Вы находитесь на странице: 1из 4

FACULDADE PITGORAS CAMPUS IPATINGA CURSO/HABILITAO: NUTRIO DISCIPLINA: CINCIAS MOLECULARES E CELULARES PROF: TATIANE FERREIRA ARAJO PERODO: 1

TURMA : 03NUT01N1

Estudo dirigido Composio qumica celular Valor: 2 pontos (30%) Questes Bsicas 1. Quais so os principais elementos qumicos que constituem os seres vivos? 2. Qual caracterstica da molcula de gua faz com que ela seja polarizada? 3. O que so substncias hidrofcias e hidrofbicas? 4. O que ponte de hidrognio? 5. Por que atributos a gua considerada essencial a existncia da vida? 6. Por que motivos organismos jovens tendem a ter mais gua em sua constituio do que organismos com maior tempo de vida? 7. Aponte a funo de cinco dos mais importantes sais minerais. 8. O que so glicdios? 9. Que funes bsicas os glicdios exercem no mundo vivo? 10. Como so classificados os glicdios? D exemplos. 11. Quais so as caractersticas gerais dos lipdios? 12. Quais so os principais tipos de lipdios? Caracterize-os. 13. Diferencie leos de gorduras. 14. O que so protenas? 15. O que aminocido? 16. Como se forma uma ligao peptdica? 17. Em que as protenas diferem entre si? 18. O que so aminocidos essenciais e no essenciais? 19. O que se entende por desnaturao de uma protena? 20. O que so enzimas? 21. O que representa o modelo chave-fechadura para a ao de uma enzima? 22. De que modo a temperatura afeta a ao das enzimas? E o pH? 23. O que so vitaminas? 24. Como so classificadas as vitaminas? Cite os exemplos. 25. Quais so os tipos de cidos nuclicos e no que eles diferem? 26. Qual a unidade bsica das molculas dos cidos nuclicos e qual a sua composio qumica? 27. Explique por que as duas cadeias de DNA so complementares entre si. 28. Por meio do que ocorrem as ligaes entre as bases nitrogenadas do DNA? Como os pares esto relacionados? 29. Descreva sucintamente a duplicao da molcula de DNA apontando as principais enzimas envolvidas. 30. Por que se diz que a duplicao do DNA semiconservativa? 31. Descreva brevemente como so produzidas as molculas de RNA em uma clula. 32. Quais so os trs tipos bsicos de RNA e quais so seus papis na sntese de protenas? 33. O que cdon e anticdon? 34. Qual a relao existente entre as protenas e o DNA? 35. Descreva brevemente como ocorre a sntese de protenas (traduo) em uma clula. 36. Em que regio da clula ocorre a duplicao, a transcrio e a traduo, respectivamente? QUESTES AVANADAS O que uma reao de hidrlise? Como so classificados os polissacardios? D exemplos de cada uma dos dois grupos e aponte suas ocorrncias na natureza. O que HDL e LDL? Como essas duas molculas atuam no nosso organismo? O que a estrutura primria de uma protena? Descreva sucintamente a estrutura secundria, terciria e quaternria de uma protena.

O que o centro (stio) ativo de uma enzima? O que so cofatores e coenzimas? Como atuam as vitaminas? Qual a funo geral de cada uma das vitaminas mais ocorrentes? A adio de iodo ao sal de cozinha foi estabelecida por lei governamental aps anlise da principal causa da elevada incidncia de pessoas com bcio (tambm conhecido como papo ou papeira) no pas. Explique, do ponto de vista fisiolgico, por que essa medida deu bons resultados. Em uma criana foi constatada, por meio de exames, anemia provocada por deficincia alimentar. O mdico receitou medicamentos base de ferro. Com essas informaes, responda: a) Que tipo de anemia poderia ter a criana? b) Qual a importncia do ferro no processo em questo? Os mdicos de uma cidade do interior do estado de So Paulo, ao avaliarem a situao da sade de seus habitantes, detectaram altos ndices de anemia, de bcio, de crie dentria, de osteoporose e de hemorragias constantes atravs de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrncia de carncia de alguns ons minerais e, para suprir tais deficincias, apresentaram as propostas seguintes: Proposta l distribuio de leite e derivados. Proposta II adicionar flor gua que abastece a cidade. Proposta III adicionar iodo ao sal consumido na cidade, nos termos da legislao vigente. Proposta IV incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparao dos alimentos. Proposta V incrementar o consumo de frutas e de verduras. Diante destas propostas, responda: Qual delas traria maior benefcio populao no combate anemia? Justifique. TEXTO I Aps passar muito tempo sem se preocupar com sua sade, o Sr. Jos resolveu ir ao mdico e fazer uns exames de rotina. Em conversa com o mdico, relatou seus hbitos alimentares, ressaltando a preferncia por frituras e carnes gordurosas. O mdico ficou alarmado ante as preferncias alimentares de seu paciente, principalmente depois de ter analisado o resultado do seu exame de sangue e constatado um nvel de colesterol muito alto. Recomendou-lhe, ento, uma nova dieta composta de frutas, legumes e verduras. Analise a dieta recomendada pelo mdico, apresentando argumentos que a justifiquem. TEXTO II Depois de orientar o Sr. Jos quanto alimentao, o mdico explicou-lhe que uma dieta rica em gordura saturada e colesterol um dos fatores que pode contribuir para o acmulo de placas de gordura nas artrias. Com isso, as artrias vo ficando endurecidas e estreitas, diminuindo o fornecimento de sangue para os rgos do corpo. Alm disso, aumenta a probabilidade de formao de cogulos, os quais podem obstruir artrias importantes, como as que alimentam o corao. Nesse caso, pores maiores ou menores do msculo cardaco podem parar: o infarto do miocrdio, que pode provocar a morte. Apesar dos malefcios causados por sua alta concentrao, correto afirmar que o colesterol no importante para o funcionamento do organismo? Justifique sua resposta.

Mantendo-se constante a concentrao de uma enzima, o efeito da temperatura sobre a velocidade de reao pode ser representado pelo grfico abaixo:

a) A partir de uma determinada temperatura ocorre o fenmeno conhecido como desnaturao. Explique esse fato com base na estrutura das enzimas. b) Considere a frase: A clara de ovo rica em protenas, portanto, tendo em vista seu valor nutricional, seria melhor ingeri-la crua. Indique se ela verdadeira ou falsa e justifique sua escolha. Considere os grupos de lipdeos: (1)triglicerdeos,(2) fosfolipdeos e (3)ceras. a) Qual desses um importante componente das membranas plasmticas? b) Qual caracterstica estrutural do componente 2 distingue-o dos demais e essencial para a estrutura das membranas? Os Esteroides so Lipdios importantes bem diferentes dos Glicerdeos e das Ceras. O Colesterol um dos componentes mais conhecidos dos Esteroides, devido a sua associao com as doenas cardiovasculares. No entanto, esse composto muito importante para o ser humano, uma vez que desempenha uma srie de funes. a) Cite duas funes do Colesterol no corpo humano. b) Cite duas origens do Colesterol encontrado no sangue humano. A febre alta (acima de 40C) muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desse problema o fato da temperatura alta modificar enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas protenas? Testes bioqumicos realizados durante um experimento revelaram a presena, em uma soluo, de dois tipos de biopolmeros: um composto por monossacardeos unidos por ligaes glicosdicas e o outro composto por aminocidos unidos por ligaes peptdicas. Alm disso, constatou-se que o segundo polmero tinha atividade enzimtica glicosidase (quebra ligao glicosdica) A propsito da situao acima, correto afirmar que: a) o material de acordo com as caractersticas bioqumicas descritas, contm um polissacardeo e enzima capaz de degrad-lo. b) as caractersticas bioqumicas descritas para os dois biopolmeros permitem concluir que se trata de um polissacardeo e de um cido nuclico. c) o material de acordo com as caractersticas bioqumicas descritas, contm um cido nuclico e enzima capaz de degrad-lo. d) as biomolculas encontradas nas anlises bioqumicas so carboidratos que formam polmero como a insulina. e) o biopolmero composto por aminocidos uma protena e todas as protenas possuem a mesma seqncia de aminocidos, porm peso molecular diferentes.

Duas protenas ( e ), extradas de rgos diferentes de um mesmo anfbio, mostraram a seguinte composio: 10 leucinas, 15 valinas, 3 prolinas, 12 histidinas, 8 serinas e 11 cistenas. 10 leucinas, 15 valinas, 3 prolinas, 12 histidinas, 8 serinas e 11 cistenas. Considerando esses dados da anlise das duas protenas, correto afirmar que: a) e so iguais, pois tm exatamente o mesmo nmero de aminocidos. b) e so iguais, pois tm os mesmos aminocidos e pertencem ao mesmo animal. c) e so iguais, pois tm a mesma proporo dos diferentes aminocidos. d) e so diferentes, pois foram extradas de rgos diferentes do animal.

A fenilcetonria uma doena que resulta de um defeito na enzima fenilalanina hidroxilase, que participa do catabolismo do aminocido fenilalanina. A falta de hidroxilase produz acmulo de fenilalanina que, por transaminao, forma cido fenilpirvico. Quando em excesso, o cido fenilpirvico provoca retardamento mental severo. Sobre as enzimas, falso/verdadeiro afirmar que: 01. aumentam a energia de ativao necessria para as reaes; 02. atuam de forma inversamente proporcional ao aumento da temperatura; 03. so altamente especficas em funo do seu perfil caracterstico; 04. so consumidas durante o processo, no podendo realizar nova reao do mesmo tipo Os lipdeos so os nutrientes de maior teor calrico, seguidos por carboidratos e protenas. A elevao dos nveis sangneos de insulina um dos principais sinais responsveis pela mobilizao dos excedentes nutricionais sob forma de lipdeos pelo tecido adiposo. Com o intuito de evitar esse efeito da insulina, muitas pessoas recorrem a uma dieta baseada na ingesto exclusiva de lipdeos e protenas. Apesar de seus efeitos sobre a sade serem discutveis, esse tipo de dieta pode conduzir efetivamente a uma perda e massa corporal (peso). Explique por que uma dieta baseada na excluso total dos carboidratos, apesar do seu alto valor calrico, no leva ao acmulo de lipdeos no tecido adiposo.

Вам также может понравиться