Вы находитесь на странице: 1из 6

A Doutrina dos Anjos

No so, porventura, todos eles espritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que ho de herdar a salvao?. Hebreus. 1.14.

Existe ao nosso redor um mundo de espritos, muito mais populoso, mais poderoso e de maiores recursos que nosso mundo visvel de seres humanos. Eles, os anjos, podem ser bons ou maus. Alguns se interessam pelo nosso bem estar; outros, porm, esto empenhados em nos prejudicar. O estudo a respeito dos anjos tem sido onte de muitas heresias entre a !greja de "eus, principalmente por conta das muitas especula#$es, teorias baseadas em experi%ncias sobrenaturais ou escritos antigos esp&rios, sem respaldo com o que di' as (agradas Escrituras. )uitos t%m ormulado teses e discutido a possibilidade de atribuir aos anjos caractersticas e poderes pr*prios somente a "eus. +o nosso intento ousar a'er tal coisa. +esse estudo, procuraremos nos ater somente ao que a ,alavra de "eus nos ala a respeito desses seres que t%m atua#$es espec icas no mundo espiritual, seja para o bem ou para o mal.

Quem so os Anjos
-. Criaturas . so seres criados. A origem da palavra anjo mensageiro. +o sabemos quando oram criados, mas que oram antes da orma#o do homem /0* 12.1345. (endo criaturas, no aceitam adora#o /Ap 66.2,7; (l 11.8375. (o imortais e sem poder de procria#o /9c 6:.1;3 185; 6. Inumerveis . no se pode determinar o n&mero de anjos criados porque incont<vel /Ap =.--5; 1. Assexuados . os anjos sempre so descritos como var$es, mas, na realidade, no t%m sexo; no propagam sua espcie /9c 6:.1;,1=5. !sto signi ica que o n&mero de anjos criados por "eus o mesmo at os dias de hoje.

Objees Doutrina dos Anjos


Existem alguns grupos que no cr%em na exist%ncia dos anjos, ou a'em interpreta#$es extra bblicas a respeito dos mesmos. Eis algumas doutrinas mais conhecidas> -. Doutrina dos Saduceus . Os saduceus derivavam de um grupo que ormava a hierarquia sacerdotal, desde o tempo do cativeiro babil?nico. Eles no criam na exist%ncia dos anjos, dos espritos e na ressurrei#o dos mortos /At 61.25; 6. Doutrina Racionalista . +o admite a exist%ncia dos anjos por no poder explic<3la pela ra'o. Argumentam que a cren#a na sua realidade tem vestgios de um politesmo primitivo; 1. Doutrina Materialista . @r% somente na exist%ncia da matria, no admitindo a realidade dos seres espirituais;

;. Doutrina Simbolista . Essa doutrina v% os anjos apenas como iguras, rutos da imagina#o, usada apenas para responder a questionamentos ilos* icos, hist*ricos, psicol*gicos, etc. Os que cr%em nessa doutrina no admitem a exist%ncia de anjos, mas que estes so o smbolo da imagina#o do homem; =. Doutrina Esprita . O Espiritismo ensina que os anjos so as almas dos homens chegados ao grau m<ximo de per ei#o que a criatura comporta. Os anjos maus, segundo ele, representam a alma desencarnada dos homens maus.

Classificaes Angelicais
Existem basicamente duas classi ica#$es angelicais, segundo a Aeologia ortodoxa. Os anjos eleitos e os anjos cados. Os anjos cados so os que, na rebelio de 9uci er, oram lan#ados ora da presen#a de "eus /Ap -6.75. 0< os anjos eleitos representam os que mantiveram sua lealdade diante de "eus e permaneceram iis por ocasio da rebelio de 9uci er /! Am =.6-5. Existe, porm, uma classi ica#o genrica, abrangendo todos os anjos, sendo que os anjos maus perderam a ess%ncia signi icativa dessa nomenclatura que mencionaremos. Bejamos, pois> Arcanjo . C um termo cujo pre ixo /DarcE5 indica a mais elevada posi#o na hierarquia angelical. A bblia cita o nome de apenas um arcanjo> )iguel /0d 7; "n -:.-15; Querubim . C uma classe especial de anjos diretamente relacionados com o trono de "eus, com un#o geralmente de prote#o /(l 77.-; !s 14.-85; Serafim . O voc<bulo signi ica ardente, refulgente, brilhante. Eles esto envolvidos diretamente no servi#o de adora#o a "eus /!s 8.-315; Anjo de a!"es . A bblia ala de dois anjos de na#$es e cita )iguel como o F,rncipe dos judeusG /"n -:.6:,6-5. O trecho de "aniel citado ala a respeito de anjos representantes de duas na#$es /Hrcia e ,rsia5, mas no devemos especular at que ponto o anjo de uma na#o pode impedir a resposta de "eus Is nossas ora#$es. C evidente que existe uma conspira#o no mundo espiritual contra nossa vida, porm precisamos ter em mente que maior o que est< conosco /! 0o ;.;5. Anjos da #uarda . Alguns te*logos cr%em que existe uma classe de anjos designados para proteger o crente, individualmente e represent<3lo no cu. Essa cren#a tem origem desde o Antigo Aestamento /(l 1;.45 e percorreu os tempos do incio da !greja /At -6.-=5. Em contrapartida, no podemos a irmar categoricamente a respeito da exist%ncia de anjos da guarda, visto que existe muito paganismo envolvendo tal cren#a. Jesta3nos apenas crer que os anjos de modo geral /e no como anjos da guarda5 so enviados para servir a favor daqueles que ho de herdar a salvao (Hb 1 1!" ; Anjo do Sen$or . A bblia ala de um Anjo que possui caractersticas pr*prias da pessoa de 0esus. @remos ser um exemplo de teofania /mani esta#o de "eus ao homem5, quando o pr*prio (enhor 0esus se mani esta ao homem com um prop*sito espec ico. (e o Anjo do (enhor no osse o pr*prio "eus, no aceitaria receber adora#o, como vemos nas seguintes passagens> 0s =.-13-=; 0' -6.136-. +o +ovo Aestamento no encontramos exemplos de apari#$es como estas, obviamente porque o (enhor 0esus @risto se apresentou de orma plena aos homens como o Emanuel.

Ap*s conhecermos essa classi ica#o angelical, veremos nos pr*ximos t*picos uma classi ica#o do +ovo Aestamento, baseada em @olossences -.-8> -. %ronos . Je ere3se a uma classe de anjos ligada diretamente I majestade e soberania de "eus. C possvel que os querubins estejam ligados a essa classe, pois alguns textos identi icam3nos como os seres sobre os quais "eus est< assentado e reinando /! (m ;.;; (l 77.-5; 6. Domina!"es . @lasse especial de anjos que tem como un#o principal executar as ordens de "eus sobre as coisas criadas e sobre determinadas es eras espirituais; 1. &rincipados . Je ere3se a uma classe de anjos que tem a dignidade de prncipes de um reino. ,ode re erir3se tambm a territ*rios que esto sob a lideran#a de prncipes angelicais. O arcanjo )iguel citado na bblia como um dos primeiros prncipes , o que o coloca entre outros prncipes /"n -:.-15; ;. &otestades . Je erem3se a anjos especiais que executam tare as especiais da parte de "eus. Km deles oi enviado por "eus para destruir a cidade de 0erusalm e s* parou quando "eus lhe ordenou que guardasse sua espada /! @r 6-.-=3645. Outro exemplo o registrado em !! Js -7.1=, quando um anjo matou -2=.::: assrios.

A Atividade dos Anjos no Antigo e Novo Testamento


'ivrando do &eri(o . Os anjos que salvaram 9* e suas ilhas da destrui#o de (odoma e Homorra /Hn -7.-, -=3-45. O anjo que echou a boca dos le$es na cova com "aniel /"n 8.665. Km anjo livrou ,edro da priso /At -6.=3-:5; Entre(ando Mensa(ens de Deus aos )omens . Km anjo anunciou a "aniel os acontecimentos dos &ltimos dias /"n -:.;3--5. Km anjo tambm anunciou ao sacerdote Lacarias sobre o nascimento de 0oo Matista /9c -.--3-45. 0os oi orientado por um anjo para ugir ao Egito com o menino 0esus /)t 6.-1,-;5; Condu*indo a Alma dos +i,is ao &araso . A bblia ala que a alma dos servos de "eus condu'ida pelos anjos ao ,araso /9c -8.665; em contrapartida, no temos registro bblico da condu#o da alma de mpios para o in erno por anjos maus; o Evento da Se(unda -inda de Cristo . Naver< uma convoca#o eita por um arcanjo para os salvos /! As ;.-8,-45; o .ul(amento +uturo . Os anjos tero papel importante na condu#o do julgamento dos homens. 0esus en ati'ou isso em suas par<bolas /)t -1.;-,;6, ;43=:5.

Origem e Queda de L cifer


Antes de adentrarmos neste t*pico, precisamos explicar alguns termos> '/cifer . Fanjo de lu'G, Festrela da alvaG, Festrela da manhG ou Faquele que condu' a lu'G. Arata3se do nome dado a (atan<s antes de sua rebelio; Satans . Fadvers<rioG. +ome adquirido ap*s a rebelio; Diabo . FacusadorG. Este nome est< intimamente ligado aos atos acusat*rios de (atan<s.

,ara estudarmos a respeito da origem e queda de 9&ci er, analisaremos os seguintes textos b<sicos> !saas -;.-63-4 e E'equiel 62.--3-=. A concep#o popular de um diabo com chi res, ps de cabra e apar%ncia horrvel teve sua origem na mitologia pag, e no na bblia. Analisando o texto de E'equiel 62, observamos que os de' primeiros versculos so dirigidos contra o F,rncipe de AiroG, que, instigado por (atan<s, deixa3se levar, por causa de sua arrogOncia, pelo desejo de ser igual a "eus. Esse #rncipe de $iro conhecido na hist*ria como o rei Ahobal /ou !thobal !!5, que reinou em aproximadamente em =28 a.@. 0< os versculos -- em diante, neste mesmo captulo 62, alam do rei de $iro provavelmente re erindo3se a 9&ci er.

Caracter!sticas Originais de L cifer Antes de "ua Queda


-. Aferidor da Medida . 9&ci er era a imagem per eita da cria#o de "eus, que lhe con eria o privilgio de ser a mais bela e inteligente criatura de "eus, pois era cheio de sabedoria e perfeito em formosura% 6. M/sico ato . & obra dos teus tambores e dos teus pfaros estava em ti% no dia em que foste criado, foram preparados Esse trecho revela3nos a aculdade musical inerente a esta personalidade angelical. Alguns te*logos cr%em que essa aculdade de 9&ci er oi perdida ap*s sua queda; 1. Estavas no 0den1 .ardim de Deus . A men#o de pedras preciosas existentes no jardim do Cden tem um sentido igurado e indica a grande'a e a bele'a de sua apar%ncia; ;. Querubim 2n(ido para &rote(er . 9&ci er pertencia a uma alta classe de seres angelicais. (ua rela#o com "eus mani estava3se em sua un#o espec ica de proteger o trono de "eus. O monte santo de 'eus re ere3se ao lugar onde "eus exerce sua autoridade e o texto revela3nos a intimidade desse anjo em rela#o I autoridade de "eus.

A Queda de L cifer
A pro ecia de !saas -; ala do rei de (abil)nia, +abucodono'or, tipi icando (atan<s. !maginando3 se superior a todos os demais anjos, pretendeu tomar o lugar do @riador. Bejamos as pretens$es de 9&ci er> 3Eu subirei ao c,u4 . Kma tentativa de estar acima de toda a cria#o e do pr*prio "eus; 3Acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono4 . Puando se re ere Is estrelas de "eus, ele estava alando dos demais anjos; 3 o monte da con(re(a!5o me assentarei4 . Je ere3se ao lugar do trono de "eus onde ele queria assentar3se; 3Subirei acima das mais altas nuvens4 . )ais uma ve' ele revela sua inten#o presun#osa de superioridade; 3Serei semel$ante ao Altssimo4 . +essas palavras ele queria colocar3se em posi#o unilateral em rela#o ao @riador. Ele tambm tentou Eva com essa mesma estratgia de argumenta#o /Hn 1.=5.

Dem#nios $ Anjos Ca!dos

+a rebelio promovida por 9&ci er, ele arrastou consigo uma grande multido de seres angelicais /Ap -6.;5. "epois organi'ou sua pr*pria corte de anjos cados, distinguindo3os em principados, potestades, prncipes das trevas e hostes espirituais /E 8.-65. Os dem?nios no oram criados para o mal, mas pelo seu livre3arbtrio, rejeitaram a lu' e, conscientemente, pre eriram seguir a (atan<s.

Teorias %alsas a &es'eito dos Dem#nios


-. Espritos sem Corpos de uma Ra!a &r,6ad7mica . +o h< qualquer prova bblica da exist%ncia de uma ra#a anterior ao homem habitando a terra /Hn -.68,645; 6. Seres #erados da Rela!5o de Anjos com Mul$eres Ante6diluvianas . O ensino bblico que os anjos no se reprodu'em /)t 66.67,1:5; 1. omes Dados a Certas Enfermidades . Alguns de ensores da $eologia da *ura e da #rosperidade argumentam que as doen#as so espritos maus que precisam ser expelidos. (e assim osse, toda ve' que um crente adoecesse, estaria endemoninhado. ;. Espritos de &essoas Ms a -a(ar Entre os )omens . Essa teoria de endida pelo Espiritismo e no h< embasamento bblico para esta cren#a pois aos homens est+ ordenado morrer uma s, ve-, vindo, depois, o ju-o /Nb 7.645. C bom que se diga de antemo que a bblia no ala a respeito de nomes dados aos dem?nios, como $ranca.rua, /aria.padilha, #omba.gira, 01.pelintra, etc Estes nomes so provenientes de religi$es a ricanas e incorporadas Is religi$es a ro3brasileiras. +o daremos %n ase I exist%ncia de tais entidades, pois em nada acrescentar< ao nosso aprendi'ado.

%ormas de Ao dos Dem#nios


Os dem?nios podem atuar de v<rias ormas, con orme podemos ver a seguir> -. 8primindo as &essoas . Aemos no Antigo Aestamento o exemplo de 0* sendo oprimido pelo pr*prio "iabo, com a permisso de "eus, por meio de uma chaga maligna /0* 6.45. Os prop*sitos divinos, ao permitir que o "iabo oprima um crente, podem estar alm de nosso limite de compreenso. )as, nem por isso devemos desanimar, pois maior quem est< conosco do que o que est< no mundo; 6. Influenciando as &essoas . Esse o primeiro est<gio de uma progressiva atua#o maligna sobre os homens. Os dem?nios usam de muitos arti cios para enganar e indu'ir a criatura humana contra o seu @riador. Eles conhecem o ponto raco de cada pessoa e tenta sedu'i3la apresentando FmanjaresG agrad<veis aos olhos. (e, por exemplo, uma pessoa possui ganOncia exacerbada como ponto raco, os dem?nios influenciam com a tenta#o do dinheiro <cil, adquirido de orma escusa. (e essa pessoa ceder a esta tenta#o e no se arrepender, poder< abrir uma brecha I atua#o demonaca descrita no pr*ximo t*pico; 1. Sujeitando as &essoas . +esse nvel, a pessoa que estiver sob sujei#o demonaca estar< escravi'ada ao poder dos dem?nios, no sentido de se sentir incapa' de vencer as tenta#$es, a'endo o que eles querem. (e ainda assim no houver liberta#o, essa pessoa poder< perder completamente seu domnio pr*prio, entrando na pr*xima e mais devastadora de todas as atua#$es demonacas, citada no t*pico seguinte;

;. &ossuindo as &essoas . A possesso demonaca mani esta3se na invaso da personalidade de uma pessoa. O corpo desta habitado por um ou mais dem?nios e estes passam a ter o controle total da vida da pessoa. Atitudes irracionais so praticadas sem que o possesso tenha condi#$es de evit<3las, como o caso do endemoninhado gadareno /)c =.-3=5. ,odemos a'er uma an<lise desses est<gios, a'endo uma analogia com a vida de 0udas !scariotes. Ele tinha uma raque'a pessoal relacionada ao uso de dinheiro. @ertamente por v<rias ve'es o "iabo o tentou e os evangelhos nos di'em a respeito de sua m< ama. +esse momento, podemos identi icar os dem?nios influenciando 0udas !scariotes. @om a consci%ncia j< tomada pelos dem?nios por causa dos v<rios urtos praticados, 0udas passa para a segunda ase, a sujeio, quando no sente mais or#as para negar a o erta das 1: moedas de prata e trai o )estre que tanto lhe estimava. ,or im, quando as or#as demonacas j< t%m dominado o raciocnio de 0udas, este passa pelo estado de possesso, chegando ao ponto de tirar sua pr*pria vida.

Concluso
+este sucinto estudo procuramos aprender um pouco do que os anjos so e como eles atuam. Aprendemos que os anjos bons so espritos ministradores, enviados por "eus para servir a avor dos que ho de herdar a salva#o. (endo assim, no devemos reverenciar3lhes, nem orar pedindo que eles atuem, pois os mesmos j< t%m essa incumb%ncia. Aambm no devemos temer os anjos maus, ou dem?nios, pois se estivermos em comunho com "eus nada eles podero a'er contra n*s, ainda que iquem ao nosso derredor, bramando como leo Estejamos, pois, alertas para que no sejamos presas, em momento algum, para a atua#o deles. E no esque#amos nunca as palavras do ap*stolo 0oo> )aior o que est< em n*s do que o que est< no mundo. Eli*eu 'ima -ieira

Refer9ncias:
Con$ecendo as Doutrina da ;blia < )Qer ,earlman . Ed. Bida . 6::1; 'i!"es ;blicas < -R trimestre de -774, Elienai @abral . @,A"; ;blia de Estudo &entecostal < @,A" . -77=.

Вам также может понравиться