Вы находитесь на странице: 1из 5

3xerccios 24cnico em 5eio !

mbiente
6isciplina7 8eologia !luno <a=7 59dulo7 :; 2urma7 5!(P5

6ata7 %%&'1&%'1( #alor7 (,0 )ota7

3xerccios 2rabalhos 8eologia !mbiental

Professor <a=7 !na >l1via ,osa

Prezados alunos, a seguir encontra-se uma lista de exerccios referente aos 17 assuntos abordados por vocs durante as apresentaes dos trabalhos !s "uestes referentes a cada tema devem ser respondidas pelo aluno "ue o apresentou #ocs dever$o me entregar as "uestes devidamente respondidas no dia %%&'1&%'1( )a aula do dia %7&'1, corrigiremos as "uestes e tirarei as d*vidas, e no dia %+&'1, faremos a nossa terceira avalia$o ,essalto "ue vocs devem fazer, nem "ue se-a oralmente, todas as "uestes para se prepararem para a prova .embrando "ue /decoreba0 n$o ser1 cobrado e sim raciocnio 2ema 1 1)- Analisando o perfil de solo a seguir, nomeie os horizontes O, A, B e C. Explique por que existem camadas ou horizontes ao in !s de termos apenas a rocha m"e. Associe o grau intemp!rico # profundidade do solo.

$)- %iferencie solos residuais ou &in situ' de solos transportados. ()- Complete) A eros"o ****************** ! conseq+,ncia do impacto das gostas de chu a so-re o solo, pro ocando a desagrega."o e a li-era."o de part/culas do solo.

A eros"o ****************** ! pro ocada pelo arraste de part/culas de solo pelo fluxo de 1gua, se2a de enxurradas de 1guas de chu a ou de cursos de 1gua. 3)- Cite os fatores que influenciam na suscepti-ilidade dos solos # eros"o. 4)- Explique como a co-ertura egetal influencia na esta-ilidade dos solos frente # eros"o. 5uais as caracter/sticas que uma egeta."o rasteira de e apresentar para reduzir a eros"o6 7)- 5ual a rela."o entre teor de argila e resist,ncia do solo # eros"o. Explique. 8)- Ordene as fra.9es seguintes da menor para a maior) pedregulho, silte, argila, areia. 2ema % 1)- Compare a aplica."o de grama em placa com a hidrosemeadura. $)- Cite duas medidas pre enti as dos processos erosi os superficiais. ()- Cite duas medidas correti as dos processos erosi os superficiais. 2ema : 1)- Explique, CO: ;<A; =A>A?@A;, o que ! assoreamento. $)- Cite e explique dois processos que podem poluir o solo. ()- Explique o que ! desertifica."o, citando os fatores que podem origin1-la. 2ema ( 1)- Como a impermea-iliza."o do solo contri-ui para o aumento de casos de inunda."o6 Explique o que ! esta impermea-iliza."o. $)- Cite os principais pro-lemas am-ientais associados # retifica."o e canaliza."o de rios. ()- Explique o que ! plane2amento do uso da plan/cie de inunda."o. 2ema ? 1)- Conceitue escorregamento. $)- Cite tr,s fatores que s"o considerados como tens"o solicitante de um solo. ()- Complete) <m corte esca ado em uma encosta ************* Adiminui B aumenta) a tens"o resiste da encosta, ************* Afacilitando B dificultando) a ocorr,ncia de escorregamentos. 2ema @ 1)- Complete) a)- 5uanto ************* Amaior B menor) for a decli idade de uma encosta menos est1 el ela ser1.

-)- 5uanto ************* Amaior B menor) for a umidade do solo mais propicio ser1 de ocorrer escorregamentos. c)- Em geral, a remo."o da egeta."o est1 associada a um Aa) ************* Aaumento B diminui."o) na freq+,ncia de escorregamentos. d)- A satura."o do solo ! a condi."o na qual quase ************* Anenhum B todos) os poros do solo est"o preenchidos por 1gua. 5uanto ************* Amaior B menor) a satura."o, maior a pro-a-ilidade de ocorrer escorregamentos. $)- 5ual e melhor forma de pre en."o de escorregamentos) O que fazer nesses casos6 5uais as e id,ncias de escorregamentos potenciais podem ser facilmente erificadas6 ()- Com rela."o aos sistemas de conten."o, cite os mais utilizados. 2ema 7 1)- Explique como as praias s"o formadas. $)- 5ual fator, decorrente do aquecimento glo-al, em fa orecendo a eros"o costeira6 ()- Cite duas o-ras de prote."o e uma de recupera."o de praias erodidas. 2ema + 1)- @elacione a ocorr,ncia de ulc9es com as placas tectCnicas. $)- Cite os acidentes ulcDnicos mais comuns. 5ual deles pode estar associado a ocorr,ncia de chu a acida6 ()- Cite) a)- Os sistemas de monitoramento das ati idades ulcDnicas. -)- O principal m!todo de controle das ati idades ulcDnicas. 2ema A 1)- Complete)

Danos causados / Foco / Energia liberada / Mercalli / Asssmicas / Quantitativa / Epicentro / Sismogrfos / Qualitativa / Richter
a)- A escala ************* mede a magnitude do terremoto atra !s de registro de *************. Ela aria de 0 a E e considera o total de ************* pelo terremoto. A escala ************* est1 relacionada ao total de ************* pelo terremoto. ;endo assim, a escala @ichter ! ************* enquanto que a :ercalli ! *************. -)- As regi9es onde os terremotos s"o raros e de -aixa energia s"o chamadas de *************.

c)- O ponto no interior da Ferra onde ocorre o falhamento que origina o terremoto ! chamado de ************* enquanto que a pro2e."o desse ponto na superf/cie ! o *************. $)- Cite exemplos de terremotos induzidos pela a."o antrGpica. ()- Cite tr,s efeitos dos terremotos. 2ema 1' 1)- A seguir, t,m-se a descri."o de parte do ciclo hidrolGgico. Complete as lacunas) A mo imenta."o constante da 1gua na Ferra passando pelos estados l/quido, sGlido e gasoso, dos oceanos para a atmosfera, desta para a terra, so-re a superf/cie terrestre ou no su-solo, e o retorno para os oceanos, rece-e a denomina."o de Ciclo***************. O ciclo se inicia quando o *****aquece e e apora a 1gua dos oceanos, rios, lagos e solos. O apor dH1gua so-e e 2unta-se formando as ***********. Estas, por determinadas condi.9es atmosf!ricas, condensam-se e precipitam-se em forma de **********, *********** ou **********. 5uando cho e so-re os continentes, parte da 1gua ! retida pela egeta."o, num processo denominado de ****************. Essa 1gua aca-a e aporando no amente para a atmosfera, num processo denominado de ********************. Outra parte da 1gua da chu a escoa diretamente para os rios e lagos, retornando assim aos oceanos ou ************ no solo. $)- Com rela."o # distri-ui."o de 1gua no su-solo, conceitue) zona saturada, zona adosa e len.ol fre1tico. ()- Explique o que s"o os processos de recarga e descarga. 2ema 11 1)- Conceitue polui."o da 1gua. $)- Cite os principais agentes poluente da 1gua. ()- Explique o que ! eutrofiza."o. 2ema 1% 1)- Cite exemplos de polui."o pontual das 1guas superficiais. $)- 5uais os processo aos quais as 1guas s"o su-metidas em uma esta."o de tratamento. ()- Como a polui."o difusa das 1guas superficiais podem ser reduzidas6 2ema 1: 1)- O que se pode afirmar com rela."o ao tratamento das 1guas su-terrDneas, no que se refere a sua execu."o Afacilidade B dificuldade) e custos6 $)- 5uais as formas mais comuns de polui."o das 1guas su-terrDneas6 ()- Explique duas t!cnicas de tratamento das 1guas su-terrDneas.

2ema 1( 1)- %iferencie os res/duos sGlidos e industriais. $)- 5uais as tr,s classes de res/duos6 Cite exemplos de cada uma delas. ()- O que ! o conceito dos tr,s @Hs, referente ao gerenciamento integrados dos res/duos6 2ema 1? 1)- Explique como ! feita a deposi."o de lixo em aterros sanit1rios. $)- Com rela."o aos riscos e contamina."o am-iental, responda) a)- O que ! o chorume6 -)- 5ual a rela."o entre o g1s metano e os aterros6 =or que ele pode ser perigoso6 c)- Explique o que s"o os po.os de monitoramento da 1gua su-terrDnea. ()- Com rela."o a escolha do local de constru."o de uma aterro sanit1rio, como os fatores a seguir podem influenciar) a)- ocupa."o por pessoas. -)- localiza."o de ias de acesso. c)- olume de precipita."o plu iom!trica. d)- localiza."o de len.ol fre1tico. e)- permea-ilidade do solo ou rocha. 2ema 1@ 1)- Explique cada uma das formas de disposi."o do lixo ur-ano a seguir) a)- disposi."o no local de produ."o. -)- compostagem. c)- incinera."o. d)- lix9es. 2ema 17 1)- Como os res/duos industriais eram descartados antigamente6 $)- 5ual a maneira mais adequada de disposi."o de res/duos industriais6 ()- 5ual de e ser o tratamento destinado aos res/duos industriais da classe I6

Bom trabalho!!!

Вам также может понравиться