Вы находитесь на странице: 1из 19

UNESP

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA


FACULDADE DE ENGENHARIA
CAMPUS DE GUARATINGUET

DESENHO TCNICO:
Fundamentos Tericos e Introduo ao CAD
Parte 3/5:
8. Projees ortogonais 9. Terceira Vista 10. Tipos de Linha

Prof. Vctor O. Gamarra Rosado

Junho de 2011

Vctor OG Rosado

18

8. SISTEMAS DE PROJEES ORTOGONAIS


ngulos Diedros: A representao de objetos tridimensionais por meio de desenhos bidimensionais, utilizando projees ortogonais, foi idealizada por Gaspar Monge no sculo XVIII. O sistema de representao criado por Gaspar Monge denominado Geometria Descritiva. Considerando o plano vertical e horizontal prolongados alm de suas intersees, como mostra a Figura, dividiremos o espao em quatro ngulos diedros (que tem duas faces). Os quatros ngulos so numerados no sentido anti-horrio, e denominados 1, 2, 3, e 4 Diedros. Utilizando os princpios da Geometria Descritiva, pode-se, mediante figuras planas, representar formas espaciais utilizando os rebatimentos de qualquer um dos quatro diedros. Entretanto, para viabilizar o desenvolvimento industrial e facilitar o exerccio da engenharia, foi necessrio normalizar uma linguagem que, a nvel internacional, simplifica o intercmbio de informaes tecnolgicas. Assim, a partir dos princpios da Geometria Descritiva, as normas de Desenho Tcnico fixaram a utilizao das projees ortogonais somente pelos 1 e 3 diedros, criando pelas normas internacionais dois sistemas para representao de peas: sistema de projees ortogonais pelo 1 diedro; e sistema de projees ortogonais pelo 3 diedro.

Projees Ortogonais pelo 1 Diedro: As projees feitas em qualquer plano do 1 diedro seguem um princpio bsico que determina que o objeto a ser representado dever estar entre o observador e o plano de projeo, conforme mostra a Figura. A partir da, considerando o objeto imvel no espao, o observador pode v-lo por seis direes diferentes, obtendo seis vistas da pea. Ou seja, aplicando o princpio bsico em seis planos circundando a pea, obtemos, de acordo com as normas internacionais, as vistas principais no 1 diedro. Para serem denominadas vistas principais, as projees tm de ser obtidas em planos perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, formando uma caixa. A Figura mostra a pea circundada pelos seis planos principais, que posteriormente so rebatidos de modo a se transformarem em um nico plano. Cada face se movimenta 90 em relao outra.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

19

Projees Ortogonais pelo 3 Diedro: Assim como no 1 diedro, qualquer projeo do 3 diedro tambm segue um princpio bsico. Para fazer qualquer projeo no 3 diedro, o plano de projeo dever estar posicionado entre o observador e o objeto, conforme mostra a Figura. O plano de projeo precisa ser transparente (como uma placa de vidro) e o observador, por trs do plano de projeo, puxa as projetantes do objeto para o plano. Conforme a Figura. As vistas principais so obtidas em seis planos perpendiculares entre si e paralelos dois a dois, como se fosse uma caixa de vidro e, posteriormente, rebatidos de modo a formarem um nico plano. A Figura mostra os rebatimentos dos planos que compem a caixa de vidro, onde cada plano se movimenta 90 em relao ao outro.

De acordo com as normas internacionais, na execuo de desenhos tcnicos, pode-se utilizar tanto o 1 como o 3 diedros. Para facilitar a interpretao do desenho recomendado que se faa a indicao do diedro utilizado na representao. A indicao pode ser feita escrevendo o nome do diedro utilizado ou utilizando os smbolos a seguir.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

20

8.1 PROJEES ORTOGONAIS


Em desenho tcnico, projeo a representao grfica do modelo (pea ou objeto 3D) feito em um plano, onde so mostradas as principais dimenses: a largura, a altura e a profundidade. Qualquer das vistas principais de um objeto representa somente duas das trs dimenses principais. Existem varias formas de projeo, entretanto a ABNT adota a PROJEO ORTOGONAL, por ser a representao mais fiel forma do modelo.

Figura 12. Projees ortogonais no 1 diedro

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

21

Para entender, como feita a projeo, necessrio conhecer os seguintes elementos: O OBSERVADOR (ou Centro de Projeo), o MODELO (ou Objeto), e o PLANO DE PROJEO. A projeo pode ser: Cnica (ou Central) quando o centro de projeo esta a uma distancia finita da superfcie; Cilndrica (ou Paralela) quando o centro de observao est a uma distancia infinita. Ainda, em relao superfcie plana de projeo, ORTOGONAL quando as projetantes so perpendiculares; e Obliqua, quando inclinadas. Na ilustrao da figura 12, o Modelo (ou Objeto) ilustrado por um Dado. Observe, que a Linha projetante perpendicular ao Plano de Projeo. Unindo perpendicularmente os trs planos junto com o modelo, tem-se a projeo em trs planos. Estas projees so chamadas VISTAS, conforme a seguir:

REBATIMENTO dos trs planos de projeo: Quando se tem a projeo ortogonal do modelo, o modelo no mais necessrio e assim possvel rebater os planos de projeo.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

22

Com o rebatimento, os planos de projeo, que estavam unidos perpendicularmente entre si, aparecem em um nico plano de projeo. Pode-se ver o rebatimento dos planos de projeo, imaginando-se os planos de projeo ligados por dobradias. Conforme a seguir:

Agora imagine, que o plano da Vista Frontal fica fixo e que os outros dois planos de projeo giram um para baixo e outro para a direita, conforme as seqncias a seguir:

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

23

Na pratica, as vistas do modelo aparecem sem os planos de projeo. As linhas projetantes auxiliares indicam a relao entre as vistas do desenho tcnico. Observao: As linhas projetantes auxiliares no aparecem no desenho tcnico do modelo. So linhas imaginarias que auxiliam no estudo da teoria da projeo ortogonal.

Figura 13. Obteno das vistas e o rebatimento

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

24

Princpios Bsicos para a representao de Desenhos A visualizao da forma espacial de um objeto s ser possvel a partir da associao das diversas vistas utilizadas na sua representao, e a associao das projees ortogonais com as diferentes orientaes de observao da pea permitir o entendimento da imagem espacial representada. muito importante que, ao olhar para qualquer vista, se tenha em mente que estamos vendo a representao de um slido, visto ortogonalmente de uma determinada posio, onde cada linha representa uma interseco de superfcies (cada linha representa um canto da pea) e que existe uma terceira dimenso escondida pela projeo ortogonal. Olhando para a Figura 1 e considerando-a como resultado da projeo ortogonal de um determinado objeto, ainda que no seja possvel visualizar a forma espacial do objeto a partir de uma nica vista, pode-se concluir que no desenho esto representadas duas superfcies distintas, identificadas pelos nmeros 1 e 2. A linha vertical que separa as duas superfcies tanto pode representar uma interseco das superfcies 1 e 2 como pode representar uma terceira superfcie perpendicular a 1 e a 2. As indefinies ocorrem porque estamos olhando para uma nica vista, e mais uma vez se conclui que impossvel visualizar a forma espacial de qualquer objeto representado a partir de uma nica vista. A vista mostrada na Figura 4.1 corresponde a qualquer um dos slidos mostrados na Figura 2, considerando o sentido de observao indicado.

importante olhar para cada vista sabendo que a mesma corresponde representao do objeto numa determinada posio, mas o entendimento da forma espacial s ser possvel atravs da associao de duas ou mais vistas.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

25

Fazendo a anlise simultnea das duas vistas dadas na Figura 3, possvel descobrir que, neste caso, a linha vertical corresponde interseco das superfcies 1 e 2 e que o desenho est no 1 diedro. Tambm possvel concluir que a superfcie 2 inclinada em relao superfcie 1.

Analisando as outras superfcies possvel entender que as projees dadas correspondem forma espacial representada na perspectiva. Neste outro exemplo a seguir (Figura 14), dispondo as vistas alinhadas entre si, tem-se as projees da peca formadas pela VISTA FRONTAL, VISTA LATERAL ESQUERDA e VISTA SUPERIOR.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

26

Figura 14. Seqncias da obteno das vistas Observao: Normalmente a vista frontal a vista principal da peca. As distancias entre as vistas devem ser iguais e proporcionais ao tamanho do desenho.

A projeo ortogonal representa as vistas necessrias de um objeto em um posicionamento padronizado. A figura 1 resume a forma como sero dispostos os desenhos para efeitos das vistas ortogonais de uma residencia.

Figura 15. Vistas de uma residencia.

A figura 2, ilustra um objeto genrico e a orientao do observador para efeitos de obteno das seis vistas ortogonais, e a figura 3 mostra as a forma como seria representada na projeo ortogonal de forma mais tcnica.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

27

Figura 16. Orientao do observador para obtena das vistas.

Figura 17. Representao das 06 projees ortogonais A figura 4 mostra, passo a passo como so obtidas cada uma das vistas necessrias de um objeto. Para este objeto so indispensveis as vistas frontal, superior e lateral direita.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

28

Figura 18. Obteno das vistas ortogonais do objeto J no posicionamento das vistas, o princpio o de imaginar o objeto inserido em uma caixa transparente, com suas vistas projetadas internamente a cada uma das faces da caixa. A abertura, ou desdobramento da caixa resulta no arranjo representativo da projeo ortogonal. Na figura 19 observa-se a caixa fechada, na figura seguinte (20), sendo aberta e a figura 21 mostra o resultado das projees.

Figura 19. Caixa de projeo fechada


Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

29

Figura 20. Abertura da caixa

Figura 21. Representao das vistas em projeo ortogonal

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

30

EXEMPLOS CORRETOS da Obteno das Vistas Ortogonais:

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

31

9. TERCEIRA VISTA
Geralmente, duas vistas podem no ser suficientes para determinar a forma de um objeto, como mostra o exemplo da figura 15. Neste caso, o problema, admitindo mais solues, indeterminado; assim necessria ento a TERCEIRA VISTA. s vezes, tambm se o problema fica determinado somente por duas projees, admitindo uma nica soluo, pode ser conveniente, de um ponto de vista interpretativo, representar as trs vistas fundamentais. Os exerccios de leitura aqui propostos tm a finalidade de habituar o aluno, atravs da pesquisa da terceira vista, a dar mentalmente forma e volume a um objeto representado somente em duas projees.

(a) Vista anterior e do alto de um slido; no so suficientes para determinar a forma do objeto; (b) a Vista da esquerda do mesmo slido admite mais de uma soluo.

Figura 15. Representao da terceira vista

Fundamentos Bsicos:
Alinhamento: As projees de um mesmo elemento do objeto, esto situadas sobre a mesma linha de chamada.

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

32

Justaposio: A linha que separa duas linhas contguas de uma vista ortogrfica, indica que estas duas reas no esto contidas no mesmo plano. Conforme se ilustra a seguir, diferentes vistas frontais para uma mesma vista superior.

Configurao: Uma face plana somente pode projetar-se com a sua configurao, ou como uma reta.

10. TIPOS DE LINHAS


As linhas empregadas no desenho tcnico dividem-se em: Grossa (A e B), Mdia (C e D) e Fina (E, F, e G). Veja a figura 16. Esta classificao toma por base a linha grossa de 0,5 mm de espessura.

Figura 16. Tipos de linhas e seu emprego.


Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

33

Figura 17. Diferentes tipos de linhas e as normas.


Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

34

As linhas empregadas no desenho tcnico dividem-se em: Grossa (A e B), Mdia (C e D) e Fina (E, F, e G). Veja a figura 5. Esta classificao toma por base a linha grossa de 0,5 mm de espessura.

Para desenhar as projees so usados vrios tipos de linhas. A seguir descrevem-se algumas delas: Linha para arestas e contornos visveis: uma linha continua larga que indica o contorno de modelos esfricos ou cilndricos e as arestas visveis do modelo para o observador. Linha para arestas e contornos no-visveis: uma linha tracejada que indica as arestas no-visveis para o observador, isto , as arestas que ficam encobertas. Linha de centro: uma linha estreita, formada por traos e pontos alternados, que indica o centro de alguns elementos do modelo, como furos, rasgos, etc.

A seguir, um exemplo dos tipos de linha apresentados:

Linha de simetria: uma linha estreita, formada por traos e pontos alternados. Ela indica que o modelo simtrico.

A seguir um exemplo de uma peca simtrica, tanto na horizontal como na vertical, e os tipos de linha apresentados:

Desenho Tcnico 3/5

Vctor OG Rosado

35

A seguir um exemplo de uma peca simtrica, apenas em um sentido:

Desenho Tcnico 3/5

Вам также может понравиться