Вы находитесь на странице: 1из 20

Qualificao dos Profissionais da Administrao Pblica Local

MDULO 3
Fundamentos Gerais de Higiene e Segurana no Trabalho

Formadora - Magda Sousa

OBJECTIVOS

Identificar os conceitos fundamentais de segurana do trabalho e as principais causas e consequncias dos acidentes de trabalho;

Conhecer os conceitos associados gesto da preveno de riscos profissionais.

O TRABALHO A RODA QUE GIRA A ECONOMIA E A SOCIEDADE.

TRABALHO o trabalho consiste na actividade de diferente natureza (servios, indstria e agricultura), desenvolvida pelo homem, da qual ele retira proveitos econmicos, de forma directa e pessoal, ou ainda por conta de outrem, recebendo salrio acordado por contrato.

SADE - o estado de completo bem estar fsico, mental e social e no apenas a ausncia de doena (Organizao Mundial da Sade/1948). A partir deste conceito, nenhum ser humano ou populao ser totalmente saudvel ou doente. Ao longo de sua existncia, viver condies de sade / doena de acordo com suas prprias capacidades, condies de vida e interaco com elas. A promoo da sade faz-se por meio da educao, da adopo de estilos de vida saudveis, do desenvolvimento de aptides capacidades individuais e da produo de um ambiente saudvel. Protege-se a sade realizando exames mdicos e odontolgicos em intervalos de tempo constantes, conhecendo o estado de sade da comunidade e incentivando medidas dirigidas preveno, ao controle e a identificao de riscos potenciais.

A seguran segurana um tema que sempre preocupou as multides. Ao longo dos tempos, as necessidades foram sendo reveladas, as solu foram sendo criadas e solues implementadas, e o sector foi vendo o seu desenvolvimento acontecer com um grande objectivo comum: A PROTEC DAS PROTECO PESSOAS. A A seguran segurana depende do que as pessoas pensam, pensam, sabem e fazem. fazem. Conhecer as regras de seguran segurana importante, mas preciso querer aplic aplic-las para evitar o acidente.

Desculpas que no devem ser dadas

NO OUVI

NO VI

Desculpas que no devem ser dadas

NO SABIA

NO PENSEI

O QUE UM ACIDENTE?

acidente de trabalho aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo, directa ou indirectamente, leso corporal, perturbao funcional ou doena de que resulte reduo na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte.

DEC. LEI N. 143/99 de 30 de Abril

ACIDENTE causa uma leso corporal. INCIDENTE no causa uma leso corporal.

INCIDENTE

IMPLICA

ACIDENTE

Eu devo reduzir os incidentes no sentido de resolver os acidentes!

O acidente um acontecimento inesperado. E que pode causar:


Tempo perdido Ferimentos

Danos Materiais

Hospitalizao

Quase sempre os acidentes so causados por actos inseguros e condies inseguras. No entanto podem ser evitados atravs da Preveno de Acidentes. Isto , corrigindo os actos e as condies inseguras. Evitar acidentes de trabalho poupar vidas.

CONSEQUNCIAS DE UM ACIDENTE DE TRABALHO PARA O TRABALHADOR:


A incapacidade para o trabalho.

O sofrimento fsico. O desamparo famlia.

CONSEQUNCIAS DE UM ACIDENTE DE TRABALHO PARA A EMPRESA:


As dificuldades com as autoridades (ACT) e a m fama para a empresa. Os gastos com os primeiros socorros e transporte do acidentado.

O atraso na entrega de produtos e o Descontentamento dos clientes. Danos ou perdas de mquinas, ferramentas e matrias-primas.

Tempo perdido ao socorrerem o acidentado, ou ao pararem de trabalhar para comentar o facto.

CONSEQUNCIAS DE UM ACIDENTE DE TRABALHO PARA O PAS E PARA A SOCIEDADE:

Aumento de impostos e taxas de seguro. Ficam mais dependentes de subsdios da Segurana Social.

O aumento do custo de vida.

A perda temporria ou permanente de elemento produtivo.

PERIGO: situao com o potencial de criar danos, designadamente, ferimentos ou leses pessoais, danos para a propriedade, instalaes, equipamentos, ambiente ou perdas econmicas. RISCO: combinao da probabilidade de ocorrncia de uma situao potencialmente perigosa e da sua gravidade.

EXEMPLO A Diferena entre Risco e Perigo

Uma pessoa ao atravessar a rua tem as seguintes condies: Atravessar a rua fora da passadeira; Atravessar a rua na passadeira; Atravessar a rua na passadeira com o semforo dos pees verde;

O Risco neste caso atravessar a rua. O Perigo aumenta, consideravelmente, ao atravessar a rua fora da passadeira. O Perigo diminui, consideravelmente, quando aumenta o nvel de segurana ao atravessar na passadeira (com ou sem semforo).

Ex: Trabalhador em actividade numa serra circular.

A zona de risco do trabalhador corresponde a todos os pontos que ele possa atingir, para a execuo do seu trabalho. Em simultneo, se estiver acessvel ao trabalhador uma parte da serra circular que possa constituir perigo em movimento, tais como: sem a coifa protectora do disco, sem o cutelo divisor, sem a proteco das partes mveis, resulta que o trabalhador est diante de uma situao potencial de perigo (acidente). A zona de perigo da mquina passou a estar ao seu alcance, podendo causar acidente na mo ou em outra parte do corpo. Caso contrrio, se a serra circular tiver todos os equipamentos de segurana, a zona de perigo diminuir consideravelmente, mas o potencial de causar danos, a zona de risco permanecer igual.

PERIGO

IDENTIFICA-SE

QUANTIFICAO DO PERIGO (AVALIA-SE)

RISCO

OBRIGADA PELA VOSSA ATENO!

Вам также может понравиться