Вы находитесь на странице: 1из 25

1

A pesquisa uma atividade voltada para a soluo de problemas, atravs do emprego de processo cientficos. A pesquisa parte, pois, de uma dvida ou problema e, com o uso do mtodo cientfico, busca uma resposta ou soluo. Uma pesquisa que no busca ser objetiva pode se transformar num esforo intil. e rigorosa

Uma pesquisa bem feita aquela na qual o encadeamento entre os passos claro, justificado e realizado coerentemente.
2

a) Identificao do tema da pesquisa e formulao de algumas ideias iniciais;

b) Reviso da literatura; c) Construo do problema especfico da pesquisa;


d) Levantamento das hipteses; e) Seleo dos mtodos e tcnicas;

f) Seleo e/ou desenvolvimento dos instrumentos para a coleta de dados;

g) Elaborao do plano de anlise;


h) Execuo da coleta e anlise dos dados; i) Interpretao e apresentao dos resultados.

O tema o primeiro passo na construo do problema e est imediatamente associado a ele.


O tema de uma pesquisa ser sempre um modo, dentre outros, de olhar para um problema.

A reviso da literatura pode simplificar em muito o trabalho de pesquisa. Existe um sistema de palavras-chave que classifica a pesquisa. O pesquisador vai selecionar uma srie de trabalhos ligados ao tema. E logo fazer uma seleo e fazer fichas de comentrios relacionando o contedo dos trabalhos temtica especfica a ser investigada.

Podemos fazer uma primeira diferenciao no que diz respeito metodologia de pesquisa e aos mtodos de coleta e anlise de dados.
A metodologia de pesquisa articula os objetivos da pesquisa com os meios possveis de atingi-los. Os mtodos de coleta e anlise de dados so esses meios, ou seja, o conjunto de tcnicas necessrias para a exceo dos objetivos.

O problema um conceito fundamental e preciso, no nem um dado imediato nem evidente.

Definir um problema significa, na realidade, construir um problema. Alm das boas perguntas, a construo do problema pode requerer uma anlise prvia da situao.

A relevncia das hipteses levantadas vai depender dos dados conseguidos a partir da reviso bibliogrfica, dos conhecimentos que o grupo de pesquisa em sobe a situao e de como relacionamos estes conhecimentos.

PESQUISA HISTRICA A pesquisa histrica tem por objeto relacionar eventos passados com seus efeitos presentes buscando uma compreenso crtica desses efeitos. uma interpretao baseada em pressupostos tericos. uma atividade que depende do levantamento de hipteses a respeito do que j aconteceu.
10

PESQUISA DESCRITIVA Procura determinar a natureza e a intensidade de dado fenmeno. a) Estudo de casos o estudo intensivo, exaustivo e profundo sobre um indivduo, evento, instituio ou comunidade.

11

b) Estudo de levantamento busca descrever as caractersticas de uma populao por meio de uma amostra selecionada segundo mtodos aleatrios, ou seja, a seleo feita de modo que todos os sujeitos da populao poderiam igualmente ser contemplados

c) Estudo de desenvolvimento utilizado quando se pretende estudar mudanas relacionadas com o tempo. Subdividem-se em transversais, longitudinais e transculturais.

12

Estudo transversal recolhe os dados de diferentes grupos em estgios distintos de desenvolvimento. Estudo longitudinal prope diferentes estgios de desenvolvimento, porm com os mesmos indivduos. Estudo transculturais buscam comparar determinados fenmenos culturais para verificar as particularidades de cada uma.
13

Pesquisa correlacional procura descobrir ou medir o grau de relao entre dois ou mais aspectos em uma nica amostra. utilizada quando existem muitos aspectos a serem analisados relativos a um nico grupo.

Pesquisa causal comparativa - o pesquisador obtm as informaes e procura inferir a causa responsvel pelo fenmeno verificado ( levantamento e estudo de casos).

14

Outras classificaes de pesquisa

a) Etnogrfica seus recursos metodolgicos variam ora apresentando caractersticas das pesquisas do tipo histricas, ora em descritivas, ora em comparativas. A pesquisa etnogrfica pode, a grosso modo, se definida como a descrio de sistemas culturais de um determinado grupo. b) Bibliogrfica investiga ideias, conceitos, que compara as posies de diversos autores em relao a tema especficos.

15

c) Metodolgica investiga os mtodos de pesquisa, visando a adequao terica e emprica de novos modelos metodolgicos.
d) Participativa visa determinar relaes causais em unidades dinmicas naturais, num processo de interveno imediata na soluo de problemas existentes na sociedade.

16

A escolha de tcnicas pressupe certo conhecimento e questionamento acerca do pblico a ser investigado, indagando-se sobre a adequao ou no de determinados mtodos e tcnicas de pesquisa. a) Tcnicas de coleta de dados na pesquisa qualitativa. Entrevista conversa intencional e utilizada quando existem poucas situaes a serem observadas ou qualificadas, e ainda quando se deseja aprofundar uma questo.
17

Tipos de entrevistas: Dirigida ou padronizada consiste na aplicao de um questionrio. Sobre um tema especfico, no qual a pessoa entrevistada deve escolher entre as vrias respostas propostas pelo pesquisador.

Semi dirigida ou semi estruturada aplicada a partir de um pequeno nmero de perguntas, para facilitar a sistematizao e codificao.

18

Entrevista no dirigida ou no diretiva ou aprofundada aberta, que vai se delineando aos poucos e se esclarecendo medida que a pesquisa vai sendo realizada. As entrevistas podem ser feitas individualmente ou em grupo.

19

Grupo Focal utilizado tanto na pesquisa qualitativa, quanto na quantitativa, para elucidar questes do pesquisador, antes da escolha, formulao e ampliao de outras tcnicas de coleta de dados. Possibilita a obteno de dados qualitativos sobre opinies, atitudes e valores relacionados a um tema especfico.

20

Histria Oral - um mtodo de pesquisa histrica baseado em depoimentos de pessoas que vivenciaram a situao investigada, sendo muito utilizado para se trabalhar com fatos no disponveis em fontes escritas. Histria de vida um recurso utilizado para estudar um determinado acontecimento, instituio ou personalidade a partir do relato de pessoas que tiveram algum tipo de envolvimento com o objeto estudado.

21

Observao e observao participante uma observao cuidadosa de fatos e comportamentos proporciona dados no verbais relacionados com o tema de estudo. O pesquisador procura integrar-se ao grupo estudado a fim de obter mais informaes sobre os fenmenos, por estar vivenciando juntamente com os sujeitos pesquisados as situaes do seu dia a dia.

22

Dirio de campo consiste no relato escrito daquilo que o investigador presencia, ouve, observa e pensa no decorrer do recolhimento dos dados. Tcnicas de coleta de dados na pesquisa quantitativa:

Amostra conjunto de indivduos selecionados dentre uma populao que se quer investigar.
23

Tipos de amostras mais utilizadas:

Casual - consiste no sorteio das pessoas, o que determina chance igual para todos.
No casual trata-se da seleo de um nmero de pessoas proporcional importncia das categorias que elas representam no conjunto. Aglomerados - parte de uma seleo aleatria de pessoas representativas do grupo em estudo com potencial para fornecer informaes confiveis sobre todo universo.

24

Escala permite a quantificao do grau de concordncia dos entrevistados sobre determinado assunto. Nelas as opinies so organizadas numa lista numerada, para posterior sondagem.

Questionrio consiste em uma srie de perguntas e questes, cuja forma, aberta ou fechada, configura tipos de coleta de dados qualitativos e quantitativos, respectivamente.

25

Вам также может понравиться