Вы находитесь на странице: 1из 5

Aula ao vivo de Biologia (22/7/2013) - Problemas Ambientais 1) Um dos grandes problemas da atualidade se reporta s fontes energticas.

A busca de novas alternativas tem sido contnua e todas tm apresentado vantagens e desvantagens. Das afirmativas abaixo, a nica opo correta : a) O gs natural, sendo um combustvel renovvel, menos poluente que o petrleo. b) Usinas atmicas no produzem gases que agravam o efeito estufa. c) As hidreltricas dificilmente sero afetadas por alteraes climticas. d) A utilizao de etanol, como combustvel, diminui a produo de oznio. 2) Antrtida aquece 0,7 C por dcada Lanar bales meteorolgicos vem sendo quase um hbito dirio em algumas estaes de pesquisa na Antrtida desde 1957. Equipados com radiossondas - instrumentos que medem condies atmosfricas como temperatura e velocidade do vento - os bales chegam a alturas de 20 km ou mais. Uma nova anlise dos registros feitos nos ltimos 30 anos a partir de nove estaes de pesquisa revela que o ar sobre a Antrtida aquece cerca de 0,7 C por dcada no inverno. De acordo com John Turner, da British Antartic Survey, e colegas, em estudo publicado na ltima edio da revista Science, o aquecimento est de acordo com os dados coletados em diversas estaes de vrios pases usando tipos diferentes de instrumentos. Estudos anteriores mostravam que a temperatura da superfcie da Antrtida aumentou em cerca de 2,5 C nos ltimos 50 anos, mas esse novo trabalho apresenta uma viso mais completa das mudanas atmosfricas at hoje. (Fonte:Scientific American Brasil) A acentuao do aquecimento no continente antrtico ocorre porque: a)houve grande liberao de CFC, principal gs estufa, nas ltimas dcadas b)a maior concentrao de gases estufa ocorre nos plos c)o buraco na camada de oznio maior nos plos do que em zonas temperadas e tropicais d)o aumento da temperatura global ocasiona alteraes em toda a biosfera 3) (UERJ) As concentraes de alguns gases vm crescendo na atmosfera em funo da atividade humana e podero acarretar conseqncias ecolgicas graves. Cada um dos grficos abaixo mostra, em diferentes escalas, a variao temporal das concentraes dos seguintes gases: carbnico, xido nitroso, metano e clorofluorcarbonos (CFC).

Em 2000, essas concentraes encontravam-se na seguinte ordem: CO2 > CH4 > N2O > CFC Os grficos correspondentes variao da concentrao atmosfrica dos dois gases mais importantes, em termos de responsabilidade pelo incremento do aquecimento global, so: a) Y e W b) Z e X c) Y e Z d) X e W

4) A poluio atmosfrica produzida pela atividade industrial e pelos automveis pode provocar doenas respiratrias principalmente em crianas. Tais doenas so mais freqentes na poca de: a)chuva, pois os poluentes dissolvem-se na gua, tornando-a txica. b) chuva, pois nesse perodo que ocorre inverso trmica, que dificulta a dissipao dos poluentes. c) estiagem, pois a baixa umidade dificulta a dissipao dos poluentes. d)baixas temperaturas, pois a inverso trmica dificulta a dissipao dos poluentes. 5) Diretores de uma grande indstria siderrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa s normas de proteo ambiental, resolveram mudar o combustvel dos fornos da indstria. O carvo vegetal foi ento substitudo pelo carvo mineral. Entretanto, foram observadas alteraes ecolgicas graves em um riacho das imediaes, tais como a morte dos peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justificado em decorrncia a) da diminuio de resduos orgnicos na gua do riacho, reduzindo a demanda de oxignio na gua. b) do aquecimento da gua do riacho devido ao monxido de carbono liberado na queima do carvo. c) da formao de cido clordrico no riacho a partir de produtos da combusto na gua, diminuindo o pH.

d) do acmulo de elementos no riacho, tais como, ferro, derivados do novo combustvel utilizado. e) da formao de cido sulfrico no riacho a partir dos xidos de enxofre liberados na combusto. 6) (UERJ) Os resultados das avaliaes da qualidade da gua do lago indicaram alteraes na concentrao de alguns de seus componentes, condizentes com o aumento da poluio orgnica, conforme mostra o grfico abaixo.

As curvas que correspondem s variaes na concentrao de microorganismos aerbios e anaerbios, respectivamente, so: a) I II b) I III c) II I d) II III 7) Quando um reservatrio de gua agredido ambientalmente por poluio de origem domstica ou industrial, uma rpida providncia fundamental para diminuir os danos ecolgicos. Como o monitoramento constante dessas guas demanda aparelhos caros e testes demorados, cientistas tm se utilizado de biodetectores, como peixes que so colocados em gaiolas dentro da gua, podendo ser observados periodicamente. Para testar a resistncia de trs espcies de peixes, cientistas separaram dois grupos de cada espcie, cada um com cem peixes, totalizando seis grupos. Foi, ento, adicionada a mesma quantidade de poluentes de origem domstica e industrial, em separado. Durante o perodo de 24 horas, o nmero de indivduos passou a ser contado de hora em hora. Os resultados so apresentados abaixo.

Pelos resultados obtidos, a espcie de peixe mais indicada para ser utilizada como detectora de poluio, a fim de que sejam tomadas providncias imediatas, seria

a) a espcie I, pois sendo menos resistente poluio, morreria mais rapidamente aps a contaminao. b) a espcie II, pois sendo a mais resistente, haveria mais tempo para testes. c) a espcie III, pois como apresenta resistncia diferente poluio domstica e industrial, propicia estudos posteriores. d) as espcies I e III juntas, pois tendo resistncia semelhante em relao poluio permitem comparar resultados. e) as espcies II e III juntas, pois como so pouco tolerantes poluio, propiciam um rpido alerta. 8) (PUC) Observe atentamente a charge e as afirmaes a seguir.

I. O aterro sanitrio de qualquer municpio deve possuir licena para funcionamento e expanso. II. Um aterro pode representar risco sade dos moradores de um municpio, uma vez que sejam detectadas irregularidades na impermeabilizao e escoamento do resduo lquido (chorume) depositado no local. III. Os processos anaerbios que ocorrem na matria orgnica dos aterros sanitrios podem produzir gs metano e adubo. IV. Animais invertebrados e vertebrados podem se beneficiar e participar do ciclo da matria nos aterros sanitrios. Esto CORRETAS as alternativas: a) I, II, III e IV. b) I, III e IV apenas. c) II e IV apenas. d) II, III e IV apenas.

9) (UERJ) A agricultura orgnica, caracterizada pelo uso intensivo de adubos preparados a partir de dejetos animais, tem sido preconizada como alternativa ao emprego de agrotxicos. No entanto, quando praticada em larga escala, sem os devidos cuidados, pode causar danos ao meio ambiente, com a ocorrncia de: a) contaminao do solo por metais pesados b) desenvolvimento de microorganismos autotrficos

c) diminuio de nutrientes de origem inorgnica no solo d) acmulo de matria orgnica em cursos dgua prximos

Gabarito: 1b,2d,3a,4d,5e,6a,7a,8a,9d

Вам также может понравиться