Вы находитесь на странице: 1из 6

COORDENAO DO CURSO DE DIREITO

FEJAL - CESMAC

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

I - DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1. Este regulamento tem por finalidade normatizar as atividades complementares dos discentes do Curso de Direito do Centro Universitrio CESMAC, constituindo componente curricular obrigatrio, sendo o seu integral cumprimento indispensvel para a colao de grau, nos termos da na Resoluo n 03, de 26 de maio de 2010, do Conselho de Ensino Pesquisa e Extenso do CESMAC.

Pargrafo

nico

As

atividades

complementares

restringem-se

ao

cumprimento, por parte do discente, de tarefas externas e/ou extracurriculares, voltadas ao aprimoramento jurdico/cultural, que sero acompanhadas e registradas pela Coordenao de Curso.

Art. 2. Para as Atividades Complementares ficam destinadas 200 (duzentas) horas. No 5 perodo, os alunos devero computar no mnimo 100 (cem) horas, aproveitando todas as atividades acadmicas realizadas at esse perodo, complementando o restante da carga horrias nos demais perodos do curso.

Pargrafo nico - As Atividades Complementares, que sero desempenhadas pelo estudante ao longo do curso, sero avaliadas pela Coordenao de Curso, sob a superviso da Coordenao Acadmica de Curso, e podem estar afetas a qualquer rea do Direito, desde que devidamente autorizadas e na conformidade deste Regulamento.

Art. 3. Os objetivos gerais das atividades complementares so os de flexibilizar o currculo pleno do Curso de Graduao em Direito e propiciar aos seus alunos a possibilidade de aprofundamento temtico e interdisciplinar,

COORDENAO DO CURSO DE DIREITO


FEJAL - CESMAC

incentivando o desenvolvimento da produo do conhecimento ao unir teoria e prtica.

II - DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Art. 4. As atividades complementares do currculo pleno do Curso de Graduao em Direito, com um total de 200 (duzentas) horas, so distribudas de acordo com a tabela anexa.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
GRUPO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES INSTITUCIONAIS CARGA HORRIA MXIMA PARA O GRUPO: 30 HORAS ATIVIDADES Aes scio-ambientais: programas de ao comunitria em nome do CESMAC Atividades artsticas: teatro, coral, exposio realizados no CESMAC
CARGA HORRIA ATRIBUDA CARGA HORRIA MXIMA PARA A ATIVIDADE

REQUISITOS Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo responsvel pelo evento. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e comprovante de participao no evento

05 H

10 H

05 H

20 H

GRUPO II ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE FORMAO CARGA HORRIA MXIMA PARA O GRUPO: 100 HORAS ATIVIDADES Atividades de extenso orientadas por docente do Curso de Graduao em Direito e aprovadas pelo Programa de Extenso Universitria do CESMAC.
CARGA HORRIA ATRIBUDA CARGA HORRIA MXIMA PARA A ATIVIDADE

REQUISITOS

50 H

50 H

Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo professor responsvel. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e do original do certificado de participao, acompanhado de cpia.

Participao em eventos diversos na rea jurdica, tais como: seminrios, congressos, conferncias, simpsios etc.

20 H por evento

80 H

COORDENAO DO CURSO DE DIREITO


FEJAL - CESMAC

Participao em eventos do CESMAC

20 H por evento

80 H

Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e do original do certificado de participao, acompanhado de cpia. Apresentao do histrico escolar, ou de documento que comprove a aprovao, e ementa da disciplina. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e declarao assinada pelos membros da banca examinadora. Apresentao do original do Certificado de concluso, acompanhado de cpia. Apresentao do original do Certificado de concluso do semestre estudado, acompanhado de cpia. Apresentao do original do Certificado de concluso, acompanhado de cpia.

Disciplinas que no faam parte da matriz curricular do curso, cursadas no CESMAC ou, quando se tratar de transferncia, na IES de origem, observado o disposto no Art. 10 da Resoluo 03/2010. Defesas de monografia de concluso de curso, dissertaes de mestrado e teses de doutorado, comprovadamente assistidas.

05 H por disciplina

20 H

05 H por defesa assistida.

20 H

Curso de Oratria realizado durante o perodo de integralizao do curso de graduao em direito. Curso de idiomas estrangeiros realizado durante o perodo de integralizao do curso de graduao em direito. Curso de artes, iniciao musical e atividades afins, realizado em Instituies reconhecidas e concludo durante o perodo de integralizao do curso de graduao em direito.

10 H por curso

10 H

20 H por semestre

80 H

10 H por curso

20 H

GRUPO III ATIVIDADES COMPLEMENTARES CIENTFICAS CARGA HORRIA MXIMA PARA O GRUPO: 100 HORAS ATIVIDADES
CARGA HORRIA ATRIBUDA CARGA HORRIA MXIMA PARA A ATIVIDADE

REQUISITOS Apresentao do original do artigo, acompanhado de cpia, com comprovao da publicao. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo professor responsvel.

Publicao de artigos cientficos na rea jurdica. Atividades de pesquisa Iniciao Cientfica orientadas por docente do Curso de Graduao em Direito e aprovadas pelo

20 H

80 H

80 H

80 H

COORDENAO DO CURSO DE DIREITO


FEJAL - CESMAC

Programa de Iniciao Cientfica do CESMAC. Apresentao de trabalhos em eventos cientficos na rea jurdica.

20 H por trabalho apresentado

80 H

Participao em concursos de monografias.

20 H

20 H

Participao ativa e regular em grupos de estudos organizados pelos docentes da Faculdade

20 H

40 H

Apresentao de cpia do trabalho e do original do certificado de participao, acompanhado de cpia. Apresentao de cpia da monografia e documentos que comprovem a participao do aluno no concurso. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo professor responsvel.

GRUPO IV ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRTICAS CARGA HORRIA MXIMA PARA O GRUPO: 100 HORAS ATIVIDADES Visitas supervisionadas a Tribunais, Ministrio Pblico, Estabelecimentos Penais, Delegacias etc. Estgios no supervisionados na rea jurdica, em Instituies Pblicas e/ou escritrios de advocacia. Participao em audincias cveis, criminais, trabalhistas e a julgamentos perante o Tribunal do Jri. Monitorias em disciplinas pertencentes ao currculo pleno do Curso de Graduao em Direito. Participao voluntria na organizao de eventos realizados pelo CESMAC Participao como jurado voluntrio perante o Tribunal do Jri.
CARGA HORRIA ATRIBUDA CARGA HORRIA MXIMA PARA A ATIVIDADE

REQUISITOS Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo Juiz, Promotor ou responsvel pelo estabelecimento. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e Declarao ou Certido devidamente assinada pelo responsvel pelo estgio. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo Juiz, Promotor ou responsvel pelo estabelecimento. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo professor responsvel. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo responsvel pela organizao do evento. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo Juiz

10 H por visita

50 H

50 H por semestre

100 H

10 H por audincia

100 H

50 H 05 H por evento 10 H por julgamento

50 H

30 H 40 H

COORDENAO DO CURSO DE DIREITO


FEJAL - CESMAC

GRUPO V ATIVIDADES COMPLEMENTARES SOCIAIS CARGA HORRIA MXIMA PARA O GRUPO: 50 HORAS ATIVIDADES Servios prestados comunidade Participao como mesrio voluntrio nos pleitos eleitorais
CARGA HORRIA ATRIBUDA CARGA HORRIA MXIMA PARA A ATIVIDADE

REQUISITOS Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo responsvel pela organizao dos servios. Apresentao de relatrio assinado pelo aluno e pelo Juiz Eleitoral

20 H 30 H por eleio

20 H

30 H

Pargrafo nico. Todas as atividades constantes neste artigo devem ser comprovadas na Coordenao de Curso mediante a apresentao de Relatrios, Certides e outros documentos que se fizerem necessrios, a critrio da autoridade escolar.

Art. 5. Compete Coordenao de Curso efetuar o registro das horas referentes s atividades complementares das atividades realizadas pelo discente. 1. O registro das horas de atividades complementares ser efetuado no sistema acadmico da unidade de ensino, mediante apresentao, por parte do discente, dos documentos constantes do Art. 4 desta Resoluo. 2. As horas de atividades complementares registradas constaro do histrico escolar do aluno. 3. A Coordenao de Curso publicar no portal acadmico a relao dos alunos que estejam em dbito com a carga horria das atividades complementares. 4. Os documentos apresentados pelo discente no ficaro retidos, sendo utilizados apenas para conferncia e registro das horas. 5. de inteira responsabilidade do discente a veracidade das informaes prestadas no documento apresentado, facultando-se autoridade escolar, em despacho fundamentado, recusar o documento que esteja em desacordo com

COORDENAO DO CURSO DE DIREITO


FEJAL - CESMAC

as exigncias do Art. 4 desta resoluo ou sobre o qual pairem dvidas quanto a autenticidade. 6. Os casos omissos sero decididos pela Coordenao de Curso, consultando-se, se necessrio, o Colegiado de Curso. Art. 6. Este regulamento entrar em vigor na data de sua publicao, revogando-se as disposies em contrrio sobre a matria no mbito do Curso de Direito do Centro Universitrio CESMAC. Macei, ___ de janeiro de 2010.

Вам также может понравиться