Вы находитесь на странице: 1из 3

Instalao Mecnica:

Sensores e Instrumentos
Rua Tuiuti, 1237 - CEP: 03081-000 - So Paulo Tel.: 11 6942-0444 - Fax.: 11 6941-5192 vendas@sense.com.br - www.sense.com.br

Instalao Eltrica:

Sensor de Proximidade:
O transdutor de velocidade, que tem por finalidade converter o movimento mecnico (rotao, oscilao, etc.) em um sinal que o monitor possa interpretar, normalmente executado por um sensor de proximidade.

Para uma perfeita instalao evitando problemas futuros Est unidade possui 18 bornes conforme tabela abaixo: deve-se seguir um dos metodos Borne Descrio abaixo:

Instalao por Trilho:


Siga os prcedimentos abaixo: 1 Encaixe a pare inferior da fonte (face que no possui trava), na parte superior do trilho (fig.3). Fig. 3

1 2 3 5 6 10 11

Entrada positiva para sensor tipo NPN ou PNP Entrada para chaveamento sensor tipo NPN ou PNP Entrada negativa para sensor tipo NPN ou PNP Entrada positiva para sensor tipo Namur Entrada negativa para sensor tipo Namur Contato comun do rel Contato NF do rel Contato NA do rel Contato comun do rel Contato NF do rel Contato NA do rel Ligao 110 Vca Neutro Ligao 220 Vca 10 1

Conexo dos Sensores:


A unidade possui entradas para os tipos mais comuns de sensores de proximidades mais comuns: NPN, PNP e Namur, podendo ainda utilizar sensores a fios tipo N4 ou N5 ou ainda um contato mecnico.

MANUAL DE INSTRUES Monitor de Movimento KMV-333/110-220Vca

Fig.9

O que NPN?
So sensores que possuem no estgio de sada um transistor que tem funo de chavear (ligar ou desligar) o terminal negativo da fonte.

2 Abaixe a parte inferior at que ela encaixe no trilho (fig.4). Fig. 4

12 13 14 15 16 17 18

O que PNP?

18

3 Gire a lingueta para a direita at o final e certifique-se que esteja bem fixada (fig.5).

So sensores que possuem no estgio de sada um transistor que tem como funo chavear (ligar ou desligar) o terminal positivo da fonte.

Preparao dos Cabos:


Fazer as pontas dos fios conforme desenho abaixo:

Tab.10

Diagrama de Conexes dos Sensores NPN, PNP:


PNP/NPN NA/NF
+ S 1 2 3 LED ESTADO 10 11 12 C NF NA SADAS 13 C NF NA

Fig. 5

Nota: Recomendamos a instalao de batentes para que o monitor no escorregue no trilho.

Des. 11
40

Instalao por Parafusos:


Fazer dois furos de 5mm conforme desenho. Fig. 1

Cuidado ao retirar a capa protetora para no fazer pequenos cortes nos fios, pois poder causar curto-circuito entre os fios.

5 6

LED RESET 16 17 18

14 15

o 5mm

Procedimentos:
Retire a capa protetora, coloque os treminais e prense-os, se desejar extanhe as pontas para melhor fixao.

Funo:
Monitorar queda, parada ou aumento de velocidade em equipamentos tais como: motores, redutores, ventiladores, misturadores, transportadores, agitadores, etc.
30mm
SO PAULO - BRASIL TEL. (011) 942-0444

Terminais:
60mm

110V 0 220V ALIMENTAO AC

Des. 16

Des.6 Utilize dois parafusos de cabea cilidrica de fenda ou philips M4, sendo que o comprimento depende da espessura da chapa que o monitor for instalado.

Para evitar mau contato e problemas de curto-circuito Nota: Quando utilizar sensores a 4 fios, voc pode escolher aconselhamos utilizar terminais pr-isolados (ponteiras) pela sada NA ou NF do sensor, configurando inclusive o rel para operar normalmente energizado com o sensor cravadas nos fios. desacionado (sada NF) e lembre-se de isolar a sada no utilizada.
Alicate ZA3

Contato Mecnico:
Os contatos mecanicos ou os sensores de proximidade a dois fios podem ser conectados nos bornes: 1 (positivo) e 2 retorno do sinal.

KMV-333 MONITOR DE MOVIMENTO

Des. 12

Des. 13

RESET EXTERNO

PNP/NPN NA/NF
+ S 1 2 3
S0

Instalao dos Cabos:


C NF NA SADAS C NF NA 11 12

Cor de Fios dos Sensores:


Fig. 14 As cores dos fios dos sensores so normalizadas internacionalmente e a sua funo est indicada na tabela abaixo: Cor
Marrom Azul Preto

LED ESTADO

10

OU 13 + NAMUR 110V 0 220V ALIMENTAO AC 5 6 LED RESET 16 17 18 14 15

Fig. 8

Siga corretamente os procedimentos de preparao dos cabos em seguida introduza os terminais no monitor apertando com uma chave de fenda.

Funo Tab. 17
Positivo Negativo NA NF

Entrada: 1 Sensor NPN ou PNP (NA/ NF) ou Namur Sada a rel 2 Contatos (SPDT) 4A / 250V Classe de proteo: Ip30 Temperatura de operao: -20C a +60C Flutuao admissvel da alimentao AC +/- 10%

Des. 2 05-252082

Confira se est bem firme, puxando levemente os fios verificando se esto bem conectados ao borne. Nota: Utilize chave de fenda adequada e no aperte demasiadamente para no destruir Ateno: Na instalao por parafusos deve-se tomar cuidado o borne. com o alinhameto correto do monitor. Folha 1/3

Fig. 7

Fig. 15

Branco

Nota: Quando utilizar sensores a 4 fios, voc pode escolher pela sada NA ou NF do sensor e lembre-se de isolar a sada no utilizada.

3000000066 - Rev.00 - 07/2002

Capacidade de Alimentao:

Construo da Roda Dentada:

Programao:

Reset Local:

A unidade possui internamente uma fonte de alimentao A construo da roda dentada est normalizada A tabela abaixo resume as posies das chaves de A temporizao inicial ativada no composta por um transformador, retificadores e filtros. internacionalmente, pois os sensores de proximidade indutivos programao dependendo das funes. momento que se energiza o utilizam-a para determinar sua resposta em frequncia. aparelho, sendo possvel ainda, Monitor de Movimento Abaixo ilustrado a montagem dos sensores na roda, bem acion-la posteriormente atravs do Tenso de Alimentao: Faixa de como suas dimenses mnimas: boto de reset instalado no painel Modo de Memria tempo S1 Nominalmente o transdutor fornece 26 Vcc, mas a tenso de Operao S4 frontal do instrumento. S3 S2 sada funo da corrente consumida pela carga e da tenso Dimenses da Roda: on Com o boto do reset precionado o CA da rede eltrica. on rel de sada permanece off E off L = E= D energizado, aps ser solto A-600 a 6000rpm Em casos extremos com o controlador em vazio a tenso pode I com memria H Sobre (abertura do contato) inicia-se a on chegar proximo de 30Vcc (dependendo da rede eltrica) e em L velocidade on contagem da temporizao inicial I = 2 x L condies de plena carga com a rede CA abaixo do nominal a off D off que posteriormente libera o rel de radial tenso pode chegar proximo a 15Vcc. on Dm B-60 a 600rpm sada.
off on off C-6 a 60rpm ajuste de velocidade P2 reset sem memria

Fig.25

Cuidado: Como o controlador no possui circuito de proteo contra curto-circuito e caso isto ocorra por um perodo prolongado (sob os bornes de alimentao dos sensores), haver rompimento do fusvel interno, evitando assim a queima do transformador.

Dm =

L+ p

Sn S= 2

axial

Sub velocidade Temporizao inicial 1 a 30s

Reset Remoto:
possvel ainda ativar o reset por um circuito de intertravamento ou uma botoeira externa (contato NA de impulso), atravs do bornes 8 e 9 do instrumento, com funcionamento idntico ao reset local.

Sn S= 2

Des.19

local

remoto

Capacidade de Corrente:

A unidade pode fornecer at 80 mA, verifique se sufiente para Clculo da frequncia de acionamento do sensor: alimentar o sensor utilizado, e nunca ultrapasse esse valor pois Verifique se o sensor de proximidade pode suportar a mxima haver forte reduo da tenso de sada e poder inclusive frequencia calculada abaixo: queimar o fusvel de proteo. R xN

Sobrevelocidade:

Tab.23

1 2 3
BOTO NA DE RESET EXTERNO

F =

O que Namur?

60

f max. do sensor

R = N de rotao por minuto Semelhante aos sensores convencionais diferenciando-se Onde: N = nmero de dentes da roda apenas por no possuir o estgio de sada com um transistor de chaveamento. Aplicado tipicamente em atmosferas potencialmente explosiva. Exemplo de Clculo de Velocidade: Supondo que um equipamento atinja at 320 rotaes por Ateno: Apesar da unidade possuir entrada para sensor minuto, e utiliza uma roda dentada com 6 dentes, qual a Namur, este equipamento no intrinsicamente seguro, frequncia mxima de operao ? impossibilitando a instalao do sensor em rea classificada.

Esta funo programada posicionando-se a chave S1 na posio ON, sendo normalmente utilizada para detectar situaes de aumento de velocidade, como por exemplo: em linhas de transportadores, agitadores, etc. Sempre que a velocidade ultrapassa o valor pr-programado o rel de sada desenergizado, retornando ao normal quando a velocidade cair novamente, operao sinalizada por um led vermelho montado no painel frontal da unidade.

9 8 LED ESTADO

10 11 12

C NF NA SADAS

13 5 6 LED RESET 16 17 18 110V 0 220V ALIMENTAO AC 14 15

C NF NA

Subvelocidade:
Utilizado para detectar situaes anormais em equipamentos rotativos, tais como: agitadores, bombas, misturadores, etc: alm de ser empregado para detectar quebra de eixos em motores, redutores, ventiladores, etc. Neste modo, que obtido posicionando a chave S1 na posio OFF, o rel de sada desenergiza-se quando a velocidade cair abaixo do valor pr-programado, retornando ao nomal quando a velocidade aumentar novamente, operao sinalizada com um led vermelho montado no painel frontal da unidade.

Des.26

Faixas de Operao:
A unidade pode monitorar rotaes de 6 a 6000rpm (ou movimentos de 0,01 a 10 segundos), divididos em trs faixas programveis atravs das chaves S2 e S3, conforme ilustra a tabela abaixo:

Funcionamento:

60 O circuito consome uma corrente de aproximadamente 3mA quando desacionado, e com aproximao do alvo metlico o Dipswitches de Programao: consumo de corrente cai para 1mA. Com o auxlio de uma chave de fenda retire a tampa protetora das dips (localizada na Diagrama de Conexo Sensor Namur: lateral da unidade).
1 Encoste a chave de fenda entre a tampa e a caixa empurre para cima.
1 2 3 LED ESTADO 10 11 12 C NF NA SADAS 13 + NAMUR 110V 0 220V ALIMENTAO AC 5 6 LED RESET 16 17 18 14 15 C NF NA

F =

R xN

320 x 6 = 60

32 Hz

Temporizao Inicial:
Fig.20 Quando se seleciona a funo de subvelocidade, automaticamente ativado o circuito de temporizao inicial que tem como funo inibir o funcionamento do instrumento, mantendo o rel de sada energizado at que o equipamento controlado vena a inrcia inicial e atinja a velocidade normal de operao. Esta temporizao sinalizada com um led amarelo posicionado no painel frontal do instrumento. Este perodo inativo, pode ser ajustado dentro da faixa de 1 a 30 segundos, atravs de um potencimetro (P1) instalado na face lateral da caixa, junto as chaves de programao.

Faixa
A B

Rotao 600 a 6000rpm

S2 S3 on
Tab.27

off on

2 Utilize uma chave de fenda com ponta bem fina e configure as dips de acordo com a funo desejada.

Fig.21

60 a 600rpm

off on

Detalhes das Dipswitches:


on
Des.22

12 3 4

C
Fig.24

6 a 60rpm

off

off

Modo de Operao

Memria

Des.18 05-252082

Observe que esta rotao no a rotao nominal ou mxima do equipamento, mas a rotao que se deseja monitorar. Como exemplo podemos monitorar a velocidade de um agitador que em operao normal trabalha a 320rpm, mas se por algum motivo o fluido agitado aumentar sua densidade provavelmente a rotao cair abaixo de 280rpm, velocidade que o monitor deve ser programado para gerar o alarme. 3000000066 - Rev.00 - 07/2002

Faixa de Tempo

Folha 2/3

Funo Memria:
implementada posicionando a chave S4 na posio ON. Tem como funo travar o rel de sada desacionado quando ocorrer alguma anomalia, obrigando, desta forma, o operador a acionar o boto reset (local ou remoto).

Teste de Funcionamento:

Procedimento de Ajuste em Laboratrio:

on

Des.29

Para simular os ajustes necesrios iremos supor a utilizao de um sensor indutivo tipo PNP - NA, para detectar a queda de velocidade abaixo de 320 rpm, em um equipamento que opera normalmente a 680 rpm. No utilizar a funo memria e supor que o tempo que o Tempo de Resposta: equipamento monitorado leva para atingir a sua rotao O tempo de resposta o tempo necessrio para a unidade normal de 20s, e o sensor indutivo est equipado com uma detectar a sobre ou subvelocidade expresso pela frmula roda dentada de 3 dentes. Verificar ainda qual o tempo de abaixo: resposta do instrumento. t - tempo de resposta em segundos 60 Os ajustes podem ser realizados de duas formas: R - velocidade em rotaes por minuto t = RxN N - nmero de pulsos por rotao (ou seja, Procedimento de Ajuste em Campo: nmero de acionadores) Alimente a fonte, nos bornes 16 e 17 para 110 Vca, ou nos bornes 17 e 18 para 220Vca. importante lembrar que quanto maior for no nmero de Conecte o sensor de acordo com o diagrama de conexes. pulsos fornecidos, menor ser o tempo que o aparelho levar Posicione as chaves conforme a figura abaixo: para indicar a anormalidade na velocidade do equipamento monitorado, como exemplo determinamos abaixo o tempo de P1 resposta para detectar a queda de rotao abaixo de 20 rpm: 12 3 4

Des.31

on off

12 3 4

P1

Corrente Potncia

5A Vca 1250 VA

5A @ 30Vcc 150W

off
t = 60 = Rx N 60 = 20 x 6 0, 5s

110 Vca 220 Vca

16 e 17 17 e 18

0,77VA 1,82VA

B - Sem roda dentada, utilizando um came.


t =

t =

60 = RxN

=t

60 = 20 x1

3s

Escolha da Faixa:
A tabela 28 ilustra a rotao de deteco, que no deve ser confundida com a rotao nominal do equipamento. Exemplo: um equipamento que opera com rotao de at 3200rpm, mas queremos detectar quando a velocidade cai abaixo de 200rpm, devemos ento utilizar a faixa B. Importante: A tebela 28 ilustra as rotaes considerando apenas um pulso por rotao, se uma roda dentada for utilizada, deve se calcular a velocidade considerando o nmero de dentes da roda. Se no caso anterior, o eixo possusse 6 cames, a rotao de deteco passaria de 200 para 6 x 200 totalizando 1200 rpm, portanto deveramos utilizar a faixa A do instrumento. Desta forma, podemos tambm utilizar o equipamento para monitorar rotaes abaixo de 6 rpm, simplesmente fornecendo um nmero de pulsos sufuciente para cair em uma das faixas.

Detalhe do Potencimetro:
Uma vez determinada a faixa de rotao adequada, deve-se ajustar a rotao dentro da faixa, atuando-se no potenciometro Des.28 de velocidade (P2) instalado no painel frontal.
320

Para o nosso exemplo com setpoint de 320rpm, deve-se posicionar as chaves dip S2 em ON e S3 em OFF, programando a unidade para a faixa de 60 a 600 rpm. Pocisione a chave S1 em OFF para selecionar o modo subvelocidade. Posicione a chave S4 na posio OFF para desativar a funo memria. Posicione o potencimetro de temporizao inicial (P1) 320 prximo a 2/3 de seu curso para os 20 segundos. Pocisione o potencimetro de velocidade (P2) prximo ao meio de sua escala (aproximadamente 320 rpm). Antes de acionar o equipamento 60 600 monitorado, deve-se precionar o boto de Des.30 reset local para que o circuito de temporizao inicial comece a contagem. Em seguida acione o equipamento controlado em sua velocidade normal de operao, no exemplo 680 rpm. A temporizao inicial permanece acionada at que o equipamento monitorado atinja a sua velocidade normal (tempo ajustado em P1), confira e reajuste se necessrio. Diminua a velocidade do equipamento monitorado para 320rpm observando o acionamento do led vermelho que indica a queda de velocidade, voltando ao normal assim que a velocidade aumentar novamente. Verifique o tempo de resposta utilizando a frmula a seguir.

Nota: Recomendamos utilizar no circuito eltrico que alimenta a unidade uma proteo por disjuntor ou fusvel. Cuidado: A ligao feita de modo incorreto, poder danificar permanentemente o monitor.

Dimenses Mecnicas:
P2
60

Conexo da Carga:
A carga deve ser ligada aos bornes do rel podendo ser: NA ou NF basta selecionar nos bornes a funo desejada.

Contato Normalmente Fechado:


SADA

LED 10 C 11 NF 12 NA

CC CARGA
off on
43 21 P1
itch

Des.33
16 17 18 110 0 220 ALIMENTAO AC

50

Dip

Sw

5
SADA

Contato Normalmente Aberto:


4,5
35 70
13 14 15 C NF NA

Clculo do Tempo de Resposta:


LED

Como exemplo, se a aplicao requer um ajuste para 320 rpm, utiliza-se a faixa B com as dipswitch S2 em ON e S3 em OFF, para a faixa de 60 a 600 rpm.
60 600

60 = RxN

=t

60 = 320 x3

0 , 06 s

~
CARGA

Des.37
CA

Para se ajustar o valor de 320 rpm dentro da faixa, posiciona-se o potencimetro proximo ao centro da escala, pois 320 rpm est prximo da metade de 600 rpm.

16 17 18

Des.34
110 0 220 ALIMENTAO AC

05-252082

Folha 3/3

3000000066 - Rev.00 - 07/2002

110

RE

T SE

LO

CA

Tab.36

A - Utilizando roda dentada de 6 dentes:

Para nosso exemplo com setpoint de 320 rpm, deve-se posicionar as chaves dip S2 em ON e S3 em OFF programando a unidade para a faixa de 60 a 600 rpm. Posicione o potencimetro de temporizao inicial (P1) 320 prximo a 2/3 de seu curso para os 20 segundos Pocisione o potencimetro de velocidade (P2) aps o meio de sua escala (aproximadamente 320 rpm). Programe a unidade para subvelocidade, 60 600 S1 em OFF. Des.32 Antes de ajustar a frequncia deve-se precionar o boto de reset externo para que o circuito de temporizao atue. Ajuste a frequncia do gerador correspondente a mxima velocidade, no exemplo 680 rpm, ou seja 680/60 = 11,33 Hz. A temporizao inicial permanece acionada at o fim do tempo ajustado no potencimetro P1, no exemplo 20s. Diminua a frequncia do gerador verificando o acionamento do led vermelho indicando a queda de velocidade.

Normalmente a conexo de mortores, bombas, lmpadas, reatores, devem ser interfaceadas com uma chave de nvel magntica adequada. Importante: Caso a capacidade de chaveamento dos contatos for exedida, ir danificar permanentemente a unidade.

Conexo de Alimentao:
A unidade pode ser alimentada em: Tenso Bornes Consumo

Tab.35

Capacidade dos Contatos de Sada:

Alimente a fonte, nos bornes 16 e 17 para 110 Vca, ou nos Verifique se a carga no exede a capacidade mxima dos bornes 17 e 18 para 220 Vca. contatos apresentada na tabela abaixo: Conecte um gerador de funes (onda quadrada de 12 vpp) nos Capacidade CA CC bornes 2 e 3. Posicione as chave conforme a figura abaixo:
Tenso 250Vca 100Vcc

Вам также может понравиться