Вы находитесь на странице: 1из 17

Exerccios de Fsica 10/11 retirados de Testes Intermdios e Exames Nacionais 1.

Os painis fotovoltaicos so utilizados para produzir energia elctrica a partir da energia solar. Suponha que a energia solar total incidente no solo durante um ano, na localidade onde vive, 1,10 10
10

Jm .

Calcule a rea de painis fotovoltaicos necessria para um gasto dirio mdio de electricidade de 21,0 kW h, se instalar na sua casa painis com um rendimento de 25%. Apresente todas as etapas de resoluo. 2. Quando, nos anos 60 do sculo XX, os satlites geostacionrios se tornaram uma realidade, foi possvel utiliz-los para as comunicaes a longa distncia e outros fins, que tm vindo a modificar a forma como vivemos, trabalhamos e passamos os tempos livres. 2.1. Mencione duas outras utilizaes claramente positivas do uso de satlites geostacionrios. 2.2. Dois astronautas com massas diferentes encontram-se no interior de um satlite geostacionrio, em repouso em relao s paredes do satlite. Seleccione a alternativa CORRECTA. (A) As foras gravticas que actuam nos dois astronautas, resultantes da interaco com a Terra, so nulas. (B) As foras gravticas que actuam nos dois astronautas, resultantes da interaco com a Terra, so diferentes de zero e iguais em mdulo. (C) Ambos os astronautas possuem acelerao nula, em relao a um sistema de referncia com origem no centro da Terra. (D) Os valores absolutos das aceleraes dos astronautas, em relao a um sistema de referncia com origem no centro da Terra, so iguais.

2.3. Seleccione a alternativa que permite escrever uma afirmao CORRECTA. A altitude de um satlite geostacionrio terrestre depende (A) da massa do satlite. (B) do mdulo da velocidade linear do satlite. (C) da massa da Terra. (D) da velocidade de lanamento do satlite.
3

3. Um satlite geostacionrio de massa m = 5,0 10 kg encontra-se num ponto situado na vertical do equador, movendo-se com velocidade de mdulo, v, a uma distncia, r, do centro da Terra. O mdulo da fora centrpeta que actua no satlite Fc = m v /r Calcule, apresentando todas as etapas de resoluo: 3.1. o mdulo da velocidade angular do satlite em relao ao centro da Terra. 3.2. o mdulo da fora gravtica que actua no satlite, devido interaco com a Terra.
2

4. Antes da existncia de satlites geostacionrios, a observao da Terra era efectuada muitas vezes atravs da utilizao da fotografia e outros meios, a partir de bales, dirigveis ou avies a altitudes muito inferiores s dos actuais satlites artificiais. Em alguns casos, as fotografias obtidas eram simplesmente lanadas em sacos para a Terra, onde eram recuperadas. 4.1. Suponha que um balo de observao est em repouso, a uma altitude de 50 m acima do mar. Uma pessoa no interior da barquinha do balo lana um objecto, na horizontal, com velocidade inicial de mdulo v0 = 20,0 ms .
1

Calcule o mdulo da velocidade do objecto quando este atinge a superfcie da gua. Despreze a resistncia do ar. Apresente todas as etapas de resoluo.

4.2. Um objecto lanado de um balo de observao para o mar. Seleccione a afirmao CORRECTA. (A) A energia cintica do objecto ao atingir o mar a mesma, quer se despreze, ou no, a resistncia do ar. (B) A energia mecnica do sistema objecto + Terra, no instante em que o objecto atinge o mar, maior quando se despreza a resistncia do ar do que quando no se despreza essa resistncia. (C) A energia potencial do sistema objecto + Terra, no instante em que o objecto atinge o mar, menor quando se despreza a resistncia do ar do que quando no se despreza essa resistncia. (D) A energia mecnica do sistema objecto + Terra, no instante em que o objecto atinge o mar, a mesma, quer se despreze, ou no, a resistncia do ar.

5. A queda de um corpo abandonado, prximo da superfcie terrestre, foi um dos primeiros movimentos que os sbios da Antiguidade tentaram explicar. Mas s Galileu, j no sc. XVII, estudou experimentalmente o movimento de queda dos graves e o lanamento de projcteis. Observe com ateno a figura 3, que mostra uma esfera a cair em duas situaes.

Na situao I, a esfera, inicialmente em repouso, colocada no ponto A, deslizando sem atrito sobre a calha, at ao ponto B. No ponto B, abandona a calha, descrevendo um arco de parbola at ao ponto C. Na situao II, a esfera abandonada no ponto E, caindo na vertical da mesma altura, h. Em qualquer das situaes, considere o sistema de eixos de referncia representado na figura, com origem no solo, desprezando o efeito da resistncia do ar. 5.1. Considere a situao I representada na figura 3. Determine a altura H, considerando que as distncias BD e DC so iguais a 20,0 m. Apresente todas as etapas de resoluo. 5.2. Considere a situao II representada na figura 3. 5.2.1. Seleccione o grfico que traduz correctamente a variao da energia potencial gravtica, Ep, da esfera, em funo do tempo de queda, t, at atingir o solo.

5.2.2.

Seleccione a alternativa que permite calcular o mdulo da velocidade com que a esfera atinge o solo.

5.3. Considere os tempos de permanncia da esfera no ar, t1 e t2, respectivamente nas situaes I e II. Seleccione a alternativa que estabelece a relao correcta entre esses tempos.

6. Quando se estudam muitos dos movimentos que ocorrem perto da superfcie terrestre, considera-se desprezvel a resistncia do ar. o que acontece, por exemplo, no caso das torres de queda livre existentes em alguns parques de diverso. Noutros casos, contudo, a resistncia do ar no s no desprezvel, como tem uma importncia fundamental no movimento. A figura representa uma torre de queda livre que dispe de um elevador, E, onde os passageiros se sentam, firmemente amarrados. O elevador, inicialmente em repouso, cai livremente a partir da posio A, situada a uma altura h em relao ao solo, at posio B. Quando atinge a posio B, passa tambm a ser actuado por uma fora de travagem constante, chegando ao solo com velocidade nula. Considere desprezveis a resistncia do ar e todos os atritos entre a posio A e o solo. 6.1. Seleccione a alternativa que compara correctamente o valor da energia potencial gravtica do sistema elevador / passageiros + Terra na posio B, EpB, com o valor da energia potencial gravtica desse sistema na posio A, EpA.

6.2. Seleccione o grfico que traduz a relao entre a energia mecnica, Em, e a altura em relao ao solo, h, do conjunto elevador / passageiros, durante o seu movimento de queda entre as posies A e B.

6.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte. O trabalho realizado pela fora gravtica que actua no conjunto elevador / passageiros, durante o seu movimento de queda entre as posies A e B, ... (A) ... negativo e igual variao da energia potencial gravtica do sistema elevador / passageiros + Terra. (B) positivo e igual variao da energia potencial gravtica do sistema elevador / passageiros + Terra. (C) negativo e simtrico da variao da energia potencial gravtica do sistema elevador / passageiros + Terra. (D) positivo e simtrico da variao da energia potencial gravtica do sistema elevador / passageiros + Terra. 6.4. O elevador foi dimensionado de modo a atingir a posio B com velocidade de mdulo igual a 30,3 m s . Calcule a distncia a que o ponto B se encontra do solo, sabendo que o mdulo da acelerao do elevador, entre essas posies, igual a 20 m s . Considere o referencial de eixo vertical, com origem no solo, representado na figura, e recorra exclusivamente s equaes que traduzem o movimento, y(t) e v(t). Apresente todas as etapas de resoluo.
2 1

7. Um exemplo de movimento em que a resistncia do ar no desprezvel o movimento de queda de um pra-quedista. O grfico da figura representa o mdulo da velocidade de um pra-quedista, em queda vertical, em funo do tempo. Considere que o movimento se inicia no instante t = 0 s e que o pra-quedas aberto no instante t2. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) No intervalo de tempo [0, t1] s, o mdulo da acelerao do praquedista constante. (B) No intervalo de tempo [t1, t2] s, a resultante das foras que actuam no pra-quedista nula. (C) No intervalo de tempo [t2, t3] s, o mdulo da acelerao do praquedista igual a 10 m s . (D) No intervalo de tempo [0, t1] s, a intensidade da resistncia do ar aumenta, desde zero at um valor igual ao do peso do conjunto pra-quedista / pra-quedas. (E) No intervalo de tempo [t2, t3] s, a resultante das foras que actuam no conjunto pra-quedista / praquedas tem sentido contrrio ao do movimento do pra-quedista.
2

(F) No intervalo de tempo [t1, t2] s, a energia cintica do conjunto pra-quedista / pra-quedas mantm-se constante. (G) No intervalo de tempo [0, t1] s, h conservao da energia mecnica do sistema pra-quedista / praquedas + Terra. (H) No intervalo de tempo [t3, t4] s, o pra-quedista encontra-se parado. 8. O conhecimento de propriedades fsicas, como a capacidade trmica mssica e a condutividade trmica, fundamental quando se analisam situaes que envolvem transferncias de energia sob a forma de calor. Numa fbrica, pretende-se escolher um material adequado ao fabrico de um recipiente que, quando colocado sobre uma chama, permita aquecer, rapidamente, um lquido nele contido. 8.1. Tendo em conta a situao descrita, seleccione a alternativa que completa correctamente a frase seguinte. Para fabricar esse recipiente, deve escolher-se um material que tenha... (A) ... elevada capacidade trmica mssica e elevada condutividade trmica. (B) ... elevada capacidade trmica mssica e baixa condutividade trmica. (C) ... baixa capacidade trmica mssica e elevada condutividade trmica. (D) ... baixa capacidade trmica mssica e baixa condutividade trmica. 8.2. Para escolher o material a utilizar, realizaram-se diversos ensaios, usando blocos de diversos materiais, de massa 1,30 kg, e uma fonte de aquecimento que fornecia, a cada um desses blocos, 2,50 10 J em cada minuto. O grfico da figura representa o modo como variou a temperatura de um desses blocos, em funo do tempo de aquecimento. Calcule a capacidade trmica mssica do material constituinte desse bloco. Apresente todas as etapas de resoluo.
3

9. Enquanto os astronautas N. Armstrong e E. Aldrin, da misso Apollo 11, recolhiam amostras na superfcie lunar, o seu colega M. Collins permanecia no Mdulo de Comando (MC), em rbita volta da Lua (L), como representado na figura 1 (a figura no est representada escala). 9.1. Tendo em conta a situao descrita, seleccione o diagrama que representa correctamente as foras de interaco entre o Mdulo de Comando e a Lua.

9.2. Considere que o Mdulo de Comando (MC) descreveu, com um perodo de 2,0 h, diversas rbitas circulares, de raio 1,9 10 m, sujeito apenas fora gravtica exercida pela Lua. Relativamente situao descrita, classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) O MC descreveu cada volta completa em 7,2 10 s. (B) A velocidade linear do MC manteve-se constante. (C) Em 2,0 h o MC percorreu uma distncia de 1,9 10 m. (D) O trabalho realizado pela resultante das foras aplicadas no MC foi nulo. (E) O produto do mdulo da velocidade angular do MC pelo perodo do seu movimento independente do raio da rbita. (F) O mdulo da velocidade linear do MC depende da sua massa. (G) O mdulo da velocidade angular do MC foi 8,7 10 rad s . (H) O valor da energia cintica do MC variou ao longo da rbita.
4 1 6 3 6

9.3. Para recolher amostras na superfcie lunar, os astronautas usaram um utenslio de cabo extensvel, tal como representado na figura 2. Imagine que, quando um dos astronautas tentou recolher uma amostra, de massa 200 g, esta deslizou, inadvertidamente, numa zona onde o solo era inclinado, passando na posio A com uma velocidade de mdulo igual a 0,50 m s
1

e parando na posio B,

tendo percorrido 51 cm entre estas posies. Nesse percurso, a energia potencial gravtica do sistema amostra + Lua diminuiu 8,16 10
2

J.

Calcule a intensidade da fora de atrito que actuou sobre a amostra no percurso considerado, admitindo que aquela se manteve constante. Apresente todas as etapas de resoluo.

10. As transferncias de energia podem ser realizadas com maior ou menor rendimento, consoante as condies em que ocorrem. Na figura 7 est representado um gerador, que produz corrente elctrica sempre que se deixa cair o corpo C. Admita que a corrente elctrica assim produzida utilizada para aquecer um bloco de prata, de massa 600 g, nas condies da figura.

Considere que a temperatura do bloco de prata aumenta 0,80 C quando o corpo C, de massa 8,0 kg, cai 2,00 m. Calcule o rendimento do processo global de transferncia de energia. Apresente todas as etapas de resoluo. c (capacidade trmica mssica da prata) = 2,34 10 J kg
2 1 1

C .

11. Cada um dos satlites do sistema GPS descreve rbitas aproximadamente circulares, com um perodo de 12 horas. 11.1. 11.2. Indique, justificando, se os satlites do sistema GPS so geoestacionrios. Seleccione a nica alternativa que permite calcular, em rad s , o mdulo da velocidade angular de um satlite GPS.
1

12. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Um sinal sonoro _____ de um meio material para se propagar, sendo as ondas sonoras _____ nos gases. (A) necessita ... transversais (B) no necessita ... transversais (C) no necessita ... longitudinais (D) necessita ... longitudinais

13. A placa de cobre, macia e homognea, de espessura , representada na figura 3, permite a dissipao de energia de uma fonte quente (placa metlica X), mantida a uma temperatura constante, X, para uma fonte fria (placa metlica Y), mantida a uma temperatura constante, Y. 13.1. Identifique o mecanismo de transferncia de energia como calor entre as placas X e Y, atravs da placa de cobre. 13.2. 13.3. Identifique a propriedade fsica que permite distinguir bons e maus condutores de calor. Seleccione a nica alternativa que permite obter uma afirmao correcta. Se a placa de cobre for substituda por outra, idntica, mas com metade da espessura, a energia transferida por unidade de tempo, entre as placas X e Y,

13.4.

Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A placa X encontra-se a uma temperatura _____ temperatura da placa Y, sendo o comprimento de onda da radiao mais intensa emitida pela placa X _____ do que o comprimento de onda da radiao mais intensa emitida pela placa Y. (A) superior maior (B) inferior menor (C) superior menor (D) inferior maior

14. Leia o seguinte texto. A 2 de Agosto de 1971, o astronauta David Scott, comandante da misso Apollo 15, realizou na Lua (onde a atmosfera praticamente inexistente) uma pequena experincia com um martelo geolgico (de massa 1,32 kg) e uma pena de falco (de massa 0,03 kg). No filme que registou essa experincia, possvel ouvir as palavras de Scott: Se estamos aqui hoje, devemo-lo, entre outros, a Galileu, que fez uma descoberta muito importante acerca da queda dos corpos em campos gravticos. Considero que no h melhor lugar para confirmar as suas descobertas do que a Lua. Vou, por isso, deixar cair o martelo, que tenho na mo direita, e a pena, que tenho na mo esquerda, e espero que cheguem ao cho ao mesmo tempo. Nas imagens registadas, v-se Scott a segurar no martelo e na pena, aproximadamente, mesma altura, e a larg-los em simultneo. Os dois objectos caem lado a lado e chegam ao cho praticamente ao mesmo tempo. Scott exclama: Isto mostra que Galileu tinha razo! http://history.nasa.gov/alsj/a15/a15.clsout3.html#1670255 (adaptado) 14.1. Identifique o facto, referido no texto, que levou Scott a considerar que a Lua era um lugar privilegiado para testar a hiptese de Galileu sobre o movimento de corpos em queda livre.

Nos itens 14.2. a 14.5., seleccione a nica opo que, em cada caso, permite obter uma afirmao correcta. 14.2. Galileu previu que, na queda livre de um objecto, o tempo de queda (A) depende da forma e da massa do objecto. (B) depende da forma do objecto, mas independente da sua massa. (C) independente da forma do objecto, mas depende da sua massa. (D) independente da forma e da massa do objecto. 14.3. O martelo e a pena caem lado a lado e chegam ao cho praticamente ao mesmo tempo, porque, estando sujeitos a foras gravticas (A) diferentes, caem com aceleraes iguais. (B) iguais, caem com aceleraes iguais. (C) iguais, caem com aceleraes diferentes. (D) diferentes, caem com aceleraes diferentes. 14.4. Durante a queda da pena manteve-se constante, para o sistema pena + Lua, a... (A) energia cintica. (B) soma das energias cintica e potencial gravtica. (C) energia potencial gravtica. (D) diferena entre as energias cintica e potencial gravtica.

14.5.

Os astronautas da misso Apollo 15 implantaram sensores que permitiram medir, num dado local, os valores de condutividade trmica da camada mais superficial da Lua (camada A) e de uma camada mais profunda (camada B). Esses valores encontram-se registados na tabela seguinte.

Comparando pores das camadas A e B, de igual rea e submetidas mesma diferena de temperatura, mas, sendo a espessura da camada B dupla da espessura da camada A, de prever que a taxa temporal de transmisso de energia como calor seja cerca de (A) 2 vezes superior na camada B. (B) 4 vezes superior na camada B. (C) 8 vezes superior na camada B. (D) 16 vezes superior na camada B.

15. Para aumentar a rea de superfcie lunar susceptvel de ser explorada, os astronautas da Apollo 15 usaram um veculo conhecido como jipe lunar. Considere que, nos itens 15.1 a 15.5., o jipe pode ser representado pelo seu centro de massa (modelo da partcula material). 15.1. Na Figura 1, encontra-se representado o grfico da distncia percorrida pelo jipe, em funo do tempo, num dado percurso. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. O grfico permite concluir que, no intervalo de tempo (A) [0, t 1 ], o jipe descreveu uma trajectria curvilnea. (B) [t 1 , t 2 ], o jipe inverteu o sentido do movimento. (C) [t 2 , t 3], o jipe esteve parado. (D) [t 3 , t 4], o jipe se afastou do ponto de partida. 15.2. Admita que o jipe sobe, com velocidade constante, uma pequena rampa. Seleccione a nica opo em que a resultante das foras aplicadas no jipe, FR , est indicada correctamente.

15.3.

Indique, justificando, o valor do trabalho realizado pela fora gravtica aplicada no jipe quando este se desloca sobre uma superfcie horizontal.

15.4.

O jipe estava equipado com um motor elctrico cuja potncia til, responsvel pelo movimento do seu centro de massa, era 7,4 10 W.
2

Admita que a Figura 2 representa uma imagem estroboscpica do movimento desse jipe, entre os pontos A e B de uma superfcie horizontal, em que as sucessivas posies esto registadas a intervalos de tempo de 10 s.

Calcule o trabalho realizado pelas foras dissipativas, entre as posies A e B. Apresente todas as etapas de resoluo.

15.5.

Na Lua, a inexistncia de atmosfera impede que ocorra o mecanismo de conveco que, na Terra, facilitaria o arrefecimento do motor do jipe. Descreva o modo como aquele mecanismo de conveco se processa

16. Os manes tm, hoje em dia, diversas aplicaes tecnolgicas. 16.1. A Figura 3 representa linhas de campo magntico criadas por um man em barra e por um man em U.

Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. O mdulo do campo magntico (A) maior em P4 do que em P3 . (B) igual em P4 e em P3 . (C) maior em P2 do que em P1 . (D) igual em P2 e em P1 .

16.2.

Seleccione a nica opo que apresenta correctamente a orientao de uma bssola, cujo plo norte est assinalado a azul, colocada na proximidade do man representado nos esquemas seguintes.

16.3.

Oersted observou que uma agulha magntica, quando colocada na proximidade de um fio percorrido por uma corrente elctrica, sofria um pequeno desvio. Refira o que se pode concluir deste resultado.

16.4.

Os manes so um dos constituintes dos microfones de induo, dispositivos que permitem converter um sinal sonoro num sinal elctrico. Na Figura 4, est representado um grfico que traduz a periodicidade temporal do movimento vibratrio de uma partcula do ar situada a uma certa distncia de uma fonte sonora.

Determine o comprimento de onda do sinal sonoro, no ar, admitindo que, no intervalo de tempo considerado, a velocidade do som, nesse meio, era 342 m s . Apresente todas as etapas de resoluo.
1

17. Numa central hidroelctrica, a gua cai de uma altura de 100 m, com um caudal mssico de 2,0 toneladas por segundo. Seleccione a nica alternativa que contm o valor que corresponde energia transferida, por segundo, para as ps das turbinas, admitindo que toda a energia resultante da queda da gua transferida para as turbinas. (A) E = 2,0 10 J (B) E = 2,0 10 J (C) E = 2,0 10 J (D) E = 2,0 10 J
6 6 3 3

18. Imagine que, numa plataforma suspensa por dois cabos, se encontrava um caixote de madeira com massa 50 kg. Por acidente, um dos cabos partiu-se e a plataforma ficou com uma inclinao de 20 com a horizontal, conforme esquematizado na figura 3.

Devido a esse acidente, o caixote escorregou, tendo percorrido 6,0 m at ao extremo da plataforma. Admita que o atrito desprezvel. 18.1. Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. medida que o caixote escorrega pela plataforma inclinada, a sua energia cintica ______, e a sua energia potencial gravtica ______. (A) aumenta ... diminui (B) aumenta ... aumenta (C) diminui ... diminui (D) diminui ... aumenta

18.2.

Determine o trabalho realizado pelo peso do caixote no seu deslocamento, desde a posio inicial at ao extremo da plataforma. Apresente todas as etapas de resoluo.

19. Um crescente nmero de pessoas procura as saunas por razes de sade, de lazer e de bem-estar. 19.1. Numa sauna, a temperatura constante, uma pessoa sentada num banco de madeira encosta-se a um prego de ferro mal cravado na parede. Essa pessoa tem a sensao de que o prego est mais quente do que a madeira, e esta est mais quente do que o ar. Seleccione a alternativa que traduz a situao descrita. (A) A temperatura do prego de ferro superior temperatura da madeira. (B) O ar melhor condutor trmico do que a madeira. (C) A temperatura do ar superior temperatura da madeira. (D) O ferro melhor condutor trmico do que a madeira. 19.2. Identifique o principal processo de transferncia de energia, que permite o aquecimento rpido de todo o ar da sauna, quando se liga um aquecedor apropriado.

19.3.

Quando se planeou a construo da sauna, um dos objectivos era que a temperatura da sauna diminusse o mais lentamente possvel depois de se desligar o aquecedor. Seleccione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. Esse objectivo pode ser alcanado __(_a_)__ a espessura das paredes e escolhendo um material, para a construo das paredes, com __(_b_)__ condutividade trmica. (A) ... aumentando ... alta ... (B) ... diminuindo ... baixa ... (C) ... aumentando ... baixa ... (D) ... diminuindo ... alta ...

19.4.

As toalhas utilizadas na sauna so colocadas num cesto, que arrastado horizontalmente 2,0 m por aco de uma fora , de intensidade 45 N, na direco do movimento. Admitindo que entre o cesto e o solo existe uma fora de atrito , de intensidade 40 N, calcule o trabalho realizado pela resultante das foras aplicadas no cesto. Apresente todas as etapas de resoluo.

20. Para estudar a relao entre a velocidade de lanamento horizontal de um projctil e o seu alcance, um grupo de alunos montou, sobre um suporte adequado, uma calha polida, que terminava num troo horizontal, situado a uma altura de 2,05 m em relao ao solo, tal como esquematizado na Figura 3 (a figura no se encontra escala).

20.1.

Os alunos abandonaram uma esfera, de massa m, no ponto A e verificaram que ela atingia o solo no ponto C. Mediram, ento, a distncia entre os pontos O e C, em trs ensaios consecutivos, tendo obtido os valores que se encontram registados na Tabela 1.

Determine o valor da velocidade da esfera sada da calha (ponto B), considerando o referencial bidimensional

representado na Figura 3. Recorra exclusivamente s equaes y (t ) e x(t ) que traduzem o movimento da esfera. Apresente todas as etapas de resoluo.

20.2.

Seguidamente, os alunos repetiram o procedimento anterior, mas abandonando a esfera de diferentes pontos da calha. Obtiveram o conjunto de valores de alcance e de velocidade delanamento registados na Tabela 2.

Com base nos valores constantes na tabela anterior e utilizando a calculadora grfica, os alunos traaram o grfico do alcance em funo da velocidade de lanamento. Escreva a equao da recta obtida pelos alunos que melhor se ajusta ao conjunto de pontos experimentais. 20.3. Considere que uma esfera, de massa m1, abandonada no ponto A, passa em B com uma velocidade de mdulo v1. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Se for desprezvel a resistncia do ar e o atrito entre as esferas e a calha, uma esfera de massa 2m1, abandonada no ponto A, passar em B com uma velocidade de mdulo

21. Os satlites artificiais da Terra podem ter rbitas praticamente circulares ou rbitas elpticas, consoante a aplicao a que se destinam.

21.1.

O telescpio espacial Hubble descreve rbitas praticamente circulares, de raio 7,0 10 m, levando cerca de 5,76 10 s a completar uma volta em torno da Terra. Seleccione a nica opo que permite calcular, em m s , o mdulo da velocidade desse satlite.
1 3

21.2.

Seleccione a nica opo que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. Se a distncia de um satlite ao centro da Terra _________ , a intensidade da fora que a Terra exerce sobre ele _________ . (A) se reduzisse a metade ... quadruplicaria (B) duplicasse ... quadruplicaria (C) duplicasse ... duplicaria (D) se reduzisse a metade ... duplicaria

21.3.

O primeiro satlite artificial da Terra, o Sputnik 1, enviava sinais electromagnticos, de frequncias 20 MHz e 40 MHz, que foram detectados por radioamadores de diversos pases. Seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. No vcuo, esses dois sinais teriam (A) o mesmo comprimento de onda e a mesma velocidade de propagao. (B) comprimentos de onda diferentes e a mesma velocidade de propagao. (C) o mesmo comprimento de onda e velocidades de propagao diferentes. (D) comprimentos de onda e velocidades de propagao diferentes

22. Galileu e Newton contriburam decisivamente para o estudo e compreenso dos movimentos. 22.1. Lanou-se, verticalmente, para cima, uma bola, com velocidade inicial de mdulo 6,0 m s , em condies nas quais a resistncia do ar pode ser considerada desprezvel. Determine a altura mxima atingida pela bola, em relao ao nvel de lanamento. Considere um referencial, Oy, de eixo vertical, com origem no ponto de lanamento e sentido de baixo para cima e recorra exclusivamente s equaes que traduzem o movimento, y(t ) e v(t ). Apresente todas as etapas de resoluo. 22.2. Considere que se mediu a intensidade da resultante das foras aplicadas a um conjunto corpo+sobrecarga, que descreve, em diversos ensaios, uma mesma trajectria circular, de raio r, com velocidade angular constante. Na tabela seguinte encontram-se registados os valores medidos nos diversos ensaios, nos quais se fez variar a massa do conjunto corpo+sobrecarga.
1

Obtenha o valor da acelerao do conjunto corpo+sobrecarga, a partir da equao da recta que melhor se ajusta ao conjunto de pontos experimentais. Utilize a calculadora grfica. Apresente o valor obtido com trs algarismos significativos.

23. Galileu idealizou uma experincia em que previu que uma bola, largada de uma determinada altura ao longo de uma rampa sem atrito, rolaria exactamente at mesma altura numa rampa semelhante colocada em frente da anterior, independentemente do comprimento real da trajectria.
In Projecto Fsica Unidade 1, Fundao Calouste Gulbenkian, 1978, p. 78

A experincia de Galileu est esquematizada na figura 2, na qual h a altura de que largada uma bola de massa 100 g, na rampa 1, e A, B e C correspondem a rampas com inclinaes diferentes.

Considere o atrito desprezvel em qualquer das rampas. Calcule a velocidade da bola quando atinge da altura h, em qualquer das rampas, admitindo que a altura h igual a 1,5 m. Apresente todas as etapas de resoluo.

24. Newton imaginou um canho, no topo de uma montanha, lanando horizontalmente um projctil. Mostrou que o alcance do projctil ia sendo cada vez maior, medida que aumentava a velocidade de lanamento, entrando em rbita em torno da Terra, para uma dada velocidade. A figura 3 representa uma imagem estroboscpica* das posies de duas esferas P e Q, tendo P cado verticalmente e Q sido lanada horizontalmente, em simultneo.
* Numa imagem estroboscpica as posies so representadas a intervalos de tempo iguais.

Escreva um texto em que caracterize os movimentos das esferas P e Q (figura 3), abordando os seguintes tpicos: Tipos de movimentos em que o movimento da esfera Q se pode decompor, relacionando-os com o da esfera P; Fora(s) que actua(m) nas esferas; Relao entre o tempo de queda das esferas. (Considere desprezvel a resistncia do ar.)

25. Os metais, como por exemplo o cobre, so, em geral, bons condutores trmicos e elctricos. 25.1. Uma resistncia trmica de cobre de 500 W foi introduzida num recipiente com 500 g de gua a 20 C. Determine o intervalo de tempo durante o qual a resistncia deve estar ligada, para que a temperatura final da gua seja 90 C, considerando que toda a energia fornecida pela resistncia absorvida pela gua. Apresente todas as etapas de resoluo. c(capacidade trmica mssica da gua) = 4,18 103 J kg
1 1

25.2.

Seleccione a nica alternativa que contm os termos que preenchem, sequencialmente, os espaos seguintes, de modo a obter uma afirmao correcta. A transferncia de energia entre a resistncia trmica e a gua processa-se essencialmente por ______, sendo a energia transferida sob a forma de ______. (A) conduo ... radiao (B) conveco ... calor (C) conveco ... radiao (D) conduo ... calor

26. Num estudo de movimentos verticais, utilizou-se uma pequena bola de massa m, em duas situaes diferentes, I e II. Considere que o sentido do eixo Oy de baixo para cima, e que nas duas situaes desprezvel o efeito da resistncia do ar. 26.1. Na situao I, a bola lanada verticalmente para cima, com velocidade inicial de mdulo 5,0 m s . Determine a altura mxima atingida pela bola, em relao ao nvel do lanamento. Apresente todas as etapas de resoluo.
1

26.2.

Na situao II, a bola largada, sem velocidade inicial, de uma determinada altura, atingindo o solo com velocidade de mdulo 4,0 m s . Seleccione a nica alternativa que contm a expresso do trabalho realizado pela resultante das foras que actuam na bola, at esta atingir o solo, em funo da sua massa, m. (A) W = 8,0 m (B) W = 8,0 m (C) W = 10 m (D) W = 10 m
1

27. As ondas electromagnticas so um dos veculos de transferncia de energia. Para comparar o poder de absoro da radiao electromagntica de duas superfcies, utilizaram-se duas latas de alumnio, cilndricas, pintadas com tinta baa, uma de preto e a outra de branco. Colocou-se uma das latas a uma certa distncia de uma lmpada de 100 W, como apresenta a figura 5, e registou-se, regularmente, a temperatura no interior dessa lata, repetindo-se o mesmo procedimento para a outra lata.

O grfico da figura 6 traduz a evoluo da temperatura de cada uma das latas, em equilbrio com o seu interior.

27.1.

Admita que, nas medies de temperatura efectuadas, se utilizou um termmetro digital. O menor intervalo de temperatura que mede uma dcima de grau. Atendendo incerteza associada medio, seleccione a opo que completa correctamente a frase seguinte. O valor da temperatura das latas, no instante zero, deve ser apresentado na forma...

27.2. 27.3.

Seleccione a curva da figura 6 que traduz a evoluo da temperatura da lata pintada de branco. Seleccione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. A temperatura de qualquer das latas aumenta inicialmente, porque parte da radiao _(_a_)_ pela sua superfcie e fica estvel a partir de um determinado instante porque _(_b_)_ . (A) ... reflectida ... deixa de haver trocas de energia. (B) ... reflectida ... as taxas de emisso e absoro de energia se tornam iguais. (C) ... absorvida ... deixa de haver trocas de energia. (D) ... absorvida ... as taxas de emisso e absoro de energia se tornam iguais.

Вам также может понравиться