Вы находитесь на странице: 1из 9

(1)

Prof. Cesrio

1 - CONCEITO E REPRESENTAO Quando se fala em fora logo nos vem a mente a ao de puxar, empurrar ou segurar um objeto. Portanto, o conceito de fora intuitivo. Para ser mais preciso no conceito de uma fora, definimos: Fora toda ao capaz de modificar: A forma

Ou o estado de movimento de um corpo

2 MASSA E PESO

medida da quantidade de matria chamamos de MASSA.


A medida da massa obtida principalmente atravs de balanas de braos iguais.

Dizemos que dois corpos tm a mesma massa quando se equilibram em uma balana de braos iguais. A unidade de massa o grama. Por escolha: um corpo tem um grama quando se equilibra na balana com 1 cm3 de gua destilada, 4C. Um corpo ter um quilograma (1 kg) quando equilibra com 1 dm3 = 1 litro de gua nas condies j citadas.

No se deve confundir o peso de um corpo com a massa desse corpo.

O peso do corpo a fora que a Terra exerce sobre o mesmo. Fora essa de origem gravitacional.
O peso determinado a partir de uma balana de molas. A Terra puxa o objeto para baixo. Este estica a mola. Pela distenso Da mola, determina-se o peso do corpo. A unidade de peso o quilogramafora (kgf). Define-se o quilogramafora como a fora que a Terra exerce sobre um corpo de 1 kg num local onde a acelerao da gravidade 9,8 m/s2. Veremos que 1 kgf = 9,8 N em estudos futuros.

Relaciona-se o peso (P) com a massa (m) pela equao

P = m.g
onde g a acelerao da gravidade. A relao uma conseqncia da segunda lei de Newton a ser vista futuramente. Como 1 kgf = 9,8 N, em um lugar ode g = 9,8 m/s2, a massa e o peso so expressos pelo mesmo nmero (porm as unidades sero diferentes).

3 LEIS DE NEWTON 1 Lei: Imagine um corpo em repouso. Se ningum for aplicar uma fora sobre ele, evidente que ele permanecer parado.

Daqui no saio, daqui ningum me tira.

Agora, se voc colocar uma moeda a rolar sobre a tbua, ela s ir parar ou mudar o sentido do movimento, quando uma fora for aplicada nela.

Se voc estiver assentado em um banco de um nibus e lanar um objeto na vertical para cima, o objeto cair na sua mo. No ficar para trs. Voc tambm no sentir a poltrona empurrar suas costas.

Pois a tendncia manter o movimento se no ocorrer aes de foras. Somente sentir a ao de foras quando o nibus acelerar ou fizer uma curva pois, voc tende a continuar o movimento com a mesma velocidade anterior e em linha reta. Estas e muitas outras situaes, mostram que: Sem a ao de foras, o corpo tende a permanecer em repouso ou continuar o movimento em linha reta com velocidade constante.

Com estes fatos, fcil perceber que: Se nenhuma fora age sobre um corpo, ele permanece em repouso ou continua seu movimento em linha reta com velocidade constante. Esta concluso conhecida como primeira lei de Newton ou Lei da Inrcia. Pode-se, em outras palavras, afirmar:

nenhum corpo pode, por si mesmo, modificar seu estado de repouso ou de movimento.
A modificao do estado de movimento significa sair do repouso, mudar o valor da velocidade ou mudar o sentido do movimento. Para tais modificaes necessria a ao de uma fora externa.

Algumas observaes sobre a primeira Lei: a) Se voc deseja subir at o alto de um edifcio, no tente puxar voc mesmo pelos cabelos, ou levantar um p e segur-lo em posio acima do cho, depois levantar outro mais acima e segur-lo, e assim por diante, at chegar ao topo do edifcio. Voc no ter sucesso. A primeira lei disse que voc no pode modificar o seu estado de movimento (por si mesmo). Use as escadas ou chame algum. b) No tente empurrar a voc mesmo, que voc no ir andar. c) Se voc j assistiu desenhos animados e viu algum chegar num despenhadeiro, passar por ele, soltar uma fumacinha e voltar, no acredite. Isso impossvel, conforme afirma a primeira Lei de Newton. Se eu no posso modificar o meu estado de movimento ou de repouso, como fao para andar? A resposta a esta ltima pergunta ns encontraremos na terceira Lei de Newton.

Вам также может понравиться