Вы находитесь на странице: 1из 6

FACULDADE DE CINCIAS EDUCACIONAIS DE CAPIM GROSSO

KATILENE DA SILVA CARVALHO

PROJETO DE PESQUISA

COMO ESTO SENDO REALIZADOS OS TRABALHOS TCNICOS CIENTFICOS PELOS ALUNOS DA FACULDADE DE CINCIAS EDUCACIONAIS DE CAPIM GROSSO

CAPIM GROSSO-BA SETEMBRO/2012

ANATIELE ISABELA LUANA LUDMILA KATILENE KELLY

TEORIA DA ADMINISTRAO ABORDAGEM SISTMICA DA ADMINISTRAO

CAPIM GROSSO-BA ABRIL/2013

Justificativa:
A iniciao acadmica muito diferente da vida escolar vivenciada at ento. Ao entrar em uma universidade os alunos se deparam com vrios mtodos e regras quanto realizao de trabalhos acadmicos que regida pelo rgo federal ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e respeitada por todas as instituies de ensino superior do Brasil. Essas regras servem para padronizar os trabalhos acadmicos para que todos sejam produzidos do mesmo modo. O planejamento do projeto de pesquisa essencial para que se obtenha bons resultados e para que o trabalho saia como desejado. A disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico tem como principal objetivo orientar os alunos quanto produo acadmica, disciplina essa que devia existir j no ensino mdio para preparar o futuro universitrio para as novas regras que ter que enfrentar no ensino superior. As regras existem so para serem seguidas, mas no o que se ver por ai em muitos trabalhos acadmicos de graduao e de nveis superiores, a formatao exigida pela ABNT usada muitas vezes de forma errada. Falta o conhecimento, falta instruo aos alunos. Da a importncia de saber como esto sendo produzidos os trabalhos cientficos na Faculdade de Cincias Educacionais de Capim Grosso e quais as dificuldades encontradas pelos alunos.

Problematizao:
Como ser que esto sendo realizados os trabalhos tcnicos cientficos pelos alunos da Faculdade de Cincias Educacionais de Capim Grosso? Quais suas maiores dificuldades? A uma preocupao muito grande quanto s muitas dificuldades encontradas pelos alunos na realizao dos trabalhos acadmicos, dificuldades essas que podem at causar a desistncia do curso, ai entra a disciplina de Metodologia que devia ser obrigatria em todos os cursos e tambm acompanhar os alunos at o final do curso.

Metodologia:
O primeiro passo da pesquisa ser pedir autorizao a Faculdade para ter acesso aos arquivos dos trabalhos, desses sero escolhidos 10 trabalhos acadmicos (Tccs e Monografias) dos alunos de Cincias Contbeis do ano de 2010 e 2011, da Faculdade de Cincias Educacionais de Capim Grosso, segundo sero analisados os erros e acertos dos trabalhos cientficos quanto aplicao das normas da ABNT em sua formatao. Terceiro elaborao de um questionrio com quatro perguntas e disponibilizar a pelo menos 10 alunos de 1 semestre a fim de se ter uma ideia de quais so suas maiores dificuldades no inicio do curso. Aplicar o mesmo questionrio a pelo menos 10 alunos de ultimo semestre para se comparar se as dificuldades encontradas no primeiro foram vencidas no final. E por fim chegar a uma concluso que ser apresentada no Relatrio de Pesquisa.

Fundamentao Terica:
Prof. William Costa Rodrigues FAETEC/IST Parambambi 2007 Metodologia Cientfica (esse texto me ajudou um pouco pode colocar) At agora a fundamentao terica est sendo feita baseada em artigos encontrados na internet. (no sei por que livro comear se ajude prof)

Objetivos Gerais:
Essa pesquisa tem como objetivo principal mostrar as dificuldades dos alunos quanto realizao dos trabalhos acadmicos cientficos na iniciao da vida acadmica e se essas dificuldades persistem no decorrer do curso.

Objetivos especficos:
1) Compreender quais so as principais dificuldades dos alunos em aplicar as normas da ABNT nos trabalhos acadmicos; 2) Observar se h evoluo ou no do inicio do curso para o final; 3) Analisar a importncia da disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico na iniciao da vida acadmica;

Cronograma
ATIVIDADES Levantamento dos textos Avaliao Relatrio Ordem dos dados Ensaio Sem X Sem X X X X X Sem Sem Sem Sem

Introduo:
Sabe-se que a populao deste pas sofre desde muito tempo com um ensino de baixa qualidade e isso reflete muito na vida dos alunos que ingressam em uma Universidade. Muitas novidades, mtodos e regras at ento desconhecidos assustam os novos alunos. Esta pesquisa pretende abordar as dificuldades dos alunos na realizao de trabalhos acadmicos na Faculdade de Cincias Educacionais de Capim Grosso.

Вам также может понравиться