Вы находитесь на странице: 1из 3

Federico Garca Lorca, poeta do sculo XX e de sempre

nos 70 anos de sua morte aos 38 anos de idade (5 de junho de 1898 - 19 de agosto de 1936)

A poesia nasceu (em sua rua raiz ocidental, que a Ilada de Homero) como uma aguda percepo do Tempo e da Histria - o que culmina, j no sculo XX, com The Waste Land de T. S. Eliot. A poesia incorporou tambm, desde sempre, diversas vertentes lricas e ainda as reflexivas ou metafilosficas (quando parece explorar os lapsos da filosofia), entre outras, algumas de difcil classificao.

1998 fue una fecha significativa en las letras del mundo de habla espaola. Entre otras cosas, se record el centenario del nacimiento del escritor Federico Garca Lorca (1898-1936), una de las personalidades ms cautivantes de la lrica y dramaturgia contemporneas, aunque tambin con actividad destacada en los planos de la msica y de la plstica (dibujos). Su preocupacin vital y su quehacer literario se vinculan con la llamada generacin literaria espaola de 1927 y, en lo histrico, con los precedentes inmediatos de la guerra civil espaola de 1936-39.

E, em todos os seus sabores, sempre houve na poesia as caractersticas de ritmo e mtrica que lhe conferem suas formas particulares, passveis de serem associadas msica - e a poesia j foi tambm -e s vezes ainda - tambm uma arte de cantadores. Seria possvel dizer que ainda hoje h msica na poesia, mesmo naquela que no tem caractersticas diretamente musicais? Creio que sim. Mesmo o chamado "verso livre" tem, em vrios casos, algum tipo de mtrica e ritmo, ainda que irregulares. Mas me parece igualmente verdadeiro que a musicalidade prpria de muitos poemas raramente se presta ao canto, ou que, ao menos, muito difcil music-los e cant-los sem que se tangencie o pattico. Exemplo: algumas das tentativas feitas de musicar poemas de poetas modernistas brasileiros parecem-me francamente constrangedoras. E, em muitos casos, a empreitada foi levada a cabo por bons compositores. Lembro-me, com especial pavor, de "Desencanto" de Manuel

Bandeira, com msica de Fructuoso Vianna. O ltimo verso ento, "eu fao versos como quem morre", reveste-se de uma retrica to grandiosa que arrasa totalmente o sentido do poema que, ali, exigiria o tom de um suspiro. Um belo poema, uma desastrosa cano. Federico Garca Lorca um poeta especialmente musical - e creio que nisso toda a gente concorda. Lorca era apaixonado pelo flamenco, pelo cante jondo ("canto fundo") andaluz. E no era um observador externo, que olha com certo interesse distanciado o mundo do folclore. Em apresentaes pblicas, ele executava ao piano canes dessa raiz de Andaluca, tambm cantando ou acompanhando cantadores. Na dcada de 1920 colaborou com o (grande!) pianista e compositor Manuel de Falla. Alm disso, h muitos poemas de Lorca que tiveram como motivao canes e temas da tradio musical andaluz. Exemplos destacados so o Poema del Cante Jondo, e o Romancero Gitano. No bastasse, ele tambm comps canes, como as Canciones para nins, os Cantares Populares e outras. Alguns de seus poemas tambm foram musicados com muita felicidade - e naturalidade. No soa artificial, retrico, ou diludo. Ainda assim, em vrios deles (inclusive muitos do Romancero Gitano), ao meu gosto, sua msica mais contundente na leitura solitria e silenciosa. Pois, na musicalidade desses poemas em si mesmos, no ritmo que lhes to caracterstico, h uma carne de imensa fora visual que o canto torna (ou provavelmente tornaria) menos contundente. Essa fora revela-se particularmente em vrios poemas do Romancero Gitano, publicado em 1928, onde o ritmo da balada envolve a retomada de uma outra vertente antiga da poesia: imagens de uma concreticidade totalmente fsica, a metfora por identidade. As coisas no parecem ser, as coisas so. Ao invs de associao, h uma identidade substantiva: ".................................... En las ltimas esquinas toqu sus pechos dormidos, y se me abrieron de pronto como ramos de jacintos. .................................... Sus muslos se me escapaban como peces sorprendidos, la mitad llenos de lumbre la mitad llenos de frio." ....................................

(em "La casada Infiel") "Suas coxas me escapavam / como peixes surpreendidos" , sem esforo, um pequeno tratado de arte potica, no que diz respeito a uma de suas possibilidades de expresso. A metfora sem associaes indiretas, tornando concreto aquilo que no deveria ser "real": como peixes supreendidos, as coxas, os msculos, em sua substncia, escapavam. Em diversos casos, esse tipo de associao realiza-se por cortes visuais/metonmicos. Como aqui, onde o reflexo revela a coisa refletida - "pelos olhos da monja / galopam..." - at partir seu corao: ".................................... Las cinco llagas cortadas em Por los ojos de galopan dos Um rumor ltimo le despega la y al mirar nubes en las yertas se quiebra su de azcar y ...................................." (em "La Monja Gitana")

de la y y

Cristo Almeria. monja caballistas. sordo camisa, montes lejanias, corazn yerbaluisa

Mas no so apenas esses aspectos que tornam sua poesia to forte. Em Romance Sonmbulo, o mais famoso poema desse livro, temos a fuso total entre imagens e ritmo. um poema de contextos que se revelam por contraste, pois so fragmentos que no guardam uma conexo lgica entre si. H imagens calcadas em conexes substantivas: olhos de fria prata(...), eu j no sou eu / minha casa no mais minha casa(...), deixando um rastro de sangue / deixando um rastro de lgrimas(...), mil pandeiros de cristal / feriam a madrugada(...), guardas civis embriagados / na porta golpeavam(...). Contudo, as conexes entre todas ocorre no por relao direta, mas por contraste e choque, em um plano de aparncia supra-real. Vrios comentaristas desse poema enxergam a a influncia do surrealismo. De fato, ainda que atravs de uma apropriao muito particular.

Вам также может понравиться