Вы находитесь на странице: 1из 7

Cincias Sociais Unisinos 42(3):170-176, setembro/dezembro 2006 @ 2006 by Unisinos

A herana estruturalista de Durkheim nas cincias sociais


Durkheims structuralistic legacy in social science

Gabriel E. Silveira1
dr_Silveira@yahoo.com

Yago Quionez Triana2


yagoqt@gmail.com

Resumo
Explica a assimilao de aspectos do estruturalismo de Durkheim por Bourdieu e LviStrauss. Para Durkheim, as categorias fundamentais do pensamento seriam socialmente construdas, em funo da superioridade ontolgica do coletivo. Estas categorias teriam a estrutura de pares opostos. Bourdieu admite que este padro est tanto na base da construo do espao social quanto do habitus, mesmo nas sociedades contemporneas. E Lvi-Strauss, ainda que divirja de Durkheim nos problemas e nas hipteses, est de acordo com ele quanto aos pressupostos do estruturalismo. Chega a conceder que a estrutura totmica, de pares opostos, seja um padro universal. Palavras-chave: Durkheim, estruturalismo, categoria, totemismo.

Abstract
The article discusses the assimilation of some aspects of Durkheims structuralism by Bourdieu and Lvi-Strauss. In Durkheims view, the fundamental categories of human thinking are socially built, due to the ontological priority of the collective. These categories seem to be structured in opposing pairs. Bourdieu admits that this type of categories is at the basis of the construction of the social space and habitus, even in contemporary societies. Although Lvi-Strauss disagrees with Durkheim in terms of problems and hypotheses, he is in accordance with him on the assumptions of structuralism. He admits, for instance, that the totemic structure of opposing pairs is a universal category. Key words: Durkheim, structuralism, category, totemism.

Introduo
O objetivo deste artigo discutir algumas das contribuies do pensamento estruturalista de Durkheim para as cincias sociais. Tomaremos como exemplo as assimilaes de sua teoria das formas primitivas das classificaes por Bourdieu; e de sua teoria das formas rudimentares da vida religiosa (totemismo) por Lvi-Strauss.
1

Mestrando em Sociologia pela UFRGS, RS, Brasil. Mestrando em Sociologia pela UFRGS, RS, Brasil.

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

170

28/3/2007, 11:33

GABRIEL E. SILVEIRA & YAGO QUINEZ TRIANA

171
(que) traduzem antes de tudo estados da coletividade (Durkheim in Rodrigues, 1993, p. 157)3-4. Segundo Durant (1959), Kant criara a sua teoria crtica da razo para fugir opo exclusiva, que o estado da psicologia da poca impunha, pelo inatismo (razo pura) ou pelo empirismo (razo prtica). Mais ou menos isso. Resumindo, grosso modo: Kant, no podendo concordar com o inatismo platnico, tambm no podia aceitar a idia de John Locke segundo a qual no existe nada na mente que no tenha estado antes nos sentidos (tabula rasa); tambm no podia aceitar a reviso de Berkeley, pela qual existem na mente, alm das inteleces da experincia, tambm derivaes mentais dessas idias; por fim, Kant rejeitava igualmente a soluo de Hume, pela qual o conhecimento objetivo seria, finalmente, impossvel, tendo em vista que, alm das idias apreendidas da experincia, o homem possuiria derivaes puramente mentais dessas idias, e muitas outras resultantes da interao entre as primeiras: para Hume, as idias seriam necessariamente imperfeitas, subjetivas, enquanto retradues. Kant teria argumentado que, alm de possuir aquelas categorias apreensveis sensivelmente, porque fsicas (dor, calor, etc.), o homem seria dotado de uma capacidade de abstrair as idias atravs de categorias. Estas, no podendo derivar da experincia sensvel, s poderiam ser inatas (tempo, espao, etc.). Isto , obra da razo pura. que a razo possui nveis intermedirios entre a inteleco pura e a sensao pura. Estes seriam: sensao, percepo, concepo. Por fim, a incapacidade do homem de conceber aquilo que no pode sentir (tal como o tempo, o espao, o nmero, etc.) teria feito com que ele postulasse para si mesmo o absoluto, Deus. Esta justamente a razo prtica tentando conceber aquilo que nunca sentiu (assim como ningum pode experimentar tempo e o espao infinitos, embora possamos conceblos por meio de figuraes, Deus, Absoluto, etc.). Durkheim entrou diretamente nessa discusso para argumentar: nem um, nem outro. Citamos:
Eis a dois tipos de conhecimento que so como dois plos contrrios da inteligncia. Nessas condies, reduzir a razo experincia faz-la esvanecer: porque reduzir a universalidade e a necessidade que a caracterizam a puras aparncias, iluses que podem ser cmodas do ponto de vista prtico, mas que no correspondem a nada nas coisas: consiste, por conseguinte, em recusar toda realidade objetiva lgica que as categorias tem por funo regular e organizar. O empirismo clssico conduz ao irracionalismo; talvez mesmo seja por este ltimo termo que conviria design-lo. Os aprioristas, apesar do sentido ordinariamente ligado a etiquetas, so mais respeitadores dos fatos. Porque eles no admitem como verdade que as categorias sejam feitas dos mesmos elementos que nossas representaes sensveis; eles

Tanto em Bourdieu como em Lvi-Strauss temos uma clara herana estruturalista de Durkheim. Pretendemos demonstrar isso no artigo. Bourdieu, por exemplo, utiliza a noo de que os objetos do cosmos totmico so socialmente divididos segundo uma estrutura de pares que se opem (sol/lua, terra/ ar, etc.), para demonstrar finalmente que o espao social e os esquemas de pensamento (habitus ), que o produzem e, reflexamente, so por ele produzidos, seguem esse mesmo padro, mesmo na sociedade moderna, sob a forma de gostos e prticas sociais distintos e distintivos (champanhe/cerveja, equitao/bocha, etc.). Isso demonstra que, apesar das diferenas evidentes entre a cosmologia totmica dos aborgines australianos e a cosmologia social dos franceses dos anos 70, as categorias profundas do pensamento so estruturadas segundo uma mesma matriz (estruturada). Do mesmo modo, Lvi-Strauss vai demonstrar como os totens durkheimianos refletem padres de pensamento universais. Durkheim bem o admitiria, mas a sua preocupao no era bem essa: ele queria demonstrar simplesmente a superioridade ontolgica da sociedade sobre o indivduo s isso! , mas, para tal, acabou enunciando os pressupostos estruturalistas que, mais tarde, seriam radicalizados pelo antroplogo. Seguiremos, neste artigo, o seguinte plano de trabalho: trataremos primeiro da argumentao de Durkheim sobre a origem social das categorias; em seguida, demonstraremos como a estrutura da categoria mental fundamental, socialmente construda, trabalhada por um socilogo contemporneo, Bourdieu, em contextos muito diferentes daqueles que Durkheim tinha em mente enquanto teorizava; por fim, discutiremos como Lvi-Strauss incorporou o estruturalismo durkheimiano, radicalizando a universalidade da estrutura totmica, embora tenha partido de pressupostos metodolgicos um tanto diferentes daqueles de Durkheim, chegando a resultados necessariamente diferentes, sem que isso signifique uma oposio frontal. Essa a nossa tese.

A origem social das categorias


A primeira questo que gostaramos de tratar aqui, a respeito do estruturalismo durkheimiano, a discusso que Durkheim lanou contra Kant, alm de outros, a respeito da gnese da categoria mental. Resumindo: para o filsofo alemo, algumas categorias no podem simplesmente advir da experincia emprica (tempo, espao, nmero, etc.), de modo que as mesmas s podem ter origem inata, como criaes da razo pura. Para o socilogo, diferentemente, tais categorias no so outra coisa seno representaes essencialmente coletivas
3 4

Na verdade, a teoria das formas primitivas de classificao, segundo o exemplo que apresentamos aqui, obra conjunta de Durkheim e Mauss. A noo de que certas coisas no so pensveis seno a partir de determinados estgios do desenvolvimento da sociedade, pois correspondem a esses estgios, em realidade, pode ser encontrada tambm em Marx.

VOLUME 42 NMERO 3 SET/DEZ 2006

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

171

28/3/2007, 11:33

172
no so obrigados a empobrec-las sistematicamente, a esvazilas de todo contedo real, a reduzi-las a meros artifcios verbais. Eles lhes deixam, ao contrrio, todas as suas caractersticas especficas. Os aprioristas so os racionalistas; crem que o mundo tem um aspecto lgico que a razo exprime no mais alto grau (Durkheim in Rodrigues, 1993, p. 156).

A HERANA ESTRUTURALISTA DE DURKHEIM NAS CINCIAS SOCIAIS

Durkheim prope sua soluo alternativa: Segundo ele, se se admite a origem social das categorias, torna-se possvel uma nova atitude que permitir [...] fugir a essas dificuldades opostas (Durkheim in Rodrigues, 1993, p. 157 grifei). Em algum lugar, Durkheim (1983) teria argumentado que, se os homens chegaram a conceber as categorias lgicas abstratamente, porque a sociedade j lhes teria dado o exemplo concreto: os homens concebem a idia de nmero, de gnero e de espcie, etc., porque a sociedade j havia se organizado, em relao ao nmero dos indivduos, em gneros e espcies, e assim por diante, atravs da estrutura familiar, dos laos de parentesco, etc.
porque estavam agrupados que os homens puderam agrupar as coisas; isto porque, para classificar estas ltimas, limitaram-se a substitu-las por grupos formados por eles prprios. E se estas diversas classes de coisas no foram simplesmente justapostas umas s outras, mas ordenadas segundo um plano unitrio, porque os grupos sociais com os quais elas se confundem so eles mesmos solidrios e formam, pela sua unio, um todo orgnico, a tribo [...].

crocodilos so Yungaroo e os cangurus, Wootaroo. O sol Yungaroo, a lua Wootaroo e assim por diante, tanto para as constelaes quanto para as rvores, as plantas, etc. E Fison diz: Tudo na natureza se reparte entre as duas fratrias, na opinio deles. O vento pertence a uma, a chuva outra... Quando interrogados sobre uma estrela particular, diro a que diviso (fratria) ela pertence. Tal classificao de extrema simplicidade, pois no mais que bipartida. Todas as coisas esto dispostas em duas categorias que correspondem s duas fratrias (Durkheim in Rodrigues, 1993, p. 185).

Bourdieu incorporou essa teoria das formas primitivas de classificao ao elaborar os seus conceitos, principalmente as noes de habitus (estrutura incorporada) e espao social (estrutura objetivada). Ao estudar a distribuio sexual das coisas sociais na moral cabila, por exemplo, Bourdieu (2005) demonstra o funcionamento desse mesmo tipo de oposio. Cito:
Arbitrria em estado isolado, a diviso das coisas e das atividades (sexuais e outras) segundo a oposio entre o masculino e o feminino recebe sua necessidade objetiva e subjetiva de sua insero em um sistema de oposies homlogas, alto/baixo, em cima/embaixo, na frente/atrs, direita/esquerda, reto/curvo (e falso), seco/mido, duro/ mole, temperado/insosso, claro/escuro, fora (pblico)/dentro (privado) etc., que, para alguns, correspondem a movimentos do corpo (alto/baixo//subir/descer, fora/dentro// sair/entrar). Semelhantes na diferena, tais oposies so suficientemente divergentes para conferir, a cada uma, uma espcie de espessura semntica, nascida da sobredeterminao pelas harmonias, conotaes e correspondncias (Bourdieu, 2005, p. 16).

[ que] as noes fundamentais do esprito, as categorias essenciais do pensamento, podem ser produto de fatores sociais (Durkheim in Rodrigues, 1993, p. 161).

A estrutura das divises sociais na releitura de Bourdieu


Durkheim lembra que as formas mais rudimentares das classificaes, sociais ou mentais (tanto faz), comearam por ser dicotmicas (Durkheim in Rodrigues, 1993, p. 162). Lembremos daquela oposio simples entre o sagrado e o profano (Durkheim, 1996). Aqui est a base de toda a hierarquizao da sociedade, de toda a sua distribuio desigual: ela mesma est disposta de tal modo que em tudo as categorias se opem, em pares opostos, tanto na idia que se faz delas mesmas, quanto na realidade. Eis o que Durkheim escreve sobre os aborgines da Austrlia:
A diviso em fratrias [...] considerada como uma lei universal da natureza. Todas as coisas animadas ou inanimadas esto divididas por estas tribos em duas classes chamadas Yungaroo e Wootaroo, escreve Curr, de acordo com as informaes de Bridgmann. Elas dividem as coisas entre si, afirma o mesmo observador (Br. Smyth). Dizem que os

Ento, aqui tambm as categorias de pensamento e, sobretudo, os esquemas mentais de classificao teriam sua origem social. Mas no s isso: como fices bem fundamentadas (fundadas no acordo tcito sobre o mundo social, que as fazem to reais), as estruturas de diviso social (objetivas) se reproduzem nos habitus individuais (subjetivos), que tm toda a probabilidade estatstica de reproduzir aquelas mesmas estruturas (objetivas) de que so o produto. Como se v, em Bourdieu (1996) a coisa um pouco mais complicada. Mas trataremos de simplificar o esquema aqui, ainda que grosseiramente. Primeiro, temos que imaginar um espao social que seja uma verdadeira estrutura social objetiva; uma estrutura de posies relativas, cada posio no possuindo uma definio substancial, seno uma definio relacional, pois elas se definem, cada uma, umas em relao s outras, por oporem-se umas s outras, por no s-las mutuamente, pela sua exterioridade mtua, etc. Assim, no caso da Frana dos anos 1970, estudado por Bourdieu (1996), temos o seguinte: quem bebe champanha privilegiadamente os patres urbanos no se define, no espao social, apenas por tomar o champanha, mas tambm e sobreCINCIAS SOCIAIS UNISINOS

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

172

28/3/2007, 11:33

GABRIEL E. SILVEIRA & YAGO QUINEZ TRIANA

173
diferena j que, por estar inscrito no espao em questo, esse algum no indiferente e dotado de categorias de percepo, de esquemas classificatrios, de um gosto, que lhe permite estabelecer diferenas, discernir, distinguir entre uma reproduo e um quadro ou entre Van Gogh e Gauguin (Bourdieu, 1996, p. 23).

tudo pelo fato de preferir a champanha ao usque (isto , em oposio aos intelectuais), ao vinho tinto (isto , em oposio aos empregados rurais) e cerveja (em oposio ao proletariado urbano), e assim sucessiva e reciprocamente. Tal estrutura social vai reproduzir-se em todos os domnios da prtica, desde a escolha dos automveis, at a prtica de esporte, porque a posio ocupada na estrutura internalizada pelos indivduos sob a forma de habitus, princpios de ao e de pensamento que funcionam na base daquelas oposies. Volto a citar:
Os habitus so princpios geradores de prticas distintas e distintivas o que o operrio come, e sobretudo sua maneira de comer, o esporte que pratica e sua maneira de pratic-lo, suas opinies polticas e sua maneira de express-las diferem sistematicamente do consumo ou das atividades correspondentes do empresrio industrial; mas tambm so esquemas classificatrios, princpios de classificao, princpios de viso e de diviso e gostos diferentes [...] Mas o essencial que, ao serem percebidas por meios dessas categorias sociais de percepo, desses princpios de viso e de diviso, as diferenas nas prticas, nos bens possudos, nas opinies expressas tornam-se diferenas simblicas e constituem uma verdadeira linguagem. As diferenas associadas a posies diferentes, isto , os bens, as prticas e sobretudo as maneiras, funcionam, em cada sociedade, como as diferenas constitutivas de sistemas simblicos [...], conjuntos de traos distintivos e sistemas diferenciais constitutivas de um sistema mtico [...] (Bourdieu, 1996, p. 22).

Se entendemos bem, este o mesmo raciocnio de Durkheim (in Rodrigues, 1993): basta perguntar a um primitivo sobre uma estrela particular e ele dir a qual fratria ela pertence.

A herana estrutural de Durkheim em antropologia


Na base de todos os sistemas de crenas e de todos os cultos deve haver, necessariamente, um certo nmero de representaes fundamentais e de atitudes rituais que, apesar da diversidade de formas de que umas e outras possam revestir, tm sempre a mesma significao objetiva e preenchem as mesmas funes (Durkheim, 1996, p. X).

Esse modus operandi, como podemos perceber pela comparao dos raciocnios de Durkheim e de Bourdieu, permite explicar tanto a constituio da cosmologia social das sociedades primitivas quanto das sociedades complexas, pois tanto as primeiras quanto as ltimas tm um trao comum, uma estrutura, mental e social, que opera mais ou menos da mesma maneira. A diferena, quanto a esse aspecto, parece ser meramente de grau. Por fim, todos os objetos sociais esto relacionados a estas posies opostas. Eles aparecem (quase) sempre em pares opostos... e dessa maneira que eles so concebidos, ainda que confusamente, pelo senso comum. Essas oposies, to reais (embora sejam construdas), informam mentalmente as prticas, que vo reproduzir aquelas divises na realidade. Isso porque as categorias mentais (os habitus) so adaptadas s respectivas formaes ou aos respectivos estamentos sociais de que so o produto. Bourdieu exemplifica:
[...] uma diferena, uma propriedade distintiva, cor da pele branca ou negra, magreza ou gordura, Volvo ou 2VC, vinho tinto ou champanhe, Pernod ou usque, golfe ou futebol, piano ou acordeo, bridge ou bocha (procedo por oposio porque assim que se faz, na maioria das vezes mas as coisas so mais complicadas) s se torna uma diferena visvel, perceptvel, no indiferente, socialmente pertinente, se ela percebida por algum capaz de estabelecer a

No difcil ler as frases anteriores e achar nelas uma certa semelhana com o que se convencionou chamar estruturalismo, se no o seu principio metodolgico bsico. O antroplogo Lvi-Strauss pode talvez ser considerado o mais reconhecido representante desta corrente no mbito das cincias sociais. Precisamente ele cita, no seu texto A noo de estrutura em etnologia, o seguinte trecho do tambm antroplogo Radcliffe-Brown:

A anlise busca reduzir a diversidade a uma ordem, qualquer que possa ser. Por trs da diversidade, pode-se com efeito discernir os princpios gerais, em nmero limitado, que so aplicados e combinados de maneiras diversas (Radcliffe-Brown in Lvi-Strauss, 1962).

Lvi-Strauss comenta, sobre esse trecho, que no h nada a acrescentar a este programa lcido (Lvi-Strauss, 1962). As semelhanas parecem evidentes e no queremos acreditar que isto possa atribuir-se a um modo de raciocnio humano universal. Efetivamente, muitos textos introdutrios do estruturalismo localizam sua origem na filosofia de Aristteles; mas, embora esta interpretao seja incontestvel desde um ponto de vista histrico, queremos afirmar aqui a particularidade metodolgica do estruturalismo como mtodo prprio das cincias sociais, sem, com isso, deixar de reconhecer a influncia de formas de pensamento anteriores. Por isso, uma certa continuidade entre as observaes do socilogo e do antroplogo vai ser tomada como hipteses de trabalho nos prximos captulos. Embora Lvi-Strauss tenha reconhecido em Durkheim um mestre, no deixou de criticar as suas concluses em relao ao fenmeno do totemismo nas Formas elementares da

VOLUME 42 NMERO 3 SET/DEZ 2006

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

173

28/3/2007, 11:33

174
vida religiosa. Para ele, Durkheim no conseguiria realmente explicar o totemismo, pois este (Durkheim), em ltima anlise, tambm deriva os fenmenos sociais da afetividade. Sua teoria do totemismo parte da necessidade e se completa recorrendo ao sentimento (Lvi-Strauss, 1962, p. 150). Esta crtica revelaria uma contraposio insupervel entre os dois autores? At que ponto determinante a influncia do pensamento de Durkheim na proposta metodolgica do Lvi-Strauss? Naturalmente a obra destes dois pensadores muito extensa e complexa para tentar uma comparao integral no mbito deste trabalho. Por isso, reduziremos nossas observaes a alguns elementos metodolgicos no mbito especfico do estudo do totemismo. Os dois estudaram este fenmeno por razes diferentes; Durkheim viu nele a forma mais primitiva de religio. Escolheu a mais simples para, a partir do estudo desta, generalizar as suas concluses ao sentimento religioso em geral. Era sua idia que todas as religies so comparveis, e como todas so espcies dum mesmo gnero, h necessariamente elementos essenciais que lhes so comuns (Durkheim, 1996, p. X). Esta convico lhe permitia partir da idia que, para estudar o fenmeno religioso, podia partir da anlise da sua manifestao mais simples, por convenincia metodolgica (pois mais fcil estudar um objeto menos complexo) para assim, posteriormente, generalizar as suas concluses ao fenmeno religioso como um tudo. Achamos que isto pode ser interpretado tambm como a procura de elementos constantes, permanentes (estruturas ). Justificando a escolha do totemismo como uma forma religiosa que lhe ia permitir esboar reflexes de carter geral, Durkheim vai escrever:
Se a tomamos como objeto da nossa pesquisa que nos pareceu mais apta que outra qualquer para fazer entender a natureza religiosa do homem, isto , para nos revelar um aspecto essencial e permanente da humanidade (Durkheim, 1996, p. VI).

A HERANA ESTRUTURALISTA DE DURKHEIM NAS CINCIAS SOCIAIS

[A antropologia] no busca situar as religies nos meios sociais de que fazem parte e diferenci-las em funo dos meios diferentes aos quais esto assim relacionadas. [...] seu objetivo atingir, para alm das diferenas nacionais e histricas, as bases universais e verdadeiramente humanas da vida religiosa (Durkheim, 1996, p. 87).

Esses elementos essenciais e permanentes estariam por trs da aparente variedade das diferentes manifestaes do mesmo fenmeno; mas, para poder perceber isto, para poder ver continuidade na diversidade, necessrio ter presente a idia de um conceito que seja comum a elas, que seja geral. No reflete este fenmeno a imagem de uma estrutura? Uma estrutura geral e permanente, onde as peculiaridades empricas vo ser estudadas em funo da sua posio na estrutura e no em funo dos seus elementos particulares. Vista assim, a metodologia durkheimiana pareceria aderir totalmente metodologia estruturalista. Se assim fosse, onde fica a particularidade de Lvi-Strauss? Ele somente aplicou, anos depois, a mesma metodologia na antropologia? Naturalmente a resposta negativa, e o mesmo Durkeim quem aclara este ponto:

Durkeim interpreta assim a antropologia (neste caso especfico, o trabalho Totemism de Frazer) como uma disciplina que se pode permitir a comparao diacrnica de vrias manifestaes do fenmeno que estuda. Este mtodo comparativo impossvel em sociologia segundo Durkheim, pois os fatos sociais so funo do sistema que fazem parte; no se pode, portanto, compreend-los quando separados deste sistema (Durkheim, 1996, p. 88). evidente que se trata de uma viso redutiva da antropologia e que evidencia o carter embrionrio da disciplina que o Autor conheceu; mas, ainda assim, podemos extrair dela uma concluso til para ns. O trabalho de Durkheim visa a explicar uma realidade prxima a ns, capaz portanto de afetar nossas idias e nosso atos (Durkheim, 1996, p. V-VI). O nico interesse dele pelas tribos australianas que praticam o totemismo est na sua capacidade explicativa do fenmeno religioso contemporneo. As formas elementares da vida religiosa no outra coisa que o intento do Autor por reforar a sua idia de uma superioridade ontolgica da sociedade sobre o individuo. Atravs de um trabalho cientificamente correto, ele quis demonstrar como a religio no outra coisa que a manifestao do carter coercitivo da sociedade. O totem a materializao da superioridade do grupo, do cl, sobre os indivduos. Para Durkheim, este um fenmeno universal, que se faz ainda mais evidente no caso por ele estudado, pois trata-se de um exemplo simplificado dos nossos fenmenos religiosos. Para ele a religio tem uma funo de coeso social, e neste sentido que temos que entender fenmenos como o totemismo: os ritos so maneiras de agir que nasceram no meio de grupos destinados a manter estados mentais desses grupos. Assim, a superioridade do coletivo sobre o indivduo no se expressa de forma fsica e evidente; atravs de condicionamentos mentais e afetivos. Durkheim subordina ou integra a sua interpretao do totemismo com a sua viso geral da sociedade como fenmeno de natureza sui generis que exerce uma influncia irresistvel sobre os sujeitos.

Lvi-Strauss e Durkheim: respostas diferentes a um mesmo problema


Chegamos assim indiretamente critica que faz LviStrauss a Durkheim. Por que o antroplogo no aceita as concluses do socilogo? Simples: porque elas partem de hipteses diferentes. Durkheim quer demonstrar a superioridade ontolgica do coletivo; Lvi-Strauss est, pelo contrrio, procuCINCIAS SOCIAIS UNISINOS

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

174

28/3/2007, 11:33

GABRIEL E. SILVEIRA & YAGO QUINEZ TRIANA

175
para afirmar que o totemismo reflete uma estrutura de pensamento, de interpretao do mundo, que universal, imanente no ser humano, essencial5. E no s, Lvi-Strauss vai muito mais alm, em relao ao seu colega, para concluir que a descoberta do carter universal que o fenmeno totmico exprime revelaria tambm uma estrutura onde os aspectos de uma cultura vo ser explicados atravs da sua posio nela. Assim,
cada nvel da realidade social lhe aparece como um complemento indispensvel, na ausncia do qual seria impossvel compreender outros nveis. Os costumes se relacionam com as crenas e estas com as tcnicas (Lvi-Strauss, 1962, p. 167).

rando uma explicao do totemismo que d conta da sua interpretao estruturalista das culturas. Isto , o totem deve refletir um fenmeno estrutural e a explicao do fenmeno deve explicitar esta situao. Assim, Lvi-Strauss critica os estudiosos que tentaram interpretaes ingnuas do fenmeno, incapazes de explicar por que o totemismo difundido em todo o planeta, no mbito de culturas to diferentes e como se d a escolha do totem. A escolha dos totens era o resultado de um pretexto arbitrrio ou existia um estmulo natural? Em alguns casos, a escolha do totem podia ser resultado de uma empatia com as caractersticas de um animal ou uma planta, mas no era sempre assim; alis, muitas vezes o animal totmico no possua nenhum carter atrativo com que o homem pudesse se identificar. A hiptese alternativa baseava-se na idia de que os primitivos desconheciam o processo de fecundao da mulher e acreditavam que o esprito do animal, o planta totmica, tivesse entrado no corpo da mulher, sendo assim a escolha um fato arbitrrio. Mas, se esta explicao funcionava em alguns casos, deixava fora muitos exemplos do fenmeno totmico que no funcionavam segundo esta lgica. Lvi-Strauss vai assim acompanhar as reflexes de Radcliffe-Brown para enunciar as concluses que este no fez. A intuio era que as espcies naturais totmicas estavam organizadas em pares de opostos. Os totens seriam a formalizao de correlaes e oposies. Essa a estrututra fundamental, conforme vimos no captulo 2. A explicao do fenmeno totmico no mais teria que ser procurada nas caractersticas dos animais; estes deixariam de ser criaturas temidas, admiradas ou cobiadas. Lvi-Strauss acha muito mais convenientes as noes de oposio, correlao e de par de oposies, pois, para ele, estas categorizaes tm uma longa histria e pertencem tambm ao campo da lingstica estrutural que est, na viso dele, estreitamente ligada, no mbito da metodologia, com a antropologia estrutural. Lvi-Strauss s pode criticar em Radcliffe-Brown o fato de no ter visto o alcance das suas intuies e traz a seguinte citao:

Estas frases parecem resumir alguns dos pressupostos do estruturalismo antropolgico, o qual, segundo Lvi-Strauss, deve desenvolver uma metodologia que permita a construo de modelos a partir da observao dos fatos. Dita observao pode levar determinao de muitos modelos diferentes que interpretam o mesmo fenmeno (crtica ao empirismo), mas ele no v nisso um problema, pois h sempre um modelo melhor:
[...] o modelo melhor ser sempre o modelo verdadeiro, quer dizer, aquele que, sendo sempre o mais simples, responde dupla condio de no utilizar outros fatos alm dos considerados e dar conta de todos (Lvi-Strauss, 1952, p. 8).

A familiaridade destas afirmaes com a introduo de As formas elementares da vida religiosa no parece ser uma coincidncia. Quando Durkheim justifica a escolha do totemismo como objeto de estudo, que vai lhe permitir atingir concluses sobre qualquer fenmeno religioso, ele dir:
[...] as religies primitivas no permitem apenas destacar os elementos constitutivos da religio: tm tambm a grande vantagem de facilitar a sua explicao. Posto que nelas os fatos so mais simples, as relaes entre os fatos so tambm mais evidentes (Durkheim, 1996, p. XIII).

A concepo australiana do que designamos aqui pelo termo oposio uma aplicao particular da associao por contrariedade que um trao universal do pensamento humano e que nos incita a pensar por meio de pares de contrrios (Lvi-Strauss, 1962, p. 166).

Estas afirmaes esto levando Radcliffe-Brown alm de uma simples generalizao etnogrfica: at as leis da linguagem e mesmo do pensamento. Naturalmente, esta ltima concluso pertence a Lvi-Strauss, que pretende ver as conseqncias implcitas nas observaes de Radcliffe-Brown que o mesmo Autor no teria reconhecido. Isto lhe deixa a estrada livre
5

No seria este um exemplo dum modelo do tipo definido por Lvi-Strauss? Aparentemente sim. Ento por que ele vai criticar as concluses oferecidas pelo socilogo? Acreditamos que as diferenas de mtodo, embora evidentemente existam pois seria uma falcia afirmar que os dois utilizam o mesmo mtodo no explicariam esta divergncia. Vejamos esta citao: Os fatos devem ser estudados em si mesmos (que processos concretos os trouxeram existncia?) e tambm em relao ao conjunto. Quem fala Lvi-Strauss e no Durkheim; as semelhanas metodolgicas no so pequenas, pelo menos no mbito terico geral. Onde se acha ento a fonte da divergncia? A nossa hiptese que se explique por causa das hipteses divergentes. Dian-

Bourdieu demonstrou, como vimos, a coincidncia de um padro estrutural entre os cabilas e os franceses.

VOLUME 42 NMERO 3 SET/DEZ 2006

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

175

28/3/2007, 11:33

176
te do mesmo fenmeno e utilizando mtodos que se baseiam nos mesmos pressupostos gerais, eles chegam a concluses diferentes porque formulam perguntas diferentes ao objeto de estudo. Esto procurando corroborar intuies diferentes. Sem poder dizer que o trabalho de um refute o do outro, eles determinam uma convivncia terica sem uma contradio frontal, porque os dois afrontaram o mesmo problema procurando respostas diferentes.

A HERANA ESTRUTURALISTA DE DURKHEIM NAS CINCIAS SOCIAIS

Concluso
Tanto em Bourdieu como em Lvi-Strauss, como em vrios outros autores, temos uma herana estruturalista de Durkheim que eles retrabalharam sem tirar quase nada. Alis, parece-nos que eles at radicalizaram a coisa. Bourdieu, ainda que assuma um estruturalismo mitigado (pois o indivduo de Bourdieu tem um habitus estruturalmente determinado, porm criativo, cognitivo, construtivo...), ele incorpora o esquema dos pares opostos como sendo a estrutura fundamental, tanto dos esquemas mentais como do espao social, que se produzem e reproduzem mutuamente. Lvi-Strauss, por sua vez, no s aceita os pressupostos estruturalistas de Durkheim, mas chega a concluses ainda mais estruturalistas, pois v, nos pares de opostos dos totens (que eles estudaram na Austrlia), as formas universais das categorizaes humanas. Durkheim reconhecia este fato, mas, para ele, o importante nos totens era que eles representavam fisicamente a superioridade ontolgica do coletivo sobre o indivduo.

Referncias
BOURDIEU, P. 1996. Razes prticas: sobre a teoria da ao. Campinas, Papirus, 231p. BOURDIEU, P. 2005. A dominao masculina. 4 ed., Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 158 p. DURANT, W. 1959. A histria da filosofia: vida e idias dos grandes filsofos. 10 ed., So Paulo, Companhia Editora Nacional, 474 p. DURKHEIM, . 1983. Lies de sociologia: a moral, o direito e o estado. So Paulo, Editora da Universidade de So Paulo, 206 p. DURKHEIM, . 1996. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totmico na Austrlia. So Paulo, Martins Fontes, 609 p. LVI-STRAUSS, C. 1952 [1980]. A noo de estrutura em etnologia. So Paulo, Abril Cultural, 181 p. (Os pensadores). LVI-STRAUSS, C. Totemismo hoje. 1962 [1980]. So Paulo, Abril Cultural, 139 p. (Os pensadores). RODRIGUES, A.J. 1993. Durkheim: sociologia. 6 ed., So Paulo, tica, 108 p. Submetido em: 26/09/2006 Aceito em: 20/10/2006

CINCIAS SOCIAIS UNISINOS

CSOC_ART03_Silveira-Triana.pmd

176

28/3/2007, 11:33

Вам также может понравиться