Вы находитесь на странице: 1из 1

HPV (Papilomavrus humano) | Dr.

Drauzio Varella

ARTIGOS
VOLTAR

CNCER CLNICA GERAL HOMEM SEXUALIDADE


DOENAS E SINTOMAS

LIVROS

LTIMAS NOTCIAS
Vacinao contra o HPV comea [] RJ ter campanha de preveno [] Cirurgia menos invasiva de hrnia []

HPV (PAPILOMAVRUS HUMANO)


O HPV (papilomavrus humano), nome genrico de um grupo de vrus que engloba mais de cem tipos diferentes, pode provocar a formao de verrugas na pele, e nas regies oral (lbios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As leses genitais podem ser de alto risco, porque so precursoras de tumores malignos, especialmente do cncer do colo do tero e do pnis, e de baixo risco (no relacionadas ao aparecimento de cncer).
A+a-

Transmisso do Papiloma Vrus Humano (HPV) A transmisso se d predominantemente por via sexual, mas existe a possibilidade de transmisso vertical (me/feto), de auto-inoculao e de inoculao atravs de objetos que alberguem o HPV. Diagnstico As caractersticas anatmicas dos rgos sexuais masculinos permitem que as leses sejam mais facilmente reconhecveis. Nas mulheres, porm, elas podem espalhar-se por todo o trato genital e alcanar o colo do tero, uma vez que, na maior parte dos casos, s so diagnosticveis por exames especializados, como o de Papanicolaou (teste de rotina para controle ginecolgico), a colposcopia e outros mais sofisticados como hibridizao in situ, PCR (reao da cadeia de polimerase) e captura hbrida. Sintomas A infeco causada pelo HPV pode ser assintomtica ou provocar o aparecimento de verrugas com aspecto parecido ao de uma pequena couve-flor na pele e nas mucosas. Se a alterao nos genitais for discreta, ser percebida apenas atravs de exames especficos. Se forem mais graves, as clulas infectadas pelo vrus podem perder os controles naturais sobre o processo de multiplicao, invadir os tecidos vizinhos e formar um tumor maligno como o cncer do colo do tero e do pnis. Tratamento O vrus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada. Uma vez feito o diagnstico, porm, o tratamento pode ser clnico (com medicamentos) ou cirrgico: cauterizao qumica, eletrocauterizao, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de cncer instalado. Recomendaes * Lembre-se que o uso do preservativo medida indispensvel de sade e higiene no s contra a infeco pelo HPV, mas como preveno para todas as outras doenas sexualmente transmissveis; * Saiba que o HPV pode ser transmitido na prtica de sexo oral; * Vida sexual mais livre e multiplicidade de parceiros implicam eventuais riscos que exigem maiores cuidados preventivos; * Informe seu parceiro/a se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento; * Parto normal no indicado para gestantes portadoras do HPV com leses genitais em atividade; * Consulte regularmente o ginecologista e faa os exames prescritos a partir do incio da vida sexual. No se descuide. Diagnstico e tratamento precoce sempre contam pontos a favor do paciente.

ENVELHECIMENTO SAUDVEL CNCER DE MAMA TABAGISMO OBESIDADE SEXUALIDADE CORAO ALERTA RESPIRAR AVISO AOS VIAJANTES VRUS E BACTRIAS LABORATRIO CORPO HUMANO

http://drauziovarella.com.br/sexualidade/hpv-papilomavirus-humano/[14/03/2014 12:05:42]

Вам также может понравиться