Вы находитесь на странице: 1из 22

Desenho III

Acabamento Superficial Ajuste Tolerncia Dimensional Tolerncia Geomtrica

Tamara Flix Vitor Mateus

Acabamento Superficial
Introduo
As superfcies de peas apresentam irregularidades quando observadas em detalhes. Estas irregularidades so provocadas por sulcos ou marcas deixadas pela ferramenta que atuou sobre a superfcie da pea. A importncia do estudo do acabamento superficial aumenta na medida em que cresce a preciso de ajuste entre as peas a serem acopladas, onde somente a preciso dimensional, de forma e de posio no suficiente para garantir a funcionabilidade do par acoplado. O acabamento superficial fundamental onde houver desgaste, atrito, corroso, aparncia, resistncia fadiga, transmisso de calor, propriedades ticas, escoamento de fluidos e superfcies de medio (blocos-padro, micrmetros, paqumetros, etc.). O acabamento superficial medido atravs da rugosidade superficial, a qual expresso em microns (mm ou m). No Brasil, os conceitos de rugosidade superficial so definidos pela norma ABNT NBR 64051985. A rugosidade superficial funo do tipo de acabamento, da mquina-ferramenta ou do processo de fabricao utilizado. Na anlise dos desvios da superfcie real em relao superfcie geomtrica (ideal, de projeto), pode-se distinguir os seguintes erros: Erros macro-geomtricos ou erros de forma: Podem ser medidos com instrumentos de medio convencionais. Foram estudados no captulo 3; Erros micro-geomtricos: Podem ser medidos somente com instrumentos especiais tais como rugosmetros, perfilgrafos. Estes instrumentos podem ser ticos, a laser ou eletromecnicos.

Acabamento Superficial
Acabamento o grau de rugosidade observado na superfcie da pea. As superfcies apresentam-se sob diversos aspectos, a saber: em bruto, desbastadas, alisadas e polidas. Superfcie em bruto aquela que no usinada, mas limpa com a eliminao de rebarbas e salincias. Superfcie desbastada aquela em que os sulcos deixados pela ferramenta so bastante visveis, ou seja, a rugosidade facilmente percebida. Superfcie alisada aquela em que os sulcos deixados pela ferramenta so pouco visveis, sendo a rugosidade pouco percebida. Superfcie polida aquela em que os sulcos deixados pela ferramenta so imperceptveis, sendo a rugosidade detectada somente por meio de aparelhos. Os graus de acabamento das superfcies so representados pelos smbolos indicativos de rugosidade da superfcie, normalizados pela norma NBR 8404 da ABNT, baseada na norma ISO 1302.

Os graus de acabamento so obtidos por diversos processos de trabalho e dependem das modalidades de operaes e das caractersticas dos materiais adotados.

Convenes para Acabamento de Superfcies


~ Superfcies em bruto, porm limpas de rebarbas e salincias. Superfcies apenas desbastadas. Superfcies alisadas. Superfcies polidas

Para outros graus de acabamento, devendo ser indicada a maneira de obt-los.

Superfcies sujeitas a tratamento especial, indicado sobre a linha horizontal. Ex.: cromado, niquelado, pintado, etc.

Quando todas as superfcies de uma pea tiverem o mesmo acabamento, o respectivo sinal deve ficar em destaque.

Se, na mesma pea, houver superfcies com graus de acabamento diferentes dos da maioria, os sinais correspondentes sero colocados nas respectivas superfcies e tambm indicados entre parnteses, ao lado do sinal em destaque.

Exemplo de aplicao dos smbolos e convenes Exemplo de aplicao dos

Rugosidade Com a evoluo tecnolgica houve a necessidade de se aprimorarem as indicaes dos graus de acabamento de superfcies. Com a criao de aparelhos capazes de medir a rugosidade superficial em m (micrometro; 1m = 0,001mm), as indicaes dos acabamentos de superfcies passaram a ser representadas por classes de rugosidade. Rugosidade so erros microgeomtricos existentes nas superfcies das peas.

Simbologia e Indicao em Desenhos Tcnicos A caracterstica principal da rugosidade mdia Ra pode ser indicada pelos nmeros de classe de rugosidade correspondente conforme a Tabela abaixo:

A indicao da rugosidade, sempre expressa em m, deve ser colocada no interior do smbolo. De acordo com a ABNT, a medida de rugosidade ser sempre indicada pelo valor de Ra, a menos que haja indicao em contrrio. Para indicaes complementares, deve-se acrescentar uma linha horizontal ao trao maior do smbolo. Sobre esta linha ser indicado o tipo de usinagem ou acabamento (tornear, retificar, limpar com jato de areia, polir, etc.). Abaixo da linha horizontal, pode-se indicar a orientao preferencial dos sulcos de usinagem. Exemplo de indicao de rugosidade superficial em desenho:

Smbolos convencionais para indicao da orientao dos sulcos:

Quando existir um comprimento de controle, deve-se indicar seu valor em milmetros como mostra a figura abaixo

A indicao de sobre-metal para usinagem deve ser indicada do lado esquerdo do smbolo , como mostra a figura abaixo.

A Figura abaixo mostra mais detalhes sobre a simbologia a ser utilizada em desenhos tcnicos.

A indicao de acabamento superficial em desenhos sob a forma de tringulos est ultrapassada e no deve ser utilizada . s vezes, porm, devido s dificuldades em se medir os parmetros de rugosidade, a aplicao desta simbologia adotada como indicao meramente qualitativa. Recomenda-se todavia a medio da rugosidade e respectiva indicao por um parmetro especfico. A Figura abaixo mostra exemplo de desenho com especificao de acabamento superficial.

A superfcie deve ser retificada; A rugosidade Ra deve estar compreendida entre 1,5 e 3,0m; Os sulcos devem ter orientao paralela superfcie mostrada; O comprimento de controle de 100mm.

A Tabela abaixo mostra uma relao aproximada entre a simbologia antiga de tringulos e os parmetros de rugosidade superficial.

A Figura abaixo mostra desenhos de peas com indicaes de acabamento superficial.

A norma ABNT NBR 8404 normaliza a indicao do estado de superfcie em desenho tcnico por meio de smbolos.

Exemplo de aplicao

Interpretao do exemplo

o acabamento geral no deve ser indicado nas superfcies. O smbolo significa que a pea deve manter-se sem a retirada de material .

dentro dos parnteses devem ser indicados nas respectivas superfcies. Se necessrio, o smbolo pode ser interligado por meio de uma linha de indicao.

O smbolo deve ser indicado uma vez para cada superfcie e, se possvel, na vista que leva a cota ou representa a superfcie.

Ajustes e tolerncia dimensional


Introduo
As tolerncias que so indicadas, nos desenhos tcnicos, so feitas por meio de valores e smbolos apropriados. Por isso, necessrio identificar a simbologia, os grficos e as tabelas a fim de facilitar a leitura e a interpretao no desenho. Peas no funcionam separadamente, funcionam em conjunto e, assim, as formas como elas esto dispostas e o seu contato deve ser especificado, para que em operao o equipamento tenha a sua perfeita funcionalidade assegurada. Na montagem de peas deve haver uma ajustagem entre elas, o que no Brasil determinada pela norma NBR 6158. A norma NBR 6158 fixa o conjunto de princpios, regras e tabelas que se aplicam tecnologia mecnica, a fim de permitir a escolha racional de tolerncias e ajustes, visando fabricao de peas intercambiveis. Afastamento Tolerncia dimensional a variao permissvel da dimenso da pea, dada pela diferena entre dimenses mxima e mnima.

Afastamentos so desvios nos valores das dimenses nominais, de forma que no atrapalham a execuo da pea, no causam prejuzo para seu funcionamento e na sua intercambiabilidade. Vejamos alguns exemplos das aplicaes de afastamento nos desenhos tcnicos: 1. Tolerncias positivas; 2. Tolerncias negativas; 3. Ajustamento das cotas no desenho; 4. Ajuste com folga e ajuste com interferncia; 5. Ajuste incerto. 1 e 2 - Tolerncias positivas e negativas No desenho abaixo, o valor da dimenso nominal 20 e os valores: + 0,28 e +0,18 so os afastamentos: superior e inferior, respectivamente.

Esses valores possuem o sinal +, para indicar que so positivo e assim o tamanho da pea aumentado. Se a tolerncia for negativa, o tamanho da pea diminudo. O afastamento superior, 0,28mm, a mxima variao no dimetro da pea que se pode encontrar. E o afastamento inferior, 0,18mm, a mnima variao de dimetro da pea. Isso quer dizer que, caso a pea seja medida, o mximo valor que pode ser encontrado para o seu dimetro no deve ser maior que 20,28mm e menor que 20,18mm. 3- Ajustamento das cotas no desenho Ao montar o desenho de peas cujas medidas possuem tolerncias, essas devem ser especificadas. Vejamos o desenho abaixo:

No comprimento da pea, a tolerncia de 0,25mm para mais ou para menos. Isso quer dizer que a pea pode ter um comprimento total mximo de 40,25mm ou mnimo de 39,75mm. J no segmento com 20mm, esta tolerncia no pode exceder a 20,2mm e nem ser menor que 19,9mm. Assim podemos ter no s duas ou quatro combinaes, mas vrias combinaes que obedeam a essa tolerncia. Todas as informaes de tolerncia, representadas no desenho, usada para especificao de montagem de mecanismos, onde comum se ter folga entre peas ou interferncia. O exemplo disso a montagem de um eixo num furo. Eixo A tolerncia no se aplica apenas para peas cilndricas , mas para outros formatos, tais como: retangular, elptica etc.

Furo Quando tratarmos de furo, entenda-se dimenso do alojamento, um orifcio ou abertura com qualquer formato (desde que se tenha controle das suas dimenses e formato), onde ser alojado algo como uma chaveta, barra, pino etc. Se a montagem de um eixo num furo ocorre de forma fcil e suave (sem a exigncia do uso de presso ou fora elevada ou sem a dilatao do furo por meio da elevao de temperatura), se diz que a montagem com folga ou deslizante. Caso seja necessrio uma ou mais aes para o encaixe das peas, se diz que o ajuste com interferncia ou forado.

4- Ajuste com folga e com interferncia O ajuste com folga aquele em que o afastamento superior do eixo menor ou igual ao afastamento inferior do furo.

O ajuste com interferncia aquele em que o afastamento superior do furo menor ou igual ao afastamento superior do eixo.

5- Ajuste incerto Ajuste incerto aquele em que o afastamento superior do eixo maior que o afastamento inferior do furo e o afastamento superior do furo maior do que o afastamento inferior do eixo.

Num desenho com peas a serem montadas, onde no se sabe se o ajuste com folga ou com interferncia, faa a seguinte verificao: - para ser folga a diferena entre a mnima dimenso do furo e a mxima dimenso do eixo deve ser positiva . - para ser considerado interferncia, a diferena entre a mxima dimenso do furo e a mnima do eixo deve ser negativa . Sistema de ajustes e tolerncias Na ABNT ISO 6158 tambm se define as classes e as tolerncias. As classes so as identificaes dos tipos de ajustes (comportamento de um furo no eixo, ambos da mesma dimenso nominal, caracterizado pela folga ou interferncia apresentada) a serem usados, que variam de folga, passando por incerto a interferncia, tanto para furos como para eixos. So representadas por letras e seguidas de nmeros, formando assim um cdigo alfanumrico. As letras representam as classes e os nmeros os intervalos de tolerncia, conforme esquema abaixo:

A tolerncia a diferena entre a maior e a menor dimenso da pea, ou seja, a diferena entre o a afastamento inferior e o superior da dimenso nominal na classe desejada. Os campos de tolerncia so de dois tipos : Para furo - Os campos de tolerncia para furo so representados por letras maisculas: A, B, C, D, E, F, EF, F, FG, G, H, J, JS, K, M, N, P,R, S, T, U, V, X, Y, Z, ZA, ZB, ZC. Para eixo - Os campos de tolerncia para eixo so representados por letras minsculas: a, b, c, d, e, f, ef, f, fg, g, h, j, js, k, m, n, p,r, s, t, u, v, x, y, z, za, zb, zc.

Existe um comportamento inverso dos afastamentos fundamentais para furo e eixo . Os afastamentos fundamentais para eixo so dados: de a at h, com dimenses menores que as nominais, afastamentos fundamentais negativos, indicando folga; de j a zc. (exceto js ) com afastamentos fundamentais positivos, indicando que as dimenses do eixo para a classe de afastamentos so indicadas pela interferncia.

Os afastamentos fundamentais para furos so dados da forma inversa: de A a H o afastamento fundamental positivo, indicando folga; de K at ZC (no vlidos graus de tolerncias menores que IT8 e JS ) o afastamento fundamental negativo, indicando folga.

Tanto para furo como para eixo, as classes JS e js no se aplicam a essas definies porque essas classes se distribuem simetricamente em relao linha zero. Tambm, nos dois casos, o H e h representam o limite para a transio da folga para a interferncia.

Campo de afastamentos fundamentais - O afastamento fundamental aquele que define a posio do campo de tolerncia em relao linha zero. Existem na norma graus de tolerncias padro e afastamentos fundamentais para dimenses de 3mm a 3150 mm. Os graus variam de IT1 a IT18. Esses graus so conhecidos tambm como qualidades de trabalho. Eles se aplicam em faixas para diferentes tipos de trabalhos. So eles: IT1 a IT3 que se destinam normalmente mecnica de grande preciso, como para calibradores. IT4 a IT11 que se destinam s peas exeqveis cotidianamente com mdio grau de aprimoramento no processo. IT12 a IT18 que se destinam s peas de mecnica grosseira, de pouca exigncia de tolerncia.

Ajustes e tolerncia dimensional


Sistema furo base e eixo base
Existem na norma NBR6158 dois tipos de sistemas base para a adoo de qualidade de trabalho: - o sistema furo base - o eixo base. Aplicao A escolha do sistema base depende da aplicao. Quando se deseja unir uma engrenagem a um eixo, essa aplicao pode ser feita de vrias formas, como por exemplo:

chavetado (interferncia entre a chaveta e o eixo e deslizante com a engrenagem); rvore estriada (deslizante); interferncia (prensado).

Para escolher a qual dos trs modelos se aplica situao, necessrio estudar a forma de ajuste antes de executar a ao. Pode-se escolher o sistema base de acordo com a utilizao da pea, importncia, funcionalidade e custo de cada uma. Aps escolher o tipo de ajuste, interferncia ou folga, e o sistema base, consulte as tabelas da Norma para encontrar a relao entre ajustes que forneam as caractersticas desejadas. Sistema furo base No sistema furo base, o afastamento inferior zero, ou seja, a menor dimenso a sua prpria dimenso nominal. Esse sistema comumente usado devido existncia de ferramentas padronizadas para se executar o furo com a tolerncia desejada. Alm do que, mais fcil ajustar um eixo para caber num furo do que ajustar um furo para caber num eixo. A norma recomenda para escolha de um ajuste para furos as classes: A11, B11, C11, D10, E9, F8, G7, H7, H8, H9, H11 , JS7, K7, N7, P7, R7, S7. Mas para o sistema base, apenas as classes em negrito so as mais usadas por terem afastamento inferior nulo.

Sistema eixo base No eixo base o afastamento superior zero, assim a sua maior dimenso a nominal e a menor dimenso obtida atravs da subtrao do afastamento inferior da dimenso nominal. O eixo base o oposto do furo base. Na escolha das classes, a norma recomendada : a11, b11, c11, d10, e9, f8, g7, h6, h7, h8, h9, h11 , js7, k7, n7, p7,r7, s7. Mas para o sistema base apenas as classes em negrito so mais usadas por terem afastamento superior nulo.

Tolerncias Geomtricas
Introduo
De acordo com NBR 2768-2, todos os elementos de partes componentes tm tolerncias dimensionais e tolerncias geomtricas. O funcionamento de uma pea necessita que o desvio da dimenso e os desvios das caractersticas geomtricas sejam limitados, uma vez que, quando excedidos, podem dificultar o seu funcionamento. Dessa forma estudaremos as caractersticas geomtricas abaixo: 1. Tolerncia de Forma 2. Tolerncia de Orientao 3. Tolerncia de Posio 4. Tolerncia de Batimento

1 - Tolerncia de Forma
Para garantir a montagem de peas no necessrio apenas que as dimenses estejam dentro da tolerncia. necessrio que as formas tambm estejam garantidas com intervalos de tolerncias.

Aps a pea ser fabricada, observa-se que o eixo se encontra dentro das tolerncias para o dimetro; no entanto, no possui perpendicularismo entre as arestas das projees das faces cilndricas com as faces planas da barra. Dessa maneira, verificamos que deveria ter sido garantido a forma da pea para a execuo correta do eixo. Conhea alguns dos tipos de tolerncia de forma, a fim de garantir a montagem correta de peas: Planeza a condio pela qual toda superfcie deve estar limitada pela zona de tolerncia t, compreendida entre dois planos paralelos, distantes de t.

Cilindricidade A tolerncia de forma de cilindricidade o intervalo entre duas superfcies cilndricas ideais e concntricas, na qual se encontra a superfcie do cilindro a ser fabricado.

Retilineidade A tolerncia de forma de Retilineidade mede o quo afastado est de uma linha reta ideal imaginria, por exemplo, a linha longitudinal central de um eixo. Nos desenhos tcnicos, a tolerncia de retilineidade de linha indicada pelo smbolo:

Em peas cilndricas o smbolo de dimetro () antecede o valor numrico da Tolerncia. Circularidade A tolerncia de forma de circularidade avalia o intervalo entre dois crculos ideais, nos quais a circunferncia executada da pea se encontra.

Contorno qualquer A tolerncia de um contorno qualquer ou um perfil determinada por duas linhas envolvendo uma circunferncia de dimetro cujo centro se desloca por uma linha que tem o perfil geomtrico desejado.

2 - Tolerncia de Orientao
As tolerncias de orientao esto resumidas na tabela abaixo. Posicione o mouse sobre os tens da tabela e saiba mais sobre cada tipo de tolerncia.

Paralelismo O paralelismo mede as variaes de uma reta, que pode ser o eixo longitudinal de uma pea em relao a uma reta ideal tomada como referncia.

Perpendicularidade A perpendicularidade quando dois eixos esto afastados num ngulo de 90.

Inclinao A inclinao avalia o quanto afastado do desejado a inclinao real se encontra.

3 - Tolerncia de Posio
Para que uma pea conjugada possa ser montada sem necessidade de ajustes necessrio determinar a tolerncia de posio. Para isso contamos com alguns elementos associados, posicione o mouse sobre os textos da tabela abaixo e saiba mais sobre cada um deles.

Localizao Essencial para o funcionamento de mecanismos com partes mveis ou ajustveis, mutvel na maioria dos casos. Como por exemplo, coluna guia de um molde de injeo de peas plsticas, que dever ter a sua posio deslocada em relao s outras colunas, a fim de garantir a correta montagem do molde. Normalmente representado conforme figura abaixo, seguido da tolerncia da localizao do elemento cotado, sua representao.

Concentricidade ou Coaxialidade A concentricidade ou coaxialidade utilizada para casos onde uma mesma pea, com partes geometricamente diferentes, tenha os centrides das suas sees transversais coincidentes.

Simetria Simetria a tolerncia em relao ao plano longitudinal de simetria da pea. Essa tolerncia , na verdade, uma regio limitada por dois planos paralelos, que contenham a superfcie indicada. Dessa forma, cada superfcie plana do eixo deve estar compreendida nesta regio para estar dentro da tolerncia.

4 - Tolerncia de Batimento
O batimento representa qualquer perturbao nas dimenses de uma pea quando ela rotacionada numa volta inteira (360). Pode apresentar dois tipos de distoro: axial e radial. O batimento axial a distoro de superfcies perpendiculares ao eixo longitudinal da pea, quando ela rotacionada em torno desse eixo.

No batimento radial , a tolerncia delimitada por um plano perpendicular ao eixo de giro que define dois crculos concntricos de raios diferentes. A diferena t dos raios corresponde tolerncia radial.

Вам также может понравиться