Вы находитесь на странице: 1из 6

LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE LETRAS DE HOJE

Avanos das neurocincias para a alfabetizao e a leitura


Neuroscience discoveries for emergent literacy and reading

Leonor Scliar-Cabral
Universidade Federal de Santa Catarina Florianpolis Santa Catarina Brasil

Resumo: Examino como a neurocincia contribui para o entendimento dos processos envolvidos na alfabetizao e leitura e da reciclagem dos neurnios na regio occipitotemporal ventral esquerda para o reconhecimento dos traos invariantes que diferenciam as letras entre si, e para o das letras e dos grafemas associados aos fonemas, com a funo de distinguir significados. Dessa regio h projees para as reas que processam a linguagem verbal e o significado: tais processamentos se do em paralelo, com entradas e sadas simultneas da informao. As recentes descobertas indicam os melhores mtodos para a alfabetizao e para o desenvolvimento das competncias em leitura e escrita, pois os neurnios humanos so dotados de plasticidade para a aprendizagem de novos reconhecimentos. Cabe assinalar a reciclagem mais complexa nessa aprendizagem: ultrapassar o processamento simtrico dos sinais luminosos, para o qual os neurnios da viso so originariamente programados.
Palavras-chave: Neurocincias; Alfabetizao; Leitura; Reciclagem; Invarincia

Abstract: I examine how neuroscience contributes to the understanding of the processes involved in emergent literacy and reading and to the understandind of recycling of neurons in the left ventral occipitotemporal region for the recognition of invariant features that distinguish the letters between them, and for the recognition of letters and graphemes associated with phonemes with the function of distinguishing meanings. In this region there are projections for areas that process verbal language and meaning: such processes occur in parallel, with simultaneous inputs and outputs information. Recent findings suggest the best methods for emergent literacy and the development of skills in reading and writing, allowed because human neurons are endowed with plasticity for learning new recognitions. It should be noted the more complex learning: overcoming the symmetrical processing of light signals to which neurons of vision are originally programmed.
Keywords: Neuroscience; Emergent literacy; Reading; Recycling; Invariance

1 Fundamento epistemolgico

O fundamento epistemolgico deste captulo reside em reconhecer a base biopsicolgica da cultura e, portanto, da linguagem (DAQUILI, 1972). Em decorrncia, apesar da tradio contrria no mundo ocidental, no se podem dissociar as cincias humanas das biolgicas para explicar a aprendizagem e o funcionamento da leitura. Segundo (CHANGEUX, 2012, p. 9):
Sem dvida, em virtude do dualismo platnico, a tradio ocidental estabeleceu uma separao que eu no hesitaria de qualificar como trgica entre as cincias do homem e as cincias biolgicas, a tal ponto que por muito tempo houve um acordo em opor o biolgico ao cultural, a natureza cultura, os genes aprendizagem. Um dos pontos fortes das neurocincias
Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277-282, jul./set. 2013

contemporneas a obra de Stanislas Dehaene o revela otimamente o de haver demonstrado que, no homem, o cultural no pode ser pensado sem o biolgico e que o cerebral no existe sem uma impregnao poderosa do ambiente.

Com efeito, somente se poder responder a pergunta de por que a espcie humana a nica capaz de produzir cultura (CASSIRER, 1944), se desvendarmos as diferenas entre como est estruturado, amadurece e funciona o crebro humano e como o est nas demais espcies. As principais diferenas, resumidamente, so: 1. plasticidade dos neurnios humanos para se reciclarem para novas aprendizagens inclusive as que vo de encontro programao psicobiolgica (SCLIAR-CABRAL, 2010);
Os contedos deste peridico de acesso aberto esto licenciados sob os termos da Licena Creative Commons Atribuio-UsoNoComercial-ObrasDerivadasProibidas 3.0 Unported.

278 2. dominncia e especializao das vrias reas secundrias e tercirias, no caso da linguagem verbal, localizadas no hemisfrio esquerdo e integrao nas reas tercirias; 3. processamento dos sinais recebidos nas reas primrias, at transform-los em formas invariantes1 mais abstratas emparelhando-as para reconhecimento com as registradas nas reas secundrias; 4. interconexo entre as vrias reas mesmo distantes, inclusive as que processam a significao, sob o comando das reas tercirias; 5. arquitetura neuronal capaz de processar formas sucessivamente mais abstratas e complexas: a funo semitica2; 6. mecanismos de feedback simultneos para autocorreo; 7. memria permanente para reconstituio dos esquemas e padres aprendidos, o que garante o acionamento do conhecimento prvio. Com efeito, enquanto nas demais espcies, a resposta aos sinais apresenta contiguidade espao-temporal, no ser humano, h uma ruptura espao-temporal, mediada por signos, que se articulam arquitetonicamente em nveis cada vez mais complexos. Bilhes de neurnios armazenam e processam dados em memrias especializadas, interconectadas e continuamente reconstitudas, capazes de aprender as novas invenes produzidas pela cultura.
2 Reconhecimento das invarincias

Scliar-Cabral, L.

(2005); segunda, porque, e essa especificamente humana, s essa explica a capacidade dos neurnios da regio occipitotemporal ventral esquerda em reconhecer os traos invariantes que compem as letras: na espcie humana, os respectivos axnios (prolongamentos dos neurnios para levarem a informao a outros neurnios atravs do mecanismo denominado de sinapse) esto ligados a todas as regies que processam a linguagem verbal e simultaneamente regio que processa o significado. Dentre as vrias indagaes que tais colocaes suscitam, uma das mais instigantes decorre do fato de as mudanas que se operam nos circuitos neurais no serem de natureza filogentica e sim, epigentica, isto , decorrem da reciclagem neuronal em consequncia da aprendizagem, conforme se pode concluir do trabalho de Morais et al. (2010), a partir de evidncias empricas. No que diz respeito leitura, no h um perodo critico para que tal aprendizagem deixe de ser possvel. Novamente, uma distino importante decorre do fato de que h mudanas importantes, mas no genticas, pois estas demandam um longo tempo para ocorrerem. Outra questo, tambm, a ser debatida a de se, havendo uma especializao para o reconhecimento de traos pertencentes a sistemas culturais, processados por neurnios contiguos aos que processam o reconhecimento dos sinais provindos da natureza, com o mesmo canal de entrada, haja um declnio na capacidade destes ltimos.
3 Declnio das capacidades inatas

Os neurnios da regio occipitotemporal ventral esquerda reconhecem os traos invariantes que compem as letras, cujos valores so os mesmos, independentesde seu tamanho, da caixa (MAISCULA ou minscula), da fonte e estilo (imprensa, manuscrita, itlico, negrito ou sublinhado, etc.), ou da posio que ocupam na palavra (DEHAENE, 2012, p. 33-34). O reconhecimento das invarincias possvel e necessrio por duas razes, fundamentalmente: primeira, porque, como mecanismo adaptativo, o sistema visual dos primatas deve reconhecer as formas bsicas do que se encontra na natureza, independentemente das variantes que o olhar capta, conforme a distncia, o ngulo de viso, a incidncia da luz e sombra e a parte em relao ao todo, etc., conforme Grainger, Rey, e Dufau (2008) e Spratting
1

Invarincia classe que abrange todas as realizaes ou fenmenos de um mesmo elemento, como, por exemplo, a letra a que, manuscrita, se realiza de n formas, dependendo da caligrafia de quem escreve, ou o conceito de cadeira, que abrange todas as cadeiras que existiram, existem ou existiro, ou suas diferentes representaes. 2 Funo semitica ou semiolgica funo que opera com signos. Distingue-se das operaes em nvel do sinal, onde ocorre uma resposta contgua ao estmulo.

Este fenmeno j foi constatado empiricamente, conforme Gould ; Marler (1987), os dados de experimentos comprovam como a criana, guiada inatamente, perde a sensibilidade para certos traos fonticos, realinha categorias e estreita ou amplia seu mbito, como afirma Jusczyk (1997, p. 73-74), confirmando a proposta de Aslin e Pisoni (1980) sobre o papel da experincia no desenvolvimento das capacidades perceptuais da fala para que as clulas do crtex afinem com tais categorias. A noo bsica que sustenta a aprendizagem inatamente guiada a de que os organismos so prprogramados para aprender aspectos especficos e a aprend-los de um modo especfico. No caso da percepo da fala, as capacidades perceptuais iniciais do infante permitem capturar a informao necessria para o desenvolvimento subsequente destas capacidades, a fim de codific-la na memria, segundo Jusczyk (1997, p. 76). Em consequncia, a sensibilidade para oposies inexistentes numa dada variedade sociolingustica comea a declinar e no apenas para tais oposies, mas tambm para as estruturas fonotticas e os padres entoacionais e rtmicos. Estes aspectos do conhecimento internalizado

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277-282, jul./set. 2013

Avanos das neurocincias para a alfabetizao e a leitura

279
4 Limites biopsicolgicos para o processamento da leitura

pela criana sero cruciais para o reconhecimento e desmembramento dos itens lexicais na cadeia da fala e seu posterior armazenamento na memria lexical. Tal fenmeno pode ser explicado pela diferena assinalada por Mandler (1999: 303) entre percepo categorial, que agrupa os estmulos ao longo de uma dimenso perceptual, em funo da sensibilidade diferencial no sistema perceptual, enquanto a categorizao perceptual abstrai os principais componentes, formando esquemas perceptuais ou prottipos, depois de ter internalizado os padres nos quais se distribuem os parmetros fonticos pertinentes a uma dada variedade lingustica. No quer dizer, contudo, que os neurnios da audio tenham perdido a capacidade para reconhecer os parmetros acsticos de outros sistemas como o musical, at mesmo os produzidos pelo aparelho fonador, quando uma pessoa est cantando, ou outros parmetros dos rudos, para que o organismo d respostas imediatas a estes ltimos estmulos. O que certamente ocorre , que, adquirida uma dada lngua, o esforo recrutado para automatizar a categorizao perceptual dos traos fonticos, por um lado, e os esquemas fono-articulatrios, por outro, tal que, uma vez estabilizada, no havendo experincia com outras lnguas, no perodo denominado crtico para a aquisio, novas categorizaes ficam inibidas. Observe-se, porm, que, para a categorizao perceptual, a experincia ou input3 so absolutamente necessrios. Como se pode inferir, antigos debates, mas tambm novos vm tona, em torno da questo central da psicolingustica, as relaes entre pensamento e linguagem: a aquisio de uma dada lngua modela a categorizao da experincia (relativismo lingustico forte da tese Whorf-Sapir4)? Tal categorizao faz com que percamos a sensibilidade para discriminar certos sinais da natureza, capacidade filogentica mais antiga, necessria sobrevivncia? O que certo que na percepo (intake) das unidades lingusticas, sejam elas orais ou escritas, no existe uma contiguidade espao-temporal entre estmulo e resposta, conforme j comentamos: toda uma arquitetura neuronal acionada, envolvendo processos bottom-up5 e top-down6 em paralelo, nos quais, no s o conhecimento prvio armazenado nas memrias lingusticas de longo prazo, mas tambm a ateno consciente desempenham um papel crucial para o noticing7, (SCHMIDT, 2001). Em acrscimo, alm do declnio em certas capacidades de discriminar sinais, observa-se o conflito entre o reconhecimento de traos categoriais novos e o de traos mais antigos ainda necessrios aos mecanismos adaptativos.

Nossos olhos no abarcam uma linha inteira, em virtude das limitaes da retina. preciso explicar que as regies do crebro que recebem a informao se dividem em dois grandes blocos, as reas primrias, formadas por censores sensoriais e somestsicos8 e as reas secundrias ou tercirias, especializadas para processamentos refinados que dependem da reciclagem neuronal, atravs da experincia, conforme j mencionado. Com a viso no diferente: a rea primria para processar os sinais luminosos situa-se na parte posterior e central da regio occipital de ambos os hemisfrios: os censores decompem os sinais luminosos em mirades de pontos, metaforicamente, denominados pxeis e, s depois da recomposio em formas invariantes que possam emparelhar com as dos respectivos neurnios, so enviadas para as reas especializadas, a regio occipitotemporal ventral esquerda, j comprovada pelas pesquisas em neurocincias, o que coloca uma p de cal nos mtodos globais ou similares de alfabetizao. Com efeito, o reconhecimento global ou por configurao efetuado pela regio homolateral direita. No entanto, o mtodo global ainda continua a ter muitos adeptos no Brasil, os quais, por desconhecerem os fundamentos dos mtodos fnicos, ciriticam-nos acerbamente. Desde 1927, quando foi implantado oficialmente em Minas Gerais, durante a Reforma Francisco Campos, o mtodo global gozou de grande aceitao: O Livro de Lili, de Anita Fonseca, cuja primeira edio data de 1930, chegou a alcanar 83 edies. Entre as grandes propagadoras do mtodo global, cita-se Lcia Casassanta, que formou dezenas de professores na Escola de Aperfeioamento de Minas Gerais. Infere-se, igualmente, que fixar a configurao do prprio nome manuscrito no significa que o indivduo
3

4 5

7 8

Input Sinais brutos recebidos pelos canais sensoriais que so triados nas reas primrias e transformados em intake, dependente da informao prvia para recort-lo em invarincias. Para uma leitura mais aprofundada, consultem-se Whorf (1956) e Pinxten (1976). Processos bottom-up Processos que comeam quando os canais sensoriais recebem os sinais e consecutivamente os vo transformando em formas mais abstratas e complexas, at que cheguem cognio. Exemplo: letras impressas, que chegam como manchas aos cones da fvea. Processos top-down Processos que iniciam nacognio e descem at as reas secundrias para possibilitarem o reconhecimento. Exemplo: esquemas ou marcos, puxados da memria cognitiva que permanecem ativados na memria de trabalho para permitirem a construo do sentido das palavras. Noticing Somente o que conscientemente registrado pelo aprendiz aprendido. Somestesia: a capacidade que homens e animais tm de receber informaes sobre as diferentes partes do seu corpo. Conjunto de sensaes corporais como tato, dor etc; conscincia corporal.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277-282, jul./set. 2013

280 esteja alfabetizado, pois tal processo efetuado no hemisfrio direito, o que ocorre, tambm, quando a criana comea a identificar logotipos como o de CocaCola: nenhuma das letras que o integram ser reconhecida pela criana, se constar em qualquer palavra impressa com as fontes usuais, inclusive a palavra Coca-Cola, tal como a lemos aqui.

Scliar-Cabral, L.

5 Conflito entre a programao biolgica e as invenes culturais

A programao biolgica, pois, muitas vezes entra em conflito com os traos que precisam ser reconhecidos em determinados sistemas, como o caso dos sistemas de escrita. Com efeito, para o reconhecimento dos demais sinais luminosos, o sistema visual, como mecanismo de sobrevivncia, obedece a uma programao gentica antiga que simetriza a informao. No entanto, para o reconhecimento dos traos que constituem as letras, como os do sistema alfabtico, por exemplo, fundamental distinguir a diferena entre a direo dos traos para a esquerda ou para a direita, para cima ou para baixo. Tal conflito resulta na grande dificuldade de tal aprendizagem, o que leva as crianas a persistirem por maior ou menor tempo na leitura e escrita espelhada. Comearemos explicando como o crebro simetriza a informao visual, de acordo com a programao gentica. A discriminao das diferenas entre o eixo vertical e o horizontal uma operao que, ao longo da evoluo, se tornou essencial sobrevivncia da espcie, ao contrrio da diferenciao entre esquerda e direita: reconhecer se a face de uma fera estava voltada para a esquerda ou para a direita s poderia retardar a resposta imediata necessria para a defesa diante de um ataque iminente. Em decorrncia de tal presso, a distino simetrizada como a representao do mesmo objeto, ou seja, as imagens em espelho convergem para uma s

representao, uma vez que os estmulos apresentados ao campo visual direito ou esquerdo dirigem-se ao hemisfrio oposto, sendo as respectivas representaes em espelho interligadas ponto a ponto, via corpo caloso. Nossa memria despreza, pois, a diferena entre esquerda e direita, como pode ser comprovado por voc mesmo se tentar responder as perguntas colocadas por Dehaene (2012) no captulo 7, Leitura e Simetria: Voc sabe para qual lado olha D. Pedro I nas moedas de dez centavos? Em que direo a Gioconda vira as espduas e qual mo pousa sobre a outra? O Pensador de Rodin pe seu cotovelo direito sobre seu joelho esquerdo, ou o inverso? No entanto, para o reconhecimento das letras que constituem os grafemas, essencial distinguir a diferena entre esquerda e direta na direo dos traos, particularmente quando tal diferena espelhada. Trata-se de uma aprendizagem que vai de encontro programao gentica para desprez-la, o que se constitui em uma das grandes dificuldades na alfabetizao e explica por que as crianas persistem por maior ou menor tempo na leitura espelhada. Pergunta-se: Por que os sistemas de escrita utilizaram traos que vo de encontro programao psicobiolgica para processar o sinal luminoso? A resposta est no fato de se buscarem sistemas que contenham o mnimo de traos possvel para grarantir uma automatizao rpida e eficaz. Esta busca que explica a evoluo dos sistemas de escrita, desde os pictogrficos e ideogrficos at os fonogrficos, culminando com o sistema alfabtico, o mais econmico entre todos. O nmero de traos do paradigma no pode, contudo, ser to pequeno que implique sua impraticabilidade pela memria de trabalho, como ocorre com os sistemas digitais, que so binrios (a reduo mxima em um paradigma) e podem ser processados pela mquina, mas no pela percepo humana. Conflito semelhante existe, no processo da alfabetizao, entre a percepo da cadeia da fala como um contnuo e a necessidade de segment-la em unidades contrastivas que correspondam realizao dos fonemas para relacion-los aos grafemas que os representam. Na fala, no h contrastes entre as pistas acsticas das unidades contguas. Para que se compreenda melhor a verdadeira desconstruo pela qual devem passar os neurnios da viso, situados na regio occipitotemporal ventral esquerda, para aprenderem a reconhecer os traos invariantes que diferenciam as letras entre si, analisaremos exaustivamente quais deles e como so articulados na composio das letras do alfabeto latino. Cabe esclarecer, no entanto, que os traos que constituem as letras no tm como os traos fonticos a funo de distinguir significados.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277-282, jul./set. 2013

Avanos das neurocincias para a alfabetizao e a leitura

281 posio da reta: vertical, horizontal ou inclinada. Por exemplo, na letra E, observamos uma reta vertical e trs horizontais, enquanto na letra V, observamos duas retas inclinadas; tamanho da reta. Voc pode notar que os traos horizontais so sempre menores que os verticais (sempre do mesmo tamanho, numa mesma fonte). Compare, por exemplo, esses tamanhos nas letras E, F, H, L, T. relaes entre os traos numa mesma letra. As relaes podem ser entre retas (em qualquer das posies), entre curvas ou mistas, variando o local onde os traos menores se colocam em relao ao eixo principal e quantos so. Assim, a nica diferena entre E e F est no fato de E ter um trao horizontal a mais na base, e de ambos se diferenciarem de L porque esse s possui um trao horizontal na base. J na letra T, o trao vertical tange bem ao meio o trao horizontal que est no topo, enquanto no H, o trao horizontal que liga no meio duas retas paralelas. Observe, pois, que essas cinco letras maisculas articulam exatamente os mesmos traos, diferenciando-se apenas pelas relaes que estabelecem entre si: L T F E H. Encontramos um exemplo de relao entre curvas na letra maiscula S e minscula s, mas, como se pode observar, essa letra, alm das grandes dificuldades do grafema por apresentar valores fonolgicos diferentes, conforme o contexto grfico, possui uma dificuldade ainda maior, pelo fato do duplo espelhamento da curva c de cima para baixo e da esquerda para a direita. Voltaremos a tratar desse impasse. O que ocorre mais so as relaes mistas. Uma pequena curva articulada com o trao vertical (na verdade, seu prolongamento), ou o inverso, aparece em letras maisculas e minsculas, como J, a, f, g, h, j, m, n, r, t, u. Uma articulao mais complexa ocorre no estilo Times New Roman, usado para g minsculo. Uma outra articulao mista ocorre entre a curva c e a reta, acrescida de uma das dificuldades maiores no reconhecimento das letras que a direo para a direita ou para esquerda, e para cima ou para baixo (espelhamento) conforme as letras: B, D, P, R, nas maisculas, e b, d, p, q, nas minsculas, direo para a direita ou para esquerda, e para cima ou para baixo (espelhamento): deixamos para o final o que constitui a maior dificuldade para o reconhecimento das letras, ou seja, a diferena entre a direo do trao para a esquerda ou para a direita e, em menor escala, a diferena entre a direo do trao de cima para baixo ou o inverso: o espelhamento. Como j afirmado vrias vezes, a percepo dessa diferena vai de encontro programao natural dos neurnios para buscar a

6 Traos que distinguem as letras do alfabeto latino AB C D E FG H I J K LM N O PQ R STUVWXYZ abcdefghijklmnopqrstuvwxyz

A utilizao de poucos traos articulados para formar uma letra (SCLIAR-CABRAL, 2009), diferenciando-a das demais, se insere nos princpios que governam o processamento da escrita, que passo a expor: quanto mais baixo o nvel de processamento, tanto mais dever ser automatizado durante a aprendizagem e, portanto, menor o nmero de traos que compem o paradigma (lista dos traos que so utilizados) e de cada feixe (no caso, uma dada letra), para no sobrecarregar a memria. Os traos mais elementares que constituem as letras so as retas e as curvas, cujo reconhecimento, em suas formas invariantes, no privilgio da espcie humana. Porm, o que caracteriza a utilizao dessas formas invariantes na estruturao de um sistema alfabtico o desdobramento em pequenas diferenas, o modo como se articulam e o acrscimo de outros traos diferenciais, que so: a relao com uma linha real ou imaginria (somente nas minsculas), a direo para cima ou para baixo, e para a direita ou para a esquerda (esse ltimo, o mais complexo dos traos que diferenciam as letras entre si, pois vai de encontro programao natural dos neurnios para buscar a simetria na informao visual, conforme j examinado). Em cada nvel, as unidades do nvel anterior vo sendo estruturadas numa ordem de complexidade e quantidade crescente: a primeira ordem a dos traos articulados simultaneamente e no em cadeia, para formar cada letra, cuja funo a de realizar um grafema; a segunda ordem a do grafema, associado ao fonema que representa e constitudo de uma ou duas letras, cuja funo distinguir a significao bsica das unidades puramente gramaticais ou que se referem significao externa; a terceira ordem, a dos morfemas, a das unidades cuja funo referenciar a significao puramente gramatical ou externa; a quarta ordem a das frases, com funo nominal, verbal ou preposicional; a quinta ordem a das oraes, cuja funo proposicionar; a sexta ordem a dos perodos, cuja funo articular as proposies e a stima ou ltima ordem a do texto, cuja funo articular as ideias, de modo coerente, em torno de uma unidade temtica. No momento estamos tratando da primeira ordem, a dos traos que se articulam para formar as letras. Algumas letras so formadas por um s trao, como em I, C, O maisculos, e l, c, o minsculos. J mencionamos que os traos mais elementares que constituem as letras so as retas e as curvas, que se desdobram em pequenas diferenas que so:

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277-282, jul./set. 2013

282 simetria na informao visual, da a grande dificuldade de aprendizagem. Essa diferena a nica que existe entre os seguintes pares: b/d, p/q (diferena para a direita ou para a esquerda) e entre M/W, n/u, b/p, d/q (diferena de cima para baixo ou o inverso) e, em menor grau, entre A/V, S/Z, a/e, s/z e f/j.
Comentrios finais

Scliar-Cabral, L.

CASSIRER, E. An essay on man An introduction to a philosophy of human culture. New Haven, CT: Yale University Press, 1944. CHANGEUX, J.-P. Prefcio. In: DEHAENE, Stanislas. Os neurnios da leitura. Trad. de SCLIAR-CABRAL, Leonor. Porto Alegre: Penso, 2012. p. 9-14. DAQUILI, E. G. The biopsychological determinants of culture. An Addison-Wesley Module in Anthropology. Reading, Mass. Addison-Wesley Publishing Co. 1972. v. 13. DEHAENE, S. Os neurnios da leitura. Trad. de Leonor ScliarCabral. Porto Alegre: Penso, 2012. GRAINGER, J.; REY, A.; DUFAU, S. Letter perception: from pixels to pandemonium. Trends in Cognitive Sciences, v. 12, n. 10, p. 381-387, Oct. 2008. JUSCZYK, P. W. The discovery of spoken language. Cambridge, Mass.: The M.I.T. Press, 1997. GOULD, J. L.; MARLER, P. Learning by instinct. Scientific American, January 1987. Reimpresso em WANG, S.-Y. (Org.). The emergence of language: development and evolution. New York: Freeman, 1991, p. 88-103. MANDLER, J. M. Seeing is not the same as thinking: Commentary on Making sense of infant categorization. Developmental Review, v. 19, p. 297-306, 1999. MORAIS, J.; PERIOT, A.; LIDJI, P.; KOLINSKY, R. International Journal of Arts and Technology, v. 3, n. 2/3, 2010. PINXTEN, R. Universalism versus relativism in language and thought: Proceedings of a colloquium on the Sapir-Whorf hypotheses. The Hague: Mouton, 1976. SCHMIDT, R. Attention. In: ROBINSON, P. J. (Ed.). Cognition and second language instruction. Cambridge, UK: Cambridge, 2001. p. 3-32. SPRATTING, M. W. Learning viewpoint invariant perceptual representations from cluttered images. IEEE Transactions on Pattern Analysis and Machine Inteligence, v. 27, n. 5, p. 753-761, 2005. SCLIAR-CABRAL, L. Por que investigar o processamento da leitura? Lingstica (Madrid), v. 22, p. 109-126, 2009. Disponvel em: <http://linguisticalfal.org/22_linguistica_109_128.swf>. SCLIAR-CABRAL, L. Evidncias a favor da reciclagem neuronal para a alfabetizao. Letras de Hoje, v. 45, n. 3, p. 43-47, 2010. Disponvel em: <http://revistas eletronicas. pucrs.br/fale/ojs/index.php/fale/article/view/8119>. WHORF, B. L. Language, thought, and reality. Selected writings of Benjamin Lee Whorf. Cambridge, Mass.: The M.I.T. Press, 1956.
Recebido: 16 de novembro de 2012 Aprovado: 22 de janeiro de 2013 Contato: lsc@th.com.br

Propusemo-nos demonstrar que, se por um lado a aprendizagem possvel porque os neurnios so capazes de aprender, por outro, a programao biolgica, muitas vezes entra em conflito com os traos que precisam ser reconhecidos em determinados sistemas, como o caso dos sistemas de escrita, sendo necessrio que tais neurnios se reciclem. Argumentamos que isto possvel graas margem de plasticidade neuronal de que eles so dotados. O conflito resulta no fato de que para o reconhecimento dos demais sinais luminosos, o sistema visual, como mecanismo de sobrevivncia, obedece a uma programao gentica antiga que simetriza a informao. No entanto, para o reconhecimento dos traos que constituem as letras, como os do sistema alfabtico, por exemplo, fundamental que os neurnios situados na regio occipitotemporal ventral esquerda aprendam a perceber as diferenas que distinguem as letras entre si, resultantes da articulao entre retas e curvas, sendo o mais difcil destes traos a diferena entre a direo para a esquerda ou para a direita. Tais articulaes foram exaustivamente examinadas, no que se refere ao alfabeto latino. O conflito entre a programao gentica e o processamento das novas informaes culturais foi tambm exemplificado com a diferena entre o processamento do sinal acstico da fala e o seu desmembramento em unidades contrastantes entre si, necessrio alfabetizao. Explicou-se, em adendo, porque as crianas persistem por maior ou menor tempo na leitura e escrita espelhada.
Referncias
ASLIN, R. N.; PISONI, D. B. Some developmental processes in speech perception. In: YENI-KOMSHIAN, Grace H.; KAVANAGH, John F.; FERGUSON, Charles A. (Orgs.). Child phonology. New York: Academic Press, 1980.

Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 277-282, jul./set. 2013

Вам также может понравиться