Вы находитесь на странице: 1из 15

Disciplina: Educao fsica infantil Aula 05: Arte e educao infantil

Apresentao

A arte faz parte da cultura e est presente em nossas vidas de muitos modos: msica, artes plsticas, cinema, dana, teatro. Lemos livros, ouvimos msica, vamos ao teatro, ao cinema. Por vezes, dizemos que no gostamos de pera, de msica clssica, de ballet. s vezes dizemos que no entendemos a pintura, o que o artista quis expressar em seu quadro ou que no entendemos nada de dana contempornea. Tambm temos nossas preferncias por artistas, estilos de msica, de dana ou cinema. Imagine uma vida sem arte, sem a emoo de uma msica, a magia do circo ou do cinema, a beleza da dana, a imaginao da poesia e da literatura, o encantamento do teatro. Seria um mundo menos potico, menos inventivo, concorda? A arte um elemento da cultura e tambm uma forma de conhecimento, portanto, sua presena na escola necessria em todos os nveis de ensino, inclusive na educao infantil. Um esclarecimento se faz necessrio: os professores de Educao Fsica no so institucionalmente os responsveis pelo ensino de artes na escola. Mas, em nossa formao, esse conhecimento pode contribuir para estabelecer relaes interdisciplinares com a linguagem artstica e seu conhecimento esttico, principalmente no que se refere expresso corporal, s atividades rtmicas e expressivas, dana e ao circo, s formas de expresso que se constroem na fronteira entre Arte e Educao Fsica. Alm disso, a fruio do cinema e da pintura pode contribuir, por exemplo, para o conhecimento do corpo e do movimento humano na Educao Fsica. Afinal, ambas as disciplinas podem se relacionar para ampliar o conhecimento do corpo e da sensibilidade na educao, estreitando conhecimentos, dialogando e criando horizontes sensveis para a formao de nossas crianas em torno da cultura.

Objetivos Analisar princpios do ensino de Artes na Educao Infantil. Identificar estratgias metodolgicas para o ensino de Artes na Educao Infantil.

O mundo da imaginao, da expresso e do conhecimento da Arte [[TTULO]] Caro(a) aluno(a), qual o conhecimento que voc tem da arte? Voc costuma frequentar teatros, museus, galerias de arte? Quais as suas

experincias com a arte? Essas questes so importantes, pois antes de se ensinar algo a algum ou de compreender a funo pedaggica de um dado contedo, precisamos nos perguntar sobre nossas experincias com esse conhecimento. Concordamos com Ferraz e Fusari (1999) os quais postulam que desde a infncia interagimos com as manifestaes culturais e aprendemos a demonstrar prazer e gosto por imagens, objetos, msicas, falas, movimentos, jogos e informaes com as quais nos comunicamos na vida cotidiana por meio de conversas, jornais, televiso, discos, vdeos, feiras, exposies, cartazes etc. Nesse contexto, gradativamente, vamos dando forma s maneiras de admirar, gostar, julgar e apreciar e, s vezes, de criar produtos artsticos, obras de arte. Se o conhecimento da arte importante para a sociedade, a escola deve dialogar com esse universo. Com essa compreenso e por meio das reinvindicaes de artistas, educadores e professores de arte, a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educao nacional (LDB n. 9.394), aprovada em 1996, prega que o ensino da arte componente curricular obrigatrio nos diversos nveis da educao bsica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Outros documentos oficiais como os Parmetros Curriculares Nacionais (PCN) de arte e o Referencial Curricular da educao Infantil (RCNEI) apresentam uma estrutura de como tratar esse conhecimento na escola (BRASIL, 1998). Nesta aula, vamos enfocar a relao entre arte e infncia, buscando a solidariedade da comunicao entre a linguagem do corpo, a sensibilidade e a

expresso da cultura que envolve a criana e seu modo de ver o mundo. Investimos na linguagem do corpo, do movimento e da expressividade como componentes imprescindveis na educao de crianas, partindo do

pressuposto de que as manifestaes artsticas evidenciam um conhecimento sobre o mundo e a cultura de forma potica, sensvel, que ampliam os horizontes para a educao fsica e para o ensino de arte na escola.

Ao destacar o trato pedaggico das manifestaes artsticas e das prticas corporais na escola, enfatizamos a necessidade de visualizarmos uma educao pautada em todas as linguagens humanas, inclusive na expresso corporal, pois se no tivermos acesso a uma compreenso do nosso prprio corpo, acreditamos ser difcil mobilizarmos outras aprendizagens e outras atitudes sociais (MELO; PONTES; CAPISTRANO, 2010, p. 6).

Feita essa contextualizao a respeito do ensino de arte e da relao entre os componentes curriculares como arte e educao fsica na educao infantil, bem como em outros nveis da educao, por meio do corpo e da linguagem sensvel do movimento, passemos compreenso das relaes entre arte, educao e infncia. De acordo com Pontes (2010), teorias educacionais, em particular a Escola Nova que criticava a pedagogia tradicional e colocava o aluno no centro do processo pedaggico e os artistas modernistas que chamavam ateno para a arte da criana e sua fora criativa, livre de convenes que alargariam os critrios de julgamento e apreciao das obras de arte, influenciaram a concepo de arte como livre expresso. Esses ideais, em especial os da Escola Nova, foram tomados muitas vezes de forma equivocada, fazendo com que o olhar se voltasse apenas para a autoexpresso e a liberao emocional. A partir da dcada de 1990, o ensino de arte adquire outro status pedaggico, implicando a necessidade de refletir sobre a obra artstica e o acesso aos bens culturais construindo significados e conhecimentos. Nesse contexto, a proposta triangular apresentada por Barbosa (1991) prope a apreciao, a contextualizao e o fazer artstico como eixos para o ensino de arte e o acesso aos bens culturais.

Nas aulas 1 e 2 desta disciplina, apresentamos uma concepo de criana e de infncia que ultrapassa o aspecto do naturalismo biolgico, reconhecendo os aspectos sociais e histricos no processo de ser criana. Desse modo, no faz sentido afirmaes do senso comum que compreendem que ser artista ter um dom, semelhante afirmao de que o o campeo olmpico nasce feito. Certamente, h influncias genticas que confi guram o corpo humano, mas a corporeidade mais ampla e se configura tambm na cultura, com as diferentes aprendizagens. Por conseguinte, para conhecer arte e apreciar esteticamente uma obra de arte necessrio estudo, aprendizado, do mesmo modo, aprendemos a fazer arte e a nos tornar artistas. Essas so potencialidades que os seres humanos apresentam e que podem ou no ser realizadas dependendo da educao, da cultura, do desejo de ser algum na vida e das oportunidades concretas de desenvolvimento pessoal, profissional, humano. Desde cedo as crianas participam da cultura e vivenciam as manifestaes artsticas primeiramente de seu ambiente familiar e, depois, da escola. Em suas brincadeiras, desenhos, msicas, modos de vestir, de usar objetos, de falar, de se comunicar, podemos perceber suas influncias culturais, estticas e artsticas. Pensando nisso, caro(a) aluno (a), observe crianas com as quais voc convive em sua famlia, na rua onde voc mora, na escola, que influncias culturais e artsticas voc percebe a partir dessa observao? De acordo com Ferraz e Fusari (1999), as crianas apropriam-se das imagens, dos sons e dos gestos contidos nas mensagens veiculadas pelas mdias, reelaborando-os e os utilizando de maneira pessoal. Por isso, faz-se necessrio que o professor observe as crianas e faa a mediao das experincias culturais que elas apresentam, no sentido de ampliar o seu repertrio e o seu conhecimento sobre a arte e a cultura de um modo geral.
A validade de educar-se para a crtica, ou seja, para uma melhor conscincia do relacionamento com os outros, com a produo cultural e com o mundo [...] como educadores, a nossa competncia incluir e educar a capacidade de julgar, avaliar as atividades e as experincias em todas as linguagens consideradas como meios de comunicao e expresso. muito importante, ainda, que o educador saiba analisar as

imagens, cenas e sons que compem o cotidiano das crianas hoje (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 44).

A criana assimila tudo aquilo com que entra em contato no seu ambiente, inclusive com a cultura e as expresses artsticas. Os conceitos estticos podem ser trabalhados a partir do cotidiano, considerando-se objetos, grupos artsticos da comunidade, programas de TV ou rdio, fotografias, jornais, msicas, entre outras possibilidades. Assim, precisamos compreender as influncias culturais que atravessam nosso cotidiano e o de nossos alunos. Por exemplo, quando voc era criana do que gostava em termos de arte? E hoje? O que mudou? E as crianas com as quais voc convive, elas tm acesso aos bens culturais e s manifestaes artsticas? Em criana, eu adorava ler revistas em quadrinhos, assistir aos desenhos animados na televiso. De vez em quando retorno a esse universo de encantamento, magia, imaginao, sonho. De acordo com Ferraz e Fusari (1999), a criana que l quadrinhos realiza muitas operaes lgicas e fantsticas que ampliam sua imaginao. As crianas precisam ser encorajadas a observar, a ler, a tocar, a conversar, a refletir sobre o patrimnio cultural de sua cidade, de seu pas e com isso elas vo desenvolver conhecimento e expressividade. Compreender o processo de conhecimento da arte, para a criana, significa mergulhar em seu mundo expressivo, sua maneira particular de perceber o mundo, de senti-lo e signific-lo.

A expresso infantil , pois, a mobilizao para o exterior de manifestaes interiorizadas e que formam o repertrio constitudo de elementos cognitivos e afetivos. Assim, desde bem pequenas as crianas vo desenvolvendo uma linguagem prpria, traduzida em signos e smbolos carregados de significao subjetiva e social, como, por exemplo, os rabiscos das pequeninas que so extenses de seus gestos primordiais (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 56).

Sentir, perceber, imaginar e representar so, por sua vez, aes que fazem parte do universo infantil e acompanham o ser humano por toda a vida.

Uma das primeiras formas de contato das crianas com sua expresso e com a arte encontra-se no desenho infantil. O papel, sua forma, textura, dimenses, limites, bordas so os suportes para muitas expresses da criana. Nesse processo de educao, os rabiscos das crianas so bastante significativos. A esse respeito, Wallon (1968) aponta vrios aspectos a serem observados nos desenhos das crianas: os prprios rabiscos, a posio que os desenhos ou rabiscos encontram-se no papel, suas margens, contornos, espaos e formas, aparncia, profundidade, perspectiva. Esses aspectos possuem dimenses e valores fisiolgicos, motrizes, afetivos, visuais e simblicos importantes na educao das crianas. De acordo com Pontes (2010), a expressividade infantil implica na construo de linguagem e comunicao exercidas no processo de socializao.

Atuando expressivamente, que a criana aprende e vivencia formas de ser e de estar no mundo. O desenvolvimento da expresso acontece junto com seu desenvolvimento afetivo, perceptivo e intelectual e resulta do exerccio de conhecimento de mundo. Exerccio esse de construir noes a partir de suas experincias sensoriais e ou corporais (PONTES, 2010, p. 59).

Pontes (2010) refere-se a uma experincia com o circo no qual as crianas que participaram do projeto realizado no Ncleo de Educao Infantil da UFRN NEI puderam experimentar o ato expressivo, simblico, enriquecendo seu conhecimento esttico e artstico. O projeto permitiu o

entrelaamento entre vrias linguagens artsticas e o contato com o fazer artstico. De fato, no circo (Figura 4), podemos experimentar uma construo esttica e artstica singular que pode ser explorada de forma criativa na educao de crianas, ampliando suas potencialidades corporais, expressivas e simblicas. Os personagens inesquecveis como o mgico, o palhao, a bailarina, o domador de animais etc. propiciam um universo de encantamento, de sonhos, de imaginao. Experimente criar um circo com seus alunos. Inspire-se nos Saltimbancos, pea criada por Chico Buarque. Defina os personagens, crie

cenas, coreografias para cada um dos personagens e viva esse mundo imaginrio do circo e da imaginao.

Figura 4 Circo. Portinari, 1941.

BUARQUE, Chico. Os Saltimbancos. So Paulo: Jos Olympio, 2007.

O livro uma homenagem aos 30 anos da pea escrita por Chico Buarque, adaptada do texto de Sergio Bardotti inspirado no conto Os msicos de Bremen, dos irmos Grimm. Os saltimbancos contam uma histria para o pblico infantil, mas a pea levanta de maneira sutil questes sobre as formas de organizao social e a importncia da solidariedade e da unio Disponvel em: <www.livrariacultura.com.br>. Acesso em: 3 out. 2013.

Os Saltimbancos (Chico Buarque)

BUARQUE, Chico. Os Saltimbancos. So Paulo: Universal cds, 1977. O Cd contm as msicas da pea Os Saltimbancos, com canes inesquecveis, tais como: a Histria de uma gata, A bicharia, Todos juntos, entre outras.

OS SALTIMBANCOS. Produzido por Renato Arago. 1981. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=3rIp1ge_CQ8>. Acesso: 03 out. 2013.

Atividade 1 Em grupo, criar uma montagem com cenas da pea Os Saltimbancos de Chico Buarque ou uma montagem com o tema do circo. Defina os personagens, a msica, os movimentos, as falas, o cenrio. Apresentar a montagem no Polo. Com a realizao dessa atividade, voc poder sistematizar princpios fundamentais da relao entre arte e infncia, assim como o ato expressivo, a linguagem simblica, as manifestaes culturais e artsticas que devem compor o conhecimento da arte.

Fazendo Arte O ensino de arte na escola tem um compromisso com a expressividade e tambm com o conhecimento esttico, o conhecimento artstico e a fruio cultural. O ensino de arte na escola tambm tem o objetivo de propiciar o entendimento da arte pelo pblico, contribuindo, assim, para o desenvolvimento cultural. Esse entendimento confirmado por Barbosa (2002, p. 33):

A escola seria a instituio pblica que pode tornar o acesso arte possvel para a vasta maioria dos estudantes em nossa

nao. Isto no s desejvel, mas essencialmente civilizatrio, porque o prazer da arte a principal fonte de continuidade histrica, orgulho e senso de unidade para uma cidade.

De acordo com Barbosa (2002), o ensino de arte deve interligar o fazer artstico, a histria da arte, a anlise da obra de arte, de modo a propiciar s crianas o desenvolvimento cultural. A histria da arte ajuda as crianas a entender algo do lugar e tempo nos quais as obras de ate so situadas (BARBOSA, 2002, p. 37). Barbosa (2002) apresenta tambm uma metodologia para a leitura de uma obra de arte que contempla o exerccio de ver (descrever, identificar e interpretar detalhes visuais); bem como o exerccio de aprendizagem que diz respeito compreenso de pinturas, desenhos, esculturas e ao

desenvolvimento de conceitos espaciais e ao valor imaginativo; extenses da aula que se referem s relaes da arte com a realidade do aluno e produo artstica que envolve a criao do grupo. Essa metodologia aplica-se ao

estudo das obras de arte, em particular pintura, para o conhecimento da histria da arte.

Atividade 2 Considerando a imagem da figura seguinte, vamos fazer a leitura da obra: O que voc v na pintura? Desenhos, cores, formas, posies do corpo, uso do espao... O que a cena retrata? Que sentidos a tela nos mostra? O que voc conhece sobre esse artista? Voc j viu algo parecido antes? Como podemos representar a cena por meio do nosso corpo e de seus gestos, movimentos?

Duas mulheres correndo na Praia (Pablo Picasso, 1922).

As

orientaes metodolgicas

observadas na

atividade

anterior

funcionam como uma orientao para o trabalho e que podem ser ampliadas no grupo. importante introduzir propostas que contemplem a leitura crtica, pelas crianas, das imagens e de outros produtos artsticos, de modo a ampliar o seu conhecimento artstico e cultural. A obra de Portinari, por exemplo, j abordada em nossas aulas (aulas 2 e 3) e mesmo nesta aula (Figura 4) apresenta muitas possibilidades para essa abordagem da arte com crianas, enfocando o universo ldico e a imaginao infantil. Nesse sentido, compartilhamos o pensamento de Ferraz e Fusari (1999), ao dizer que, para crianas pequenas, o fazer e a apreciao em cada uma das linguagens artsticas devem estar ligados a atividades ldicas. Experimentando ludicamente a observao e o contato com as formas e os diversos materiais artsticos as crianas se expressam, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas potencialidades estticas (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 109). Na perspectiva metodolgica, a experincia com jogos, brinquedos e brincadeiras constitui-se como um suporte pedaggico valioso para apreciar, vivenciar e conhecer as diferentes formas e expresses artsticas. Ferraz e Fusari (1999) apresentam algumas sugestes metodolgicas:

Amassar e modelar barro, pintar com pincel ou com as mos, rasgar e colar papeis, produzir sons com instrumentos do cotidiano ou musicais, cantar e danar pequenas canes, dramatizar historietas com objetos, fantoches, bonecos, etc. (FERRAZ; FUSARI, 1999, p. 110).

Ressalta-se que tudo isso deve ser feito com fundamentao artstica, inventividade e no com realizao mecnica de tarefas para ocupar as crianas. Torna-se, portanto, necessria uma sistematizao do trabalho de criao feito com as crianas estabelecendo relao com os conceitos estticos e artsticos. Nessa perspectiva, Ferreira et al (2006) apresentam diversas estratgias para o ensino de arte que contemplam vrias linguagens artsticas. Para isso, diversos jogos e brincadeiras podem ser utilizados no ensino de arte. O jogo de esttua, por exemplo, pode ter como objetivo diferenciar som e silncio, noo fundamental para o ensino da msica. Ou ainda o jogo da mquina, em que cada pessoa comea a fazer um movimento e um som vocal. A prxima pessoa tenta fazer um novo movimento, encaixando-se no primeiro, como se fossem duas peas da mesma mquina e assim por diante. Seguem todos os participantes at formar uma mquina barulhenta. Esse simples jogo comporta vrias noes que so importantes no ensino da msica, na expresso corporal, na desinibio, dentre outros aspectos. Pontes (2010, p. 72) apresenta algumas orientaes metodolgicas no ensino de artes com crianas, a saber:

Assegurar o lugar do conhecimento artstico e esttico nos planejamentos: anuais, semanais ou dirios; promover ambientes e situaes em que as crianas e os professores possam atuar como apreciadores e construtores das expresses artsticas; manter portadores de linguagens na sala e na escola: textos, escritos, pinturas, desenhos, msicas; ao do professor como mediador do contato das crianas com os diferentes portadores de linguagens; incentivo criao de meios para levar as crianas at ambientes de produo artstica teatro, museus, atelis, cinemas, o patrimnio arquitetnico etc.; trazer o artista para dialogar com as crianas; organizao de situaes em que o exerccio do fazer artstico e esttico seja garantido em diferentes linguagens.

As orientaes apresentadas constituem-se como uma referncia importante no trabalho com arte na educao de crianas, possibilitando a sua realizao na educao infantil. O referencial para a educao infantil tambm apresenta importantes orientaes metodolgicas para a abordagem da arte, em particular no que diz respeito aos jogos e brincadeiras, msica e s artes visuais, com destaque para a expressividade das crianas.

A dimenso expressiva do movimento engloba tanto as expresses e comunicao de ideias, sensaes e sentimentos pessoais como as manifestaes corporais que esto relacionadas com a cultura. A dana uma das manifestaes da cultura corporal dos diferentes grupos sociais que est intimamente associada ao desenvolvimento das capacidades expressivas das crianas. A aprendizagem da dana pelas crianas, porm, no pode estar determinada pela marcao e definio de coreografias pelos adultos (BRASIL, 1998, p. 30).

Essas so algumas referncias1 que podem contribuir com a compreenso da arte na educao infantil, em relao cultura, ao ato expressivo e ao universo simblico que compem as diferentes linguagens artsticas. Brincando, as crianas podem aprender conceitos necessrios apreciao esttica do patrimnio artstico e cultural, alm disso, podem se expressar e criar objetos artsticos.

FERREIRA, S. (Org.). O ensino de artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2006.

Outras referncias sobre o assunto podem ser encontradas nos cadernos didticos das

disciplinas Metodologia da dana e Atividades rtmicas e expressivas.

O livro apresenta uma reflexo sobre o ensino de arte e diversas estratgias metodolgicas para o ensino da arte: artes visuais, dana, teatro, msica.

MELO, J. P.; PONTES, G.; CAPISTRANO, N. O ensino de artes e educao fsica na infncia. 3. ed. Natal: Paideia, 2010.

O livro contextualiza as manifestaes artsticas e prticas corporais na educao infantil, com descrio de experincias e reflexes sobre o tema que contribuem para a formao de professores.

Atividade 3 Escolha uma linguagem artstica e elabore um plano de aula para a educao infantil, tendo como referncia as orientaes metodolgicas indicadas no texto de nossa aula. ]] FIM ATIVIDADE

Resumo Nesta aula, abordamos a relao entre arte e educao infantil, identificando estratgias metodolgicas para o ensino desse pblico que envolvam a criao, a percepo, a expressividade e a fruio esttica da produo artstica da humanidade.

Autoavaliao Considerando suas possibilidades, procure entrar em contato direto com uma obra de arte. Voc pode ir a uma exposio, ao cinema, ao teatro, a um show, o que for possvel em sua realidade, em sua cidade ou regio. Procure se informar por meio de jornais, televiso, cartazes, internet a respeito da programao cultural e artstica de sua cidade ou regio. Escolha um programa cultural e artstico, aprecie o espetculo ou exposio e poste um comentrio na plataforma moodle fazendo um comentrio a respeito do que viu, dos aspectos artsticos, estticos, expressivos e culturais desse evento.

Referncias

BARBOSA, A. M. A imagem no ensino de arte. So Paulo: Perspectiva, 2002.

BRASIL. Referencial Curricular para a educao conhecimento do mundo. Braslia: MEC/SEF, 1998. v 3.

fsica

infantil:

FERRAZ, M. H.; FUSARI, M. F. R. Metodologia do ensino de arte. So Paulo: Cortez, 1999.

FERREIRA, S. (Org.). O ensino de artes: construindo caminhos. Campinas: Papirus, 2006.

MELO, J.P.; PONTES, G.; CAPISTRANO, N. O ensino de artes e educao fsica na infncia. 3. Ed. Natal: Paideia, 2010.

PONTES, G. O ensino de arte na infncia. In: MELO, J. P.; PONTES, G.; CAPISTRANO, N. O ensino de artes e educao fsica na infncia. 3. ed. Natal: Paideia, 2010.

Вам также может понравиться