Вы находитесь на странице: 1из 9

Exerccios de Reviso - Sujeito e Predicado

Classifique o sujeito das oraes abaixo (simples, composto ):

a) Os professores e alunos participaro das palestras. _________________________________________________________________

b) Eles esto preocupados com as provas. _________________________________________________________________

c)Estou magoada com a minha irm. _________________________________________________________________

d)Durante o ms, meus pais viajaro. _________________________________________________________________

Observe as oraes abaixo e assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

1. Todos os domingos, eu e minha famlia vamos missa. 2. Entregaremos os trabalhos na data marcada. 3. Todos os livros da biblioteca passaro por uma reforma.

( ) Na orao 3, o predicado passaro por uma reforma. ( ) Na orao 1, o sujeito composto pois apresenta 2 ncleos. ( ) Na orao 2, o sujeito desinencial. ( ) Na orao 2, o sujeito os trabalhos. ( ) Na orao 3, o sujeito composto e os ncleos so: livros e biblioteca. ( ) Na orao 1, o predicado eu e minha famlia.

Leia a tirinha abaixo e responda o que se pede:

A)

No 2 quadrinho h 3 oraes

Peixes comem insetos pssaros.

Pssaros comem peixes

Gatos comem

a)

Identifique o sujeito das 3 oraes.

__________________________________________________________________

b) Os trs sujeitos recebem a mesma classificao. Como se classificam os sujeitos acima? Justifique. __________________________________________________________________

B) :

Na fala da ltima tirinha: No quero saber essas coisas, o sujeito da orao

( ) simples

( ) composto

( ) oculto

Justifique. _______________________________________________________________

Exerccios de Reviso - Regionalizao

Assinale a alternativa que corresponde categoria que possibilita o melhor

levantamento de elementos determinantes na regionalizao do mundo por pases tropicais e subtropicais, por exemplo: a) Econmica. b) Geopoltica. c) Cultural. d) Climtica. e) Social.
A regionalizao por continentes se torna invivel na geografia humana

porque: a) os continentes esto em constante movimento e por isso em processo de

mudana. b) a Eursia est mal dividida porque deveria ser apenas um continente. c) esse tipo de diviso no uma regionalizao. d) analisa o mundo apenas com base nos aspectos fsicos e a geografia moderna explica o espao geogrfico como resultado da ao humana. e) os continentes so pores de terra gigantescas e por isso necessrio uma regionalizao em espaos menores para o melhor entendimento do lugar.
O mapa a seguir apresenta um mundo regionalizado por:

a) Continentes b) Blocos econmicos. d) Acesso Internet. c) Disponibilidade de gua potvel. e) Desenvolvidos e subdesenvolvidos.

A regionalizao do planeta em categorias de Velho, Novo e Novssimo

Mundo geograficamente baseada em qual aspecto?

a) Regionalizao continental. b) Regionalizao fsica. c) baseada em fatos que ocorreram no passado e, portanto, no consiste em uma forma de regionalizao de fato. d) Regionalizao cultural. e) dinmica, ou seja, muda ao longo do curso da histria.
No perodo da Guerra Fria, proliferaram diversos regimes de governo

socialistas. Embora pudssemos observar polticas amplamente diversificadas, qual dos elementos a seguir melhor corresponde a uma caracterstica fundamental do sistema econmico socialista? a) Venda da fora de trabalho em troca de salrio. b) Existncia de grupos privados de proprietrios dos meios de produo. c) Produo de mercadorias visa primordialmente obteno de lucro. d) Existncia da livre concorrncia entre as empresas privadas. e) Inexistncia da propriedade privada dos meios de produo.
Analise, a seguir, a afirmativa que melhor corresponde ao significado do

termo Guerra Fria: a) Guerra marcada pelo grave conflito nuclear ocorrido na dcada de 1960 entre Estados Unidos e Unio Sovitica. b) Conflito armado ps-Segunda Guerra Mundial entre as naes europias divididas entre socialistas e capitalistas. c) Embate militar que resultou na regionalizao do mundo entre pases do Norte e do Sul. d) Constante situao de ameaa de guerra (possivelmente nuclear) entre Estados Unidos e Unio Sovitica. e) Instabilidade poltica entre as naes perdedoras da Segunda Guerra Mundial: Alemanha, Japo e Itlia.
Na dcada de 1950, o demgrafo francs Alfred Sauvy utilizou pela

primeira vez o termo Terceiro Mundo. Utilizou essa expresso para designar pases que apresentavam atraso social, econmico, cientfico e tecnolgico. Por que a regionalizao em trs mundos estava fortemente associada existncia da ordem bipolar? a) Porque os pases de Primeiro Mundo eram as naes que simbolizavam a ordem bipolar: Estados Unidos e Unio Sovitica. b) Porque os pases de Terceiro Mundo consistiam em reas de interesse tanto de Estados Unidos quanto da Unio Sovitica inclusive sendo alvos de diversos conflitos armados, como foi o caso da Guerra do Vietn. c) Pois os Estados Unidos criaram uma grande zona de influncia no Primeiro e Segundo Mundo. Portanto, coube Unio Sovitica organizar a existncia de outro

"mundo", denominado de Terceiro Mundo. d) Porque cada mundo era um dos polos: o Primeiro Mundo era uma rea de influncia da Unio Sovitica e o Segundo Mundo uma rea de influncia dos Estados Unidos. Aqueles que no eram alinhados a esses pases ficaram conhecidos como Terceiro Mundo e eram constantemente disputados por aquelas duas naes. e) Uma vez que a ordem bipolar significava dois polos - simbolizados pela Europa e pelos Estados Unidos -, coube Unio Sovitica a organizao das potncias ideologicamente alinhadas ao socialismo. Essas naes ficaram posteriormente conhecidas como pases de Terceiro Mundo.

A diviso regional do mundo em Norte e Sul corresponde a:

a) Uma diviso do mundo baseada em critrios dos limites dos continentes. b) Uma diviso pela Linha do Equador. c) Uma classificao dos pases quanto ao seu grau de desenvolvimento. d) Uma diviso baseada apenas em critrios geogrficos: Norte e Sul. e) Um erro geogrfico, pois os conceitos de Norte e Sul so relativos na visualizao de um mapa.
Ao regionalizarmos os pases quanto ao seu grau de desenvolvimento

socioeconmico, nota-se, particularmente, uma categoria de pases denominados "emergentes". Quais seriam, portanto, as principais caractersticas desses pases? a) Apresentarem um predomnio das atividades agrcolas sobre as industriais. b) Corresponderem a pases asiticos, apenas. c) Estarem situados no Hemisfrio Sul.

d) Apresentarem um predomnio das importaes sobre as exportaes. e) Terem intensificado seus investimentos em tecnologia e nas atividades industriais.
A discusso quanto ao uso de determinados termos que categorizam pases

em funo de suas condies socioeconmicas ocorre h muito tempo e sempre foi muito polmica. Por que no podemos considerar, por exemplo, o subdesenvolvimento apenas como resultante da explorao dos pases desenvolvidos? a) Apenas no sculo XXI podemos observar a degradao das condies de vida das naes subdesenvolvidas. Assim sendo, isso um fenmeno recente. b) Porque fatores internos como corrupo e problemas de distribuio de renda interferem significativamente no processo de desenvolvimento das naes. c) Porque a ocorrncia de guerras fundamental para deteriorar os ndices de desenvolvimento de uma nao. d) Porque os fatores fsicos so os que mais determinam o futuro do desenvolvimento de uma nao. e) Porque todos os pases subdesenvolvidos, exceto os africanos, conseguiram se recuperar por conta prpria, portanto j podem ser considerados desenvolvidos.

Вам также может понравиться