Вы находитесь на странице: 1из 6

Significado do cuidado paliativo...

O alvio do sofrimento, a compaixo pelo doente e seus familiares, o controle impecvel dos sintomas e da dor, a busca pela autonomia e pela manuteno de uma vida ativa enquanto ela durar: esses so alguns dos princpios dos Cuidados Paliativos que, finalmente, comeam a ser reconhecidos em todas as esferas da sociedade brasileira. Os Cuidados Paliativos foram denidos pela Organizao Mundial de Sade em 2002 como uma abordagem ou tratamento que melhora a qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenas que ameacem a continuidade da vida. Para tanto, necessrio avaliar e controlar de forma impecvel no somente a dor, mas, todos os sintomas de natureza fsica, social, emocional e espiritual. O tratamento em Cuidados Paliativos deve reunir as habilidades de uma equipe multiprofissional para ajudar o paciente a adaptar-se s mudanas de vida impostas pela doena, e promover a reexo necessria para o enfrentamento desta condio de ameaa vida para pacientes e familiares. Para este trabalho ser realizado necessria uma equipe mnima, composta por: um mdico, uma enfermeira, uma psicloga, uma assistente social e pelo menos um prossional da rea da reabilitao (a ser denido conforme a necessidade do paciente). Todos devidamente treinados na losoa e prtica da paliao.

A Organizao Mundial de Sade desenhou um modelo de interveno em Cuidados Paliativos onde as aes paliativas tm incio j no momento do diagnstico e o cuidado paliativo se desenvolve de forma conjunta com as teraputicas capazes de modicar o curso da doena. A paliao ganha expresso e importncia para o doente medida que o tratamento modificador da doena (em busca da cura) perde sua efetividade. Na fase nal da vi da, os Cuidados Paliativos so imperiosos e perduram no perodo do luto, de forma individualizada.

As aes incluem medidas teraputicas para o controle dos sintomas fsicos,

intervenes psicoteraputicas e apoio espiritual ao paciente do diagnstico ao bito. Para os familiares, as aes se dividem entre apoio social e espiritual e intervenes psicoteraputicas do diagnstico ao perodo do luto. Um programa adequado inclui ainda medidas de sustentao espiritual e de psicoterapia para os profissionais da equipe, alm de educao continuada. A condio ideal para o desenvolvimento de um atendimento satisfatrio deve compreender uma rede de aes composta por consultas ambulatoriais, assistncia domiciliar e internao em unidade de mdia complexidade, destinada ao controle de ocorrncias clnicas e aos cuidados de nal de vida. Cenrio atual no Brasil

No Brasil, as atividades relacionadas a Cuidados Paliativos ainda precisam ser regularizadas na forma de lei. Ainda imperam no Brasil um enorme desconhecimento e muito preconceito relacionado aos Cuidados Paliativos, principalmente entre os mdicos, profissionais de sade, gestores hospitalares e poder judicirio. Ainda se confunde atendimento paliativo com eutansia e h um enorme preconceito com relao ao uso de opiides, como a morfina, para o alvio da dor. Ainda so poucos os servios de Cuidados Paliativos no Brasil. Menor ainda o nmero daqueles que oferecem ateno baseada em critrios cientficos e de qualidade. A grande maioria dos servios ainda requer a implantao de modelos padronizados de atendimento que garantam a eficcia e a qualidade. H uma lacuna na formao de mdicos e profissionais de sade em Cuidados Paliativos, essencial para o atendimento adequado, devido ausncia de residncia mdica e a pouca oferta de cursos de especializao e de ps-graduao de qualidade. Ainda hoje, no Brasil, a graduao em medicina no ensina ao mdico como lidar com o paciente em fase terminal, como reconhecer os sintomas e como administrar esta situao de maneira humanizada e ativa.

A ANCP prev que, nos prximos anos, essa situao dever mudar rapidamente. Com a regularizao profissional, promulgao de leis, quebra de resistncias e maior exposio na mdia (como na atual novela da TV Globo, Viver a Vida), haver uma demanda por servios de Cuidados Paliativos e por profissionais especializados. A ANCP e seus parceiros lutam para que isso de fato se torne realidade. A regularizao legal e das profisses, por exemplo, permitir que os planos de sade incluam Cuidados Paliativos em suas coberturas. Est provado que Cuidados Paliativos diminuem os custos dos servios de sade e trazem enormes benefcios aos pacientes e seus familiares. A conscientizao da populao brasileira sobre os Cuidados Paliativos essencial para que o sistema de sade brasileiro mude sua abordagem aos pacientes portadores de doenas que ameaam a continuidade de suas vidas. Cuidados Paliativos uma necessidade de sade pblica. uma necessidade humanitria.

Curiosidade: Cicely Saunders e os Cuidados Paliativos modernos

Cicely Saunders nasceu em 22 de junho de 1918, na Inglaterra, e dedicou sua vida ao alvio do sofrimento humano. Ela graduou-se como enfermeira, depois como assistente social e como mdica. Escreveu muitos artigos e livros que at hoje servem de inspirao e guia para paliativistas no mundo todo. Em 1967, ela fundou o St. Christophers Hospice, o

primeiro servio a oferecer cuidado integral ao paciente, desde o controle de sintomas, alvio da dor e do sofrimento psicolgico. At hoje, o St. Christophers reconhecido como um dos principais servios no mundo em Cuidados Paliativos e Medicina Paliativa. Cicely Saunders conseguiu entender o problema do atendimento que era oferecido em hospitais para pacientes terminais. At hoje, famlias e pacientes ouvem de mdicos e profissionais de sade a frase no h mais nada a fazer. A mdica inglesa sempre refutava: ainda h muito a fazer. Ela faleceu em 2005, em paz, sendo cuidada no St. Christophers.
bibliografia:http://www.paliativo.org.br/ancp.php?p=oq

ueecuidados

PIRMIDE DE MASLOW

Segundo a pirmide de Maslow as necessidades da paciente do caso clinicam so fisiolgica, caracterizado por pouca aceitao da dieta devido inapetncia e nuseas, eliminaes vesico intestinais preservadas porem com fezes endurecidas e peristalse lenta e de estima caracterizado por humor deprimido, uso de cadeira de roda e dependncia de cuidador.

Diagnostico de enfermagem

Toxicidade neurolgica

Baixa autoestima crnica relacionado a evento ou situao traumtica caracterizada por sentir incapaz de lidar com os fatos. Intervenes: Dir que houve melhora da autoestima em comparao com o estado atual. Ajudar o cliente a reconhecer e lidar com os fatos, as alteraes e o sentimento de perda do controle incorporando realisticamente as mudanas em seu auto conceito.

Baixa auto estima situacional Relacionado a limitaes funcionais caracterizado por expresses de desesperana ou inutilidade. Interveno: Verbalizar que compreende os fatos individuais que desencadearam a situao atual. Expressar uma auto avaliao positiva. Integridade d pele prejudicada Relacionada a interveno cirrgica caracterizada por destruio das camadas mais profundas da pele(derme) Interveno: Manter o estado nutricional e o bem estar ideais. Utilizar fita adesiva hipoalrgica ou curativa no aderente na pele frgil e remover suavemente.

Anemia Fadiga: Relacionada a anemia caracterizado por aumentadas queixas fsicas.

Intervenes: Determinar os sinais vitais, para avaliar o volume de lquido e a resposta cardiopulmonar atividade fsica. Estabelecer com o cliente metas realistas de atividade e estimular o aumento progressivo de nvel de atividade. Isso refora o comprometimento com a obteno dos resultados mximos. Dbitos cardaco diminudo: Relacionado a alterao da frequncia ou do ritmo cardaco caracterizado por fadiga. Intervenes: Monitorar frequentemente os sinais vitais para avaliar a resposta s atividades ou intervenes. Evitar hipotenso ortosttica. Intolerncia atividade: Relacionado a desequilbrio entre suprimento e consumo de oxignio caracterizado por queixa de fadiga ou fraqueza. Intervenes: Avaliar a resposta cardiorrespiratria atividade fsica inclusive sinais vitais aferidos antes, durante e depois da atividade. Avaliar as respostas do cliente fraqueza, fadiga, dor, dificuldade de concluir as tarefas .

Toxicidade gastrointestinal Nuseas relacionado a tumores localizados caracterizado por sensao de vmito iminente.

Intervenes: Estimular o cliente a ingerir pequenas refeies intercaladas ao longo de todos os dias, em vez de ingerir refeies copiosas, de modo que o estmago no fique excessivamente cheio de alimento. Programar as doses dos quimioterpicos de modo que interfiram menos na ingesto alimentar.

Diarreia relacionada a inflamao caracterizado por clicas e dor abdominal. Intervenes: Auscultar o abdome para determinar a presena, a localizao e as caractersticas dos rudos peristlticos.

Constipao intestinal: Relacionado a tumores caracterizado por reduo da frequncia ou do volume das fezes. Intervenes: Palpar abdome para detectar distenso ou massa. Determinar a ingesto de lquido, para avaliar o estado de hidratao do cliente.

Вам также может понравиться