Вы находитесь на странице: 1из 5

FIBRA TICA

BREVE HISTRIA

A fibra ptica em si foi inventada pelo fsico indiano Narinder Singh Kanpany. Foi criada a partir de um Fotofen, objeto que convertia sinais de voz em sinais ticos utilizando a luz do sol e lentes montadas em um transdutor que vibrava ao entrar em contato com o som.

Os primeiros experimentos utilizando fibra ptica ocorreram em 1930 na Alemanha.

CONCEITO

A fibra tica um meio de transmisso composto por um filamento de vidro ou de materiais polimricos, com capacidade de transmitir luz.

A transmisso da luz pela fibra segue um mesmo princpio, independentemente do material usado ou da aplicao: lanado um feixe de luz em uma extremidade da fibra, e pelas caractersticas pticas do meio (fibra), esse feixe a percorre atravs de consecutivas reflexes.

ESTRUTURA, TIPOS DE FIBRAS E PROPRIEDADES

Com a evoluo das tecnologias de comunicao, a largura de banda e a necessidade de se alcanar distncias cada vez maiores so requisitos muito importantes. A fibra ptica um excelente meio de transmisso utilizado em sistemas que exigem alta largura de banda, tais como: o sistema telefnico, videoconferncia, redes locais (LANs), backbones, aplicaes de misso crtica, alta disponibilidade, entre outros.

A opo pela utilizao da fibra ptica como soluo alternativa ao cabeamento metlico apresenta vantagens significativas devido capacidade da fibra em permitir o trfego das informaes com velocidades elevadas, alm de ter a capacidade de alcanar maiores distncias.

As principais aplicaes para as fibras pticas so: Interligao de prdios (Redes de Campus); Conectividade entre empresas e Redes Metropolitanas; Conexo em alta velocidade entre usurios (finais) e provedores de Internet; Links redundantes; Trfego telefnico entre torres de transmisso de telefonia celular e a rede pblica; Ambientes hostis (indstrias, minas, plataformas petrolferas, etc.); Ambientes com alto nvel de interferncia eletromagntica (sala de mquinas e centrais de energia, etc.); Links com necessidade de segurana no trfego das informaes ;

A fibra ptica totalmente imune a interferncias eletromagnticas, o que significa que os dados no sero corrompidos durante a transmisso. So indicadas para links em ambientes externos no sofrendo com problemas eltricos, como diferena de potencial ou descargas atmosfricas, que so prejudiciais aos equipamentos ativos.

Por alcanarem grandes distncias, tambm so indicadas para lances com mais de 100m que o limite para o cabeamento metlico. A fibra ptica basicamente composta por trs componentes: Ncleo: O ncleo um fino filamento de vidro ou plstico, medido em micra (1m = 0,000001m), por onde passa a luz. Casca: Camada que reveste o ncleo. Por possuir ndice de refrao menor que o ncleo ela impede que a luz seja refratada, permitindo assim que a luz chegue ao dispositivo receptor. Revestimento: Camada de plstico que envolve o ncleo e a casca, protegendoos contra choques mecnicos e excesso de curvatura.

Existem dois tipos de fibra ptica: Multimodo e Monomodo. Essas categorias definem a forma como a luz se propaga no interior do ncleo. Multimodo: Nas fibras multimodo (MM) a luz conduzida em vrios modos de propagao, ou seja, a luz percorre o interior da fibra ptica por diversos caminhos. As dimenses mais comuns so as fibras com ncleo de 50m e 62,5m, ambas com 125m de casca. Monomodo: Nas fibras monomodo (SM), a luz possui apenas um modo de propagao, ou seja, a luz percorre interior do ncleo por apenas um caminho. As dimenses do ncleo variam entre 8m a 10m, e a casca com 125m. A fibra monomodo mais utilizada a de 9m.

O cabo ptico uma estrutura destinada a proteger e facilitar o manuseio das fibras pticas. Dentre outros tipos de construo de cabos pticos os mais comuns so: - Tipo Tight: Neste tipo de estrutura, as fibras recebem um revestimento secundrio de nylon ou polister. As fibras aps receberem este revestimento, so agrupadas a um elemento de trao que ir dar-lhe resistncia mecnica. Sobre este conjunto aplicado um revestimento externo que ir proteger o cabo contra danos fsicos. Indicada para Backbones, cabeamentos horizontais e em ambientes internos ou pouco hostis. - Tipo Loose: As fibras so alojadas dentro de um tubo cujo dimetro muito maior que os das fibras, isto por si s isola as fibras das tenses externas presentes no cabo tais como trao, flexo ou variaes de temperatura. Ainda dentro deste tubo aplicada um gel derivado de petrleo que tem a funo de isol-la da umidade externa. Este tipo de fibra indicado para utilizao em dutos, diretamente enterrados, instalaes areas e demais aplicaes em ambientes externos.

Os conectores so os elementos utilizados como interface entre o cordo ou extenso ptica e o equipamento ativo. Existem diversos tipos de conectores disponveis no mercado, cada um est voltado para um tipo de aplicao. Os conectores mais utilizados so do tipo ST, SC e MTRJ.

O Conversor de Mdia um elemento ativo que possui dispositivos pticos internos e realizam uma converso de mdia eltrica para a mdia ptica e vice-versa. Os conversores para fibras multimodo so de LED com janelas de transmisso de 850nm e 1300nm. Para fibras monomodo, so utilizados conversores de LASER com janelas de transmisso de 1310nm e 1550nm.

Os cordes e extenses pticas so cabos de fibra ptica tipo tight com comprimentos variados dotados de conectores. Os cordes possuem conectores em ambas as extremidades podendo estes conectores ser do mesmo tipo ou de tipos diferentes. So utilizados para a interligao entre equipamentos ou interligao entre equipamentos e acessrios pticos (ex.DIO).

As extenses pticas possuem conectores em somente uma das extremidades e so utilizados como interface entre os cabos de fibra ptica e os equipamentos pticos.

O DIO (Distribudo Interno ptico) um dispositivo composto de um ou mais mdulos responsveis pela acomodao e proteo das emendas de transio entre o cabo ptico e as extenses pticas.

Os Terminadores pticos tem a funo de servir de sistema de transio entre o cabo de fibra ptica e as extenses pticas servindo tambm para acomodar as emendas entre o cabo e a extenso. Utilizam uma bandeja para a acomodao das emendas e dependendo do modelo, podem acomodar de 4 a 12 fibras pticas.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens: altas taxas de transmisso; o cabeamento no est sujeito interferncias; suporta voz, dados, vdeo; altamente confivel.

Desvantagens: bem mais cara que qualquer outro cabeamento; cabeamento inflexvel; requer maiores cuidados na instalao e manuteno; altos custos de instalao.

Grande Banda passante Baixas perdas Totalmente dieltrica Segurana nos dados Isolao eltrica Leve e pequena

Vrios sinais transmitidos simultaneamente Grandes distncias sem uso de repetidores Imune a interferncias & Linhas cruzadas Dificuldade de efetuar grampos Material no condutor de eletricidade Economia de espao e baixo peso

Вам также может понравиться