo do ano, entre as estrelas de fundo Esse movimento se fa%, geralmente, de leste para oeste, mas em certas pocas o movimento muda, passando a ser de oeste para leste. 1 movimento observado de cada planeta uma combinao do movimento do planeta em torno do 4ol com o movimento da 5erra em torno do 4ol.
eclipse.txt

6niverso Aristotlico
Arist2teles de Estagira !.78 .99 a.:."; A 5erra est< im2vel no centro do 6niverso; Estrelas e planetas ocupam esferas cristalinas perfeitas que giram em torno da 5erra; 1 universo perfeito e imut<vel.

Problemas= &ovimento retr2grado dos planetas; >ril#o vari<vel dos planetas

1 modelo ptolomaico
:laudio Ptolomeu !7) d.:. -?) d.:."; :ombinao de c0rculos; 1 planeta se move ao longo de um pequeno c0rculo c#amado epiciclo; 1 centro do epiciclo se move em um c0rculo maior, c#amado deferente; A 5erra fica numa posio um pouco afastada do centro do deferente; Equante= um ponto ao lado do centro do deferente em relao ao qual o centro do epiciclo se move a uma ta3a uniforme. 1b$etivo= dar conta do movimento no uniforme dos planetas. Este modelo foi usado por cerca de -.@@ anosA

1 modelo #eliocBntrico de :oprnico


&ovimento retr2grado e variao em bril#o dos planetas e3plicadoA :ircularidade das 2rbitas mantidaA

:lassificao dos planetas pela distCncia ao 4ol


Planetas Dnferiores= &ercErio e FBnus 5em 2rbitas menores do que a da 5erra; &uito pr23imos do 4ol. &<3imo afastamento angular de 97@ para &ercErio e 8(@ para FBnus. 42 so vis0veis ao anoitecer !astro vespertino" ou ao aman#ecer !matutino".

Planetas 4uperiores= &arte, *Epiter, 4aturno, 6rano, Getuno e Pluto !ano" 5Bm 2rbitas maiores do que a da 5erra; Podem estar a qualquer distCncia angular do 4ol, podendo ser observados no meio da noite.

:onfiguraes Planet<rias
:onfiguraes dos planetas= Posies caracter0sticas dos planetas em suas 2rbitas, vistas da terra. Elongao !e"= distCncia angular do planeta ao 4ol, vista da 5erra.

:onfiguraes de um planeta inferior


:on$uno inferior= 1 planeta est< na mesma direo do 4ol !e + @" e mais pr23imo da 5erra do que do 4ol. :on$uno superior= 1 planeta est< na mesma direo do 4ol !e + @" e mais longe da 5erra do que do 4ol. &<3ima elongao= A distCncia angular entre o planeta e o 4ol m<3ima. Ga m<3ima elongao ocidental o planeta est< a oeste do 4ol !nasce e se pe antes do 4ol H vis0vel ao aman#ecer". Ga m<3ima elongao oriental o planeta est< a leste do 4ol !nasce e se pe depois do 4ol H vis0vel ao anoitecer".

:onfiguraes Planet<rias
:onfiguraes de um planeta superior
:on$uno= 1 planeta est< na mesma direo do 4ol !e+@" e mais longe da 5erra do que do 4ol. 1posio= 1 planeta est< na direo oposta ao 4ol !e+-7@@". Est< no cu durante toda a noite. Iuadratura !e+J@@"= 1 planeta est< ?# a leste do 4ol !quadratura oriental" ou a oeste do 4ol !quadratura ocidental".

Per0odo 4in2dico e 4ideral


Perodo sindico (S): o intervalo de tempo decorrido entre duas configuraes iguais consecutivas. K o per0odo de revoluo aparente do planeta, em relao L 5erra. Perodo sideral (P): o per0odo real de translao do planeta em torno do 4ol, em relao a uma estrela fi3a.

Pi: per0odo sideral do planeta interior; Pe= per0odo sideral do planeta e3terior.

MistCncias dos planetas inferiores

MistCncia!planeta 4ol" + - 6A 3 sen e&

MistCncias dos planetas superiores


1bservando &arte, :oprnico viu que o intervalo de tempo decorrido entre uma oposio e uma quadratura de 106 dias. Gesse per0odo de -@? dias, a 5erra percorre uma distCncia angular de ESE'=104 :omo o per0odo sideral de &arte de ?7( dias, ento a distCncia angular percorrida por &arte nesse mesmo per0odo de -@? dias ser<= PSP'=55 !-@?N?7( 3 .?@O". :onsiderando o triCngulo formado pelo 4ol !4", 5erra !EP" e &arte !PP" na quadratura !4EPPP", o Cngulo entre o 4ol e o planeta, visto da 5erra, J@ , e o Cngulo entre 5erra e &arte, visto do 4ol, E4EP P4PP+-@8O )) O+ 8JO.

MistCncia!4ol &arte" + - 6AN cos 8J@ + -,)9 6A

MistCncias dos planetas superiores

Problemas do modelo de :oprnico


A 5eoria ,eliocBntrica conseguiu dar e3plicaes mais simples e naturais para os fenQmenos observados &ovimento retr2grado dos planetas; Fariao em bril#o dos planetas;

Rrbitas circulares;
eclipse.txt

Problemas= :oprnico no consegui prever as posies dos planetas de forma precisa; Go provou que a 5erra estava em movimento.

5Sc#o >ra#e !-)8? -?@-"


Tltimo grande astrQnomo antes da inveno do telesc2pio; 9@ anos de observaes de planetas e estrelas com preciso, em muitos casos, mel#or do que minuto de arco !-N.@ do diCmetro do 4ol"; 4uas observaes dos planetas levaram as leis de Uepler do movimento planet<rio;
eclipse.txt

Em -?@@, 5Sc#o contratou para a$ud< lo na an<lise de dados sobre os planetas o matem<tico alemo *o#annes Uepler; 5in#a seu pr2prio sistema cosmol2gico todos os planetas giravam em torno do 4ol, com e3ceo da 5erra. 1 4ol e a Vua giravam em torno da 5erra.

*o#annes Uepler !-)(- -?.@"


AstrQnomo e matem<tico #abilidoso, adepto do #eliocentrismo; Analisou os dados de 5Sc#o >ra#e; Uepler conseguiu determinar as diferentes posies da 5erra ap2s cada per0odo sideral de &arte; Ferificou que a 2rbita da 5erra era bem a$ustada por eclipse.txt um c0rculo e3cBntrico; Go obteve sucesso ao a$ustar a 2rbita de &arte com um c0rculo !erro de 7 minutos de arco + -N8 do taman#o do 4ol"; Mescobriu que as 2rbitas so el0pticas, no circularesA A posio do 4ol coincide com um dos focos da elipse.

E3emplos de 2rbitas el0pticas

&arte

eclipse.txt

5erra

Propriedades das elipses

Equao da elipse em coordenadas polares:


eclipse.txt

rea da elipse:

As trBs leis
Vei da <reas !-?@J"= A reta unindo o planeta ao 4ol varre <reas iguais em tempos iguais.

eclipse.txt

1 significado f0sico desta lei que a velocidade orbital no uniforme, mas varia de forma regular= quanto mais distante o planeta est< do 4ol, mais devagar ele se move.

As trBs leis
Vei da <reas !-?@J"= A reta unindo o planeta ao 4ol varre <reas iguais em tempos iguais.

eclipse.txt

1 significado f0sico desta lei que a velocidade orbital no uniforme, mas varia de forma regular= quanto mais distante o planeta est< do 4ol, mais devagar ele se move.

As trBs leis
Vei #armQnica !-?-7"= 1 quadrado do per0odo orbital dos planetas diretamente proporcional ao cubo de sua distCncia mdia ao 4ol.

a o semi ei3o maior, P o per0odo orbital do planeta e U uma constante.

P !anos"; a !6A"

U+-

Esta lei estabelece que planetas com 2rbitas maiores se movem mais lentamente em torno do 4ol e, portanto, isso implica que a fora entre o 4ol e o planeta decresce com a distCncia ao 4ol.

Walileo Walilei !-)?8 -?89"


E3perimentos em mecCnica= conceito de inrcia; acelerao de corpos em queda livre no dependem de seu peso. :onstruiu seu pr2prio telesc2pio e observou o cu com ele !aumentos de . a .@ ve%es". Mescobriu que a Fia V<ctea era constitu0da por eclipse.txtde estrelas; uma infinidade Mescobriu que *Epiter tin#a 8 luas orbitando em torno dele, com per0odos entre 9 e -( dias !Do, Europa, Wanimedes e :alisto". Mesde ento mais -9 satlites foram descobertos.

Walileo Walilei !-)?8 -?89"


Mescobriu que FBnus passa por um ciclo de fases, assim como a Vua. Go sistema ptolomaico, FBnus est< sempre mais pr23imo da 5erra do que do 4ol, e como FBnus est< sempre pr23imo do 4ol, ele nunca poderia ter toda sua face iluminada voltada para ns !fase c#eia"; Walileu concluiu que FBnus deve via$ar ao redor do 4ol !#eliocBntrico". Mescobriu a superf0cie em relevo da Vua e as manc#as do 4ol provou que os corpos celestes no so esferas perfeitas e, portanto a 5erra no diferente dos outros corpos.
eclipse.txt

Walileo Walilei !-)?8 -?89"


Mescobriu a superf0cie em relevo da Vua e as manc#as do 4ol provou que os corpos celestes no so esferas perfeitas e, portanto a 5erra no diferente dos outros corpos.

eclipse.txt

4uporte ao sistema #eliocBntrico Xoi c#amado a depor ante a Dnquisio Romana, sob acusao de #eresia, e obrigado a se retratar.

Reproduo de um desen#o de Walileu mostrando as manc#as solares, em 9. de $un#o de -?-9.

Apenas em -JJ9 o Faticano recon#eceu o erro.

Вам также может понравиться