Вы находитесь на странице: 1из 2

ONDAS

CAMPUS COLORADO
Prof. Vicente Ferrer Trajano

Aluno Curso Data

N Turma ___/___/2013

www.fisica-superior.forumeiros.com Objetivos

Caracterizar uma onda, suas naturezas e tipos; Aprender os fenmenos ondulatrios; Calcular a velocidade de propagao de uma onda;

Relacionar velocidade, frequncia e comprimento de onda. Diferenciar ondas de radio AM das ondas de rdio FM no que despeito ao comprimento de onda.

Ondas Exerccios de Aplicao 1. Assinale V (verdadeiro) e F (falso): ( ) Uma onda uma perturbao que se propaga em um meio. ( ) Uma onda transporta energia. ( ) Uma onda transporta matria. ( ) Uma onda transporta quantidade de movimento. ( ) Ondas mecnicas no se propagam no vcuo. ( ) Ondas eletromagnticas se propagam no vcuo e em certos meios. 2. Caracterize as ondas exemplificadas abaixo em M (mecnica) ou E (eletromagntica): ( )

3. So exemplos de ondas T (transversais) ou L (longitudinais): ( )

4. Um arame de ao, com 1 m de comprimento e 10 g de massa, esticado com uma fora de trao de 100 N. Determine a velocidade de propagao de um pulso transversal nesse arame. 5. A figura representa a forma de uma corda, num determinado instante, por onde se propaga uma onda.
(coliso de duas pedras dentro dgua)

) A velocidade dessa onda de 6 cm/s, determine: A) o comprimento de onda. B) a frequncia. C) a amplitude dessa onda. 6. Um vibrador ligado a uma corda tensa e em 6 s produz ondas que assumem o aspecto indicado abaixo:

) A distncia entre duas cristas sucessivas 20 cm. Determine: A) a frequncia da onda. B) a velocidade de propagao da onda.

7. (Fuvest-SP) Um rdio receptor opera em duas modalidades: uma, AM, cobre o intervalo de 550 a 1.550 kHz, e outra, FM, de 88 a 108 MHz. A velocidade das ondas eletromagnticas vale 300.000 km/s. Quais, aproximadamente, o menor e o maior comprimento de onda que podem ser captados por esse rdio? Exerccios Propostos 1. Quando uma onda se propaga de um local para outro, necessariamente ocorre: A) transporte de energia. B) transformao de energia. C) produo de energia. D) transporte de matria e energia. 2. (UFMG - 95) Essa figura mostra parte de duas ondas, I e II, que se propagam na superfcie da gua de dois reservatrios idnticos.

5. Em 2 s, um vibrador produz ondas numa corda, apresentada na figura abaixo, entre os pontos P e Q.

A) Qual a frequncia dessa onda? B) Sendo a velocidade de propagao da onda 0,5 m/s, qual o seu comprimento de onda? 6. Uma fonte produz ondas peridicas na superfcie de um lago. Essas ondas percorrem 250 cm em 2 s. A distncia entre duas cristas sucessivas 25 cm. Determine a velocidade, o comprimento de onda e a frequncia dessa onda. 7. Uma onda tem comprimento de onda 25 m e propaga-se com velocidade de 200 m/s. Qual a frequncia dessa onda? (Fuvest-SP) Um vibrador produz, numa superfcie lquida, ondas de comprimento 5,0 cm que se propagam velocidade de 30 cm/s.

8. Com base nessa figura correto afirmar que: A) A frequncia da onda I menor do que o da onda II, e o comprimento de onda de I maior do que o de II. B) As duas ondas tm a mesma amplitudes, mas a frequncia da onda I menor do que o da onda II. C) As duas ondas tm a mesma frequncia, e o comprimento de onda maior na onda I do que na onda II. D) Os valores da amplitude e do comprimento de onda so maiores na onda I do que na onda II. E) Os valores da frequncia e do comprimento de onda so maiores na onda I do que na onda II. 3. Uma corda de 3 m de comprimento e 600 g de massa est sob trao de 500 N. A) Determine a velocidade de propagao. B) Se a trao for quadruplicada, qual o novo valor da velocidade? 4. A figura representa a forma de uma corda, num determinado instante, por onde se propaga uma onda.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

A) Qual a frequncia dessas ondas? B) Caso o vibrador aumente apenas a sua amplitude de vibrao, o que ocorre com a velocidade de propagao, o comprimento e a frequncia das ondas? 9. (UFCE) Uma estao de rdio opera em ondas curtas da frequncia de 6.000 kHz. Determine, em metros, o comprimento de onda das ondas emitidas pela antena da estao. 10. (UFCE) Antenas para emissoras de rdio AM (amplitude modulada) so frequentemente construdas de modo que a torre da emissora tenha uma altura igual a do comprimento de onda das ondas a serem emitidas. Com base nisso, determine a altura, em metros, da torre de uma emissora que emite na frequncia de 1.000 kHz. Considere que a velocidade da luz . Gabarito:

A velocidade dessa onda de 8 cm/s, determine: A) a amplitude e o comprimento de onda. B) a frequncia. C) a amplitude.

A) 50 m/s A) 3 cm; 8 cm A) 1,25 Hz 125 cm/s 8 Hz A) 6 Hz 50 m

B) 100 m/s B) 1 Hz B) 0,4 m 25 cm B) 10.

C) 5 Hz

3 cm

75 m

Вам также может понравиться