Вы находитесь на странице: 1из 5

PERODO COMPOSTO POR COORDENAO 1. Sublinhe os verbos e classifique os perodos em simples ou compostos. a. Amanheceu.

Vimos os primeiros raios solares enquanto caminhvamos na areia. A brisa do mar ainda era fria quando acordamos do sonho. 3. Classifique as oraes coordenadas grifadas nas frases abaixo: a) Ele estudou o ano inteiro para o vestibular, logo conseguiu entrar na to sonhada faculdade. b) No deixe de estudar, pois amanh haver prova. c) Fale depressa que eu preciso ir embora. d) A desintegrao do ncleo libera o calor; logo fornece energia. e) Ou voc me conta a verdade, ou sai daqui. f) Terminou toda a obrigao; portanto pde sair. g) Queriam caminhar muito; contudo no tiveram foras. h) Sempre foi atenta s aulas, mas nunca gostou da matria. i) Foram ao shopping; nada compraram. j) Netuno deus do mar, mas Baco tem afogado muita gente. l) A rvore devia estar meio podre; o vento a derrubou, pois. m) Pensou em mim; esqueceu-se de si mesmo. n) No era uma beldade; contudo impunha-se pela sua simpatia. o) Ela no estaria morrendo nem de frio, nem de fome. p) O governo aumentar o preo do lcool e impor novas medidas de racionamento de combustvel. q) O governo precisa fazer a economia crescer; deve, pois, estimular o consumo.

b. Lenon casou-se pela segunda vez. Ela era japonesa, inteligente, artista plstica e vivia nos Estados Unidos.

2. Transforme os perodos simples em perodos compostos, acrescentando as conjunes coordenativas adequadas. Depois, classifique as oraes. a. Vincius de Moraes j morreu. No morreram seus poemas e msicas. Sua criao artstica e eterna. b. Faltava dinheiro para o lazer. O jeito era participar da pelada aos domingos. c. Observei o comentrio do diretor. Percebi o meu engano. d. Olhou-me duramente. Foi-se embora. e. O marceneiro chegou. Comeou o servio.

PERODO COMPOSTO SUBORDINAO

POR

COORDENAO

01. Todos os dias esvaziava uma garrafa, colocava dentro sua mensagem, e a entregava ao mar. Nunca recebeu resposta. Mas tornou-se alcolatra. (Marina Colasanti) O conectivo mas, que introduz a concluso do conto tornou-se alcolatra -, permite a seguinte interpretao: I. A personagem tornou-se alcolatra porque nunca recebeu uma resposta. II. O fato aconteceu porque a personagem escreveu muitas mensagens. III. A solido sem remdio tem sempre como conseqncia o vcio. IV. Esvaziou muitas garrafas. Enviou muitas mensagens. No recebeu resposta. Mas, como tinha bebido todos os dias, tornou-se alcolatra. Analise as afirmaes e assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmao IV est correta. b) Somente a afirmao I est correta. c) Somente as afirmaes I e II esto corretas. d) Somente a afirmao III est correta. e) Somente as afirmaes II e III esto corretas.

02. "Vem, no me abandones; s tu podes quebrar estes ferros que me oprimem", o que se enuncia aps o ponto-evrgula tem valor: a) Consecutivo. b) Condicional. c) Conclusivo. d) Explicativo. e) Aditivo.

03. No perodo "Penso, logo existo", orao em destaque : a) coordenada sindtica conclusiva b) coordenada sindtica aditiva c) coordenada sindtica alternativa d) coordenada sindtica adversativa e) n.d.a

04. Observe as frases: I - Eu no me preparei bem para o vestibular. Tenho muita esperana de ser aprovado. II - Eu no me preparei bem para o vestibular, ______ tenho muita esperana de ser aprovado. As duas frases de I ficam coerentemente unidas, formando um nico perodo em II, se o espao for preenchido por: a) pois. b) contudo. c) desde que. d) uma vez que.

e) por conseguinte.

d) Encontrei a gaveta trancada; logo, no pude pegar os documentos. e) J estamos sem dinheiro; devemos, pois, retornar logo.

05. A conjuno "e" tem valor adversativo na frase: a) Cheguei, vi e venci. b) Arrumou as malas e despediu-se. c) Deitei-me exausto e no consegui dormir. d) Siga o meu conselho e no se arrepender. e) Analise os dados restantes e envie-os ao diretor.

06. Em qual opo est incorreta a anlise do perodo Jejuo o materialismo, logo amo? a) o perodo composto por coordenao. b) a segunda orao possui adjunto adverbial. c) a primeira orao coordenada assindtica. d) o sujeito das duas oraes o mesmo. e) o verbo da segunda orao est funcionando como intransitivo.

10. Teimou em contratar os servios de uma empresa, se bem que no houvesse necessidade . Substituindo a orao destacada, comece com: No havia necessidade... a) porm b) portanto c) ainda que d) porque e) visto que

11. Considere as seguintes afirmaes: I. Ouvir msica com o corpo senti-la em estado bruto. II. Ao ouvir-se msica emotivamente, sai-se do estado bruto. Essas afirmaes articulam-se de maneira clara e coerente no perodo: a) Com o corpo, ouve-se msica sentindo-a em estado bruto, ocorrendo o mesmo se ouvi-la emotivamente. b) Sai do estado bruto quem ouve msica com o corpo, no caso de quem a sente de modo emotivo. c) Para sentir a msica emotivamente, quem sai do estado bruto quem a ouve com o corpo. d) Sai para o estado emotivo de ouvir msica aquele que a ouvia no estado bruto do corpo. e) Quem ouve msica de modo emotivo deixa de senti-la no estado bruto, prprio de quem a ouve com o corpo.

07. Por definio, orao coordenada que seja desprovida de conectivo denominada assindtica. Observando os perodos seguintes: I. No caa um galho, no balanava uma folha. II. O filho chegou, a filha saiu, mas a me nem notou. III. O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame. Nota-se que existe apenas coordenao assindtica em: a) I apenas b) II apenas c) III apenas d) I e III e) Nenhum deles.

08. Dentre os perodos abaixo, um composto por coordenao e contm uma orao coordenada sindtica adversativa. Assinalar a alternativa correspondente a este perodo: a) A frustrao cresce e a desesperana no cede. b) o que dizer sem resvalar para o pessimismo, a crtica pungente ou a auto-absolvio. c) tambm ocioso pensar que ns, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir. d) Sejamos francos. e) Em termos mundiais somos irrelevantes como potncia econmica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como populao.

12. "Lembro-me de que ele s usava camisas brancas." A orao sublinhada : a) subordinada substantiva completiva nominal b) subordinada substantiva objetiva indireta c) subordinada substantiva predicativa d) subordinada substantiva subjetiva e) subordinada substantiva objetiva direta

09. (UFAL) Qual o perodo em que a vrgula est separando uma orao com ideia de explicao? a) No se preocupe, que breve estarei de volta. b) No poderei comparecer; portanto, no contem com a minha presena. c) O animal tinha descido com o senhor, ou tinha ficado na ribanceira.

13. Em que perodo h orao subordinada substantiva completiva nominal? a) Era preciso que ningum desconfiasse do nosso conluio para prendermos o Pedro Barqueiro. b) Para encurtar a histria, patrozinho, achamos Pedro no rancho, que s tinha trs divises. c) Quando chegamos, Pedro estava no terreiro debulhando milho, que havia colhido em sua rocinha. d) Pascoal me fez um sinal, eu dei a volta e entrei pela porta do fundo para agarrar o Barqueiro pelas costas. e) Tanto eu como Pascoal tnhamos medo de que o patro topasse Pedro nas ruas da cidade.

14. Em " possvel que comunicassem sobre polticos", a segunda orao : a) subordinada substantiva subjetiva

b) subordinada adverbial predicativa c) subordinada substantiva predicativa d) principal e) subordinada substantiva objetiva direta

Nesta festa, s beijarei as meninas, que so feias. Nesta festa, s beijarei as meninas que so feias. Assinale a alternativa correta quanto ao sentido dessas frases. a) A primeira afirma que todas as meninas da festa so feias e sero beijadas. b) A primeira afirma que somente as meninas feias sero beijadas; as bonitas no. c) A segunda afirma que todas as meninas da festa so feias e sero beijadas. d) A segunda afirma que somente as meninas bonitas sero beijadas; as feias no. e) As duas frases afirmam que as meninas bonitas sero beijadas.

15. As oraes subordinadas substantivas que aparecem nos perodos abaixo so todas subjetivas, exceto: a) No sabe como perdeu a carteira. b) muito bom que o homem, vez por outra, reflita sobre sua vida. c) Decidiu-se que o petrleo subiria de preo. d) Perguntou-se ao diretor quando seramos recebidos. e) Convinha-nos que vocs estivessem presentes reunio.

16. Na frase: "Maria do Carmo tinha a certeza de que estava para ser me", a orao destacada : a) subordinada substantiva objetiva indireta b) subordinada substantiva completiva nominal c) subordinada substantiva predicativa d) coordenada sindtica conclusiva e) coordenada sindtica explicativa

17. A segunda orao do perodo? "No sei se boa ou m pessoa", classificada como: a) substantiva objetiva direta b) substantiva completiva nominal c) adjetiva restritiva d) coordenada explicativa e) substantiva objetiva indireta

21. Todos os itens abaixo apresentam o pronome relativo com funo de objeto direto, exceto: a) "Aurlia no se deixava inebriar pelo culto que lhe rendiam." b) "Est fadigada de ontem? perguntou a viva com a expresso de afetada ternura que exigia o seu cargo." c) "... com a riqueza que lhe deixou seu av, sozinha no mundo, por fora que havia de ser enganada." d) "... O Lemos no estava de todo restabelecido do atordoamento que sofrera." e) "No o entendiam assim aquelas trs criaturas, que se choravam pelo ente querido."

18. A palavra "se" conjuno integrante (por introduzir orao subordinada substantiva objetiva direta) em qual das oraes seguintes? a) Ele se mordia de cimes pelo patro. b) A Federao arroga-se o direito de cancelar o jogo. c) O aluno fez-se passar por doutor. d) Precisa-se de operrios. e) No sei se o vinho est bom.

22. No perodo "Avistou o pai, que caminhava para a lavoura", a palavra que classifica-se morfologicamente como: a) conjuno subordinativa integrante b) pronome relativo c) conjuno subordinativa final d) partcula expletiva e) conjuno subordinativa causal 23. Indique o perodo em que as vrgulas no isolam orao subordinada adjetiva: a) Entre a histria romanceada, que teve nova voga entre 1920 e 1940, situa-se parte da obra do escritor. b) Dentre os numerosos dialetos regionais usados no Sul da Frana, no h nenhum que, desde o incio da Idade Mdia, tenha adquirido importncia decisiva como lngua literria. c) No fim do sculo XI constituiu-se uma lngua de civilizao, cujo o bero a Frana Meridional, hoje denominada "provenal clssico." d) Os comediantes italianos, que vinham com freqncia a Paris, representavam a comdia improvisada em torno de um esquema: a "commedia dellarte." e) Como conseqncia de tudo isso os gramtcios, que eram senhores absolutos da lngua, impunham arbitrariamente regras cerebrinas.

19. Em todos os perodos h oraes subordinadas substantivas (reduzidas ou no), exceto em: a) O fato era que a escravatura do Santa F no andava nas festas do Pilar, no vivia no coco como a do Santa Rosa. b) No lhe tocara no assunto, mas teve vontade de tomar o trem e ir valer-se do presidente. c) Um dia aquele Lula faria o mesmo com a sua filha, faria o mesmo com o engenho que ele fundara com o suor de seu rosto. d) O oficial perguntou de onde vinha, e se no sabia notcias de Antnio Silvino. e) Era difcil para o ladro procurar os engenhos da vrzea, ou meter-se para os lados de Goiana.

20. Compare as duas frases, observando sua pontuao.

24. A classificao da orao grifada est correta em todas as opes, exceto em:

a) Ela sabia que ele estava fazendo o certo - subordinada substantiva objetiva indireta b) Era a primeira vez que ficava assim to perto de uma mulher - subordinada substantiva subjetiva c) Mas no estava neles modificar um namoro que nascera difcil, cercado, travado - subordinada adjetiva d) O momento foi to intenso que ele teve medo subordinada adverbial consecutiva e) Solta, que voc est me machucando - coordenada sindtica explicativa

b) oposio ou tempo c) condio ou tempo d) lugar ou tempo e) causa e consequencia

25. O que no pronome relativo na opo: a) No h mina de gua que no o chame pelo nome, com arrulhos de namorada. b) No h porteira de curral que no se ria para ele, com risadinha asmtica de velha regateira. c) "Me espere em casa, que eu ainda vou dar uma espiada na novilhada parida da vereda." d) "Tenho uma corrente de prata l em casa que anda atrs de uma trenheira destas para pendurar na ponta." e) "Quem seria aquele sujeito que estava de p, encostado ao balco, todo importante no terno de casimira?"

30. A orao sublinhada est corretamente classificada, EXCETO em: a) Casimiro Lopes pergunta se me falta alguma coisa / orao subordinada adverbial condicional b) Agora eu lhe mostro com quantos paus se faz uma canoa / orao subordinada substantiva objetiva direta c) Tudo que possumos vem desses cem mil ris / orao subordinada adjetiva restritiva d) Via-se muito que D. Glria era alcoviteira / orao subordinada substantiva subjetiva e) A idia to santa que no est mal no santurio / orao subordinada adverbial consecutiva

26. I - Apresento-lhe Lcia. II - Fao tudo por um sorriso de Lcia. Se juntarmos as duas oraes num s perodo, usando um pronome relativo, teremos: a) Apresento-lhe Lcia, a quem fao tudo pelo sorriso dela. b) Apresento-lhe Lcia, que pelo sorriso dela fao tudo. c) Apresento-lhe Lcia, a qual fao tudo pelo seu sorriso. d) Apresento-lhe Lcia, por cujo sorriso fao tudo por ele. e) Apresento-lhe Lcia, por cujo sorriso fao tudo.

31. Classifique as oraes em destaque do perodo seguinte: "Ao analisar o desempenho da economia brasileira, os empresrios afirmaram que os resultados eram bastante razoveis, uma vez que a produo no aumentou, mas tambm no caiu." a) principal, subordinada adverbial final b) principal, subordinada substantiva objetiva direta c) subordinada adverbial temporal, subordinada adjetiva restritiva d) subordinada adverbial temporal, subordinada objetiva direta e) subordinada adverbial temporal, principal

27. Quando o enterro passou / Os homens que se achavam no caf / Tiraram o chapu maquinalmente (Manuel Bandeira). A orao destacada : a) subordinada adverbial condicional b) coordenada sindtica adversativa c) subordinada substantiva subjetiva d) subordinada substantiva objetiva direta e) subordinada adjetiva restritiva

32. No perodo: "Era tal a serenidade da tarde, que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.", a segunda orao : a) subordinada adverbial causal b) subordinada adverbial consecutiva c) subordinada adverbial concessiva d) subordinada adverbial comparativa e) subordinada adverbial subjetiva

28. Meu pai, que havia arrancado trs dentes, no pde viajar naquele dia. A orao grifada classifica-se como subordinada: a) adverbial temporal b) substantiva predicativa c) adjetiva restritiva d) substantiva apositiva e) adjetiva explicativa

33. No perodo "Embora lhe desaprovassem a forma, justificavam-lhe a essncia", podemos afirmar que ocorre uma orao: a) coordenada explicativa b) coordenada adversativa c) subordinada adverbial conformativa d) subordinada adverbial concessiva e) subordinada integrante

29. Na frase "Entrando na faculdade, procurarei emprego.", a orao subordinada pode expressar ideia de: a) concesso ou condio

34. Assinale a alternativa em que as oraes destacadas no texto "Vou agradecer-lhe a esmola que me fez, logo que possa sair" esto classificadas corretamente: a) subordinada substantiva objetiva direta, subordinada adjetiva

b) subordinada adverbial concessiva, subordinada adverbial temporal c) subordinada adverbial consecutiva, subordinada adverbial concessiva d) subordinada adjetiva, subordinada adverbial concessiva e) subordinada adjetiva, subordinada adverbial temporal

35. "... e eu ficava s, sem o perdo de sua presena a todas as aflies do dia, como a ltima luz na varanda." A orao em destaque no perodo acima classifica-se como: a) subordinada substantiva objetiva direta b) subordinada adverbial causal c) subordinada adverbial comparativa d) subordinada adverbial conformativa e) coordenada sindtica explicativa

b) Pode criticar, desde que fundamente sua crtica em argumentos. c) Tamanhas so as exigncias da pesquisa cientfica, que muitos desistem de realiz-la. d) Os animais devem ser adestrados, ao passo que os seres humanos devem ser educados, visto que possuem a faculdade de inteligncia. e) No obstante haja concludo dois cursos superiores, incapaz de redigir uma carta.

37. No seguinte grupo de oraes destacadas: I. bom que voc venha. II. Chegados que fomos, entramos na escola. III. No esqueas que falvel. Temos oraes subordinadas, respectivamente: a) objetiva direta, adverbial temporal, subjetiva b) subjetiva, objetiva direta, objetiva direta c) objetiva direta, subjetiva, adverbial temporal d) subjetiva, adverbial temporal, objetiva direta e) predicativa, objetiva direta, objetiva indireta

36. Em qual dos perodos abaixo h uma orao subordinada adverbial que expressa idia de concesso? a) Diz-se que a obra de arte aberta; possibilita, portanto, vrias leituras.

Вам также может понравиться